Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+236
Danielle Santiago
Valmira Souza Lucena
Saulo Albuquerque
Fátima Sena
Agna Roberta Sabino Araúj
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
MARIA JOCILENE
luis gustavo de almeida
Cristiane Damian
Sâmia Gonçalves da Silva
49554530234
Rosineide
Nairis da Silva Chaves
Wladimir Melo Rebouças
Naiara Pinheiro
Pedro Henrique
sebastiana.leandra
Dyonnatan
Maurício Fontinele
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
NÁDIA PAPI DA SILVA MOTA
Alexandre Castro
EDIS CARLOS NASCIMENTO
Rosimeire Rodrigues
Lucineia Mota Mesquita
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
Mauricleia Belo Nobre
CARLA NERY
LILIA DANIELE
Maria Débora de Oliveira
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Luciana Rosales
Janaina
Francisca Carvalho do Reg
Anderson Parada
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Kevin Klina Araújo Mota
Natália Ferreira
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
Cristiane Henrique
JEANE FERREIRA
Márcia Fittipaldy
alinesotero@uol.com.br
leandro da silva melo
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
Eurico Paz
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Jair Fiesca Júnior
Marta Neves Bezerra
Cremilda
Valter Costa
Camila Monteiro
Edineia Nogueira Pinto
ANTONIO MARQUES DO VALE
Rosileuda
Francisco Edison
Lucimeire Barbosa Rocha
Raildo da Silva Araujo
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Samila Calixto
Sandra Santos Silva
01796226254
DENES LUIZ
Juliana Batista de Lima
Taliane
Edinar Gomes de Moura
Giuliany
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
rosinete l. de campos
Vinícius Martins
Dheymeson Mesquita Souza
Gercineide
Rayalle Lima
Daniel jinkings de melo
greicyane vinente soares
LEILA TAVARES
Marilene Oliveira Santos
Gedileia Gregório
Gracilene
Cleide Olímpio de Morais
Francisca Raydinelli
Jose Marcelo Fortunato
Elisandra Vieira da Silva
Francineia Melo da Silva
Rozany Rocha pereira
NazileneSilva Brasil Barr
Géssica
Lela Tatiane Franke Nery
Danilo de Souza
Enison Martins Alcides
Ana Raquel Silva Souza
Carlos Simão
Naiara Silva e Silva
Leidisseia
Francisca Iris
JANETE COSTA SUTIL DA SIL
marcelotk
Vanessa Santos
Francisco de Jesus Alves
jose francisco
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Jecila dos Santos Monteir
699.606.902-53
Marta Wanderley
Adriana Luiza Schneberger
Daiane Martins
MARCOS ARAUJO MARTINS
Maria Moura
José césio medeiros
Maria Francineide
Marcio Bernardino e Silva
Maria Sousa
Obadias Mendonça
Marleide da Silva Martins
Jocilene M. C. Ozorio
48454605215
Moisés Silva de Paula
Nilda Conrado
Greicesilva
Ana Maria
RUTE CAMILO
francisco rodrigo
Fátima Portela
Aldemisia Menezes de Alen
ROSINEIA DIAS LIMA
José Eduardo Silva
Eulaila Maria H. Nunes
Joelion Lopes
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Helileis Marinho
Bruna Lalinny Magalhães d
Lucilene de Farias
Valderlandia A Aquino
ELIZETE FONTINELE
Maria Rosinéia Gomes da S
maria das dores lima beze
Maria Silvana Alberto Gom
Cleitiane R. Rodrigues
Mª Sirleide N Barbosa
José Francisco da Silva
Joselene Ribeira da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
ROSANGELA DO NASCIMENTO
Ivone Santiago de OLiveir
Maria Elenir Lima Rodrigu
Arlene Barreto
Ana Maria Dias da Silva B
Arielly
José Wagner
ISABELA MACIEL GARCIAS
Mayra Nogueira
Reno Lacerda Mendes
IVANETE ROCHA DA SILVA
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
mariaroseligomesdasilva@g
Ana Paula Lima da Silva
EDINAR ALVES
francicley de melo
Brasilina Feitoza
Séfora Paula de L.holanda
dianny.fernandes
Ana Cleide da Silva Lima
Jeane Reis
Lenires
Verônica Diniz
Rosimeire
Marcio Rodrigo
DEVANILDE
Jordana Costa
Lindalva Moreira
Antonia Xavier
Marcivânia Tim da Silva
Francilene.albuquerque
valdelina_muniz@hotmail.c
LUCIENE CRISTINA
Rosangela R de Oliveira
Francisco Lopes
Neusa Rego
Neiva Nara
keyla galvão
Leide Niria de S Cordeiro
Laura Luanna Abreu
Laide Vitor
Valdernilson de L. Gomes
Andressa Queiroz da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Aucilene Cavalcante da Si
Neuza Sales
CELMA NERY
Maria do Socorro B. Matos
Maria Auxiliadora
Mirnes S O L
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Taina Clavia Lima do Nasc
socorrosf73@yahoo.com.br
Gleyson Farias da Silva A
Francicleia da Rocha
Jayne de Souza Silva
Noely Castro
MAICON BARROSO
Hígila
Cleicimara Santos Neves C
shirley maria da silva sa
Christyne Diogenes
Maria de Lourdes Maciel
dernice.souza@hotmail.com
ITAAN.OLEGARIO
Ana Lúcia Vieira Sales
Érica Rocha
Regiane Estevam
Nayana Rayelly
Cliciane
rarismar
240 participantes
Ir para baixo
avatar
rarismar
Admin
Mensagens : 6
Data de inscrição : 25/04/2020
https://capacitacaoavaliacao.forumeiros.com

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sáb maio 16, 2020 8:26 pm
Este fórum vale 2,5 pontos, ou seja 1,5 para sua resposta mais 1,0 ponto com seu posicionamento. Assim, para efeitos de avaliação você deve realizar sua participação, socializando suas respostas.

"A LDB 9.394/96, em seu Art. 24. V, aborda acerca da verificação do rendimento escolar que observará os seguintes critérios:
a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais."


Perceba que os aspectos abordados na lei são, principalmente, os registros de acompanhamento das atividades pedagógicas dos alunos, para a construção de uma avaliação baseada na equidade. Nesse contexto, a avaliação contínua e cumulativa é diária, transparente, assim, possui uma aparência diagnóstica.
Dessa forma, os aspectos qualitativos devem sobrepor os aspectos quantitativos. Acerca disso, comente a importância da avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola e ainda neste período emergencial de Covid-19.


Assista aqui a um vídeo com dicas de como utilizar o fórum.


OBS: O registro no fórum é optativo. Você pode responder ao fórum sem efetuar o registro. Basta ir no lado superior direito e clicar na opção "Responder ao Tópico".

OBS1: Para responder ao fórum, clique na opção "Responder ao Tópico" em azul do lado direito superior, coloque um nome, um título e digite sua resposta na parte de baixo destinada ao texto e envie.
IMPORTANTE: na área da sua resposta, inicie escrevendo seu nome completo, a escola onde trabalha e sua função na escola e logo após escreva sua resposta.


Última edição por rarismar em Ter maio 19, 2020 12:22 pm, editado 1 vez(es)

d@niel gosta desta mensagem

avatar
Cliciane
Mensagens : 8
Data de inscrição : 17/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Dom maio 17, 2020 1:43 pm
Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. É necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato.

Até mesmo os erros são levados em conta, porque indicam como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos que vão sendo adquiridos, permitindo a identificação dos conhecimentos que já estão consolidados e servem de base para tudo o que vem a seguir. Em uma avaliação do tipo qualitativa, todas as respostas do estudante, certas ou erradas, indicam o caminho percorrido e oferecem um prognóstico dos próximos passos.
avatar
Nayana Rayelly
Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 18, 2020 10:20 am
Nayana Rayelly Lima de Abreu, professora do 5º ano na Escola Plácido de Castro, município de Xapuri.
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
No entanto, ainda que mais difícil, torna-se cada vez mais necessária no atual estado de desenvolvimento da nossa sociedade, quando mais que nunca nos é exigido engajamento, autocrítica e revisão das nossas próprias atitudes.
avatar
José cesio medeiros
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação qualitativa

Seg maio 18, 2020 10:24 am
Nós temos uma legislação sobre todos os aspectos da educação a nível de LEI.
Mas o que questiono e contribuo aqui no meu texto é como operacionalizar uma prática de AVALIACAO:
CONTINUA e
QUALITATIVA
PRIMEIRO:
Para ser continua o professor tem que realizar diariamente e onde?No espaco-tempo da aula.
Isso já vai indicando ao professor o que ele precisa observar de mudança de comportamento do aluno ao entrar em contato com determinado objeto do conhecimento.

SEGUNDO:
O QUE ele quer avaliar deve estar associado ao objetivo daquela.
Exemplo: OBJETIVO Somar frações com denominadores diferentes

DESENVOLVIMENTO DA AULA

ITEM AVALIATIVO: SOME AS FRACOES 1/2 + 1/3

Vejam que dividir o ESPACO-TEMPO da aula em três momentos.E o pulo do gato para garantir a nível de planejamento que vislumbre uma prática de ensino que a AVALIACAO esteja contemplada de forma continua é fazer o momento OBJETIVO está interligado ao que você quer avaliar naquela aula.
PORTANTO o momento DESENVOLVIMENTO DA AULA será totalmente construído visando atingir o objetivo e a avaliação daquele objetivo proposto para aquela aula
ASSIM O PROFESSOR vai observando o caminhar do aluno ao longo da aula e esta observação ao longo da aula vai garantindo o aspecto qualitativo e continuo da AVALIAÇÃO.

POR isso o que acho que ao ver documentos normativos da educação uma atitude efetiva que o professor deve sempre estar fazendo é se perguntar:COMO ESTAS NORMAS GERAIS ME FAZ EU CONTRUIR IMA PRATICA DE ENSINO QUE COMTEMPLE ESTES PRINCIPIOS???




avatar
Regiane Estevam
Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/05/2020
Idade : 47
Localização : Sena Madureira

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Seg maio 18, 2020 11:04 am
Frente à temática avaliação, para os profissionais da educação do nosso estado, acredito que não seja mais considerada como um tema espinhoso como anteriormente, hoje as escolas e profissionais de educação, compreendem que avaliar a aprendizagem do aluno não significa atribuir uma nota após a realização de um método avaliativo. Acredito que essa compreensão se tornou possível, graças às formações continuadas realizadas pela SEE, aos grupos de estudos realizados no âmbito escolar, além da autoformação docente. Como foi visto durante o curso, na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Na escola encaramos o fracasso do aluno também como o fracasso do professor e de toda a escola, e sabemos que o objetivo maior frente ao desenvolvimento de uma proposta de atividade não é o aluno receber determinada nota, mas aprender de fato o que está sendo trabalhado, exigindo assim, um bom planejamento por parte do professor.
Hoje, frente à COVID-19, estamos vivenciando vários desafios, o que exige de certa forma, mudanças de hábitos e atitudes, dentre elas podemos citar, gravar videoaulas, tirar dúvidas através de vídeo chamada, disponibilizar material para a família repassar aos vossos filhos, dentre outras. Porém, temos que ter consciência que avaliar nossos alunos se torna um desafio, por isso, temos que está munido de conhecimento para poder avaliar nossos alunos de forma coerente e responsável, para isso, devemos adquirir as competências digitais que englobam habilidades pedagógicas, de cidadania digital e de desenvolvimento profissional.
avatar
Girlliena da Silva Barros
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Fórum Avaliação escolar

Seg maio 18, 2020 11:06 am
Sou a Professora Girlliena da Silva Barros, trabalho com ensino fundamental ll na escola Raimundo Magalhães em Sena Madureira - Acre.
A avaliação qualitativa se baseia num paradigma crítico e visa a melhoria da qualidade da educação. Sua ênfase é no processo. Ela reflete um ensino que busca a
construção do conhecimento. A avaliação terá seu sentido mais autêntico e significativo se tiver articulação com o processo político pedagógico da escola é ele que dá
significado ao trabalho docente e a relação professor-aluno.
Num processo de avaliação de aprendizagem Luckesi (1999) coloca que há um foco num todo, no coletivo. Mas há também um outro, nos dois protagonistas principais,
que são o professor e o aluno. Nos dias atuais é fundamental o processo de negociação num trabalho de avaliação é fundamental. Essa negociação pressupõe a
discussão coletiva de critérios. A avaliação deve ser encarada como uma reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino. Para que seja produtiva a avaliação deve ser um processo de diálogo, interativo, que visa fazer do individuo um ser melhor, mais criativo, autônomo, participativo, a avaliação precisa levar a uma ação transformadora e também com sentido de formação social, de coletividade de humanização.
avatar
Érica Rocha
Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Seg maio 18, 2020 11:49 am
Bom dia. sou a professora Érica Rocha, trabalho na escola Augusto Severo, localizada na zona rural de Cruzeiro do Sul-AC.
Avaliação deve ser o resultado de todo o acompanhamento diário, tanto das atividades, como a interação da criança com o grupo.
Segundo Nascimento 2003, " Aprendemos para termos novas atitudes e valores e não para sermos avaliados". Então a nota é um processo verificativo e não avaliativo.
A avaliação faz parte do cotidiano vivenciado em grupo, sendo assim, incorporado a pratica do professor, verificando e valorizando todas as conquistas das crianças.
Em relação a esse período emergencial por conta do Covid-19, esse processo de avaliação deve ter um olhar ainda mais atento. Por que nós professores não estamos diretamente com os nossos alunos, então devemos ter todo o cuidado nesse momento, para não desvalorizar nosso aluno.
avatar
Ana Lúcia Vieira Sales
Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação qualitativa escolar neste período de pandemia do Covid-19

Seg maio 18, 2020 12:07 pm
Ana Lúcia Vieira, Escola Iracema Gomes Pereira, professora.

    A avaliação qualitativa é importante para que haja a promoção da equidade. Observar os alunos que mais precisam e fazer avançar os que já sabem bastante, agregando mais habilidades e competências a todos. A avaliação qualitativa é uma forma de promover a boa qualidade da educação, dentro de uma visão crítica. A ênfase, conforme as leituras disponibilizadas, está no processo. Ela busca criar condições para que o aluno construa o conhecimento, tornando-o muito mais significativo a este estudante.

    O atual contexto é extremamente desafiador tanto para o aluno quanto para o professor, pois vivemos em uma realidade social em que nem todos têm acesso à internet de qualidade, fazendo com que a escola crie vários canais de chegada do conhecimento a todos os aprendizes, como através de cópias dos conteúdos trabalhados. Não é uma logística tão simples assim, pois requer toda uma movimentação de pessoas, organização das rotinas escolares para receber o material do professor, fazer levantamento dos alunos que não têm acesso à internet, contagem, reprodução e entrega destes materiais às famílias, organizando de forma a não haver aglomerações e, assim, evitar possíveis contágios da Covid-19.

    Agora, neste momento de aulas remotas, precisaremos ser mais coerentes do que nunca. Saber valorizar cada ação do aluno, dando importância aos mínimos progressos, como por exemplo, a execução das atividades, observando seus esforços para participar e realizar o que é proposto, criando maneiras a que consigam possibilitar ao aluno expor o que ele aprendeu e ao professor, conseguir mensurar essa aprendizagem. Propondo atividades desafiadoras, mas possíveis de serem executadas, alavancando a aprendizagem do aluno.

    A avaliação qualitativa, mais do que nunca, precisará sobrepor o aspecto quantitativo. Os registros e acompanhamentos das devolutivas dos estudantes são fundamentais para que o professor acompanhe seu rendimento escolar e faça as intervenções necessárias para o avanço do aprendizado dos mesmos.
avatar
Lucilene da Silva Mendes
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Escola Ramona de Castro (professora)

Seg maio 18, 2020 1:07 pm
A avaliação tanto quantitativa como qualitativa são importantes para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos educandos. Pois ao modo como vão desenvolvendo as habilidades necessárias de qualidade também estão acumulando saberes necessários durante o processo de ensino e aprendizagem.
avatar
Lucilene da Silva mendes
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avalição qualitativa

Seg maio 18, 2020 1:18 pm
Professora da escola Ramona de Castro
Muito se fala sobre avaliação, portanto não se vê mais como apenas um Acho o de notas.
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
Portanto a avaliação se dá não somente para com o alunado mas o professor também é avaliado continuamente.
avatar
Maria Helena Farias de Pa
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Seg maio 18, 2020 1:35 pm
No processo de avaliação no tocante a avaliação qualitativa nesse momento tão difícil em que tanto às crianças como os professores estão interagindo em um número muito pequeno através se atividades on-line é muito importante para o processo de ensino aprendizagem para ambas as parte.pois os professores estão em busca de fazerem com que cheguem até os alunos essas atividades, sejas elas impressas, vídeos e chamada de vídeo,apesar que ai da têm muitos que o acesso à internet não e possível.
avatar
ARLIANE LIMA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação qualitativa

Seg maio 18, 2020 2:04 pm
Boa tarde!
Prof. ARLIANE LIMA DE HOLANDA SILVA
Escola: Elzira Angelica do Nascimento

Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” geralmente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno, esse tipo de avaliação requer, tanto do aluno quanto do professor, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica.
Em tempos de Pandemia, nós professores e corpo escolar estamos sendo provados que precisamos de mais capacitações voltadas pra área da tecnologia, nos tormando escolas híbridas, sendo capazes de construir meios adequados para dar aulas para nossos alunos de forma presencial e online. É um verdadeiro desafio enquanto Escola nos adequar às necessidades e dar uma educação de qualidade e manter assim.
avatar
ITAAN.OLEGARIO
Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty RESPOSTA AO TÓPICO III

Seg maio 18, 2020 3:06 pm
Diante do cenário atual global, tendo em vista a pandemia da Covid-19, fez-se necessário que a educação buscasse alternativas as aulas presencias a fim de evitar aglomerações, utilizando-se de ferramentas como: videoaulas, fóruns, atividades online, pesquisas e etc. O que levou os professores a finalmente compreenderem a importância da avaliação qualitativa, fica cada vez mais evidente que muitos têm conseguido compreender algumas particularidades de certos alunos e, a partir daí criar ou dar continuidade a metodologias que valorizem o crescimento dos mesmos em um aspecto geral. Quando retornamos à sala de aula esse tipo de avaliação não deve ser deixado de lado, muito pelo contrário, deve ser utilizado e aprimorado para o ambiente escolar, pois é possível e eficaz avaliar o dia-a-dia, isso permitirá ao professor um diagnóstico rápido e um prognóstico eficiente das dificuldades enfrentadas.
avatar
dernice.souza@hotmail.com
Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliaçã Qualitativa

Seg maio 18, 2020 3:54 pm
Boa tarde! Sou Maria Dernice Fernandes de Souza, atualmente lotada na escola Magia do Saber na função de Gestora.

Trabalhar a avaliação qualitativa ainda é muito complexa para os educadores, esse tipo de avaliação requer compromisso , responsabilidade e censo critico multiplicado de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, um dos pontos que considero mais relevante na avaliação qualitativa é trabalhar os erros dos alunos de maneira positiva, incentivando-os a acertarem cada vez mais, outro ponto bem importante refere-se ao fracasso escolar do educando, que seja visto por todos os envolvidos no processo como fracasso do professor e de toda a instituição de ensino. O trabalho com a avaliação qualitativa pode-se destacar a importância dos registros pedagógicos e do resultado dos diferentes instrumentos utilizadas para avaliar o aluno no bimestre, que os resultados sejam utilizados para indicar a necessidade de retomada de todo o trabalho escolar. Segundo Miguel Zabala, "Sem olhar para trás, é impossível seguir em frente”. A escola precisa compreender e fazer os discentes compreenderem que o objetivo do ensino não é apenas dar notas, mas que eles aprendam de fato para viver em sociedade dignamente.
avatar
Maria Amélia
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Modolo III aVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM

Seg maio 18, 2020 4:19 pm
É necessário uma outra compreensão do processo avaliativo,uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como fracasso do professor e de toda a escola,uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato.Uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem o conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. Em uma avaliação do tipo qualitativa, todas as propostas do estudante, certas ou erradas, indicam o caminho percorrido e oferecem um prognóstico dos próximos passos. Até mesmo os erros são levados em conta, porque indicam como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos que vão sendo adquiridos permitindo a identificação dos conhecimentos que já estão consolidados e servem de base para tudo o que vem a seguir.
avatar
Maria de Lourdes Maciel
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação qualitativa

Seg maio 18, 2020 4:35 pm
Boa tarde.
Sou a Professora: Maria de Lourdes Maciel de O. Silva. Trabalho em duas escolas estaduais na cidade de Rio Branco. Em ambas escolas ministro aulas para turmas de 5° ano. Escola: João Paulo II e Escola rural: Irene Dantas do Nascimento.

A avaliação não deve priorizar apenas o resultado, como testes e provas, porém a avaliação deve ser uma prática investigativa diária, onde se busca identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades do aluno na trajetória escolar.

A avaliação qualitativa no ambiente escolar ocorre de várias maneiras, através de diagnóstica, para ter noção do que o aluno já sabe, em seguida são planejadas situações onde o aluno é desafiado, e no momento do desafio ele está sendo avaliado. Procura se também avaliar as afinidades do aluno no desenvolvimento das atividades, na sala de aula ou de casa.

Na escola, os avanços alcançados pelos alunos devem ser registrados, pois fazem parte de todo o processo de ensino aprendizagem em que o mesmo se encontra. Os registros podem ser feito por meio de fichas síntese, fotos, vídeos, áudios...

Diante do cenário atual a avaliação qualitativa está presente nas aulas virtuais, através da observação e leitura das atividades enviadas por nossos alunos: vídeos, áudios, questionamentos escrito no grupo de ZAP no momento da atividade proposta. 🙋

Ivanusia do N. Alves gosta desta mensagem

avatar
Christyne Diogenes
Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Comentário - A importância da avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola e ainda neste período emergencial de Covid-19

Seg maio 18, 2020 4:35 pm
Estamos acostumados ao ver nossos alunos dando importância somente em estar com as notas na média. Se interessam somente nas atividades que " valem pontos". Procuram na véspera das provas bimestrais, decorar somente os conteúdos que vão cair, deixando de aprender todo o conteúdo, e muita das vezes depois de fazê-las não lembram de nada. Acredito que somente desta forma, não podemos avaliar se o aluno desenvolveu completamente as habilidades e competências objetivadas naquela disciplina. Pois, esse meio de avaliação é o quantitativo, onde os acertos (pontos) norteiam o aprendizado do aluno. Já na avaliação qualitativa, temos que analisar toda a aprendizagem do aluno, onde se considera o erros e acertos para diagnosticar quais aspectos deverão ser melhorados na prática educacional. Por isso a importância deste método avaliativo, se queremos um ensino de qualidade, temos que não nos restringir somente em avaliar o aluno somente com pontos que ele tira em provas e atividades, mas considerar se o aluno aprendeu de fato, diagnosticar qual dificuldade ele tem, e elaborar estratégias para que este aluno seja alcançado. Não é fácil, sabemos a dificuldade que enfrentamos na escola, em muitos aspectos. Como vivemos agora neste período emergencial do Covid-19, de distanciamento social, estamos passando por um momento que nos dá insegurança e que muitos de nós sentem dificuldade em inovar seu métodos de ensino, rever os instrumentos de avaliação e adotar alternativas que estimulem mais a participação ativa dos alunos, desenvolvendo a reflexão, responsabilidade e autonomia, que são instrumentos primordiais para obtermos um resultado satisfatório nesse novo meio de ensino, a distância. No entanto, temos que seguir firmes e sempre buscar sermos melhores para nós e nossos alunos.
avatar
shirley maria da silva sa
Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação para Educação Física

Seg maio 18, 2020 4:47 pm
A avaliação tanto quantitativa como qualitativa são importantes para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos alunos, no entanto, quando temos avaliar as habilidades de educação física temos muitas dificuldades em avaliar nossos alunos.
Primeiro que a carga horária, não nos permite dar o estimulo ideal para avaliar todas as habilidades propostas.
Segundo, que não dispomos de espaço e material adequado para ministrar as aulas( materiais que vão desde o esportivo assim como o material didático); O professor sempre tem que está improvisando.

avatar
Cleicimara Santos Neves C
Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Resposta ao módulo 3

Seg maio 18, 2020 5:34 pm
Cleicimara Santos Neves Cunha, escola Diva Pereira de Souza, Senador Guiomard.
A respeito da avaliação qualitativa refere_se aquilo que a criança repassa ao professor no desenvolvimento das aulas, pois há muitas vezes que na hora de um exercício prático a criança se saia bem não porque realmente aprendeu mas sim porque decorou é isso não é algo qualitativo. No momento como esse em que estamos vivendo não está sendo fácil para ninguém, muito menos ao nossos pequenos alunos, então tão necessário essa participação dos professores através de grupos nas redes sociais como através de ligações para estar sabendo com o está o rendimento enquanto a realização das atividades enviadas, um meio muito bom para estar avaliando se está havendo aprendizagem é a utilização de vídeos das crianças realizando as atividades a forma em que eles conseguem fazer a resolução. Portanto o meu ponto de vista segunda a avaliação qualitativa está referente aquilo que a criança fala de determinados conteúdos a forma de abrangência e a maneira de como trata com facilidade, pois daí se entende que ela realmente aprendeu o que lhe foi repassado.
avatar
Messias Ramos
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Escola Santo Izidoro e estou Coordenador de Ensino

Seg maio 18, 2020 5:41 pm
A avaliação da aprendizagem escolar do nosso alugado por meio do EAD está se dando por meio da participação dos mesmos nos grupos de estudos, seguindo cronograma determinado para cada dia/disciplina. Sendo um processo contínuo o professor registra em instrumento próprio a participação de todos, considerando seu interesse e desempenho no decorrer de todas as atividades propostas.
avatar
Hígila
Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 18, 2020 6:32 pm
Boa noite, sou Hígila Bandeira, professora da escola DHR. A avaliação qualitativa enfatiza a importância de observar e interpretar situações e experiências, em vez de resultados numéricos e situações controladas, como faz a avaliação quantitativa. A avaliação qualitativa convida à avaliação permanente, com o objetivo de fornecer feedback e reorientar durante todo o processo educacional. Para mediar essas práticas, é necessário considerar estratégias e instrumentos que respondam a como avaliar. As estratégias de avaliação podem ser muito variadas, dentre elas: diários reflexivos, portfólios, entrevista, estudo de caso, painel, apresentações, entre outros.
avatar
Angela Mª M. de Mesquita
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação qualitativa

Seg maio 18, 2020 7:39 pm
Sou professora de Artes e na minha regencia estou sempre procrurando valorizar meus alunos pelos seus esfroço, pois como diz em um dos documento da formação, onde fala que a" avaliação é um processo que deve ser incoporado á pratica do professor..."
Cada professor, ao meu ver dever ter um olhar diferenciado,pois os alunos podem ter até a mesma idade,mas sua vivência escola, nunca vai ser igual a dos colegas. Posso até afirmar que cada aluno é como uma jóia que deve ser lapidada, e o professor tem que ficar atento a suas manifestações e verificar onde o mesmo se destaca, claro que sem fazer comparaçôes com os demais. Portanto, a avaliação é um processo que dever ser realizado no dia dia da sala de aula.
avatar
Disrhaely de Oliveira Bar
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty A importância da avaliação quantitativa

Seg maio 18, 2020 11:28 pm
Meu nome é Disrhaely de Oliveira Barbosa, trabalho na escola de ensino fundamental Jornalísta José Chalub Leite com o 4°ano B, no período vespertino.
Antes de tudo, vale destacar que avaliação, no ambiente escolar, diz respeito tanto à análise da aprendizagem do aluno quanto aos aspectos institucionais e à avaliação externa. Neste artigo, focaremos na aprendizagem.
Para a maioria das instituições escolare e profissionais na área da educação, avaliar a aprendizagem do aluno significa atribuir uma nota após a realização de um método avaliativo. Com relação a avaliação qualitativa, não é somente relevante a nota do aluno, pois deve ser levado em consideração que de acordo com nossa legislação o processo de ensino-aprendizagem se dar de forma contínua, cumulativa e sistemática. Pois, esse processo é muito mais complexo, esse tipo de avaliação requer responsabilidade, de ambas as partes, tanto do educador quanto do educando, exercendo-os uma postura de autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos. Essa forma de avaliação se faz extremamente importante principalmente nos tempos críticos em que estamos vivendo, levando em consideração as condições socioculturais que os alunos vivem, nas quais não possuem de forma igualitária as ferramentas necessárias para que desenvolvam suas atividades neste novo formato EaD, sofrendo também com o despreparo dos pais para auxiliá-los nesse processo, diante disso o professor além de está se reenventando, buscando capacitações para desenvolver seu trabalho de forma eficaz, precisa desenvolver ainda mais sua capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, no lugar do discente, compreendendo, ponderando e avaliando todos os fatores que envolvem o processo educativo.
avatar
Disrhaely de Oliveira Bar
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty A importância da avaliação quantitativa em tempos de COVID-19

Seg maio 18, 2020 11:37 pm
Meu nome é Disrhaely de Oliveira Barbosa, trabalho na escola de ensino fundamental Jornalísta José Chalub Leite com o 4°ano B, no período vespertino.
Antes de tudo, vale destacar que avaliação, no ambiente escolar, diz respeito tanto à análise da aprendizagem do aluno quanto aos aspectos institucionais e à avaliação externa.
Para a maioria das instituições escolares e profissionais na área da educação, avaliar a aprendizagem do aluno significa atribuir uma nota após a realização de um método avaliativo. Com relação a avaliação qualitativa, não é somente relevante a nota do aluno, pois deve ser levado em consideração que de acordo com nossa legislação o processo de ensino-aprendizagem se dar de forma contínua, cumulativa e sistemática. Pois, esse processo é muito mais complexo, esse tipo de avaliação requer responsabilidade, de ambas as partes, tanto do educador quanto do educando, exercendo-os uma postura de autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos. Essa forma de avaliação se faz extremamente importante principalmente nos tempos críticos em que estamos vivendo, levando em consideração as condições socioculturais que os alunos vivem, nas quais não possuem de forma igualitária as ferramentas necessárias para que desenvolvam suas atividades neste novo formato EaD, sofrendo também com o despreparo dos pais para auxiliá-los nesse processo, diante disso o professor além de está se reenventando, buscando capacitações para desenvolver seu trabalho de forma eficaz, precisa desenvolver ainda mais sua capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, no lugar do discente, compreendendo, ponderando e avaliando todos os fatores que envolvem o processo educativo.
avatar
MAICON BARROSO
Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 19, 2020 1:21 am
E.E.E.F.M. Franklin Roosevelt
Professor do 7° ao 9° ano em História
Maicon Barroso



É de muita clareza que a avaliação é solene para se obter respostas de aprendizado do aluno, conforme isto a avaliação qualitativa trabalha constantemente durante o desenvolvimento de uma aula, dessa forma trazendo riqueza de detalhes para se alçar a melhor direção de ensina para que determinado aluno ou sala corrija a fraqueza do conteúdo e assim tenha sua eficácia necessária, portanto não depende somente do docente.

É PRECISO MUDAR

A forma avaliativa de hoje em dia por muitos docentes ainda é tradicionalista e farta, não se aprende com tanta eficácia quanto uma avaliação constante em pleno desenvolvimento, com olhar crítico é essencial o professor abusar de todas as ferramentas possíveis de avaliação e em pleno COVID-19 nossas ferramentas se tornam LIMITADAS dando uma ideia de que precisamos nos reiventar e aprimorar novas formas avaliativas e nisso entrará nossa criatividade pessoal.

A AUTO AVALIAÇÃO DO ALUNO

É mais que claro que o progresso do aluno não venha só a depender do professor, os processos de autoavaliação têm também uma grande importância para o desenvolvimento da desenvoltura do aluno, no momento de falar com tranquilidade para o professor e para seus colegas. A autoavaliação permite esse exercício quando o aluno pode expressar, com seriedade, sua visão a respeito de si , suas ideias sobre o planeta que o cerca e como enxerga suas próprias relações com esse mundo.

Contudo, perante esse covid-19 é importante usar todas as ferramentas digitais como classroom e outras plataformas para tentar manter esse contato profissional entre professor/aluno e assim conseguir manter a proximidade e avaliar quase que da mesma forma que antes e continuar trazendo resultados no ensino aprendizagem de cada aluno seguindo a metodologia Qualitativa.



Conteúdo patrocinado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos