Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
- Érica Rocha
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/05/2020
Análise Avaliativa
Qua maio 27, 2020 12:55 pm
Érica Rocha- Professora na Escola Augusto Severo
Análise avaliativa do item I.
O item I apresenta:
1. A habilidade que se deseja avaliar. Sim. Interpretar texto com auxílio de material gráfico.
2. Enunciado claro e preciso. Sim. "Leia o texto", representado pela quadrinha, fica bem claro analisar e compreender.
3. Boa articulação entre o comando para resposta. Sim.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. a alternativa correta (A- aborrecida). após a leitura e observação da imagem, o aluno consegue identificar, facilitando assim a marcar a opção correta.
5. Distratores plausíveis. bem elaborados de acordo com o contexto.
Análise avaliativa do item I.
O item I apresenta:
1. A habilidade que se deseja avaliar. Sim. Interpretar texto com auxílio de material gráfico.
2. Enunciado claro e preciso. Sim. "Leia o texto", representado pela quadrinha, fica bem claro analisar e compreender.
3. Boa articulação entre o comando para resposta. Sim.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. a alternativa correta (A- aborrecida). após a leitura e observação da imagem, o aluno consegue identificar, facilitando assim a marcar a opção correta.
5. Distratores plausíveis. bem elaborados de acordo com o contexto.
- Noely Castro
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/05/2020
Elaboração de Itens
Qua maio 27, 2020 1:32 pm
Olá, Boa Tarde! Sou Noely Castro da Silva Nascimento, Coordenadora de Ensino do Núcleo de Educação do Município de Feijó Acre
O item que escolhi foi o I
TEM I:
Observo que o mesmo trás consigo a seguinte estrutura:
• Instrução. Leia o Texto:
• Suporte (Texto gráfico)
• Enunciado da situação problema e comando da resposta: ..N o ultimo quadrinho, a expressão “Bah” revela que a menina ficou
• Alternativas de respostas ( distratores e resposta correta)
A) aborrecida.
B) desolada.
C) enjoada.
D) indiferente.
E) Triste
E ainda o Descritor que se quer trabalhar e ou avaliar ( D5- interpretar texto com material gráfico diverso)
Nesta atividade considero que atendeu a proposta:
1. A habilidade que se deseja avaliar.
2. Enunciado claro e preciso.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
5. Distratores plausíveis.
O item que escolhi foi o I
TEM I:
Observo que o mesmo trás consigo a seguinte estrutura:
• Instrução. Leia o Texto:
• Suporte (Texto gráfico)
• Enunciado da situação problema e comando da resposta: ..N o ultimo quadrinho, a expressão “Bah” revela que a menina ficou
• Alternativas de respostas ( distratores e resposta correta)
A) aborrecida.
B) desolada.
C) enjoada.
D) indiferente.
E) Triste
E ainda o Descritor que se quer trabalhar e ou avaliar ( D5- interpretar texto com material gráfico diverso)
Nesta atividade considero que atendeu a proposta:
1. A habilidade que se deseja avaliar.
2. Enunciado claro e preciso.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
5. Distratores plausíveis.
- valdelina_muniz@hotmail.c
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/05/2020
Análise de itens avaliativos
Qua maio 27, 2020 2:20 pm
Olá, sou a professora Valdelina Muniz, Núcleo de Plácido de Castro
Análise item 1
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- A questão contempla a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla mais pelo menos duas habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2. Enunciado claro e preciso.
- Mais ou menos, o enunciado se tornaria mais claro se tivesse sido usado todo o quadrinho pois, no primeiro quadrinho Magali encontra um sapo que pede um beijo a ela. Por isso, a fala: "no ultimo quadrinho" não poderia ser usada , só tem um.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-A articulação ficou boa, permitindo uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta “aborrecida”, não é uma resposta tão óbvia, (já tive a oportunidade de ver esse quadrinho em avaliações e muitos alunos marcaram como certa a alternativa onde tinha a palavra” triste”) porém, bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas, e itens descartáveis porém, requer um certo grau de raciocínio.
Análise item 1
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- A questão contempla a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla mais pelo menos duas habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2. Enunciado claro e preciso.
- Mais ou menos, o enunciado se tornaria mais claro se tivesse sido usado todo o quadrinho pois, no primeiro quadrinho Magali encontra um sapo que pede um beijo a ela. Por isso, a fala: "no ultimo quadrinho" não poderia ser usada , só tem um.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-A articulação ficou boa, permitindo uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta “aborrecida”, não é uma resposta tão óbvia, (já tive a oportunidade de ver esse quadrinho em avaliações e muitos alunos marcaram como certa a alternativa onde tinha a palavra” triste”) porém, bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas, e itens descartáveis porém, requer um certo grau de raciocínio.
- darleycavalcantetk@gmail.Convidado
Elaboração de Itens - Avaliação
Qua maio 27, 2020 2:22 pm
Darleilson Cavalcante de Brito
Assessor Pedagógico Anos Finais e Ensino Médio
Núcleo de Educação de Tarauacá
A ação “Elaborar Item”, destaque deste módulo IV, não é uma tarefa simples, a qual requer do elaborador reflexão, pesquisa e, sobretudo, estudo aprofundado de documentos que orientem como realizar essa ação de forma mais eficaz. Nesse processo, é preciso que o professor-elaborador leve em consideração fatores importantes, entre eles: ter clareza na seleção da habilidade que se pretende avaliar no estudante, escolher o suporte adequado a fim de subsidiar o processo de mobilização cognitiva do discente, construir enunciado claro e objetivo com a execução de um comando que deixe explícita a tarefa a ser realizada, elaborar alternativas de resposta que se co-relacionam, com a presença de distratores plausíveis e um único gabarito. Vale ressaltar que nossas Unidades de Ensino incluem essa temática como pontos de pauta de formações continuadas, no entanto, é notória a dificuldade que muitos educadores demonstram ao realizar a elaboração de itens na prática, o que é compreensível. Ainda assim, podemos constatar que já houve progressos nesse sentido.
Em observância ao ITEM I deste fórum, consideramos os seguintes pontos:
Avalia uma única habilidade da Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Saeb, no caso
em evidência, o Descritor 5.
Enunciado claro, todavia o comando apresenta algumas inadequações, visto que há referência
desnecessária da expressão “último quadrinho”, sendo que o suporte é formado por apenas um.
Suporte, apesar de ser facilmente lido, está incompleto, pois se trata de uma tirinha e, portanto,
faz- se necessário exposição das cenas anteriores para que a compreensão da história narrada
dê-se em sua totalidade.
Alternativas de resposta elaboradas de forma adequada, escritas com letra inicial minúscula por
serem subsequentes a um comando formado por frase incompleta e cada opção está com letra
maiúscula, porém deveria está entre parênteses, conforme orienta o guia de elaboração de
itens. Destacamos ainda que os distratores são coerentes a ponto de não induzirem o aluno
diretamente ao acerto ou erro, mas mobilizar conhecimentos necessários para se chegar ao
gabarito. Além disso, percebemos que não se distanciam na questão de grandeza ou forma de
apresentação da resposta certa. Vale pontuar que, por ser um item direcionado para o Ensino
Médio, apresenta cinco alternativas de resposta e um único gabarito.
Como sugestões para aprimoramento do respectivo item é válido destacar:
Escolha mais adequada do suporte, sendo este mais claro e em sua totalidade.
Apresentação da fonte do suporte.
Possibilidade de avaliar, ao invés do Descritor 5, o Descritor 3 (Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão).
Assessor Pedagógico Anos Finais e Ensino Médio
Núcleo de Educação de Tarauacá
A ação “Elaborar Item”, destaque deste módulo IV, não é uma tarefa simples, a qual requer do elaborador reflexão, pesquisa e, sobretudo, estudo aprofundado de documentos que orientem como realizar essa ação de forma mais eficaz. Nesse processo, é preciso que o professor-elaborador leve em consideração fatores importantes, entre eles: ter clareza na seleção da habilidade que se pretende avaliar no estudante, escolher o suporte adequado a fim de subsidiar o processo de mobilização cognitiva do discente, construir enunciado claro e objetivo com a execução de um comando que deixe explícita a tarefa a ser realizada, elaborar alternativas de resposta que se co-relacionam, com a presença de distratores plausíveis e um único gabarito. Vale ressaltar que nossas Unidades de Ensino incluem essa temática como pontos de pauta de formações continuadas, no entanto, é notória a dificuldade que muitos educadores demonstram ao realizar a elaboração de itens na prática, o que é compreensível. Ainda assim, podemos constatar que já houve progressos nesse sentido.
Em observância ao ITEM I deste fórum, consideramos os seguintes pontos:
Avalia uma única habilidade da Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Saeb, no caso
em evidência, o Descritor 5.
Enunciado claro, todavia o comando apresenta algumas inadequações, visto que há referência
desnecessária da expressão “último quadrinho”, sendo que o suporte é formado por apenas um.
Suporte, apesar de ser facilmente lido, está incompleto, pois se trata de uma tirinha e, portanto,
faz- se necessário exposição das cenas anteriores para que a compreensão da história narrada
dê-se em sua totalidade.
Alternativas de resposta elaboradas de forma adequada, escritas com letra inicial minúscula por
serem subsequentes a um comando formado por frase incompleta e cada opção está com letra
maiúscula, porém deveria está entre parênteses, conforme orienta o guia de elaboração de
itens. Destacamos ainda que os distratores são coerentes a ponto de não induzirem o aluno
diretamente ao acerto ou erro, mas mobilizar conhecimentos necessários para se chegar ao
gabarito. Além disso, percebemos que não se distanciam na questão de grandeza ou forma de
apresentação da resposta certa. Vale pontuar que, por ser um item direcionado para o Ensino
Médio, apresenta cinco alternativas de resposta e um único gabarito.
Como sugestões para aprimoramento do respectivo item é válido destacar:
Escolha mais adequada do suporte, sendo este mais claro e em sua totalidade.
Apresentação da fonte do suporte.
Possibilidade de avaliar, ao invés do Descritor 5, o Descritor 3 (Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão).
- IVANETE ROCHA DA SILVA
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/05/2020
IV -MÓDULO - ITEM I
Qua maio 27, 2020 2:23 pm
Ivanete Rocha da Silva
Função: Diretora Escolar (Gestora)
Escola: Rainha da Floresta
ITEM I:Esse item tem a intenção de avaliar a capacidade de o estudante interpretar um texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal (D5 das Matrizes de Referência de Língua Portuguesa). Analisando o comando, apresentado como frase que exige complementação, constatamos a indicação explícita da tarefa a ser realizada pelo estudante. Essa é uma tarefa mais complexa do que a apresentada no Exemplo 1, pois apenas o elemento verbal não é suficiente, para que a resposta seja encontrada. É preciso recorrer à imagem para se chegar à resolução da tarefa.
1. A habilidade que se deseja avaliar. - Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla mas pelo menos duas habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto, relacionado à habilidade que se deseja avaliar, delimitando com clareza a tarefa a ser realizada.
2. Enunciado claro e preciso. -Sim, por se tratar de um quadrinho o enunciado se torna simples e claro, no caso: "Leia o texto", houve estímulo para que o aluno mobilize recursos cognitivos, visando solucionar o problema apresentado.
3. Boa articulação entre o comando para resposta. -Sim, a articulação ficou muito boa, de modo a permitir uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno, eu teria colocado dois pontos ao final de "ficou" mas isso não prejudica a interpretação da questão.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. -A alternativa correta (aborrecida), não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis. - A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas com determinados raciocínios (desolada e enojada), que são os distratores e itens descartáveis (triste e indiferente).
Houve coerência gramatical entre enunciado e alternativas, os distratores não teve “pegadinhas” escolha do texto e ilustração adequada e/ou necessária, história em quadrinho é um gênero em que a linguagem verbal e não verbal, as personagens comunicam-se pela fala e pensamentos inseridos nos balões e essa atividade um fica claro e preciso o enunciado pois se torna simples muito claro, gabarito não é obvio, exige do aluno um raciocínio, tento o mesmo que utilizar o quadrinho para chegar á resposta.
Função: Diretora Escolar (Gestora)
Escola: Rainha da Floresta
ITEM I:Esse item tem a intenção de avaliar a capacidade de o estudante interpretar um texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal (D5 das Matrizes de Referência de Língua Portuguesa). Analisando o comando, apresentado como frase que exige complementação, constatamos a indicação explícita da tarefa a ser realizada pelo estudante. Essa é uma tarefa mais complexa do que a apresentada no Exemplo 1, pois apenas o elemento verbal não é suficiente, para que a resposta seja encontrada. É preciso recorrer à imagem para se chegar à resolução da tarefa.
1. A habilidade que se deseja avaliar. - Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla mas pelo menos duas habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto, relacionado à habilidade que se deseja avaliar, delimitando com clareza a tarefa a ser realizada.
2. Enunciado claro e preciso. -Sim, por se tratar de um quadrinho o enunciado se torna simples e claro, no caso: "Leia o texto", houve estímulo para que o aluno mobilize recursos cognitivos, visando solucionar o problema apresentado.
3. Boa articulação entre o comando para resposta. -Sim, a articulação ficou muito boa, de modo a permitir uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno, eu teria colocado dois pontos ao final de "ficou" mas isso não prejudica a interpretação da questão.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. -A alternativa correta (aborrecida), não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis. - A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas com determinados raciocínios (desolada e enojada), que são os distratores e itens descartáveis (triste e indiferente).
Houve coerência gramatical entre enunciado e alternativas, os distratores não teve “pegadinhas” escolha do texto e ilustração adequada e/ou necessária, história em quadrinho é um gênero em que a linguagem verbal e não verbal, as personagens comunicam-se pela fala e pensamentos inseridos nos balões e essa atividade um fica claro e preciso o enunciado pois se torna simples muito claro, gabarito não é obvio, exige do aluno um raciocínio, tento o mesmo que utilizar o quadrinho para chegar á resposta.
- dernice.souza@hotmail.com
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/05/2020
Questões de múltipla escolha (Analise do item III)
Qua maio 27, 2020 2:29 pm
Maria Dernice Fernandes de Souza, Gestora Escola Magia do Saber CZS
Analise do item III. Forte terremoto no Peru é sentido no Acre e Amazonas
Obs.: No decorrer da analise pude observar que:
1-A habilidade que se deseja avaliar não foi selecionada, na Matriz de Referência que é D1 - Localizar informações explícitas em um texto. É importante que após tê-lo escrito o item, realize a operação mentalmente para certificar-se de que ele está realmente de acordo com a habilidade escolhida, de que há apenas uma única resposta correta
2-Com relação ao enunciado é possível reduzir as informações, afim de que fique clara e precisa, com uma boa articulação entre o comando e a resposta, da forma em que foi elaborado deixou margem para duas ou mais respostas certas. Acredito que esse item é para alunos do 6º ao 9º ano, sendo aconselhado apenas uma alternativa de resposta, composta por um gabarito e três distratores
3-Apresentaria o texto assim: Forte terremoto no Peru é sentido no Acre e Amazonas
Um terremoto, registrado às 2h41 da madrugada deste domingo (26), foi sentido no Peru, Equador, Brasil e Colômbia, no Município de Cruzeiro do Sul e nas Capitais de Rio Branco Acre e Manaus Amazonas.
O epicentro do tremor foi a 114 quilômetros de profundidade, na localidade de Lagunas, na região do departamento de Loreto, no norte do Peru.
Não há informações sobre feridos, mas imagens nas redes sociais mostram danos em casas e prédios.
Disponível em: MACHADO, Altino.
https://www.diretodoplanal to.com.br/2019/05/forte-terremoto-no-peru-e-sentido-no.html>. Acesso em: 22/07/19.
Analise do item III. Forte terremoto no Peru é sentido no Acre e Amazonas
Obs.: No decorrer da analise pude observar que:
1-A habilidade que se deseja avaliar não foi selecionada, na Matriz de Referência que é D1 - Localizar informações explícitas em um texto. É importante que após tê-lo escrito o item, realize a operação mentalmente para certificar-se de que ele está realmente de acordo com a habilidade escolhida, de que há apenas uma única resposta correta
2-Com relação ao enunciado é possível reduzir as informações, afim de que fique clara e precisa, com uma boa articulação entre o comando e a resposta, da forma em que foi elaborado deixou margem para duas ou mais respostas certas. Acredito que esse item é para alunos do 6º ao 9º ano, sendo aconselhado apenas uma alternativa de resposta, composta por um gabarito e três distratores
3-Apresentaria o texto assim: Forte terremoto no Peru é sentido no Acre e Amazonas
Um terremoto, registrado às 2h41 da madrugada deste domingo (26), foi sentido no Peru, Equador, Brasil e Colômbia, no Município de Cruzeiro do Sul e nas Capitais de Rio Branco Acre e Manaus Amazonas.
O epicentro do tremor foi a 114 quilômetros de profundidade, na localidade de Lagunas, na região do departamento de Loreto, no norte do Peru.
Não há informações sobre feridos, mas imagens nas redes sociais mostram danos em casas e prédios.
Disponível em: MACHADO, Altino.
https://www.diretodoplanal to.com.br/2019/05/forte-terremoto-no-peru-e-sentido-no.html>. Acesso em: 22/07/19.
- Marta Wanderley
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/05/2020
Análise de Itens
Qua maio 27, 2020 3:08 pm
ITEM 1
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Apesar de dar margens para outras habilidades, esta contempla o que se deseja avaliar.
2. Enunciado claro e preciso.
- Seria interessante se a quadrinha estivesse completa para que o aluno tivesse a compreensão do todo, mesmo assim o enunciado está claro.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
- Apesar de ser apresentado apenas um quadrinho e o comando relatar “no ultimo quadrinho”, acredito que não prejudicou a articulação entre comando e resposta. O mais importante aqui seria a compreensão que o aluno tem do mundo dos contos de fadas e do conhecimento da personagem Magali, uma criança gulosa, que está sempre com fome e que almeja primordialmente saborear os mais diversificados tipos de alimentos.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-Sim, contudo para que o aluno pudesse resolver a questão teria que ter conhecimento do significado de enojado, desolado e indiferente, pois muitas crianças não sabem o significado dessas palavras.
5. Distratores plausíveis.
- Sim, totalmente. Mas é imprescindível que sejam usadas palavras que façam parte do vocabulário dos educandos.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Apesar de dar margens para outras habilidades, esta contempla o que se deseja avaliar.
2. Enunciado claro e preciso.
- Seria interessante se a quadrinha estivesse completa para que o aluno tivesse a compreensão do todo, mesmo assim o enunciado está claro.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
- Apesar de ser apresentado apenas um quadrinho e o comando relatar “no ultimo quadrinho”, acredito que não prejudicou a articulação entre comando e resposta. O mais importante aqui seria a compreensão que o aluno tem do mundo dos contos de fadas e do conhecimento da personagem Magali, uma criança gulosa, que está sempre com fome e que almeja primordialmente saborear os mais diversificados tipos de alimentos.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-Sim, contudo para que o aluno pudesse resolver a questão teria que ter conhecimento do significado de enojado, desolado e indiferente, pois muitas crianças não sabem o significado dessas palavras.
5. Distratores plausíveis.
- Sim, totalmente. Mas é imprescindível que sejam usadas palavras que façam parte do vocabulário dos educandos.
- Lenires
- Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/05/2020
Análise do item III
Qua maio 27, 2020 3:11 pm
Avaliação plural.
Lenires Pereira da Silva
Plácido de Castro
Escola Franklin Roosevelt
Professora - E J A
Lenires Pereira da Silva
Plácido de Castro
Escola Franklin Roosevelt
Professora - E J A
De acordo com o que é solicitado na análise do item III, pode-se notar que ele atende forma satisfatória os elementos a seguir:
1 A habilidade que se deseja avaliar. Neste contexto o suporte utilizado foi um texto informativo que tem como objetivo Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
2. Enunciado claro e preciso, este contextualizou bem o problema, estimulando assim, o estudante a solucionar o problema apresentado com base nos dados do suporte .
3. Boa articulação entre o comando para resposta, aqui foi preciso e nitidamente atrelado à habilidade pretendida.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item, foram apresentadas numa lista de quatro opções, sendo que apenas uma estava correta.
5. Distratores plausíveis, ficaram dentro de possibilidades lógicas de resposta.
Com base no contexto supracitado, é possível observar que ao elaborar uma avaliação, além de ter claro o que se pretende avaliar, se faz necessário um vasto conhecimento dos recursos cognitivos, para evitar que o instrumento avaliativo se torne uma ferramenta prejudicial ao desenvolvimento do aluno.
1 A habilidade que se deseja avaliar. Neste contexto o suporte utilizado foi um texto informativo que tem como objetivo Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
2. Enunciado claro e preciso, este contextualizou bem o problema, estimulando assim, o estudante a solucionar o problema apresentado com base nos dados do suporte .
3. Boa articulação entre o comando para resposta, aqui foi preciso e nitidamente atrelado à habilidade pretendida.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item, foram apresentadas numa lista de quatro opções, sendo que apenas uma estava correta.
5. Distratores plausíveis, ficaram dentro de possibilidades lógicas de resposta.
Com base no contexto supracitado, é possível observar que ao elaborar uma avaliação, além de ter claro o que se pretende avaliar, se faz necessário um vasto conhecimento dos recursos cognitivos, para evitar que o instrumento avaliativo se torne uma ferramenta prejudicial ao desenvolvimento do aluno.
- Elzanira Nery Cardoso
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/05/2020
Item para fazer a analise (texto em quadrinho da Magali.
Qua maio 27, 2020 3:37 pm
Sou a professora Elzanira Nery Cardoso, leciono para a turma de AEE na escola Franklin Roosevelt, no município de Plácido de Castro, irei fazer a analise do item I. A habilidade a ser avaliada observo que a questão contempla claramente, porem e notável que poderia usar o mesmo texto para trabalhar outros descritores como inferir o sentido de uma palavra ou expressão ,inferir o sentido de uma informação implícita no texto, por exemplo, o enunciado deixa claro que o aluno precisa interpretar o texto . Observo também que as alternativas estão adequadas pois apresentam distratares plausíveis, fazendo com que o aluno chegue a conclusão o seu raciocínio para chegar ao gabarito da questão correta.
- Orleilson Alencar de SouzConvidado
Elaboração de itens
Qua maio 27, 2020 3:40 pm
Os itens foram formulados de forma que apresentam uma situação problema clara e objetiva estabelecendo a compreensão, a uma atividade de múltipla escolha composta por gabarito e distratores. Por tanto, se percebe perfeitamente que as questões contemplam a habilidade que se deseja avaliar. Mas, também podemos aqui levar em consideração e sugerir que o objetivo do texto é uma informação precisa sobre terremoto pois, o mesmo deveria obedecer uma forma bem mais objetiva ao ser apresentado para se entender qual será a alternativa correta. Logo com um texto bem mais objetivo e sem um leque muito grande de informações as alternativas ficam mas claras e assim facilita o entendimento da resolução do problema (obs: isso é um ponto de vista meu ). Por fim, todas as estruturas observadas na elaboração dos itens analisados a meu ver contemplam todos os requisitos necessários para se elaborar um item de avaliação. Porém, conhecer os passos de como elaborar um item avaliativo é fundamental para o professor poder avaliar bem seu aluno e, buscar sempre a melhor estrategia para superar as dificuldades que surgirem ao longo do processo do ensino aprendizagem.
- Juceli de SouzaConvidado
Escolhido: Item II
Qua maio 27, 2020 4:34 pm
Todos tem se preocupados tanto com português que a matemática, ainda tem ficado um pouco de lado. Elaborar enunciados, formular itens para as respostas, escolher as imagens da questão e colocar tudo isso ao aluno... Não tem sido fácil! Nossos alunos querem algo prático, pronto, que não dê trabalho.
A matemática tem sido muito rejeitada, pois os seus enunciados não são tão claros, são confusos e as alternativas bem parecidas.
Precisamos reverter esse processo! Tornar a matemática bem clara, onde os alunos tenham facilidades de entender, sem ajuda.
Por isso, sempre proponho que o trabalho seja prático, para ajudar no aprendizado dos alunos; pois tudo isso, pode ser claro para nós professores, mas os alunos, ainda estão começando a aprender.
A matemática tem sido muito rejeitada, pois os seus enunciados não são tão claros, são confusos e as alternativas bem parecidas.
Precisamos reverter esse processo! Tornar a matemática bem clara, onde os alunos tenham facilidades de entender, sem ajuda.
Por isso, sempre proponho que o trabalho seja prático, para ajudar no aprendizado dos alunos; pois tudo isso, pode ser claro para nós professores, mas os alunos, ainda estão começando a aprender.
- Elzanir Lima da Silva
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/05/2020
Itens avaliativos
Qua maio 27, 2020 4:39 pm
Elzanir Lima da Silva, professora Ensino Fundamental I, 1° Ano - Escola Plácido de Castro - Xapuri.
O item que vou avaliar é: ITEM I
Para a habilidade que se deseja avaliar creio que a questão está de acordo. Já quanto ao enunciado está claro, mas talvez não tão preciso como deveria, falta algo para complementar como, por exemplo, poderia ser: " Leia o texto silenciosamente e responda:"
Em se tratando de articulação entre comando para a resposta acontece uma falha de comunicação na expressão " no último quadrinho", visto que, só existe um quadrinho. Eu substituiria por: "De acordo com o texto" até mesmo para ficar claro ao aluno que não se trata da leitura apenas do quadrinho mas também da imagem apresentada como suporte. O restante permanece sem problemas, visto que, é uma questão de múltipla escolha então pode-se usar uma frase incompleta sem prejuízo.
As alternativas de respostas são boas, apresentando dois distratores plausíveis, com relação ao gabarito e que talvez a questão não apresente desafios para um aluno do 9° Ano, e o professor precisa estar atento para que as questões não se tornem tão evidentes, pra que apresente sempre desafio possível de resposta a seus alunos.
O item que vou avaliar é: ITEM I
Para a habilidade que se deseja avaliar creio que a questão está de acordo. Já quanto ao enunciado está claro, mas talvez não tão preciso como deveria, falta algo para complementar como, por exemplo, poderia ser: " Leia o texto silenciosamente e responda:"
Em se tratando de articulação entre comando para a resposta acontece uma falha de comunicação na expressão " no último quadrinho", visto que, só existe um quadrinho. Eu substituiria por: "De acordo com o texto" até mesmo para ficar claro ao aluno que não se trata da leitura apenas do quadrinho mas também da imagem apresentada como suporte. O restante permanece sem problemas, visto que, é uma questão de múltipla escolha então pode-se usar uma frase incompleta sem prejuízo.
As alternativas de respostas são boas, apresentando dois distratores plausíveis, com relação ao gabarito e que talvez a questão não apresente desafios para um aluno do 9° Ano, e o professor precisa estar atento para que as questões não se tornem tão evidentes, pra que apresente sempre desafio possível de resposta a seus alunos.
- M. AUXILIADORA RODRIGUES
- Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2020
SOBRE O ITEM ANALISADO
Qua maio 27, 2020 4:43 pm
ITAAN.OLEGARIO escreveu:Itaan Barbosa Olegário - Assessor do Núcleo de Xapuri
O item escolhido para fazer a análise foi o 1 - Quadrinho da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla mas pelo menos dua habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2. Enunciado claro e preciso.
-Sim, por se tratar de um quadrinho o enunciado se torna simples e claro, no caso: "Leia o texto".
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, a articulação ficou muito boa, de modo a permitir uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno, eu teria colocado dois pontos ao final de "ficou" mas isso não prejudica a interpretação da questão.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta (aborrecida), não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas com determidados raciocínios (desolada e enojada), que são os distratores e itens descartáveis (triste e indiferente).
Boa tarde, Professor ITAAN OLEGÁRIO.
Muito interessante sua análise. Destaco aqui sobre não ser recomendado mais de uma habilidade em um único item. Essa recomendação se dá pelo fato da impossibilidade do professor/avaliador saber qual das habilidades o aluno já desenvolveu, se houver mais de uma. Agora, um suporte pode ser usado para se elaborar mais de um item. Pelo Guia de Elaboração de Itens - CAED, temos: Deve-se observar um número máximo de itens por suporte e por série:
- 4ª série / 5º ano EF - até quatro itens;
- 8ª série / 9ºano EF - até seis itens;
- 3º ano EM - até oito itens.
Obrigada por sua participação!
- MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/05/2020
Análise da questão 1 – Quadrinho da Magali
Qua maio 27, 2020 4:47 pm
Olá, sou a professora Marcela de Oliveira Rufino e trabalho na Escola Pe. Diogo Feijó. Escolhi o Item I. Com relação a habilidade podemos dizer que o item contempla a interpretação do texto com auxílio de material gráfico. O enunciado está claro e preciso. No que diz respeito a articulação para o comando, está um pouco confuso quando cita a expressão “No último quadrinho”, pois só temos um quadrinho. A alternativa correta está bem clara com relação ao significado da expressão bah! Porque mesmo quem não conhece a Magali conseguiria entender que ela está aborrecida por conta da expressão facial. Portanto, o gabarito está correto.
- M. AUXILIADORA RODRIGUES
- Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2020
Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
Qua maio 27, 2020 5:14 pm
Elzanir Lima da Silva escreveu:Elzanir Lima da Silva, professora Ensino Fundamental I, 1° Ano - Escola Plácido de Castro - Xapuri.
O item que vou avaliar é: ITEM I
Para a habilidade que se deseja avaliar creio que a questão está de acordo. Já quanto ao enunciado está claro, mas talvez não tão preciso como deveria, falta algo para complementar como, por exemplo, poderia ser: " Leia o texto silenciosamente e responda:"
Em se tratando de articulação entre comando para a resposta acontece uma falha de comunicação na expressão " no último quadrinho", visto que, só existe um quadrinho. Eu substituiria por: "De acordo com o texto" até mesmo para ficar claro ao aluno que não se trata da leitura apenas do quadrinho mas também da imagem apresentada como suporte. O restante permanece sem problemas, visto que, é uma questão de múltipla escolha então pode-se usar uma frase incompleta sem prejuízo.
As alternativas de respostas são boas, apresentando dois distratores plausíveis, com relação ao gabarito e que talvez a questão não apresente desafios para um aluno do 9° Ano, e o professor precisa estar atento para que as questões não se tornem tão evidentes, pra que apresente sempre desafio possível de resposta a seus alunos.
Boa tarde, professora Elzanir.
Obrigada por sua contribuição! Suas observações acerca do item são pertinentes. Gostaria de pontuar sobre o "enunciado", no caso da elaboração de itens avaliativos. A partir das orientações do Guia de Elaboração de Itens, o ENUNCIADO "é o estímulo, para que o estudante mobilize recursos cognitivos, a fim de solucionar o problema apresentado com base nos dados do suporte e responder ao que é solicitado pelo comando da resposta".Desse modo, entende-se que o enunciado está claro e completo. Sobre o comando, conforme a senhora destaca, há uma falha. pois, se solicita que seja observado o último quadrinho quando só temos um. Se consultada a fonte do suporte, veremos o texto completo. Portanto, temos um exemplo de item que precisa ser reformulado. Aliás, se o suporte for adaptado, deve manter o entendimento do texto e a indicação da adaptação abaixo.
Obrigada.
- M. AUXILIADORA RODRIGUES
- Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2020
Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
Qua maio 27, 2020 5:36 pm
Meus cumprimentos, professora Marcela!MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN escreveu:Olá, sou a professora Marcela de Oliveira Rufino e trabalho na Escola Pe. Diogo Feijó. Escolhi o Item I. Com relação a habilidade podemos dizer que o item contempla a interpretação do texto com auxílio de material gráfico. No que diz respeito ao enunciado da questão, está um pouco confuso quando cita a expressão “No último quadrinho”, pois só temos um quadrinho. Já em relação ao comando da questão e a resposta está bem claro com relação ao significado da expressão bah! Porque mesmo quem não conhece a Magali conseguiria entender que ela está aborrecida por conta da expressão facial. Portanto, o gabarito está correto.
- M. AUXILIADORA RODRIGUES
- Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2020
Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
Qua maio 27, 2020 6:00 pm
[quote="Érica Rocha"]Érica Rocha- Professora na Escola Augusto Severo
Análise avaliativa do item I.
O item I apresenta:
1. A habilidade que se deseja avaliar. Sim. Interpretar texto com auxílio de material gráfico.
2. Enunciado claro e preciso. Sim. "Leia o texto", representado pela quadrinha, fica bem claro analisar e compreender.
3. Boa articulação entre o comando para resposta. Sim.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. a alternativa correta (A- aborrecida). após a leitura e observação da imagem, o aluno consegue identificar, facilitando assim a marcar a opção correta.
5. Distratores plausíveis. bem elaborados de acordo com o contexto.
Olá, professora Érica!
Excelente análise. É importante notar que o comando do item em questão apresenta uma situação incoerente quanto ao suporte: o fato de citar "...no ´´último quadrinho..." , uma vez que ali consta somente um quadrinho. Portanto, é um exemplo de item que precisa ser melhorado!
Obrigada!
Análise avaliativa do item I.
O item I apresenta:
1. A habilidade que se deseja avaliar. Sim. Interpretar texto com auxílio de material gráfico.
2. Enunciado claro e preciso. Sim. "Leia o texto", representado pela quadrinha, fica bem claro analisar e compreender.
3. Boa articulação entre o comando para resposta. Sim.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. a alternativa correta (A- aborrecida). após a leitura e observação da imagem, o aluno consegue identificar, facilitando assim a marcar a opção correta.
5. Distratores plausíveis. bem elaborados de acordo com o contexto.
Olá, professora Érica!
Excelente análise. É importante notar que o comando do item em questão apresenta uma situação incoerente quanto ao suporte: o fato de citar "...no ´´último quadrinho..." , uma vez que ali consta somente um quadrinho. Portanto, é um exemplo de item que precisa ser melhorado!
Obrigada!
- Ana Maria Dias da Silva B
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/05/2020
Elaboração do item avaliativo
Qua maio 27, 2020 6:01 pm
Sou Ana Maria Dias da Silva Barbosa, assessora pedagógica da divisão da divisão educação especial, esse módulo foi de suma importância para nossa prática pedagógica, faz uma reflexão sobre os itens que devemos elaborar no momento do processo avaliativo com o aluno, no item I o enunciado estimula para que o aluno mobilize recursos cognitivos, visando solucionar o problema apresentado, o comando está relacionado a habilidade que deseja avaliar determinando com clareza a tarefa a ser realizada ,o suporte com as figuras levaram em consideração o descritor , a ilustração foi adequada ao necessário e com boa qualidade gráfica.
- M. AUXILIADORA RODRIGUES
- Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2020
Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
Qua maio 27, 2020 6:08 pm
[quote="Noely Castro"]Olá, Boa Tarde! Sou Noely Castro da Silva Nascimento, Coordenadora de Ensino do Núcleo de Educação do Município de Feijó Acre
O item que escolhi foi o I
TEM I:
Observo que o mesmo trás consigo a seguinte estrutura:
• Instrução. Leia o Texto:
• Suporte (Texto gráfico)
• Enunciado da situação problema e comando da resposta: ..N o ultimo quadrinho, a expressão “Bah” revela que a menina ficou
• Alternativas de respostas ( distratores e resposta correta)
A) aborrecida.
B) desolada.
C) enjoada.
D) indiferente.
E) Triste
E ainda o Descritor que se quer trabalhar e ou avaliar ( D5- interpretar texto com material gráfico diverso)
Nesta atividade considero que atendeu a proposta:
1. A habilidade que se deseja avaliar.
2. Enunciado claro e preciso.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
5. Distratores plausíveis.
Meus cumprimentos, professora Noely.
Tudo bem?As observações feitas acerca do ITEM I são bem interessantes. Parabéns.
O item que escolhi foi o I
TEM I:
Observo que o mesmo trás consigo a seguinte estrutura:
• Instrução. Leia o Texto:
• Suporte (Texto gráfico)
• Enunciado da situação problema e comando da resposta: ..N o ultimo quadrinho, a expressão “Bah” revela que a menina ficou
• Alternativas de respostas ( distratores e resposta correta)
A) aborrecida.
B) desolada.
C) enjoada.
D) indiferente.
E) Triste
E ainda o Descritor que se quer trabalhar e ou avaliar ( D5- interpretar texto com material gráfico diverso)
Nesta atividade considero que atendeu a proposta:
1. A habilidade que se deseja avaliar.
2. Enunciado claro e preciso.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
5. Distratores plausíveis.
Meus cumprimentos, professora Noely.
Tudo bem?As observações feitas acerca do ITEM I são bem interessantes. Parabéns.
- marcelotk
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/05/2020
Modulo IV - análise do item III
Qua maio 27, 2020 6:14 pm
Marcelo Marques de Souza - Escola Instituto São José - gestor
1. A habilidade que se deseja avaliar.
Interpretação do texto
2. Enunciado claro e preciso.
Relato objetivo
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Claro e objetivo
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Alternativas adequadas, propondo uma leitura mas técnica
5. Distratores plausíveis.
Está ligado à habilidade que se pretende avaliar
1. A habilidade que se deseja avaliar.
Interpretação do texto
2. Enunciado claro e preciso.
Relato objetivo
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Claro e objetivo
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Alternativas adequadas, propondo uma leitura mas técnica
5. Distratores plausíveis.
Está ligado à habilidade que se pretende avaliar
- Laura Luanna Abreu
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/05/2020
Elaboração de itens avaliativos
Qua maio 27, 2020 6:20 pm
Professora Laura Luanna Abreu, do município de Tarauacá.
A avaliação sempre deverá ser um processo contínuo em favor da aprendizagem dos alunos. No item I, onde engloba o gênero textual História em quadrinhos, percebemos que a habilidade que se deseja avaliar está contida de acordo com o descritor:interpretar texto de acordo com material gráfico...; o texto base está explícito ao que se pede com coerência e coesão , só que o aluno precisaria entender de onomatopeias ( sons e ruídos) para saber o significado real de "BAH", e este gênero textual é cobrado nos anos iniciais desde o conceito, características e estrutura.O enunciado não está claro e objetivo, já pois o texto base contém apenas um quadrinho, e o item induz que exista mais, como se vê: no último quadrinho. Pode fazer com que o aluno, se questione a procurar no item os outros quadrinhos, já que esse é tido como o último. O comando para a resposta, se faz presente no item, já que se deve interpretar o texto de acordo com material gráfico ( propagandas, quadrinhos, foto).Os distratores estão contemplados no texto base, pois assumem adjetivos negativos, de raiva.... ou seja são alternativas erradas, mas plausíveis.
A avaliação sempre deverá ser um processo contínuo em favor da aprendizagem dos alunos. No item I, onde engloba o gênero textual História em quadrinhos, percebemos que a habilidade que se deseja avaliar está contida de acordo com o descritor:interpretar texto de acordo com material gráfico...; o texto base está explícito ao que se pede com coerência e coesão , só que o aluno precisaria entender de onomatopeias ( sons e ruídos) para saber o significado real de "BAH", e este gênero textual é cobrado nos anos iniciais desde o conceito, características e estrutura.O enunciado não está claro e objetivo, já pois o texto base contém apenas um quadrinho, e o item induz que exista mais, como se vê: no último quadrinho. Pode fazer com que o aluno, se questione a procurar no item os outros quadrinhos, já que esse é tido como o último. O comando para a resposta, se faz presente no item, já que se deve interpretar o texto de acordo com material gráfico ( propagandas, quadrinhos, foto).Os distratores estão contemplados no texto base, pois assumem adjetivos negativos, de raiva.... ou seja são alternativas erradas, mas plausíveis.
- Gleyson Farias da Silva A
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/05/2020
Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
Qua maio 27, 2020 6:38 pm
Gleyson Farias, professor de Geografia na escola Serafim da Silva Salgado e Roberto Sanches Mubarac.
1 - Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar, porém também contempla mas pelo menos dua habilidades, o que não é tão recomendado.
2 - Sim, enunciado se torna simples e claro.
3 - Sim, a articulação ficou muito boa, permitindo uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno, eu teria colocado dois pontos ao final de "ficou" mas isso não prejudica a interpretação da questão.
4 - A alternativa correta (aborrecida), não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas com determidados raciocínios (desolada e enojada), que são os distratores e itens descartáveis (triste e indiferente).
- M. AUXILIADORA RODRIGUES
- Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2020
Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
Qua maio 27, 2020 6:41 pm
[quote="darleycavalcantetk@gmail."]Darleilson Cavalcante de Brito
Assessor Pedagógico Anos Finais e Ensino Médio
Núcleo de Educação de Tarauacá
A ação “Elaborar Item”, destaque deste módulo IV, não é uma tarefa simples, a qual requer do elaborador reflexão, pesquisa e, sobretudo, estudo aprofundado de documentos que orientem como realizar essa ação de forma mais eficaz. Nesse processo, é preciso que o professor-elaborador leve em consideração fatores importantes, entre eles: ter clareza na seleção da habilidade que se pretende avaliar no estudante, escolher o suporte adequado a fim de subsidiar o processo de mobilização cognitiva do discente, construir enunciado claro e objetivo com a execução de um comando que deixe explícita a tarefa a ser realizada, elaborar alternativas de resposta que se co-relacionam, com a presença de distratores plausíveis e um único gabarito. Vale ressaltar que nossas Unidades de Ensino incluem essa temática como pontos de pauta de formações continuadas, no entanto, é notória a dificuldade que muitos educadores demonstram ao realizar a elaboração de itens na prática, o que é compreensível. Ainda assim, podemos constatar que já houve progressos nesse sentido.
Em observância ao ITEM I deste fórum, consideramos os seguintes pontos:
Avalia uma única habilidade da Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Saeb, no caso
em evidência, o Descritor 5.
Enunciado claro, todavia o comando apresenta algumas inadequações, visto que há referência
desnecessária da expressão “último quadrinho”, sendo que o suporte é formado por apenas um.
Suporte, apesar de ser facilmente lido, está incompleto, pois se trata de uma tirinha e, portanto,
faz- se necessário exposição das cenas anteriores para que a compreensão da história narrada
dê-se em sua totalidade.
Alternativas de resposta elaboradas de forma adequada, escritas com letra inicial minúscula por
serem subsequentes a um comando formado por frase incompleta e cada opção está com letra
maiúscula, porém deveria está entre parênteses, conforme orienta o guia de elaboração de
itens. Destacamos ainda que os distratores são coerentes a ponto de não induzirem o aluno
diretamente ao acerto ou erro, mas mobilizar conhecimentos necessários para se chegar ao
gabarito. Além disso, percebemos que não se distanciam na questão de grandeza ou forma de
apresentação da resposta certa. Vale pontuar que, por ser um item direcionado para o Ensino
Médio, apresenta cinco alternativas de resposta e um único gabarito.
Como sugestões para aprimoramento do respectivo item é válido destacar:
Escolha mais adequada do suporte, sendo este mais claro e em sua totalidade.
Apresentação da fonte do suporte.
Possibilidade de avaliar, ao invés do Descritor 5, o Descritor 3 (Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão).
Boa noite, Prof. Darleilson!
Que bom poder contar com sua participação. Considero sua análise muito interessante. Vou aqui, com sua licença, ratificar suas sugestões para o aprimoramento do item em debate. 1. O suporte deve, mesmo se for adaptado, permitir a compreensão do texto na sua totalidade; 2. Não podemos esquecer ou deixar de fazer referência à origem do suporte (para isso, seguir as normas da ABNT); 3. O suporte pode ser usado para a elaboração de mais de um item. Desse modo, com o mesmo suporte, podemos avaliar outras habilidades. Porém, vale lembrar que um item só deve tratar de apenas uma habilidade.
Bravo, professor.
Assessor Pedagógico Anos Finais e Ensino Médio
Núcleo de Educação de Tarauacá
A ação “Elaborar Item”, destaque deste módulo IV, não é uma tarefa simples, a qual requer do elaborador reflexão, pesquisa e, sobretudo, estudo aprofundado de documentos que orientem como realizar essa ação de forma mais eficaz. Nesse processo, é preciso que o professor-elaborador leve em consideração fatores importantes, entre eles: ter clareza na seleção da habilidade que se pretende avaliar no estudante, escolher o suporte adequado a fim de subsidiar o processo de mobilização cognitiva do discente, construir enunciado claro e objetivo com a execução de um comando que deixe explícita a tarefa a ser realizada, elaborar alternativas de resposta que se co-relacionam, com a presença de distratores plausíveis e um único gabarito. Vale ressaltar que nossas Unidades de Ensino incluem essa temática como pontos de pauta de formações continuadas, no entanto, é notória a dificuldade que muitos educadores demonstram ao realizar a elaboração de itens na prática, o que é compreensível. Ainda assim, podemos constatar que já houve progressos nesse sentido.
Em observância ao ITEM I deste fórum, consideramos os seguintes pontos:
Avalia uma única habilidade da Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Saeb, no caso
em evidência, o Descritor 5.
Enunciado claro, todavia o comando apresenta algumas inadequações, visto que há referência
desnecessária da expressão “último quadrinho”, sendo que o suporte é formado por apenas um.
Suporte, apesar de ser facilmente lido, está incompleto, pois se trata de uma tirinha e, portanto,
faz- se necessário exposição das cenas anteriores para que a compreensão da história narrada
dê-se em sua totalidade.
Alternativas de resposta elaboradas de forma adequada, escritas com letra inicial minúscula por
serem subsequentes a um comando formado por frase incompleta e cada opção está com letra
maiúscula, porém deveria está entre parênteses, conforme orienta o guia de elaboração de
itens. Destacamos ainda que os distratores são coerentes a ponto de não induzirem o aluno
diretamente ao acerto ou erro, mas mobilizar conhecimentos necessários para se chegar ao
gabarito. Além disso, percebemos que não se distanciam na questão de grandeza ou forma de
apresentação da resposta certa. Vale pontuar que, por ser um item direcionado para o Ensino
Médio, apresenta cinco alternativas de resposta e um único gabarito.
Como sugestões para aprimoramento do respectivo item é válido destacar:
Escolha mais adequada do suporte, sendo este mais claro e em sua totalidade.
Apresentação da fonte do suporte.
Possibilidade de avaliar, ao invés do Descritor 5, o Descritor 3 (Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão).
Boa noite, Prof. Darleilson!
Que bom poder contar com sua participação. Considero sua análise muito interessante. Vou aqui, com sua licença, ratificar suas sugestões para o aprimoramento do item em debate. 1. O suporte deve, mesmo se for adaptado, permitir a compreensão do texto na sua totalidade; 2. Não podemos esquecer ou deixar de fazer referência à origem do suporte (para isso, seguir as normas da ABNT); 3. O suporte pode ser usado para a elaboração de mais de um item. Desse modo, com o mesmo suporte, podemos avaliar outras habilidades. Porém, vale lembrar que um item só deve tratar de apenas uma habilidade.
Bravo, professor.
- Angélica Gomes de LimaConvidado
Avaliação Escolar
Qua maio 27, 2020 6:54 pm
Professora da escola Jornalista José Chalub Leite. Rio Branco
Angélica
Dentro do processo avaliativo a avaliação deve estar sempre sendo questionada com relação aos seus objetivos e finalidades, para que perca o sentido verdadeiro de um processo avaliativo. A avaliação precisa caminhar junta com a prática metodológica do professor, pois as mesmas precisam estar coerentes e atreladas no processo de ensino aprendizagem.
A avaliação necessita promover a inserção de um ensino reflexivo e questionador, onde o ato de avaliar seja ele qual for precisa problematizar e propor desafios de maneira articulada, com uma sequência didática que venha propiciar a aprendizagem dos conteúdos necessários que vá ao encontro ao desenvolvimento das capacidade definidas nos objetivos educativos . Avaliação deve ter em sua prática coerência com uma visão transformadora de educação , com uma metodologia de trabalho em sala de aula que proporcione o aluno uma atuação mais participativa dentro de um contexto mais significativo, possibilitando que o aluno perceba sua evolução na aprendizagem..
Angélica
Dentro do processo avaliativo a avaliação deve estar sempre sendo questionada com relação aos seus objetivos e finalidades, para que perca o sentido verdadeiro de um processo avaliativo. A avaliação precisa caminhar junta com a prática metodológica do professor, pois as mesmas precisam estar coerentes e atreladas no processo de ensino aprendizagem.
A avaliação necessita promover a inserção de um ensino reflexivo e questionador, onde o ato de avaliar seja ele qual for precisa problematizar e propor desafios de maneira articulada, com uma sequência didática que venha propiciar a aprendizagem dos conteúdos necessários que vá ao encontro ao desenvolvimento das capacidade definidas nos objetivos educativos . Avaliação deve ter em sua prática coerência com uma visão transformadora de educação , com uma metodologia de trabalho em sala de aula que proporcione o aluno uma atuação mais participativa dentro de um contexto mais significativo, possibilitando que o aluno perceba sua evolução na aprendizagem..
- M. AUXILIADORA RODRIGUES
- Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2020
Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
Qua maio 27, 2020 7:02 pm
[quote="Ana Maria Dias da Silva B"]Sou Ana Maria Dias da Silva Barbosa, assessora pedagógica da divisão da divisão educação especial, esse módulo foi de suma importância para nossa prática pedagógica, faz uma reflexão sobre os itens que devemos elaborar no momento do processo avaliativo com o aluno, no item I o enunciado estimula para que o aluno mobilize recursos cognitivos, visando solucionar o problema apresentado, o comando está relacionado a habilidade que deseja avaliar determinando com clareza a tarefa a ser realizada ,o suporte com as figuras levaram em consideração o descritor , a ilustração foi adequada ao necessário e com boa qualidade gráfica.
Olá, Professora Ana maria!
Obrigada por participar. De fato, a reflexão acerca da avaliação é indispensável, assim como a escolha do suporte que será usado à elaboração de um item. No caso apresentado, ITEM I, embora tenhamos um texto com boa qualidade gráfica, temos um texto incompleto. Observe que no comando há uma referencia ao último quadrinho, mas vemos somente um quadrinho. Subentende-se , portanto, que alguma coisa não foi dita. Assim, o suporte se torna "inadequado".
Obrigada
Olá, Professora Ana maria!
Obrigada por participar. De fato, a reflexão acerca da avaliação é indispensável, assim como a escolha do suporte que será usado à elaboração de um item. No caso apresentado, ITEM I, embora tenhamos um texto com boa qualidade gráfica, temos um texto incompleto. Observe que no comando há uma referencia ao último quadrinho, mas vemos somente um quadrinho. Subentende-se , portanto, que alguma coisa não foi dita. Assim, o suporte se torna "inadequado".
Obrigada
- Conteúdo patrocinado
- Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
- Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
- Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
- Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
- Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos