Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
Ir para baixo
avatar
61212288220
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Ter maio 26, 2020 4:24 pm
ITEM II
Durante o curso vimos que os itens são formulados de forma a apresentarem uma situação problema clara e objetiva que deve ser respondida por meio da escolha de uma das alternativas de resposta, compostas por um gabarito (resposta certa) e três ou quatro distratores (desatenção), diante dessa informação o item escolhido contemplou essa estrutura. Porém , acredito que o enunciado não apresentou todas as informações de que o aluno precisa para se situar sobre o que o item aborda e que é objeto de análise, pois como vimos, essas informações devem, também, ser suficientes para que ele compreenda claramente qual é o problema proposto e de que forma deve resolvê-lo. O gabarito do item não dar margem à dúvida, evitando assim, acertos ao acaso, os distratores são plausíveis, podendo cumprir a função de atrair quem não sabe a escolher sem fundamento a resposta que lhe parece certa ou que o impressiona. Minha humilde opinião!
avatar
Regiane Estevam
Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/05/2020
Idade : 47
Localização : Sena Madureira

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Ter maio 26, 2020 4:29 pm
ITEM II
Durante o curso vimos que os itens são formulados de forma a apresentarem uma situação problema clara e objetiva que deve ser respondida por meio da escolha de uma das alternativas de resposta, compostas por um gabarito (resposta certa) e três ou quatro distratores (desatenção), diante dessa informação o item escolhido contemplou essa estrutura. Porém , acredito que o enunciado não apresentou todas as informações de que o aluno precisa para se situar sobre o que o item aborda e que é objeto de análise, pois como vimos, essas informações devem, também, ser suficientes para que ele compreenda claramente qual é o problema proposto e de que forma deve resolvê-lo. O gabarito do item não dar margem à dúvida, evitando assim, acertos ao acaso, os distratores são plausíveis, podendo cumprir a função de atrair quem não sabe a escolher sem fundamento a resposta que lhe parece certa ou que o impressiona. Minha humilde opinião!
avatar
699.606.902-53
Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Emilene vieira

Ter maio 26, 2020 4:36 pm
Olá!sou Emilene vieira Silva,de Tarauacá-Acre,trabalho como docente na escola Rilza Maria Daniel do nascimento.
Tudo que foi abordado durante este curso sobre avaliação escolar,foi de suma importância.contudo o módulo IV trouxe uma abordagem bastante interessa e necessária a prática pedagógica.fala_se muito sobre tipos de avaliações, metodologias, recursos...todavia os destratores ainda são poucos mensionados,e nesse último módulo , particularmente tive a oportunidade de aprender ,de lembrar,descobrir e redescobri a cerca da importância de usar os destratores de forma correta durante o planejamento e elaboração de uma avaliação.
Sem dúvidas deixar clara as habilidades ,formular o enunciado de maneira clara e precisa,usar uma boa articulação entre o comando e a resposta é algo fundamental,tanto pro aluno,quanto para o professor.

avatar
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 26, 2020 5:01 pm
Para que se tenha uma eficiente forma de avaliação, uma questão de prova deverá apresentar no seu enunciado todas as informações necessárias ao aluno para que se situe sobre o que o item aborda e que é objeto de análise. Essas informações devem, também, ser suficientes para o aluno compreender claramente qual é o problema proposto e de que forma deve resolvê-lo.
Devemos atentar para o formato de avaliação se se utiliza questão de múltipla escolha ou questão subjetiva como por exemplo uma redação, que por muitas vezes é um instrumento de avaliação e, nesse caso, seu pretende uma resposta clara do aluno, que vem a ser a própria redação, que não pode ser fragmentada sem perda de sentido e propósito, ainda que exija do aluno diversas habilidades que compõem a competência de escrever.
avatar
Janete Azevedo Brandão
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty ANÁLISE DE QUESTÃO

Ter maio 26, 2020 5:02 pm
Escolhi o item I para fazer a análise (texto em quadrinho da Magali).
Quanto a habilidade que se deseja avaliar, vejo que a questão contempla perfeitamente, porém e notável que poderíamos usar o mesmo texto para trabalhar outros descritores com: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto, por exemplo.
Para o tipo de texto, o enunciado deixa claro o que o aluno deve fazer primeiramente: "Leia o texto".
A articulação entre o comando e a resposta está clara e precisa , porém é possível observar que o suporte apresenta apenas um quadrinho, o comando de resposta se refere como se o texto tivesse mais de um quadrinho. Isso pode deixar o aluno confuso.
As alternativas de resposta, estão adequadas, pois apresentam distratares plausíveis, fazendo com que o aluno coloque em jogo seu raciocínio para chegar ao gabarito da questão.
avatar
nildapfj@gamil.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Análise item II

Ter maio 26, 2020 5:47 pm
O item  II  está  redigido de  forma positiva.

1.A habilidade que se deseja avaliar.
A finalidade desse item é avaliar a habilidade do estudante reconhecer  a partir da ampliação ou redução de uma figura, quais foram às alterações em seus lados, seu perímetro e sua área na malha quadriculada;
 2. Enunciado claro e preciso.
O enunciado contem informações necessárias para a resolução da atividade solicitada.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
O comando para a resposta é parte do enunciado, está  claro e objetivo . Contempla um único descritor da Matriz de Referência e ainda apresenta  uma frase incompleta.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Considerando que o item II é adequado à serie a que se destina (9º ano), a   linguagem é clara e objetiva .
5. Distratores plausíveis.
As opções estão plausíveis, pois  atrai os alunos que ainda não dominam  o assunto  área e perímetro na malha quadriculada a procurar “chutar” a resposta.
avatar
Maria Francineide
Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Análise avaliativa de item

Ter maio 26, 2020 6:31 pm
Análise avaliativa do item I

• O item apresenta a habilidade que se deseja avaliar;
• O enunciado está claro e preciso;
• Houve uma boa articulação entre o comando e a resposta, embora o suporte não esteja coerente com o comando, pois dar a entender que há mais de um quadrinho no suporte.
• Um outro ponto a ser questionado no suporte é em relação ao texto, pois alguns alunos podem não entender a expressão utilizada pela Magali, por não conhecerem sua característica de comilona nas histórias em quadrinho.
• As alternativas de resposta adequada ao Item, com exceção da alternativa (triste);
• Alguns distratores foram plausíveis, mas houve alternativa excludente, induzindo o acerto por exclusão, como no caso do distrator (triste).
avatar
Séfora Paula
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Resposta do Módulo IV - Quadrinho da Magali

Ter maio 26, 2020 6:38 pm
Professora: Séfora Paula de Lima Holanda
Escola: Henrique Lima
Professora do Ensino Especial – Mediadora


A alternativa escolhida para a resposta do módulo IV será a análise da questão 1 – Quadrinho da Magali

1- Habilidade que se deseja avaliar
Sim, desenvolver habilidades de leitura de gêneros verbo-visuais, com ênfase em histórias em quadrinhos, reconhecer e compreender relações intertextuais, reconhecer e compreender recursos expressivos e de construção de sentidos e efeitos de humor.
2- Enunciado claro e preciso
Sim, o enunciado ficou claro e preciso, para alguns alunos, as imagens ajudam a compreender o que se pede na tirinha, mostrando uma simplicidade na análise.
3- Boa articulação entre o comando para resposta
Sim, a articulação no comando para resposta ficou bem elaborada para o quadrinho em questão, proporcionando um melhor entendimento para o aluno, ou seja, para uma resposta adequada. Claro que isso irá depender de cada imagem/quadrinho/tirinha. Algum dependerá de uma orientação mais expressiva.
4- Alternativa de resposta adequada ao item.
Sim, mas necessitará de certo compreendimento do aluno, visto que, algum dos itens poderá confundir na hora da resposta. Será necessária certa atenção para a resposta.
5- Distratores plausíveis
Sim, os distratores (enojada e desolada) contribuirão para uma melhor preocupação na resposta, favorecendo atenção à alternativa, mas sempre direcionando ao item correto (aborrecida). Muito plausível e necessário.
avatar
Maria Luzivane
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Análise do item

Ter maio 26, 2020 7:38 pm
Sou a professora Maria Luzivane Silva Ptrabalho na escola Plácido de Castro em Tarauacá com a disciplina de matemática. Os itens são formulados de forma a apresentar uma situação clara e objetiva compostas por quatro alternativas de escolhas, onde uma é a correta e as outras três são distratores. As informações do enunciado devem ser claras e suficientes para que os alunos compreendam claramente a proposta do problema, podendo assim encontrar uma maneira para resolve lo. O enunciado da questão deverá está de acordo com a habilidade que se deseja avaliar. Deve ter uma precisão entre o comando e a resposta. As alternativas devem condizer ao item, ou seja,a resposta deve ser adequada ao item avaliado.
avatar
anacspontes37@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 26, 2020 8:33 pm
Sou Ana Claudia de Souza Pontes, sou professora do 2º ano do ensino fundamental na Raimundo Hermínio de Melo.
Escolhi o item 1 - para colocar minha opinião.
Sem dúvida a avaliação é um dos quesitos mais importantes no processo de aprendizagem, sem ela a percepção de conhecimento de do que e o que o aluno aprendeu é praticamente nula diante diante de futuras intervenções. O item 1 contempla muito bem esse processo de avaliação, a questão é precisa e de fácil entendimento.
avatar
Jaqueline Maciel
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Ter maio 26, 2020 8:40 pm
Professora - EM- E.E. Dom Henrique Ruth/CZS-AC. A formação nos ensinou as diversas nuances e desafios do processo de avaliação, destacando a problemática atual. Esse módulo, por fim, representa a junção das informações que vinham sendo trabalhadas e colocadas em prática nesse novo desafio. As questões apresentadas no fórum estão, nitidamente, em níveis e critérios diferentes. A questão I e II apresentam enunciado direto e uma questão de interpretação; boa articulação e resposta adequada, mesmo deixando a desajar na clareza do objetivo. A questão III não infere descritor e as demais são bem constituídas, problematizadoras, articuladas e com respostas adequadas a seus itens.
avatar
Jaqueline Maciel
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Ter maio 26, 2020 8:41 pm
Professora - EM- E.E. Dom Henrique Ruth/CZS-AC. A formação nos ensinou as diversas nuances e desafios do processo de avaliação, destacando a problemática atual. Esse módulo, por fim, representa a junção das informações que vinham sendo trabalhadas e colocadas em prática nesse novo desafio. As questões apresentadas no fórum estão, nitidamente, em níveis e critérios diferentes. A questão I e II apresentam enunciado direto e uma questão de interpretação; boa articulação e resposta adequada, mesmo deixando a desajar na clareza do objetivo. A questão III não infere descritor e as demais são bem constituídas, problematizadoras, articuladas e com respostas adequadas a seus itens.
avatar
Rosineide M. Soares Alves
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Primeiro Item (Magali)

Ter maio 26, 2020 8:42 pm
Boa noite , sou professora Rosineide Maria Soares  Alves, Escola Clarisse Fecury, esse módulo IV, na minha opinião  foi muito proveitoso e de grande valia,nos levou a aprofundar o conhecimento na elaboração de itens  bem como fortaleceu  a aprendizagem de como fazer a análise desses itens, elaborados nas avaliações. Analisando o item I, Magali :    


1 -  A habilidade está clara, a questão contemplou a habilidade avaliada no item.(interpretação do texto com material gráfico).

2 - O  enunciado está claro e preciso, porque se trata de um quadrinho e conduz para a realização da atividade com sucesso.

3 - A articulação entre o comando para a resposta  ficou boa pois facilitou o raciocínio do aluno.

4 - O Gabarito está adequado ao item apesar da resposta exigir do aluno um raciocínio mais preciso, tornando assim a questão desafiadora.

5 - Distratores são plausíveis pois exigem do aluno um raciocínio reflexivo no sentido das palavras que o texto apresenta.-
avatar
Francisca Estevão da Silv
Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Ter maio 26, 2020 8:57 pm
PROFESSORA FRANCISCA ESTEVÃO DA SILVA ; ESCOLA DUQUE DE CAXIAS
Análise Avaliativa do item 2.

1. A habilidade que se deseja avaliar.
-Reconhecer o aumento da área, por meio da análise da figura.
2. Enunciado claro e preciso.
-Sim. Está bem objetivado.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim. Bem direcionado, a figura exemplifica o que está acontecendo.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Alternativa correta é "DUPLICADA', não é necessario uma análise tão expressiva, pois a imagem ilustra muito bem o que houve nas duas ocasiões.
5. Distratores plausíveis.
-Somente a (d), devido ao leitor poder se confundir em virtude aos quadrinhos.
avatar
Antônia Leidiane
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Análise avaliativa

Ter maio 26, 2020 9:58 pm
Análise avaliativo do item 1 ( avaliação enunciada da Magali)
Neste enunciado observei que o descrito foi bem desenvolvido e está claro. Mesmo o aluno não sendo alfabetizado ainda com a intervenção do professor ele consegue sim resolver a atividade.
avatar
marnioaraujo338@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty O Item escolhido foi 1.

Ter maio 26, 2020 10:05 pm
Sou professor Marnio Vieira de Araújo, trabalho na Escola  de Ensino Fundamental Berta Vieira de Andrade, Bairro São Francisco em Rio Branco, o item escolhido foi o 1.
O item foi bem elaborado a imagem permite que o aluno possa fazer a leitura  e interpretação do que esta sendo perguntado,  de modo implícito e explicito.
Apresenta um enunciado relacionado a todos os itens da questão no caso, a imagem.
A habilidade esta relacionada a situação proposta.
O suporte a imagem conversa com o problema abordado.
O enunciado apesar de ser uma imagem permite dialogar com que foi proposto.
o Comando do texto permite com clareza a compreensão do que será perguntado.
Distratores funcionam de forma coerente com que esta sendo abordado na questão, com alternativas plausíveis e coerentes.
E o gabarito com uma unica alternativa correta para a questão e coerentes com o enunciado e suporte.
avatar
Maria Cleide costa Freita
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 26, 2020 10:06 pm
Sou Maria Cleide costa Freitas, trabalho na escola governador José Augusto e jornalista chalub leite como professora do ensino fundamental 1, o item 1contempla pefeitamente a habilidade, o enunciado está de maneira clara e simples, a articulação ficou ótimo, já que usou uma expressão que facilita a resposta do aluno, as alternativas de resposta estão boas e com certeza contempla outras habilidades .
avatar
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty REVISÃO DE ITENS

Ter maio 26, 2020 10:11 pm
Raimunda Nonata Almeida da Silva, coordenadora na escola Rosaura Mourão da Rocha, município de Tarauacá.
Análise do item I

1. A habilidade que se deseja avaliar.
- A questão contempla a habilidade que se deseja avaliar sim. (interpretar texto com auxílio de material gráfico).
2. Enunciado claro e preciso.
-Por se tratar de um quadrinho o enunciado se torna simples e claro, no caso: "Leia o texto”. Portanto, coerente.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-A articulação ficou ótima, de modo a permitir uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-Sim, as alternativas são adequadas ao item. A alternativa correta (aborrecida), não se apresenta em um nível fácil, tornando a questão desafiadora ao aluno. Porém, é um bom item com o vocabulário e o grau de complexidade de acordo com o ano avaliado.
5. Distratores plausíveis.
-Foram redigidos de modo claro e objetivo e com o vocabulário adequado ao ano a ser avaliado.

Observação: O item ficou muito bom. Contempla basicamente todos os critérios exigidos para um item de qualidade. A única ressalva a fazer é com relação a referência bibliográfica da tirinha, algo que também é importante.

avatar
GLEICIANE
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 26, 2020 11:32 pm
SOU GLEICIANE DA SILVA BARBOSA, PROFESSORA NA ESCOLA PEDRO DE CASTRO MEIRELES EM ACRELÂNDIA.

MUITO SIGNIFICANTE CADA TEMA ABORDADO DURANTE O CURSO. NOS TROUXE VARIAS ABORDAGENS ESSENCIAIS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA.
avatar
Emilly
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Análise do item I

Ter maio 26, 2020 11:39 pm
Professora Emilly Coêlho Corrêa
Escola Tupanir Gaudêncio da Costa - Município de Tarauacá

Ao analisar o item I foi possível perceber que há
1. A habilidade que se deseja avaliar. (sim, em questão de interpretação)
2. Enunciado claro e preciso.(sim, foi bem claro e objetivo)
3. Boa articulação entre o comando para resposta.(sim, por se tratar de um quadrinho, torna-se uma boa compreensão)
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.(sim, como é mostrada na imagem por meio da expressão "Bah!")
5. Distratores plausíveis.(Acredito que sim, por ter alternativas de forma precisa e ao mesmo tempo de raciocínio)
avatar
Adriana das Neves Vale
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação item 1

Qua maio 27, 2020 9:10 am
Adriana das Neves Vale Professora da Escola Theodolina Falcão Macedo e Escola Frei Heitor Maria Turrini

ITEM 1

1. A habilidade que se deseja avaliar.
Contempla a habilidade do D5 interpretar texto com material gráfico diverso tirinhas charges quadrinhos fotos etc.

2. Enunciado claro e preciso.
O enunciado foi claro e preciso por se tratar de um quadrinho o enunciado foi claro e objetivo, no caso: "Leia o texto”.

3. Boa articulação entre o comando para resposta
A. articulação ficou ótima, de modo a permitir uma ideia utilizou-se a expressão BAH que não tem um significado específico, pois a expressão serve para enfatizar alguma reação ou sentimentos e expressões o que facilitando dessa forma a compreensão do aluno

4. Alternativas de resposta adequada ao Item
O iten constitutivo de um item (questão) de múltipla escolha.Alternativa de resposta contempla a habilidade a ser desenvolvida na questão.

5. Distratores plausíveis
Distratores foram redigidos de forma coerente e objetiva contemplando a habilidade em questão.

avatar
Jocimar Souza da Cunha
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação de múltiplas escolha.

Qua maio 27, 2020 9:16 am
Observando o Iten III Percebemos que a contextualização contempla as questões a serem escolhida pelo aluno, a uma sequência entre as expressões o que facilita a interpretação do aluno, mas sabemos que a habilidade em formular questões de múltipla escolha se adquire com a experiência, mas principalmente com a crítica construtiva de revisores que analisam tanto a validade do conteúdo abordado pela questão quanto os aspectos Técnicos é o grau de complexidade que os itens podem apresentar para que sejam adequados aos objetivos da avaliação e ao nível de desenvolvimento do aluno avaliado.
avatar
Antonia Cilene
Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação Tópico I

Qua maio 27, 2020 9:45 am
Bom dia.
Sou Antonia Cilene, coordenadora de ensino da escola Frei André.
Esse módulo da formação continuada foi muito produtivo. Claro que esse não é um tema novo, porém sempre temos algo para aprender.
Em relação ao item avaliado é possível perceber que a habilidade pretendida - interpretar texto com auxilio de material gráfico - está bem clara. o enunciado foi claro e preciso; já no comando percebemos uma falha quando fala "no último quadrinho", uma vez que apresenta um único quadrinho. Essa falha porém, não prejudica o entendimento. As alternativas de resposta não são tão óbvias, necessitando de um conhecimento maior do aluno sobre a personagem principal - Magali. Os distratores são plausíveis e exigem do aluno uma reflexão sobre o sentido das palavras e seu uso no texto.
avatar
Jayne Silva
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação do Item I

Qua maio 27, 2020 11:32 am
Sou Jayne de Souza Silva, leciono a disciplina de Língua Inglesa nas escolas de Ensino Fundamental Augusto Severo e Santa Rita, e também, na escola de Ensino Médio Manoel Braz de Melo.

1. Habilidade a ser avaliada - A mesma é bem notável, visto que é "Interpretar texto com o auxílio de material gráfico".
2. Enunciado claro e preciso - A mesma apresenta um enunciado claro e preciso, além de obter a figura que induz o aluno a não fazer apenas a leitura, mas também observar as expressões da menina, o que ajudará a obter a resposta para a sua questão.
3. Boa articulação entre o comando para a resposta - O comando é bem simples e de fácil entendimento, o que ajuda o aluno a ter claridade no que se está pedindo, e a chegar com mais facilidade a uma resposta certa.
4. Alternativas de respostas adequadas ao item - A alternativa (A) é a melhor resposta, pois é notável que a menina fica bem aborrecida.
5. Distratores plausíveis - As alternativas B e C são aquelas que nos colocam em dúvida, pois exige mais raciocínio para termos a certeza de que estão erradas. Já as questões D e E são aquelas que podemos descartar logo na 1° leitura.
avatar
Lenires
Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua maio 27, 2020 12:48 pm
ITAAN.OLEGARIO escreveu:Itaan Barbosa Olegário - Assessor do Núcleo de Xapuri
O item escolhido para fazer a análise foi o 1 - Quadrinho da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla mas pelo menos dua habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2. Enunciado claro e preciso.
-Sim, por se tratar de um quadrinho o enunciado se torna simples e claro, no caso: "Leia o texto".
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, a articulação ficou muito boa, de modo a permitir uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno, eu teria colocado dois pontos ao final de "ficou" mas isso não prejudica a interpretação da questão.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta (aborrecida), não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas com determidados raciocínios (desolada e enojada), que são os distratores e itens descartáveis (triste e indiferente).

A Professora Itaan Barbosa, colocou sua a reflexão acerca do processo de elaboração de itens para uma avaliação, de uma forma a tornar prazerosa a leitura e fácil a compreensão. E ao meu vê respondeu muito bem o que solicita a atividade.
Conteúdo patrocinado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos