Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
Ir para baixo
avatar
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua maio 27, 2020 7:11 pm
61212288220 escreveu:ITEM II
Durante o curso vimos que os itens são formulados de forma a apresentarem uma situação problema clara e objetiva que deve ser respondida por meio da escolha de uma das alternativas de resposta, compostas por um gabarito (resposta certa) e três ou quatro distratores (desatenção), diante dessa informação o item escolhido contemplou essa estrutura. Porém , acredito que o enunciado não apresentou todas as informações de que o aluno precisa para se situar sobre o que o item aborda e que é objeto de análise, pois como vimos, essas informações devem, também, ser suficientes para que ele compreenda claramente qual é o problema proposto e de que forma deve resolvê-lo. O gabarito do item não dar margem à dúvida, evitando assim, acertos ao acaso, os distratores são plausíveis, podendo cumprir a função de atrair quem não sabe a escolher sem fundamento a resposta que lhe parece certa ou que o impressiona. Minha humilde opinião!

Olá, boa noite!
Qual o seu nome, professor (a)?
Obrigada pela participação.
avatar
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty SOBRE A ANÁLISE DOS ITENS

Qua maio 27, 2020 7:26 pm
Boa noite, professores e professoras!
Que bom contar com a participação de vocês.
Continuem fazendo as análises dos itens.

Obrigada!
avatar
Socorro Freire
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliação de Itens

Qua maio 27, 2020 7:26 pm
Verificando os itens apresentados e analisando  o item I, é possível identificar que  a habilidade está de acordo com o que se pretende avaliar, pois  trata-se  de uma interpretação com auxilio de material gráfico. Em relação ao enunciado é bem simples e de fácil compreensão, já no que se refere ao comando este é à base da questão e consequentemente o sucesso ou fracasso da resposta, está claro e objetivo. Referente  às alternativas,  estão de acordo com o suporte. Os distratores realmente estão plausíveis, se não houve uma boa interpretação causa duvidas de qual a resposta correta e isso faz destes  eficientes. Portanto, quando falamos de  sugestões para a melhoria do item I, colocaria  a tirinha completa não só o ultimo quadrinho, poderia mudar o dialogo e contemplar o descritor 03 inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Para tanto, é importante ressaltar que itens bem elaborados contribuem no processo de avaliação, pois temos a consciência do que realmente queremos avaliar em cada atividade desenvolvida.
avatar
58606505234
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty RESPOSTA DO FÓRUM ITEM III

Qua maio 27, 2020 7:43 pm
Francisca Deg-Lani Chaves de Araújo, professora do 5º ano da Escola Boa União e Coordenadora da EJA no Núcleo de Senador Guiomard. No item não há o descritor que avalia a habilidade a ser aferida. O enunciado apresenta uma falta de organização das informações, sendo que não deixa de ter clareza no texto. Existe uma boa articulação entre o comando composto de frase incompleta para a  resposta. Nas alternativas há adequação ao que é proposto no item, com única alternativa correta e distratores plausíveis, supondo erros possíveis que os alunos possam ter.
avatar
leoleal47@hotmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliação e seus itens

Qua maio 27, 2020 8:09 pm
Sou professora Raimunda Nonata Guedes da Rocha, trabalho na escola João Paulo II na turma de 1 ano.
O módulo IV sobre a elaboração de itens, foi muito importante para que possamos adquirir um conhecimento melhor de como organizar uma avaliação adequada, assim, como todos os conteúdos sobre avaliação que estudamos nessa formação continuada. Nesse modulo, no item 1, podemos ver claramente que o enunciado está de fácil entendimento, onde o aluno irá encontrar a resposta facilmente através de desenho ou até mesmo de gráficos. Esse Módulo IV maravilhoso possibilitou adquirir e aumentar meu leque de novos conhecimentos de como avaliar e como avaliar, como também melhorar minha profissão.

avatar
Vanessa Santos
Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Análise do item I

Qua maio 27, 2020 9:49 pm
Vanessa da Silva Santos - Coordenadora Pedagógica - Escola São Francisco de Assis I

O item escolhido para a análise foi  item I.
O item comtempla a habilidade a qual se destina, principalmente pela expressão no rosto da personagem. Mas também poderia contemplar outras duas habilidades (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto), o que não é aconselhado. O enunciado está claro e o comando bem articulado com a resposta. O gabarito não é muito óbvio, mas possível de ser  respondido, o que torna a questão desafiadora. Os distratores são plausíveis para  o item.
É um item bem elaborado,  mas deve-se tomar alguns cuidados ao utilizar expressões pouco usadas na região ("Bah"), para não prejudicar a resposta do aluno.
avatar
Antonio Silvanir
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty A importância da avaliação

Qua maio 27, 2020 10:15 pm
Sou Antonio Silvanir Cavalcante de Jordão trabalho na Escola Manoel Rodrigues de Farias como professor regente, Ensino Fundamental anos iniciais.
“A avaliação acontece a todo momento e em várias atividades
da nossa vida. Estamos sempre fazendo apreciações sobre o
que vemos, fazemos, ouvimos, o que nos interessa ou nos
desagrada. Estamos sempre julgando algo ou alguém. E como
gostamos de usar adjetivos! Praticamos a avaliação quando
estamos em uma fila de banco ou de supermercado: para
alguns, o atendimento é rápido; para outros, pode ser
percebido como lento. Praticamos a avaliação quando estamos
fazendo compras em uma feira: analisamos os preços,
comparamos, pechinchamos e decidimos pela compra de um
ou outro produto. Ao assistirmos a um programa de televisão,
em casa, junto a nossos familiares, fazemos comentários
sobre a apresentação dos atores, suas roupas, os temas
debatidos e a maneira de tratá-los. Recomendamos ou não o
programa para outras pessoas. Tudo isso é avaliação. Dizemos
com frequência: “o desempenho desse artista é ótimo!”; “esse
filme é denso”; “a música do filme é relaxante”; “como os
preços estão altos!”. Os adjetivos estão sempre presentes em
nossas apreciações” (Villas Boas).
avatar
Deise Maria Abreu Catão
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui maio 28, 2020 8:22 am
Sou Deise Maria de Abreu Catão – Coordenadora Geral do Núcleo de Educação de Tarauacá.
A avaliação é essencial no processo de ensino e aprendizagem. Ela nos permite identificar se o aluno está avançando em seus conhecimentos como também entender suas dificuldades para ajuda-los a superar. Entretanto, a ação de elaborar itens ainda é uma tarefa complexa, pois requer uma reflexão acerca do que se vai avaliar, quem avaliar e como avaliar, considerando uma série de elementos importantes para que possamos, de fato, alcançar os objetivos propostos.
Analisando o item III, observamos que faltou o enunciado a fim de estimular o aluno a mobilizar seus recursos cognitivos (ex: Leia o texto, etc). O suporte é um texto claro, inclusive com referências para o leitor. O comando apresenta-se de forma clara e objetiva.
Embora esse item não apresente o descritor, identificamos que, pelo gabarito, ele visa avaliar apenas uma habilidade da Matriz de Referência de Língua Portuguesa, no caso o D 12.
As alternativas de respostas foram elaboradas com distratores plausíveis, coerentes e apresenta somente um gabarito, sendo, pois, adequados ao item e apresenta-se numa mesma extensão.
A sugestão para melhorar a qualidade do item ora analisado, seria acrescentar o enunciado inicial, mobilizando o receptor a realizar a leitura do texto, como também indicar a habilidade a ser desenvolvida.
avatar
vaniatk
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui maio 28, 2020 8:27 am
Sou Vânia Lúcia Melo Monteiro, trabalho como Coordenadora de Ensino no Núcleo de Educação de Tarauacá.
O curso nos ajudou muito, levando-nos a refletir sobre a nossa prática pedagógica. Indagações sempre irão surgir quando formos avaliar nossos alunos. Será que estamos no caminho certo, ou é hora de revermos nossos instrumentos de avaliação e fazermos os ajustes necessários para uma melhor aprendizagem e uma educação de qualidade?
Precisamos de muito cuidado na elaboração de itens de uma avaliação porque eles nos mostram o conhecimento, as competências e as habilidades que o aluno tem desenvolvido em relação ao conteúdo trabalhado. Esse item precisa ser claro, objetivo e de fácil compreensão.
Analisando o item IV percebemos a falta de estímulo inicial no enunciado, visando à mobilização do leitor à leitura. Consideramos que o suporte é extenso, o que dificulta o processo de leitura e compreensão por parte do receptor, já que o tempo em provas objetivas é limitado. Verificamos que o comando está claro e objetivo, o qual avalia apenas uma habilidade da Matriz de Referência de Língua Portuguesa, no caso o D 14. As alternativas estão colocadas em letras maiúsculas e entre parênteses, apresentam cinco opções de respostas por se tratar de um item voltado para o Ensino Médio, apresenta um gabarito e distratores plausíveis, com uma extensão bem similar à do gabarito. Vale ressaltar que as respectivas alternativas de resposta estão adequadas ao item e podem ser verificadas no suporte (texto). Como sugestão colocaria no enunciado um estimulo inicial (Ex: Leia o texto) e suporte menos denso.
avatar
Adriana Borba
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Texto imagético

Qui maio 28, 2020 9:09 am
A história em quadrinhos além de ser um texto com linguagem verbal e não verbal é versátil e multidisciplinar,pode ser usado de formas variadas e em funções muito distintas.Os textos imagéticos tem variações e serve para que a atratividade do texto seja explicita.Dessa forma,um mesmo texto pode ser usado em situaçoes diferenciadas que vai desde a simples observação até uma leitura complexa.
avatar
Erveli da Silva
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Módulo IV ( AVALIAÇÃO E SEUS ITENS)

Qui maio 28, 2020 9:23 am
Sou a professora Erveli Silva de Brasiléia, trabalho na escola Cel. Manoel Fontenele de Castro.
A formação continuada para nós professores esta sendo importante para revermos  a importância da avaliação e a elaboração de itens que  para o desenvolvimento do discente. Ao analisar o item I, com relação a habilidade podemos dizer que o item contempla a interpretação do texto com o auxílio de material gráfico.Só é possível chegar a resposta com o quadrinho. Mas podemos acrescentar pelo menos uma habilidade que seria: inferir o sentido de uma palavra ou expressão. O enunciado é bastante claro. O comando conversa perfeitamente com a resposta e o suporte, apesar de apresentar uma falha na fala: no "último quadrinho" último nada, só tem um. O gabarito não é óbvio, exige do aluno um raciocínio. E os distratores são  plausíveis, pois exigem do aluno uma reflexão entre os sentidos das palavras.
avatar
rodileyotaviano@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui maio 28, 2020 10:05 am
José Francisco Cunha Otaviano, Tarauacá, Assessor Pedagógico do Núcleo de Educação de Tarauacá.

Análise do item I – Quadrinho

Ao analisar esse item percebe-se que ele atende aos quesitos apresentados:
1. A habilidade que se deseja avaliar – comtempla sim a habilidade em destaque (interpretar texto com auxílio de material gráfico...);
2. Enunciado claro e preciso – sim, apesar de ser apenas um quadrinho a situação comunicativa é clara e precisa para a habilidade que se deseja;
3. Boa articulação entre o comando para resposta – ficou bem articulada, permitindo uma boa interpretação ao aluno;
4. Alternativas de resposta adequada ao Item – está adequada e exige do aluno um certo grau de compreensão;
5. Distratores plausíveis – são plausíveis e estimula os alunos a terem um maior raciocínio para escolha da alternativa correta e para descarte das outras.
O papel dos instrumentos de avaliação, como as provas e os testes escolares e outros, é funcionar como estímulos cuja função é provocar respostas que sejam a expressão das aprendizagens e manifestação dos conhecimentos e habilidades que a constituem. Princípios didáticos e orientações teóricas são muito importantes no processo de elaboração de itens, uma vez que questões desse tipo devem ser redigidas de forma clara e precisa. Uma questão deve informar ao avaliando o que se exige dele e como o mesmo deve proceder. Erros de comunicação, decorrentes da má qualidade da questão, podem estimular resultados pouco fidedignos.
avatar
Francineida Araújo
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Resposta do Fórum - Módulo IV

Qui maio 28, 2020 10:14 am
Sou Francineida de A. Ferreira, professora na Escola Plácido de Castro em Tarauacá.
Ao analisar o Item 1 notei que:
1- A habilidade que se deseja avaliar está presente já que, interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso, no caso o quadrinho está explicito na questão.
2- O enunciado está claro e preciso pois, por se tratar de quadrinho fica mais fácil para o aluno compreender a questão.
3- Boa articulação entre o comando para a resposta está adequado, induzindo o aluno à responder corretamente.
4 - A Alternativas de resposta adequada ao item está de acordo pois, mesmo que ao ler o que está escrito no balão não se perceba imediatamente a resposta correta, isso fica claro ao observarmos a expressão física da Mônica.
5- A maioria dos distratores estão plausíveis, com exceção de TRISTE, o que leva o aluno a excluir tal resposta, já que não existe nenhuma relação entre ela e o assunto em questão.

















avatar
Francisca Raydinelli
Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Elaboração de itens avaliativos

Qui maio 28, 2020 10:49 am
Sou Francisca Raydinelli Torres de Oliveira, trabalho na escola Flávia Barros Pimentel de Plácido de Castro como professora da disciplina de Geografia.
O item escolhido foi o 1:
1. A habilidade que deseja avaliar
A questão estava de acordo com o descritor citado, houve um vocabulário de fácil compreensão, coerente e contempla as perspectiva de enquadramento de uma boa avaliação.
2. Enunciado claro e preciso
O enunciado foi claro e direto sem induzir o aluno ao erro.
3. Alternativas de resposta adequada ao item
A demonstração da figura foi bem construtiva o que ajudou possívelmente ao acerto do aluno, porém ele precisa de algumas habilidades para o maior embasamento para a resposta certa da questão.
4. Alternativas de resposta adequada ao item
As alternativas apresentam uma mesma estrutura, porém se o aluno não tiver um determinado conhecimento, ele irá ficar em dúvida de duas ou mais alternativas.
5. Distratores plausíveis
Os distratores tem como função avaliar o nível de concentração e interpretação das alternativas, e nessas alternativas houve uma certa indução ao erro.
avatar
crishyla@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Análise Item I

Qui maio 28, 2020 11:05 am
Cristiane Alencar da Silva, escola Manoel Braz de Melo, função coordenadora pedagógica
Análise do Item I
1. A habilidade que se deseja avaliar: Sim, pois está de acordo com “Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (quadrinho, no caso);
2. Enunciado claro e preciso. Sim, pois explicita o que deseja da questão, ou seja, a análise da expressão “Bah!” dentro daquele contexto. (Apenas não entendi porque o enunciado da questão apresenta a expressão “No último quadrinho”, sendo que só há um quadrinho a ser analisado).
3. Boa articulação entre o comando para resposta. Sim, pois há clareza no comando e as respostas estão bem articuladas.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. Sim. Quem elaborou a questão colocou alternativas pertencentes a uma mesma classe gramatical: adjetivos. E, ainda os organizou por ordem alfabética.
5. Distratores plausíveis. Sim. Além de pertencerem à mesma classe gramatical, levam o aluno a refletir, ler mais de uma vez o quadrinho analisando tanto a parte verbal quanto a não-verbal para chegar à conclusão da resposta.
avatar
Elenilson Sousa Santos
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Escola estadual Pedro de Castro Meireles, Disciplina Geografia

Qui maio 28, 2020 11:20 am
A atividade III contempla todas os itens de avaliação proposta na observância , fala de habilidade que se deseja avaliar. no tema, o enunciado é claro e preciso e atende todos os aspectos avaliativos.
avatar
Leidisseia
Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Análise do Item I

Qui maio 28, 2020 11:49 am
Leidisséia Alves de Castro
Escola Pe. Diogo Feijó
Prof. De Língua Portuguesa de oitavos e nonos anos.

A escolha do item I me levou a analisar sobre a linguagem verbal e não verbal que se apresenta. A habilidade ficou evidente, o descritor que acompanha a questão pede que o aluno interprete o texto com auxílio de material gráfico diverso. A história em quadrinho, incompleta, com humor faz uma crítica social. A Magali, personagem da Turma da Mônica, conhecida por gostar de comer muito, prefere um personagem real que representa alguém que sacie sua fome a um personagem romanceada que faz parte da ficção. E com isso, ela se mostra aborrecida.
O enunciado encontra-se, como mencionara anteriormente, incompleto, pois faz menção ao segundo quadrinho, sendo que o primeiro quadrinho não aparece na questão. Logo, nos leva a crer que não foi boa a articulação entre o comando e a resposta, pois no comando consta uma informação que não condiz com a imagem do quadrinho. E para responder, o aluno precisará recorrer ao material gráfico ( não verbal) e a linguagem escrita (verbal).
As alternativas da resposta são apropriadas ao contexto. Podemos perceber na imagem não verbal, a expressão fisionômica de Magali revela aborrecimento, o que aparece como alternativa, logo são adequadas, pois o aluno poderá associar isso a resposta correta, o que levará a descartar as demais respostas, por isso os distratores são plausíveis.
Então, para melhorar a questão, seria correto a professora ter anteriormente trabalhado com gibis da Turma da Mônica, para os alunos terem acesso às informações das características da personagem Magali, trata-se de um conhecimento prévio, além do mais, não ter omitido o primeiro quadrinho, ou ainda ter reformulado o enunciado: No quadrinho acima a expressão “Bah” revela que a menina ficou...

avatar
francicley de melo
Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty módulo 4

Qui maio 28, 2020 12:28 pm
Plácido de Castro
Escola Franklin Roosevelt
Francicley de Melo marques
Professor de Educação Física

ITEM I.
1. O texto está perfeitamente em concordância com descritor 5.

2. O enunciado traz uma linguagem clara, assim como a imagem facilita a percepção do estado em que a personagem se encontra.

3. O comando destaca muito bem a expressão "bah" facilitando assim o entendimento da pergunta.

4. De acordo com a vídeo aula as alternativas deveriam está em ordem crescente, ou seja, da palavra menor para a maior.

5. os distratores estão perfeitos, todos se tratam de estado de espírito.
avatar
LUCIENE CRISTINA
Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui maio 28, 2020 12:40 pm
Escola Manoel Machado, zona rural de Rio Branco
Professora: Luciene


A avaliação acontece a todo momento e em várias atividades, as propostas são ações ou situações que favoreçam a aprendizagem dos conteúdos. O aluno desenvolverá, o tipo de conteúdo que foi ensinado e  as informações necessárias  para que se situe sobre o item abordado. Essas informações devem, também, ser suficientes para o aluno compreender claramente qual é o problema proposto e de que forma deve resolvê-lo. Neste caso falamos da história em quadrinhos retirada de uma revista bastante conhecida pelos alunos.
1. A habilidade que se deseja avaliar: Sim, pois está de acordo com “Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (quadrinho, no caso);
2. Enunciado claro e preciso. Sim, pois explicita o que deseja da questão, ou seja, a análise da expressão “Bah!” dentro daquele contexto. (Apenas não entendi porque o enunciado da questão apresenta a expressão “No último quadrinho”, sendo que só há um quadrinho a ser analisado).
3. Boa articulação entre o comando para resposta. Sim, pois há clareza no comando e as respostas estão bem articuladas.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. Sim. Quem elaborou a questão colocou alternativas pertencentes a uma mesma classe gramatical: adjetivos. E, ainda os organizou por ordem alfabética.
5. Distratores plausíveis. Sim. Além de pertencerem à mesma classe gramatical, levam o aluno a refletir, ler mais de uma vez o quadrinho analisando tanto a parte verbal quanto a não-verbal para chegar à conclusão da resposta.
avatar
Isaac lima
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty RE IV MODULO ITEM 1

Qui maio 28, 2020 1:24 pm
Isaac Lima, professor Educação Fisica, Escola Maria de Nazre Santiago
item 1

- Sim, a questão coerente esta de acordo com a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), infere liguagem verbal e nao verbal, modulo exelente para ampliar o conhecimento a respeito da formação, muito bom.
avatar
Maria Silvana Alberto Gom
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui maio 28, 2020 1:49 pm
Sou a professora Maria Silvana Alberto Gomes da Silva, trabalho na escola São Luiz Gonzaga localizada no município de Plácido de Castro. Como sou da área de Linguagens optei pelo item I.
1-A habilidade que se deseja avaliar
A questão está no molde adequado para avaliar, pois utiliza a linguagem verbal e não verbal e isso facilita a compreensão do aluno.
2- o enunciado é claro e preciso
Discordo um pouco, pois fala no último quadrinho, sendo que só apresenta um quadrinho. Poderia ter colocado a tirinha completa e utilizado no enunciado da questão apenas o último quadrinho.
3- Boa articulação para o comando da resposta
Sim, houve uma boa articulação ao utilizar a junção da expressão e da imagem para que o aluno análise e responda.
4-Alternativas de respostas adequadas ao item.
Sim, foi a mais aproximada pela atitude da garota, mas sugere outras ideias e isso é interessante, pois dificulta um pouco e leva o aluno a reflexão para responder.
5-Distratores plausíveis.
Apresenta sim alternativas plausíveis, assim como, opções que logo de imediato são descartadas.

avatar
Marilenne Portela
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Análise avaliativa do item I - HQ

Qui maio 28, 2020 2:32 pm
Marilene de Araújo Portela - Escola, Instituto São José, 3º ano EFI, Tarauacá-Acre.
Avaliação do quadrinho I - Magali e o Príncipe.
1. A habilidade que se deseja avaliar - a interpretação de texto com auxílio de material gráfico diversos (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.) completasse com a habilidade pretendida.

2. Enunciado claro e preciso - O item enunciado está claro e preciso, "Leia o texto".

3. Boa articulação entre o comando para resposta - O item avaliado esta bem elaborado pois contem os distratores e o gabarito.

4. Alternativas de resposta adequada ao Item. - O item avaliado também foi muito bem elaborado, pois não deixa claro e nem dá pistas da reposta correta, exige raciocínio do aluno e não fosse do contexto do HQ.

5. Distratores plausíveis - A interpretação dos distratores da-se pela observação e leitura da imagem, portanto, não requer completa atenção do aluno e os distratores estão ali para levar a um possível erro do aluno que não conseguiu compreender o conteúdo, os distratores do HQ foram bem elaborados.
avatar
Ana Raquel Silva Souza
Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui maio 28, 2020 3:16 pm
Ana Raquel, Epitaciolândia/Ac.

Item escolhido .1 Quadrinho.
1-interpretar textos com auxílio gráficos ou conseguir detectar uma informação implícita .
2-sim, claro e preciso.
3-sim.
4-sim , entretanto não tão fácil assim de resolver .
5-sim , o que pode causar a dúvida ao aluno na hora de responder .
avatar
RUTE CAMILO
Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui maio 28, 2020 3:17 pm
Professora Rute Camilo - 2º ano Ens. Fund. I, Escola São Luiz Gonzaga.
Item 1 - Observando a habilidade do item I, percebo que não é pertinente ao que se busca ao avaliar, visto que pergunta se refere a "expressão", e não a comportamento ou elementos gráficos. Incluiria a habilidade D2 e/ou reformularia o enunciado.
D2 - Realizar inferência do sentido de uma palavra ou de uma expressão em um texto.
Nos demais, todos corresponde ao que é proposto na avaliação. Apresenta:
Like a Star @ heaven Enunciado claro e preciso.
Like a Star @ heaven Boa articulação entre o comando para resposta.
Like a Star @ heaven Alternativas de resposta adequada ao Item.
Like a Star @ heaven Distratores plausíveis.
avatar
analimaferreirapc@hotimei
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliaçao e Itens

Qui maio 28, 2020 3:32 pm
Sou professora Ana Maria Ferreira de Lima,leciono na Esc:José Francisco da Silva,município de Plácido de Castro-Ac.
    O que aprendi sobre a elaboraçâo de itens,é que torna o contexto da teoria de resposta ao item com modelos conceituais e estatísticos
para que se criem escalas para avaliaçôes.Cada item identifica-se com uma questâo de múltipla escolha e avalia uma única habilidade pretendida para o aluno,
delimita o significado do erro e do acerto.
Conteúdo patrocinado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos