Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
Ir para baixo
avatar
Antonio Lopes
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty A importância de avaliar

Qui Jun 04, 2020 4:37 pm
Sou Antonio Lopes da Silva,  Coordenador de Ensino  da Escola Estadual de Ensino Médio: João Ricardo de Freitas. Plácido de Castro - Acre.
                           Estudando e analisando os critérios de avaliar nossos alunos,  esse modulo IV trás conceitos importantes na hora de elaborar uma avaliação para nossos alunos.   Para que a avaliação sirva à aprendizagem é essencial conhecer cada aluno e suas necessidades. Assim o professor poderá pensar em caminhos para que todos alcancem os objetivos, O professor não deve ser responsável pelos alunos, mas comprometido com a aprendizagem. Isso ele só faz se estiver atento nas respostas, nas dificuldades e nos interesses de cada um. os professores podem e devem utilizar diversos instrumentos como, por exemplo, trabalhos em grupo ou individuais, testes ou provas, com questões de múltipla escolha ou questões abertas, dramatizações, observação, relatórios. Esses instrumentos apresentam características diferentes, mas têm em comum o fato de que, por meio deles, é possível avaliar a particularidade sobre o progresso de cada estudante e, ao final do ano, atribuir-lhes uma nota que varia de 0 a 100 pontos.  
                           O professor deve se auto avaliar no final de cada aula, analisando seu tempo, suas práticas em sala de aula, se alcançou seu objetivo, e não  aplicar avaliação para atrapalhar o caminho de seus alunos como arma de vingança, e sim, para que eles descubram um horizonte de conhecimentos.
avatar
Antonia Janete
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Avaliação

Qui Jun 04, 2020 5:26 pm
1. A habilidade está clara, "interpretar texto com auxilio de material gráfico". Só é possível chegar á resposta com o quadrinho. Mas podemos também acrescentar pelo menos mais uma habilidade que seria: "inferir o sentido de uma palavra ou expressão".
2. O enunciado é bastante claro. O mesmo (suporte e comando) conduz para a realização da atividade com sucesso.
3. O comando conversa perfeitamente com a resposta e o suporte. Apesar de apresentar uma falha quando fala: "no ultimo quadrinho", último nada , só tem um, único.
4. O gabarito não é obvio, exige do aluno um raciocínio, tento o mesmo que utilizar o quadrinho para chegar á resposta.
5. Os distratores são plausíveis pois exigem do aluno uma reflexão entre os sentidos das palavras com o que o texto apresenta.
avatar
Laura Lauana Cavalcante A
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Avaliação

Qui Jun 04, 2020 5:36 pm
Boa tarde, Sou professora Laura Cavalcante, Escola de zona rural de Senador Guiomard , Raimundo Hermínio de Melo II.
1- A questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla mas pelo menos dua habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2- Para ficar um relato mais objetivo pode_se reduzir informações, sendo mais restrito ao que se quer repassar
3- O comando conversa perfeitamente com a resposta e o suporte. Apesar de apresentar uma falha quando fala: "no ultimo quadrinho", último não, pois só tem um.
4- O gabarito não é obvio, exige do aluno um raciocínio, tendo o mesmo que utilizar o quadrinho para chegar á resposta.
5- Os distratores são plausíveis pois exigem do aluno uma reflexão entre os sentidos das palavras com o que o texto apresenta.
avatar
Debora Camilo de Lima
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Avaliando questões

Qui Jun 04, 2020 6:47 pm
Debora Camilo de Lima Escola Estadual São Luiz Gonzaga Professora de Química e Física.
No item 1, a resposta do gabarito não corresponde a resposta que seria analisando a imagem, o que se vê na imagem é a menina aborrecida e não indiferente. O enunciado foi claro assim como os demais itens.
O item 2 é uma questão que tá clara e também corresponde ao gabarito realmente a figura foi duplicada, é uma questão que de início parece ser complexa mas quando olha para as alternativas fica claro que se pede.
O item 3, a resposta do gabarito também não corresponde ao corpo do texto, o texto fala sobre o local do terremoto, mas quando lemos o que dá ênfase são os locais que foram atingidos. As alternativas em que aparecem elas são pouco confusas, poderiam ser mais claras.
O item 4, alternativa correta corresponde ao gabarito, mas a linguagem do texto é um pouco científica, exige muita atenção na leitura, as alternativas que aparecem elas são bem claras em relação ao que é pedido; a resposta pode ser encontrada no texto facilmente.
avatar
lopeslaguiar@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Análise avaliativa

Qui Jun 04, 2020 7:00 pm
Nome completo: Antônia Lopes de Aguiar
Escola: Raimundo Hermínio de Melo II
Função: Professora das séries iniciais (4° ano)

1. A habilidade que se deseja avaliar.
Percebe-se que contempla o que é proposto que no caso é a realização da interpretação de texto baseada na observação do material gráfico apresentado (quadrinho).
2. Enunciado claro e preciso.
A frase “Leia o texto”, torna o enunciado simples e objetivo. A proposição relata a tarefa a ser realizada pelo aluno para a situação-problema proposta.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
A imagem apresentada no quadrinho ajuda o aluno a identificar o tipo de expressão corporal realizada por Magali.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
No contexto apresentado a resposta é mesmo a) Aborrecida. A resposta dada a questão necessita do aluno certo conhecimento sobre o significado da expressão “Bah!”, como também exige raciocínio do mesmo para relacionar a imagem com o significado verbal das palavras apresentadas como possíveis propostas.
5. Distratores plausíveis.
A presença dos distratores fazem com que os alunos pensem mais, utilizem o raciocínio para poder chegar a uma resposta. Na proposição apresentada temos palavras bem objetivas como Triste e Indiferente que são distratores imediatamente descartáveis e que não se adequam bem ao assunto retratado. Os distratores formados pelas palavras Enojada e Desolada são aceitáveis e fazem com que o aluno procure entender o significado de cada palavra e verificar se está de acordo com o que lhe foi apresentado.
avatar
Stefanny Carvalho
Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui Jun 04, 2020 7:22 pm
Stefanny Iracema Carvalho da Silva
EEFM Jader Saraiva Machado
Professora de Filosofia e Sociologia
No item IV
Este suporte foi uma ótima escolha por tratar de um assunto pertinente ao momento que exige uma reflexão sobre a importância dos conhecimentos oferecidos por estas disciplinas tanto na questão de como são abordados quanto o que será abordado na sala de aula. Uma dica que acredito que ajudaria a contextualizar e assim aclarar a mente do aluno no anunciado era escrever antes do suporte era deixar claro que eles deveriam ler e no comando contextualizar com uma citação destacando uma citação do conceito de fato e opinião. As alternativas estão bem elaboradas e os detratores plausíveis.
avatar
Francisca Vasconcelos
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Questões de múltipla escolha

Qui Jun 04, 2020 8:22 pm
Ambos os itens são formulados de forma que apresentam uma situação- problema clara e objetiva. Essas informações também devem ser suficientes para que o educando compreenda claramente qual é o problema proposto e de que forma devera resolvê-lo. Devemos encontrar recursos para compor e redigir uma situação problema bem contextualizada.
avatar
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui Jun 04, 2020 9:54 pm

Modificaria a habilidade para avaliar de acordo com o que se deseja, a habilidade D2 traz clareza sobre o que se pretende avaliar no item I.
Os demais atende ao que se pretende avaliar.
Arrow Enunciado claro e preciso.
Arrow Boa articulação entre o comando para resposta.
Arrow Alternativas de resposta adequada ao Item.
Arrow Distratores plausíveis.
avatar
LEILA VIANA
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty FERRAMENTA DE AVALIAÇÂO

Qui Jun 04, 2020 10:26 pm
PROF LEILA VIANA...PORTUGUÊS
ESCOLA MAJOR J. CÂNCIO
O ITEM 1.HABILIDADE( INTERPRETAÇÃO DE TEXTO COM AUXÍLIO DE MATERIAL GRÁFICO.
ITEN 2.ENUNCIADO CLARO( LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL POR SE TRATAR DE QUADRINHO).
ITEM 3.(SIM BOM USO DA ARTICULAÇÃO POR CAUSA DO USO DA PONTUAÇÃO E DA LINGUAGEM)
ITEM 4. RESP. A ...NECESSITA DA HABILIDADE DE LEITURA E INTERPRETEÇÂO DO ALUNO .
ITEM 5.DISTRATORES ( DESOLADA E ENOJADA) SÃO DE POSSÍVEL IDENTIFICAÇÃO, POIS ESTÃO BEM CONTEXTUALIZADAS.
avatar
barrosreyson@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Avaliação

Qui Jun 04, 2020 11:37 pm
Escolhi o enunciado 3. Ele não esclarece pro aluno o que será cobrado, qual descritor.
O módulo apresenta como deve ser nossa avaliação somática nesse enviado poderíamos está trabalhando outras disciplinas , como geografia, por exemplo.
avatar
SILVANARA
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty ITEM AVALIATIVO

Sex Jun 05, 2020 12:24 am
Meu nome é Silvanara Barbosa, trabalho na Escola: Manoel Fontenele de Castro, no município de Brasiléia.


Vou comentar sobre Item I.
Ele contempla quase toda a estrutura necessária de um item, pois tem enunciado, suporte que ajuda na resolução da questão, comando e alternativas. Mas faltou o gabarito, esse ponto é essencial na estrutura do item, alem disso também com relação as alternativas, que devem ser apenas quatro, pois o item contempla os alunos do fundamental II. Na parte do comando, retirar a palavra ultimo, pois não é necessário que esteja presente, porque no suporte só tem um quadrinho. Então com exceção desses detalhes, o item está de fácil resolução.
avatar
LILIANE ALENCAR
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty ITEM I

Sex Jun 05, 2020 10:19 am
AVALIAÇÃO/ANÁLISE ITEM 1
1. A habilidade que se deseja avaliar está sendo devidamente contemplada.
2. O enunciado está claro e preciso, permitindo que o aluno saiba exatamente o que está sendo solicitado.
3. Tem boa articulação entre o comando/resposta.
4. As alternativas de respostas estão adequadas ao Item.
5. Distratores plausíveis.
avatar
Elizabeth Ferreira Sales
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Módulo IV - Itens de avaliação

Sex Jun 05, 2020 10:56 am
Bom dia, sou a professora Elizabeth Sales, trabalho na escola Diogo Feijó.
Escolhi o 1º item para analisar.
1 - A habilidade que se deseja avaliar.
Sim, a questão atende a habilidade proposta a ser avaliada, ou seja, está de acordo com o descritor 5 (interpretar texto com auxílio de material gráfico).
2 - Enunciado claro e preciso.
Sim, por se tratar de um quadrinho torna-se mais fácil para o aluno compreender a questão proposta.
3 – Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim, ficou adequada, permitindo ao aluno responder corretamente.
4 – Alternativa de resposta adequada ao item.
Sim, está de acordo, principalmente, quando observamos a expressão da personagem do quadrinho.
5 – Distratores plausíveis.
Sim, as alternativas foram bem elaboradas, pois estimula o aluno a ter um maior raciocínio para escolher a alternativa correta e descartar aquelas consideradas incorretas.



avatar
Ignacio Silvestre Arauz R
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Forum Modulo 4

Sex Jun 05, 2020 11:21 am
Ignacio S. Arauz Ruiz, Escola Fontenele de Castro - Brasileia, Professor de Matemática.
A  analise sera feita em relação ao Item I.

1.- Habilidade que se deseja avaliar.
Na questão quando se diz ´Leia o texto`, acho que esta fora de contexto, já que não se esta analisando um texto e sim uma figura ou quadrinho de uma historinha. Na minha maneira de perceber, eu colocaria interprete o quadrinho e leia com atenção a expressão da menina, quando diz BAH!
2.- Alternativa de resposta.
Totalmente de acordo, existe o gabarito e os distratores.
3.- Boa articulação entre o comando e a resposta.
Existe boa articulação entre o comando e a resposta, alem de tornar a alternativa correta em desafiadora, leva ao aluno a uma maior concentração para conseguir um raciocínio logico.
4.- A alternativa da resposta adequada ao item.
Sim, pela interpretação do quadrinho fica explicito que o comportamento da menina e de aborrecimento.
5.- Distratores plausíveis.
A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com opções plausíveis e distratores.
avatar
elissandrapaiva@hotmail.
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Avaliação de itens

Sex Jun 05, 2020 2:08 pm
Sou Antonia Elissandra Nascimento Paiva, trabalho na escola Coronel Manoel Fontenele de Castro, professora do programa "Aprender é o Caminho".
A avaliação é uma ação coletiva de formação dos estudantes e ocorre em diferentes esferas com objetivos distintos, sendo os três níveis de avaliação, a saber: da aprendizagem dos alunos, da instituição e do sistema escolar.Levando-se em consideração a habilidade que se deseja avaliar que é a interpretação de texto com auxílio de material gráfico, considero que está a contento. O enunciado está claro e preciso. Existe, sim, boa articulação entre o comando para a resposta adequada ao item e os distratores são plausíveis, pois são opções coerentes requerendo do discente uma atenção maior, tornando a atividade desafiadora.
avatar
Luzineia Farias
Mensagens : 4
Data de inscrição : 31/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty ANÁLISE DE ITENS AVALIATIVOS

Sex Jun 05, 2020 2:19 pm
Luzineia Farias, professora na Escola União e Progresso

Análise do item I.

Ao decorrer de sua análise, observe, principalmente, se o item apresenta:

1. A habilidade que se deseja avaliar.
Sim, pois espera-se que o aluno consiga interpretar a informação contida na fala da personagem com o auxílio do quadrinho. No entanto outras habilidades podem ser mobilizadas durante a leitura e análise das imagens.
2. Enunciado claro e preciso.
Em parte, pois para que o aluno consiga responder à questão proposta ele não precisa só ler mais também analisar as expressões e fisionomia dos personagens.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Em parte, pois existe uma certa incoerência entre suporte e comando. O suporte poderia ter recorrido ao acontecimento da figura anterior, de forma que o aluno pudesse perceber as variações visuais na fisionomia da personagem Magali. O comando por sua vez ocorre de forma correta chamando a atenção para os acontecimentos do último quadradinho.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Sim, pois apresentam adjetivos que a personagem Magali poderia ter apresentado em dada situação, exigindo do aluno a interpretação não só da leitura, mas do material gráfico empregado.
5. Distratores plausíveis.
Sim, pois apresentam adjetivos que podem ser associados ou descartados frente ao descontentamento da personagem Magali em expressão de fala e fisionomia.
avatar
jucicleia.evangelista2015
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Avaliação de itens

Sex Jun 05, 2020 2:55 pm
Sou Jucicléia Evangelista Alves, trabalho na escola Manoel Fontenele de Castro, com a disciplina de Matemática.
o item I tem a intenção de avaliar a capacidade de o estudante interpretar um texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal (D5 das Matrizes de Referência de Língua Portuguesa). Analisando o comando, apresentado como frase que exige complementação, constatamos a indicação explícita da tarefa a ser realizada pelo estudante. Essa é uma tarefa mais complexa do que a apresentada no Exemplo 1, pois apenas o elemento verbal não é suficiente, para que a resposta seja encontrada. É preciso recorrer à imagem para se chegar à resolução da tarefa.
avatar
Lana de Araújo Lima
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Módulo lV

Sex Jun 05, 2020 3:03 pm
Item lll
O referido ítem apresenta um enunciado claro e objetivo, que induz o aluno a buscar a resposta. A informação a ser identificada está explícita na linha 3. O comando está articulado com as alternativas, onde o gabarito está claro e os distratores plausíveis e coerentes.
avatar
Edimilson Moreira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jun 05, 2020 3:16 pm
item 1
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla mas pelo menos dua habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2. Enunciado claro e preciso.
-Sim, enunciado se torna simples e claro.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, a articulação ficou muito boa, permitindo uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno, eu teria colocado dois pontos ao final de "ficou" mas isso não prejudica a interpretação da questão.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta (aborrecida), não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas com determidados raciocínios (desolada e enojada), que são os distratores e itens descartáveis (triste e indiferente).
avatar
Jacqueline de Oliveira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Módulo IV - Item I (Análise)

Sex Jun 05, 2020 3:21 pm
Jacqueline de Oliveira, professora, Escola Manoel Fontenele de Castro, Brasiléia.
MÓDULO IV
ITEM I
1. Habilidade de interpretar o texto com um suporte, auxílio de material gráfico, está claro na questão;
2. Enunciado claro e bem preciso: "Leio o texto";
3. Comando para completar, correto. (Depois de ficou, eu teria colocado reticências...)
4. Resposta adequada/gabarito (aborrecida); pois claramente na ilustração se faz claro o desapontamento de Magali quando surge o príncipe em vez do pipoqueiro. E mesmo que não fosse Magali, a expressão contida no rosto da personagem mostra completo desagrado.
5. Distratores plausíveis, pois exigem que os discentes reflitam sobre o sentido de cada palavra em relação a expressão do rosto da personagem.
(Lembrando que triste remete exclusão, mais não deixa de lado a reflexão.) As opções de marcar estão em maiúsculas e em ordem alfabética, portanto coerente.
avatar
Leila Viana
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty ITEM de avaliação

Sex Jun 05, 2020 4:19 pm
Professora Leila Viana....Escola MAJOR JOÂO CÂNCIO...Disciplina de Português
ITEM 1 avaliado.
1.Habilidade: Sim, interpretação de texto com auxílio de material gráfico.
2.Enunciado claro , pois houve o uso do termo destacado com o uso das aspas e linguagem verbal e não verbal com o uso do quadrinho.
3.Quanto a articulação entre o comando e a resposta , teria utilizado o uso dos dois pontos no final da frase.
4.Alternativa correta ou adequada ao item A.
5.Distratores plausíveis B e C desolada e enojada.

avatar
Jakelyny Ferreira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Módulo 4

Sex Jun 05, 2020 4:42 pm
Item I
Observando a fala e a expressão da Magali,ela Está:
A) aborrecida
B) triste
C) indiferente
D) insatisfeita
E) contrariada
avatar
Jakelyny Ferreira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Módulo 4

Sex Jun 05, 2020 4:44 pm
Item I
Observando a fala e a expressão da Magali,ela Está:
A) aborrecida
B) triste
C) indiferente
D) insatisfeita
E) contrariada
avatar
rosinete l.de campos
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty a habilidade que deseja avaliar

Sex Jun 05, 2020 5:05 pm
OLA SOU A ROSINETEL. DE CAMPOS TRABALHO COM A TURMA DO 1 ANO FUNDAMENTAL1 NA ESCOLA ESTADUAL RURAL BOM DESTINO NA ZONA RURAL DE SENADOR GUIOMARD./// O ITEM ESCOLHIDO PARA ANALISE FOI I 1 QUADRINHO DA MAGALI. (A HABILIDADE QUE DESEJA AVALIAR)SABENDO QUE A  AVALIAÇÃO E UM ATO QUE ACONTECE A TODO MOMENTO EM VARIAS ATIVIDADES DO NOSSA VIDA ESTAMOS SEMPRE FAZENDO APRECIAÇÕES SOBRE O QUE VEMOS FAZEMOS ,OUVIMOS. POR ISSO DEVEMOS TER CUIDADOS NA HORA DE ELABORAR POIS ELAS  PRECISA SER FORTALECER  A COMPREENSÃO NO PROCESSO CONTÍNUA E AÇÃO PRESCINDÍVEL NO PLANEJAMENTO MAS A ATIVIDADE DO QUADRINHO DA MONICA ESTA CONTEMPLANDO PERFEITAMENTE A HABILIDADE POIS TRATA DE UM ÚNICO DESCRITOR COM APOIO DE MATERIAL GRÁFICO DE FÁCIL COMPREENSÃO E TENTO VOCABULÁRIO  ADEQUADO AO NÍVEL ESCOLARIDADE DO ESTUDANTE .
avatar
Juliana Batista de Lima
Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/05/2020
Idade : 31

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty sugestões que possam colaborar para uma melhor qualidade do Item escolhido

Sex Jun 05, 2020 5:06 pm
Sou Juliana Batista de Lima, professora de ciências, escolas Argentina Pereira e Nova Esperança, em Capixaba.
Item 1.
1. A habilidade que se deseja avaliar está correta.
2. Enunciado claro e preciso, mas poderia ter mais uma informação para estimular o aluno a solucionar o problema..
3. Melhoraria do comando, principalmente no que se refere a pontuação.
4. Alternativas adequadas ao item.
5. Distratores plausíveis, desde que trabalhadas com o aluno.

outra sugestão seria inserir a fonte também.
Conteúdo patrocinado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos