Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+152
CARLA ARIELA LUZ
Amanda Alexandre
Anderson Parada
JOÃO CLÁUDIO
geiris lima de melo
valdelina_muniz@hotmail.c
Luciana Rosales
Pedro Mendes
Alice Bispo
d@niel
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Cleide
Jaqueline de Oliveira
leandro da silva melo
alinesotero@uol.com.br
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
ROMERITO FONTINELE DE SOU
REGIANNE
ANTONIO MARQUES DO VALE
Valter Costa
Vanessa Nogueira
Jose Marcelo Fortunato
Sandra Santos Silva
01796226254
Quesia Ferreira Silva Oli
Juliana Batista de Lima
68306466268
Emanoel Aparecido
Elayne Magalhães
Stefanny Carvalho
DENES LUIZ
rosinete l. de campos
Jair Fiesca Júnior
Vinícius Martins
Wladimir Melo Rebouças
Rayalle Lima
Joabe Freitas do Nascimen
Marilene Oliveira Santos
greicyane vinente soares
Luzineia Farias
Cleide Olímpio de Morais
ANA PAULA SILVA REIS
Francisca Raydinelli
cezarhildo
gleiciany Amorim Gomes
Mariane Viana Vasconcelos
Lela Tatiane Franke Nery
José Francisco da Silva
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Géssica
Gedileia Gregório
Maria Silvana Alberto Gom
Rosângela da Silva Melo
Izabel Correia
Thiago Sampaio
sant.angel
Adriana Luiza Schneberger
Maria Moura
José césio medeiros
Cremilda
Obadias Mendonça
jose francisco
Márcia Fittipaldy
Bruna Lalinny Magalhães d
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
ADRIANA SANTOS DA SILVA
Brasilina Feitoza
Rosileuda
Kátia Leão
Elizete
DEVANILDE
Jordana Costa
zildenir
rlima_araujo@hotmail.com
arnangomes
Francisco Lopes
Irleide de Souza Gondin
Neusa Rego
Clarisse Frank
Elzanira Nery Cardoso
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
Gleyson Farias da Silva A
Vanessa Santos
LEILA TAVARES
Joseane Mezerhane
Eulaila Maria H. Nunes
Adeguimar
Carlos Simão
Christyne Diogenes
Francicleia da Rocha
Nayana Rayelly
Dos Anjos
Cliciane
48454605215
Elvis Martins
DarcilaTais
Maria Francineide
Jose Arimateia Souza da C
Valdernilson de L. Gomes
Marta Neves Bezerra
Pedro Felipe
nusaboia
Kétila da Costa Castro
Rozany Rocha pereira
Judson Costa
IVANETE ROCHA DA SILVA
Leide Niria de S Cordeiro
Rogério
Mauricleia Belo Nobre
Cleyciane Bezerra de camp
dianny.fernandes
Maria Sousa
Elissandra queiroz
Sebastiana F V Gomes
Angela silva alves
Verônica Severino
Erico souza
Danilo de Souza
CLARICE BRAGA
keyla galvão
Maria Evanisia
Aucilene Cavalcante da Si
Clarice da Silva Lemos
MAICON BARROSO
Marcio Bernardino e Silva
NazileneSilva Brasil Barr
Rosimeire Rodrigues
GILEAIDE DA SILVA FEITOZA
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Fátima Portela
Helileis Marinho
Lenires
Nilda Conrado
Aldemisia Menezes de Alen
Elisete de assis matos Al
Samara Freitas
Rosangela R de Oliveira
marcelotk
Regilene Almeida
norma.maria
CARLOS CLEU
Sâmyk Farias
francicley de melo
VALÉRIA DA SILVA RABELO
Layla Carneiro
Reno Lacerda Mendes
altenor.junior
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Paula Freire
rarismar
156 participantes
Ir para baixo
avatar
rarismar
Admin
Mensagens : 6
Data de inscrição : 25/04/2020
https://capacitacaoavaliacao.forumeiros.com

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sáb Abr 25, 2020 11:00 pm
Este fórum vale 2,5 pontos, ou seja 1,5 para sua resposta mais 1,0 ponto com seu posicionamento. Assim, para efeitos de avaliação você deve realizar sua participação, socializando suas respostas.

"Conforme HOFFMANN (2009), avaliar envolve valor, e valor envolve pessoa. Avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem."

Baseado na citação de HOFFMANN, como podemos avaliar o aluno  adequadamente? Comente uma situação e/ou experiência que está dando certo em sua escola.

OBS1: Para responder ao fórum, clique na opção "Responder ao Tópico" em azul do lado direito superior, coloque um nome, um título e digite sua resposta na parte de baixo destinada ao texto e envie.
IMPORTANTE: na área da sua resposta, inicie escrevendo seu nome completo, a escola onde trabalha e sua função na escola e logo após escreva sua resposta.


Última edição por Admin em Ter Abr 28, 2020 9:41 pm, editado 3 vez(es)
avatar
gomesamauacas74@gmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Seg maio 04, 2020 10:06 am
Os novos desafios do mundo contemporâneo exigem inovações didático-
pedagógicas que possam contribuir para que a escola cumpra com seus objetivos
de ensino e aprendizagem proporcionando um espaço repleto de possibilidades.
Sendo a avaliação uma das etapas da atividade escolar, é necessário que
esteja sintonizada com a finalidade do processo ensino e aprendizagem e como
possibilidade de perceber nos sujeitos escolares suas fragilidades, seus avanços e
desta forma, mediar o processo de apropriação do conhecimento e
conseqüentemente, com a função social da escola que é a de promover o acesso
aos conhecimentos socialmente produzidos pela humanidade a fim de possibilitar ao
aluno condições de emancipação humana.
Deste modo, a educação ofertada pela instituição escolar deve possibilitar o
processo dialético de trabalho pedagógico para formar alunos autônomos em sua
aprendizagem e em seu desenvolvimento humano, produtores de conhecimento
crítico e significativo, conscientes e compromissados com a melhoria do seu meio
soci
avatar
Regiane Estevam de Souza
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Seg maio 04, 2020 10:13 am
Sou Regiane Estevam de Souza, trabalho no Núcleo da SEE de Sena Madureira, como Assessora Pedagógica de CN  do EFII e EM.
De acordo com HOFFMANN, acredito que devemos avaliar nossos alunos ao longo do desenvolvimento de uma proposta de atividade, para poder acompanhar a construção de seu conhecimento frente ao desafio proposto, pois, sabemos que desempenho dos alunos durante as atividades, nos servirá de suporte para o planejamento das próximas proposta, além de servir para a autoavaliação do trabalho realizado pelo professor.
Tenho percebido ao longo dos trabalhos que quando os professores trabalham utilizando as metodologias ativas, os alunos participam ativamente e conseguem realizar as propostas apresentadas pelos professores. E o professor consegue desenvolver junto aos alunos as habilidades em estudo.
avatar
Maria Cecília Dantas
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Resposta atividades forum

Seg maio 04, 2020 10:44 am
O professor precisa conhecer o ponto de partida de cada aluno. . A partir daí acompanhar passo a passo o processo de construção do conhecimento,para que possa fazer as intervenções necessárias,contribuindo para que o mesmo avance
Na minha escola já avançamos muito em relação a avaliação da aprendizagem dos alunos. Temos registos diários das atividades realizadas,e fazemos devolutivas individualmente,orientando aonde precisa melhorar,bem como mostrando os avanços siguinificativos.Motivando os sempre na busca da melhoria da sua aprendizagem. Sou coordenadora pedagógica da escola João Aguiar..
avatar
MARIA ODERLANDIA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Responder ao tópico

Seg maio 04, 2020 10:51 am
Sou Maria Oderlandia, trabalho na escola Antonio de Barros Freire na função de professora das séries iniciais.
Com o mencionado no texto "O Mito da Avaliação da Aprendizagen"... "Avaliar significa ação provocativa do professor desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-o a um saber enriquecido, acompanhando o “vir a ser”, favorecendo ações educativas para novas descobertas". Desta forma, podemos compreender que o ensino não é apenas a exposição de conteúdos e aplicação de provas como avaliação. Não podemos compreender a avaliação como uma punição ou um acontecimento isolado, pois a mesma nos orientará para possíveis flexibilizações em nosso planejamento. De forma a nortear e nos redirecionar a novas formas de envolver o aluno no processo de ensino. A avaliação precisa acontecer de forma contínua mediante o envolvimento, participação e desenvolvimento do aluno desde o bom dia dado na porta da sala.
avatar
Arielly Sales
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 04, 2020 11:29 am
Arielly Sales de Araújo, leciono na Escola Berta Vieira de Andrade, sou professora.
Devemos conhecer o ponto inicial dos educandos, a partir disto, deve-se ter um acompanhamento em relação aos seus conhecimentos. Para isso, a avaliação do aprendizado do aluno pode ser colocada como suporte que o professor possui para conseguir entendimentos em relação as dificuldades e avanços que eles possuem. A avaliação contribui para o planejamento e execução de iniciativas que ajudam os alunos no processo de aprendizado, a avaliação vai auxiliar na identificação das dificuldades e o professor deverá criar estratégias para a superação dessas dificuldades, o educador pode estimular o estudante com estratégias diferenciadas. As metodologias ativas é onde os alunos participam mais.
avatar
Evandro Paulo Rocha
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 04, 2020 12:24 pm
Na confiança possibilitando ao aluno a construir.
Valorização de manifestação e interesses.
Na reflexão do professor sobre seus posicionamentos metodológicos e
elaboração de questões, dando enfase na resposta dos alunos.

Na escola são varias formas de avaliar os alunos como:
As atividade em sala de aula e para casa.
Resolução no caderno e no quadro, tanto pelo professor quanto pelo aluno.
trabalhos em sala de aula, em grupo e individual.
prova escrita.
participação dos alunos com exemplos referente aos conteúdos.




Professor Evandro Paulo Rocha Escola NEUTEL MAIA Disciplina Matemática.
avatar
Evandro Paulo Rocha
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 04, 2020 12:24 pm
Na confiança possibilitando ao aluno a construir.
Valorização de manifestação e interesses.
Na reflexão do professor sobre seus posicionamentos metodológicos e
elaboração de questões, dando enfase na resposta dos alunos.

Na escola são varias formas de avaliar os alunos como:
As atividade em sala de aula e para casa.
Resolução no caderno e no quadro, tanto pelo professor quanto pelo aluno.
trabalhos em sala de aula, em grupo e individual.
prova escrita.
participação dos alunos com exemplos referente aos conteúdos.




Professor Evandro Paulo Rocha Escola NEUTEL MAIA Disciplina Matemática.
avatar
Itaan Barbosa Olegário
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Resposta ao Tópico

Seg maio 04, 2020 12:50 pm
Itaan B. Olegário - Assessor pedagógico do Núcleo de Educação de Xapuri.
Conforme  Hoffmann  2009, a avaliação deve ser entendida como um processo contrução e acompanhamentos do desenvolvimento do aluno e não apenas análise e julgamento. Trazendo para o ambiente escolar e já citando um exemplo de escolas que acompanhei (Anthero Soares Bezerra e São Miguel) algumas ferramentas de avaliação se mostraram muito eficazes no processo de ensino aprendizagem, primeiramente a avaliação diagnóstica prévia realizada no início do ano letivo que possibilitou a identificação dos descritores com maior dificuldade, apartir desse ponto foram traçadas metas e objetivos a se atingir, feito isso foram desenvolvidas ações dentro de cada sala de aula, específica para cada grupo de alunos, com metodologias como, leitura, escuta, oralidade, trabalhos individuais e em equipes, aulas de reforço ministradas pelos próprios assessores do núcleo e outros. Através da avaliação dessas ferramentas e metodologias aplicadas na sala de aula podemos desenvolver outras ainda mais eficazes, o certo é que houve uma atenção especial para cada aluno e um tabalho focado especificamente na dificuldade do mesmo, ou seja, foi uma caminhada junta e passo a passo para o desenvolvimento das capacidades do aluno, trazendo assim resultados reconhecidos até mesmo pelos próprios discentes.
avatar
Cleiverson de Queiroz Mel
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Professor de história escola Edilson Façanha

Seg maio 04, 2020 1:31 pm
Avaliar não é apenas emitir uma nota e quantificar os erros.Avaliar é observar todo o processo de ensino,refletindo sobre o que deu certo e o que não ocorreu de forma a contribuir com o processo de assimilação do conteúdo por parte do aluno,é observar nesse processo ,onde o professor pode fazer uma ponte para sanar as falhas duvidas,falta de estimulo,etc.Na minha escola tem procurado fazer isso,através n.só de textos, mais também buscado, dentro da realidade do aluno,trabalhar com videos documentários ,debates ,onde os alunos possam se expressar de acordo com sua linguagem,vivência dentro de suas realidades, buscando assim inserir o conteúdo dentro do cotidiano de cada um deles,de acordo com o individuali e o social deles, da comunidade e da eacola,sem esquecer da realidade dos professores.Com isso acredito que se possa avaliar de maneira mais sensível e justa.
avatar
Isaias A. de Souza
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Fórum - Avaliação Escolar

Seg maio 04, 2020 2:36 pm
Isaias A. de Souza.
Escola Professora Raimunda Silva Pará.
Coordenador Pedagógico.

Conforme HOFFMANN (2009), avaliar envolve valor, e valor envolve pessoa. Avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem."

Baseado na citação de HOFFMANN, como podemos avaliar o aluno  adequadamente? Comente uma situação e/ou experiência que está dando certo em sua escola.

Com o desenvolvimento humano e a valorização do conhecimento, os sistemas modernos de ensino estão exigindo novos valores e novas práticas de avaliação em um mundo globalizado, em que as pessoas passam a ser consideradas a ferramenta principal para a transformação de informação em conhecimento. A avaliação na escola é uma ferramenta muito útil e deve ter seus propósitos bem explicitados para todos, principalmente para o aluno.
Não existe formula pronta para avaliar adequadamente o aluno, é um processo longo, de observação diária e contínua. Sabemos que durante toda sua permanência no ambiente escolar (e também) em alguns casos fora dele, o aluno está em constante desenvolvimento e observação.
A Avaliação diz respeito a fazer uma apreciação de algo, no caso da avaliação do processo de construção de conhecimento do aluno, essa deve se propor a verificar se os objetivos educacionais estão sendo atingidos e se o educando está desenvolvendo as habilidades necessárias aquele conteúdo ou programa. Neste sentido para Tyler (1974) a ideia do processo avaliativo consiste basicamente na determinação de quanto os objetivos educacionais estão sendo atingidos.
Face ao exposto, a importância de se verificar o contraste entre o institucional normativo e o efetivamente praticado. Tal discrepância configura um distanciamento entre o ideal (norma) e o real (prática). No que se refere ao processo avaliativo no ensino do Brasil, é notória a total diferenciação entre a realidade ilusória estabelecida por leis, pareceres, estatutos e regimentos e a realidade concretizada através da aplicabilidade prática nas salas de aulas.
Outro aspecto de extrema importância que precisa  ser citado, é a utilização constante da memorização na avaliação dos discentes, prática que precisa ser revista, apesar de ser um processo legítimo e necessário, faz com que a utilização quase que absoluta desta técnica coloca em segundo plano outros processos intelectuais de extrema relevância na formação profissional e acadêmica do alunado, como, por exemplo, debates, seminários, palestras e outros, que fornece os mecanismos necessários para o raciocínio crítico, resolução de problemas e facilidade na transformação de informação em conhecimento.
Contudo, pode-se observar que a avaliação tem uma função social importante, ela deve ser aliada num processo docente crítico e construtivo a serviço da aprendizagem dos alunos, no que diz respeito às suas capacidades cognitivas e sociais.
Avaliar não é nada fácil, porém, é importante que o professor se utilize de instrumentos diversos, observando os que mais se adequam a cada turma e/ou estudante. Muitas vezes num mesmo tipo de instrumento é necessário fazer algumas adaptações para contemplar alguns alunos. O professor precisa conhecer as particularidades de seus alunos e fazer adequações sempre que houver necessidade. Nunca poderá ocorrer a padronização única de um instrumento avaliativo.
avatar
ELIANE HELENA T. LABRES
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty AVALIAÇÃO ESCOLAR

Seg maio 04, 2020 3:10 pm
Sou a professora Eliane Helena Trombetta Labres, sou coordenadora pedagógica da Escola Duque de Caxias.
"Avaliar envolve valor, e valor envolve pessoa." Acredito que o processo de avaliação está cada vez mais claro para nós professores nessa perspectiva de que estamos avaliando seres humanos que sempre tem muito o que compartilhar e não apenas um mero receptor de conhecimentos. Avaliação deixou de ser um instrumento para medir conhecimento dos alunos e sim para saber o que os alunos não sabem e de onde deve partir o trabalho do professor ,que estratégias utilizar para que de fato o aprendizado do aluno se concretize, considerada um processo que deve ser realizado de forma contínua cumulativa e sistemática em relação a programação curricular.
Em nossa escola   avaliação é feita diariamente,  observando-se a autonomia dos alunos em realizar as tarefas, criatividade , confiança ou seja , qualitativamente de forma orientada e coerente com uma visão ampla da aprendizagem , as avaliações são metodologias utilizadas para diagnosticar e nortear nosso fazer pedagógico para saber de onde partir , decisões a serem tomadas sobre quais recursos utilizar para que a aprendizagem seja efetiva e de acesso a todos de maneira igualitária. Lembrando que nossos alunos são alunos de alfabetização e esse processo se dá gradativamente e por isso , também , é fundamental pensar na avaliação como diagnóstico para planejamento e qualidade de educação.
avatar
Amanda da Silva Menezes
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Assessora do Núcleo de Xapuri

Seg maio 04, 2020 3:14 pm
"Avaliar envolve valor, e valor envolve pessoa"
É assim que devemos proceder, enxergando os alunos como pessoas, que como quaisquer outras,  tem na sua vida momentos de alegrias, tristezas, problemas emocionais, sociais, de saúde, familiar etc. Temos que buscar compreender o motivo do insucesso escolar, para que possamos tomar as medidas adequadas para cada caso. Sabemos que o sistema exige uma nota,  e entender que essa nota deve ser construída no dia dia acadêmico do aluno e não em uma avaliação sem propósito pedagógico algum. Algumas das minhas experiências que posso compartilhar com vocês são: Ao iniciar o primeiro bimestre, fazer uma avaliação sobre os conhecimentos básicos que aquele aluno tem sobre a disciplina, nisso, você conhece melhor o aluno e ensina melhor. Sempre criar oportunidades para os alunos se auto avaliarem, para assim desenvolverem a noção de responsabilidade e uma atitude crítica. Uma oportunidade dessas, pode ser colocar no final da avaliação o que ele achou da avaliação, do nível das perguntas, se ele se preparou para fazer a prova, como ele julga o desempenho dele naquele bimestre etc. Ao criar uma avaliação, identificar em cada alternativa as competências e habilidades, para que na hora da correção, possa-se saber quais delas, os alunos tem mais dificuldades, assim como o objeto do conhecimento. Com isso terei em mãos dados e indicadores do que devo retomar e revisar.
avatar
CLARICE BRAGA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 04, 2020 3:32 pm
Hoffmann propõe para a realização da avaliação, na perspectiva de construção, duas premissas fundamentais: confiança na possibilidade do aluno construir as suas próprias verdades; valorização de suas manifestações e interesses. Isso implica em respeitar o tempo e as formas de aquisição dessas competências exigidas. Nesse processo, a resposta do aluno é ponto de partida para novas interrogações ou desafios que vão direcionar quais os caminhos e estratégia a serem adotadas dai para adiante.
É importante ressaltar que a educação é concebida como lugar de construção e de vivencias múltiplas, visando o desenvolvimento do aluno.
Nessa abordagem o educando é um ser ativo e dinâmico, que participa da construção de seu próprio conhecimento. Assim a  avaliação admite um significado orientador e cooperativo e por isso precisa ser realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno.
A principal função da avaliação escolar oferecer informações, dados ao professor, a equipe escolar e o próprio sistema no aperfeiçoamento do ensino.
Desde que utilizada com as cautelas previstas, fornece informações que possibilitam tomar decisões sobre quais recursos educacionais devem ser organizados quando se quer tomar o ensino mais efetivo.
É, portanto, uma prática valiosa, reconhecidamente educativa, quando utilizada com o propósito de compreender o processo de aprendizagem que o aluno está percorrendo em um dado curso, no qual o desempenho do professor e outros recursos devem ser modificados para favorecer o cumprimento dos objetivos previstos e assumidos coletivamente na escola.
avatar
Christian Moraes
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Precisamos mudar nosso pensar-ser-fazer

Seg maio 04, 2020 3:55 pm
Olá, me chamo Christian Moraes.

Sou professor de Arte pela manhã na escola José Rodrigues Leite, o famoso ÉTICA, e também, desempenho o papel de coordenador pedagógico pelo turno da tarde na mesma instituição. Tem sido um grande desafio transitar nos dois universos simultaneamente, pensar como professor, nas minhas estratégias de ensino, metodologias e avaliação dos meus alunos e em seguida, analisar e orientar os professores, verificar de como os mesmos, estão colocando seu modo de ensinar e avaliar dentro de suas disciplinas. Ratifico que, me estimula mais ainda, estudar e me aprofundar neste aspecto da avaliação, pois percebemos que, durante nossas experiências na sala de aula e na coordenação, é poder pensar em uma avaliação que contemple uma escola contemporânea, é incorporar uma avaliação de forma, diagnóstica, formativa, emancipadora, dialógica, mediadora, investigativa e significativa para o nosso aluno, e com isso, nos enxergarmos enquanto sistema educacional por meio do desempenho docente. Ao longo da trajetória diária e formativa, percebe-se a grande dificuldade de vários professores em colocar em prática esse modelo inovador de avaliação. Muitos optam, ainda pelo modelo tradicional de “dar a nota”, focando muito no que ele não sabe, do que propriamente, em que estágio de aprendizado ele se encontra. Acredito que, tudo relacionado ao âmbito educacional, tem que ser aprendido com muita prática e exercício. Em nossos discursos e formações, sempre queremos que os nossos alunos sejam protagonistas e descubram seus caminhos, sejam curiosos e bons leitores. Durante minhas experiências enquanto coordenador (ensino e pedagógico), ainda é muito presente nas escolas, professores que não são protagonistas no modo de exercer sua docência. Aprenderam de uma única forma de ensinar e avaliar, trazendo uma certa resistência para aprender as novas mudanças que a educação contemporânea nos propõe. É necessário que nós professores possamos sempre buscar evoluir nossas estratégias de ensinar, usar as novas metodologias que são disponibilizados para a sala de aula, nos atualizarmos com as mudanças da realidade dos nossos alunos. Traçando esse caminho e buscando cada vez mais, a qualificação teórico-prática do nosso ofício, conseguiremos cumprir o real papel da avaliação com os nossos alunos, como ressalta um trecho do texto O Mito da Avaliação da Aprendizagem, “Avaliar envolve valor, e valor envolve pessoa. Avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem”.
avatar
Jessica Souza
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Seg maio 04, 2020 3:57 pm
Jessica S. M. da Silva, escola Neutel Maia, sou professora.
Na minha opinião a avaliação deve ser vista de várias formas, pois não existe apenas uma forma de avaliar o aluno no ambiente da sala de aula. Acredito que devemos avaliar o aluno considerando seu aspecto cognitivo, a participação em sala de aula e considerar as provas bimestrais como um norte para que o próprio professor perceba o que ainda não foi aprendido pelo aluno.
Leciono a disciplina de Matemática e sei como, às vezes, essa matéria se torna excessivamente complicada para os alunos.
Para avaliar os alunos, este ano estou trabalhando com uma participação mais ativa dos educandos, fazendo-os pesquisar o conteúdo em grupos e apresentá-lo em sala de aula.
Dessa maneira, estou trabalhando no aluno a independência no estudo, para que ele perceba que tem capacidade e autonomia para aprender sozinho.
avatar
Greicesilva
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Sou Greice Silva professora das escolas Gov. Hugo Carneiro e Colegio Cristão Cruzeiro

Seg maio 04, 2020 3:58 pm
A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica. Devemos enquanto professor buscar conhecer ao máximo os nossos alunos, observa-los, fazer registros afim de compararmos a evolução de sua aprendizagem em sala, como respondeu as suas intervenções. Comparando assim durante todo o processo como o aluno estava, como evoluiu e como está saindo daquela etapa de ensino, valorizando sempre o que ele já sabe para dar subsídio ao que ainda vai ser ensinado. Enfim a avaliação deve ter uma finalidade diagnóstica, voltada para o levantamento das dificuldades dos alunos, com vistas à correção de rumos, à reformulação de procedimentos didáticos ou até mesmo dos objetivos.
avatar
Alcineia da Silva Oliveir
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 04, 2020 4:11 pm
Nessa direção,a atuação do Professor como orientador é assessor das atividades incluir lançar ou fazer emergir do grupo uma questão -probema;motivor é observar continualme as reações dos alunos,dando orientação quando necessário;salientar aspectos que não tinham sido observandos pelo grupo é que sejam importante para o encaminhamento do problema produzir ,juntamente com os alunos,um texto coletivo,que seja fruto de negociação da comunidade de sala de aula sobre os conceitos estudandos .
Entendida dessa forma,a atividade visa aplicar uma teoria na resolução das atividades e dar significado a aprendizagem e o respeito da importância dessa ferramenta tem como objetivo favorecer é estimular a articulação entre a realização da experimentação é o desenvolvimento da expressão oral é da escrita na construção dessas atividades o Professor suscita o interesse dos alunos .
avatar
Antonio Eduardo da Rocha
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação em Feedback - Escola Edílson Façanha

Seg maio 04, 2020 4:15 pm
Na conjuntura do pleno entendimento educacional, o professor passa ser um ser mediador, aquele que intermédia uma relação de problemas à serem resolvidos em ambas as partes tanto do aluno como do professor, uma vez que o  professor não é o único conhecedor de tudo, e sim um componente palpável daquele que busca solucionar os conflitos surgidos em seu roteiro contínuo de seu aprendizado. A avaliação jamais poderá ser excludente ou até mesmo punitiva, pois neste conceito nada acrescentará em conhecimento para o aluno e sim poderá acarretar alguns bloqueios de seu sistema organizacional mental trancando todas as gavetinhas dos conhecimentos, onde nesses compartimentos são depositados as memórias de interdisciplinariedade passando a conflitarem entre si, assim ocasionando sérios problemas do aluno no seu ensino aprendizado contínuo. Vale ressaltar que, para se tenha resultado positivo na avaliação do aluno, é necessário que seja feito uma parceria entre o avaliado (aluno) e o avaliador (professor) para que obtenham juntos o sucesso tão esperado. Umas das melhores ferramentas é o Feedback, pois nesse envio e devolutiva de conhecimento, findam o aluno e professor trocando conhecimento que neste caso, os dois saem vitoriosos com os objetivos alcançados.
avatar
Professora Ana Carolina J
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação Educacional

Seg maio 04, 2020 4:17 pm
Segundo  Jussara Hoffman  devemos, enquanto educadores, realizar o acompanhamento, passo-a-passo do educando durante a sua trajetória na construção do conhecimento.
avatar
Antonio Eduardo da Rocha
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação em Feedback - Escola Edílson Façanha

Seg maio 04, 2020 4:23 pm
Antonio Eduardo da Rocha Melo
Avaliação em Feedback - Escola Edílson Façanha

Na conjuntura do pleno entendimento educacional, o professor passa ser um ser mediador, aquele que intermédia uma relação de problemas à serem resolvidos em ambas as partes tanto do aluno como do professor, uma vez que o  professor não é o único conhecedor de tudo, e sim um componente palpável daquele que busca solucionar os conflitos surgidos em seu roteiro contínuo de seu aprendizado. A avaliação jamais poderá ser excludente ou até mesmo punitiva, pois neste conceito nada acrescentará em conhecimento para o aluno e sim poderá acarretar alguns bloqueios de seu sistema organizacional mental trancando todas as gavetinhas dos conhecimentos, onde nesses compartimentos são depositados as memórias de interdisciplinariedade passando a conflitarem entre si, assim ocasionando sérios problemas do aluno no seu ensino aprendizado contínuo. Vale ressaltar que, para se tenha resultado positivo na avaliação do aluno, é necessário que seja feito uma parceria entre o avaliado (aluno) e o avaliador (professor) para que obtenham juntos o sucesso tão esperado. Umas das melhores ferramentas é o Feedback, pois nesse envio e devolutiva de conhecimento, findam o aluno e professor trocando conhecimento que neste caso, os dois saem vitoriosos com os objetivos alcançados.
avatar
Paula Freire
Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/04/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Segundo Hoffman, como podemos avaliar o aluno adequadamente?

Seg maio 04, 2020 4:27 pm
Segundo a autora, é importante que o professor reconheça e interprete o aprendiz a partir do seu próprio olhar, isto é, que ele compreenda e reconheça cada educando como ser único e individual. É essencial que o mediatizador caminhe junto com o educando, isto é, inicie o processo junto, e que utilize os instrumentos de coleta de dados para avaliação de forma a verificar o percurso já trilhado e se está sendo encontrado alguma dificuldade, consequentemente, sanada juntamente. A avaliação não deve ser mais vista como um instrumento de rankeamento, mas de possibilidade de progressão de aprendizagem. Respeitando o tempo e as múltiplas aprendizagens.

No nosso caso, os objetivos de conhecimento devem ser desenvolvidos juntos (professor e aluno), os instrumentos de coleta de dados para avaliação devem ser estabelecidos de acordo com o que fora realizado em sala, de acordo com as potencialidades de cada mediatizado, através da averiguação dos resultados, haja progressão dos objetivos de conhecimento ou que seja modificada a prática, até que esse caminho seja trilhado passo a passo com o fim que é a aprendizagem de todos.
avatar
Érica Rocha
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Seg maio 04, 2020 4:40 pm
Professora Érica, leciono na Escola Estadual Rural Augusto Severo, em Cruzeiro do Sul-AC
A avaliação é um processo de construção do conhecimento, não deve se limitar apenas em notas.  Mas no que o aluno aprendeu, respeitando
as múltiplas possibilidades do nosso aluno. Priorizando os conhecimentos e as dificuldades dos mesmos.
avatar
Meire Elizeu
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Seg maio 04, 2020 4:48 pm
O processo de avaliação se constitue através de vários momentos da vida do aluno, de forma que não seja um julgamento de suas ações, mas sim de seu crescimento individual e coletivo.
avatar
daniloczs@hotmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação Modulo I

Seg maio 04, 2020 4:57 pm
O professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem pois,  para Hoffmann, o aparecimento de erros e dúvidas dos alunos, numa extensão educativa é um componente altamente significativo ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá ao docente a observação e investigação de como o aluno se coloca diante da realidade ao construir suas verdades. Ela distingue o diálogo entre professor e aluno como indicador de aprendizagem, necessário, à reformulação de alternativas de solução para que a construção do saber aconteça.
Conteúdo patrocinado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos