Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
Ir para baixo
avatar
ELIETE MACHADO
Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/07/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty ELABORAÇÃO DE ITENS

Qua Jul 22, 2020 10:44 am
Eliete Machado de Carvalho, professora na escola Ramona Mula Pastor de Castro. Este fórum foi um dos mais importantes e com certeza contribuiu para meu crescimento profissional, já que só aprendemos a fazer fazendo, ou seja, quando o professor se apropria da elaboração de itens ele passa a compreender melhor o conteúdo e também adquire estratégias, práticas para ensinar aquele assunto na qual está abordando. É um caminho longo a seguir, pois não existe uma receita pronta e acabada, mas um longo caminho a percorrer. O que precisamos fazer é continuar estudando sempre, nos atualizando e buscando novas práticas para levar ao nosso aluno o ensino aprendizagem de forma prazerosa.
avatar
Leila Kelly Lima Viana
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Professora na Escola rural Dalva das Neves

Qua Jul 22, 2020 2:04 pm
Será avaliado.o item I.
O item apresenta habilidade que se deseja avaliar que é interpretar texto com material gráfico.
O enunciado da questão está claro e preciso, a questão pede que o aluno identifique o que a expresão "Bah" revela em relação a menina, ou seja, como ela ficou.
Quanto a articulação do comando para a resposta ficou boa, contudo houve um erro com a pontuação no final da frase.
A alternativa de resposta é adequada sim seria a resposta correta A.
Nem todos os distratores são plausíveis, apenas o B e C são coerentes com o texto de apoio e com material gráfico apresentado, já os distratores D e E não são plausíveis pois não ficou triste nem indiferente.
Portanto, o item avaliativo só precisaria de algumas pequenas correções quanto a pontuação no comando da questão e nos dois últimos distratores.

avatar
Jerolina Neves Silva
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty A Avaliação e o seu Processo

Qua Jul 22, 2020 4:47 pm
Jerolina Neves Silva, professora do 1º ano do ensino fundamental da Escola Ilka Maria de Lima.Todos os módulos foram muito bons, eles foram fazendo uma sequencia muito lógica para o entendimento. O módulo IV foi muito interessante, pois aconteceu de forma bastante clara e com exemplos que favoreceu muito a compreensão do processo de avaliação.
avatar
Amanda Alexandre
Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/07/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Resposta do Fórum IV

Qua Jul 22, 2020 5:19 pm
Sou Amanda Alexandre Silva Zacarias, leciono no Instituto de Educação Lourenço Filho e sou professora de matemática.
escolhe o item I
1° O item contempla a habilidade que se deseja avaliar com auxílio de material gráfico. A questão é de fácil entendimento .
2° O enunciado se torna simples e claro, facilitando a compreensão do estudante.
3° As alternativas apresentam a mesma estrutura e bem elaboradas.
4° Os distratores são plausíveis, de forma coerente com as alternativas e com enunciado.
avatar
LEIDIANE LIMA.
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty AVALIAÇÃO DE ITEM

Qua Jul 22, 2020 5:50 pm
ITEM I . SUPORTE BEM ESTRUTURADO E IMAGEM E DE FÁCIL VISUALIZAÇÃO , SEM MARGENS PARA CONFUNDIR O ALUNO.
ENUNCIADO CLARO. DISTRATORES PLAUSÍVEIS E COERENTES E UM ÚNICO GABARITO.
avatar
Eid Santos
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Professor na Escola Áurea Pires

Qua Jul 22, 2020 6:52 pm
Eid Santos, professor da escola de Ensino Fundamental Áurea Pires. Análise do item I (Tirinha): 1- A habilidade que se deseja avaliar: Descritor 5 de Língua Portuguesa que corresponde à interpretação de texto com auxilio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.) O quadrinho refere-se a expressão "Bah" e a expressão facial da Magali também pode ser um elemento de leitura para o aluno na resolução da questão. 2 - Enunciado claro e preciso: Está adequado, poderia também ter uma complementação de: ...e observe a imagem (leitura global - texto , imagem, alternativas). 3 - Boa articulação entre o comando para resposta: Considerei adequada esta articulação. 4 - Alternativa de resposta adequada ao item: Considerei adequadas, talvez por uma questão de disposição da resposta correta, a colocaria em outra, na "d" ou na "e". 5 - Distratores plausíveis: Considero-os adequados ao item. Segunda parte da atividade proposta para o Módulo: Nós professores devemos ter muito cuidado na elaboração de itens de avaliação, de modo a torna-los acessíveis quanto a compreensão dos nossos alunos na averiguação das habilidades pré- determinadas. Isso significa adequar o grau de complexidade a cada série/ ano, para utilizarmos os resultados de desempenho dos nossos alunos na reformulação de estratégias de aprendizagem conforme o objetivo pretendido. Isso diz respeito a ter em vista os requisitos técnicos necessários à elaboração de questões de avaliação, apresentadas neste módulo IV.
avatar
Francisca Carvalho do Reg
Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliação de item

Qui Jul 23, 2020 2:20 pm

Francisca Carvalho do Rego - Coord. Pedag. da Escola Jornalista José Chalub Leite
o curso foi mito proveitoso, cada modulo bem articulado.....O IV módulo foi bastante esclarecedor, com exemplos bem práticos e de de fácil compreensão.
Análise do item I
1. A habilidade que se deseja avaliar.... Sim, contempla
2. Enunciado claro e preciso...... Minha dúvida ficou, quando se refere,( "no ultimo quadrinho"), dá a impressão que o aluno irá procurar os demais quadrinhos.
Nos demais tópicos, conclui que estão atendendo o exigido quando se elabora um item.
avatar
ELSIANE CRUZ
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty ANÁLISE DO ÍTEM 1

Qui Jul 23, 2020 4:24 pm
BOA TARDE CAROS COLEGAS, ME CHAMO ELSIANE DA SILVA CRUZ, SOU PROFESSORA E LECIONO NA ESCOLA ASSIS VASCONCELOS, EM SENA MADUREIRA NO ACRE, VOU FAZER ANÁLISE DO ÍTEM 1, ONDE TEMOS UMA HISTÓRIA EM QUADRINHO, ONDE A EXPRESSÃO BAH REVELA QUE A MENINA FICOU ABORRECIDA, ACREDITO QUE TEMOS NAS IMAGENS UM ENUNCIADO CLARO E PRECISO, POIS SÓ OBSERVAR A IMAGEM VEMOS QUE A PERSONAGEM FICOU ABORRECIDA COM O APARECIMENTO DE UM PRÍNCIPE EM VEZ DE UM PIPOQUEIRO OU PADEIRO. O ALUNO DEVE DESENVOLVER A HABILIDADE DE PERCEBER A REAÇÃO DO PERSONAGEM NA QUESTÃO. A QUESTÃO ESTA BEM ARTICULADA EM REAÇÃO AO COMANDO DA QUESTÃO.
avatar
Edimar Santos Passamani
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty ELABORAÇÃO DE ÍTENS

Qui Jul 23, 2020 5:44 pm
Edimar dos Santos Passamani, Instituto de Educação Lourenço filho, professor de Física.
Análise do ítem II
ENUNCIADO: Estímulo para que o aluno mobilize recursos cognitivos,
visando solucionar o problema apresentado. Conforme o conceito  o enunciado poderia ser associado a um problema em que o aluno poderia mobilizar os recursos cognitivos.
SUPORTE: Suporte: texto, imagem e/ou outros recursos que servem de base para a resolução do item. Temos o suporte que é a imagem na malha quadriculada e isso ajuda o aluno a resolver o ítem.
COMANDO: texto necessariamente relacionado à habilidade que se deseja avaliar, delimitando com clareza a tarefa a ser realizada. Podemos ver que o comento é um frase incompleta em que o aluno deverá escolher a que completa a frase.
DISTRATORES: alternativas incorretas, mas plausíveis. Devem se referir a raciocínios possíveis. Estão bem elaborados só não ficou completo porque não está na ordem alfabética .
GABARITO: alternativa correta. Está bem adequada ao que se pede na questão.
HABILIDADE: Está de acordo com o ítem.
AS ALTERNATIVAS: estão adequadas ao ítem.
Foi uma ótima formação em que aproveitei ao máximo, e colocar em prática de agora em diante  o que de novo aprendi!
avatar
Anderson Parada
Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/07/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Resposta do modulo IV

Qui Jul 23, 2020 9:50 pm
Sou Anderson Parada do Nascimento , leciono no Instituto de Educação Lourenço Filho (IELF) e sou professor de matemática.
A formação meu ajudou muito, levando-nos a refletir sobre a nossa prática pedagógica. Indagações sempre irão surgir quando formos avaliar nossos alunos. Temos que rever nossos instrumentos de avaliação e fazermos os ajustes necessários para uma melhor aprendizagem. Precisamos de muito cuidado na elaboração de itens de uma avaliação porque eles nos mostram o conhecimento, as competências e as habilidades que o aluno tem desenvolvido em relação ao conteúdo trabalhado.
Individualmente os itens se relacionam com uma questão de múltipla escolha permitindo avaliar somente uma habilidade, a que se pretende para o estudante, em seu domínio sui generis estremando erro e acerto.
Avaliação e um processo que tem vários modelos um dele se dar por questões de múltipla escolha, o que estabelece uma relação de identidade com o termo “item”. Para avançarmos em relação ao usual, devemos analisar tal termo e sua relevância no contexto da ideia de resposta ao Item, e sua amplitude até modelos conceituais facilitadores de equivalência para avaliações comparáveis entre diversos níveis populacionais e temporais. A avaliação acontece a todo momento e em várias atividades da nossa vida. Estamos sempre fazendo apreciações sobre o que vemos, fazemos, ouvimos, o que nos interessa ou nos desagrada.


avatar
Eid da Silva Santos
Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/07/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Fórum mod IV

Sex Jul 24, 2020 2:57 pm
Eid da Silva Santos. Escola Áurea Pires Montes de Souza. Professor.

1ª parte: Análise Item l (Tirinha da Magali)
1 - A habilidade que deseja avaliar: Corresponde ao Descritor 05 em Língua Portuguesa (Interpretar texto com auxilio de material gráfico diverso - propagandas, quadrinhos, fotos, etc. O quadrinho refere-se a expressão "Bah" e a expressão facial da personagem Magali também pode ser um elemento de leitura para o aluno na resolução da questão.
2 - Enunciado claro e preciso: Está adequado. Poderia também ter uma complementação de "...e observe a imagem", ou seja, orientar o aluno a visualização global da questão (escritos, imagem).
3 - Boa articulação entre o comando para a resposta: Adequado ao comando para a resposta.
4 - Alternativa de resposta adequada ao item: As alternativas de respostas são adequadas ao item.
5 - Distratores plausíveis: Estão totalmente plausíveis ao item em questão.

2ª parte: Posicionamento
Nós, professores, devemos ter muita atenção e cuidado na elaboração de itens de modo a torná-los acessíveis quanto à compreensão por parte dos nossos alunos, na averiguação das habilidades pré-determinadas. Isso significa adequar o grau de complexidade à cada série/ano, para utilizarmos os resultados de desempenho dos nossos alunos na reformulação de estratégias de aprendizagem na busca pelos objetivos pretendidos. Isso diz respeito a ter em vista os requisitos técnicos necessários à elaboração de questões de avaliação apresentadas neste módulo lV.
avatar
Érica Medeiros de L C e S
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliação

Sex Jul 24, 2020 3:39 pm
As informações observadas, nos inténs indicados, nos mostra que o enunciado foi formulado de maneira a fazer o leitor pensar na situação exposta, de maneira coerente, porem com pequenos distratores, o que eleva o grau e o desafio. Nas indicações de respostas, em cada alternativa, se fala do assunto, porem com olharem diferentes, o que continua desafiando o leitor, contudo, basta um pouco de atenção para que a resposta apareça. De maneira geral, cada questão foi pensada de maneira a fazer com o aluno tenha diferentes tipos de leituras, com imgens, gráficos e alternativas que o leve a pensar. O conhecido suporte, sempre é de grande ajuda, e os professores precisam sempre pensar nesses critérios.
avatar
Adélia K T Gonzaga
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Módulo IV

Sex Jul 24, 2020 9:20 pm
Sou Adélia Katrynne Temóteo Gonzaga, trabalho no Instituto de Educação Lourenço filho como professora de Química.
Análise do item I
1° A habilidade em questão trata-se de interpretar utilizando o material gráfico.
2° O enunciado está objetivo e adequado, permitindo que a questão se torne simples.
3° O comando está claro e adequado.
4° Alternativas bem elaboradas, permite que o aluno tenha que desenvolver um certo raciocínio para resolver.
5° Os distratores são plausíveis, correspondem com a questão.

A formação foi muito gratificante e consegui me apropriar do conteúdo, facilitando as próximas reformulações de avaliação.
avatar
Viviana Choque de Barbosa
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliação - Módulo IV

Dom Jul 26, 2020 4:22 pm
Sou professora de língua estrangeira espanhol, a dicas sobre a construção de ferramentas avaliativas foram de grande contribuição para incorporar a elaboração de avaliações diferenciadas, permitindo que aluno pense, associe, e identifique a resposta esperada. Através das avaliações podemos identificara os graus de dificuldades que aluno apresenta, e assim poder auxiliar na superação das dificuldades.
avatar
Josiane Oliveira Rodrigue
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Dalva de Souza das Neves

Seg Jul 27, 2020 9:26 am
Esse módulo foi de grande importância para melhorar nas minhas elaborações de questões de múltiplas escolhas, agora tenho mais confiança na preparação desse material, para que possa oferecer uma condição adequada para os alunos, de forma que eles possam compreender e responder com segurança.
avatar
Alexandre Cavalcante gome
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Modulo IV

Seg Jul 27, 2020 9:32 am
1°.Interpretativa com material gráfico.
2°Enunciado coerente.
3° Comandos estão claros
4° alternativas adequadas na qual o aluno precisa ter uma certa linha de raciocínio
5° Distratores são plausíveis a questão
avatar
Professora Narraiany
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Jul 27, 2020 1:12 pm
O modúlo IV permitiu que pudessemos rever os conceitos sobre processo de avaliação. Os enunciados estão coerentes e precisos, sendo assim as questões não se tornaram complexas o que também não deixou de ser desafiadoras onde o aluno precisa se manter atento no momento da leitura.
avatar
Laudiana Silva Moreira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Formação continuada em avaliação

Seg Jul 27, 2020 2:43 pm
Sou professora do 4 ano na escola estadual Duque de Caxias, Considerando o item I que avalia muito bem a habilidade de interpretar textos com auxílio de material gráfico, essa habilidade devem ter como suporte um texto no qual o elemento não-verbal não seja meramente ilustrativo, mas exerça uma função no processo de produção de sentido para a mensagem veiculada. Os itens que avaliam essa habilidade solicitam que o aluno relacione o sentido que o autor pretende imprimir por meio de textos compostos por imagens, que podem ter o apoio ou não de conteúdos verbais ou por textos verbais que utilizam recursos gráficos para melhor expressarem o seu sentido.
Os itens que contemplam essa habilidade exigem dos alunos uma leitura de imagens que, juntamente com a leitura escrita, permitem um entendimento geral do sentido do texto
avatar
cristiane da silva
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty formação continuada

Seg Jul 27, 2020 4:39 pm
Meu nome é Cristiane da Silva de brito trabalho com series iniciais do ensino fundamental na escola Áurea pires montes de Souza.,
1. A habilidade que se deseja avaliar. A habilidade em questão é interpretar o texto, logo se observa que no texto tem informações que possivelmente deixaria o aluno confuso na hora de resolver a questão.
2.Na questão 2 ficou mais coerente ao entendimento.
creio que as alternativas estavam adequadas pois exige um pouco mais de raciocínio do aluno assim tornando a aprendizagem mais significativa.
Elisa C. de Albuquerque
Elisa C. de Albuquerque
Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/07/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Análise avaliativa do Item I

Seg Jul 27, 2020 8:49 pm
Olá, sou a professora Elisa C. de Albuquerque do Instituto de Educação Lourenço Filho, Rio Branco - AC, atuo como Coordenadora de Área de CH, ministro a disciplina de Geografia e Pós-Médio da parte diversificada.

O olhar do educador deve estar atento no desenvolvimento dos itens, partindo sempre dos descritores (habilidades e competências) que buscamos avaliar. A prática de revisar e tentar resolver a questão deve ser prática constante. Colocando-se no lugar do estudante, considerando níveis de aprendizado, etapas e séries.
Ao observar o item I é possível identificar:
1. A habilidade que se deseja avaliar.
Ela está presente na questão, o suporte trás um quadrinho e o comando direciona a interpretação. Sugestão, faltou a fonte de onde foi retirado o quadrinho, inserir essa informação.
2. Enunciado claro e preciso.
Claro e objetivo.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
A resposta é um complemento da questão, ligando diretamente ao gabarito.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Seguem ao complemento da frase, de forma crescente, iniciando com letra minúscula e com pontuação final. Sugestão, faltou apontar o gabarito, inserir essa informação.
5. Distratores plausíveis.
Todas as ações apresentadas como resposta são possíveis em um momento de surpresa, mas ao interpretar o texto fica claro o gabarito.


Última edição por Elisa C. de Albuquerque em Seg Jul 27, 2020 9:03 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Paulo Rodrigo
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Item 1

Seg Jul 27, 2020 8:55 pm
Paulo Rodrigo Moreira da Silva, Instituto de Educação Lourenço Filho, Professor de Física.
Item 1
1. A habilidade que se deseja avaliar. Precisa informar o código da habilidade.
2. Enunciado claro e preciso. Precisa adequar um enunciado para acompanhar o que se pede no comando da questão.
3. Boa articulação entre o comando para resposta. Está de acordo sendo o mais objetivo possível.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. O gabarito e os distratores estão coerentes.
5. Distratores plausíveis. Estão todos coerentes e plausíveis.
avatar
d@niel
Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/07/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty ANALISANDO ITEM II - MÓDULO IV

Seg Jul 27, 2020 11:06 pm
DANIEL GOMES DE SOUSA, ESCOLA JOSÉ RIBAMAR BATISTA, PROFESSOR

Uma questão intuitiva e que exige do leitor uma atenção ao reconhecimento da informação explícita no texto.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
É notável a relação da questão com a matriz de ciências humanas, sobretudo na disciplina de geografia.
2. Enunciado claro e preciso.
O enunciado é claro e descritivo, dando menção direta a uma espécie de notícia.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
O comado da questão instiga o leitor para a necessidade de verificar e compreender as informações repassadas no contexto. Isso vai ser primordial para a obtenção da resposta correta.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
A resposta correta é clara, se o leitor compreender o que o texto explica.
5. Distratores plausíveis.
Todos os distratores da questão podem dar a ideia de induzir o leitor para a obtenção de respostas diferentes. No entanto, para quem observa atentamente a proposta, verifica que as alternativas caminham para uma direção distinta do que é expressa no contexto. Assim, todas são plausíveis, mas não levam o leitor para o ponto central do contexto: a informação. Very Happy Very Happy

d@niel gosta desta mensagem

avatar
MARIA.MARINHO@
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty AVALIANDO O ITEM III

Qua Jul 29, 2020 8:55 am
Maria das Dores M. P. Rodrigues, professora, escola Lourival Pinho e João Calvino.
Avaliando o item III. Forte terremoto no Peru é sentido no Acre é Amazonas.
1- A habilidade que se deseja avaliar- Como observamos na resposta correta que a intenção do texto era informar sobre um terremoto em determinado lugar, o texto não ficou tão claro que era essa a intenção.
2-Enunciado claro e preciso- Não achei o texto tão preciso assim, pois traz muitas informações que podem confundir na hora das respostas.
3-Boa articulação entre o comando para a resposta- Tem articulação, porém como mencionado, a grande quantidade de informações pode induzir ao erro
4-Alternativas de respostas adequada ai item- Algumas alternativas parecem ter articulação com o comando, e sem a clareza necessária do texto elas não ficaram tão adequadas.
5- Distratores plausíveis- são plausíveis pois tem compatibilidade em relação ao comando assim como são possibilidades lógicas de resposta.
avatar
Carlandia Marques
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Resposta tópico

Qua Jul 29, 2020 6:09 pm
Sou professora de ciências da escola Tancredo de Almeida Neves de Rio Branco Ac.
Fiz observação do item l.
Quesitos:
1. Está sim, contemplando o que deseja avaliar.
2. O enunciado está claro e preciso sim principalmente na expressão facial da Magali.
3. Sim a expressão "bah" faz perfeitamente essa articulação.
4. Sim pois, permite o aluno compreender o texto.
5. Sim, são plausíveis levando o aluno ao raciocínio.

avatar
Maria Lenilda
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliar com clareza é preciso

Qui Jul 30, 2020 12:10 pm
A avaliação escrita ainda é uma das mais utilizadas nas escolas e os itens que compõem os mesmos precisam ser cuidadosamente elaborados obedecendo-se todos os critérios para que seja feita de forma eficaz.
A habilidade que se deseja avaliar deve estar adequada a questão como também o enunciado precisa estar claro.deve haver articulação entre o que se quer como resposta é o que é pedido. Não deve haver pegadinhas que venham a deixar o aluno em dúvida quanto a alternativa correta. Também os detratores devem estar em consonância com a questão.
Percebemos todos esses aspectos perfeitamente colocados no item l aqui analisado.
Conteúdo patrocinado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos