Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
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Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

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Rose Savoff
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Itens Avaliativos

Qui Jul 30, 2020 4:16 pm
Meu nome é Rosemari Presser Savoff de Souza e Silva, trabalho como professora na escola estadual João Calvino. escola estadual Carlos Vasconcelos e na escola estadual Lorival Pinho.

Utilizei como base o Item II - Questão de matemática:

1. A habilidade que se deseja avaliar.
Sim, ao meu ver, o item verifica de forma clara a habilidade de calcular perímetros.

2. Enunciado claro e preciso.
É entendível ao aluno, porém o enunciado poderia estar mais desenvolvido.

3. Boa articulação entre o comando para resposta.
A utilização de alternativas é uma boa opção para casos de cálculo.

4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Sim, as alternativas são de fácil entendimento e condizem com o questionamento.

5. Distratores plausíveis.
Sim, os distratores são plausíveis com a questão.
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Joana Auxiliadora
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Avaliação

Qui Jul 30, 2020 4:28 pm
Joana Auxiliadora Campos da Costa, escola Edilson Facanha professora de geografia.
Resposta ao item III - Forte  terremoto no Peru é sentido  no Acre e Amazonas.
Primeira dica -  O objetivo do texto é passar informação  sobre um terremoto, precisava apresentar um texto mais claro e objetivo, nas alternativas da para entender duas alternativas verdadeiras. Para  ser um texto mais  objetivo pode se reduzir mais informações, sendo  mais objetivo ao que se quer repassar.
Apartir que se tem um texto mais objetivo, as alternativas ficam mais clara para um melhor entendimento.
Distratores plausiveis. Os distratores tem que ser plausiveis.As opções incorretas A, B, C, D trazem informações presentes no texto, mas da maneira que foram elaboradas dá margem ao aluno interpretar mais de uma opção correta.
Esse módulo IV agregou muitos conhecimentos na minha prática  pedagógica. Portanto avaliar é refletir sobre uma determinada realidade, e as informações gerado pela avaliação possibilitam um julgamento que conduz uma tomada de decisão.
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Joana Auxiliadora
Convidado

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Qui Jul 30, 2020 4:28 pm
Joana Auxiliadora Campos da Costa, escola Edilson Facanha professora de geografia.
Resposta ao item III - Forte  terremoto no Peru é sentido  no Acre e Amazonas.
Primeira dica -  O objetivo do texto é passar informação  sobre um terremoto, precisava apresentar um texto mais claro e objetivo, nas alternativas da para entender duas alternativas verdadeiras. Para  ser um texto mais  objetivo pode se reduzir mais informações, sendo  mais objetivo ao que se quer repassar.
Apartir que se tem um texto mais objetivo, as alternativas ficam mais clara para um melhor entendimento.
Distratores plausiveis. Os distratores tem que ser plausiveis.As opções incorretas A, B, C, D trazem informações presentes no texto, mas da maneira que foram elaboradas dá margem ao aluno interpretar mais de uma opção correta.
Esse módulo IV agregou muitos conhecimentos na minha prática  pedagógica. Portanto avaliar é refletir sobre uma determinada realidade, e as informações gerado pela avaliação possibilitam um julgamento que conduz uma tomada de decisão.
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LILIA DANIELE
Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/07/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty avaliação

Qui Jul 30, 2020 7:34 pm
Me chamo Lilia Daniele souza da silva, professora de Língua Espanhola, leciono nas escolas, Paulo freire e escola Presbiteriana João Calvino.
como base analisei o texto I
1- Está claro o que se deseja avaliar
2-o enuciado deixa claro o que se pede
3-o comando direciona a resposta
4-sim, opões adequadas a pergunta
5-sim , está de acordo
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Maria Débora de Oliveira
Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Análise do item 1

Qui Jul 30, 2020 8:28 pm
Maria Débora de Oliveira Moura – Gestora da Escola João Ribeiro de Tarauacá

O item escolhido para fazer a análise foi o item 1 - Quadrinho da Magali.

1. A questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico).
2. Por se tratar de um quadrinho o enunciado se torna simples e claro, no caso: "Leia o texto".
3. O item 1 apresenta uma relação pertinente entre o comando e a resposta, pois orienta de maneira objetiva para que o aluno seja capaz de selecionar a resposta correta.
4. A alternativa correta, não é uma resposta tão óbvia e exige do aluno um raciocínio, o que torna a questão desafiadora.
5. A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas com determinados raciocínios, pois exigem do aluno uma reflexão entre os sentidos das palavras com o que o texto apresenta.
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Jorginete alves pinheiro
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Avaliação Esclola Professora Ctistina Maia

Qui Jul 30, 2020 8:39 pm
ITEM I
Avaliar e um processo muito importante pois e atraves da avaliação que traçamos mecanismos para atingir nossos objetibos.O item numero 1 possui os requisitos necessarios para uma proposta de atividade clara e objetiva.Este modulo foi bastante proveitoso pois trouxe um otimo tema e com isso pode tirar algumas duvidas no que diz tespeito a elaboração de avaliação de itens.
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Vângela Maria Antônia Sil
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Avalição

Qui Jul 30, 2020 9:41 pm
Sou a professora vangela Maria Antônia da Silva,trabalho nas escolas Ruy Azevedo e João Calvino .O item escolhido para fazer análise da atividade foi a 1 _História em quadrinhos.1 A habilidade que se deseja avaliar contempla a competência,pois está utilizando o descritor 5,que interpreta texto com auxílio de diversos suportes, tais como quadrinhos, fotos e etc
2 _ Enunciado Claro, é de fácil compreensão dando suporte tornando enunciado simples e claro
3 _Suporte _o suporte tem boa articulação entre comando para resposta obtendo suporte .
4_ Alternativas de resposta possui ,uma única resposta correta é implícita no texto tornando uma atividade desafiadora para nossos alunos.
5 Distratores plausíveis, contempla no texto e com coerência as alternativas foram bem elaboradas.
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DULCINEIDE
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty ORGANIZAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO

Qui Jul 30, 2020 9:46 pm
DULCINEIDE SILVA

No modulo IV, mostra a importância de se organizar uma avaliação adequada.
As questões são formulados de forma objetiva, onde no enunciado apresenta todas as situações claras e objetivas em que o aluno precisa para se situar sobre o item abordado. Essas informações devem ser respondidas através de uma única alternativa de resposta, composta por gabarito.
Todas as informações devem, também, ser suficientes para que ele entenda claramente qual é o problema proposto e de que forma ele deve resolvê-lo.
Quando o enunciado esta claro, fica bem mais fácil o aluno compreender e interpretar o que esta se pedindo.
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CARLA NERY
Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/07/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Itens avaliativos

Qui Jul 30, 2020 10:39 pm
Sou Carla Nery, professora de biologia da escola Instituto de Educação Lourenço Filho. A formação continuada me levou a refletir sobre a minha prática pedagógica. Indagações sempre irão surgir quando formos avaliar nossos alunos. Temos que rever nossos instrumentos de avaliação e fazermos os ajustes necessários para uma melhor aprendizagem. Precisamos de muito cuidado na elaboração de itens de uma avaliação, porque eles nos mostram o conhecimento, as competências e habilidades e as habilidades que o aluno tem desenvolvido em relação ao conteudo trabalhado. Individualmente os intens se relacionam com uma questão de multipa escolha permitindo avaliar somente uma habilidade. Avaliação é um processo que tem varios modelos, um deles se dar por questões de multipla escolha, o que estabelece uma relação de identidade com o termo item. Avaliação acontece a todo momento e em várias atividades da nossa vida. Estamos sempre fazendo apreciações sobre o que vemos, fazemos, ouvimos, o que nos intereças ou nos desagrada.
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Janaira Fidelis Caetano
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui Jul 30, 2020 10:48 pm
Nome: Janaira Fidelis Caetano
Escola: IELF
professora
Análise do item I:
1°- Sim, contempla a habilidade que se deseja avaliar com auxílio de material gráfico,pois a questão traz o enunciado com uma material gráfico, que é uma imagem, com texto curto (dialogo) que é fundamental para a resolução da atividade.
2° Em relação ao enunciado ele é simples e claro, sem rodeios.
3° As alternativas estão diretas.
4° Os distratores são plausíveis, por hora parecem até confusos, mas se seguir o enunciado a proposta da atividade, que é análise da imagem , está bem claro.
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ivanam.araujo@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Escola Presbiteriana João Calvino

Qui Jul 30, 2020 10:57 pm
Ivana Araújo, coordenadora Pedagógica
Este módulo foi bem proveitoso,  pois foi abordado algumas sugestões pertinentes, podendo assim aprimorar ainda mais a elaboração de itens!
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jamesguerreiro1
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Elaboração de Itens Avaliativos

Sex Jul 31, 2020 8:28 am
Professor de Arte, James Guerreiro da escola Presbiteriana João Calvino. Vou analisar o item I - interpretação de texto com auxilio de materiais diversos, como: propaganda, quadrinhos, fotos... Nesse caso a analise deve ser feita com a leitura e compreensão de um quadrinho. Tanto no Enem quanto no Encceja e em diversos vestibulares do Brasil, é muito comum encontrar questões que envolvam a interpretação de texto a partir de histórias em quadrinhos. O intuito é estabelecer um objeto que servirá para testar a atenção, o domínio do conteúdo e a capacidade interpretativa do candidato. No quadrinho o aluno deve observar e interpretar tanto o texto com a imagem e assim fazer a interpretação necessária. O item I é de fácil compreensão, mas serve para exemplificar como funciona a analise desse gênero textual.
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Sâmia do N. M. Brito
Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/07/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Construção de itens

Sex Jul 31, 2020 9:08 am
Meu no é Sâmia do N. Mendonça Brito, atualmente trabalho na escola Estadual João Calvino, escola Estadual Clínio Brandão e escola Estadual Marina Vicente.

1. A habilidade que se deseja avaliar.
A questão contempla a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico).
2. Enunciado claro e preciso.
Sim, enunciado claro.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
A articulação ficou muito boa, permitindo uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o entendimento do aluno.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta (aborrecida).
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas com determinados raciocínios.
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GISVÂNIA ARAÚJO
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Elaboração de Itens

Sex Jul 31, 2020 9:48 am
Professora Gisvânia Araújo, Escola Darquinho

1. A habilidade que se deseja avaliar.  A questão contempla a atividade, pois além de fornecer informação precisa em relação ao ocorrido, também é possivel ser identificado e/ou formatado essas informações através de gráficos.
2. Enunciado claro e preciso. O texto foi curto, porém, objetivo em seu relato.
3. Boa articulação entre o comando para resposta. Sim. O conteúdo abordado é de fácil leitura e compreensão do leitor.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item. A alternativa correta (E), contempla a contextualização do conteúdo.
5. Distratores plausíveis. O texto foi bem elaborado, apresentando informações relevante aos seus leitores.
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Jaciene Soares Dalmolin
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Itens avaliativos da questão I

Sex Jul 31, 2020 11:13 am
Jaciene Ribeiro Soares Dalmolin
José Ribamar Batista - EJORB
Professora de Língua Portuguesa

De acordo com as recomendações pedagógicas, uma questão bem elaborada apodera-se dos aspectos estruturais avaliativos. Assim, o alunado é levado a pensar e refletir se alcançou um desenvolvimento satisfatório.
Comentários sobre a questão denominada ITEM 1:
Ao se deparar com essa questão, fica claro que a habilidade de interpretação textual está sendo avaliada, visto que a tirinha apresenta a linguagem verbal e a não-verbal. Esta questão tem o enunciado claro e preciso, para marcar a assertiva correta o cognitivo é estimulado a fazer inferências. A questão está bem articulado pois o texto é a base para alcançar a resposta correta, e não um mero pretexto para enriquecer a questão . A assertiva correta é bem plausível pois a expressão da menina, denota claramente que um príncipe não é nem de longe uma de suas preferências. O mais interessante é a presença do distrator na alternativa (d), pois o aluno ao atentar para o texto - suporte da questão - raciocinará que a atitude na Magali não é indiferente.
Desde quando cheguei na EJORB, influenciada pelas formações da SEE (Abapuru, Nivelamento, etc), tenho trabalhado com os itens avaliativos, pois assim posso perceber o progresso dos estudantes. Quando seguimos estas orientações garantimos ao aluno uma qualidade maior, no que diz respeito ao desenvolvimento da competências. A avaliação é, sem dúvida alguma, um aspecto relevante da Educação Integral.

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OLINDINA ROCHA VALENTE
Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/07/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Elabaoração dos Itens Avaliativos

Sex Jul 31, 2020 11:45 am
Quanto ao critério de avaliação, Sant’anna (1998) salienta que, use o professor questões dissertativas ou objetivas, a avaliação terá que ser um elemento para diagnosticar o rendimento escolar, verificando-se quais os alunos que necessitam de ajuda ou atendimento no próprio progresso, mediante constante e contínua avaliações. Os testes, não devem ser usados como arma contra os alunos o que ocasionará trauma. Acima de tudo, os testes devem ser o meio para confirmar o progresso do aluno, quanto ao eventual alcance de objetivos estabelecidos. Considerando tudo isso, a elaboração de itens é momento decisivo para a obtenção de um resultado justo e verdadeiro. E digo de passagem, que é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos os coordenadores e professores. Exige de todos um conhecimento adequado, um olhar especial pensando no que o aluno aprendeu e ter uma grande responsabilidade quanto os resultados finais das avaliações. É necessário considerar os níveis das questões e suas aplicabilidades. As propostas das atividades avaliativas devem ser compostas por situações que favoreçam a aprendizagem dos alunos com o objetivo de mostrar o que o aluno aprendeu no decorrer do processo de ensino/aprendizagem.
Observando as questões propostas, considero questões bem elaboradas com enunciados, suportes, comandos, distratores adequados e há uma relação entre eles, azendo com que o aluno consiga resolver o que está lhe sendo proposto e dando-lhes oportunidade de colocar em jogo suas competências e habilidades.
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Tatiane Fraga da silva
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Elaboração de questão avaliativo

Sex Jul 31, 2020 11:48 am
TATIANE FRAGA - ESCOLA JOSÉ RIBAMAR BATISTA (EJORB) - PROFESSORA DE QUÍMICA
Resposta  do item I: A) Aborrecida.
[justify]1. É de suma importância seguir as recomendações pedagógica para criação de  material ou questões  que tenha em seu descore os itens avaliativo como: anunciado, suporte, comando, distratores  e gabarito. Com intuito de direcionar o estudante a compreensão dos comandos  da questão  para alcançar um resultado satisfatório.
* Comentário sobre a questão denominada ITEM I :
Ao observamos a questão,  fica visível algumas habilidades como interpretação de texto e linguagem verbal e não-verbal. A questão não possui uma anunciado  claro, porém não a compromete, sendo limitado a figura ou imagem  com "Leia ao texto".  A opção correta é bem é provável, pois a expressão da Magali é clara de insatisfação com o príncipe.Na questão também aparece um distrator  na "alternativa D", no qual serve  para avaliamos ser estudante estava atento ao decorrer texto . A  questão possui comando deixando uma clareza para que discente posso responder com assertividade.
Na escola na qual trabalho sempre temos uma preocupação perante as questões para que estudante perante  as provas ou em simulados tenha uma linguagem clara de acordo com que é trabalhada na sala de aula, buscando sempre utilizar os itens avaliativos,.É visível a compreensão  e o progresso nas nossas avaliações qualitativa e quantitativa,  ao nos apropriamos dos item avaliativos  estimulamos  as competências e habilidades do estudantes  para que a educação seja como um todo.
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Thais Prado
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Análise Avaliativa

Sex Jul 31, 2020 12:03 pm
Thais Souza Prado, Escola José Ribamar Batista, Professora de Biologia.

ITEM 1:
Uma questão bem elaborada é aquela que promove a reflexão e o poder argumentativo do que está sendo avaliado.
A habilidade do item 1 é compreensão e interpretação de texto utilizando a linguagem verbal e não- verbal. o enunciado foi suficiente para o objetivo, mas seria mais claro se não fosse apenas um recorte, a articulação está clara e precisa, apresenta uma relação pertinente entre o comando e resposta. A alternativa correta, "Aborrecida" , os distratores não induzem ao erro, são adequados e claros.
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Soraida Dias
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Avaliação.

Sex Jul 31, 2020 1:19 pm
Sou a Professora Soraida Dias Ferreira. Regente no 5º ano, na escola Cristina Maia.
Item III.

1. A habilidade que se deseja avaliar.
D6. Este descritor avalia a capacidade do estudante em compreender o sentido global do texto e resumir em uma sentença qual seu assunto principal. Levando-se
em consideração as marcas textuais podemos apontar a alternativa “E” como gabarito. Além do título – que já aponta esse sentido.
2. Enunciado claro e preciso.
Sim. Simples e de fácil compreensão. Apesar de ser uma notícia.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim. Os comandos ficou bem claros principalmente para aqueles que já possuem uma boa leitura , para os que ainda apresentam dificuldade podem achar que se trata de um texto cientifico.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Sim, Para alunos que já adquiriram as habilidades de leitura e interpretação conseguem compreender e entender o texto.
5. Distratores plausíveis.
sim, apesar que para aqueles que ainda não adquiriram certas habilidades podem achar que se trata de um texto informativo.
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Karolina Kristina N. D. A
Convidado

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Sex Jul 31, 2020 1:23 pm
A avaliação deve ser clara e objetiva, levando o aluno a pensar e analisar as questões, nada que possa problematizar o conteúdo e nem dificultar a avaliação.
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MARCELO PEREIRA DA COSTA
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty MÓDULO IV

Sex Jul 31, 2020 2:04 pm
Sou o Marcelo Pereira da Costa, professor da escola José Ribamar Batista. No item I, fica claro a habilidade que se deseja avaliar, pelo descritor que pede uma interpretação do texto com auxílio de material gráfico por meio de quadrinho. 2: Enunciado claro e preciso, ficou bem resumido e bem objetivo o que se pede na questão,Bem simples e diretivo. 3: boa articulação entre o comando para resposta: É necessário que o aluno compreenda também as expressões faciais dos quadrinhos, que ajudaria muito para o comando da resposta. Não equivale apenas a uma palavra mas o texto como um todo. 4: alternativas de respostas adequada ao item. As alternativas estão adequadas ao comando da questão, ensejando ao aluno uma melhor verificação. 5: distratares plausíveis. As opções estão plausíveis, bastando aluno ter habilidade em definir emoções através de figuras ou quadrinhos.
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NÍVEA MARIA
Convidado

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Sex Jul 31, 2020 3:04 pm
Nívea Maria Freitas de Souza, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II do Colégio Militar Dom Pedro II – Unidade de Cruzeiro do Sul.

Analisando o item III percebemos:

1. A habilidade que se deseja avaliar: Não foi definida pelo elaborador; também não identificou a que série/nível de ensino se destina a questão; 2. Enunciado claro e preciso: O item não apresenta um enunciado, por exemplo “Leia o texto”. Inicia com o suporte; 3. Boa articulação entre o comando para resposta: O comando não indica a ação que deve ser realizada pelo aluno, por exemplo, “assinale a alternativa que indica o objetivo do texto”; 4. Alternativas de resposta adequada ao Item: Se adequam ao item, no entanto, dão possibilidade de mais de uma resposta correta; 5. Distratores plausíveis: São plausíveis.
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NÍVEA MARIA
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jul 31, 2020 3:05 pm
Nívea Maria Freitas de Souza, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II do Colégio Militar Dom Pedro II – Unidade de Cruzeiro do Sul.

Analisando o item III percebemos:

1. A habilidade que se deseja avaliar: não foi definida pelo elaborador; também não identificou a que série/nível de ensino se destina a questão; 2. Enunciado claro e preciso: o item não apresenta um enunciado, por exemplo “Leia o texto”. Inicia com o suporte; 3. Boa articulação entre o comando para resposta: o comando não indica a ação que deve ser realizada pelo aluno, por exemplo, “assinale a alternativa que indica o objetivo do texto”; 4. Alternativas de resposta adequada ao Item: se adequam ao item, no entanto, dão possibilidade de mais de uma resposta correta; 5. Distratores plausíveis: são plausíveis.
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ALBERLENE SILVA NOGUEIRA
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty ELABORAÇÃO DE ITENS

Sex Jul 31, 2020 5:28 pm
Professora Alberlene Nogueira
Escola José Ribamar Batista
Professora de Língua portuguesa

ITEM 1
Levando-se em conta os itens propostos de acordo com a BNCC, a avaliação é importante pois podemos perceber o desenvolvimento do aluno nas diversas esferas de aprendizagem a serem adquiridas, observando se o estudante consegue aplicar o que aprendeu em seu cotidiano, se há necessidade de avanço ou recuo nas habilidades trabalhadas.
Quanto ao texto não-verbal do item 1, percebe-se que contempla a habilidade que se deseja avaliar por tratar-se de uma questão de interpretação. O enunciado apresenta-se de forma clara, existe uma boa articulação entre o comando e a resposta correta, letra A, perceptível no uso da linguagem verbal e não-verbal. As alternativas de resposta estão adequadas e o distrator, na letra D, está adequado.
Em nossa prática cotidiana, utilizamos Quizes, google forms, Podcasts, gráficos e imagens . Como profissional da língua portuguesa buscamos trabalhar com dois textos para que o aluno tenha solidez em sua resposta. Por vezes, trabalhamos com imagens, poemas, reportagens.Assim podemos ter segurança no processo de ensino-aprendizagem pois é possível medir ou aferir a percepção dos alunos.
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Rosciene Marques
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Itens Avaliativos

Sex Jul 31, 2020 5:30 pm
Rosciene Marques de Oliveira
José Ribamar Batista - EJORB
Professora de Língua Portuguesa

Devemos levar em conta os itens propostos pela BNCC sobre a avaliação, pois só conseguiremos perceber o desenvolvimento do aluno no âmbito social, intelectual, emocional quando colocamos em prática a educação integral e qualitativa, observando quando prosseguir ou recuar em uma habilidade.
Quanto ao texto não-verbal do item 1,  levando-se em conta os itens propostos de acordo com a BNCC, percebe-se que  contempla a habilidade que se deseja avaliar por tratar-se de uma questão de interpretação. O enunciado apresenta-se de forma clara, existe uma boa articulação entre o comando e a resposta correta, letra A, perceptível no uso da linguagem verbal e não-verbal. As alternativas de resposta estão adequadas e o distrator, na letra D, está adequado.
Assim que eu termino as minhas aulas, eu anoto as habilidades alcançadas para que eu possa elaborar possíveis questões. Quando eu percebo que uma competência não foi alcançada, eu  reformulo as questões e novos métodos para alcançar. Mesmo quando eu utilizo questões do Enem, reformulo com palavras adequadas ao cotidiano do aluno. Utilizo, assim, questões de linguagens mistas para mobilizar o cognitivo do estudante. Costumo tratar vários textos de apoio para auxiliar nas resoluções de questões, bem como comparar as diferentes linguagem.
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