Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Francineia Melo da Silva
Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex maio 29, 2020 6:21 pm
MÓDULO I
ESCOLA FRANKLIN ROOSEVELT
FRANCINÉIA MELO DA SILVA
PROFESSORA DE GEOGRAFIA
PLÁCIDO DE CASTRO



Ao final do processo de ensino-aprendizagem é necessário verificar o quanto o aluno internalizou e aprendeu nas aulas. É um pouco polêmico discutir as diferentes formas de avaliação, pois, o modelo já tradicional é visto por muitos como falho e o seu resultado é praticamente ineficiente, com alunos estudando apenas para reproduzirem conceitos em um papel e obterem nota para serem aprovados nas matérias.
O modelo tradicional consiste, basicamente, no aspecto quantitativo. Nele, o estudante é um ser passivo, memorizador e reprodutor de conhecimentos. O processo para chegar a essa avaliação considera que o professor detém o conhecimento e “passa-o” ao seu aluno, que, como uma caixa, armazena informações tal qual foram passadas e reproduz no momento da avaliação, podendo ou não descartá-las após esse momento.
A nova LDB diz que a avaliação deverá ser “contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”. O que ela tenta propor é uma avaliação ao longo da rotina escolar e que meça a qualidade do ensino como um todo, não apenas uma avaliação final.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos