Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
Ir para baixo
avatar
SUZY RICARDO
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty MÓDULO III

Seg Jun 01, 2020 5:45 pm
RESPOSTAS DAS QUESTÕES:
1- A habilidade em questão, têm informações que certamente deixaria o aluno com dúvida na hora de resolver a questão.
2- O enunciado é a porta de abertura para que o aluno entenda o que se pede na questão. Tendo em vista que muitos discentes têm dificuldades de interpretação de texto.
3- O comando é meio caminho andado para a realização de uma atividade. Quando o comando é bem planejado, dispensa certas explicações feitias pelo professor. Se o aluno não entende bem o comando , logo perde o interesse pela execução da mesma.
4- As alternativas apresentam a mesma estrutura, extensão e forma de apresentação, exatamente obedecendo ao que é recomendado. Entretanto, dá a entender que tem mais de uma opção Correta, confundindo assim o que deveria estar bem claro.
avatar
Vera Paiva
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Elaboração de itens

Seg Jun 01, 2020 6:15 pm
Oi, sou Vera Lucia Rodrigues Paiva da Costa, coordenadora pedagógica da EJA na escola Paulo Freire.
Venho apenas externar minha gratidão a toda equipe que se empenhou para levar conhecimentos a todos, sei que todos os módulos foram de fundamental importância para agregar e enriquecer conhecimentos já adquiridos. E quero dizer que na minha opinião, avaliar itens não é uma tarefa fácil e que envolve e exige diversas habilidades. E essa formação veio trazendo esses conhecimentos de forma clara e objetiva, facilitando assim a compreensão do conteúdo a cada etapa da formação.
avatar
NAIRY RODRIGUES
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty MÓDULO IV - FORMA DE AVALIAR

Seg Jun 01, 2020 6:29 pm
No item I o texto em quadrinho revela:
1. A habilidade que se deseja avaliar, visto que a imagem ilustrativa está explícita de acordo com o descritor D5.
2. Enunciado claro e preciso, sim, e de forma objetiva com a informação leio o texto e em seguida, de forma direta já fez a indagação a respeito da expressão de Magali no quadrinho.
3. Boa articulação entre o comando para resposta, sim, temos a percepção que continuidade da indagação, desta forma o aluno faz a ligação de semelhança.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item, sim, porém considero que as alternativas embora estejam de acordo com o item indagado, é mais laboriosa e vai precisar do aluno mais concentração para não se confundir.
5. Distratores plausíveis, sim, com havia mencionada a questão é bem elaborada, e os distratores podem deixar o aluno confuso, por isso ele precisa saber o significado de cada palavra bem como o contexto na questão.
avatar
SUZY RICARDO
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty MÓDULO IV - FORMA DE AVALIAR

Seg Jun 01, 2020 6:43 pm
RESPOSTAS DAS QUESTÕES:
1- A habilidade em questão, têm informações que certamente deixaria o aluno com dúvida na hora de resolver a questão.
2- O enunciado é a porta de abertura para que o aluno entenda o que se pede na questão. Tendo em vista que muitos discentes têm dificuldades de interpretação de texto.
3- O comando é meio caminho andado para a realização de uma atividade. Quando o comando é bem planejado, dispensa certas explicações feitias pelo professor. Se o aluno não entende bem o comando , logo perde o interesse pela execução da mesma.
4- As alternativas apresentam a mesma estrutura, extensão e forma de apresentação, exatamente obedecendo ao que é recomendado. Entretanto, dá a entender que tem mais de uma opção Correta, confundindo assim o que deveria estar bem claro.
avatar
Ededson Carlos de Negr
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Formas de Avaliar

Seg Jun 01, 2020 6:54 pm
O importante é entender que avaliar não consiste somente em fazer provas e dar nota, avaliar é um processo pedagógico contínuo, que ocorre dia após dia, buscando corrigir erros e construir novos conhecimentos.

Leia o texto a seguir e responda.

Galo de campina

O galo de campina, conhecido na Amazônia por tangará, pertence à família do cardeal. Suas penas são escuras, mas a cabeça e o pescoço são vermelhos. Alimenta-se de sementes, frutinhas e insetos.
Vive em bandos nas caatingas do Nordeste e no Brasil Central, do mesmo jeito que outro pássaro, o currupião. Os dois são considerados as mais belas aves da região.
O galo de campina não canta quando está engaiolado. Só canta em liberdade, numa certa época do ano, e de manhã bem cedinho.
Em Alagoas, onde ele tem fama de cantor, é treinado e vendido a preços muito elevados.
Secretaria da Educação/FDE. Ler e escrever: livro de textos do aluno. São Paulo, 2008.

De acordo com o texto, o galo de campina tem fama de cantor
A) no Brasil Central.
B) na Amazônia.
C) no Nordeste.
D) em Alagoas.
avatar
norma.maria
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Jun 01, 2020 8:04 pm
vaniatk escreveu:Sou Vânia Lúcia Melo Monteiro, trabalho como Coordenadora de Ensino no Núcleo de Educação de Tarauacá.
O curso nos ajudou muito, levando-nos a refletir sobre a nossa prática pedagógica. Indagações sempre irão surgir quando formos avaliar nossos alunos. Será que estamos no caminho certo, ou é hora de revermos nossos instrumentos de avaliação e fazermos os ajustes necessários para uma melhor aprendizagem e uma educação de qualidade?
Precisamos de muito cuidado na elaboração de itens de uma avaliação porque eles nos mostram o conhecimento, as competências e as habilidades que o aluno tem desenvolvido em relação ao conteúdo trabalhado. Esse item precisa ser claro, objetivo e de fácil compreensão.
Analisando o item IV percebemos a falta de estímulo inicial no enunciado, visando à mobilização do leitor à leitura. Consideramos que o suporte é extenso, o que dificulta o processo de leitura e compreensão por parte do receptor, já que o tempo em provas objetivas é limitado. Verificamos que o comando está claro e objetivo, o qual avalia apenas uma habilidade da Matriz de Referência de Língua Portuguesa, no caso o D 14. As alternativas estão colocadas em letras maiúsculas e entre parênteses, apresentam cinco opções de respostas por se tratar de um item voltado para o Ensino Médio, apresenta um gabarito e distratores plausíveis, com uma extensão bem similar à do gabarito. Vale ressaltar que as respectivas alternativas de resposta estão adequadas ao item e podem ser verificadas no suporte (texto). Como sugestão colocaria no enunciado um estimulo inicial (Ex: Leia o texto) e suporte menos denso.


Olá professora Vânia!
É muito gratificante saber que o curso contribuiu para refletir a prática pedagógica! Muito pertinente a sua observação em relação ao suporte e o estimulo. Tudo precisa ser analisado cuidadosamente no momento da elaboração do item, pensando no aluno e na etapa que estuda, avaliando uma habilidade em cada item.

Ótimo trabalho!


avatar
norma.maria
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Jun 01, 2020 8:16 pm
Vera Paiva escreveu:Oi, sou Vera Lucia Rodrigues Paiva da Costa, coordenadora pedagógica da EJA na escola Paulo Freire.
Venho apenas externar minha gratidão a toda equipe que se empenhou para levar conhecimentos a todos, sei que todos os módulos foram de fundamental importância para agregar e enriquecer conhecimentos já adquiridos. E quero dizer que na minha opinião, avaliar itens não é uma tarefa fácil e que envolve e exige diversas habilidades. E essa formação veio trazendo esses conhecimentos de forma clara e objetiva,  facilitando assim a compreensão do conteúdo a cada etapa da formação.


Olá professora Vera Paiva!

Gratidão também pela sua participação! Bem observado, avaliar item não é tarefa fácil, bem como, a elaboração. Para isso, é necessário tempo de estudo, dedicação e reflexão, uma sugestão, é formar grupo de estudo na escola com os professores para elaborar e discutir os itens em conjunto, podem também ler as avaliações uns dos outros e tecer comentários propositivos contribuindo assim com os colegas na melhoria das avaliações escolares.

Sucesso!
avatar
norma.maria
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Jun 01, 2020 8:34 pm
Kátia Cilene de Oliveira escreveu:E. E. E. F. M. FRANKLIN ROOSEVELT
PLÁCIDO DE CASTRO
Kátia Cilene de Oliveira
Professora

Item I:

1. A habilidade em questão é a interpretação de texto com o auxílio de material gráfico;
2. O enunciado está claro e preciso;
3. Na articulação entre o comando para resposta, substituiria a expressão “no último quadrinho” por “no texto”, pois só há um quadrinho e a questão ficaria mais clara.
4. As alternativas de resposta estão adequadas;
5. A questão apresenta alguns distratores plausíveis e outros descartáveis, exige do aluno o uso de seu raciocínio para chegar a opção correta.

Olá professora Kátia!
Bem observado! A ausência do quadrinho dificulta a interpretação da questão. Ao elaborar um item, é necessário uma leitura minuciosa para ver se o aluno consegue resolver, verificar a clareza das informações.
" 3. Na articulação entre o comando para resposta, substituiria a expressão “no último quadrinho” por “no texto”, pois só há um quadrinho e a questão ficaria mais clara."


Ótimo trabalho!
avatar
ValdireneFranca
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty A importância da avaliação escolar

Seg Jun 01, 2020 8:49 pm
1- A habilidade está clara" interpretar texto com auxílio de material gráfico". O quadrinho mostra resposta satisfatória, mas poderia ser acrescentada mais uma habilidade: inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
2- O enunciado está claro, conduz a realização da atividade com sucesso.
3- O comando está claro, mas apresenta falha quando se refere ao " último quadrinho" pois a questão só tem um .
4- A alternativa de resposta exige um bom raciocínio, tornando a questão desafiadora e permite avaliar de maneira adequada.
5- Os distratores estão coerentes, pois exigem do aluno uma leitura fluente para entender o sentido das palavras apresentadas .
avatar
Cátia R. Albuquerque
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty ANÁLISE DE ITEM

Seg Jun 01, 2020 9:47 pm
Item III
Sou a professora Cátia Regina de Albuquerque, trabalho na escola de Ensino Médio João Ribeiro, na função de coordenadora pedagógica em Tarauacá AC.
Ao analisar o item III considerando as recomendações pedagógicas para a elaboração de item, observei que nessa questão o 1º passo para elaboração de itens __ a escolha da habilidade. O enunciado é o 2º passo na elaboração de uma questão. No item III não tem a habilidade que se pretende avaliar e o enunciado está incompleto, falta a descrição inicial do que o aluno deve fazer para resolver o problema, que seria ler o texto para responder a questão. Já o suporte e o comando, os quais fazem parte do enunciado estão articulados para a resposta. A alternativa de resposta está adequada e os distratores plausíveis.
avatar
Marilene Oliveira Santos
Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Análise do Item l

Ter Jun 02, 2020 1:03 am
Sou professora: MARILENE OLIVEIRA SANTOS FREIRE
Escola: Dr. Flaviano Flávio Batista
Leciono: 1º Ano Turma: "B"
Quadrinho da Magali
Na minha opnião , o enunciado foi bastante claro e preciso, facilitando no entendimento e na resposta correta.
A habilidade que se deseja avaliar é contemplada pela questão.
Distratores bem elaborados e aplausíveis.
Parabéns à todos mestres que conduziram de maneira tão sábia essa formação!
Que Deus continue dando sabedoria a todos!
avatar
Etelvina Cardoso Ponce
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Interpretação de texto.

Ter Jun 02, 2020 6:16 am
Sabemos que para obter uma boa avaliação ou interpretação de texto. O texto deve ser bem elaborado com palavras Claras e simples que fazem parte do cotidiano do aluno. Não Adianta De nada ter um texto bonito com palavras bonitas. O professor deve levar em consideração o contexto de palavras fazer parte da vida do aluno. Então para que essa aprendizagem seja um sucesso. O texto escolhido deve ser com palavras que fazem parte da vida do aluno.
Outra ponto Positiva em relação à proposta de atividade elaborada e bem-sucedida e é bem interpretada pelos alunos é quando existem imagens . a leitura de imagem facilita a interpretação do texto como um todo
Outro ponto que deve ser analisado é o que o professor quer avaliar em relação a cada pergunta dentro do texto se é a interpretação direta ou indireta.
Então. pontos-chaves que devem ser analisados no ato de elaborar uma questão, tanto para crianças de terceiro ano quanto a nono ano. Então vamos lá, palavras Claras, objetivo direto, e as imagens não podem ser embaçadas, tem que ser imagens Claras que eles possam divulgar o que realmente está acontecendo naquela cena

Prof. Etelvina Cardoso Ponce
Escola. Prof. Josué Fernandes.
avatar
Marileuse Cordero sena
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Avaliação escolar

Ter Jun 02, 2020 8:49 am
Ao observar as atividades proposta percebo a importância de elaborarmos questões de uma atividade com consignas claras, que não deixem o aluno confuso. Pois quando as atividades são bem executadas facilita o entendimento e o aprendizado da criança.
Ao analisar os itens citados, observo que os mesmos contemplam de forma clara ao delimitar que está sendo pedido. No item I o texto em quadrinho e de fácil compreensão, chama atenção do aluno, os distratores são plausíveis sem causar confusão para resposta. O enunciado está claro, porém apresenta um erro quando diz "no ultimo quadrinho" sendo que a história só apresenta um quadrinho. Mas isso não impede a compreensão.
avatar
Valdernilson de L. Gomes
Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/05/2020
Idade : 42

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Análise de Itens

Ter Jun 02, 2020 9:40 am
Valdernilson de Lima Gomes
Escola Estadual de Ensino Fundamental “Plácido de Castro”
Gestor Escolar

A avaliação é um processo de acompanhamento que realizamos o tempo todo, onde nos permite verificar se a aprendizagem está acontecendo? Ou como podemos fazer as intervenções necessárias para melhorá-las. E quando nos referimos à elaboração de itens, se faz necessário ter um pouco mais de atenção, pois, cada detalhe pode comprometer o entendimento do discente, afetando também o alcance de nossos objetivos.
Ao analisar o Item III, pude perceber que o suporte para o item é o texto, mas que antes do texto poderia ter um enunciado para que os alunos realizassem a leitura com um direcionamento melhor, desde o início do item. O suporte e o comando foram claros e precisos, os distratores foram plausíveis e o gabarito bem evidente.
avatar
Neusa Rego
Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Análise de Itens

Ter Jun 02, 2020 9:43 am
Maria Neusa Araújo Rego de Melo
Escola de Ensino Fundamental Plácido de Castro
Função: Coordenadora de Ensino

Escolhi o item 1 - Quadrinho da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar, que no caso, é interpretar o texto com auxílio de material gráfico.
2. Enunciado claro e preciso.
-Sim, por se tratar de um quadrinho o enunciado se torna simples e claro, no caso: "Leia o texto" e isso facilita um melhor entendimento.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, a articulação ficou bastante clara, de modo a facilitar o entendimento e o trabalho do aluno.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta não está tão clara, exige um pouco de raciocínio, tornando assim, uma questão que desafia o aluno a pensar bastante.por outro lado, está bem elaborada.
5. Distratores plausíveis.
- Os distratores são plausíveis, pois exigem do aluno uma reflexão entre os sentidos das palavras com o que o texto apresenta.
avatar
Francisco Silva de Souza
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty FÓRUM IV DE AVALIAÇÃO

Ter Jun 02, 2020 10:35 am
A avaliação como parte integrante do processo ensino-aprendizagem e, quando bem realizada, assegura que a maioria dos alunos alcance o objetivo desejado; é formativa no sentido de que indica como os alunos estão se modificando em direção aos objetivos desejados. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular.
O educador que trabalha com a avaliação como um processo de ensino- aprendizagem deve estar sempre disposto, em sua prática pedagógica, a propor melhorias do ensino e então, uma melhoria na aprendizagem dos alunos, colaborando assim para o desenvolvimento das suas habilidades e competências.
Muitas vezes os professores tem o domínio do conteúdo que ora estar sendo ministrado, mas como formular os itens para desafiar o raciocine e a aprendizagem dos alunos de modo exitosos, apresentam dificuldades. É natural pela prática adotada em tempos remotos e por vezes, nem tão remotos assim. A formação continuada é muito importante para que os professores possam compreender de forma clara a importância da avaliação e de elaboração de itens que colabore para o desenvolvimento do aluno.
Os itens apresentados neste fórum são bons, na minha opinião, e escolhi o III, onde pude verificar a partir do texto clareza e atividade simples de modo a alcançar o objetivo proposto para o momento da informação.

Francisco das Chagas Silva de Souza - gestor
Escola Edmundo Pinto de almeida Neto
Tarauacá
avatar
ROSANGELA NASCIMENTO
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty MODULO IV

Ter Jun 02, 2020 11:37 am
Sou Rosângela do Nascimento, trabalho atualmente na escola Maurício Mappes.
Ao avaliar o item I, observei que:

1- A habilidade que se deseja avaliar.
Sim , a questão contempla a atividade a ser avaliada, pois só é possível chegar a resposta através do quadrinho.

2- Enunciado claro e preciso.
Bastante claro e preciso, deixa claro a habilidade indicada pelo descritor e não induz a resposta do aluno.

3- Boa articulação entre o comando para a resposta
Achei boa a articulação entre o comando e a resposta

4-Alternativas de resposta adequada ao item.
É adequada ao item, e apresenta um vocabulário adequado ao período de escolarização avaliado e não tem alternativas que induzam ao acerto por exclusão.

5-Distratores plausíveis.
Os distratores são plausíveis, pois fazem com que os alunos reflitam sobre o sentido de cada palavra.
avatar
Moisés Silva de Paula
Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Jun 02, 2020 11:38 am
Olá meu nome é Moisés Silva de Paula sou professor dá escola Cristina Maia. Esse módulo foi de grande aproveito ,pois pude consolidar as técnicas que eu ja uso no processo avaliativo. Pois agora com essas novas sugestões acredito que serei mais objetivo nas minhas elaborações .
avatar
rafaelam21
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Módulo 4: Resposta

Ter Jun 02, 2020 11:52 am
ITEM I
1. A questão contempla a habilidade que se deseja avaliar com auxílio de material gráfico.
2. O enunciado é claro e preciso, estimulando o aluno a pensar para que ele possa solucionar o problema.
3. A articulação entre o comando e a resposta gera uma situação desconexa, pois cita o último quadro, sendo que no comando só há um quadrinho.
4. Alternativas de resposta são adequadas ao Item.
5. Os distratores são plausíveis, pois apresentam alternativas incorretas semelhantes à resposta correta, fazendo com que o aluno raciocine e não apenas chute uma resposta.
avatar
MARIA SILVANIA DO CARMO R
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty A Avaliação

Ter Jun 02, 2020 12:32 pm
Sou a professora Maria Silvânia do C. Rocha, trabalho na escola Ilka Maria de Lima nos anos inciais.
Em relação as atividades, podem ser trabalhadas habilidades diferentes e o desenvolvimento do aluno dependendo da metodologia poderá melhorar.
As atividades avaliativas devem ser desenvolvidas de de forma que o educando possa expressar seus conhecimentos adquiridos do decorrer das aulas.
avatar
Evanil
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Módulo IV

Ter Jun 02, 2020 2:24 pm
Sou Evanil, professora de geografia , escola Pedro de Castro Meireles, Acrelândia.
Esta formação continuada em avaliação escolar  trouxe  grandes bagagens de conhecimentos  e é notório que  quando o item avaliativo apresenta habilidade, enunciado, boa articulação entre os comandos para resposta, alternativa de resposta adequada e distratores plausíveis facilita a compreensão do aluno.
avatar
Janete Maia
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Analisando ITENS

Ter Jun 02, 2020 2:48 pm
Nome: Janete Maia Araújo
Escola: Marilda Gouveia Viana
função: Professora de Matemática

Fiquei muito feliz ao ver o módulo para estudo, porque está dentro do que desejamos, já que buscamos o tempo todo instruções sobre os itens de avaliação. Sabemos que ainda é sem dúvidas, um processo lento, para nós docentes, já que buscamos avaliar de forma qualitativa, buscando de forma clara e coerente para o nosso aluno. Como toda e qualquer prática, o exercício de estudar e realizar tal atividade, está diariamente em nossa vida educacional.
O ITEM II, mostra com clareza o que desejamos avaliar e como avaliar de maneira simples o conhecimento do aluno, pois, com ela percebemos o que queremos alcançar do aluno e a sua forma pensante de como chegar no resultado esperado na avaliação.
avatar
Gemima Ferreira Silva
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Módulo IV - Resposta sobre o iten I

Ter Jun 02, 2020 3:11 pm
Olá, sou a professora Gemima Ferreira. Trabalho  na Escola João Ricardo de  Freitas, com as disciplinas de História e Sociologia.
Esse módulo IV, foi de grande importância para aprimorar meus conhecimentos na elaboração de itens avaliativos.
Em relação ao  item I, observa -se que comtempla a habilidade que se deseja avaliar, apresenta o suporte para que o aluno busque a resposta certa, porém a articulação entre o comando e o suporte está confuso, pois o comando cita "o último quadrinho" sendo que só existe um.
As alternativas estão  adequadas ao item e os distratores  são  plausíveis pois desafia o aluno a observar bem o texto antes de responder.
avatar
VANESSA DO NASCIMENTO
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Jun 02, 2020 3:19 pm
Vanessa do Nascimento da Luz, Feijó - Acre, Escola José Gurgel Rabello.
Ao analisar os itens pode notar os seguintes pontos:
1. Habilidade que se desejar avaliar está de acordo com a Matriz de referência (interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso como propagandas, quadrinhos, fotos, etc.)
2. Nesta atividade o Enunciado está bem claro e preciso para o entendimento das crianças.
3. Observei também que tem uma Boa articulação entre o comando para resposta.
4. As Alternativas de resposta adequada ao item está bem clara para os alunos que são mais avançado. Porque o que não tem um vocabulário amplo vai sentir dificuldade na hora de marcar a resposta.
5. Os Distratores plausíveis como falei na resposta anteriores o vocabulário da criança tem que ser bem amplo.
avatar
Gemima Ferreira Silva
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Módulo IV - Resposta sobre o item I

Ter Jun 02, 2020 3:24 pm
Olá, sou a professora Gemima Ferreira. Trabalho  na Escola João Ricardo de  Freitas, com as disciplinas de História e Sociologia.
Esse módulo IV, foi de grande importância para aprimorar meus conhecimentos na elaboração de itens avaliativos.
Em relação ao  item I, observa -se que contempla a habilidade que se deseja avaliar, apresenta o suporte para que o aluno busque a resposta certa, porém a articulação entre o comando e o suporte está confuso, pois o comando cita "o último quadrinho" sendo que só existe um.
As alternativas estão  adequadas ao item e os distratores  são  plausíveis pois desafia o aluno a observar bem o texto antes de responder.
Conteúdo patrocinado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos