Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
Ir para baixo
avatar
Maria Antônia Barbosa
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Elaboração de Itens Avaliativos- Modulo IV

Qui maio 28, 2020 3:46 pm
Sou Maria Antônia, professora mediadora na Escola Raimundo Hermínio de Melo.
O item escolhido para fazer analose foi o 1_ Quadrinha da Magali.
É uma historia em quadrinho de gênero de linguagem verbal e não verbal, onde ficou bem claro a resposta e os distratores, sendo assim possível o aluno conseguir responder a questão correta.
No modulo IV, foi bem produtivo para se fazer melhor a elaboração dos itens.
avatar
Maria Auricelia
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui maio 28, 2020 4:02 pm
Sou a Professora Maria Auricélia de Brito
Trabalho na Escola Instituto São José, disciplina de Geografia
Tarauacá - Acre.
1- A habilidade que se deseja avaliar.
Item I

Para a avaliação da referida questão, a mesma utiliza uma linguagem que facilidade a compreensão do aluno, essa linguagem verbal e a imagem trás uma curiosidade ao aluno, onde o mesmo tem a curiosidade de observar para que não ocorra erro na resposta.

2- o enunciado é claro e preciso.
Posso citar que o enunciado deveria ter uma fala mais expressiva para uma melhor compreensão.

3- Boa articulação para o comando da resposta
Houve sim, com a junção das imagens ficou notório para uma resposta clara.

4-Alternativas de respostas adequadas ao item.
Sim, foi bastante interessante, pois as mesmas levam os alunos a refletir para obter uma resposta adequada.

5-Distratores plausíveis.
Apresenta alternativas plausíveis e outras que logos podem ser descartadas.

avatar
Teyllon Machado de Sá
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Módulo IV - Análise Avaliativa (Itens)

Qui maio 28, 2020 4:08 pm
Teyllon Machado de Sá
E.E.E.F. Professor Pedro de Castro Meireles
Professor de Matemática


Avaliação do ITEM II

1. A habilidade que se deseja avaliar.
D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas de lados, do perímetro, da área em ampliação e/ ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
Com este descritor, o que se pretende avaliar?
A habilidade de o aluno reconhecer, a partir da ampliação ou redução de uma figura, quais foram as alterações em seus lados, seu perímetro e sua área. Os itens elaborados para este descritor devem utilizar malhas quadriculadas.

2. Enunciado claro e preciso.
O enunciado poderia ser mais contextualizado para engrandecer mais a interpretação, porém e possível entender o que se pede na questão.

3. Boa articulação entre o comando para resposta.
O comando para a resposta esta bem clara, evitando a indução ao erro da questão.

4. Alternativas de resposta adequada ao item.
Adequação correta de alternativas, valorizando conhecimentos reais do que se pretende avaliar.

5. Distratores plausíveis.
Sem duvida estão plausíveis em relação ao enunciado e à habilidade que esta sendo avaliada, pois cumprem seu papel que devem parecer corretas.  

Sem duvida fazer uma analise dos itens a serem abordados nas questões fará toda a diferença para compreensão do aluno e também os feedbacks mais reais para o professor daquilo que foi aplicado no decorrer das aulas. Muito bem proposto essa analise de itens contemplado nessa atividade.
avatar
Semyramiss
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui maio 28, 2020 4:23 pm
Em minha humilde observação, nas IV atividades pude encontrar todos os tópicos, a habilidade que se deseja avaliar, enunciado claro e preciso, boa articulação entre o comando para resposta, alternativas de resposta adequada ao item e destrutores plausíveis .
avatar
Maria da Conceição
Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui maio 28, 2020 5:06 pm
Mª da Conceição
Escola: Governador Hugo Carneiro
Professora de Matemática
Avaliação do ITEM II
1.A habilidade que se deseja avaliar.
A finalidade desse item é avaliar a habilidade do aluno reconhecer a partir da ampliação ou redução de uma figura, quais foram às alterações em seus lados, seu perímetro e sua área com o uso da malha quadriculada;
2. Enunciado claro e preciso.
O enunciado poderia ser um pouco mais elaborado, mas contém informações necessárias para a resolução da atividade solicitada (Está bem objetivo).
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
O comando para a resposta está bem claro e objetivo não induz o aluno ao erro.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Está adequado para o público alvo (9º Ano) que se destina.
5. Distratores plausíveis.
Sim, pois está ligado à habilidade que se pretende avaliar
avatar
Darlene Cavalcante S. S
Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Módulo IV

Qui maio 28, 2020 5:22 pm
Darlene Cavalcante S.S, coordenadora pedagógica da Escola Rural Plácido de Castro em CZS.
Análise do Ítem I Questão de ensino Médio de Língua Portuguesa.
No ítem apresentado consta a habilidade que se deseja alcançar (D.5- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (quadrinho) com ilustração adequada e conhecida pelos alunos já que trata-se da turma da Mônica.
O enunciado mesmo que reduzido é claro de acordo com o descritor e preciso. Como se trata de uma frase incompleta as alternativas estão com letras minúsculas e com ponto final de acordo com as orientações. As mesmas, são palavras comuns, adjetivos que revelam o possível estado como Magali ficou ao ver o príncipe.
Existe boa articulação entre o comando para a resposta, bastando apenas o aluno interpretar o significado da expressão entre aspas. Como já são alunos de ensino médio, subentende-se que serão capazes de responder.
A alternativa de resposta está adequadas ao ítem, com letras maiúsculas e entre parênteses.
Os distratores estão plausíveis e semelhantes à resposta correta, Também estão em ordem lógica e alfabética quando os mesmos se tratam de possíveis reações de como a menina ficou ao ver de quem se tratava, não são absurdos e nem pegadinhas.
Execente esse módulo, precisamos a cada dia nos aprofundarmos e nos corrigirmos com relação aos itens que avaliamos nossos alunos. Muitas vezes, por falta de aprofundamento à elaboração de itens coerentes, permitimos que nossos alunos se prejudiquem.
avatar
Joselene Ribeira da Silva
Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Análise de questões

Qui maio 28, 2020 5:24 pm
Joselene Ribeira da Silva
Escola:Flávia Barros Pimentel
Professora do Ensino Fundamental ( 3º ano)

O item escolhido para fazer a análise foi o 1 - Quadrinho da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico).
2. Enunciado claro e preciso.
-Sim, por se tratar de um quadrinho (o mesmo é um recurso bastante utilizado nas series iniciais)o enunciado se torna simples e claro, no caso: "Leia o texto".
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, a articulação ficou muito boa,,pois no enunciado da questão ficou claro que expressão ou palavra deveria ser analisada ,facilitando o entendimento do aluno.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta (aborrecida), no entanto deve se trabalhar com o aluno que nesse tipo de questão o mesmo deve prestar atenção ao texto verbal, aos sinais gráficos e imagem como um todo, pois isto pode trazer informações importantes e facilitar a compreensão da questão
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas e desafiadoras pois o aluno terá que refletir e analisar cada alternativa levando em consideração o significado de cada palavra dentro do contexto proposto .Se o aluno tiver consciência do significado das palavras isso facilitará sua compreensão.

avatar
Lela Tatiane Franke Nery
Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Avaliação de itens

Qui maio 28, 2020 5:49 pm
Sou a professora Leila Tatiane, trabalho na escola São Luiz Gonzaga com a turma do quinto ano.
Item I
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- A questão contempla a habilidade que se deseja avaliar sim. (interpretar texto com auxílio de material gráfico). Só é possível chegar á resposta com a leitura da imagem.
2. Enunciado claro e preciso.
-Por se tratar de um quadrinho o enunciado se torna simples e claro, no caso: "Leia o texto”. Portanto, coerente.

3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-A articulação ficou ótima, de modo a permitir uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho dos alunos. Apesar de apresentar uma falha, quando fala: "no ultimo quadrinho", pois a atividade apresenta apena um.

4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-Sim, as alternativas são adequadas ao item. A alternativa correta (aborrecida), não se apresenta em um nível fácil, tornando a questão desafiadora aos alunos por não ser obvia, exige dos mesmos um raciocínio, tendo ele que utilizar a leitura de imagem para chegar à resposta.

5. Distratores.
-Foram redigidos de modo claro e objetivo e com o vocabulário adequado ao ano a ser avaliado, são plausíveis, pois exige dos alunos uma reflexão entre os sentidos das palavras com o que o texto apresenta.
avatar
Marlene Valente de Andrad
Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui maio 28, 2020 6:24 pm
Sou a professora Marlene Valente de Andrade sou coordenadora pedagógica do centro sócio educativo Aquiry escola Darquinho li os textos e assisti os vídeos sobre Avaliação e foi um estudo muito produtivo.
Aprendi muito sobre as questões de múltiplas escolhas e só relembrei o que já tinha sido tratado em uma formação com a Juceli . Reli o texto sobre avaliação interna deve ser realizada pelo professor voltada para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem.
Avaliação externa é que avalia o desenvolvimento de um conjunto de estudantes agrupados por escola ou por sistemas.
Nas questões de múltiplas escolhas tem que ter
1) Enunciado
2) alternativa de resposta
3) gabarito.

avatar
dianny.fernandes
Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Elaboração de Itens

Qui maio 28, 2020 6:34 pm
Dianny Fernandes N. Campos de Souza; Escola Estadual Anita Garibaldi; Professora.

Farei uma análise referente ao item I
Partindo do pressuposto de que elaboração de itens é de fato algo trabalhoso, uma vez que devemos seguir uma série de recomendações para que os mesmos possam está de acordo com a Matriz de Referência (precisamos conhecer a fundo), os Descritores pertinentes ao Componente Curricular ao qual nos propomos a elaborar um item e finalmente o Descritor específico a ser avaliado. Cada uma dessas etapas são de fundamental importância para que se tenha itens bem construídos e sem equívocos ou erros.
Na tirinha do tópico I observamos que :
1. A habilidade que se deseja avaliar.
Comtempla sim a habilidade de "Interpretar texto com material gráfico diverso" sendo o descritor D5. Tal descritor necessita de fato de uma visualização de imagem, foto, propaganda, ou seja, recursos visuais para interpretar o comando. Por isso a nitidez das imagens devem ser as melhores possíveis para não gerar dúvidas e questionamentos sobre a baixa qualidade da imagem o que pode gerar dificuldade na interpretação.

2. Enunciado claro e preciso.
Contempla sim. Pois mobiliza o aluno a solucionar o problema.

3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim. Pois, delimita com clareza o que se quer na questão. Além de que por se tratar de um enunciado a ser completado, foi estruturado adequadamente obedecendo as regras de se iniciar com letra minúscula, por ordem alfabética e formas gramaticais semelhantes, para que não sejam óbvias.

4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Sim. Obedecendo os critérios estabelecidos e parcialmente citados acima, e por isso levam o aluno a ter que realmente fazer a inferência esperada para solucioná-la.

5. Distratores plausíveis.
Sim. Esse item é extremamente importante e complexo de se elaborar e nesse tópico foi realizado com louvor, pois todos são plausíveis, semelhantes a resposta correta e não são óbvios ou absurdos.

Concluí que o tópico I foi elaborado adequadamente e seguiu as orientações previstas.
avatar
Maria Célia Mourão
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui maio 28, 2020 6:37 pm
Sou Maria Célia Mourão da Silva Castro, Assessora Pedagógica do Núcleo de Educação de Tarauacá- 1º ao 5º ano

  O item II foi o escolhido para realizar a análise, baseado nos conhecimentos adquiridos durante o estudo deste módulo.
  A questão está condizente com a habilidade que se deseja avaliar. O enunciado é claro e preciso, direcionando o olhar do aluno para a figura II, posteriormente para a I.
  Quanto ao comando, este apresentou uma boa articulação com a resposta.  Como é uma frase incompleta, as alternativas iniciaram com letra minúscula e terminaram com ponto final.
  As alternativas de resposta estão adequadas ao item e foram representadas por letras maiúsculas entre parênteses, porém, a organização das alternativas deixou a desejar, já que deveriam aparecer ordenadas em relação ao comprimento, ou seja, na ordem crescente ou decrescentes. Em relação aos distratores, estes são plausíveis e não apresentaram absurdos.
Vale destacar, que o item apresentou a fonte do suporte e uma boa qualidade gráfica.
avatar
Ana Cleide da Silva Lima
Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Análise Avaliativa

Qui maio 28, 2020 6:38 pm
Sou Ana Cleide da Silva Lima, estou Coordenadora de Ensino da Escola Maria Lima de Souza em Cruzeiro do Sul-AC.
O objetivo do item III - Forte terremoto no Peru é sentido no Acre e Amazonas - é passar uma informação, assim deve ser mais claro e objetivo e conter apenas as informações necessárias à resolução da atividade solicitada, sem muito excesso de informação.
O texto pode ser reduzido e apresentar apenas as informações necessárias para o bom entendimento e a resolução da atividade proposta, pois da maneira que está dá para entender que poderia ser marcada mais de uma resposta. Portanto o texto poderia ficar assim: Um terremoto de magnitude 8.0, registrado às 2h41 da madrugada deste domingo (26), foi sentido no Peru, Equador, Brasil e Colômbia, foi o terremoto mais forte que o planeta sofreu este ano. O tremor foi sentido em Cruzeiro do Sul, município do Acre, em Rio Branco, capital do Acre, e Manaus, capital do Amazonas.
O epicentro do tremor foi a 114 quilômetros de profundidade, na localidade de Lagunas, na região do departamento de Loreto, no norte do Peru.
Com o texto mais claro fica também mais fácil o entendimento por parte dos estudantes e consequentemente indica uma maneira mais precisa de realizar a atividade, visto que uma resposta não deve oferecer pistas para outra. Uma alternativa não deve ter correspondência com as outras, ou seja, não deve conter uma nas outras.
Assim os distratores devem ser alternativas erradas, mais plausíveis e coerentes, escolhidas, supondo erros possíveis que os alunos possam cometer. Não podemos propor alternativas que induzam ao aluno o acerto ou a exclusão das respostas.
avatar
Samara Freitas
Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Analise do item IV

Qui maio 28, 2020 6:55 pm
Professora Samara Freitas do Nascimento, Escola governador Hugo Carneiro.
Análise do item IV
1. A habilidade que se deseja avaliar.
Sim ,pois a ênfase é voltada para que o aluno tenha a compreensão e distingua entre o fato e a opinião sobre o fato.
2. Enunciado claro e preciso.
Poderia ser melhor , com mais ênfase e orientação.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim, pois solicita através do comando um "fato" contido no texto, sendo assim o aluno irá retornar ao texto para analisar e confrontar o que é especificamente o fato diferenciando-o da opinião.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Sim , só melhoraria a disposição talvez para que pudessem fazer uma análise mais afundo.
5. Distratores plausíveis.
Em parte, poderia ser melhor elaborado para que a resposta correta não fique tão em evidência e leve o aluno a distinguir através da análise o que se deseja, assim estaria contemplando tanto o fato quanto a opinião relativa a esse fato.
avatar
Ciaara Ciacci de Matos
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Elaboração de itens

Qui maio 28, 2020 7:07 pm
Ciaara Ciacci de Matos, professora da escola Vicente Celso Brandão, Feijó.
Iten analisado é o I (quadrinho da Magali). O item é claro, objetivo, comando e enunciado coerente, gabarito e distratores plausíveis, a habilidade a ser avaliada está de acordo, contudo, há mais de uma habilidade, pois o que se pede, trata-se de uma outra habilidade, que é inferir expressões, o que não é indicado, mas por estar muito claro, os alunos não teriam problema para resolver. A não ser que estes não estejam familiarizados com certas expressões e variações da língua.
avatar
DEVANILDE
Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty ITEM II

Qui maio 28, 2020 7:28 pm
Antonia Devanilde Pereira de Souza - professora do AEE-  escola : Professor Josué Fernandes
Minha escola foi o  ITEM II...

1. A habilidade que se deseja avaliar. Verificar o nível de compreensão do aluno, ao aplicar a ideia de perímetro de uma figura plana, utilizando-se apenas das comparações entre as dimensões da figura I e a figura II, sem a utilização de processos operatórios, apenas com a percepção entre as duas figuras

2. Enunciado claro e preciso
Sim, pois   o enunciado descreve a situação problema e o suporte utilizado, leva  o  estudante usar esse    recursos  a fim de solucionar o
problema apresentado com base nos dados do suporte e responder ao que é solicitado.
pelo comando da resposta

3.Verificar o nível de compreensão do aluno, ao aplicar a ideia de perímetro de uma figura plana, utilizando-se apenas das comparações entre as dimensões da figura I e a figura II, sem a utilização de processos operatórios, apenas com a percepção entre as duas figuras .

4. Alternativas de resposta adequada ao Item. Sim  tem clareza e precisão nos instrumentos utilizados  de acordo com a questão.

5. Distratores plausíveis. Sim,  porque têm  informações importantes que apontam possíveis caminhos de raciocínio dos estudantes e  encontrem a resposta correta.
avatar
Géssica
Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Analise dos itens de avaliação

Qui maio 28, 2020 8:22 pm
Géssica Cavalcante de Oliveira
Escola: Frei André Maria Ficarelli
Professora do 5º ano
Podemos analisar e perceber que a:
Habilidade que se deseja avaliar e assim ter um objetivo que o aluno desenvolverá, do tipo de conteúdo a ser ensinado e, não menos importante, do desenvolvimento da aprendizagem do aluno no decorrer na situação de ensino.
Enunciado claro e preciso é aquele que não usa vocabulários difíceis, com pontuação correta, não devem induzir o aluno para a resposta, se o enunciado for uma pergunta, as alternativas devem começar com letras maiúsculas e terminar com ponto final, se o enunciado for uma frase incompleta, as alternativas aparecem em minúsculas e terminam com ponto final, que as palavras comuns a todas as alternativas devem constar no enunciado.
Boa articulação entre o comando para resposta precisa de texto necessariamente relacionado à habilidade que se deseja avaliar, delimitando com clareza a tarefa a ser realizada.
Alternativas de resposta adequada ao Item e ter alternativas devem ser representadas por letras maiúsculas entre parênteses: (A), (B), (C), (D) e (E). As alternativas devem ser equivalentes: com relação a forma, comprimento, estrutura gramatical, ordenadas segundo uma ordem lógica (alfabética ou numérica) . Não se podem usar as expressões “todas as anteriores”, “nenhuma das anteriores”. Escolha alternativas que não permitam chegar à resposta correta apenas experimentando-as, sem resolver o problema. Uma alternativa não deve ter correspondência com as outras, ou seja, não deve conter uma nas outras.
Distratares plausíveis ter alternativas incorretas, mas plausíveis, devem se referir a raciocínios possíveis, devem ser semelhantes à resposta correta,
quanto à ordem de grandeza ou à forma de apresentação, evitar distratores que sejam excessivamente atraentes, o
que pode prejudicar o aluno, não podem conter absurdos ou detalhes.
avatar
Rozany Rocha pereira
Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty forum

Qui maio 28, 2020 8:56 pm
Boa Noite!

Sou Rozany,professora do 4 ano da Escola Irene Dantas

Bem eu entendo que as provas ou avaliações como queira falar, que é temida pelos alunos e questionada quanto aos resultados,a prova deixou de ser o unico instrumento de avaliação usada pelo professor.Hoje ele dispõe de outras ferramentas para verificar o conhecimento da turma.contudo,isso não significa que a prova deva ser banida das sals de aulas.Quando elaborada com precisão aferindo no alvo que queira acertar pode ser uma otima aliada para produzir um bom diagnóstico para a turma que aprendeu.Serve para aprimorar o planejamento e seu trabalho em sala de aula,porém precisa ser preparada com cuidado enfocando o que realmente quer atingir.No que se refere as questões instauradas no forum:
A questão numero 1 que fala sobre interpretar texto com auxilio de material gráfico diverso.
Sim. e não.
Sim quando que ser atingir o grau de entendimento do aluno com perguntas difíceis trazendo á tona se o mesmo consegue interpretar material gráfico e o sentido da inferencia,pergunta mesmo difícil para alguns é possível fazer uma boa interpretação com algumas interjeições.
Não quando temos alunos autistas ou com alguma deficiência cognitiva,já que a maioria não consegue estabelecer conexão com algumas interjeições como vemos nesta questão. teríamos que adequar ao raciocínio do aluno,pois temos que lembrar que dentro da sala de aula tem crianças especiais,teríamos que juntamente com as professoras do atendimento educacional tentar mostrar da melhor maneira possível esse descritor.Essa pergunta foi a unica que eu achei que não contempla todos os alunos tendo que modifica_la no caso das crinças especiais nas demais perguntas estão baseadas em todos os tópico.
avatar
sandra lopes soares
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Analise de itens avaliativos

Qui maio 28, 2020 9:04 pm
Sou a professora Sandra Lopes Soares, professora de História da Escola de Ensino Fundamental Plácido de Castro no município de Tarauacá.
Avaliar é analisar a prática pedagógica de todos os envolvidos, esse modulo nos direcionou a fazer uma reflexão sobre os itens que devemos elaborar no momento do processo avaliativo com o aluno, levando em consideração um processo de ensino aprendizagem de qualidade.
1. A habilidade que se deseja avaliar
Sim. Refere-se a interpretação /compreensão do texto
2. Enunciado claro e preciso.
Sim. Mas para muitos alunos dificultaria chegar à resposta correta, pois uma parte do alunado de hoje não gostam de ler.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Não. Um ajuste no comando facilitaria o aluno interpretar claramente a informação do texto.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Em parte, pois as alternativas são bem similar uma da outra.
5. Distratores plausíveis.
Os distratores precisam ser plausíveis, mas no item III como os distratores foram elaborados dá direção ao aluno interpretar mais de uma alternativa correta.
avatar
sabta.ac@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Módulo IV - A alternativa escolhida para a resposta do módulo IV será a análise da questão 1 - Quadrinho da Magali

Qui maio 28, 2020 9:51 pm
Professora: Sábta Paula de Lima Morais da Cunha
Escola: Raimundo Hermínio de Melo
Professora Intérprete


A alternativa escolhida para a resposta do módulo IV será a análise da questão 1 – Quadrinho da Magali

1- Habilidade que se deseja avaliar
Sim, Nesta atividade o professor possibilitará ao aluno a habilidade de interpretar textos, permitindo assim o desenvolvimento das capacidades de leitura e produção de textos multimodais, como também o reconhecimento do gênero textual em sua estrutura e função, percebendo características da linguagem das histórias em quadrinhos.
2- Enunciado claro e preciso
Sim, a pergunta é clara e precisa, porém, em vez de referir ao “Último quadrinho” poderia citar: “Na fala da personagem”, uma vez que há apenas um quadrinho.
3- Boa articulação entre o comando para resposta
Sim, há uma boa articulação entre o comando para resposta, uma vez que são palavras relacionadas a emoção e sentimento que são revelados tanto na expressão “bah” como na imagem do rosto da personagem que se mostra bastante aborrecida ou desolada com a situação.
4- Alternativa de resposta adequada ao item.
Sim, pela expressão facial da personagem e pela palavra “bah” a resposta seria “aborrecida”
5- Distratores plausíveis
Sim, as palavras (“aborrecida”, “desolada” e enjoada) referem-se a tristeza, isso pode confundir (distrair) na hora de responder.
avatar
Enison Martins Alcides
Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Avaliação de itens.

Qui maio 28, 2020 10:15 pm
Plácido de Castro
Escola Franklin Roosevelt
Enison Martins Alcides
Professor de Física - EJA.

Item II.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
Que o aluno reconheça a partir da ampliação ou redução de uma figura, quais foram às alterações em seus lados, seu perímetro e sua área usando malhas quadriculadas.
2. Enunciado está claro e preciso.
O enunciado contém informações claras para a resolução da questão.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Bem direcionado, pois ao observarmos a figura II podemos exemplificar o que foi obtido a partir da figura I.
4. Alternativa de resposta adequada ao item.
Partindo do conceito que o aluno tem conhecimento do conteúdo proposto, podemos dizer que as alternativas de respostas estão adequadas ao item.
5. Distratores plausíveis.
Acredito que se o aluno analisar as duas figuras, o mesmo não terá tanta dificuldade em relacionar a resposta correta com seus distratores.

avatar
Marcio Rodrigo
Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Módulo IV - Elaboração de Itens Avaliativos.

Qui maio 28, 2020 10:24 pm
E.E.E.F.M. Franklin Roosevelt
Marcio Rodrigo Marques da Silva
Professor

O processo de avaliação, bem como a elaboração de itens avaliativos deve ser feito com cuidado e atenção, levando em consideração os conteúdos desenvolvidos e os descritores que se quer avaliar. Contextualizar as questões é importante para que o aluno tenha fonte de pesquisa e compreenda de uma forma que desenvolva a avaliação de forma satisfatória.

A atividade em questão propõe a escolha e análise de itens avaliativos, levando em consideração os seguintes aspectos:
1. A habilidade que se deseja avaliar.
2. Enunciado claro e preciso.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
5. Distratores plausíveis.

Item 1: HQ Turma da Mônica
1. A questão contempla a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico). Podendo ainda ser utilizado para desenvolver outras habilidades.
2. O enunciado é simples e apresenta ao leitor onde localizar a informação. Permitindo observar e analisar as imagens apresentadas.
3. A articulação ficou adequada à proposta, porém poderia ter acrescentado dois pontos ao final do enunciado, por exemplo.
4. A alternativa que espera-se que o aluno perceba é, de certo modo, desafiadora, pois o aluno terá que observar o contexto em que a palavra foi utilizada para compreender. Pois, a mesma expressão pode representar outros significados em contextos diferentes. As demais alternativas estão adequadas, pois apresentam outras possibilidades de respostas coerentes se o aluno não observar todos os elementos necessários.
5. Distratores plausíveis ao ponto que possibilita avaliar de maneira satisfatória a habilidade em questão.
avatar
Maria de Lourdes Maciel
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Avaliação - módulo IV

Qui maio 28, 2020 11:22 pm
Boa noite.
Professora regente Maria de Lourdes Maciel de Oliveira Silva. Trabalho em duas escolas: João Paulo II e Irene Dantas do Nascimento. Sou de Rio Branco.

Essa temática "Elaboração de itens" é de suma importância na nossa profissão. É complicado, é desgastante quando se pega uma avaliação com questões mau elaborada.

Todos os exemplos disponíveis de questões neste fórum estão adequada.

Apenas na questão II, a disposição das alternativas estão fugindo do que o palestrante falou no primeiro vídeo. As alternativas precisam está em ordem, ou seja, dispostas do menor para o maior. Até nesses pequenos detalhes devemos ter muito cuidado.🌹
avatar
mariaroseligomesdasilva@g
Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Análise avaliativa

Qui maio 28, 2020 11:23 pm
Boa noite, sou Maria Roseli Gomes da Silva, estou diretora da escola Imaculada Conceição, Feijó.
Avaliar é uma das partes fundamentais durante o contínuo processo de ensino e aprendizagem. Dos itens apresentados para análise escolhi o
Item II.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
Que o aluno reconheça a partir da ampliação ou redução de uma figura, quais foram às alterações em seus lados, seu perímetro e sua área usando malhas quadriculadas.
2. Enunciado está claro e preciso.
O enunciado está evidente, pois o item quer saber o que aconteceu com o perímetro da figura II em relação à figura I.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Bem direcionado, pois ao observarmos a figura II podemos exemplificar o que foi obtido a partir da figura I.
4. Alternativa de resposta adequada ao item.
Sim. Permite que o aluno utilize o conhecimento adquirido no conteúdo perímetro e área de figuras planas na malha quadriculada e amplia também sua habilidade com ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas.
5. Distratores plausíveis.
Acredito que se o aluno analisar as duas figuras, o mesmo não terá tanta dificuldade em relacionar a resposta correta com seus distratores, mas precisa ter habilidade e o conhecimento de perímetro e área de figuras planas.

avatar
NazileneSilva Brasil Barr
Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui maio 28, 2020 11:25 pm
Sou Nazilene Silva Brasil Barros, professora de AEE, escola Flavia Barros Pimentel, Plácido de Castro. ITEM IV
1. compreensão e distinção do que é fato e opinião;
2. Requer mais orientação quanto ao estímulo, pois o suporte é extenso;
3. Sim, é claro é objetivo, eleva o aluno a retornar o texto para analisar e questionar;
4. Sim, com parênteses e letras maiúsculos;
5. Aprimoramento para não ser óbvio a resposta, porém é extenso e similar ao gabarito.
Sugestão: em uma situação de prova pra concurso essa questão é extensa e toma mais tempo.
avatar
adel.sc.jesus@hotmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Avaliar o texto 1

Sex maio 29, 2020 12:23 am
Sou a professora Adeladia da Silva Chaves. Escola João Paulo II.
O texto não está claro em suas perguntas, pois fala de informações de um segundo texto enquanto que só existe um a ser analisado. Sabemos as perguntas tem que haver coerência e suas informações precisam ser encontradas no texto lido, ou caso contrário trará confusão ao leitor.
Conteúdo patrocinado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos