Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
VALÉRIA DA SILVA RABELO
Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/05/2020
Idade : 36
Localização : PLÁCIDO DE CASTRO

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua maio 27, 2020 7:54 pm
MÓDULO IV
ESCOLA FRANKLIN ROOSEVELT
VALÉRIA DA SILVA RABELO
PROFESSORA
PLÁCIDO DE CASTRO


Na elaboração de itens, deve-se ter cuidado ao elaborar uma prova.
Tem que ter o enunciado, suporte, comando, distratores e o gabarito.
NO ITEM I: Tem os descritores, o enunciado, o suporte, as alternativas de respostas.

1- Habilidade que se deve avaliar: O item pode ser considerado sinônimo de questão, termo mais popular e utilizado com frequência nas escolas. Ele é a unidade básica de um instrumento de coleta de dados; no nosso caso, esse instrumento é a prova. Avalia uma única habilidade, indicada por um descritor da Matriz de Referência do teste.

2- Enunciado claro e preciso: No enunciado devem-se apresentar todas as informações de que o aluno precisa para se situar sobre o que o item aborda e que é objeto de análise. Essas informações devem, também, ser suficientes para que ele compreenda claramente qual é o problema proposto e de que forma deve resolvê-lo.
3- Boa articulação entre o comando para a resposta: Deve contemplar um único descritor na Matriz de Referência.
4- Alternativas de respostas adequada ao item: Gabarito-Única alternativa correta.
5- Distratores plausíveis: Alternativas erradas, mas plausíveis e coerentes, escolhida supondo erros possíveis que os estudantes possam cometer.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos