Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
Ir para baixo
avatar
Raimunda M. de Azevedo
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty avaliação da aprendizagem ponto de partida para aprendizagem. No cenário atual.

Seg Ago 10, 2020 3:37 pm
A estrutura de como um item de uma avaliação é muito importante para desenvolver nos alunos o sentido de um determinado conteúdo. Por isso deve ser um conjunto bem pensado, onde haja uma relação entre ambos, dessa forma
Quando o professor vai elaborar um determinado item é importante que o mesmo pense qual habilidade o aluno desenvolverá ao realizar determinada questão , o que o aluno irá aprender.
O enunciado não deverá da a resposta ao aluno, mas deve ser claro e preciso, e assim facilitará o aluno encontrar sua resposta, e dessa forma a aprendizagem será significativa.
O comando de resposta deverá ter articulação entre o que será solicitado ao aluno e o enunciado, com isso o aluno perceberá a relação entre ambos.
O comando de resposta deverá ser claro, mas de forma que não induza o aluno ao erro.
4. As alternativas de resposta devem estar adequada ao Item,, não devemos elaborar alternativas que não tenham relação com o enunciado e o comando de resposta.
Os distratores devem serem plausíveis, não podem se distanciarem do gabarito, ( resposta ), ambos tem de irem do mais distante até o mais próximo da resposta, mas sempre mantendo uma relação com a resposta.
avatar
dina.@ielf.com.br
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Contribuição para o fórum IV

Seg Ago 10, 2020 4:15 pm
Raimunda Antonia Costa da Silva Muniz
Item 1
1. A habilidade que se deseja avaliar. - Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla mas pelo menos duas habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2. Enunciado claro e preciso. -Sim, enunciado se torna simples e claro.
3. Boa articulação entre o comando para resposta. -Sim, a articulação ficou muito boa, permitindo uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno, eu teria colocado dois pontos ao final de “ficou”, mas isso não prejudica a interpretação da questão.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. -A alternativa correta (aborrecida), não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratares plausíveis. - A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas com determinados raciocínios (desolada e enojada), que são os distratares e itens descartáveis (triste e indiferente).
avatar
Bruno Giovanni
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Módulo IV (item 2 )

Seg Ago 10, 2020 4:33 pm
Me chamo Bruno Giovanni Mendes da Silveira, atuo no Colégio CEBRB, cargo: Professor.

Acredito que usar "figuras quadriculadas" ajudam no raciocínio do aluno. Pois, é um tipo de forma que pode ser facilmente encontrado em seu dia a dia nas construções e decorações de paredes.
avatar
kamilla.crespo@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Avaliação Módulo IV

Seg Ago 10, 2020 5:36 pm

O ITEM QUE ESCOLHI FOI O 1º
O enunciado está claro e preciso e também achei que as alternativas estavam bem elaboradas.
avatar
Antônia Pereira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Avaliação EAD

Seg Ago 10, 2020 5:54 pm
Sou MARIA ANTÔNIA PONTES PEREIRA, professora de Geografia na Escola Tupanir G. Da Costa, em Tarauacá

Análise do item III

Esta questão apresenta um texto como suporte para que o aluno possa desenvolver a habilidade proposta (interpretar), contemplando-a perfeitamente. O enunciado apresenta-se de forma precisa havendo articulação entre o comando e as respostas, porém poderia ser descrito de maneira mais específica. Já as alternativas de respostas, estas podem causar confusão ao aluno, visto que as respostas estão contidas no texto de forma clara, passando, assim, a impressão de haver mais de uma alternativa correta. Quanto aos distratores apresentados, como já foi dito, causam conflito ao alunado, exigindo a leitura do texto mais de uma vez e um raciocínio preciso. Contudo, o item avaliado por mim, mostra o quanto precisamos está atentos na elaboração de questões avaliativas, deixando sempre bem claro a habilidade a ser avaliada.
avatar
Joana Silva de Lima Danta
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Elaboração de itens Avaliativos

Seg Ago 10, 2020 7:22 pm
Sou Joana Silva de Lima Danta. Trabalho na escola: Imaculada Conceição, no município de Feijó, com uma turma do 2º Ano Inicial.
Em relação ao conteúdo estudado neste IV módulo foi de grande relevância ao conhecimento e aprendizagem, na minha prática educacional.
No entanto, como educadora ao planejar determinada atividade, preciso refletir e analisar, quais habilidades pretendo desenvolver no " meu aluno" mas para que isso aconteça é de suma importância a compreensão na elaboração de itens de forma clara e objetiva, no que se pretende ensinar.
Sendo assim, a avaliação da aprendizagem, constitui-se portanto, como uma atividade que integra as rotinas da prática educativa, tornando-se um valioso instrumento de busca de informações sobre o desempenho dos estudantes para garantir a qualidade do ensino.
avatar
Maria Vilma
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Ago 10, 2020 11:22 pm
Sou Maria Vilma da Silva , trabalho na escola Marcio Bestene Koury de Rio Branco AC .
Este módulo IV, a temática -Elaboração de Itens Avaliativos, distribuídos em textos e vídeos. Conhecimentos que foram agregados na minha prática pedagógica. Fica a experiência de que, Avaliar é REFLETIR sobre uma determinada realidade, visto que os dados e informação gerados pela avaliação possibilitam um julgamento que conduz a uma tomada de decisão.
avatar
Antonia Saiane
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Resposta ao "Módulo IV"

Ter Ago 11, 2020 10:25 am
Antonia Saiane Murieta Pua, Professora de Geografia na Escola Assis Vasconcelos em Sena Madureira.
Após analisar os itens é possível identificar que as habilidades que se deseja avaliar se fazem presentes em cada questão. O Enunciado é claro e preciso, facilitando a articulação entre o comando para resposta. As alternativas de resposta são adequada ao Item. É possível identificar os distratores plausíveis, principalmente no primeiro item, mas com o auxilio da imagem os alunos logo irão identificar a resposta correta.
avatar
Maria Damiana da Conceiça
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Avaliação de itens

Ter Ago 11, 2020 10:51 am
Em todas as questões existe uma relação bem presente entre enunciado e conteúdo. Vou ficar com a questão número um que de acordo com a elaboração de itens possui sim um entendimento claro e preciso de fácil entendkmento pelo aluno.
avatar
DILMA RIOS
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty analise do item II

Ter Ago 11, 2020 10:59 am
sou Dilma, professora de matemática da Escola Carlos Casavecchia e
A apresentação da situação problema é clara e objetiva. Sendo que no enunciado foi apresentado as informações necessárias para que o aluno analise todas as informações e suficiente para que ele compreenda qual é o problema composto e como resolver.

Nas alternativa não podemos misturar os assunto, e nem tao pouco usar palavras que levem o aluno a marcar a resposta correta por acaso. E através da avaliação é necessário definir os objetivos para cada item, podendo elaborar as habilidades e competências a serem avaliadas, junto com os descritores .
decidir qual é o tipo mais adequado de questão com referencia ao conteúdo, devendo criar a estrutura a partir da problematização com o intuído de transformar o conhecimento com o processo e elaborando recursos para compor a situação problema. não esquecendo de fornecer a bibliografia de distratores, que sejam necessárias e assim evitar alternativas falsas que não contribui em nada para uma avaliação de sucesso.
avatar
Claudia Alves Simoura
Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Resposta do Fórum

Ter Ago 11, 2020 12:07 pm
Sou a professora Claudia Alves Simoura Soares trabalho na Escola Estadual Armando Nogueira,ministro a disciplina de Química .
Resposta ao Item II.A questão analisada contempla perfeitamente esse descritor e posteriormente desenvolve a habilidade proposta,através da figura o aluno consegue desenvolver a habilidade proposta,através da figura o aluno consegue desenvolver o conhecimento de perímetro e através da área analisada pode observar o conhecimento e ampliação da medida da área.
avatar
Edineia pereira mattos
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Método

Ter Ago 11, 2020 12:28 pm
O método avaliativo deveria ser de livre escolha de cada professor, mediante observação.
avatar
Erico
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Como avaliar

Ter Ago 11, 2020 1:12 pm
Erico souza, professor na escola Dr Mário de oliveira, o quadrinho da magali, muito bom avaliar a interpretação do texto com o auxilio de imagens.
avatar
Naiara Pinheiro
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty ITEM 1 - MAGALI

Ter Ago 11, 2020 1:41 pm
Sou Professora Naiara Pinheiro, da Escola Frei Thiago, de Rio Branco/Acre.

Irei falar sobre o item 1 - MAGALI:
1-
Em relação a 1º : Sim, a habilidade D5 e totalmente contemplada com material gráfico utilizado na pergunta, ficando claro para o aluno interpretar.

2-
Enunciado totalmente claro e preciso, onde basta o aluno fazer uma leitura com calma e interpretação.

3-
Tem sim boa articulação entre o comando para a resposta.

4-
A alternativa correta esta totalmente adequada ao item, e a expressão da personagem apresentada.

5-
Os distratores estão de forma plausíveis, estão de forma clara e objetiva.

Naiara Pinheiro gosta desta mensagem

avatar
Keila Katiane Franke Borg
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Ago 11, 2020 3:20 pm
A habilidade clara e bem trabalhada para que o alunado entenda com facilidade e consiga responder as questões para a avaliação do professor.
avatar
Alef Jason Nunes Charife
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Análise do item I

Ter Ago 11, 2020 3:32 pm
Alef Jason Nunes Charife
Colégio Militar Estadual Tiradentes
Professor de Educação Física

Análise avaliativa do item I:
1. A habilidade que se deseja avaliar.
O item contempla a habilidade: Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso.
2. Enunciado claro e preciso.
O enunciado do item escolhido apresenta clareza e precisão.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Comando adequado e não induz ao erro.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
As alternativas exigem um maior grau de atenção mas são adequadas ao item.
5. Distratores plausíveis.
Os distratores são plausíveis! As opções são coerentes!
avatar
Aldenora Gonçalves
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Avaliação.

Ter Ago 11, 2020 3:35 pm
Aldenora Gonçalves da Silva. Escola Assis Vasconcelos. Coordenação pedagógica.
Item I a ser analisado .
É de suma importância e o curso veio nos enriquecer ainda mais para que tenhamos atenção ao elaborar os itens no processo avaliativo.
1. A questão contempla a habilidade que se quer avaliar.
2.O enuciado esta claro e bem objetivo, por se tratar de um quadrinho. Conduz para a realização da atividade com sucesso.
3.A articulação esta boa permitindo a ideia de subordinação.
4. As alternativas estão adequadas ao item e desafiadoras também. Exigem raciocínio.
5.Distratores plausíveis, com vocabulário adequado e bem elaborados, exigindo reflexão pelo aluno.
avatar
Daniele Moura
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Elaboração de itens avaliativos

Ter Ago 11, 2020 3:42 pm
Daniele Oliveira - Professora do CMDPII Rio Branco.


Irei falar sobre a opção 1 - MAGALI:
De fácil compreensão ( para o momento de EaD). Pois uma questão bem suscinta que faz com que o estudante responda de maneira bem ágil e com entendimento.
avatar
Wladimir Melo Rebouças
Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Módulo IV - Elaboração de Itens Avaliativos

Ter Ago 11, 2020 4:27 pm
Olá, meu nome é Wladimir Melo Rebouças, sou professor no Colégio Acreano.

Sendo professor de matemática, fiz a opção de escolha pelo item II (Item de matemática).

1. O item está de acordo com a habilidade, pois, aborda a ampliação de figuras poligonais em malha quadriculada.
2. Enunciado claro e preciso.
3. O comando é bem objetivo e corresponde a uma frase incompleta.
4. O item é do 9º ano, portanto, deve conter 4 alternativas de resposta, sendo que apenas uma delas é o gabarito.
5. Os distratores apontam possíveis caminhos de raciocínio dos estudantes
avatar
68996078380
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Resposta

Ter Ago 11, 2020 4:28 pm
Rodrigo Passos, artes. Escola Paulo Freire.
O módulo IV foi de suma importância para que possamos ser claro e específico na elaboração de uma boa avaliação
avatar
Tássia Maria
Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Itens avaliativos

Ter Ago 11, 2020 5:12 pm
Sou Tássia Maria, trabalho na escola Beija Flor, na função de professora.
Escolhi para análise o item I- Tirinha da Magali.
1- Interpretar texto de quadrinho, além de interpretar a linguagem verbal e não verbal.
2- O enunciado eu mudaria para: "Leia o texto com atenção e depois responda." ou "Observe a tirinha a seguir".
O enunciado contém suporte gráfico, onde o aluno deve realizar a leitura do texto e realizar a leitura de imagem para, em seguida, identificar a alternativa correta.
3- Utilizou vocábulo adequado, de fácil compreensão e situações conhecidas por todos.
O comando para a resposta evitou repetições de palavras que apareceram no enunciado.
4- Construiu alternativas de maneira que o aluno recorra ao procedimento contido na habilidade proposta, impedindo, que ele acerte por exclusão. Relacionando o contexto de produção da imagem.
5- Os distratores referindo-se aos raciocínios possíveis.
avatar
Suely Veronez Rocha
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Avaliação modulo IV

Ter Ago 11, 2020 5:23 pm
Suely V. Rocha, professor da escola Padre Carlos Casavecchia.
Neste modulo IV da avaliação e de fundamental importância para o trabalho do professor nas elaboração das questões, onde tem orientações como organizar uma questão, tanto no enunciado, ordem alfabética das alternativas, enunciado claro, para o ensino fundamental I e II , as alternativas tem que ser (A), (B), (C), e (D), já para o ensino médio acrescentamos até o (E). São muitas orientações, que por enquanto vamos erra, mais no futuro próximo vamos da conta de todas essas orientações.
avatar
Antonia F. da S. Morais
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Elaboração de Itens

Ter Ago 11, 2020 6:08 pm
Antonia Fernandes da Silva Morais, escola Padre Carlos Casavecchia.
Item escolhido: 1 Quadrinho Magali
1- Habilidade que se deseja avaliar.
A habilidade D5- interpretar texto com auxílio de.material gradico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.), que se deseja avaliar, é contemplada.
2- Enunciado claro e preciso.
O enunciado (leia o texto) é bem claro, já que se trata de um quadrinho.
3- Boa articulação entre o comando para a resposta.
A articulação facilita o trabalho do aluno, por deixar uma ideia de subordinação entre as expressões.
4- Alternativas de resposta adequada ao ítem.
A alternativa certa requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora por não ser uma resposta tão óbvia.
5- Distratores Plausíveis.
As alternativas são bem elaboradas, com questões possíveis de serem respondidas com determinados raciocínios os distratores e itens descartáveis.


avatar
Diana Alves de Oliveira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Trabalho na Escola Professor Márcio Bestene Koury como professora.

Ter Ago 11, 2020 7:40 pm
O módulo IV, foi muito proveitoso e será muita diferença na minha prática pedagógica, pois me forneceu subsídios fundamentais para o desenvolvimento do meu trabalho.
Analisando o item I, Magali :
1 - A habilidade está clara, a questão contemplou a habilidade avaliada no item.(interpretação do texto com material gráfico de forma satisfatória).
2 - O enunciado está claro e preciso, porque se trata de um quadrinho e conduz para a realização da atividade com sucesso.
3 - A articulação entre o comando para a resposta mostra que falta algo..Se tivesse um outro quadrinho facilitaria mais.
o raciocínio do aluno.
4 - O Gabarito está adequado ao item apesar da resposta exigir do aluno um raciocínio mais preciso.
5 - Distratores são plausíveis pois exigem do aluno um raciocínio reflexivo no sentido das palavras que o texto apresenta.-
avatar
Rosineide
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Atividade 1: Quadrinho de Magali

Ter Ago 11, 2020 8:08 pm
Nome: Rosineide Pereira de Araújo
Escola: Clícia Gadelha
Função: Professora

Atividade 1: Quadrinho de Magali

As história em quadrinho são bem interessantes pra trabalharmos com nossos alunos, pois essas histórias possuem os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. No geral, apresentam linguagem verbal e não-verbal. Os artistas utilizam diversos recursos gráficos nesse gênero textual com o intuito de trazer o leitor para "dentro" da história contada. Para comunicar as falas das personagens, por exemplo, são empregados balões com textos escritos. O formato desses balões também transmite intenções distintas.
As histórias em quadrinhos estão presentes em todo o mundo e existem várias personagens emblemáticas. Uma delas é Mafalda, criação do cartunista argentino Quino no ano de 1964, utilizada em muitas questões de Língua Espanhola que é a minha área, por exemplo. Nas tirinhas de Mafalda, a garota de aproximadamente 6 anos de idade possui um pensamento reflexivo e questionador acerca da realidade mundial, sempre trazendo um ponto de vista humanista sobre as situações. Assim, as atividades em quadrinhos são ótimas, clara e precisas. Os alunos, em geral, têm um excelente desempenho.
Conteúdo patrocinado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos