Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
Ir para baixo
avatar
Lucimeire Barbosa Rocha
Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Elaborando avaliação

Qua Jun 10, 2020 9:14 pm
Diante de todo o estudo sobre avaliação, vamos aprimorando constantemente o domínio na elaboração das atividades avaliativas. Devemos sempre ter claro o nosso objetivo (que habilidade pretendo avaliar?), o enunciado da questão deve ser o mais esclarecedor possível, permitindo ao aluno compreender o que deve ser feito e os destratores são muito importantes para levarem o aluno a refletir sobre a questão e não simplesmente seguir a linha da exclusão, porém, esses destratores não devem trazer dubiedade nas opções de resposta.
avatar
Gleiciane G O Brito
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Continuação formas de Avaliar

Qui Jun 11, 2020 8:10 am
Bom dia, Sou professora Gleiciane Brito, escola Raimundo Hermínio de Melo, series iniciais.
o assunto é bem extenso e um debate bem longo, pois a cada dia mais buscamos melhorar as formas de está avaliando os alunos, como aqui está se tratando de uma forma avaliativa por escrito, percebe se que apenas na questão II, a disposição das alternativas estão fugindo do que o palestrante falou no primeiro vídeo. Nós que trabalhamos nos anos iniciais temos que pensar com o olhar das crianças, assim elaborar questões que sejam compreensivas a eles, para assim obter o resultado do que foi abordado em sala de aula.A organização e o contexto das questões é a chave para uma boa avaliação.
avatar
Christyne Diogenes
Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty ITEM I

Qui Jun 11, 2020 1:22 pm
Meu nome é Christyne de Souza Diogenes Vellegas, sou professora de Educação Física nas escolas Padre Carlos Casavecchia e Elozira dos Santos Thomé.
1. O item contempla a habilidade, que é de interpretar o texto com auxílio de material gráfico...
2. Enunciado está claro e preciso.
3. Tem boa articulação entre o comando para resposta.
4. As alternativas de resposta se adequam ao item.
5. Os distratores são plausíveis.
avatar
Taina Clavia Lima do Nasc
Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty ITEM 1- ELABORAÇÃO DE ITENS

Qui Jun 11, 2020 2:37 pm
Sou Taina Clávia Lima do Nascimento, professora na escola Rosaura Mourão da Rocha no município de Tarauacá.
Avaliar é refletir sobre uma determinada realidade, visto que os dados e informações gerados pela avaliação possibilitam um julgamento que conduz a uma tomada de decisão. Sabemos que elaboração de itens não é fácil, temos que ter os devidos cuidados ao elaborar itens. No item 1, no meu ponto de vista poderia melhorar as imagens ilustrativas para facilitar na resolução da questão. Onde, até mesmo a linguagem fugiu um pouco da realidade dos alunos, ou seja, o "Bah" não ficou tão clara sua significância. O gabarito está correto, a resposta certa é a alternativa A da questão, sendo nesse contexto é mesmo aborrecida, onde mesmo podemos observar a cara da Magali. No que concerne aos distratores , devem ser plausíveis e devemos evitar alternativas que podem ser excluídas como no caso de triste.
avatar
Laurilene Fernandes Nogue
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Interpretação e análise textual

Qui Jun 11, 2020 7:59 pm
Laurilene Fernandes Nogueira professora na escola estadual Frei André Maria Ficarelli.
O item selecionado para análise foi o 3, forte terremoto no Peru é sentido no Acre e Amazonas.
1* Habilidade a ser analisada: introdução e análise textual.
Na leitura do texto é possível observa que o mesmo possui informações que o deixam muito estenso e confuso na hora de resolver as questões.
2* para sintetizar informações proponho um leitura colaborativa, buscando assim deixar as informações mais evidente em relação ao que se quer passar.
3* as alternativas e os destratores estão dentro do esperando para os alunos do quinto ano.
avatar
CLICIAMARA TORRES
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Análise do Item IV

Qui Jun 11, 2020 9:29 pm
Cliciamara Torres - Professora
Escola Rosaura Mourão da Rocha
Tarauacá - Acre
1.Habilidade que se deseja avaliar
Sim, apresenta , porém no inicio do item não expõe nenhuma atração ao leitor para fazer a leitura desse item.
2. Enunciado claro e preciso
Para os alunos do fundamental já se torna extenso, e isso permiti o aluno a não desenvolver a habilidade desejada.
3.Boa articulação entre o comando para a resposta
Proporciona sim uma boa compreensão
4.Alternativas de respostas adequada ao item
Se esse item for para trabalhar com alunos do Ensino Médio Sim, mas para o Fundamental não . Pois o mesmo contém 5 alternativas.
5. Distratores plausíveis
Sim , pois além de ter o gabarito suas alternativas são similares ao item.
avatar
Raildo da Silva Araujo
Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jun 12, 2020 8:34 am
O itens escolhido foi II
Ao decorrer de sua análise, observe, principalmente, se o item apresenta:
1. A habilidade que se deseja avaliar.
Sim, por que enfocar no problema que será analisado
2. Enunciado claro e preciso.
Sim, pois e figura e clara e de fácil compreensão
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, a articulação ficou muito boa.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
sim, no entanto, não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora; pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis.
Sim, a questão apresenta alternativas bem elaboradas.
avatar
EDINAR ALVES
Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Edinar Alves de Souza, Escola Clarisse Fecury, Rio Branco - AC. Professora.

Sex Jun 12, 2020 8:37 am
Professora Edinar Alves de Souza. Escola Clarisse Fecury. Rio Branco - AC.

1. Habilidade.
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso(HD) a questão complementa perfeitamente.

2. Enunciado claro e preciso sim, está evidente!

3. Boa articulação entre o comando para a resposta.
Sim, a ideia de subordinação entre as expressões facilita para o aluno.

4. Alternativas de respostas adequadas ao item.
A palavra aborrecida, requer um certo grau de raciocínio do aluno, questão desafiadora!

5. Distratores plausíveis.
Apresenta alternativas bem elaboradas, questões plausíveis.
avatar
Adenice P de Oliveira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Avaliação Escolar módulo IV

Sex Jun 12, 2020 8:56 am
A formação continuada está sendo importante para compreendermos a importância do processo avaliativo do aluno e da elaboração de itens. Como podemos analisar os itens propostos precisam está de forma adequada com enunciados claros e objetivos avisando o contexto da realidade do aluno. Por isso a elaboração de itens não é uma tarefa tão simples pois se faz necessário conhecer o processo de avaliação no contexto geral.
avatar
Zaquileneb@gmail
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Avaliação do ensino-aprendizagem

Sex Jun 12, 2020 11:14 am
Zaquilene
Escola: Manoel Machado
Avaliando o ontem
1- A Habilidade que se deseja avaliar está correta, muito embora esse tipo de texto nos apresenta mais que uma habilidade.
2- Enunciado claro e preciso. Sim, direcionando o aluno ao que ele deve fazer que é ler o texto.
3- Boa articulação entre o comando para resposta. Sim, apesar de que apresenta uma falha quando menciona "No último quadrinho", pois só existe um.
4- Alternativas de resposta adequada ao item. A depender do ano/série, torna-se confuso para a compreensão do aluno.
5- Distratores plausíveis. A questão apresenta alternativas que podem deixar o aluno emaranhado, uma vez que contém palavras que não
São fáceis para se compreender a depender do ano/série em que este aluno esteja.
avatar
Zaquileneb@gmail
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Avaliação do ensino-aprendizagem

Sex Jun 12, 2020 11:18 am
Zaquilene
Escola: Manoel Machado
Avaliando o Intem I
1- A Habilidade que se deseja avaliar está correta, muito embora esse tipo de texto nos apresenta mais que uma habilidade.
2- Enunciado claro e preciso. Sim, direcionando o aluno ao que ele deve fazer que é ler o texto.
3- Boa articulação entre o comando para resposta. Sim, apesar de que apresenta uma falha quando menciona "No último quadrinho", pois só existe um.
4- Alternativas de resposta adequada ao item. A depender do ano/série, torna-se confuso para a compreensão do aluno.
5- Distratores plausíveis. A questão apresenta alternativas que podem deixar o aluno emaranhado, uma vez que contém palavras que não
São fáceis para se compreender a depender do ano/série em que este aluno esteja.
avatar
Josefa Lucas
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Elaboração de itens avaliativo

Sex Jun 12, 2020 12:06 pm
ITEM AVALIADO  III
Josefa Lucas - Educação do Campo Cruzeiro do Sul - Este item tem pontos positivos mas pode ser melhorado. Em relação a habilidade não está registrada mas com a leitura da questão pode-se perceber que com essa questão propõe que o aluno Identifique a finalidade de texto. Os distratores e gabarito ao meu ver estão coerentes. No que se refere ao enunciado, poderia ter uma frase inicial chamando atenção para a leitura do texto que após o texto dado como suporte seria completado com a questão a responder/comando. Da forma como foi elaborado é possível que o aluno saiba a resposta, porém alguns complementos são importantes para possibilitar uma melhor compreensão do item a ser respondido.
avatar
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty ANÁLISE DA ATIVIDADE 1

Sex Jun 12, 2020 12:32 pm
Olá, sou Simone Monteiro de Tarauacá, trabalho na escola Delzuite Barroso com o 1º ano do Ensino fundamental I. Com relação aos itens apresentados, escolhi o item 1  Tirinha da Magali, para fazer a análise.
1 -  A habilidade que se deseja avaliar.
- Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla mas pelo menos duas habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2 -  Enunciado claro e preciso.
- Observei que o enunciado é simples e claro. Porém vemos que o texto da tirinha tem somente um quadrinho. Então não teria porque colocar “No último quadrinho” se a tirinha tem somente um.
3 -  Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, a articulação ótima, pois permiti a ideia de subordinação entre as expressões, com isso facilitará melhor o trabalho e compreensão do aluno.
4 -  Alternativas de resposta adequada ao Item.
- A alternativa correta (aborrecida),não é uma resposta tão fácil de descobrir, requerendo assim muita atenção e interpretação, ou seja, precisa-se de bom raciocínio, o que torna a proposta de atividade desafiadora, permitindo assim avaliar o aluno na habilidade desejada.
5 -  Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas com determinados raciocínios (desolada e enojada), que são os distratores e itens descartáveis (triste e indiferente).
avatar
Eliamaria Nunes de Olivei
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rosaura Mourão da Rocha

Sex Jun 12, 2020 1:22 pm
Esse IV e último módulo foi importantíssimo para conclusão do curso. O Item escolhido para avalição foi o item I da tirinha da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Interpretação de texto por meio de auxílio gráfico .
2. Enunciado claro e preciso.
- Por se tratar de uma tirinha o enunciado por si só já é claro
e preciso " Leia o texto:"
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
- Sim, a articulação de comando para resposta ficou muito boa, a ideia de subordinação entre as frases ficou bastante interpretativo.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
- Sim, as respostas condizem com as perguntas, qualquer uma dela poderia ser a resposta correta, porém a correta se identifica facilmente.
5. Distratores plausíveis.
- Há detratores plausíveis como no caso das alternativas em que se refere aos termos: enojada, e desolada.
avatar
MOACIR TOLDO
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty AVALIATION

Sex Jun 12, 2020 5:29 pm
TEXTO I
1. A habilidade que se deseja avaliar.
CAPACIDADE INTERPRETATIVA,LEITURA E PREVISAO
2. Enunciado claro e preciso.
SIM O TEXTO ESTA SIMPLES E BEM CLARO
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
MUITO BEM ELABORANDO FAZENDO COM QUE O ALUNO TRABALHE BEM SUA CAPACIDADE COGNITIVA
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
ABORRECIDA POIS A EXPRESSÃO DA MAGALI NOS REMETE A PENSAR NA RESPOSTA ACABA SE TORNANDO UMA LEITURA DE PREDIÇÃO.
5. Distratores plausíveis.
OS DISTRATORES FORAM PLAUSÍVEIS POIS SÃO VARIAS SITUAÇÕES COERENTE COM A CENA
avatar
JANICE SANTOS
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty IV FÓRUM DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM AVALIAÇÃO ESCOLAR

Sex Jun 12, 2020 6:07 pm
ITEM 1 - Quadrinho da Magali.

O enunciado da questão contempla a habilidade que se requer avaliar, no caso, interpretar texto com auxílio de material gráfico. Esse tipo de questão chama a atenção dos alunos. E é um grande aliado dos docentes. Além de contemplar a habilidade requerida, percebe-se que é possível trabalhar outras habilidades, como,Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto. Mas, não é viável em um mesmo enunciado, se trabalhar mais de uma habilidade, pois poderemos criar um efeito negativo e confundirmos o aluno.
O Enunciado da questão é claro e preciso, a linguagem simples e o direcionamento para que o aluno leia o texto já o direciona ao que se pretende. Há uma boa articulação entre o comando para a resposta, o que permite uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno. Seria possível enfatizar um pouco mais a pontuação.
A alternativa de resposta é adequada ao Item, mas, não tão óbvia, o aluno poderia confundir com enojada, o que requer do aluno um pouco mais de leitura e interpretação desafiando-o a raciocinar um pouco mais. Os distratores seguem a mesma linha de raciocínio do gabarito.
A questão apresenta enunciado, suporte e comando, além de alternativas que seguem a mesma linha de raciocínio como desolada e enojada, triste e indiferente. Apesar de que o alunos que não possui um bom repertório, poderá não saber o significado de desolada e enojada. Poderia ser acrescentado, mais atitude na personagem que fizesse o aluno chegar a resposta mais facilmente.
avatar
ELIANE LOPES
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty IV FÓRUM DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM AVALIAÇÃO ESCOLAR

Sex Jun 12, 2020 6:27 pm
ITEM 1 - Quadrinho da Magali

O item I apresenta em sua questão a habilidade que se requer avaliar, que é, interpretar texto com auxílio de material gráfico. Os quadrinhos bastante utilizados como forma de avaliação prendem bastante a atenção dos alunos. O item contempla a habilidade que se pretende, além de mostrar que é possível também a habilidade de inferir o sentido de uma palavra ou expressão e inferir uma informação implícita no texto. É possível trabalhar também essas habilidades, mas, não acho viável.
O Enunciado da questão é claro e preciso, a linguagem simples e o direcionamento para que o aluno leia o texto já o direciona ao que se pretende. Há uma boa articulação entre o comando para a resposta, o que permite uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno. É uma questão simples, mas, que contempla o que normalmente é necessário requerer do aluno.
As alternativas são adequadas ao Item. E mesmo simples, o aluno poderia confundir expressões enojada com desolada. Os distratores seguem a mesma linha de raciocínio do gabarito, não fugindo do comum e, assim, o aluno tem maior facilidade para chegar ao gabarito correto.
A questão apresenta-se completa com um enunciado, um suporte e um comando. Sugeriria atitudes na personagem mais condizente com a resposta. E o texto em certo momento fala como se a tirinha tivesse mais de um quadrinho e só tem um. Isso poderá gerar questionamentos negativos dos alunos na hora da resolução da questão.
avatar
Antoniamota12
Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jun 12, 2020 8:16 pm
Meu nome é Antônia Mota Pessoa, trabalho na escola Ramona de Castro, em Rio Branco.
Item III: Forte terremoto no Peru é sentido no Acre e Amazonas.
1. A habilidade que se deseja avaliar. A questão norteadora da é saber realizar a interpretação.  
2. Enunciado claro e preciso. é um pouco confuso para crianças mais novas.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.algumas vezes, pois a partes em que o leitor fica confuso.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. as respostas são adequadas e coerentes, porem diversas vezes achamos que  existe mais de uma resposta correta.
5. Distratores plausíveis. existem  distratores pois as questões são bem parecidas e algumas dão a entender que são correta.
avatar
JUNIOR.DUARTE
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty avaliação ead

Sáb Jun 13, 2020 3:07 pm
Escola Marilda Gouveia Viana
Junior Duarte do nascimento
Professor
Item 01: contempla a habilidade desejada;
Item 02: enunciado claro;
Item 03: boa articulação;
Item 04: alternativas adequadas;
Item 05: detratores plausíveis

Achei perfeitas as atividades propostas, pois, foram elaboradas de forma adequada à fácil compreensão dos alunos.

avatar
Djeane Eleutério Neta
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Escola João Paulo ll

Seg Jun 15, 2020 8:05 am
Sou a professora Djeane Eleutério Neta, trabalho na Escola João Paulo ll.
O item 1, contempla o descritor da questão, que é o D5( Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso( propaganda, quadrinhos, fotos etc.). Sendo assim a questão contempla a habilidade que se deseja avaliar.
O enunciado está claro e preciso, pois estimula para que o aluno mobilize cognitivos, visando solucionar o que está sendo proposto. O item 1,apresenta boa articulação entre o comando para a resposta, em que o texto está relacionado a habilidade que se deseja avaliar, explicando com clareza a tarefa a ser realizada. Cabe ressaltar que as alternativas de respostas estão adequadas ao item e os distratores são plausíveis.
O módulo foi/é de fundamental importância para ajudar nas nossas práticas pedagógicas.
avatar
Professor Madson Feitoza
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Professor Madson Feitoza Escola Plácido de Castro Tarauacá Acre

Seg Jun 15, 2020 9:02 am
Madson Feitoza Professor / Escola Plácido de Castro Tarauacá Acre
Com relação ao IV módulo, percebe que a construção de itens avaliativos, tem de ser realizada levando em consideração o maximo de clareza no enunciado, para que os estudantes tenham compreensão do objetivo visado, dentro do processo de ensino-aprendizagem. Vlw 🍃


avatar
JOELMA SIQUEIRA JERÔNIMO
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Uma questão bem realizada

Seg Jun 15, 2020 1:39 pm
JOELMA SIQUEIRA JERÔNIMO, PROFESSORA DA ESCOLA GETÚLIO VARGAS, NO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA.
ITEM 2: O enunciado é a parte principal da questão, por isso tem que estar bem explicado e bem legível para se ter clareza do que a questão está se referindo, orientar os alunos ler por mais de uma vez, grifar os dados das questões e retirar, a partir dessa analise ir para resolver as questões.
avatar
94633231987
Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty JULGAMENTO DE ITEM

Seg Jun 15, 2020 3:43 pm
Arisson Barboza Caetano, professor para o segundo ano do ensino fundamental, na escola estadual Getúlio Vargas, na cidade de Brasiléia, Acre.

    Item escolhido: I

1 - Para a habilidade que se quer avaliar, vejo nesse texto, clareza e pertinência.

2 - Quanto ao enunciado, exige que o aluno tenha uma habilidade aguçada (certa maturidade) para que faça a interpretação correta da questão, que é clara quanto ao que se quer, mas deixa margem para incertezas quanto ao gabarito.

3 - Possivelmente alguns alunos teriam dificuldades para diferenciar/associar a fisionomia da Magali com as opções: aborrecida, desolada ou enjoada.

4 - Por mais que muitos alunos acabem tendo dificuldades para indicar corretamente o gabarito, as alternativas foram sim, elaboradas de forma adequada.

5 - Sim, distratores plausíveis, havendo com eles, a possibilidade de discussão e explicação de cada um, associado à imagem colocada.

    Quanto à extrutura das alternativas, foram colocadas corretamente (letras maiúsculas entre parênteses) e as respostas, gabarito e distratores, iniciam com letras minúsculas e finalizam com um ponto, pois o comando é aberto.
avatar
Clélia M. de S. Damazio
Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Modalidade lV

Seg Jun 15, 2020 4:09 pm
Clélia Maria de Souza Damazio, professora da escola Getúlio Vargas, situada em Brasiléia.
A alternativa escolhida para a resposta do módulo IV será a análise da questão 1 – Quadrinho da Magali
l- Habilidade que se deseja avaliar
Sim, desenvolver habilidades de leitura de gêneros, com ênfase em histórias em quadrinhos, reconhecer e compreender recursos expressivos e de construção de sentidos e efeitos de humor.
ll- Enunciado claro e preciso
Sim, o enunciado ficou claro e preciso, para alguns alunos, as imagens ajudam a compreender o que se pede na tirinha, mostrando uma simplicidade na análise.
lll- Boa articulação entre o comando para resposta
Sim, a articulação no comando para resposta ficou bem elaborada para o quadrinho em questão, proporcionando um melhor entendimento para o aluno, ou seja, para uma resposta adequada. Claro que isso irá depender de cada imagem. Algum dependerá de uma orientação mais expressiva.
lV- Alternativa de resposta adequada ao item.
Sim, mas necessitará de certa compreensão do aluno, visto que, algum dos itens poderá confundir na hora da resposta. Será necessária certa atenção para a resposta.
5- Distratores plausíveis
Sim, os distratores contribuirão para uma melhor preocupação na resposta, favorecendo atenção à alternativa, mas sempre direcionando ao item correto.
avatar
Francisca Barboza
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Módulo IV

Seg Jun 15, 2020 11:45 pm
Olá, sou a professora Francisca Barboza da Costa, trabalho na escola Getúlio Vargas com uma turminha do primeiro ano do ensino fundamental anos iniciais.
Item I - Habilidades que deseja avaliar: Interpretação de texto com ajuda de material gráfico.
2-Enunciado coerente.
3-Ótima articulação.
4-Alternativa bem elaborada.
5-Distratores plausíveis pois leva ao aluno a pensar sobre o sentido das palavra.

Conteúdo patrocinado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos