Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
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Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

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Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sáb maio 23, 2020 7:47 pm
Este fórum vale 2,5 pontos, sendo 1,5 pontos para sua resposta e 1,0 pontos para o seu posicionamento. Sendo que para efeitos de avaliação você deve realizar a sua participação, socializando no fórum sua resposta.

Atividade:
Caros professores,
Avaliar é uma das partes fundamentais durante o contínuo processo de ensino e aprendizagem. Os resultados de toda avaliação são essenciais para que os docentes, a partir das habilidades desenvolvidas ou não pelos alunos, possam direcionar sua prática pedagógica, dentre outras funções. Desse modo, considere as Recomendações Pedagógicas para a Elaboração de Itens Avaliativos e faça uma análise avaliativa de um dos itens a seguir.
Ao decorrer de sua análise, observe, principalmente, se o item apresenta:
1. A habilidade que se deseja avaliar.
2. Enunciado claro e preciso.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
5. Distratores plausíveis.

ITEM I:
Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Magali

ITEM II:
Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Tabela


ITEM III:

Forte terremoto no Peru é sentido no Acre e Amazonas
Um terremoto de magnitude 8.0, registrado às 2h41 da madrugada deste domingo (26), foi sentido no Peru, Equador, Brasil e Colômbia. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, foi o terremoto mais forte que o planeta sofreu este ano.
O epicentro do tremor foi a 114 quilômetros de profundidade, na localidade de Lagunas, na região do departamento de Loreto, no norte do Peru.
O tremor foi sentido em Cruzeiro do Sul, o município do Acre mais próximo de Loreto. O abalo também foi sentido em Rio Branco, capital do Acre, e Manaus, capital do Amazonas.
Não há informações sobre feridos, mas imagens nas redes sociais mostram danos em casas e prédios.
Disponível em: MACHADO, Altino.
https://www.diretodoplanal to.com.br/2019/05/forte-terremoto-no-peru-e-sentido-no.html>.  Acesso em: 22/07/19.

O texto foi escrito com o objetivo de:
(A) apresentar dados científicos sobre o forte terremoto no Peru.
(B) divulgar as cidades atingidas pelo terremoto de magnitude 8.0.
(C) noticiar sobre o importante Serviço Geológico dos Estados Unidos.
(D) instruir a respeito da magnitude do terremoto, registrado no Peru.
(E) informar sobre o terremoto ocorrido no norte do Peru, em Loreto.

Gabarito – Letra E



ITEN IV:

D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
A Cientificidade do Ensino
Pressuposto essencial à democracia é o "ser ativo" de quem a compõe. A democracia só é legítima quando aqueles que a constituem, o povo, for capaz de exercê-la com plena soberania e capacidade de fato. Por isso, compreendemos que a nação brasileira, só cumprirá com seus princípios constitucionais democráticos, quando possibilitar à população acesso aos instrumentos críticos e analíticos da sociedade: a sociologia e a filosofia, desde a base até a completude dos ensinos. Recente notícia do Governo Central anunciou o corte de 30% do orçamento das instituições públicas de ensino, focando na redução da carga horária da Sociologia e da Filosofia, pois não "geram retorno de fato". De fato, a qualidade do ensino prestado pelo Estado no decorrer dos últimos anos, no âmbito da Sociologia e da Filosofia, estava e está defasado. Matérias que, em sua natureza, possuem teor científico e têm por finalidade incitar o criticismo a partir do conhecimento dos fatos sociais e da evolução do "pensar" humano, tornaram-se meio para difamações políticas, ensino doutrinário e perda da cientificidade, ou seja, o seu propósito foi desconstruído. Vejo que o fator principal da crise político-social pelo Brasil, hoje vivenciada é justamente o posicionamento extremista dos governantes, atitudes essas que refletem no comportamento do povo.
É inerente, a Sociologia como estava sendo abordada é falha; mas sua "insignificância" é caótica. Não se trata de lado A ou B estarem certos, nenhum está; estamos em desacordo com as diretrizes constitucionais. Nosso ensino e as políticas públicas são arbitrárias, o ensino é politizado, a crítica é feita em cima de políticas partidárias. A Sociologia e a Filosofia são desconstruídas, pois se afastam da ciência que lhes dá nome, mas não deixam de ser essenciais. Há que se possibilitar seu correto modo de aplicação, a ciência. Só vivenciaremos uma relação proativa quando governo e povo forem capazes de andar em um mesmo rumo, o da Constituição.
Matteo Soares Ortigara Estudante de Direito na Universidade de Passo Fundo - Jornal do Comércio
Disponível em: https://www.jornaldocomercio.com/. Acesso em: 22/07/19.

No texto lido, pode-se observar que o autor menciona um fato no trecho:
(A) “Recente notícia do Governo Central anunciou o corte de 30% do orçamento das instituições públicas de ensino focando na redução da carga horária...”
(B) “...a nação brasileira, só cumprirá com seus princípios constitucionais democráticos, quando possibilitar à população acesso aos instrumentos críticos e analíticos da sociedade.”
(C) “...o ensino é politizado, a crítica é feita em cima de políticas partidárias. A Sociologia e a Filosofia são desconstruídas,”
(D) “Só vivenciaremos uma relação proativa quando governo e povo forem capazes de andar em um mesmo rumo, o da Constituição.”
(E) “Vejo que o fator principal da crise político-social pelo Brasil, hoje vivenciada é justamente o posicionamento extremista dos governantes...”

Gabarito – Letra A

Após a escolha e avaliação do Item, elabore sugestões que possam colaborar para uma melhor qualidade do Item escolhido.

Assista aqui a um vídeo com dicas de como utilizar o fórum.


OBS: O registro no fórum é optativo. Você pode responder ao fórum sem efetuar o registro. Basta ir no lado superior direito e clicar na opção "Responder ao Tópico".

OBS1: Para responder ao fórum, clique na opção "Responder ao Tópico" em azul do lado direito superior, coloque um nome, um título e digite sua resposta na parte de baixo destinada ao texto e envie.
IMPORTANTE: na área da sua resposta, inicie escrevendo seu nome completo, a escola onde trabalha e sua função na escola e logo após escreva sua resposta.
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Paulino Eduardo
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Questões de múltipla escolha

Seg maio 25, 2020 9:40 am
Sou Paulino Eduardo dos Amauacas Gomes de Tarauacá, trabalho na escola Governador Edmundo Pinto de Almeida Neto como professor regente na disciplina de matemática com Ensino Fundamental anos Finais.
Os itens são formulados de forma a apresentarem uma situação problema clara e objetiva que deve ser respondida por meio da escolha de uma das alternativas de resposta, compostas por um gabarito (resposta certa) e três ou quatro distratores (desatenção).
No enunciado devem-se apresentar todas as informações de que o aluno precisa para se situar sobre o que o item aborda e que é objeto de análise. Essas informações devem, também, ser suficientes para que ele compreenda claramente qual é o problema proposto e de que forma deve resolvê-lo.
O gabarito não pode dar margem à dúvida. Para evitar acertos ao acaso, os distratores têm que ser plausíveis, que têm a função de atrair quem não sabe e escolhe sem fundamento a resposta que lhe parece certa ou que o impressiona.
Nas alternativas não se deve misturar assuntos, criar detalhes para falsear, variar o foco, introduzir termos dúbios ou controversos, nem palavras que são pistas de resposta.
Na avaliação da aprendizagem é de suma importância definir os objetivos para cada item. O Professor pode, também, elaborar uma Matriz de Referência para as Avaliações. A Matriz define os conteúdos, as habilidades e as competências a serem avaliadas e apresenta os descritores para os itens.
• Consiste no delineamento do conteúdo da disciplina
• Consiste em decidir qual é o tipo mais adequado de questão, tanto à natureza do conteúdo quanto à complexidade da habilidade.
• Cria-se a estrutura a partir da problematização. Problematizar consiste em transformar um conhecimento em uma situação-problema.
É nesse processo que o elaborador encontra recursos para compor e redigir uma situação-problema bem contextualizada. Também, é a fundamentação teórica e a revisão bibliográfica que fornecem subsídios para a criação de distratores, que sejam respostas plausíveis, evitando-se alternativas inventadas ou mentirosas que pouco ou nada contribuem para a avaliação.
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ITAAN.OLEGARIO
Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Resposta ao Tópico IV

Seg maio 25, 2020 11:59 am
Itaan Barbosa Olegário - Assessor do Núcleo de Xapuri
O item escolhido para fazer a análise foi o 1 - Quadrinho da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla mas pelo menos dua habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2. Enunciado claro e preciso.
-Sim, por se tratar de um quadrinho o enunciado se torna simples e claro, no caso: "Leia o texto".
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, a articulação ficou muito boa, de modo a permitir uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno, eu teria colocado dois pontos ao final de "ficou" mas isso não prejudica a interpretação da questão.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta (aborrecida), não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas com determidados raciocínios (desolada e enojada), que são os distratores e itens descartáveis (triste e indiferente).
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Cleicimara Santos Neves C
Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Sugestão para uma melhor compreensão de atividade.

Seg maio 25, 2020 12:39 pm
Cleicimara Santos Neves Cunha, escola Diva Pereira, em Senador Guiomard.
Resposta ao item III. Forte terremoto no Peru é sentido no Acre é Amazonas.
1 dica: Visando que o objetivo do texto é passar uma informação sobre um terremoto, o texto poderá ser apresentado de forma mais clara e objetiva, pois nas alternativas da para se entender dias alternativas corretas;
2 dica: Para ficar um relato mais objetivo pode_se reduzir informações, sendo mais restrito ao que se quer repassar;
3 dica: O texto pode ser apresentado assim: Um terremoto de magnitude 8.0 registrado as 2h41 da madrugada deste domingo ( 26 ), foi sentido no Peru, Equador, Brasil ( MPs municípios de Cruzeiro do Sul e Rio Branco ), Amazonas ( no municipio de Manaus ). O Epicentro do tremor foi a 114 quilômetros de profundidade, na localidade de Lagunas, na região do departamento de Loreto, no norte do Peru;
4 dica: Com o texto mais objetivo, as alternativas ficam mais claras para um melhor entendimento.
Concluo assim minha posição para questão.
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valeria.vale
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação Escolar e seus desafios contínuos.

Seg maio 25, 2020 12:50 pm
Sou a professora Valéria.
Escola João Paulo II.
Esse módulo IV, foi muito importante para organizar uma avaliação adequada.
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Cristiano Oliveira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Seg maio 25, 2020 2:25 pm
Cristiano de Sousa Oliveira, Professor de Língua Portuguesa, na escola Raimunda Silva Pará.
Esse módulo IV, foi muito importante para uma avaliação adequada, como podemos melhorar com isso.
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Danuza Anesca
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Seg maio 25, 2020 2:36 pm
Danuza Anesca Nascimento de Lima,  Professora de Artes e Sociologia na escola Raimunda Silva Pará.
   Esse módulo IV, foi bem produtivo, para eu melhorar no meu processo de avaliação.
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CAISLA LIMA
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 25, 2020 2:53 pm
item  1
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla mas pelo menos dua habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2. Enunciado claro e preciso.
-Sim,  enunciado se torna simples e claro.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, a articulação ficou muito boa,  permitindo uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno, eu teria colocado dois pontos ao final de "ficou" mas isso não prejudica a interpretação da questão.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta (aborrecida), não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas com determidados raciocínios (desolada e enojada), que são os distratores e itens descartáveis (triste e indiferente).
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ELIANE LABRES
Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Elaboração de itens

Seg maio 25, 2020 3:40 pm
Olá, sou professora Eliane Helena Trombetta Labres, sou coordenadora pedagógica da Escola Duque de Caxias.
Esse módulo, elaboração de itens, fortaleceu muito a análise dos itens que elaboramos para nossas avaliações, lembrando de tudo que vimos sobre avaliação até agora nessa formação continuada. Analisando o item II, necessário identificar a habilidade pretendida, o suporte utilizado auxilia e se faz necessário para resolução, os distratores seguem a mesma estrutura e extensão, as alternativas estão letras maiúscula e entre parênteses, apresenta fonte, como o comando e os distratores são continuidade urilizou-se letra minúscula .No comando não se faz necessário o termo "abaixo", pensando no fundamental I se faz necessário o conhecimento, prévio, do termo obtido , os distratores não obedecem a ordem alfabética .
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CELMA NERY
Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Primeiro item (Magali)

Seg maio 25, 2020 5:22 pm
E.E.E.F.M.FRANKLIN ROOSEVELT
Celma Maria Nery de Oliveira
1. A habilidade está clara, "interpretar texto com auxilio de material gráfico". Só é possível chegar á resposta com o quadrinho. Mas podemos também acrescentar pelo menos mais uma habilidade que seria: "inferir o sentido de uma palavra ou expressão".
2. O enunciado é bastante claro. O mesmo (suporte e comando) conduz para a realização da atividade com sucesso.
3. O comando conversa perfeitamente com a resposta e o suporte. Apesar de apresentar uma falha quando fala: "no ultimo quadrinho", último nada , só tem um, único.
4. O gabarito não é obvio, exige do aluno um raciocínio, tento o mesmo que utilizar o quadrinho para chegar á resposta.
5. Os distratores são plausíveis pois exigem do aluno uma reflexão entre os sentidos das palavras com o que o texto apresenta.

Daniele Moura gosta desta mensagem

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Marlene Santana
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Atividade 1:Quadrinho de Magali

Seg maio 25, 2020 6:57 pm
As história em quadrinho é um gênero em que a linguagem verbal e não verbal,as personagens comunicam-se pela fala e pensamentos inseridos nos balões e essa atividade um fica claro e preciso o enunciado pois se torna simples muito claro.
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Débora Melo
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty A importância de avaliar

Seg maio 25, 2020 7:28 pm
Sou professora da escola Professor Josué Fernandes.
Podemos perceber quando o enunciado está bem claro, o aluno não encontra dificuldades na resposta, através de desenho ou gráfico facilita a compreensão dos nossos alunos, módulo maravilhoso para melhorar nos conhecimentos como professor , é reconhecer onde precisamos modifica-los.
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Cliciane
Mensagens : 8
Data de inscrição : 17/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 25, 2020 8:33 pm
Cliciane Maria Sales da Silva
O processo de avaliação da aprendizagem sempre esteve entranhado na prática do professor, o que resta agora aos educadores é se adaptar com os novos modelos de avaliação através do diagnóstico do dia a dia dos alunos, a interpretação e as análises e as reflexões é que rompe as barreiras do aprender e cabe ao professor orientar este aluno a se perceber como ser crítico capaz de transformar seus conhecimentos para tornar-se um sujeito autônomo. Percebemos que quando o enunciado está visível, o aluno não encontra dificuldades para responder.
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Cliciane
Mensagens : 8
Data de inscrição : 17/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 25, 2020 8:54 pm
Cliciane Maria Sales da silva.
Esse módulo está sendo muito pertinente para o momento,para avaliarmos nossos alunos de maneira adequada e eficaz.
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GENISVALDO - TARAUACA
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty ANÁLISE DO ITEM II

Seg maio 25, 2020 10:27 pm
Sou o Genisvaldo Silva de Albuquerque trabalho na escola Plácido de Castro em Tarauacá exerço a função de professor.
Análise do item II
1. A habilidade que se deseja avaliar.
Que o aluno reconheça a partir da ampliação ou redução de uma
figura, quais foram às alterações em seus lados, seu perímetro e sua área na malha quadriculada.
2. Enunciado está claro e preciso.
O enunciado está evidente o item que saber o que aconteceu com o perímetro da figura II em relação à figura I.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
O comando está adequado e não induz o aluno ao erro.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Acredito que poderia ter colocado a expressão dobrada em vez de duplicado.
5. Destratares plausíveis.
Se o aluno não possui conhecimentos de área e perímetro na malha quadriculada as opções erradas induziram ao erro, as opções estão plausíveis.
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mua
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Elaboração de itens avaliativo - modulo IV

Ter maio 26, 2020 12:13 am
Sou a professora Maricelia U. Alves de Brasileia, trabalho na escola Manoel Fontenele de Castro como professora regente na disciplina de geografia com ensino fundamental dos anos finais.
A formação continuada para nó professores está sendo muito importante para que possamos compreender de forma clara a importância da avaliação e de elaboração de itens que colabore para o desenvolvimento do aluno.
Citando um Trecho do texto: guia para elaboração de itens (questões) a partir das matrizes de referência para avaliação de educação de jovens e adultos (Fundação Bradesco) "As questões de uma avaliação medem o conhecimento, as competências e as habilidades que o aluno tem desenvolvidas em relação a um determinado conteúdo. Sendo assim, para que isso aconteça é muito importante que possamos compreender a importância de elaborar itens seguindo passos de que leve o aluno a compreender de forma clara. Os itens começa com o enunciado -suporte; o comando, o gabarito e os distratores. O item I segue com esses passos de habilidade que se deseja avaliar, enunciado claro, o comando, a alternativa correta e os distratores.
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José césio medeiros
Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty analise do item II

Ter maio 26, 2020 2:33 am
A avaliação a serviço da aprendizagem evita do professor estar apenas focado em fazer um item com a preocupação de apenas mensurar uma nota, isto é, ver apenas se o aluno acertou ou errou a questão (AVALIAÇÃO POBRE) mas possibilita ao professor usar o instrumento de avaliação a serviço da aprendizagem. Pois o professor percebe pelo conjunto da turma o que aconteceu no percurso do desenvolvimento da habilidade, o que aconteceu com a turma. Ao ver estatisticamente a tendência media de marcação das respostas ele pode identificar auto criticamente o que aconteceu nas suas aulas, o que levou a turma a ter aquele comportamento verificado no item. Vendo o item II ele comporta o descritor que ele quer avaliar. Sendo este ponto o mais importante que considero para a avaliação está a serviço da aprendizagem

9º ANO-descritor 5-Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados.do perímetro, da área em ampliação ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas

Agora analisarei os outros fatores que são importantes que são os distratores e suportes:
os distratores são PLAUSÍVEIS e o suporte ajuda na compreensão da questão pelo aluno.

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Ana Lúcia Vieira Sales
Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Análise avaliativa de item

Ter maio 26, 2020 9:08 am
Ana Lúcia Vieira, Escola Iracema Gomes Pereira, professora.

Irei analisar o Item I- Quadrinho da Magali, pois se assemelha mais ao que trabalho no Fundamental I (1º Ano), considerando as Recomendações Pedagógicas para a Elaboração de Itens Avaliativos.

Levando-se em consideração a habilidade que se deseja avaliar que é a interpretação de texto com auxílio de material gráfico, considero que está a contento. O enunciado está claro e preciso. Existe, sim, boa articulação entre o comando para a resposta adequada ao item e os distratores são plausíveis, pois são opções coerentes requerendo do discente uma atenção maior, tornando a atividade desafiadora.

Como sugestão, escolheria um quadrinho com uma expressão mais da nossa região, muito embora o contexto da expressão “Bah!” favoreça a compreensão do que a Magali quis dizer. Para os alunos maiores (9º Ano – público a quem o item foi direcionado), poderia haver mais desafios, com uma quantidade de quadrinhos maior e mais enunciados explorando esses quadrinhos, englobando até mais de uma habilidade.
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Maria Maciane dos Santos
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 26, 2020 9:50 am
Sou Maria Maciane dos Santos Freitas, trabalho na escola Vicente Celso Brandão em Feijó e a área que atuo é Professora.
Então, vou falar um pouco sobre o Item I, onde é estímulo que o estudante mobilize recursos cognitivos, a fim de solucionar o problema apresentado com bases do suporte e responder ao que é solicitado pelo comando da resposta.
O importante é que o enunciado, com ou sem suporte apresente todos os dados e informações necessários à solução do item.
E ficou bem claro no item I, suporte, comando para resposta, gabarito é distratores, sendo assim possível o aluno conseguir responder a questão corretamente.
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Francicleia da Rocha
Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Analisando item I

Ter maio 26, 2020 10:17 am
Meu nome é Francicleia da Rocha Derze, trabalho no Instituto São José, na função coordenadora de ensino.
Sabemos que elaborar itens não é tarefa fácil, é preciso conhecer todo o processo. Desde a definição da matriz até a impressão gráfica dos itens. Neste fórum, a proposta é avaliar um item. Farei algumas considerações sobre o item I.
Com relação a habilidade podemos dizer que o item contempla que é interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc);
No que diz respeito ao enunciado da questão, acredito que não está tão claro e preciso, pois está escrito “No último quadrinho...” e só temos um quadrinho. No entanto, esse probleminha não impede que a questão seja resolvida.
Já em relação ao comando da questão e a resposta acredito que não está tão claro o que se pretende saber, que é o que significa a expressão bah! Que somente quem conhece a Magali e com a ajuda da imagem consegue entender que ela está aborrecida porque não esperava um príncipe e sim alguém que pudesse lhe oferecer comida.
O gabarito está correto. A resposta a questão neste contexto é mesmo aborrecida.
No que concerne aos distratores , devem ser plausíveis e devemos evitar alternativas que podem ser excluídas como no caso de triste.
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Disrhaely de Oliveira Bar
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Análise de itens avaliativos

Ter maio 26, 2020 12:57 pm
Meu nome é Disrhaely de Oliveira Barbosa, sou professora regente do 4°ano B, no período vespertino, na escola jornalística José Chalub Leite. A análise realizada será do item .
1. A habilidade que se deseja avaliar. O comando está relacionado à habilidade que se deseja avaliar, este item contempla de forma clara ao delimitar o
Que está sendo pedido.
2. Enunciado claro e preciso. O enunciado contempla os estímulo necessários para que o aluno mobilize cognitivos, em busca de solucionar o problema proposto.
3. Boa articulação entre o comando para resposta. O item 1 possui apresenta uma relação pertinente entre o comando e a resposta. Não induz o aluno a resposta correta, mas o orienta de maneira objetiva para que este seja capaz de selecionar a resposta correta.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. As alternativas apresentam a mesma estrutura e são todas bem elaboradas; apresenta alternativas com a mesma extensão e a mesma forma de
apresentação. Dessa forma evitará que o aluno identifique a alternativa correta ou incorreta apenas pela observação do seu tamanho, ou por qualquer
outra diferença de formato em relação às demais.
5. Distratores plausíveis. Os distratores das alternativas incorretas B, C e D trazem informações presentes no texto, mas nenhuma delas corresponde ao tema nele desenvolvido. Dessa forma os alunos que escolheram qualquer
uma dessas alternativas revelam ainda não terem desenvolvido tal habilidade, pois tomaram como
resposta correta informações pontuais presentes no texto, identificando-as como sendo a resposta correta.
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Giovannagomes
Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty A avaliação

Ter maio 26, 2020 2:43 pm

Sim, na minha opinião, o enunciado foi claro e preciso, facilitando no entendimento e na resposta correta.
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Izabel Correia
Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação Escolar

Ter maio 26, 2020 3:04 pm
Boa Tarde!
Sou a professora Izabel Correia dos Santos Monteiro, trabalho no Núcleo de Tecnologia Educacional ( N.T.E ) e atualmente estou exercendo a função de Coordenadora.
Este módulo IV, a temática -Elaboração de Itens Avaliativos, distribuídos em textos e vídeos e salientando também, os comentários dos colegas nos fóruns posso
afirmar que agregou muitos conhecimentos na minha prática pedagógica. Fica a experiência de que, Avaliar é REFLETIR sobre uma determinada realidade, visto que os dados e informação gerados pela avaliação possibilitam um julgamento que conduz a uma tomada de decisão.
Parabéns aos mestres que conduziram tão sabiamente este curso!
Que Deus continue abençoando a todos!
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Francisco Lopes
Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Meios de avaliação

Ter maio 26, 2020 3:34 pm
Professor Francisco das Chagas de Araújo Lopes
Ensino Médio - Escola Nazira Anute de Lima - Manoel Urbano, AC
Comumente os mecanismos de avaliação têm optado por questões de múltipla escolha, o que estabelece uma relação de identidade com o termo “item”. Para avançarmos em relação ao usual, devemos analisar tal termo e sua relevância no contexto da ideia de resposta ao Item, e sua amplitude até modelos conceituais facilitadores de equivalência para avaliações comparáveis entre diversos níveis populacionais e temporais.
Os modelos praticados classificam as respostas do estudante ao que lhe é demandado pela avaliação.
Individualmente os itens se relacionam com uma questão de múltipla escolha permitindo avaliar somente uma habilidade, a que se pretende para o estudante, em seu domínio sui generis estremando erro e acerto.
Conquanto, sublinhando a resposta do estudante à avaliação, constata-se o conceito de item para tipos diversos de provas de múltipla escolha e para contextos diferentes do de uma avaliação ampliada.
O simples fato de o termo “item”, originar-se das avaliações em larga escala, conduz uma prática avaliativa mormente balizada, por sua própria natureza, a questões de múltipla escolha o que acabe apontando para a necessidade de diversos instrumentos de avaliação
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Mariluce Torquato de Sous
Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty ANÁLISE DE ELABORAÇÃO DE ITEM

Ter maio 26, 2020 4:16 pm
Mariluce Torquato de Sousa, professora da Escola de Ensino Fundamental Rosaura Mourão da Rocha, Tarauacá.
Item III: Forte terremoto no Peru é sentido no Acre e Amazonas.
1. A habilidade que se deseja avaliar. A habilidade em questão é interpretar o texto, logo se observa que no texto tem informações que possivelmente deixaria o aluno confuso na hora de resolver a questão.
2. Enunciado claro e preciso. O enunciado contempla em partes, já que a maioria de nossos alunos têm dificuldades de interpretar o que está lendo.

3. Boa articulação entre o comando para resposta. Em parte sim, pois o comando poderia ter sido elaborado de outra forma, facilitando a interpretação do mesmo.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. As alternativas apresentam a mesma estrutura, extensão e forma de apresentação, exatamente obedecendo ao que é recomendado. Mas, dá a entender que tem mais de uma opção correta.

5. Distratores plausíveis. Os distratores têm que ser plausíveis. As opções  incorretas A, B, C e D  trazem informações presentes no texto, mas, da forma como foram elaboradas dá margem ao aluno interpretar mais de uma opção correta.
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