Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
Ir para baixo
avatar
RENER SANTOS DE CARVALHO
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Itens avaliativos

Sex Jul 31, 2020 11:24 pm
Rener Santos de Carvalho, Professor de Educação Física na Escola José Ribamar Batista - EJORB
ITEM I
1. A habilidade que se deseja avaliar - A habilidade está evidente, "interpretar texto com auxilio de material gráfico". Só é possível chegar á resposta com o quadrinho. Mas podemos também acrescentar pelo menos mais uma habilidade que seria: "inferir o sentido de uma palavra ou expressão".
2. Enunciado claro e preciso - O enunciado é bastante coerente, pois o mesmo conduz para a realização da atividade com sucesso.
3. Boa articulação entre o comando para resposta - O comando dialóga perfeitamente com a resposta e o suporte.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item -  As alternativas de resposta estão adequadas e o distrator, na letra D, está adequado.
5. Distratores plausíveis - Os distratores são plausíveis pois exigem do aluno uma reflexão entre os sentidos das palavras com o que o texto apresenta.
Como Profissional de Educação Física busco sempre fazer uso de imagens para que o estudante tenha mais subsídios para  efetuar sua resposta com segurança.
avatar
FERNANDO CR RAMIREZ
Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/07/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty item II

Sex Jul 31, 2020 11:38 pm
Fernando Cezar Rivarola Ramirez, escola José Ribamar Batista, professor de Física.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
Está atendendo ao proposto, mas uma dica seria elaborar uma aplicação do conceito para que o aluno pudesse verificar a aplicabilidade e utilizar desse meio para auxiliar na escolha das alternativas.
2. Enunciado claro e preciso.
Enunciado está claro, provavelmente representa um professor que deu aula de maneira breve e sem muita contextualização. A dica seria enriquecer o enunciado com a contextualização, mas isso só faria sentido se o professor lecionar da mesma maneira.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Devido a brevidade do enunciado, nem chega a ter como questionar a articulação, pois está o comando claro e direto. Mais uma vez a contextualização poderia mudar essa articulação, de modo que o aluno pudesse encontrar afirmativas que reforcem que ele de fato sabe o que está fazendo.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Sim, os itens apresentados estão adequados ao conteúdo abordado, mas se o aluno apresentar duvidas ele não encontrará elementos que reforcem seu raciocínio. Um problema que seria solucionado se tivesse uma aplicabilidade prática sendo abordada.
5. Distratores plausíveis.
Sim, os distratores estão relacionados ao conteúdo, porém a falta de uma abordagem prática pode suscitar a dúvida, transforando o item em um pegadinha, não avaliando, mas visando selecionar.
avatar
mariajose
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Item avaliativos

Sáb Ago 01, 2020 12:14 am
Maria José Oliveira Diniz de Barros
Escola Elias Mansur Simão Filho
Professora Ens. Fundamental
1. A habilidade que se deseja avaliar.
Não deixa muito explicito no decorrer do texto poderia ter sido melhor redigido o texto
2. Enunciado claro e preciso.
Falta uma elaboração precisa e formal
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim, mas, poderia ter tido uma articulação mais objetiva e de maneira atrativa de certa forma.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Acredito que deveria ter sido proposto uma melhor elaboração desde ao redigir o texto, na escolha da fonte e na elaboração das alternativas
5. Distratares plausíveis.
A questões esta possível de ser respondida, porém não levou a elaboração de hipóteses e muito menos desafiadora.
avatar
Cajadokatia302@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sáb Ago 01, 2020 2:13 am
Sou Kátia Cajado, trabalho na Escola Ejorb!
As questões foram muito bem elaboradas, os comandos são bem óbvios satisfazendo as competências desejadas! Esse módulo foi de muito crescimento! Muitas vezes não é o aluno q não entendeu o conteúdo e sim o comandos que não estão claros!
avatar
Edmar Alves
Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Elaboração de itens

Sáb Ago 01, 2020 3:22 pm
1- No que concerne a habilidade a ser avaliada. As questões 01 e 02 corresponde satisfatoriamente às suas respectivas habilidades. Contudo, no caso da questão de matemática seria interessante a inserção do conceito na realidade do aluno. Deve-se pensar na contextualização desde o processo de construção da aula até o momento da construção de itens avaliativos.
2- As questões 1 e 2, embora sucinta, tem enunciados claros e precisos. Ao meu viso, a questão 03 também apresenta a características de precisão no enunciado e, mais ainda, traz um contexto que poderia/pode se encaixar na realidade de nossos alunos.
3- A questão 04, a meu ver, exemplificar muito bem o uso dos distratores. Estes e, também o gabarito são excertos do texto de apoio.
avatar
Mildredes Sousa
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Respondendo ao item I

Sáb Ago 01, 2020 6:23 pm
Meu nome é Mildredes Sousa Ferreira sou professora na escola Theodolina Falcão Macedo, ao observar o guia de elaboração de itens nós percebemos que lá está descrito que primeiramente tudo parte da matriz de referência da área de conhecimento, ou seja, escolhe-se o descritor dessa área logo após, cria-se o item para avaliar este descritor, nessa hora deve-se observar se a proposta de atividade está adequada ao nível que se quer avaliar e, ao analisar a proposta de atividade do item I notamos que faltou exatamente isso, o suporte está bom mas o comando já induz o estudante a resposta. Acredito que se o comando fosse um pouco mais elaborado a resposta não ficaria tão óbvia.
avatar
Luciana Rosales
Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/07/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Ago 03, 2020 12:09 pm
Meu nome é Luciana Rosales, sou professora do quarto ano na escola Ilka Maria de Lima. O item que escolhi para avaliar foi o Item I:
1. A habilidade que deseja avaliar: O item está de acordo com a habilidade que pretende avaliar (D5 = Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc), no caso, foi utilizado um quadrinho como suporte.
2. Enunciado claro e preciso: sim! o enunciado apresenta, de forma completa, o problema a ser solucionado (no caso, eu acrescentaria "e responda a questão ou ás questões" depois da frase "Leia o texto", de modo a ficar mais claro que o aluno deveria fazer a leitura coma finalidade de responder a questão que viria depois), não emprega expressões negativas, deixa clara a habilidade indicada pelo descritor (o enunciado está acompanhado de um suporte), o comando está bem claro, objetivo e sem pegadinhas.
3. Boa articulação entre o comando para resposta: sim! o comando está sob forma de complementação, explicitando com clareza a tarefa a ser realizada.
4. Alternativas de resposta adequadas ao item: sim! Não foram elaboradas alternativas que induzem o erro, não apresentam detalhes irrelevantes ou conteúdo absurdos, não são alternativas que induzam o acerto por exclusão, estão organizadas obedecendo a ordem alfabética tem aproximadamente a mesma extensão, são respostas completas.
5. Distratores plausíveis: sim! eles se referem a raciocínios possíveis, no caso, é verificado que os distratores tem compatibilidade em relação ao comando,concluindo que são possibilidades lógicas de reposta.

É importante ressaltar que se esse item for elaborado para o 5 e 9 anos eles devem apresentar 4 alternativas (segundo as orientações do material de estudo desse modulo - apostilas do CAEd).
avatar
Angélica de Sousa Dourado
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Escola Clínio Brandão em Rio Branco.

Seg Ago 03, 2020 6:05 pm
Esse módulo IV, abordou de dona bem clara e objetiva os elementos necessários e importantes para a elaboração de uma avaliação adequads.Nós fazendo refletir sobre o cuidado que devemos ter para não elaborar instrumentos avaliativos que venham a comprometer a compreensão e consequentemente a aprendizagem do aluno.
avatar
SANDERLY NASCIMENTO DE GO
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty AVALIAÇÃO ESCOLAR

Seg Ago 03, 2020 7:23 pm
item 1
Avaliação precisa ser de forma precisa buscando sempre uma habilidade adequada e completa (D5 = Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc), no caso, foi utilizado um quadrinho como suporte.
O enunciado é claro e preciso apresenta, de forma completa, a solução do problema mostrando que o aluno precisa fazer a leitura coma finalidade de responder a questão deixando clara a habilidade indicada,o enunciado está acompanhado de um suporte), o comando está claro, objetivos.
O modulo IV nos trás uma abordagem clara e objetiva de como podemos fazer uma avaliação adequada, fazendo com que os professores reflitam na preparação de um instrumento avaliativo onde a qualidade aprimore maior ganho na compreensão da aprendizagem dos alunos.

avatar
Sirleide Bezerra Martins
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Qualidade na Avaliação

Ter Ago 04, 2020 9:42 am
Pode-se observar o quanto uma boa avaliação enriquece o desenvolvimento de ensino aprendizagem, é o quanto se pode melhorar e desenvolver novas estratégias de aptidão para construir novas vinhetas.
avatar
augusto pires
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 05, 2020 5:06 pm
Podemos perceber que os textos mostram uma clareza, objetiva ao aluno, através do desenho e gráficos, facilitando a compreensão, módulo IV muito bom, trás bastante conhecimento para os professores.
avatar
MIRLANDIA ALVES
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 05, 2020 8:42 pm
Sou Mirlandia Alves Fontenele sou professora na Escola Tupanir Guadêncio da Costa em Tarauacá. Segundo o Guia de Elaboração de Itens ao elaborarmos o comando para resposta, devemos afastar todo e qualquer fator que possa dificultar a compreensão do item pelo estudante. Dessa forma, a escolha cuidadosa do vocabulário e a objetividade constituem procedimentos fundamentais para a elaboração de um bom item. Não deve ser, contudo, excessivamente breve, a ponto de sonegar informações importantes para a resolução da tarefa que será solicitada, nem excessivamente longo, contendo informações desnecessárias. De forma similar, o vocabulário deve ser adequado ao nível de escolaridade do estudante avaliado. A utilização de conceitos, fatos e terminologias nas suas formas universalizadas são garantias para que se evitem comportamentos diferenciados do item, originados de posturas ideológicas ou especificidades regionais.
avatar
MIRLANDIA ALVES
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 05, 2020 8:43 pm
Sou Mirlandia Alves Fontenele sou professora na Escola Tupanir Guadêncio da Costa em Tarauacá. Segundo o Guia de Elaboração de Itens ao elaborarmos o comando para resposta, devemos afastar todo e qualquer fator que possa dificultar a compreensão do item pelo estudante. Dessa forma, a escolha cuidadosa do vocabulário e a objetividade constituem procedimentos fundamentais para a elaboração de um bom item. Não deve ser, contudo, excessivamente breve, a ponto de sonegar informações importantes para a resolução da tarefa que será solicitada, nem excessivamente longo, contendo informações desnecessárias. De forma similar, o vocabulário deve ser adequado ao nível de escolaridade do estudante avaliado. A utilização de conceitos, fatos e terminologias nas suas formas universalizadas são garantias para que se evitem comportamentos diferenciados do item, originados de posturas ideológicas ou especificidades regionais.
avatar
cleicimar carvalho
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui Ago 06, 2020 2:48 pm
Francisca Cleicimar, professora da escola Ramona Mula Pastor de Castro
Análise avaliativa do item I
1. O item apresenta a habilidade que se deseja avaliar;
2. O enunciado está claro e preciso;
3. o enunciado ficou claro e preciso, para alguns alunos, as imagens ajudam a compreender o que se pede na tirinha.
4. A articulação entre o comando para a resposta ficou boa pois facilitou o raciocínio do aluno.
5. As alternativas em que aparecem elas são pouco confusas, poderiam ser mais claras
6. As alternativas está adequado ao item apesar da resposta exigir do aluno um raciocínio mais preciso, tornando assim a questão desafiadora.
avatar
Marciana Andrade Cunha Me
Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Avaliação

Qui Ago 06, 2020 5:39 pm
Professora Marciana Andrade Cunha Melo- Escola Juarez Ibernon
Considerações sobre o item I
O uso das historias em quadrinhos como instrumento pedagógico tem por finalidade despertar a criatividade, a sensibilidade, e o senso crítico do aluno através da
linguagem simples. Podemos dizer que este instrumento é um meio facilitador da aprendizagem desde que utilizado da maneira correta.
avatar
REGIANNE
Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty AVALIAÇÃO

Qui Ago 06, 2020 9:32 pm
REGIANNE BARROS, PROFESSORA - ESCOLA OSCAR FELÍCIO DE SOUZA
BOA ARTICULAÇÃO ENTRE O COMANDO E A RESPOSTA: SIM! O COMANDO ORIENTA DE FORMA CLARA A RESPOSTA CORRETA.
avatar
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Dr: Santiago Dantas, professora geografia fundamental II

Sex Ago 07, 2020 3:12 pm
O curso do módulo IV tem como meta essencial compartilhar conhecimentos que podem aumentar a validade das avaliações que acontecem na escola. Neste módulo, os princípios que norteiam a técnica de elaboração serão discutidos com o auxílio do exame de exemplos os mais diversos.
Ainda que sejam seguidos os princípios de elaboração de itens discutidos nos módulos anteriores, o fiel da balança da qualidade de uma avaliação é o resultado de sua aplicação. A análise de dados quantitativos de avaliações permite não apenas dar-lhes consequências pertinentes e úteis aos processos de ensino e aprendizagem, mas aperfeiçoar o avaliador, que pode identificar problemas diversos nos itens de avaliação. Este módulo do curso trará elementos que embasem esse tipo de análise e discussão.
As questões estão mal elaboradas e isso dificulta o entendimento do aluno na hora de escolher a opção correta.
avatar
LEILIANE MENDES
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Ago 07, 2020 4:08 pm
escola DR: SANTIAGO DANTAS ,Professora de HISTORIA Fundamental II.
LEILIANE MENDES PEREIRA DAS NEVES




A habilidade que se deseja avaliar. A habilidade em questão é interpretar o texto, logo se observa que no texto tem informações que possivelmente deixaria o aluno confuso na hora de resolver a questão,o  enunciado claro e preciso. O enunciado contempla em partes, já que a maioria de nossos alunos têm dificuldades de interpretar o que está lendo, boa articulação entre o comando para resposta. Em parte sim, pois o comando poderia ter sido elaborado de outra forma, facilitando a interpretação do mesmo, alternativas de resposta adequada ao Item. As alternativas apresentam a mesma estrutura, extensão e forma de apresentação, exatamente obedecendo ao que é recomendado. Mas, dá a entender que tem mais de uma opção correta, distratores plausíveis. ,s distratores têm que ser plausíveis,as opções  incorretas A, B, C e D  trazem informações presentes no texto, mas, da forma como foram elaboradas dá margem ao aluno interpretar mais de uma opção correta.
avatar
Inez de Oliveira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Módulo IV

Sex Ago 07, 2020 7:40 pm
Inez de Oliveira, professora de arte na escola Maria Lima de Souza, situada no município de Cruzeiro do sul.
O item escolhido para fazer a análise foi o 1 - Quadrinho da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla mas pelo menos dua habilidades, o que não é recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2. Enunciado claro e preciso.
-Sim, o enunciado é claro e preciso.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, a articulação ficou muito boa, de modo a facilitar o trabalho do aluno.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta (aborrecida), não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora, contudo bem elaborada.
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis.
avatar
Vanderliledora@Bol.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Módulo IV

Sex Ago 07, 2020 10:02 pm
Sou a professora vanderli
Ministro aula na escola de ensino Rural Manoel Machado com a turma do 1° ano A.
Este IV modulo foi muito importante para a nossa aprendizagem gostaria de me aprofundar mais nesse assunto quanto mais aprendemos melhor e quanto mais aprofundamos no assunto ficaremos mais confiante e melhor ficaremos para uma ótima aprendizagem assim quem ganha somos nós e os alunos como também a sociedade como um todo.
avatar
Cirineide da Silva lima.D
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Elaboração de itens

Sex Ago 07, 2020 11:48 pm
Cirineide da Silva Lima Diogenes
Escola Dr. Santiago Danta
Função: Professora


O texto do enunciado deve ser elaborado de maneira clara e objetiva, determinando as tarefas solicitadas ao estudante. Deve incluir todas as informações textuais necessárias, bem como figuras, dados e outros tipos de mídia. A falta ou excesso de dados ou informações pode dificultar a compreensão do problema, ou ainda, confundir o estudante com uma questão sem resposta.
Formulações inadequadas podem compor enunciados vagos, imprecisos e sem definição.
As alternativas apresentam a mesma estrutura, e forma de apresentação, exatamente obedecendo ao que é recomendado. compreende-se que, tem mais de uma opção correta, distratores plausíveis mas, da forma como foram elaboradas o aluno vai interpretar mais de uma opção correta.
avatar
ANDRÉA BANDEIRA
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty AVALIAÇÃO ESCOLAR

Sáb Ago 08, 2020 10:15 pm
ANDRÉA BANDEIRA DE ARAÚJO
PROFESSORA DE AEE
ESCOLA MARCÍLIO NUNES RIBEIRO II
ESSE MÓDULO FOI BASTANTE ENRIQUECEDOR! A ELABORAÇÃO DE ITENS É PEÇA CHAVE PARA UMA BOA AVALIAÇÃO.
avatar
Abdias Costa
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Ago 10, 2020 2:37 pm
Muito bom esse módulo IV. É importante aprender e dialogar nossas experiências a respeito dos enunciados e comandos nas questões. E, nesse módulo, aprendermos que a ideia é objetiva e direta, principalmente neste período de aulas remotas.
avatar
Doroteia Bylaardt
Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Análise Avaliativa do Item IV

Seg Ago 10, 2020 3:03 pm
Doroteia Bylaardt
Professora de Ciências e Biologia
Escola Estadual Rural Ariston Ferreira da Cunha
Capixaba - AC

Análise avaliativa do Item IV

Fazendo uma leitura do item, podemos observar que está de acordo com a habilidade que se deseja avaliar, com referência aos procedimentos de leitura, pois que o aluno só poderá responder realizando uma boa leitura do texto, e se souber realmente diferenciar fatos de opiniões.

Analisando o enunciado por completo, identificamos que o mesmo apresenta o problema a ser solucionado com clareza, não utiliza de expressões negativas, nem induz a resposta do estudante. Principalmente, deixa clara a habilidade indicada pelo descritor.

O texto que serve de suporte no enunciado se refere a questões da atualidade, e está de acordo com o nível de escolaridade dos alunos (Ensino Médio). O comando pode ser mais claro, de acordo a recomendações encontradas no Guia de Elaboração de Itens. No caso, o enunciado não é pergunta e nem frase que precisa de complementação. Eu colocaria: No texto lido, pode-se observar que o autor menciona um fato em que trecho?

Como as alternativas de resposta ao item correspondem a fragmentos retirados do texto utilizado como suporte, os distratores são todos plausíveis.
As alternativas estão adequadas, mas podem ser melhor formatadas, pois não seguem a ordem cronológica em que aparecem no texto. Ficaria melhor na sequinte ordem:

(A) “...a nação brasileira, só cumprirá com seus princípios constitucionais democráticos, quando possibilitar à população acesso aos instrumentos críticos e analíticos da sociedade.”
(B) “Recente notícia do Governo Central anunciou o corte de 30% do orçamento das instituições públicas de ensino focando na redução da carga horária...”
(C) “Vejo que o fator principal da crise político-social pelo Brasil, hoje vivenciada é justamente o posicionamento extremista dos governantes...”
(D) “...o ensino é politizado, a crítica é feita em cima de políticas partidárias. A Sociologia e a Filosofia são desconstruídas,”
(E) “Só vivenciaremos uma relação proativa quando governo e povo forem capazes de andar em um mesmo rumo, o da Constituição.”

Acredito que com estas observações podemos melhorar a formatação deste Item.
avatar
Danielle Cristina
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Sou professora nas escolas- Acreano, Padre Carlos Casaecchia e Reinaldo Pereira Da Silva.

Seg Ago 10, 2020 3:32 pm
Adaptar os itens em uma avaliação é muito importante, pois ajudará o aluno a resolver as questões com mais clareza. Precisamos adaptar a dificuldade dos itens ao grau de formação escolar dos alunos e ao nível da classe. Também devemos usar linguagem clara e sucinta, evitando ambiguidade, o nível de dificuldade da questão deve estar no conteúdo e não na sua formulação, evitando que a pergunta se torne uma charada.
Conteúdo patrocinado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos