Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
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Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

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Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Resumo do entendimento de elaboração de itens

Sáb maio 30, 2020 7:06 pm
Eu sou Maria Eulina de Sousa Vaz ,professora, coordenadora pedagógica na escola Francisco Nunes.
Os itens são formulados de forma a apresentarem uma situação problema clara e objetiva que deve ser respondida por meio da escolha de uma das alternativas de resposta, compostas por um gabarito (resposta certa) e três ou quatro distratores (desatenção).
No enunciado devem-se apresentar todas as informações de que o aluno precisa para se situar sobre o que o item aborda e que é objeto de análise. Essas informações devem, também, ser suficientes para que ele compreenda claramente qual é o problema proposto e de que forma deve resolvê-lo.
O gabarito não pode dar margem à dúvida. Para evitar acertos ao acaso, os distratores têm que ser plausíveis, que têm a função de atrair quem não sabe e escolhe sem fundamento a resposta que lhe parece certa ou que o impressiona.
Nas alternativas não se deve misturar assuntos, criar detalhes para falsear, variar o foco, introduzir termos dúbios ou controversos, nem palavras que são pistas de resposta.
Portanto,ao observar os itens apresentados na questão,o item I está faltando os outros quadrinhos (auxílio gráfico) já que o comando se refere ao último quadrinho,o item II está de acordo, acredito que que corresponde o que é necessário para o entendimento,o item lll está faltando a habilidade que se deseja avaliar e o item IV também está completo, através de uma rápida observação e análise é o que foi possível concluir. Mas, sabemos que para avaliação escolar não tem nenhuma receita pronta,mesmo assim, o cuidado que devemos ter com os itens utilizados para avaliar as habilidades desenvolvidas e as que os estudantes ainda precisam adquirir é muito importante, está aí o valor do curso em questão.
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José Wagner
Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Critérios para avalição da aprendizagem na sua.

Dom maio 31, 2020 10:20 am
José Wagner, professor no sistema eja, na escola FRANKLIN ROSSEVELT, plácido de Castro, Acre.
A construção da avaliação no sistema eja, deve ser voltado a qualidade, pelo rigor e pela adequação. A criação de critério ( uma norma ou juizo) busca estabeler um quadro de referência de acordo com o rendimento do aluno. Cabe ao professor fazer o instrumento avaliativo que possa atender diferentes características dos alunos da eja, para que o processo de aprendizagem possibilite mostrar caminhos para intervenção construtivas que possa sanar as dificuldades de cada aluno.

A avaliação deve pautar como instrumento de " realimentação" continuo para o aluno e para todos envolvidos no processo de aprendizagem, esse fazer precisa olhar para o aluno como um sujeito social, não ficando a avalição fragmentada como uma experiência isolada, ela deve ultrapassar os muros da escola e ocupar o espaço vivido por cada aluno.essa nova abordagem traz grande dificuldade, pois ao se chocar com a realidade individual do aluno, os critérios devem continuamente ser "realimentados" a construção desse processo , compreende o fazer pedagógico vivo, livre das amarras mumificadas da pedagogia estática. Nesse sentido as formas de estabelecer critérios conduz a uma teia de envolvimento que coloque a necessidade de refletir , transformando as constantes informações em novos desafios.
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Maria José
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Modulo IV

Dom maio 31, 2020 12:54 pm
Maria José, licenciada em História, trabalho na Escola Gov. Hugo Carneiro com disciplina de História
O item escolhido para fazer a análise foi o 1 - RIBEIRO, Darcy; Ziraldo (ilustrações) Noções de coisas. São Paulo: FTD, 1995. p. 34
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla mas pelo menos dua habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2. Enunciado claro e preciso.
-Sim, por se tratar de um texto o enunciado se torna simples e claro, no caso: "Leia o texto".
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, a articulação ficou muito boa, de modo a permitir uma ideia de conceito de cultura o que facilita o trabalho do aluno
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta está óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões .
Conceito de cultura.
Leia o texto.
Chama-se cultura tudo o que é feito pelos homens, ou resultado do trabalho deles e de seus pensamentos. [...] Uma casa qualquer [...] é claramente um produto cultural, porque é feita pelos homens. A mesma coisa se pode dizer de um prato de sopa, de um picolé ou de um diário. Mas estas são coisas da cultura material, que se pode ver, medir pesar.
Há, também, para complicar, as coisas da cultura imaterial [...]. A falta. Por exemplo, que se revela quando a gente conversa, [...] é criação cultural. [...]
Além da fala, temos as crenças, as artes, que são criações culturais, porque inventadas pelos homens e transmitidas uns aos outros através das gerações.
RIBEIRO, Darcy; Ziraldo (ilustrações) Noções de coisas. São Paulo: FTD, 1995. p. 34
Segundo os autores do texto, o que é cultura?
(A) É tudo que difundir os saberes ancestrais para moralizar os costumes sociais.
(B) É tudo que não têm importância para a coesão e identidade de um povo.
(C) É tudo aquilo que é feito pelos seres humanos, ou resultado deles e de seus pensamentos.
(D) É tudo que os modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades e não são reconhecidos como patrimônio cultural.

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Antonia Elissandra Aragão
Convidado

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Dom maio 31, 2020 2:02 pm
A elaboração de itens não é uma tarefa fácil, pois o professore tem que refletir, pesquisar e analisar as habilidades que se deseja avaliar e o que está expresso na Matriz de Referência.  É importante que o professor respeite a natureza da habilidade envolvida. Se a intenção é avaliar se o aluno do Ensino Médio, é capaz de analisar determinado contexto, obras de arte, fotos e gráficos, por exemplo, o item deve possibilitar que essa habilidade seja demonstrada e não elaborar um item que o aluno responda apenas por memorização.
 O item apresenta a habilidade que se deseja avaliar;
 O enunciado está claro e conciso;
 Houve um alinhamento entre o comando e a resposta, embora o suporte não esteja coeso com o comando, pois dar a entender que há mais de um quadrinho no suporte;
 Uma coisa que pode dificultar e o suporte em relação ao texto, pois nem todos os estudantes conhecem o contexto dos HQs da turma da Mônica, onde Magali é conhecida como comilona.
 Os distratores estão coerentes ao Item, com exceção da alternativa (triste);

Antonia Elissandra do Nascimento Aragão
Assessora do Ensino Médio em Tempo Integral
Núcleo de Educação de Tarauacá
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Eliane do Nascimento G. L
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Itens avaliativos

Dom maio 31, 2020 2:20 pm
Item é o nome dado para as questões que compõem a avaliação em larga escala com uma diferença das propostas em sala de aula, pois o item avalia apenas uma habilidade,aborda uma única dimensão do conhecimento. Os itens são elaborados para obter do aluno uma única resposta a cerca da habilidade avaliada.
O objetivo fundamental de qualquer avaliação é ajudar o aluno a aprender.Para isso, diversas medidas devem ser tomadas na escola com base nos resultados das avaliações.
A escola precisa oferecer condições aos alunos para dominarem habilidades fundamentais que lhes permitam o avanço em todas as áreas do conhecimento.
Sou professora ,atuo na zona rural de cruzeiro
do Sul.
Escola Olavo Bilac .
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Cleide Olímpio de Morais
Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Avaliação

Dom maio 31, 2020 2:57 pm
Sou a professora Cleide Olímpio de morais, da escola São Luiz Gonzaga, vila campinas
-Plácido de Castro.
Os itens avaliados estão bons, com uma opção correta e outros quatro distratores. Considerando que as habilidades estão claras,possibilitando boa articulação do aluno. Necessitando que o aluno esteja com atenção ao responder ao item.
A avaliação vai nos possibilitar uma análise diagnóstica sobre os erros,e a possibilidade de melhorar uma habilidade que não esteja tão boa. Assim a avaliação deve estar a serviço da aprendizagem e a melhoria do ensino.
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ANGELA MARIA DE SOUZA MEL
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Análise Avaliativa

Dom maio 31, 2020 4:45 pm
SOU ANGELA MARIA DE SOUZA MELO DA ESCOLA IMACULADA CONCEIÇÃO,
Os itens avaliados estão bons, com uma opção correta . O enunciado é claro.
A articulação entre o comando e a resposta é boa, permitindo uma idéia de subordinação entre as expressões, facilitando a compreensão do aluno.
Portanto, o primeiro passo para elaborar um item é analisar a habilidade que se deseja avaliar e que está expressa em um descritor da matriz de competências ou no objetivo ,esses descritores/habilidades/objetivos apresentam enunciados que sempre começam com um verbo de ação. São exemplos: Relacionar, Analisar. Correlacionar, Identificar, Enumerar, Citar, etc. É importante que o docente/elaborador respeite a natureza da habilidade envolvida. Se a intenção é avaliar.Os itens são formulados de forma a apresentarem uma situação problema clara e objetiva que deve ser respondida por meio da escolha de uma das alternativas de resposta, compostas por um gabarito (resposta certa) e três ou quatro distratores (desatenção). No enunciado devem-se apresentar todas as informações de que o aluno precisa para se situar sobre o que o item aborda e que é objeto de análise.
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JOSÉ PEREIRA PASSOS
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty ITENS AVALIADOS

Dom maio 31, 2020 4:55 pm
SOU JOSÉ PEREIRA PASSOS JUNIOR, PROFESSOR DA ESCOLA IMACULADA CONCEIÇÃO,
ITEM I
Esse é chamado de itens de múltipla escolha, que permitem ao estudante escolher uma resposta dentre um conjunto de alternativas oferecidas.O enunciado é claro.
. Necessitando que o aluno esteja com atenção ao responder ao item.
A articulação entre o comando e a resposta é boa, permitindo uma ideia de subordinação entre as expressões, facilitando a compreensão do aluno. Essas informações devem, também, ser suficientes para ele compreender claramente qual é o problema proposto e de que forma deve resolvê-lo. O gabarito não pode dar margem à dúvida. Para evitar acertos ao acaso, os distratores têm que ser plausíveis, que têm a função de atrair quem não sabe e escolhe sem fundamento a resposta que lhe parece certa ou que o impressiona.
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maryerikaczs@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Avaliando item III

Dom maio 31, 2020 4:59 pm
Meu nome é Maria Érica B. Moraes, no momento estou atuando na coordenação pedagógica, na escola Dom Henrique Ruth.
Ao analisar o  item III é perceptível que a habilidade que se deseja  avaliar está muito clara. O aluno deve identificar o objetivo/ finalidade do texto. E ao se tratar de um texto jornalístico, no caso a notícia, o aluno deve chegar a conclusão de que a finalidade deste texto é informar. Ele sabendo disto, responderia sem dúvidas a alternativa ( E).
Por conseguinte, o enunciado é claro, objetivo, direto e oferece que a resposta ( Informar sobre o terremoto ocorrido no norte do Peru, em Loreto.) complemente o comando. Como há um suporte,  o texto notícia, o comando a qual questiona sobre o objetivo do texto, se torna preciso, sem necessitar de informações adicionais para que o aluno chegue a resposta.
Porém, se analisarmos que o aluno poderia está sendo induzido ao erro, tendo em vista que ele poderia marcar a opção (D), caso não atentasse para a palavra 🔸 instruir.  Esse comando da questão poderia ser incrementado com uma breve contextualização para levar o aluno a refletir, que determinados tipos de textos  apresentam diferentes finalidades.
Ao atentar para a alternativa de resposta ela é adequada sim, pois a palavra informar já define o gabarito da questão. Já os distratores são plausíveis e estão todos dentro do contexto do texto, porém há uma pegadinha ( ao meu ver), na forma como foi elaborada a alternativa D. Pois o aluno ficaria de responder  dentre as opções (D e E) já que,  as palavras  INFORMAR E INSTRUIR definem qual alternativa é a correta. Caso o aluno não ficasse atento ao que significa instruir  poderia marcar a resposta errada. A não ser que se queira analisar se o aluno é atento, ou  se realmente sabe que textos instruem e informam.
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RAIMUNDA ANTONIA MELO
Convidado

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Dom maio 31, 2020 5:07 pm
SOU RAIMUNDA ANTONIA MELO DE SOUZA,
A elaboração de itens não é uma tarefa fácil, pois o professore tem que refletir, pesquisar e analisar as habilidades que se deseja avaliar e o que está expresso na Matriz de Referência. É importante que o professor respeite a natureza da habilidade envolvida.Os itens são formulados de forma a apresentarem uma situação problema clara e objetiva que deve ser respondida por meio da escolha de uma das alternativas de resposta, compostas por um gabarito (resposta certa) e três ou quatro distratores (desatenção).Cabe ao professor fazer o instrumento avaliativo que possa atender diferentes características dos alunos para que o processo de aprendizagem possibilite mostrar caminhos para intervenção construtivas que possa sanar as dificuldades de cada aluno.
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JEOSAFÁ GOMES BASTOS
Convidado

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Dom maio 31, 2020 5:21 pm
SOU JEOSAFÁ GOMES BASTOS, PROFESSOR DA ESCOLA IMACULADA CONCEIÇÃO,
ITEM I
A elaboração de itens não é uma tarefa fácil, pois o professore tem que refletir, pesquisar e analisar as habilidades que se deseja avaliar e o que está expresso na Matriz de Referência .A avaliação deve pautar como instrumento de " realimentação" continuo para o aluno e para todos envolvidos no processo de aprendizagem, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar por se tratar de um texto o enunciado se torna simples e claro. A articulação entre o comando e a resposta é boa, permitindo uma ideia de subordinação entre as expressões, facilitando a compreensão do aluno.
Houve um alinhamento entre o comando e a resposta. A escola precisa oferecer condições aos alunos para dominarem habilidades fundamentais que lhes permitam o avanço.
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ROSA MARIA DE SOUZA AGUIA
Convidado

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Dom maio 31, 2020 5:34 pm
SOU ROSA MARIA DE SOUZA AGUIAR
ITEM I
Essa temática "Elaboração de itens" é de suma importância na nossa profissão.Todos os exemplos disponíveis de questões neste fórum estão adequada. com uma opção correta e outros quatro distratores. Considerando que as habilidades estão claras ,está adequada e bem definida a habilidade que se pretende verificar. Para demonstrar essa habilidade, não basta apenas decodificar sinais e símbolos, mas ter a capacidade de perceber a interação entre a imagem e o texto escrito,possibilitando boa articulação do aluno. Necessitando que o aluno esteja com atenção ao responder ao item.
O objetivo fundamental de qualquer avaliação é ajudar o aluno a aprender.Para isso, diversas medidas devem ser tomadas na escola com base nos resultados das avaliações. Assim a avaliação deve estar a serviço da aprendizagem e a melhoria do ensino.
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FRANCISCA ODEANE OLIVEIRA
Convidado

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Dom maio 31, 2020 6:03 pm
SOU FRANCISCA ODEANE OLIVEIRA DO NASCIMENTO, PROFESSOR DA ESCOLA IMACULADA CONCEIÇÃO,
ITEM I:
Esse é chamado de itens de múltipla escolha, que permitem ao estudante escolher uma resposta dentre um conjunto de alternativas oferecidas. Está adequada e bem definida a habilidade que se pretende verificar. Para demonstrar essa habilidade, não basta apenas decodificar sinais e símbolos, mas ter a capacidade de perceber a interação entre a imagem e o texto escrito. Sim, dentre outras, apresenta uma ordem lógica ( alfabética) , tem 5 alternativas. Desta forma, possibilita respostas para a situação – problema apresentada. A articulação entre o comando e a resposta é suficiente para o entendimento da questão, dependendo, claro, do desenvolvimento cognitivo de cada aluno. A alternativa da resposta e os distratores parecem bem escolhidos, facilitando assim, a resposta correta para o item.
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MARIA IVANETE SOUSA MACHA
Convidado

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Dom maio 31, 2020 6:05 pm

SOU MARIA IVANETE SOUSA MACHADO, PROFESSOR DA ESCOLA IMACULADA CONCEIÇÃO,
Para avaliar bem o professor deve se preocupar antes de tudo com a qualidade da pergunta dirigida ao aluno.O item I está parcialmente de acordo com essa proposta, pois a questão alcança a habilidade desejada na avaliação, que é interpretar texto com o auxílio de material gráfico. O enunciado da questão está bom, mas caberia uma informação a mais, pois a aluno precisa lembrar que as imagens fazem parte do todo e, ás vezes, se isso não ficar bem explicado, o aluno pode prender-se ao texto escrito, desconsiderando o papel fundamental delas Os itens são elaborados para obter do aluno uma única resposta a cerca da habilidade avaliada. E tem por objetivo constatar p aprendizado dos alunos em determinada área de conhecimento, em períodos específicos de escolarização.

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MARIA FRANCISCA CLEMENTIN
Convidado

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Dom maio 31, 2020 6:17 pm

SOU MARIA FRANCISCA CLEMENTINO DA SILVA FAUSTINO, PROFESSOR DA ESCOLA IMACULADA CONCEIÇÃO
O processo de avaliação da aprendizagem sempre esteve ligado à prática do professor. O que deve ser feito agora é uma adaptação aos novos modelos de avaliação através do diagnóstico diário dos alunos. Analisando a alternativa I -
1- A habilidade que se deseja avaliar contempla perfeitamente ( interpretar texto com auxílio de material gráfico.
2 - O enunciado está claro e preciso por se tratar de um quadrinho.
3 - Boa articulação entre o comando com a expressão “bah” E a leitura de imagem facilitou ao aluno identificar a resposta correta.
4 - As alternativas estão coerentes ao item requerendo um certo grau de raciocínio que nos permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5 - Os distratores plausíveis estão bem elaborados de acordo com o contexto, levando ao aluno a refletir nos sentidos das palavras e a leitura de imagem.
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MIRLA DIMAS DA SILVA BRAG
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty ITENS AVALIADOS

Dom maio 31, 2020 6:30 pm
SOU MIRLA DIMAS DA SILVA BRAGA, PROFESSOR DA ESCOLA IMACULADA CONCEIÇÃO
Questão analisada: lll
Avaliação é uma das partes fundamentais durante o contínuo processo de ensino e aprendizagem. Os resultados de toda avaliação devem direcionar da melhor forma a prática pedagógica do professor. A habilidade que se quer avaliar- Interpretação de texto. As informações do texto contempla o assunto abordado.Existe uma boa articulação entre o comando e a resposta. O suporte está adequado, é uma notícia e aborda um tema relevante. As alternativas obedecem as recomendações no que se refere a forma de apresentação, estrutura e extensão, no entanto, a falta de clareza pode levar o aluno a entender que têm mais de uma resposta certa.

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EDVANIA MARIA DE SOUSA M
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Análise Avaliativa

Dom maio 31, 2020 6:37 pm

SOU EDVANIA MARIA DE SOUSA MACEDO BASTOS PROFESSORA DA ESCOLA IMACULADA CONCEIÇÃO
Avaliação é uma das partes fundamentais durante o contínuo processo de ensino e aprendizagem. Os resultados de toda avaliação devem direcionar da melhor forma a prática pedagógica do professor.Os textos aqui abordados nos trazem de maneira clara a importância de uma boa elaboração das questões em uma avaliação O item escolhido para analise foi o item III. O enunciado esta coerente como comando e pode ser entendido perfeitamente que tipo de texto o item esta se referindo.Ha também uma coerência entre o comando e as respostas.As alternativas estão coerentes, não tem nenhuma alternativa impossível.Distratores plausíveis do mesmo tamanho sem chamar a tenção pra nenhuma alternativa, baseada em possíveis erros de identificação do tipo de texto trabalhado no item.
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Kátia Cilene de Oliveira
Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/05/2020

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Dom maio 31, 2020 8:39 pm
E. E. E. F. M. FRANKLIN ROOSEVELT
PLÁCIDO DE CASTRO
Kátia Cilene de Oliveira
Professora

Item I:

1. A habilidade em questão é a interpretação de texto com o auxílio de material gráfico;
2. O enunciado está claro e preciso;
3. Na articulação entre o comando para resposta, substituiria a expressão “no último quadrinho” por “no texto”, pois só há um quadrinho e a questão ficaria mais clara.
4. As alternativas de resposta estão adequadas;
5. A questão apresenta alguns distratores plausíveis e outros descartáveis, exige do aluno o uso de seu raciocínio para chegar a opção correta.
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Sandra Virgínia
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Avaliação: Elaboração de ítens.

Seg Jun 01, 2020 12:16 am
Meu nome é Sandra Virgínia Vasconcellos e leciono em uma turma de EJA I ( os três módulos juntos), na Escola Paulo Freire.
Primeiramente, quero parabenizar a SEE pela formação direcionada à Avaliação, em meio a essa pandemia. Precisamos aprender sempre...e por mais que possamos achar que o tema não é novo e já foi muito trabalhado, sempre tem algo novo a ser compreendido ou internalizado. Avaliação vai ser sempre um assunto pertinente e necessário, pois ela norteia nosso trabalho em sala e o processo de aprendizagem do nosso aluno. É um tema amplo e até complexo e que convém estar sempre retomando-o.
Sobre o módulo IV, em que trata da elaboração de ítens para as avaliações, os textos foram bem explicativos e podemos notar que seguindo os critérios, explicitados nos textos e vídeos do referido módulo, não é tão simples elaborar questões em uma avaliação...precisamos estar atentos ao que , como e porquê avaliar, além de outros aspectos importantes que precisamos ter em mente em todo o processo, que não é apenas de uma prova atribuindo nota ao aluno.
Com base nisso, resolvi tecer uma breve análise sobre a 1ª questão acima, que é a tirinha da Magali, na verdade, um quadrinho da tirinha;
Primeiro, observei que não tem a tirinha toda, apenas um quadrinho e que, apesar de a questão ser sobre o referido quadrinho, seria interessante ter toda a tirinha, para que o aluno analise que essa história tem um início, um meio e o fim e seja até melhor para interpretar e resolvê-la... pra mim, ficou incompleto. No mais, gostei da elaboração desse ítem, pois: uma alternativa não ofereceu pista para as outras,o texto apresenta figura com boa qualidade gráfica, o vocabulário é simples, o que facilita o entendimento do aluno sobre a questão, porém ele precisará ter conhecimento sobre o tipo de texto e suas particularidades, principalmente nas expressões que o caracterizam (como é o caso desse )e os gestos mostrados. O aluno também precisará fazer leitura de imagem, além de ler e interpretar o item.



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simone Maria
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Análise

Seg Jun 01, 2020 10:15 am
Nome: Simone Maria martins de Oliveira
Escola: Profº Josué Fernandes
função: Professora EF I

A habilidade que se deseja avaliar está dentro do esperado na questão, pois acredita-se que o aluno no ano/série foi repertoriado com o gênero história em quadrinho (Turma da Mônica) em destaque, identificando com clareza o que o enunciado propõem com resposta, havendo uma relação com o leitor e a história em quadrinhos no qual interpreta. Vale destacar que a quantidade de alternativas analisadas de múltiplas escolhas para a criança do Ensino Fundamental I sempre contém 4 alternativas para análise e a questão em estudo contempla 5.




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Raimundo Ferraz
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Análise de Questões

Seg Jun 01, 2020 10:35 am
Nome: Raimundo Nonato Rocha Ferraz
Escola: Carlos casavecchia
Função: Professor EJA Língua Portuguesa

Nós professores ao longo de nossa docência buscamos colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos em nossas formações para melhor desenvolvimento intelectual do alunado, repertoriando com os gêneros destacados ao ano/série, favorecendo uma melhor compreensão dos mesmos na sociedade que vivemos. Quanto a ITEM I, foi bem elaborada, obedecendo a habilidade desejada, enunciado claro e preciso, o que discordo nesse item é em relação a quantidade de alternativas para análise, se considerado EF I. No mais, questão bem elaborada.
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lucileneoliveiraczs@gmail
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Avaliação - Módulo IV

Seg Jun 01, 2020 10:47 am
Lucilene Silva de Oliveira, ECIM Madre Adelgundes Becker, coordenadora pedagógica. O item selecionado para a análise é o item IV.
1- O item contempla a habilidade selecionada para ser avaliada que é Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
2- O enunciado apresenta suporte/texto base e um comando claro e preciso.
3- A articulação entre o comando e a resposta esperada é coerente e lógica.
4- O item contém a alternativa correta; ou seja o gabarito.
5- Todos os distratores são plausíveis e retirados do texto base. Nenhum é absurdo ou fora do contexto. A extensão das alternativas é equivalente e há coerência sintática e semântica.
O item apresenta título e o a fonte. O enunciado é independente das alternativas; estas iniciam com letras maiúsculas entre parênteses conforme as recomendações.
A sugestão que apresento é em relação ao comando; acredito que pode ser melhorado deixando mais claro ainda a habilidade que se deseja que o aluno demonstre.
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alaide1981@hotmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty ELABORAÇÃO DE ITENS

Seg Jun 01, 2020 11:08 am
Meu nome é Maria Alaíde Soriano de Oliveira Barroso, trabalho na escola Instituto São José e Delzuite Barroso Braga de Araújo, na função professora de Língua Portuguesa de 6º e 7º anos.
Sem dúvida alguma avaliar é uma das partes fundamentais durante o contínuo processo de ensino e aprendizagem. E os resultados são essenciais para que os docentes, a partir das habilidades desenvolvidas ou não pelos alunos, possam direcionar sua prática pedagógica.
Quanto a elaborar itens, não é tarefa fácil, temos que ter noções básicas para para elaborar bons itens e ter conhecimento da matriz e guias de elaboração.

Análise avaliativa do (ITEM I).

1. A habilidade que se deseja avaliar. Em relação a habilidade D5, podemos dizer que o item contempla que é interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.);
2. Enunciado claro e preciso. Quanto ao enunciado da questão, não está tão claro e preciso, pois está escrito (No último quadrinho) e só temos um quadrinho. Mas, esse detalhe não impede que a questão seja resolvida. Mas isso não impede a compreensão.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. O gabarito está correto. A resposta a questão neste contexto é mesmo aborrecida.
5. Distratores plausíveis. Alguns ditratores foram plausíveis, mas houve alternativa excludente, induzindo o acerto por exclusão, como no caso do distrator (triste).

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Mª Genilda de L Ferreira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Módulo IV - Noções Básicas para Elaboração de Itens Avaliativos.

Seg Jun 01, 2020 11:50 am
Sou Maria Genilda de Lima Ferreira, trabalho na Escola Professor Josué Fernandes, na função de professora das séries iniciais.
Ao analisar o item I observei que:
1. Habilidade que se desejar avaliar está de acordo com a Matriz de referência (interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso como propagandas, quadrinhos, fotos, etc.)
2. Nesta atividade o Enunciado está bem claro e preciso para o entendimento das crianças.
3. Observei também que tem uma Boa articulação entre o comando para resposta.
4. As Alternativas de resposta adequada ao item está bem clara para os alunos que são mais avançado. Porque o que não tem um vocabulário amplo vai sentir dificuldade na hora de marcar a resposta.
5. Os Distratores plausíveis como falei na resposta anteriores o vocabulário da criança tem que ser bem amplo.
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ADRIANA SILVA
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Noções Básicas para Elaboração de Itens Avaliativos.

Seg Jun 01, 2020 4:57 pm
Sou Adriana de Oliveira Silva, professora de Matemática na escola de ensino médio em tempo integral Djalma da Cunha Batista em Tarauacá.
O curso oferecido pela SEE foi bem gratificante, levando-nos a refletir sobre a nossa prática pedagógica. Dúvidas sempre irão surgir quando formos avaliar nossos alunos.
Precisamos de um cuidado especial na elaboração de itens de uma avaliação porque eles nos mostram o conhecimento, as competências e as habilidades que o aluno tem desenvolvido em relação ao conteúdo trabalhado. Esse item precisa ser claro, objetivo e de fácil compreensão.
Analisando o item IV percebemos a falta de estímulo inicial no enunciado, visando à mobilização do leitor à leitura. Consideramos que o suporte é extenso, o que dificulta o processo de leitura e compreensão por parte do receptor, já que o tempo em provas objetivas é limitado. Verificamos que o comando está claro e objetivo, o qual avalia apenas uma habilidade da Matriz de Referência de Língua Portuguesa, no caso o D 14. As alternativas estão colocadas em letras maiúsculas e entre parênteses, apresentam cinco opções de respostas por se tratar de um item voltado para o Ensino Médio, apresenta um gabarito e distratores plausíveis, com uma extensão bem similar à do gabarito. Vale ressaltar que as respectivas alternativas de resposta estão adequadas ao item e podem ser verificadas no suporte (texto).
O papel dos instrumentos de avaliação, como as provas e os testes escolares e outros, é funcionar como estímulos cuja função é provocar respostas que sejam a expressão das aprendizagens e manifestação dos conhecimentos e habilidades que a constituem.

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