Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
Ir para baixo
avatar
Jecila.santos@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Módulo IV

Sex Jun 05, 2020 5:36 pm
Sou a professora Jecila dos Santos Monteiro da Escola Beija Flor
O item escolhido para análise foi o 1 - Quadrinho da Magali
1- A habilidade que se deseja avaliar.
A habilidade que se deseja avaliar está sim de acordo com a questão correspondente com a habilidade do descritor 5 ( interpretar com auxílio de material gráfico).
2- Enunciado claro e preciso.
O enunciado do texto está claro e preciso, ao ler o enunciado e observar expressão contidas no rosto da Magali, o aluno vai identificar e solucionar o problema proposto.
3- Boa articulação entre o comando para resposta.
Diante de todas essas características e observações feita pelo aluno, eles obterão um maior resultado positivo de comando para resposta.
4- Alternativas de resposta adequada ao item.
As alternativas de respostas estão sim adequadas ao item.
5- Distratores plausível.
Distratores plausíveis, pois estimulam os alunos a refletir entre sentidos de palavras de acordo com que o texto apresenta.
avatar
Kenia Aparecida Salvador
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty módulo IV

Sex Jun 05, 2020 6:35 pm
Kenia Aparecida Salvador
Escola Estadual de Ensino Fundamental II Maria de Jesus Ribeiro
Acrelândia

Item I
Achei que a questão contemplou todas as habilidades, porem, as alternativas de resposta não estavam tão óbvias pois, para que o aluno responda a alternativa certa (aborrecida), ele precisará de pensar um pouco mais, pois a questão requer um certo grau de raciocínio. Mas isso não faz da atividade uma questão inadequada.
avatar
Francisca Arleide
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Módulo IV - Elaboração de Itens

Sex Jun 05, 2020 6:37 pm
Sou Francisca Arleide de Araujo Barcio, coordenadora pedagógica da escola Raimundo Hermínio de Melo.
Análise do Item I:
1. O item contempla a habilidade avaliada;
2. O enunciado está claro e preciso, podia melhorar trocando a palavra “texto” por “quadrinho”;
3. O comando apresenta uma falha, pois está escrito “No último quadrinho”, sendo que temos apenas UM quadrinho;
4. As alternativas estão adequadas ao Item;
5. Os distratores estão plausíveis.
avatar
Thais dos Santos Carneiro
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Módulo IV

Sex Jun 05, 2020 6:38 pm
Thais dos Santos Carneiro professora mediadora da Educação Especial, na Escola Manoel Fontenele de Castro, Brasileia.                                                                                              Item I: 1. A habilidade que se deseja avaliar.                                                                                                                                                                                                                                     A) faz – se uma leitura e interpretação reflexiva, com ajuda das expressões que a imagem passa, em forma de gráficos, então a questão atende devidamente a habilidade que se deseja avaliar.                                                                                                                                                                                                                                                                               2. Enunciado claro e preciso                                                                                                                                                                                                                                                                   B) Sim, pois o texto se tornou dinâmico, por ser leitura em quadrinho e ficou claro preciso.                                                                                                                                                  
3. Boa articulação entre o comando para a resposta.                                                                                                                                                                                                                   C) O comando está notório sem deixar dúvida na resposta das alternativas.                                                                                                                                                        
4.Alternativa de resposta adequada ao item.                                                                                                                                                                                                                                       D) Sim, pois a leitura e interpretação do quadrinho está nítido, rapidamente cria uma ligação com os gestos e fala que o quadrinho mostra.                                                             5. Distratores plausíveis                                                                                                                                                                                                                                                                     E) A questão está bem fundamentada, respeitando as regras contendo suporte (texto, figura) encontrando o comando para a resposta, com alternativas não muito longas de rápido raciocínio.
avatar
Gracilene Oliveira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Recomendações para elaboração de itens avaliativos

Sex Jun 05, 2020 6:46 pm
Sou Maria Antônia Gracilene de Melo Oliveira ,gestora na escola Tupanir Gaudêncio da Costa no município de Tarauacá.
Item I
I-A questão está de acordo com a habilidade que se deseja avaliar, mas também contempla outras habilidades.
II -o enunciado é bem claro.
III- Há uma boa articulação entre o comando conduzindo o aluno resposta correta.
IV-O gabarito é nãoé tão óbvio e requer uma boa leitura e interpretação o que torna a questão muito boa.
V-A questão apresenta alternativas muito boa e que leva o aluno a ter que refletir bastantes já que os distratores são bem plausível.


avatar
Rayalle Lima
Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Formação Continuada em Avaliação Escolar Para Professores, Coordenadores e Assessores Pedagógicos IV

Sex Jun 05, 2020 6:57 pm
Rayalle de Souza Lima.
Escola Proª Nazira Anute Lima.
Profº de Matemática.

O item escolhido para fazer a análise foi o II.
O item é constituído por enunciado, suporte, comando e alternativas de respostas, que podem ser distratores ou o gabarito.

O enunciado é responsável por impulsionar os estudantes a solucionar o problema apresentado.

O suporte equivale a uma imagem,  que apresente uma situação-problema ou um questionamento com informações necessárias à resolução do item.

O comando corresponde à orientação dada ao estudante para a resolução do item. estar nítido atrelado à habilidade que se pretende avaliar, explicando com clareza a tarefa a ser executada.

As alternativas de resposta são apresentadas numa lista de quatro opções, sendo apenas uma correta – o gabarito.
avatar
js.jocilenesilvaac@gmail.
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty AVALIAÇÃO DO ITEM I

Sex Jun 05, 2020 7:18 pm
Sou Jocilene Silva, trabalho na escola Magia do Saber.Como professora, sempre considerei um desafio elaborar  bons itens.No item I  onde se pretende  identificar a habilidade dos educandos em interpretar textos com o auxilio de material gráfico, percebo que o suporte é adequado.Porém na elaboração da questão deixa aberto para uma possível confusão por parte do aluno. Foi usado a expressão "No último quadrinho", a expressão "Bah" revela que a menina ficou.Neste caso, dá a entender que há mais quadrinho.Portanto deveria ser suprimido a palavra "ultimo", já que só existe um quadrinho.Vale lembrar também que se o item for elaborado para o ensino fundamental  são somente 04 alternativas. Com 05 alternativas  se for  para o ensino médio. As alternativas de respostas considero adequadas.
avatar
FRAN.GERACINA F. DE SOUZA
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty elaborando itens para uma boa avaliação

Sex Jun 05, 2020 7:33 pm
ITEM ESCOLHIDO 1QUADRINHO DA MAGALI.
1. A HABILIDADE QUE SE DESEJA AVALIAR CONTEMPLA.
2.O ENUNCIADO ESTÁ CLARO.
3. BOA ARTICULAÇÃO ENTRE O COMANDO E A EXPRESSÃO "BOM" E A LEITURA DE IMAGEM FACILITOU.
4. AS ALTERNATIVAS ESTÃO COERENTES E ADEQUADAS AO ITEM .
5. OS DISTRATORES SÃO APLAUSIVEIS E BEM ELABORADOS.
avatar
Maria Antonieta Soares
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Avaliação a distância

Sex Jun 05, 2020 7:58 pm
Escola Flávia Barros
Professora Maria Antonieta f Soares. Língua espanhola

Quando elaboramos um teste avaliativo temos que levar em consideração a que habilidade queremos que o nosso aluno desenvolva. O importante é que o enunciado apresente todos os dados e informações necessários, que seja ela objetiva ou discursiva.
avatar
Mario/SEE-Núcleo ML
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty formulação de perguntas.

Sex Jun 05, 2020 8:48 pm
todas as perguntas são formuladas de forma clara e apresentam uma situação problema bem contextualizada, clara e objetiva .Em uma avaliação, as questões precisam ser bem elaboradas, apresentando todas as informações necessárias para que os alunos possam se situar sobre o assunto, os mesmo precisam compreender claramente qual é o problema proposto, estabelecido pelo comando da questão.
avatar
Norma Cristina Do Carmo
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jun 05, 2020 9:03 pm
Nome: Norma Cristina Do Carmo de Souza
Escola: Ramona Mula Pastor de Castro
Função na escola: Professora – 4º Ano

Vou falar sobre o Item II, O enunciado é bastante claro. O mesmo (suporte e comando) conduz para a realização da atividade com sucesso. Elaborar enunciados, formular itens para as respostas, escolher as imagens da questão e colocar tudo isso ao aluno. Nossos alunos querem algo prático, pronto, que não dê trabalho.
A matemática tem sido muito rejeitada, pois os seus enunciados não são tão claros, são confusos e as alternativas bem parecidas.
avatar
Gislaine C. dos Santos
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Elaboração de itens

Sex Jun 05, 2020 9:14 pm
Sou Gislaine Cristina dos Santos, ministro aulas de Língua Portuguesa às turmas de 7º e 8º anos, na escola Paulo Freire.
Todas as questões abordadas como exemplos contemplaram os itens:
1-A habilidade que se deseja avaliar;
2-Enunciado claro e preciso;
3-Boa articulação entre comando para respostas;
4- Alternativas de respostas adequadas ao item.
5-Distratores plausíveis.
Exceto na questão de número 1, onde o enunciado destaca o último quadrinho, porém a tirinha não apresentou os quadros anteriores, nesse caso específico o aluno poderia ficar procurando os outros quadros para comparar ou entender algo e, com isso perderia tempo no entendimento da questão e não em resolvê-la.
avatar
Clarice Lemos
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jun 05, 2020 9:36 pm
Olá! Sou a Professora Clarice Lemos do município de Plácido de Castro lotada na Escola Rural Estadual Flávia Barros Pimentel.
1- A habilidade que se deseja avaliar;
2- Enunciado claro e preciso;
3- Há articulação entre o comando e a resposta.
4- Alternativas de resposta adequada ao item.
5- Distratores plausível.
avatar
Quesia Ferreira Silva Oli
Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jun 05, 2020 9:46 pm
Sou a professora Quesia 4° ano.
Escola José Francisco da Silva.
Ao escolher questões de múltipla escolha tem que ter um olhar atento a estrutura que contemple suporte, instruções precisar, alguns desenhos ou outros elementos qud favorece uma boa compreensão. E os itens de resposta obter apenas uma alternativa para não ficar dúvidas e conter quatro detrator. Por tanto faz se necessário esta atento as habilidades do público a ser avaliado.
avatar
Agaíde Miranda
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty itens avaliativos.

Sex Jun 05, 2020 10:45 pm
Agaíde M.S.Moreira , professora na escola Nazira Anute de Lima/ Manoel Urbano-Acre .
O item que escolhi para fazer minha análise foi o 1- quadrinho da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
A questão contempla a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), contempla também mais duas habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2. Enunciado claro e preciso.
Por se tratar de uma linguagem simples o enunciado se torna claro e preciso.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, a articulação ficou boa, permiti que o leitor tenha uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita a interpretação do aluno, eu teria colocado dois pontos ao final de “ficou”, mas isso não prejudica a interpretação da questão.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta (aborrecida), não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas com determinados raciocínios (desolada e enojada), que são os distratores e itens descartáveis (triste e indiferente). Porém eu colocaria apenas quatro alternativas para esse item.
avatar
jjaciane373@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty ANÁLISE DO ITEM III

Sáb Jun 06, 2020 7:34 am
Item 3

Após leitura e análise baseada nas orientações do material disponível no módulo 4, Avalio que o item 3 foi elaborado de forma satisfatória respondendo os elementos a seguir:

Foi utilizado como suporte um texto informativo: Forte terremoto no Peru é sentido no Acre e Amazonas . o mesmo apresenta referencia.

• A habilidade avaliada corresponde ao descritor 11 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
• O Enunciado é claro e objetivo e a solução ao problema proposto encontra-se mediante leitura do suporte;
• Sim Visivelmente clara a Boa articulação entre o comando para resposta e à habilidade pretendida.
• Alternativas de resposta adequada ao Item, foram apresentadas 5 opções, todas elas com possibilidade de ser escolhida dependendo da leitura e análise do aluno. No entanto apenas uma se apresentava realmente correta, o que possibilita a observação da consolidação da habilidade pelo aluno.
• Como mencionado anteriormente os Distratores foram bem elaborados ficando dentro das possibilidades de resposta.


avatar
DENES LUIZ
Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/06/2020
Localização : Rio Branco

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Analisando Item para ser melhorado

Sáb Jun 06, 2020 12:24 pm
Me chamo Denes Luiz da Silva Pereira, trabalho na Escola Doutor Mário de Oliveira e sou professor de História.
Item analisado III
O item em si vem trazendo muitas informações como localização do terremoto, magnitude, proporções alcançadas do terremoto nos países vizinhos e a profundidade. Contém dados que poderiam ser melhor utilizados para uma questão ser bem contextualizada e específica no seu comando. Além do mais pelo que pude perceber, todos os distratores contemplariam a pergunta principal, podendo ser qualquer uma das alternativas a resposta, causando confusão na mente do aluno sem saber em qual marcar a resposta correta. O professor que elaborou o item não teve o cuidado de deixar claro qual era o seu objetivo.
Sugestões:
1- Especificar melhor o comando do item;
2- Mudar os distratores, já que todos poderiam ser a reposta certa (gabarito);
3- Em vez de pegar todo o texto do documentário poderia ser tirado apenas uma frase e elaborar bem o comando no final para que o aluno não fique em dúvida de qual é a resposta correta.
4- O item poderia ter imagem de satélite para deixar mais claro a localização e a amplitude alcançada para que o aluno tivesse mais noção.
avatar
Rodrigo Moreira Andrade
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Observação dos itens avaliativos

Sáb Jun 06, 2020 2:02 pm
Rodrigo Moreira Andrade, assessor do ensino médio da SEE em CZS.
Através desse curso ficou claro que, a avaliação qualitativa não visa contabilizar números como resultado, mas compreender e acompanhar o desenvolvimento de um determinado grupo-alvo (Docente e Discente). Dessa forma os profissionais da educação no Brasil buscarão o melhor acompanhamento e identificação das principais dificuldades enfrentadas nos diversos meios educacionais de seus alunos. Sempre nesse momento de avaliar devemos ver uma postura de responsabilidade de ambas as partes (Docente e Discente), pois as formas de avaliar os alunos objetiva medir os conhecimentos, as habilidades e as competências desenvolvidas em determinado conteúdo (Ideia da Fundação Bradesco). Os itens na escolha do professor para suas avaliações podem ser: Itens de resposta livre ou Itens de resposta orientada (Itens objetivos ou múltipla escolha). Entretanto, devemos ter o compromisso com os alunos de informá-los de que suas avaliações serão de itens livre e de itens de múltipla escolha dependendo dos combinados em sala de aula. A questão com múltipla escolha foi a selecionada no ITEM III para ser avaliada em minha questão.
Em minhas observações vejo:
1 - Para o aluno de acordo com o ITEM III é possível, através de suas habilidades de leitura e interpretação de textos extrair o item correto, pois após a leitura observamos a ideia intrínseca no texto.
2 - A notícia apresenta um enunciado claro e preciso.
3 – A questão apresenta sim uma ótima articulação com a resposta e, através dos comandos de leitura do enunciado da mesma criamos um conhecimento antecipado do assunto.
4 – Possui alternativas de respostas adequadas ao item, porém cabe ao aluno reler o enunciado para não cometer erros em sua escolha.
5 – Apresenta distratores plausíveis como: Texto – base, enunciado e alternativas de respostas sem pegadinhas. Como sabemos, os distratores são alternativas erradas, mas não dentro da real finalidade da questão. Dessa forma vejo que os distratores não apresentam erros absurdo, com a finalidade de induzir a alternativa certa.

avatar
01796226254
Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Item II

Sáb Jun 06, 2020 3:48 pm
Cássia do nascimento Barbosa, escola Mario de oliveira, professora de matemática.
Item II:

1. Habilidades que se deseja avaliar.
R: Deseja avaliar a dimensão de duas imagens sendo que uma e amplificação de outra no perímetro e na área malhada quadriculada.

2. Enunciado está claro e preciso.
R: O enunciado está claro, o item que sofreu modificação com o perímetro da figura 2 em comparação a figura 1.

3. Boa articulação entre o comando para resposta.
R: O comando de acordo e não induz o aluno ao erro da figura.

4. Alternativa da resposta adquirida o item.
R:. como pode se observar pela malha a figura II está duplicada em relação a figura I.

5. Destratares plausível.
R: As opções estão plausíveis, pois atrai os alunos que ainda não dominam o assunto área e perímetro na malha quadriculada a procurar “chutar” a resposta..
avatar
Ivonetemorais
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Elaboração de item

Sáb Jun 06, 2020 5:15 pm
Esse módulo ,elaboração de item,ampliou bastante os conhecimentos que já tinha na elaboração de itens nas avaliações.
O que pode_se observar que quando o enunciado da questão está de forma clara ,facilita a resposta do aluno ,já que a maioria dos nossos alunos apresentam dificuldades de interpretação .
Outra maneira de facilitar também é quando a questão contém gráficos ou imagens, isso torna mais fácil compreensão para os alunos ,como é o caso do item 1.
avatar
Vera Lúcia
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Elaboração de Itens Avaliativos.

Sáb Jun 06, 2020 6:34 pm
Sou Vera Lúcia Conceição Silva, trabalho na Escola Coronel Manoel Fontenele de Castro como professora de Matemática.
Este módulo 04, nos orienta a forma de elaborarmos uma boa avaliação Vimos que as atividades de avaliação são quaisquer atividades
planejadas para avaliar se o aluno desenvolveu as capacidades que o professor pretendia alcançar.
Todas as atividades de avaliação deve: ser variadas e constantes; considerar as produções dos alunos; levar em conta os conhecimentos prévios para que
possam ser comparados com os conteúdos aprendidos; ser planejadas de modo semelhante às situações de ensino no decorrer das aulas; estar claras; ser reformuladas ou redimensionadas, caso os resultados de aprendizagem do aluno demonstrem que ele não aprendeu.
A estrutura da avaliação deve conter: • Enunciado, Suporte, Comando, Distratores e Gabarito. Devem estar rigorosamente relacionados aos descritores das Matrizes De Referência.
O estudo desse módulo veio enriquecer o meu trabalho, na elaboração das avaliações.



avatar
Ana Emília
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Análise da tirinha

Sáb Jun 06, 2020 9:28 pm
Ana Emília Pereira Vasconcelos
Assessora Pedagógica
Núcleo de Epitaciolândia

1) Observa- se que o item contempla a habilidade, visto que a interação entre a imagem e o texto escrito contribui para o compreensão global da tirinha.
2) O enunciado é objetivo, não suscita dúvidas. Entretanto, antes de marcar a alternativa é imprescindível que o leitor retome a leitura para responder de forma exata.
3) Essa articulação entre os elementos verbais e não- verbais é muito significativa por facilitar a sintonia entre comando e a resposta.
4) Todas as alternativas coadunam com o item apresentado.
5) É perceptível que há dois distratores com as respostas aproximadas e outros dois que são descartados de imediato, portanto, estão de acordo com as normas de elaboração de itens.
avatar
J.E L.
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Elaboração de Itens

Sáb Jun 06, 2020 10:00 pm
Jercineide Ribeiro Lopes
Escola Manuel Fontinele de Castro
Professora

Elaboração de Ítens

Item escolhido para análise: 1  - Quadrinho da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxilio de material gráfico).
2. Enunciado claro e preciso. No quadrinho o enunciado se torna simples e claro. 
3. Boa articulação entre comando e resposta.
4. Alternativas de resposta adequadas ao ítem.
5. Distratores plausíveis.
Alternativas com questões que requerem determinado raciocínio.
avatar
vasco vieira dias filho
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty anlise de avaliações

Sáb Jun 06, 2020 11:08 pm
Escola Cel. Manoel Fontenele de Castro
Vasco Vieira Dias Filho, professor.
item I a ser avaliado.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
A habilidade a ser avaliada é contemplada de acordo com o D5 (interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso – propagandas, quadrinhos, fotos, etc.
2. Enunciado claro e preciso.
Sim, havendo boa interação pelo caráter lúdico do quadrinho apresentado como enunciado.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim, o comando é sucinto e claro para ser respondido.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Sim, além do que o recurso imagético do enunciado facilita na compreensão das alternativas de resposta.
5. Distratores plausíveis.
Sim, a questão está bem elaborada. Seus distratores breves e claros buscam ligar de forma direta os componentes do item analisado. Estendendo seu significado a ser avaliado de sentido implícito.
avatar
francisco rodrigo
Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty produção de distratores

Dom Jun 07, 2020 11:21 am
Sou o francisco rodrigo Coutinho da silva , professor na escola Manoel rodrigues de farias , no município de Jordão.
este  curso sobre a elaboração de itens é de importância fundamental , para nós , professores .
na elaboração das questões devemos ter clareza do  descritor e também , a questão deve apresentar clareza suficiente para q o aluno possa compreendê-la . deve ser de conhecimento do aluno , o que está sendo avaliado . devemos construirmos os itens em coerência ao conteúdo trabalhado e n de forma indiferente. Os distratores, embora sendo alternativas erradas , n pedem está fora do contexto da questão , pois estes deve ser resposta de algum raciocínios do aluno .
Conteúdo patrocinado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 13 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos