Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
Ir para baixo
avatar
49554530234
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty ModulolV

Ter Ago 11, 2020 8:22 pm
Meu nome é Danyelle sou professora da Escola Josué Fernandes 1- A habilidade que se deseja avaliar contempla perfeitamente
2 - O enunciado está claro é preciso por se tratar de um quadrinho. 
3 - Boa articulação entre o comando com a expressão “bah” E a leitura de imagem.
4 - As alternativas estão coerentes ao item .
5 - Os distratares estão bem elaborados de acordo com o contexto.
avatar
sebastiana.leandra
Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Ago 11, 2020 8:42 pm
Professora: Sebastiana Leandra Henrique Mendonça de Lima
Escola: Assis Vasconcelos – Sena Madureira
Professora – Função de Coord. pedagógica


A alternativa escolhida para a resposta do módulo IV será a análise da questão 1 – Quadrinho da Magali

1- Habilidade que se deseja avaliar
Sim, desenvolve habilidade de forma perfeita ao que remete a interpretação de texto com auxílio de material gráfico.

2- Enunciado claro e preciso
Sim, "Leia o texto" representa exatamente o que se deve fazer, mostrando uma simplicidade na análise, de forma simples, clara, precisa.

3- Boa articulação entre o comando para resposta
Sim, houve uma boa articulação entre o comando e a resposta, muito embora dê a entender que há mais de um quadrinho no suporte quando ele é único.

4- Alternativa de resposta adequada ao item.
Sim, necessitando do aluno certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora. Algum dos itens pode confundir na hora da resposta, sendo exigido do aluno atenção e concentração.

5- Distratores plausíveis
Sim apresentando alternativas bem elaboradas, com questões cabíveis de serem respondidas baseadas em um bom raciocínio, sendo: desolada e enojada os distratores e itens descartáveis: triste e indiferente.

avatar
arianyrebecca@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Ago 11, 2020 8:53 pm
Professora Ariany Rebecca, escola professor Josué Fernandes.
A avaliação é uma ação coletiva de formação dos estudantes e ocorre em diferentes esferas com objetivos distintos, sendo os três níveis de avaliação, a saber: da aprendizagem dos alunos, da instituição e do sistema escolar.Levando-se em consideração a habilidade que se deseja avaliar que é a interpretação de texto com auxílio de material gráfico, considero que está a contento.
avatar
Jozivanda da Silva Pessôa
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Ago 11, 2020 8:59 pm
Item I
1. A habilidade que se deseja avaliar.
HabIlidade EF69LP05 Inferir e justificar, em textos multissemióticos - tirinjas, charges, memes, gifs etc, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
2. Enunciado claro e preciso.
Sim, apresenta um enunciado preciso à resposta que se pretende alcançar.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim, o comando da questão facilitará com que o aluno pense subjetivamente de imediato o que se pede.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Sim, embora a expressão "bah" se arremete também ao irônico, a fisionomia da personagem fará com que o aluno pense na resposta gabaritada. O que é exatamente o que pede essa habilidade.
5. Distratores plausíveis.
Sim, a questão apresenta alternativas que requer uma certa habilidade de raciocínio por parecerem semelhantes (enojada/desolada), que são os distratores da questão.
avatar
Ederleide Mourão
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty RE Módulo 4

Ter Ago 11, 2020 9:20 pm
Ederleide de Sousa Mourão, Escola Dr Flaviano Flavio Batista, Professora
Elaborar questões de múltipla escolha (QME) é uma ciência emergente. Ainda há
poucos estudos científicos que fundamentam o processo de construção deste tipo de
itens. Boa parte das orientações está baseada num conjunto de regras e normas
propostas por alguns educadores especialistas em avaliação, muito mais fruto da
experiência do que em investigações com rigor científico.
avatar
Sâmia Gonçalves da Silva
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Elaboração de ítens

Ter Ago 11, 2020 10:34 pm
Sâmia,
Esse módulo foi muito importante para nos auxiliar na elaboração dos itens, temos que ser cuidadosos quando formos preparar uma avaliação. Todos os itens tem que ser revisados, para que tenhamos uma boa avaliação e que possamos avaliar nos alunos de forma correta.
avatar
FÓRUM MÓDULO IV
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty FÓRUM MÓDULO IV

Ter Ago 11, 2020 11:49 pm
Análise avaliativa do item I.
O item I apresenta:
1. A habilidade que se deseja avaliar. Sim. Interpretar texto com auxílio de material gráfico.
2. Enunciado claro e preciso. Sim. "Leia o texto", representado pela quadrinha, fica bem claro analisar e compreender.
3. Boa articulação entre o comando para resposta. Sim.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. a alternativa correta (A- aborrecida). após a leitura e observação da imagem, o aluno consegue identificar, facilitando assim a marcar a opção correta.
5. Distratores plausíveis. bem elaborados de acordo com o contexto.
Professora: Welllyta da Silva Damasceno Rodrigues.
Escola Theodolina Falcão Macedo


avatar
luis gustavo de almeida
Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty resposta ao tópico

Qua Ago 12, 2020 2:16 am
Esse módulo, elaboração de itens, fortaleceu muito a análise dos itens que elaboramos para nossas avaliações.
1. A habilidade está clara, "interpretar texto com auxílio de material gráfico". Só é possível chegar à resposta com o quadrinho.
2. O enunciado está bastante explicativo. O mesmo (suporte e comando) conduz para a realização da atividade com tranquilidade.
3. A articulação ficou muito boa, de modo a permitir uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno.
4. As alternativas de respostas são adequadas ao item, exige do aluno um raciocínio logico, o que torna a questão desafiadora, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Os distratares são plausíveis pois exigem do aluno uma reflexão entre os sentidos das palavras com o que o texto apresenta.

Luis Gustavo
Professor de Física
Escola Padre Carlos Casavecchia
avatar
MARIA JOCILENE
Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/05/2020
Idade : 40

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 9:10 am
Professora Maria Jocilene da escola Alto Alegre I,sobre o tema :Qualquer que seja o instrumento que adote, o professor deve ter claro se ele é relevante para compreender o processo de aprendizagem da turma e mostrar caminhos para uma intervenção visando sua melhoria.
avatar
Vanislania de Barrozo
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Modulo IV

Qua Ago 12, 2020 10:23 am
Ao analisar as questões exposta vejo que todas estão bem elaboras e seguindo os critérios que o educador devem está seguindo para que seja uma avaliação de qualidade. Vou aqui relatar sobre a primeira que é uma tirinha, ITEM I, que esta de acordo com os anos a qual trabalho. Observo que nessa tirinha além da criança ler o texto um outros suporte interessante que ela tem para realizar a atividade é a imagem, que auxilia na hora de responder, caso não conheça o significado de algumas palavras.
Observo que a mesma está com a habilidade clara, o enunciado esta explicativo, dando suporte para uma resposta sem problemas, as alternativas são desafiadoras porém podendo se chegar a uma conclusão sem dificuldades.

Vanislania de O. Barrozo
Escola: Georgete Eluan Kalume


avatar
Dyonnatan
Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Análise do item II

Qua Ago 12, 2020 10:36 am
Dyonnatan Braga do Nascimento, escola Drº Santiago Dantas.
No item 2, que tem como suporte uma figura contendo dois triângulos de tamanhos diferêntes. A questão está bem claro e objetiva, tendo que o aluno, para responder a questão, irá precisar interpretar a figura.
avatar
marcos de almeida lima
Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Itens de avaliação

Qua Ago 12, 2020 10:40 am
ITEM 3
Ausência do enunciado; O comando está de acordo e delimitando com clareza a tarefa a ser realizada; Suporte está padrão; Distratores contêm alternativas incorretas, mas referem-se a raciocínios possíveis; O gabarito ontem a alternativa correta.
avatar
valkiriasouza76@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Professora na Djalma Teles Galdino

Qua Ago 12, 2020 11:02 am
Item 1
1°) A habilidade, acho que a questão está de acordo com a habilidade desejada, interpretação com auxílio de material gráfico.
2°) Enunciado também achei claro e direto.
3°) O comando também achei que está de acordo com as respostas expostas para o leitor.
4°) Se fosse colocar para o segundo ano, na minha opinião seria complexa, pois tem palavras ao qual os alunos por serem pequenos não sabem o significado. Mas no geral está muito boa.
5°) Distratores plausíveis
Ótimo com duas alternativas para descarte e duas para exigir que o aluno pense para responder...
avatar
Susikelly
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Modulo IV

Qua Ago 12, 2020 11:42 am
Sou Maria Susikelly Silva Lima, ministro a disciplina Língua Inglesa na escola CERB.

Item III
 O comando está de acordo com o tema a ser a trabalhado, com clareza a atividade ser  realizada.
O suporte está padrão.
Os distratores contem alternativas incorretas nas que se referem -se a raciocínio possíveis.
O gabarito contém resposta correta
avatar
Angela Maria da S. Neves
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 11:45 am
Ângela Maria da Silva Neves, professora na escola Assis Vasconcelos em Sena Madureira.

A alternativa escolhida para a resposta do módulo IV será a análise da questão I – Quadrinho da Magali

1- Habilidade que se deseja avaliar
Sim, a habilidade está clara e de forma perfeita ao que se refere “interpretação de texto com auxílio de material gráfico”, a resposta só será possível com o auxílio do quadrinho.

2- Enunciado claro e preciso
O enunciado mostra com clareza o condutor para a realização da atividade, "Leia o texto" representa exatamente o que se deve fazer.

3- Boa articulação entre o comando para resposta
Percebe-se uma sintonia e boa articulação entre o comando e a resposta, apesar de confundir quando se diz "no ultimo quadrinho", embora o suporte seja composto por um único quadrinho.

4- Alternativa de resposta adequada ao item.
Sim, a questão é desafiadora, exige do aluno um pouco mais de atenção.

5- Distratores plausíveis
Os distratores são elaborados de forma plausíveis, bem elaboradas as alternativas, com questões que requer um bom raciocínio para serem respondidas.
avatar
Rozangela Costa
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 12:03 pm
Rozangela de Melo Martins da Costa, escola São João Batista, disciplina de Geografia.

O item I apresenta todos os requisitos para ser um item bem elaborado, porém nesse tipo de habilidade, temos que ter muito cuidado na qualidade da impressão, pois é necessário a leitura da expressão facial da personagem para realizar a compreensão efetiva do quadrinho, o que levará a marcar a opção correta. Dessa forma, uma imagem borrada dificultaria a compreensão e induziria o aluno ao erro.
avatar
Aline de Miranda Ribeiro1
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 1:56 pm
Aline de Miranda Ribeiro
Escola: Professor Josué Fernandes
Função: professora
Opção escolhida foi item l, história em quadrinhos.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
A habilidade está de acordo com o texto e com a ilustração em quadrinho, a imagem está clara assim o aluno pode resolver a questão através das expressões contida na imagem. Portanto, facilitando à compreensão textual.
2. Enunciado claro e preciso.
Sim. O Enunciado é claro e simplificado contendo bastante informação, também importante que nós professores estejamos atentos a qualidade das imagens ao trabalhar com esse tipo de gênero textual.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim!
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Sim, mesmo que o aluno tenha alguma dificuldade na leitura a expressão dos personagens fazem um papel importante na hora de resolver a questão. Porém é necessário que o aluno tenha bastante atenção.
Distratores plausíveis
Sim, todas as alternativas foram elaboradas de forma coerente.
avatar
Graças Leite
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 2:50 pm
Professora Maria das graças lima de Souza Leite/Escola Dom Henrique Ruth/Cruzeiro do Sul -Ac
Esse módulo IV- Elaboração de Itens Avaliativos foi excelente; pois é de suma importância para nós professores. Sabemos que avaliar não é uma coisa fácil. Desta forma venho parabenizar toda equipe (mestres) que conduziram tão sabiamente este maravilhoso curso.
tem III: Forte terremoto no Peru é sentido no Acre e Amazonas.
1. A habilidade que se deseja avaliar. A habilidade em questão é interpretar o texto, logo se observa que no texto tem informações que possivelmente deixaria o aluno confuso na hora de resolver a questão.
2. Enunciado claro e preciso. O enunciado contempla em partes, já que a maioria de nossos alunos têm dificuldades de interpretar o que está lendo.
3. Boa articulação entre o comando para resposta. Em parte sim, pois o comando poderia ter sido elaborado de outra forma, facilitando a interpretação do mesmo.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. As alternativas apresentam a mesma estrutura, extensão e forma de apresentação, exatamente obedecendo ao que é recomendado. Mas, dá a entender que tem mais de uma opção correta.
5. Distratores plausíveis. Os distratores têm que ser plausíveis. As opções incorretas A, B, C e D trazem informações presentes no texto, mas, da forma como foram elaboradas dá margem ao aluno interpretar mais de uma opção correta.
avatar
Adryanne Alves
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Avaliação

Qua Ago 12, 2020 3:10 pm
Sou Professora Adryanne Alves nas escolas, Theodolina Falcão, Raimundo Gomes e Padre Carlos Casavecchia.
Esse modulo foi de extrema importância para mim como professora para melhor meus critérios de avaliação, foi um modulo muito enriquecedor sobre o assunto.
avatar
Alex Matos Alves
Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 3:17 pm
Alex Matos Alves, escola João Ricardo de Freitas, professor.
1. A habilidade que se deseja avaliar – comtempla sim a habilidade em destaque (interpretar texto com auxílio de material gráfico...);
2. Enunciado claro e preciso – sim, apesar de ser apenas um quadrinho a situação comunicativa é clara e precisa para a habilidade que se deseja;
3. Boa articulação entre o comando para resposta – ficou bem articulada, permitindo uma boa interpretação ao aluno;
4. Alternativas de resposta adequada ao Item – está adequada e exige do aluno um certo grau de compreensão;
5. Distratores plausíveis – são plausíveis e estimula os alunos a terem um maior raciocínio para escolha da alternativa correta e para descarte das outras
avatar
Nairis da Silva Chaves
Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 3:19 pm
Nairis da Silva Chaves, professora do EF e EM de Língua Portuguesa, da escola Assis Vasconcelos, Sena Madureira.
Item I
Habilidade que se deseja avaliar
Sim, a habilidade está objetiva e no que se refere “interpretação de texto com auxílio de material gráfico”, a resposta só será possível com o auxílio do quadrinho.
Enunciado claro e preciso
Sim, o enunciado mostra-se bem objetivo realização da atividade.
Boa articulação entre o comando para resposta
Há uma articulação entre o comando e a resposta no quadrinho.
Alternativa de resposta adequada ao item.
Sim, exige pouco mais de atenção do discente
Distratares plausíveis
Os distratares são elaborados de forma plausíveis, formações presentes no texto, mas, da forma como foram elaboradas dá margem ao aluno interpretar mais de uma opção correta.
avatar
Fátima Sena
Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/08/2020
Idade : 43
Localização : Cruzeiro do Sul - Acre

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Elaboração de itens avaliativos

Qua Ago 12, 2020 4:46 pm
Olá, sou a professora Fátima Sena, trabalho na escola Professor Antônio de Barros Freire, em Cruzeiro do Sul, com a disciplina de Inglês.
Eu escolhi o item I que aborda a tirinha da Magali. O item está de acordo com as estruturas necessárias para ajudar o aluno a responder a questão, pois contém um enunciado claro e objetivo acompanhado de um recurso gráfico, o comando também, está claro, as alternativas não causam dúvidas ao aluno.
avatar
Agna Roberta Sabino Araúj
Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 4:49 pm
Agna Roberta Sabino Araújo, trabalho na escola Kairala José Kairala de Brasiléia, como professora.
- ITEM III_ Forte terremoto no Peru é sentido no Acre e Amazonas.
1. Habilidade que se deseja avaliar:
Não está presente no item.

2. Enunciado claro e preciso:
Mais ou menos, pois por ser uma notícia, pode ser entendido com facilidade. No entanto o texto trás muitas informações o que pode confundir o aluno.

3. Boa articulação entre o comando para a resposta:
Sim, pois está bem claro o que foi perguntado, no caso o objetivo do texto.

4. Alternativas de resposta adequada ao item:
Sim, mas não está bem óbvio visto que possuem outras alternativas que trazem uma dúvida no início.

4. Distratores plausíveis.:
A questão apresenta boas alternativas, onde leva o aluno a uma interpretação mais a fundo, do comando da questão, para que assim, não se confunda com alternativas, que trazem informações verdadeiras, no entanto, não é a resposta da pergunta lançada.

#Sugestões_ Para melhorar esse item, precisa adicionar as habilidades e resumir um pouco o enunciado, deixando mais claro.
avatar
ANA PAULA
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Módulo IV

Qua Ago 12, 2020 5:08 pm
PROFESSORA - ANA PAULA LIMA DA SILVA - ESC. DOM HENRIQUE RUTH
Análise de acordo com o Item I
1.A habilidade que se deseja avaliar.
A habilidade está clara e coerente. O auxílio do material gráfico contempla uma boa interpretação.
2. Enunciado claro e preciso.
O enunciado contempla palavras implícitas, porém simples para serem interpretadas.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Há uma falha no comando da questão, quando menciona "último quadrinho", sendo que há somente um quadrinho, porém a articulação ficou compreensiva.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
A resposta não é óbvia, requer que o aluno tenha raciocínio para a resolução, portanto o aluno gosta de ser desafiado e, essa "dúvida" é o que deixa a questão mais interessante.
5. Distratores plausíveis.
As opções estão plausíveis, porém o aluno tem que ter conhecimento de área e de malha quadriculada, para que os mesmos possam compreender e interpretar com mais facilidade e resolver de forma correta.
avatar
sandragomes1976@hotmail.c
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Análise sobre oiostensbapresentado

Qua Ago 12, 2020 5:17 pm
Sandra Gomes professora de matemática da ETI Sebastião Pedrosa.
A habilidade em questão tem informações que certamente deixaria o aluno com dúvidas na hora de resolver a questão. O enunciado é a porta de abertura para entender o que se pede na questão. Tendo em vista que muitos discentes tem dificuldades de interpretar um texto. O comando é meio caminho andado para a realização de uma atividade, quando o comando é bem planejado dispensa certas explicações feitas pelo professor, se o aluno não entende o comando logo perde o interesse pela execução da atividade. As alternativas apresentadas a mesma, estrutura, extensão e forma de apresentação, exatamente obedecendo ao que é recomendado. Entretanto, dá a entender que tem mais de uma opção correta, confundindo o que deveria estar claro.
Conteúdo patrocinado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 24 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos