Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
Ir para baixo
avatar
Francisca Barboza
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Módulo IV

Seg Jun 15, 2020 11:49 pm
Olá, sou a professora Francisca Barboza da Costa, trabalho na escola Getúlio Vargas com uma turminha do primeiro ano do ensino fundamental anos iniciais.
Item I - Habilidades que deseja avaliar: Interpretação de texto com ajuda de material gráfico.
2-Enunciado coerente.
3-Ótima articulação.
4-Alternativa bem elaborada.
5-Distratores plausíveis pois leva ao aluno a pensar sobre o sentido das palavras.

avatar
Cremilda
Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Jun 16, 2020 11:17 am
Professora Cremilda
Escola Tupanir Gaudêncio da Costa
A elaboração de itens não é um trabalho muito fácil, pois precisamos conhecer a clientela para se ter um bom resultado.
Analisando o item I, a habilidade está sendo contemplado; Já o enunciado não está tão claro, na questão da palavra "quadrinho", pois diz no último quadrinho e vemos que a historia se passa em apenas um quadrinho. A resposta está correta, realmente Magali está aborrecida.
avatar
Arielly
Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Avaliação Item I

Ter Jun 16, 2020 3:35 pm
Arielly Sales de Araújo, trabalho na Escola Berta Vieira de Andrade, sou professora.

A análise realizada é do item I.

1. A questão contempla a habilidade que se pede, porém, pode-se observar a presença de mais de uma habilidade, que de acordo com nossos estudos deve-se evitar mais de uma habilidade em um item.
2. O enunciado encontra-se claro e preciso, orienta aquele que irá ler, de forma clara.
3. A articulação no comado para a resposta ficou adequado, o que vai propor um melhor entendimento ao educando.
4. O gabarito encontra-se de acordo. Mesmo que a expressão "bah" seja de outro lugar, as expressões de Magali na imagem ajudam o educando a identificar a resposta.
5. Os distratores são plausíveis, apresentam questões bem elaboradas de forma simples e de acordo com o item.
avatar
Jânica Parnaíba
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Análise avaliativa de itens

Ter Jun 16, 2020 3:55 pm
Sou Jânica Parnaíba do Nascimento, professora do 5º ano, na escola Cora Coralina, zona rural de Cruzeiro do Sul.
O item escolhido para fazer a análise foi o item I - Quadrinho da Magali
1- A habilidade que se deseja avaliar.
A questão contempla muito bem a habilidade que se deseja avaliar
2- Enunciado claro e preciso
O enunciado é claro e preciso, o que contribui para que a questão seja resolvida corretamente, apesar de dizer último quadrinho, enquanto que a questão apresenta apenas um.
3- Boa articulação entre o comando para a resposta.
Sim, existe boa articulação entre o comando e a resposta, contudo, considero desafiadora, pois a expressão 'bah!", é mais conhecida pelas crianças que conhecem bem a Magali, contudo, a imagem  contribui bastante para que as crianças entendam que Magali está aborrecida.
4- Alternativas de resposta adequada ao item
Sim, considero as alternativas de resposta adequada ao item e muito bem elaboradas.
5- Distratores plausíveis.
Os distratores são plausíveis, pois desafia o aluno a refletir sobre o sentido das palavras apresentadas.
avatar
Marta Neves Bezerra
Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty ANÁLISE DE ITEM

Ter Jun 16, 2020 6:17 pm
Olá, sou a professora Marta Neves Bezerra, município de Tarauacá, trabalho nas escolas: Rosaura Mourão da Rocha e Plácido de Castro.
O item escolhido para avaliação foi o quadrinho da Magali. Que mostra a habilidade bem nítida, e realizar a interpretação com o auxílio de um material gráfico torna mais viável e fácil para o aluno, o enunciado é claro e conduz uma boa realização da questão, mas ao mesmo tempo sempre exigindo um raciocínio do aluno para chegar a resposta.
avatar
José Valdeci de O. Melo
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Jun 17, 2020 1:39 pm
Item I
É necessário que o aluno estimule funções cognitivas para a real interpretação, assim como em todos os itens, para responder o que é solicitado. É utilizado material gráfico para ajudar ainda mais no estímulo de interpretação. O gabarito apresenta resposta que confere com a interpretação de forma eficiente.
avatar
Deniele Barroso Camelo
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Atividade lV

Qua Jun 17, 2020 2:27 pm
Há nas HQs um vasto campo de pesquisa para embasar e variar as atividades docentes, as histórias em quadrinhos podem contribuir com o ensino aprendizagem dos anos iniciais, colocando em voga um recurso pedagógico que deve ser apropriado para além da leitura deleite, por ser um material rico, independentemente da idade do leitor. As histórias em quadrinhos são excelentes ferramentas de incentivo à leitura, devido ao seu formato que faz junção de textos e elementos gráficos (como os balões e as expressões faciais dos personagens) facilitando a compreensão da trama, tal associação torna o ato de ler mais atraente, além disso as HQs abordam variados temas - aventuras espaciais, convivência entre animais entre outros, permitindo que professores de diferentes áreas trabalhem com um amplo leque de informações. O
avatar
904.231.942-91
Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/06/2020
Idade : 40
Localização : Brasiléia-AC

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty AVALIAÇÃO ESCOLAR

Qui Jun 18, 2020 11:30 am
Maria Ivaneide Ferreira de Brito, Professora na escola Getúlio Vargas, Brasileia.

Resposta ao item III.

1 -  O texto tem o objetivo de  informar sobre o  terremoto que aconteceu no Pero, está bem claro.
2 -  O enunciado é bem claro e preciso com relação ao assunto que pretende informar.
3 - O comando para a resposta foi boa pois entende - se perfeitamente o objetivo do texto.
4 -  As alternativas são claras para um melhor entendimento, obedecendo ao que é recomendado.
5 - Os distratores  trazem informações presentes no texto, mas, o aluno consegue interpretar a  opção correta.
avatar
Adriana Marques
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui Jun 18, 2020 1:19 pm
Sou Adriana Marques de Souza da Silva, Assessora Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos no Núcleo de Educação de Tarauacá.
Analisando o item I:
1) A habilidade está sendo usada corretamente;
2) No enunciado foi utilizado um vocabulário claro e objetivo, mas, não apresenta o texto completo, deixando assim uma lacuna.
3) Está claro a compreensão do item para o estudante;
4) Condiz com o contexto da informação;
5) Os distratores tem informações que levam o estudante a identificar a alternativa correta.
avatar
Deniele B. Camelo
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Sou professora de L. Portuguesa. Escola Belo Porvir- Epitaciolândia.

Qui Jun 18, 2020 2:22 pm
. Apresentar e analisar as características do texto das histórias em quadrinhos; Verificar de que forma a oralidade é representada em texto escrito e, ainda, de que maneira os elementos das HQs são representados no auxílio da compreensão da narrativa; Possibilitar futuros aprofundamentos referentes à oralidade nesse gênero discursivo, considerando os detalhes encontrada no texto das HQs; Evidenciar que as características da língua falada, aliadas aos recursos visuais e recursos da língua escrita são recorrentes neste gênero discursivo; Refletir sobre a importância dos quadrinhos na educação em suas diferentes possibilidades pedagógicas. A literatura em quadrinhos tem sua importância para o entretenimento, mas atualmente tem se destacado no campo educacional porque, sobretudo tem se percebido que uma ideia posta no papel pode ser desenvolvida não somente com a escrita, mas se a ela tiver imagens e uma história animada que possa ajudá-la na percepção de ideias para melhorar a compreensão de mundo do indivíduo que faz uso habitual desse tipo de literatura.
.O enunciado traz informações sobre o ocorrido.
.No enunciado foi utilizado um vocabulário claro e objetivo.
avatar
Cleyciane Nascimento
Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Itens de avaliação

Qui Jun 18, 2020 6:13 pm
Me chamo Cleyciane Nascimento Silva, professora do 2° ano na escola Ilka Maria de Lima
O item 1, que se trata de um gênero de leitura em quadrinhos com certeza irá atender os critérios de aprendizagem dos aluno de alfabetização, ela contém uma linguagem simples e clara, através das expressões faciais e é possível entender o seu aborrecimento com relação a um item desejado. Com certeza o aluno irá interpretar adequadamente o que se pede na questão. O aluno irá absorver o conhecimento adequado mediante a situação didática proposta.
avatar
Cátia F. Barboza
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty ITENS AVALIATIVOS

Sex Jun 19, 2020 10:09 am
 A habilidade que se deseja avaliar.
Sim, a questão contempla a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), apesar de também contemplar duas habilidades o que não é recomendável nas questões.
 Enunciado é claro.
 Boa articulação entre o comando. A articulação, facilita o trabalho do aluno.
 A alternativa correta (aborrecida), não é uma resposta que está dada e requer um certo grau de raciocínio, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
Os distratores tem informações que levam o aluno a encontrar a resposta correta.

avatar
Jeane Silva Quinton
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jun 19, 2020 11:01 am
Jeane Silva Quinton professora na escola Getúlio V argas.

ANÁLISE ITEM I.
1- A habilidade que se deseja avaliar.
Sim, a questão contempla a habilidade que se deseja avaliar( interpretação com auxilio de imagens material gráfico).
2- Enunciado claro e preciso.
Sim, o enunciado ficou simples, claro, preciso e coerente.
3-Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim, pois ficou adequada permitindo ao aluno responder corretamente.
4- Alternativa de resposta adequada ao item.
Sim, para que o aluno possa resolver a questão tem que ter o conhecimento do significado de algumas palavras.
5- Distratores plausível.
Sim, bem elaborados, pois estimula o aluno a pensar pesquisar cada significado das palavras desconhecidas.
avatar
Jaqueline de Oliveira
Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jun 19, 2020 11:32 am
Jaqueline de Oliveira Vivan, professora na Escola Getúlio Vargas.
Item I.
Contempla a habilidade desejada;
Enunciado claro;
Boa articulação;
Alternativas adequadas;
Distratores plausíveis.
Enunciado claro e objetivo.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas.
avatar
simonee
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Modulo IV

Sex Jun 19, 2020 12:07 pm
Simone Nascimento de Oliveira,professora da escola Djalma Teles Galdino esse modulo IV foi bastante produtivo para melhorar no meu processo de avaliação e da elaboração de itens que não é uma tarefa tão simples em uma avaliação, as questões precisam ser bem elaboradas, apresentando todas as informações necessárias para que os alunos possam se situar sobre o assunto os discentes precisam compreender claramente qual é o problema proposto.
avatar
Cleide
Mensagens : 5
Data de inscrição : 19/06/2020
Idade : 33

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jun 19, 2020 1:57 pm
Cleide de Souza Baium, professora alfabetizadora na Escola Getúlio Vargas.
Escolhi comentar o item I;
Ele comtenpla habilidade que se deseja avaliar, tem o enunciado claro, simples e objetivo. Tem uma articulação bem elaborada permitindo assim um boa interpretação. O gabarito exige atenção e raciocínio para chegar as respostas, distratores plausíveis.
avatar
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty ANÁLISE DE ITEM

Sex Jun 19, 2020 6:54 pm
Olá sou Romerito Fontenele sou professor trabalho na Escola Rosaura mourão da Rocha com disciplina de Arte
O item escolhido para fazer a análise foi o 1 - Quadrinho da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Sim, a questão considera desenvolver compreensões perfeitamente dos objetivos a que se deseja avaliar como podemos refleti "interpretar texto com auxilio de material gráfico", entretanto também contempla mas pelo menos duas habilidades, inferir o sentido de uma palavra ou expressão"
2. Enunciado claro e preciso.
-O enunciado é bastante claro. O mesmo (suporte e comando) conduz para a realização da atividade com sucesso.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, esta forma de organização é bastante compressiva que possibilita uma melhor compreensões dos fotos que estão sento expostos como forma de conhecimento com isso facilita o trabalho do aluno, eu teria colocado dois pontos ao final de "ficou" mas isso não prejudica a interpretação da questão.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
O gabarito não deixa evidencias claras com isso, exige do aluno um raciocínio, tento o mesmo que utilizar o quadrinho para chegar á resposta.
5 Os distratores são plausíveis pois exigem do aluno uma reflexão mais bem elaborada entre os sentidos das palavras com o que o texto apresenta a informação correta .


avatar
leandro da silva melo
Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Avaliação Escolar - IV

Sex Jun 19, 2020 6:59 pm
Leandro Melo, professor, escola Getúlio Vargas – Brasiléia. Escolhi o item II, ele deseja analisar se o aluno reconhece a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. Possui uma boa articulação entre o comando para resposta, todas as alternativas de respostas estão adequadas ao item e com distratores aceitáveis.
avatar
Arquemiza Barros
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jun 19, 2020 9:46 pm
Sou, Arquemiza Barros do Nascimento Professora na Escola Estadual de Ensino Fundamenta Getúlio Vargas, no município de Brasiléia, Acre.
Escolhi o item I. Ele contempla habilidade que se deseja avaliar, tem o enunciado claro, simples .- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas.
avatar
Luana Feitosa de Souza
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Avaliação

Seg Jun 22, 2020 10:03 am
Sou professora de Química da escola Raimunda silva Pará.
1. A habilidade que se deseja avaliar. 
Sim, as questões focam bem na habilidade trabalhada, mostrando varias formas de trabalhar a mesma habilidade.
2. Enunciado claro e preciso.
Em todas as questões percebe-se clareza e foco no item
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim, dado a oportunidade para que o aluno relacione ambos.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Sim, se adequam, de forma que os itens fazem com que o aluno trabalhem seu lado cognitivo fazendo a avaliação para a escolha da alternativa correta
5. Distratores plausíveis.
Sim, não fazendo com que o aluno acerte ao acaso
avatar
Antonio Eduardo da Rocha
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Item III: Forte Terremoto no Peru é Sentido no Acre e Amazonas

Seg Jun 22, 2020 10:42 am
Sou Prof. Antonio Eduardo da Rocha Melo - Ciências - Escola Edílson Façanha - Rio Branco/AC

Tratando especificamente de teor de avaliação mensurado no Fórum de debates, é visto como uma avaliação completa tendo os seguintes itens:

Enunciado: Estímulo para que o aluno mobilize cognitivos, visando solucionar o problema apresentado.

Suporte: Texto, imagem e/ou outros recursos que servem de base para a resolução do item. Os itens de Matemática e de Alfabetização podem não apresentar suporte.

Comando: Texto necessariamente relacionado à habilidade que se deseja avaliar, delimitando com clareza a tarefa a ser realizada.

Distratores: Alternativas incorretas, mas plausíveis. Devem se referir a raciocínios possíveis.

Gabarito: Alternativa correta.
avatar
Márcia Fittipaldy
Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Análise de Item IV

Seg Jun 22, 2020 12:08 pm
Márcia Cristina Pereira de Melo Fittipaldy - Coordenadora Pedagógica da Unidade Prisional de Senador Guiomard- AC

Análise do Item IV  study

1. A habilidade que se deseja avaliar.
Despertar a compreensão crítica do aluno da forma com que as disciplinas de Sociologia e filosofia estão sendo trabalhadas no contexto atual, reforçando a necessidade de se rediscutir o currículo, atualizando-as para que sejam capazes de proporcionar aos indivíduos elementos críticos e analíticos da sociedade sem o viés ideológico e partidário.
2. Enunciado claro e preciso.
O texto traz em seu enunciado “Cientificidade do Ensino” um termo reflexivo, que leva o leitor a fixar a necessidade de repensar o ensino e suas metodologias.

3. Boa articulação entre o comando para resposta.
A forma com que são distribuídas as afirmativas para análise e resposta, possibilita que o aluno refaça a leitura do texto de forma mais sintética e analítica, fazendo um feedbeck entre o texto e o conteúdo avaliativo.

4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Neste texto não são apresentados o objetivo e as alternativas de respostas aos alunos, o que poderia ser falso ou verdadeiro.

5. Distratores plausíveis.
D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato – É possível que o aluno perceba que o autor disserta sobre um fato recorrente no contexto educacional atual, onde se encontra uma polarização política entre os extremos da política brasileira. Percebendo assim que a opinião do autor está baseada nos fatos reais e vividos pelo mesmo.
avatar
Elizangela Gomes
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Análise de Item

Seg Jun 22, 2020 4:26 pm
Elizangela, professora de 1º ano na escola José Sales de Araújo.

O item escolhido para fazer a análise foi o 1 - Quadrinho da Magali:
- Habilidade 1 contempla o descritor que é interpretar texto com auxílio de material gráfico. Porém faço ressalva para o 1º ano, pois, não utilizaria do jeito que está. Percebi que também aborda a habilidade de inferir o sentido de uma palavra ou expressão, tentaria outra expressão com mais proximidade da linguagem da minha região. Apresenta também inferir uma informação implícita no texto. Eu abordaria especificamente para a minha turma a informação explícita no texto, a princípio.
- O enunciado é claro e preciso.
- As alternativas adequadas. Porém, apresentaria na letra bastão.
- Distratores - Requer mais raciocínio e familiaridade com os termos, buscaria
avatar
Eurico Paz
Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Análise Avaliativa do ítem III

Seg Jun 22, 2020 5:43 pm
Sou o professor José Eurico de Lima Paz, trabalho na Escola de Ensino Fundamental Plácido de Castro do município de Tarauacá, na biblioteca e ajudando na coordenação pedagógica.
Um dos grandes desafios do nosso trabalho docente é elaborar provas que avaliem com eficácia os seus alunos.
Uma boa dica é trabalhar nas provas o conteúdo dado em sala de aula em contextos e situações que se assemelham muito à realidade vivida pelos seus alunos.
As questões de múltipla escolha são ótimas opções de formato de prova. Entretanto, se nós não soubermos como criar uma boa prova de testes, os nossos alunos sairão prejudicados. O nível do desafio não deve ser nem tão alto que frustre o aluno, nem tão baixo que o torne desmotivado.
O recomendado é que as perguntas avaliem habilidades dos estudantes mais complexas, como comparar, interpretar e relacionar idéias e conceitos.
Para acertar na elaboração das provas, o primeiro passo deve ser fazer pesquisas de qualidade, buscando bons exemplos de obras de referência e temas atuais. Também é importante que busquemos para os nossos modelos de provas questões que estimulem o aluno a relacionar conteúdos expostos em sala de aula.
Considerando as Recomendações Pedagógicas para a Elaboração de Itens Avaliativos e fazendo uma análise avaliativa do ítem III observamos que:
1. A habilidade que se deseja avaliar.
Deseja avaliar a dimensão de duas imagens sendo que uma é uma amplificação de outra no perímetro e na área malhada quadriculada.
2. Enunciado está claro e preciso.
O enunciado está evidente o itea necessidade m que saber o que aconteceu com o perímetro da figura II em relação à figura I.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
O comando está de acordo com a questão e não induz o aluno ao erro na análise da figura.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Como podemos observar pela malha a figura II está duplicada em relação à figura I.
5. Destratares plausíveis.
Se o aluno não possui conhecimentos de área e perímetro na malha quadriculada, se não sabe a definição de ampliação, reprodução ou redução, dobro, etc, poderá ser induzido ao erro.
Daí a necessidade de trabalhar nas provas o conteúdo dado em sala de aula em contextos e situações que se assemelham muito o que foi estudado pelos seus alunos, assim também como o que é vivenciado por eles.
avatar
Eurico Paz
Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Análise Avaliativa do ítem III

Seg Jun 22, 2020 5:51 pm
Sou o professor José Eurico de Lima Paz, trabalho na Escola de Ensino Fundamental Plácido de Castro do município de Tarauacá, na biblioteca e ajudando na coordenação pedagógica.
Um dos grandes desafios do nosso trabalho docente é elaborar provas que avaliem com eficácia os seus alunos.
Uma boa dica é trabalhar nas provas o conteúdo dado em sala de aula em contextos e situações que se assemelham muito à realidade vivida pelos seus alunos.
As questões de múltipla escolha são ótimas opções de formato de prova. Entretanto, se nós não soubermos como criar uma boa prova de testes, os nossos  alunos sairão prejudicados. O nível do desafio não deve ser nem tão alto que frustre o aluno, nem tão baixo que o torne desmotivado.
O recomendado é que as perguntas avaliem habilidades dos estudantes mais complexas, como comparar, interpretar e relacionar idéias e conceitos.
Para acertar na elaboração das provas, o primeiro passo deve ser fazer pesquisas de qualidade, buscando bons exemplos de obras de referência e temas atuais. Também é importante que busquemos para os nossos modelos de provas questões que estimulem o aluno a relacionar conteúdos expostos em sala de aula.
Considerando as Recomendações Pedagógicas para a Elaboração de Itens Avaliativos e fazendo uma análise avaliativa do ítem III observamos que:
1. A habilidade que se deseja avaliar.
Deseja avaliar a dimensão de duas imagens sendo que uma é uma amplificação de outra no perímetro e na área malhada quadriculada.
2. Enunciado está claro e preciso.
O enunciado está evidente o item que saber o que aconteceu com o perímetro da figura II em relação à figura I.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
O comando está de acordo com a questão e não induz o aluno ao erro ao  análisar da  figura.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Como podemos observar pela malha a figura II está duplicada em relação à figura I.
5. Destratares plausíveis.
Se o aluno não possui conhecimentos de área e perímetro na malha quadriculada, se não sabe a definição de ampliação, reprodução ou redução, dobro ou duplicação, ele poderá ser induzido ao erro.
Daí a necessidade de trabalhar nas provas o conteúdo dado em sala de aula em contextos e situações que se assemelham muito à realidade vivida por eles.
Conteúdo patrocinado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos