Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
Ir para baixo
avatar
Andressa Queiroz da Silva
Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty MÓDULO IV

Dom Jun 07, 2020 12:40 pm
Profa. Andressa Queiroz da Silva - Língua Portuguesa - Edilson Façanha

De acordo com a atividade proposta pelo módulo, o item a ser analisado será o I.
Desse modo, considerando as Recomendações Pedagógicas para a Elaboração de Itens Avaliativos, o Item I:

1. A habilidade que se deseja avaliar.
Identificar o gênero textual e a partir da leitura do gênero compreender o termo utilizado.
2. Enunciado claro e preciso.
Sim.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Sim.
5. Distratores plausíveis.
os distratores, produzem informações importantes para a avaliação, na medida em que apontam possíveis caminhos de raciocínio dos estudantes, delimitando a etapa do desenvolvimento da aprendizagem em que o estudante se encontra. Assim, os distratores que apresentam soluções supondo erros que os estudantes costumam cometer são mais plausíveis de serem escolhidos por aqueles que não consolidaram a habilidade requerida, oferecendo informações sobre as dificuldades encontradas. No caso de distratores que são imediatamente descartados, a resposta correta surge do processo de eliminação e não da ação reflexiva sobre a tarefa solicitada. Portanto, é recomendável que não se proponham alternativas mutuamente excludentes, nem que sejam construídas de forma a induzir o acerto por exclusão.
avatar
Mirian Souza de Oliveira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Análise de Itens na avaliação

Dom Jun 07, 2020 7:11 pm
E.E.R. Flávia Barros Pimentel
Mirian Souza de Oliveira Lopes

Item escolhido; 1
1- Habilidade contemplada; interpretar o texto com auxilio de ilustração.
2-Enunciado claro e objetivo.
3-O comando indica de maneira clara e a tarefa a ser realizada;
4-Alternativas de respostas adequadas, contem apenas uma resposta correta;
5-Distratores plausíveis e coorente.

avatar
Neila Aparecida.cardoso@
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Módulo IV

Dom Jun 07, 2020 8:33 pm
Item I
No último quadrinho a expressão "bah" revela que a menina ficou
A) Irritada
B) Surpresa
C) Pensativa
D) Triste
E) Feliz .

No Item anterior ' aborrecida, triste, indiferente e desolada', pode confundir o aluno e levar ao erro, uma vez que aborrecida e desolada =.
avatar
ANDRESSA OLIVEIRA
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty AVALIAÇAO DO ITEM MAGALI

Dom Jun 07, 2020 10:05 pm
1. A questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar, que é interpretação de texto com material gráfico.
2. O enunciado está simples e bem claro.
3. Boa articulação entre o comando para resposta, permitindo uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno.
Os conhecimentos adquiridos nesta formação foram de suma importância, para nos auxiliar na formação de nossos queridos alunos.
avatar
Sandra Santos Silva
Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Módulo IV

Seg Jun 08, 2020 11:00 am
Sou Sandra Santos Silva, trabalho na Escola Rosaura Mourão da Rocha e estou atuando como coordenadora pedagógica.

Com base no material proposto irei analisar o item I.
No tocante a habilidade a proposta contempla o item. O suporte é plausível, porém não há referências. No tocante ao enunciado em que se refere “no último quadrinho” sendo que há um único quadrinho poderia ser melhorado por apenas (A expresão “Bah”...)
Os distratores são plausíveis e o gabarito está correto


avatar
Rocinete Santos
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Jun 08, 2020 11:09 am
A formulação de itens avaliativos requer o domínio por parte não somente das nomenclaturas que compõem a questão, mas também a compreensão das competências e habilidades que se deseja que o aluno aprenda. Nos itens III e IV, observa-se uma articulação coerente entre enunciados, comandos e gabaritos, contudo não há suporte em nenhum dos itens. O que não interfere na compreensão textual. Os enunciados são compostos por comandos claros de frase incompleta. No segundo item há o trabalho com a habilidade de se distinguir fato de opinião e no primeiro o trabalho com a intencionalidade do texto que seria o de informar. Os distratores apresentam plausividade em ambos os itens. Na questão IV o domínio da habilidade é imprescindível para o acerto, pois dentre os distratores há um que não apresenta marcas persuasivas de opinião tão claras, sendo necessário recorrer ao contexto do texto.  

Rocinete Santos - Coord. (a) Ensino - CZS
avatar
Mariozan ferreira /ML
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty AVALIAÇÃO

Seg Jun 08, 2020 11:48 am
ITEM 1

1. A habilidade está clara, "interpretar texto com auxílio de material gráfico". Mas podemos também acrescentar pelo menos mais uma habilidade que seria: "inferir o sentido de uma palavra ou expressão".
2. O enunciado é bastante claro.
3. O comando conversa perfeitamente com a resposta e o suporte.
4. O gabarito não é obvio, exige do aluno um raciocínio, tento o mesmo que utilizar o quadrinho para chegar à resposta.
5. Os distratares são plausíveis pois exigem do aluno uma reflexão entre os sentidos das palavras com o que o texto apresenta.

Na avaliação da aprendizagem é de suma importância definir os objetivos para cada item. O Professor pode, também quando necessário, elaborar uma Matriz de Referência para as Avaliações.
Sempre criar uma a estrutura a partir da problematização. Transformando um conhecimento em uma situação-problema, bem contextualizada.
Respostas plausíveis, evitando-se alternativas inventadas ou mentirosas que pouco ou nada contribuem para a avaliação.
avatar
Helileis Marinho
Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Módulo IV - Elaboração de Itens Avaliativos

Seg Jun 08, 2020 4:14 pm
Olá, Boa Tarde!
Sou a professora Helileis Maria Fonteneles Marinho. Coordenadora de Ensino na escola Edmundo Pinto de Almeida Neto, em Tarauacá.

Sabemos que a elaboração de itens não é tarefa fácil e mesmo não sendo uma temática nova, pois já foi abordada em algumas pautas de formação continuada nas escolas, ainda é uma questão complexa e muitos professores apresentam dificuldade na elaboração. Por isso considero essa abordagem do Módulo IV da Formação Continuada em Avaliação Escolar muito importante.

Considerando as Recomendações Pedagógicas para a Elaboração de Itens Avaliativos abordadas nesse módulo, ao analisar o item I, fiz algumas observações:

A habilidade abordada no referido item, é claramente indicada pelo D5 (Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso).

O enunciado está claro e preciso, mas com relação ao comando podemos perceber uma incoerência, pois está escrito “No último quadrinho” e o suporte apresenta apenas um quadrinho.

O gabarito está correto e todas as alternativas obedecem às orientações, tais como: estão escritas com letras iniciais minúsculas por serem subsequentes a um comando formado por frase incompleta; estão equivalentes conforme a forma, comprimento, estrutura gramatical; estão ordenadas segundo uma ordem lógica (alfabética). Porém as opções deveriam está representadas por letras maiúsculas entre parênteses: (A), (B), (C), (D) e (E).

Quanto aos distratores, apresentam-se como alternativas incorretas plausíveis por serem semelhantes ao gabarito quanto à ordem de grandeza e à forma de apresentação.
avatar
mcbelini@bol.com.br
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Elaboração de itens avaliativos

Seg Jun 08, 2020 6:15 pm
Marcia Cristina Belini, professora de História na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Pedro de Castro Meireles em Acrelândia.
Item a ser analisado: ITEM 1;
1- Habilidade que se deseja avaliar:
Contempla perfeitamente a habilidade desejada (interpretação através de quadrinhos).
2- Enunciado claro e preciso:
Sim, pelo enunciado ("Leia o texto:") o aluno poderá entender de forma clara.
3- Boa articulação entre o comando para a resposta:
Ficou boa, de forma que o aluno venha completar a frase com a palavra correta.
4- Alternativa de resposta adequada ao item:
Sim, a alternativa correta (aborrecida) leva o aluno refletir sobre o significado das outras alternativas.
5- Distratores plausíveis:
O item tem alternativas bem elaboradas, nada de coisas absurdas ou ridículas.
avatar
Fátima silva e silva
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Módulo IV

Seg Jun 08, 2020 7:41 pm
Sou professora de História do ensino médio da escola Maria de Nazaré Santiago, e Manoel Braz de Melo localizada na rural de Cruzeiro do sul I-levando em consideração as Recomendações Pedagógicas para a Elaboração de Itens Avaliativos no ensino fundamental deve ser da letra A até a D.
II- Sobre a habilidade que se deseja avaliar. O comando está relacionado à habilidade que se deseja avaliar, este item contempla de forma clara ao delimitar o que está sendo pedido.
II- O item 1 possui relação pertinente entre o comando e a resposta, orienta de maneira objetiva para que este seja capaz de selecionar a resposta correta.
IV- Quanto as alternativas, todas estão bem elaboradas; apresentam- se com a mesma extensão e a mesma forma de apresentação.
V- Os distratores das alternativas incorretas B, C e D trazem informações presentes no texto, mas nenhuma delas corresponde ao tema desenvolvido nele.

avatar
Marleidesantos
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Jun 08, 2020 11:37 pm
O item I apresenta:
1. A habilidade que se deseja avaliar.
Sim.
Interpretar texto com auxílio de material gráfico.
2. Enunciado claro e preciso.
Sim. Fica bem claro analisar e compreender.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. a alternativa correta (A). após a leitura e observação da imagem, o aluno consegue identificar, facilitando assim a marcar a opção correta.
5. Distratores plausíveis.
Bem elaborados de acordo com o contexto.
avatar
Jocilene M. C. Ozorio
Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty AVALIAÇÃO FORMATIVA IV

Ter Jun 09, 2020 9:17 am
Olá, sou Jocilene Maria da costa Ozorio, Gestora da Escola Rosaura Mourão da rocha,
Em primeiro lugar para elaborarmos itens é preciso conhecermos todo o processo de elaboração, como: definição da matriz, impressão gráfica etc.., a respeito do enunciado da questão, não está tão claro, Com relação a habilidade podemos dizer que o item contempla, pois interpreta texto com auxílio de material gráfico diversos (propagandas, quadrinhos, fotos, etc); Já em relação ao comando da questão e a resposta não está tão claro o que se pretende saber, que é o que significa a expressão bah! Pois, só quem conhece a Magali.e com a ajuda da imagem consegue entender que ela está aborrecida. O gabarito está correto, os distratores devem ser plausíveis evitando a alternativa que podem ser excluída (triste e indiferente).

avatar
jaicilene1@hotmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Após a escolha e avaliação do Item, elabore sugestões que possam colaborar para uma melhor qualidade do Item escolhido.

Ter Jun 09, 2020 11:09 am
Maria Jaicilene Costa da Cruz, professora na escola Maria de Nazaré Santiago em Cruzeiro do Sul.
Resposta ao item III.
1: Tendo em vista que o objetivo do texto apresentado neste item era de transmitir uma informação, creio que o texto ora apresentado foi conciso e cumpriu com a habilidade que se desejava avaliar.
2 : Sim, o enunciado ultilizado foi muito claro ao declarar " o texto foi escrito com o objetivo de:". Assim notamos que o mesmo é bem direto e claro, pois quer saber o objetivo de texto.
3 : A articulação ultilizada na questão é boa pois evidencia bem o que se pretende saber.
4 : As alternativas de respostas apresentadas ao item foram bem elaboradas, todas iniciam com o verbo no infitivo já que se procura saber o objetivo do texto. Creio que apresenta um grau de dificuldade médio, mas estão claras para a interpretação.
5. O item traz um texto, enunciado e questões bem elaboradas, por tanto exige do aluno uma certa capacidade de reflexão e raciocínio, que são os distratores.
avatar
jaicilene1@hotmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Após a escolha e avaliação do Item, elabore sugestões que possam colaborar para uma melhor qualidade do Item escolhido.

Ter Jun 09, 2020 11:23 am
Maria Jaicilene Costa da Cruz, professora na escola Maria de Nazaré Santiago em Cruzeiro do Sul.
Resposta ao item III.
1: Tendo em vista que o objetivo do texto apresentado neste item era de transmitir uma informação, creio que o texto ora apresentado foi conciso e cumpriu com a habilidade que se desejava avaliar.
2 : Sim, o enunciado ultilizado foi muito claro ao declarar " o texto foi escrito com o objetivo de:". Assim notamos que o mesmo é bem direto e claro, pois quer saber o objetivo de texto.
3 : A articulação ultilizada na questão é boa pois evidencia bem o que se pretende saber.
4 : As alternativas de respostas apresentadas ao item foram bem elaboradas, todas iniciam com o verbo no infitivo já que se procura saber o objetivo do texto. Creio que apresenta um grau de dificuldade médio, mas estão claras para a interpretação.
5. O item traz um texto, enunciado e questões bem elaboradas, por tanto exige do aluno uma certa capacidade de reflexão e raciocínio, que são os distratores.
avatar
Patrícia Ferreira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Quadrinho de Magali

Ter Jun 09, 2020 3:16 pm
Patrícia Ferreira, Escola Juarez Ibernon, professora.

Item para fazer a análise: Quadrinho de Magali.

- Habilidade que se deseja avaliar.
O item apresenta perfeitamente a habilidade que se pretende avaliar que é " interpretar texto com auxílio de material gráfico", podendo ser trabalhadas mais outras habilidades, como por exemplo, inferir o sentido de uma palavra ou expressão ou identificar uma informação implícita.
- Enunciado claro e preciso.
Por se tratar de um quadrinho, o que facilita a compreensão, o enunciado está muito claro.
- Boa articulação entre comando e resposta.
A articulação entre comando e resposta ficou muita boa.
- Alternativa de resposta adequada ao item.
A opção de resposta não está muito clara ao item, o que exigirá do aluno maior atenção ao responder a questão, o que é muito bom.
avatar
78lrol@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Bah por Aff (?)

Ter Jun 09, 2020 6:46 pm
Luiz Roberto de Oliveira Lima - Esc.
Sebastião Pedrosa – História. Módulo IV:
Análise de construção de ITENS de avaliação.
ITEM I:
Acredita-se que a maioria dos critérios foi contemplada. Por exemplo, a habilidade objetivada, presente na questão. Porém, quanto ao texto-base, foi usada uma expressão comum à apenas uma região do Brasil - "Bah" - região Sul, mais precisamente no Estado do Rio Grande do Sul. O que para um(a) estudante de outra região poderia nao ser conhecida (talvez). Como alternativa sugere-se o uso de um termo surgido em ambiente virtual - "Aff" - portando, mais amplo, crendo-se ser possível alcançar o mesmo objetivo, sem alterar muito a ideia do Item. Devido a isso, notou-se difculdade em interpretar o gabarito. Contudo, no geral é uma questão bem apreciada e atrativa, por conter imagem, humor e linguagem simples e rápida.
avatar
Ariana da Silva Alencar B
Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Ariana da Silva Alencar Brandão, escola professora Cristina Maia.

Ter Jun 09, 2020 8:29 pm
O item 1 foi o escolhido para a análise:
1- A habilidade avaliada nós procedimentos de leitura e compreensão de partes do texto em um conjunto com a imagem estão claras.
2- O enunciado poderia acompanhar a primeira parte da história para ficar mais Claro.
3- O comando e a resposta se completam.
4- A resposta está adequada a pergunta.
5- Os distratores estão plausíveis, porém todos poderiam ser sentimentos diferentes.
avatar
janayra nascimento jacome
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Minha experiência

Ter Jun 09, 2020 9:04 pm
JANAYRA N.J./ ESCOLA S. FRANCISCO A. I / 4 ANO

item Iv
o texto esta muito bem elaborado, porém um texto muito grande , que cansa o aluno só de olhar, desmotiva e o induz ao chute. Eu escolheria um texto menor. Também melhoraria o enunciado dizendo o que pode ser um fato e o que pode ser uma opinião e deixando o aluno livre para marcar a alternativa de acordo com o com o que foi visto nas aulas. No mas creio que ele esteja de acordo
avatar
Clarisse Frank
Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty ANÁLISE AVALIATIVA DE ITENS

Qua Jun 10, 2020 10:30 am
Sou Clarisse Frank Tartari, trabalho na escola Nazira Anute de Lima em Manoel Urbano.

O item escolhido para análise foi o III, o qual apresenta um texto informativo referente a um terremoto. Texto simples e de fácil entendimento para o aluno.
O item não apresenta a habilidade que se deseja avaliar. Porém apresenta um enunciado claro e objetivo, boa articulação entre comando e resposta, as alternativas apresentam a mesma estrutura, extensão e forma de apresentação, obedecendo ao que é recomendado e os distratores são plausíveis, pois todos contém informações que estão no texto.
avatar
Pedro Felipe
Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/05/2020
Idade : 29
Localização : Mâncio Lima, AC

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Análise avaliativa do item I

Qua Jun 10, 2020 12:11 pm
Sou Pedro Felipe Souza Silva, trabalho na escola Juzarez Ibernon e Maria de Nazaré Santiago na função de Professor do EM.
O item escolhido para ser analisado foi o I Quadrinho.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
R: Creio que a questão se adequa muito bem a habiidaade que se deseja avaliar.
2. Enunciado Claro e preciso.
R: O enunciado está muito claro por se tratar de um quadrinho, é visiviel o fácil entendimento na palavra de ordem para uma ação "Leia o Texto".
3. Boa Articulação entre o comando para resposta.
R: A articulação entre o comando para a resposta ficou otima, pois existe uma ideia de subordinção entre as expressões contidas no quadrinho.
4. Alternativas de resposta adequada ao item.
R: Entre as alternativas de resposta não estão faceis, isso vai exigir um pouco mais de raciocínio e atenção do aluno.
5. Distratores plausiveis.
R: O quadrinho apresenta alternativas muito bem elaboradas para que isso venha gerar um nível de dificulade, com questões plauseiveis de serem respondidas.
avatar
Valderlandia Alcantara A
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Analise de item

Qua Jun 10, 2020 1:14 pm
Sou  a professora  Valderlandia  Alcantara  Aquino trabalho na escola Rosaura Mourao da Rocha em Tarauacá exerço a função de professora.
Analise do item 1
1. A habilidade que se deseja avaliar.
Que o aluno seja capaz de interpretar texto com auxílio de material gráfico, ), porém também contempla mas pelo menos dua habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto)..
2. Enunciado claro e preciso.
O enunciado está evidente o item que saber o que significar a expressao.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, a articulação ficou muito boa,  permitindo uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno..
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa a aborrecida, não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas com determinados raciocínios .
avatar
Albanisa de Queiroz Morei
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty módulo IV: Analise de item I

Qua Jun 10, 2020 2:18 pm
ITEM 1
1. A questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar, que é interpretação de texto com material gráfico.
2. O enunciado está simples e bem claro.
3. Boa articulação entre o comando para resposta, permitindo uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno.
4. O gabarito não é obvio, exige do aluno um raciocínio, tento o mesmo que utilizar o quadrinho para chegar à resposta.
5. Os distratares são plausíveis pois exigem do aluno uma reflexão entre os sentidos das palavras com o que o texto apresenta.

Essa formação nos ensinou as diversas nuances e desafios do processo de avaliação, destacando a problemática atual. Sendo que esse módulo, representa a junção das informações que já vinham sendo trabalhadas e colocadas em prática. Além disso as histórias em quadrinho é um gênero em que a linguagem verbal e não verbal está presente, e que podemos trabalhar a parte gramatical junto ao gênero textual, pois, as personagens comunicam-se pela fala e pensamentos inseridos nos balões, é uma atividade simples e clara, que facilita a interpretação do aluno.
avatar
Sueli Macedo Valadão
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Elaboração de itens

Qua Jun 10, 2020 2:21 pm
Sueli Macedo Valadão Teixeira
       Escola Diva Pereira de Souza
       Coordenadora de Ensino


               Avaliação do Item I
               
                   1. Neste item consta a habilidade que deseja avaliar.
                   2. O enunciado não está claro, pois diz " No último quadrinho" só há um quadrinho.
                   3. Não há uma boa articulação devido o enunciado.
                   4. As alternativas de resposta estão adequada ao item.
                   5. Os distratores estão plausíveis.
avatar
Edson Moreira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty RESPOSTA AO FÓRUM

Qua Jun 10, 2020 6:26 pm
Edson de Almeida Moreira, trabalho na escola Santo Izidoro nas turmas da EJA, em Senador Guiomard

O item que escolhi para analise foi o item I: Quadrinho da Magali .

Essa atividade tem:  
1º) A habilidade que se deseja avaliar que seria: "Interpretar texto com o  auxilio de material gráfico diverso" que foi o quadrinho da Magali.
2º) Enunciado claro e preciso: ela tem o enunciado bem  que seria "Leia o texto" e tem o texto em quadrinhos;
3º) Boa articulação entre o comando para resposta: possui o comando que seria a pergunta referente ao texto " no ultimo quadrinho, a expressão "Bah!" revela que a menina ficou" foi utilizada uma frase incompleta;
4º) Alternativas de respostas adequada ao item: a resposta dessa questão seria a alternativa A ( aborrecida ), a resposta tem haver com a pergunta e está bem adequada. leva o aluno a refletir sobre a resposta certa.
5º) Distratares Plausíveis: todas as alternativas são plausíveis, temos a resposta certa e temos duas alternativas parecidas com a certa e temos duas alternativas mais simples e diferentes das demais, elas podem até ser descartadas. isso vai levar o aluno a pensar e vai ser desafiado para encontrar a resposta.
avatar
Joceli Mesquita Bispo
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Resposta ao Forúm elaboração de item

Qua Jun 10, 2020 6:45 pm
Óla sou a professora Joceli Mesquita de Tarauacá, escola Edmundo Pinto de Almeida Neto.


Atividade analise do item III

A habilidade que se deseja avaliar esta de acordo só acho que não deveria ter tantas informações.O enunciado deste item está claro e preciso de bom entendimento. A uma Boa articulação entre o comando para resposta, as alternativas de resposta estão adequada ao Item e os dístratores são plausíveis.aprendi muito sobre isso por ter dificuldades em fazer perguntas adequadas e plausíveis a meus alunos.
Conteúdo patrocinado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos