Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
Ir para baixo
avatar
Werica Maria Benevenuto
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty ITENS DE AVALIAÇÃO

Seg Jul 13, 2020 10:45 am
ola sou Werica Maria, professora da rede estadual do município de Feijó
Ao analisar o item III é possível observar:
O enunciado: Estimulando   o aluno mobilizando seu cognitivo, visando solucionar o problema apresentado
O comando: Texto necessariamente relacionado à habilidade que se deseja avaliar, delimitando com clareza a tarefa a ser realizada
Os distratores: Alternativas incorretas, mas plausíveis. Devem se referir a raciocínios possíveis.
Gabarito: Alternativa correta.
avatar
Elciane Silva
Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Avaalicao de itens avaliativos

Seg Jul 13, 2020 3:01 pm
Me chamo Maria Elciane Silva de Amorim, sou professora de Arte do Ensino Fundamental II, no Colégio Cristão Cruzeiro, em Cruzeiro do Sul, Acre.

Item escolhido para análise: II

O enunciado é estímulo para que o estudante mobilize recursos cognitivos a fim de solucionar o
problema apresentado com base nos dados do suporte e responder ao que é solicitado
pelo comando da resposta. E nessa questão o estímulo é uma imagem que apresenta uma
situação-problema e apresenta dados e informações necessários à resolução do item.
Nesse item,
o enunciado é descrito inicialmente por um problema contextualizado e o suporte
é representado pela planta do quarto.
As alternativas de resposta são apresentadas numa
lista de quatro opções, mas apenas uma é a correta, o gabarito. As demais alternativas são denominadas distratores e são plausíveis, referindo-se a raciocínios possíveis.
Há ainda a escolha de um descritor e a construção de um enunciado desprovido de elementos que dificultem a compreensão do item pelo
estudante, com objetividade e o suporte utilizado para a questão foi uma imagem de uma figura ampliada numa malha quadriculada.

E para complementar, o enunciado de toda questão deve conter todas as informações necessárias para que o estudante resolva o item. É importante evitar que o estudante erre o item porque não compreendeu o que lhe estava sendo perguntado (comando para resposta). Devemos nos certificar de que o comando está efetivamente de acordo com o descritor. Os itens devem ser elaborados numa linguagem apropriada aos estudantes do período de
escolarização avaliado. Vale lembrar a importância de considerar fontes relacionadas ao cotidiano dos estudantes.
avatar
van.torrejao@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Como podemos avaliar

Seg Jul 13, 2020 3:35 pm
E.E.F.e M Nazira Anute de Lima
Vanilde into Torrejão

O ITEM ESCOLHIDO É O III.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
O item avaliado contempla a habilidade que se deseja avaliar de forma explícita.
2. Enunciado claro e preciso.
O enunciado é bem claro, fazendo com que o aluno compreenda o que está sendo solicitado.
3. Boa articulação entre o comando para a resposta.
O comando é bem articulado, levando a escolha da frase que indica um acontecimento.
“Recente notícia do Governo Central anunciou o corte de 30% do orçamento das instituições públicas de ensino focando na redução da carga horária...”
4. Alternativas da resposta adequada ao item.
Sim, são adequadas ao item.
5. Distratores plausíveis.
Sim são aceitáveis, pois a maioria traz opinião, diferentes de um fato.
avatar
GEREMIAS DE SOUSA LIMA
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Jul 13, 2020 4:49 pm
ITEM I.
1.A habilidade que se deseja avaliar.
analisando o que esta proposto e a habilidade que se pretende avaliar, há sintonia com o comando ,porem é possível visualizar mais de uma habilidade uma vez que o comando esta pedindo o sentindo de uma palavra ou expressão .
2. o enunciado é claro pois oferece estímulo para que o aluno mobilize seus conhecimentos cognitivos, visando solucionar o problema apresentado.
3. Boa articulação ,delimitando com clareza a tarefa a ser realizada.
4.Alternativas de respostas adequada pois permite o aluno a fazer uma reflexão e analise dos sentidos e significados das palavras com o suporte.
5. Distratares plausíveis, pois possibilita raciocínios possíveis.
avatar
Elizete
Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Análise do item I

Seg Jul 13, 2020 9:40 pm
Elizete Cardoso da Silva - Professora - Escola São Francisco de Assis I

Item l
No item l, a habilidade está de acordo com que se deseja avaliar. Seu enunciado está bem claro. Porém o comando não está coerente com o suporte que apresenta apenas a última parte do texto em quadrinho , podendo deixar o aluno confuso. Mas os ditratores estão plausíveis com as alternativas elaborada de acordo com o contexto do suporte, que não apresentou a fonte. Dependendo do ano outros descritores podem ser trabalhado.
avatar
Luciana de Oliveira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Avaliação escolar

Seg Jul 13, 2020 10:34 pm
Luciana de Oliveira Machado
Coordenadora de Ensino
Esc. Est. "Tupanir Gaudêncio da Costa"_ Tarauacá-Acre

Avaliar de acordo com Jussara Hoffmann (2009), exige prestar muita atenção no aluno, conhecê-lo, ouvir seus argumentos, propor-lhe questões novas e desafiadoras, guiando-o por um caminho voltado à autonomia moral e intelectual, pois estamos vivendo um momento caracterizado por uma infinidade de fontes de informação.

Conforme a reportagem “Toda a atenção para a Neurociência” da Revista Nova Escola (Junho/Julho 2012):

“aprender não é só memorizar informações. É preciso saber relacioná-las, resignificá-las e refletir sobre elas. É tarefa do professor, então, apresentar bons pontos de ancoragem, para que os conteúdos sejam aprendidos e fiquem na memória, e dar condições para que o aluno construa sentido sobre o que está vendo em sala de aula”. (Revista Nova Escola, p. 55, 2012)

Tanto Hoffmann (2009) como a Neurociência concordam que o aluno deve ser instigado, provocado, que deve ser ativo em sua aprendizagem e que cabe ao professor propor, orientar e oferecer condições para que o mesmo desenvolva suas potencialidades.

Por isso, a importância na elaboração de itens nas propostas de atividades e elaboração de itens.

     Em relação ao ITEM I deste fórum:

1. A habilidade que se deseja avaliar.
Sim, o item está de acordo com o Descritor 05.

2. Enunciado claro e preciso.
Sim, embora desnecessário a expressão "último quadrinho" , já que é formado por apenas um. Poderíamos reformular o enunciado por: "Releia o quadrinho"

3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim, pois a habilidade leva o aluno a interpretar texto com auxilio de material gráfico diverso (quadrinho), levando o aluno a observar as expressões faciais e falas da personagem.

4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Sim, com exceção da alternativa (e).
Cabe ao professor organizar a quantidade de alternativas as séries em que pretende trabalhar.

5. Distratores plausíveis.
Sim, houve alternativa excludente, induzindo o acerto por exclusão, como no caso do distrator (triste).
avatar
Dannielly
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Avaliando itens

Ter Jul 14, 2020 1:20 am
Sou Dannielly Fernandes da Silva, professora de Ciências na Escola Roberto Sanches Mubarac. Escolhi o item I, achei que ele poderia ter mais informações no quadrinho, que poderia ser uma tirinha, para uma melhor compreensão.
avatar
Giglianne Santos
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Quadrinhos da Magali

Ter Jul 14, 2020 10:43 am
[justify]Giglianne da Silva Santos, professora de Ensino Religioso, Projeto de Vida, Eletivas e CICs, na Escola Drº. Santiago Dantas, situada a Estrada Transacreana km 14, Rio Branco - AC.
Falando de avaliação da aprendizagem, passamos por um processo de constante transformação e que faz parte das práticas do professor. O professor, agora tem que se adaptar com as novas formas de avaliação, incluindo o diagnóstico que é feito em seus alunos no decorrer dos dias. É papel do professor orientar o seu aluno a se perceber como um ser crítico e que é capaz de transformar os seus conhecimentos para se tornar uma pessoa independente. O aluno quando se sente capaz de interpretar, analisar e refletir. Quando rompe essas barreiras podemos ver em seus olhos o empoderamento do conhecimento, ele se sente capaz de não mais responder a atividade de forma visível aos olhos, mas vê além disso.
Quadrinho da Magali
A habilidade contempla muito bem o que se deseja avaliar (interpretar um texto através de um material gráfico).
O enunciado é bem direto, simples e bem claro, o aluno compreende ao fazer a leitura.
A articulação creio que ficou boa, teve uma subordinação entre as expressões, que ajuda muito o aluno.
A alternativa de resposta com o nome (aborrecida) não ficou tão clara e por isso o aluno tem que ter um grau de raciocínio mais elevado e deixa a pergunta mais emocionante.
Os distratores estão de acordo, as alternativas estão bem elaboradas.
avatar
JAELISON FONTES ARAÚJO
Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/07/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Jul 14, 2020 3:01 pm
Professor: JAELISON FONTES ARAÚJO
Escola: Marina Vicente Gomes
RIO BRANCO
O item escolhido para fazer a análise foi o 1 - Quadrinho
( Magali)
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Sim, a questão contempla a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico)
2. Enunciado claro e preciso.
-Sim, por se tratar de um quadrinho o enunciado se torna simples e claro, no caso: "Leia o texto".
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, a articulação ficou boa, pois permite que a ideia do texto seja facilmente compreendida pelo aluno.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta (aborrecida), foi de fácil compreensão pois a expressão utilizado ( bah) é comum e o contexto da cena no quadrinho ajuda ao aluno a chegar a resposta.
5. Distratores plausíveis.
- sim pois todas apresentam um possível estado emocional da personagem. No caso da resposta correta seria aborrecida.
avatar
Pedro Mendes
Mensagens : 5
Data de inscrição : 10/07/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Jul 14, 2020 5:58 pm
Prof. Pedro Lima
1. A habilidade está clara, "interpretar texto com auxilio de material gráfico". Só é possível chegar á resposta com o quadrinho. Mas podemos também acrescentar pelo menos mais uma habilidade que seria: "inferir o sentido de uma palavra ou expressão".
2. O enunciado é bastante claro. O mesmo (suporte e comando) conduz para a realização da atividade com sucesso.
3. O comando conversa perfeitamente com a resposta e o suporte. Apesar de apresentar uma falha quando fala: "no ultimo quadrinho", último nada , só tem um, único.
4. O gabarito não é obvio, exige do aluno um raciocínio, tento o mesmo que utilizar o quadrinho para chegar á resposta.
5. Os distratores são plausíveis pois exigem do aluno uma reflexão entre os sentidos das palavras com o que o texto apresenta.
avatar
Charles Junior B. Moreira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Jul 14, 2020 10:57 pm
CHARLES JUNIOR B. MOREIRA ESCOLA BELO PORVIR, EPITACIOLÂNDIA.

Questão 2 - redução e ampliação de formas geométricas D-5

A escolha da questão se deu, por compreender que a mesma esta descrita de forma clara e objetiva, sem rodeios. ademais esse é um conteúdo de facil compreenção, por se tratar de algo que é utilizado na pratica cotidiana.
Um problema que se põe com frequência em desenho técnico é o transporte ou reduzir um desenho.Um dos processos de transposição é a copia que é feita por sobreposição.
A decomposição e o processo da quadricula. Na ampliação e na redução podem utilizar-se as reguas T. E na redução podemos utilizar o processo da quadricula. E para ampliar desenhos podemos usar os processos da quadricula e de linhas radiais.
avatar
Bruna Feitoza da Sila
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Avaliação

Qua Jul 15, 2020 12:49 pm
Boa tarde!
Sou Bruna Feitoza da Silva , Professora na Escola Francisco Salgado Filho.
Vou falar sobre o item l que foi a elaboração da atividade história em quadrinho, atividade muito bem elaborado onde o aluno precisa analisar a imagem que esta bem visível, o enunciado está claro e preciso na sua forma de interpretação.
É muito importante o professor ter essa preocupação na hora da elaboração das atividades, para facilitar na compreensão dos alunos. Devemos conhecer melhor o nosso aluno e sempre está em processo de avaliação para constatar o que o aluno aprendeu, e tomar decisões e mudanças quando for necessário para que os objetivos venham ser alcançados.
avatar
TEREZINHA CRUZ
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Elaboração de itens avaliativos

Qua Jul 15, 2020 1:12 pm
.Sou MARIA TEREZINHA DA SILVA CRUZ, professora de Língua Portuguesa na  escola de Ensino Fundamental Tupanir Gaudencio da Costa nos anos finais

1- A habilidade está clara, "interpretar texto com auxilio de material gráfico". Só é possível chegar á resposta com o quadrinho. Mas podemos também acrescentar pelo menos mais uma habilidade.
2. Enunciado está claro e preciso.
O enunciado está evidente o item que saber o que aconteceu com o perímetro da figura II em relação à figura I..
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
O comando está adequado e não induz o aluno ao erro.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Acredito que poderia ter colocado a expressão dobrada em vez de duplicado.
5. Distratores  plausíveis.
avatar
franciscaavelino33@gmail.
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Elaboração de Itens Avaliativos

Qua Jul 15, 2020 2:38 pm
Sou Francisca Avelino da Rocha, trabalho na escola Francisco Salgado Filho na função de professora. Quantos aos itens apresentados, melhoraria apenas o enunciado do Item I como forma de facilitar a compreensão da questão. Quanto as demais deixaria como estão.

avatar
itoliveira12@hotmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty ANÁLISE DE ITENS

Qua Jul 15, 2020 4:25 pm
ANÁLISE DO ITEM I

1. A habilidade que se deseja avaliar: D5 – interpretar com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.): A habilidade está correta, foi escolhido como suporte para questão uma tirinha.
2. Enunciado claro e preciso: Eu colocaria “Leia a tirinha para responder à questão”, no lugar de leia o texto. Também colocaria a tirinha completa, com a fonte de onde foi retirada. Foi colocado no último quadrinho (mas só tem um), a expressão Bah!, que é expressão de nojo, no entanto os quadrinhos anteriores não aparecem para que o aluno chegue a essa conclusão, o que ele ver é a expressão de aborrecimento da menina, causando confusão quanto a resposta certa. Neste caso, o suporte não ajudou.
3. Boa articulação entre o comando para resposta: Como já citei anteriormente, o comando quer que o aluno responda de acordo com a fala da menina, mas o quadrinho recortado induz o aluno a responder de acordo com a expressão facial da mesma.
4. Alternativas de respostas adequadas ao item: Desde de que feito ajustes no comando da questão, as alternativas podem ser consideradas adequadas.
5. Distratores plausíveis: Sim, possuem mais ou menos o mesmo tamanho, estão em ordem alfabética...
avatar
Alexandra Farias Alves
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Elaboração de itens

Qua Jul 15, 2020 7:41 pm
Neste módulo, elaboração de itens ,foi bem significativo já havíamos recebido uma formação presencial com este tema, mas esta ultima acrescentou ainda mais sobre a tematica.Observando o item II, a habilidade pretendida está clara , o suporte utilizado para compreender a questão e de suma importância, os distratores tem lógica com o conteúdo. É importante ressaltar que tanto no enunciado como nas alternativas o vocabulário esteja de acordo com o repertório dos alunos.
avatar
Sandra Arruda
Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/07/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Itens Avaliativosi

Qui Jul 16, 2020 4:33 am
Sou Sandra Maria Ferreira Arruda. Trabalho na escola Djalma Teles Galdino. Sou professora.
Escolhi analisar o quadrinho da Magali:
1.O texto apresenta a habilidade que se deseja avaliar que é a interpretação do texto com auxílio de material gráfico
2..O enunciado está claro, porém poderia também colocar a tirinha completa, pois, daria melhor compreensão do contexto na história.
3. A articulação entre o comando para resposta está boa, bem clara e direta.
4. Alternativas de resposta poderiam está mais claros se tivesse o restante da tirinha, pois as imagens poderiam está mais relacionadas com o comando e auxiliariam melhor na interpretação,. Porém, a fala indica que Magali ficou aborrecida.
5. Os distratores são plausíveis, pois o aluno vai considerar a fala da personagem .
avatar
Luana Sacha Gomes de Souz
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Módulo IV

Qui Jul 16, 2020 12:51 pm
Me chamo Luana, sou professora e atuo na escola são Francisco de Assis I
Resposta do item III
O texto que tem como proposta passar uma informação sobre o terremoto, podia ser mais claro e objetivo. Algumas informações podem atrapalhar na hora da escolha da alternativa certa, e pode passar impressão que deve ter mais de uma alternativa correta.
avatar
Natália Ferreira
Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/07/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Elaboração de itens avaliativos

Qui Jul 16, 2020 1:15 pm
Natália Ferreira de Souza - Professora de Língua Portuguesa para alunos do ensino médio nas escolas: Maria Lima de Souza e Dom Henrique Ruth.
O item escolhido para fazer a análise foi o 1 - Quadrinho da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), entretanto, acaba contemplando também outras dua habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2. Enunciado claro e preciso.
O enunciado é bastante claro e preciso, pois o mesmo (suporte e comando) conduz para a realização da atividade com sucesso.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, existe uma boa articulação entre o comando para a resposta adequada ao item, o que facilita o trabalho do aluno.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
O gabarito não é obvio, pois exige um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora na medida certa, bem elaborada e interessante.
5. Distratores plausíveis.
Os distratores são plausíveis, pois são opções coerentes que requerem do aluno maior atenção, levando eles a reflexão e tornando a atividade desafiadora.

avatar
Maurizete Marques Mota
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui Jul 16, 2020 7:25 pm
As questões foram bem elaboradas com habilidades que se deseja avaliar e  alternativas de respostas adequadas ...
avatar
nazare.rl@bol.com.br
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Análise do Item I

Sex Jul 17, 2020 10:11 am
Análise do Item I


1. O item apresenta o descritor: “Interpretar texto com auxílio de material gráfico”, mas acredito que o mais significativo para esse item seria o descritor “inferir o sentido de uma palavra ou expressão”.
2. O Enunciado está claro. Falta citar a fonte no suporte (quadrinho).
3. O comando apresenta uma falha, pois indica “no último quadrinho”, quando se tem somente um. Mas com a correção desta falha ele possui boa articulação para se chegar à resposta.
4. O gabarito não é obvio, exige do aluno um raciocínio, levando-o a utilizar o quadrinho para obter a resposta.
5. Os Distratores são plausíveis, exigem do aluno uma compreensão de significados das palavras para se chegar a resposta.
avatar
nazare.rl@bol.com.br
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Análise do Item I

Sex Jul 17, 2020 10:14 am
Maria de Nazaré Rodrigues de Lima - Coordenadora Pedagógica da escola Antonio de Oliveira Dantas - Mâncio Lima
Análise do Item I


1. O item apresenta o descritor: “Interpretar texto com auxílio de material gráfico”, mas acredito que o mais significativo para esse item seria o descritor “inferir o sentido de uma palavra ou expressão”.
2. O Enunciado está claro. Falta citar a fonte no suporte (quadrinho).
3. O comando apresenta uma falha, pois indica “no último quadrinho”, quando se tem somente um. Mas com a correção desta falha ele possui boa articulação para se chegar à resposta.
4. O gabarito não é obvio, exige do aluno um raciocínio, levando-o a utilizar o quadrinho para obter a resposta.
5. Os Distratores são plausíveis, exigem do aluno uma compreensão de significados das palavras para se chegar a resposta.
avatar
Clenilda Silva de Almeida
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jul 17, 2020 11:09 am
Clenilda Silva de Almeida da Silva, sou professora na escola Flávia Barros Pimentel

Os itens são formulados de forma a apresentarem uma situação problema clara e objetiva que deve ser respondida por meio da escolha de uma das alternativas de resposta, compostas por um gabarito (resposta certa) e três ou quatro distratores (desatenção).
No enunciado devem-se apresentar todas as informações de que o aluno precisa para se situar sobre o que o item aborda e que é objeto de análise. Essas informações devem, também, ser suficientes para que ele compreenda claramente qual é o problema proposto e de que forma deve resolvê-lo.
O gabarito não pode dar margem à dúvida. Para evitar acertos ao acaso, os distratores têm que ser plausíveis, que têm a função de atrair quem não sabe e escolhe sem fundamento a resposta que lhe parece certa ou que o impressiona.
Nas alternativas não se deve misturar assuntos, criar detalhes para falsear, variar o foco, introduzir termos dúbios ou controversos, nem palavras que são pistas de resposta.
Na avaliação da aprendizagem é de suma importância definir os objetivos para cada item. O Professor pode, também, elaborar uma Matriz de Referência para as Avaliações. A Matriz define os conteúdos, as habilidades e as competências a serem avaliadas e apresenta os descritores para os itens.
• Consiste no delineamento do conteúdo da disciplina
• Consiste em decidir qual é o tipo mais adequado de questão, tanto à natureza do conteúdo quanto à complexidade da habilidade.
• Cria-se a estrutura a partir da problematização. Problematizar consiste em transformar um conhecimento em uma situação-problema.
É nesse processo que o elaborador encontra recursos para compor e redigir uma situação-problema bem contextualizada. Também, é a fundamentação teórica e a revisão bibliográfica que fornecem subsídios para a criação de distratores, que sejam respostas plausíveis, evitando-se alternativas inventadas ou mentirosas que pouco ou nada contribuem para a avaliação
avatar
WALDENIZIA C MATOS
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty ELABORAÇÃO DE ITENS

Seg Jul 20, 2020 2:50 pm
Boa tarde!
Meu nome é Waldenizia Cundegundes Matos, sou professora do ensino fundamental I (1º ano) na escola João Paulo I em Rio Branco.

O módulo IV foi de fundamental importância para nós enquanto professores, pois nos permite refletir mais e avaliar a forma de elaboração de itens em nossas avaliações e atividades. Dessa forma, escolhi o item I.
1-A questão foi bem elaborada pois leva o aluno a pensar e refletir antes de marcar a resposta, alcançando a habilidade proposta.
2- Não concordo que tenha sido muito claro o enunciado, porém esse seria o desafio da questão.
3 - No comando eu substituiria a frase "no último quadrinho" por "no quadrinho acima" tendo em vista que só tem um quadrinho.
4 - Concordo que as respostas estejam adequadas ao item.
5- Acredito que os distratores deixariam o aluno confuso por se tratar de alguns sinônimos como desolada e aborrecida. Substituiria algumas palavras.
avatar
MARIA SOLIDADE ARAÚJO
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty AVALIAÇÃO ESCOLAR MÒDULO IV

Seg Jul 20, 2020 11:29 pm
Escola Djalma Teles Galdino
Maria Solidade Araújo de Oliveira Campos
Coordenadora Pedagógica

Análise do Item I
1. A habilidade que se deseja avaliar.
O item contempla a habilidade que se deseja avaliar: Interpretar textos com auxílio de material gráfico. Para o aluno compreender e inferir a informação, ele precisa da combinação da leitura do material escrito e do material gráfico, para poder encontrar a resposta.
2. Enunciado claro e preciso.
O enunciado (Leia), ficaria melhor formulado se fosse acrescentado mais algumas palavras, como por exemplo: Leia a tirinha e responda à questão abaixo, indicando assim a maneira precisa para resolver a tarefa.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
O comando de resposta está preciso e atrelado a habilidade, no entanto, se no lugar da palavra “menina”, fosse escrito “Magali “, ajudaria melhor ao aluno inferir a informação .
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
As alternativas de respostas estão adequadas, indicam raciocine-os possíveis, apesar de ser bastante desafiador, pois para chegar a resposta correta
(aborrecida) o aluno precisa mobilizar uma série recursos cognitivos e de conhecimento para poder encontrar a resposta certa.

5. Distratores plausíveis.
Os distratares- alternativas incorretas, estão plausíveis, trazem informações que podem ser inferidas sobre o texto, apresenta raciocínio de resposta compatível em relação ao comando com possibilidades lógicas de resposta , raciocínio possíveis e desafiadores .

Conteúdo patrocinado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 18 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos