Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
Ir para baixo
avatar
ILDARCI FREITAS
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty AVALIANDO COMO AVALIAR

Sex maio 29, 2020 8:50 pm
Meu nome é Ildarci, Gestora da Escola Santo Izidoro, em Senador Guiomard.
Discorrendo na avaliação do item I, concluir-se que:
1. A habilidade que se deseja avaliar:
- Sim. A questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla, pelo menos, mais duas habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2. Enunciado claro e preciso:
-Sim. O enunciado se torna simples e claro.
3. Boa articulação entre o comando para resposta:
-Sim. A articulação ficou muito boa, permitindo uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item:
-A alternativa correta (aborrecida), não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis:
-A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas; com determinados raciocínios (desolada e enojada), que são os distratores e itens descartáveis (triste e indiferente).





avatar
Rosilene da Silva Moura
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Coordenadora de ensino da escola de E.F I e II Santa Rita, Cruzeiro do Sul - Acre.

Sex maio 29, 2020 9:13 pm
O item escolhido foi o IV. Analisando -o chego a seguinte conclusão.

1. A habilidade que se deseja avaliar. 
Nesse item o leitor é capaz de perceber a diferença entre o que é fato narrado, discutido e a opinião dada sobre ele.

2. Enunciado claro e preciso.
Sim. Quando pede para o aluno identificar um fato no texto.

3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Também ficou claro a articulação entre o comando e a resposta, pois ao ler se percebe o que é informação, fato e opinião.

4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Muito...pois dá para fazer a diferenciação entre elas.

5. Distratores plausíveis.
Corretamente, fazendo o aluno recorrer ao texto e fazer uma releotura sobre cada detratores.

Essa diferença está bem marcado no texto, integrando informações que levam a detectar a habilidade de o aluno identificar, no texto, o fato relatado e diferenciá-lo do comentário e informações que o autor/narrador faz sobre o fato. Na leitura
o aluno é capaz de distinguir essas partes no texto, identificando-os.
avatar
Aldemisia Menezes de Alen
Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Analisando o Item I

Sex maio 29, 2020 9:59 pm
Boa noite!
Sou a professora Aldemisia Menezes de Alencar, trabalho na escola Francisco Braga de Souza em Rodriguês Alves. O módulo IV foi de fundamental importância para o meu enriquecimento diante da forma como devo realizar as atividades dos meus alunos. Diante disso, posso concluir que no item I é possível analisar da seguinte forma:
* Primeiramente a habilidade que deseja ser avaliada: As alternativas foram plausíveis, no entanto a parte em que tem "no último quadrinho" deixaria o aluno confuso, pois a HQ apresentada só contém um único quadro.
* Em seguida, em relação ao enunciado, observei que está "pobre" de informações, pois temos que ter cuidado em relação a isso, pois nossos alunos tem dificuldade de interpretar texto.
* Sobre a articulação entre o comando e a resposta, vejo que não dificutaria o entendimento, apenas do que já citei acima.
* Além disso, temos a alternativa correta visto que seria (aborrecida), o aluno tem que verificar tanto a linguagem verbal como a linguagem não verbal presente no quadrinho.
* Sobre os distratores, vejo que foram bem elaborados, pois é possível identificar através das expressões faciais da personagem, para isso é preciso que o aluno raciocine e chegue a essa conclusão.
avatar
José Eduardo Silva
Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex maio 29, 2020 10:15 pm
Boa noite, professor José Eduardo Santos da Silva das escolas Comunitária II e Dom Júlio Mattioli do município de Sena Madureira, Acre.

Módulo IV

1. A habilidade que se deseja avaliar.
2. Enunciado claro e preciso.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
5. Distratores plausíveis.

Análise do Item IV:

1. D14 -  está conforme a matriz de referência.
2. Sim.
3. Sim.
4. Sim.
5. Sim.

SUGESTÃO para colaborar com a melhora do item:
Dispor as alternativas de respostas na ordem em que aparecem no texto de referência.
Por exemplo, o trecho do texto da alternativa (A) é posterior ao da alternativa (B),
o mesmo ocorre com as alternativas (D) e (E).


10:16 Hora Acre.


Última edição por José Eduardo Silva em Sex maio 29, 2020 10:34 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Iricelia Aguiar
Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty AVALIAÇÃO MÓDULO IV

Sex maio 29, 2020 10:34 pm
MARIA IRICELIA DA SILVA AGUIAR - PROFESSORA 2o ANO
ESCOLA THEODOLINA FALCÃO MACÊDO

O item analisado 1 - Quadrinho da Magali.
O mesmo contempla a habilidade desejada que é interpretar o texto com auxílio de material gráfico, no entanto abarca outras habilidades, como: inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto.
O enunciado é claro.
A articulação entre o comando e a resposta é boa, permitindo uma ideia de subordinação entre as expressões, facilitando a compreensão do aluno.
A alternativa correta (aborrecida), não é óbvia e requer a formulação de ideias, pois trata-se de uma expressão usada na região sul do país, não é comum para os acreanos, o que torna a questão desafiadora. Ressaltando que a expressão facial da Magali, induz a resposta correta.
A questão apresenta alternativas bem elaboradas.
avatar
Lucilene de Farias
Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Elaboração de itens para Avaliação

Sex maio 29, 2020 10:47 pm
Professora Lucilene de Farias
ITEM I:
Esse é chamado de itens de múltipla escolha, que permitem ao estudante escolher uma resposta dentre um conjunto de alternativas oferecidas.

1. A habilidade que se deseja avaliar.
Está adequada e bem definida a habilidade que se pretende verificar. Para demonstrar essa habilidade, não basta apenas decodificar sinais e símbolos, mas ter a capacidade de perceber a interação entre a imagem e o texto escrito.
2. Enunciado claro e preciso.
Sim, além de está contextualizado, usa linguagem adequada e recurso que estimula e serve de base para o aluno resolver a situação apresentada. E se apresenta como uma frase a ser completada pela alternativa correta.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim, pois há uma relação clara entre a habilidade pretendida. O uso coerente é essencial para termos clareza na tarefa a ser realizada.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Sim, dentre outras, apresenta uma ordem lógica ( alfabética) , tem 5 alternativas. Desta forma, possibilita respostas para a situação – problema apresentada.
5. Distratores plausíveis.
As alternativas incorretas estão dentro do que aprendemos na oficina, como por exemplo, apresenta paralelismo e não são muito atraente o que pode prejudicar o aluno.


avatar
Francisca Iris
Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex maio 29, 2020 11:07 pm
Francisca, professora no ensino médio. O módulo IV, veio para esclarecimento e extremamente importante para o processo avaliativo, é a figuras e quadrinhos são relevantes para saber e fazer no aprendizado...
avatar
esorianodasilva@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty AVALIAÇÃO DE ITEM

Sex maio 29, 2020 11:32 pm
Elias Soriano
Escola Santa Rita
A avaliação deve servir também para direcionar o trabalho do professor auxiliando-o na correção do percurso e dos objetivos traçados. Para avaliar bem o professor deve se preocupar antes de tudo com a qualidade da pergunta dirigida ao aluno. Certa vez, falando sobre o uso da linguagem, Confúcio disse que se a linguagem não for correta, o que se diz não é o que se pretende dizer e se o que se diz não é o que se pretende dizer, o que deve ser feito deixa de ser feito. No material lido para a resolução desta atividade é dito expressamente que para a elaboração de um bom Item avaliativo, o professor deve, dentre outras habilidades, ter domínio da linguagem verbal. Ele deve, além de conhecer o significado das palavras, ser habilidoso no seu emprego, de modo a fazer com que elas expressem o desejado da maneira mais simples possível. O item I está parcialmente de acordo com essa proposta, pois a questão alcança a habilidade desejada na avaliação, que é interpretar texto com o auxílio de material gráfico. O enunciado da questão está bom, mas caberia uma informação a mais, pois a aluno precisa lembrar que as imagens fazem parte do todo e, ás vezes, se isso não ficar bem explicado, o aluno pode prender-se ao texto escrito, desconsiderando o papel fundamental delas. A articulação entre o comando e a resposta é suficiente para o entendimento da questão, dependendo, claro, do desenvolvimento cognitivo de cada aluno. A alternativa da resposta e os distratores parecem bem escolhidos, facilitando assim, a resposta correta para o item.
avatar
Jaqueline Carvalho
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex maio 29, 2020 11:39 pm
Jaqueline Carvalho de Barros, professora de Língua Inglesa na Escola Integral Craveiro Costa.
Esse módulo representa a junção das informações que vinham sendo trabalhadas e colocadas em prática nesse nosso novo desafio.
As questões apresentadas neste fórum estão em níveis e critérios diferentes, mas pode-se encontrar todos os tópicos: a habilidade que deseja avaliar, enunciado claro, boa articulação entre comando para resposta, alternativas de resposta adequada ao item e distratores plausíveis.
O processo de avaliação da aprendizagem sempre esteve ligado à prática do professor. O que deve ser feito agora é uma adaptação aos novos modelos de avaliação através do diagnóstico diário dos alunos.
A interpretação, as análises e as reflexões rompem as barreiras e cabe ao professor orientar o aluno a se perceber como ser crítico, capaz de transformar seus conhecimentos, tornando-se um ser autônomo.
avatar
Joeliton Lopes
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex maio 29, 2020 11:59 pm
Joeliton Lima Lopes, professor, na escola Francisco Braga de Souza em Rodrigues Alves.
Os itens são elaborados para obter do aluno uma única resposta a cerca da habilidade avaliada. E tem por
objetivo constatar p aprendizado dos alunos em determinada área de conhecimento, em períodos específicos de escolarização. Assim, é necessária a definição das habilidades e competências que serão avaliadas em cada área de conhecimento, de modo que possam ser elaborados os itens a serem utilizados na composição dos itens/avaliação.

O item escolhido para fazer a análise foi o I.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
-A questão contempla muito bem a habilidade a ser avaliada, que é interpretar um texto com o auxílio de material gráfico.
2. Enunciado claro e preciso.
-O enunciado "Leia o texto", é de fácil compreensão, com vocabulário adequado para a questão, que se trata de um quadrinho.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-A questão apresenta uma boa articulação entre o comando para a resposta, permitindo o aluno compreender o que deve ser feito. Este tipo de enunciado com uma frase incompleta, deve acontecer em questões objetivas. Talvez eu colocasse dois pontos no final, mas não iria interferir na compreensão da pergunta.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta que é a letra a, apesar de não ser tão fácil de ser percebida, porém com a ajuda da expressão corporal da personagem torna compreensível, permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com distratores plausíveis e coerentes.
avatar
Fátima Portela
Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Análise

Sáb maio 30, 2020 12:28 am
E.E.E.F.M.FRANKLIN ROOSEVELT
Professora Fátima Portela
O item escolhido para fazer a análise foi o 1 - Quadrinho da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
É clara. Interpretar texto com auxílio de material gráfico.
2. Enunciado claro e preciso.
Sim. Fica bem claro analisar e compreender.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Ficou confuso pois o comando diz “o ultimo quadrinho” e a questão tem apenas um único quadrinho.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Após a leitura e observação da imagem, o aluno consegue identificar.
5. Distratores plausíveis.
Sim, pois exige que o aluno leia com atenção e reflita para chegar resposta correta.

avatar
Cilene C. S. da Silva
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty AVALIAÇÃO ITENS

Sáb maio 30, 2020 12:38 am
CILENE CONCEIÇÃO – ESCOLA SANTA RITA
O primeiro passo para elaborar um item é analisar a habilidade que se deseja avaliar e que está expressa em um descritor. O elaborador precisa entender os processos de desenvolvimento da aprendizagem que caracterizam os estudantes para os quais o item será construído. Isso significa que o professor elaborador deve estar familiarizado com os prováveis níveis de desenvolvimento cognitivo e educacional, a fim de ajustar a complexidade e o grau de dificuldade dos itens. Ao analisarmos o item I podemos perceber que o texto está alinhado com o descritor. No enunciado, na minha opinião, faltou estímulo para que os estudantes mobilizassem mais recursos cognitivos, afim de solucionar o problema apresentado. Já o gabarito e os distratores são plausíveis.

avatar
Patrícia Araújo
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sáb maio 30, 2020 9:31 am
Olá, sou Patrícia Araújo Lima, sou professora de inglês e espanhol, atualmente trabalho na escola de ensino fundamental Instituto São José em Tarauacá.
Analisando a alternativa I -
1- A habilidade que se deseja avaliar contempla perfeitamente ( interpretar texto com auxílio de material gráfico.
2 - O enunciado está claro é preciso por se tratar de um quadrinho.
3 - Boa articulação entre o comando com a expressão “bah” E a leitura de imagem facilitou ao aluno identificar a resposta correta.
4 - As alternativas estão coerentes ao item requerendo um certo grau de raciocínio que nos permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5 - Os distratares estão bem elaborados de acordo com o contexto, levando ao aluno a refletir nos sentidos das palavras e a leitura de imagem.
avatar
Patrícia Araújo
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sáb maio 30, 2020 9:37 am
Olá, sou Patrícia Araújo Lima, sou professora de inglês e espanhol, atualmente trabalho na escola de ensino fundamental Instituto São José em Tarauacá.
Analisando a alternativa I -
1- A habilidade que se deseja avaliar contempla perfeitamente ( interpretar texto com auxílio de material gráfico.
2 - O enunciado está claro e preciso por se tratar de um quadrinho.
3 - Boa articulação entre o comando com a expressão “bah” E a leitura de imagem facilitou ao aluno identificar a resposta correta.
4 - As alternativas estão coerentes ao item requerendo um certo grau de raciocínio que nos permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5 - Os distratores plausíveis estão bem elaborados de acordo com o contexto, levando ao aluno a refletir nos sentidos das palavras e a leitura de imagem.
avatar
Maria Sousa
Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/05/2020
Idade : 39
Localização : Feijó

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sáb maio 30, 2020 10:15 am
Maria Sousa, professora de Língua Portuguesa na escola Raimundo Augusto de Araújo em Feijó.
1. A habilidade está clara: "Interpretar texto com auxílio de material gráfico". Mas, podemos também acrescentar pelo menos mais uma habilidade: "Inferir o sentido de uma palavra ou expressão".
2. O enunciado é claro e objetivo. O (suporte e comando) conduz para a realização da atividade com sucesso.
3. O comando conversa perfeitamente com a resposta e o suporte. Apesar de apresentar uma falha quando fala: "no último quadrinho", percebe -se que na verdade o quadrinho é único.
4. O gabarito não é tão óbvio, exige do aluno atenção, uma vez que precisa ler e observar o quadrinho para chegar à resposta correta.
5. Os distratores são plausíveis pois exigem do aluno uma reflexão entre os sentidos das palavras com o que o texto apresenta.
Destacando que o item ficou muito bom. Contempla basicamente todos os critérios exigidos para um item de qualidade. A ressalva a fazer é com relação a referência bibliográfica da tirinha, algo que também é importante.
avatar
Ana Claudia de Araujo Gal
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Modulo IV itens avaliativo

Sáb maio 30, 2020 12:34 pm
Por  Ana Cláudia de Araújo Galdino,Escola Rural Irene  Dantas, professora  3º ano  do ensino Fundamental.
   O item 1 Quadrinho da Magali contempla  a  habilidade que se deseja avaliar que é interpretar texto com auxílio de material  gráfico.
O enunciado "Leia  O texto" está claro e preciso. A articulação entre o comando da resposta está  boa, mas poderia mudar a palavra "No último quadrinho" por "No quadrinho, a expressão "Bah" revela que a menina ficou....
     As  alternativas da resposta estão adequadas ao item proposto. (resposta certa  aborrecida). Quanto aos  distratores  plausíveis a questão apresenta alternativas bem elaboradas com distratores   plausíveis  referindo-se a raciocínios possíveis dos alunos.
avatar
Ana Claudia de Araujo Gal
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Modulo IV itens avaliativo

Sáb maio 30, 2020 12:34 pm
Por  Ana Cláudia de Araújo Galdino,Escola Rural Irene  Dantas, professora  3º ano  do ensino Fundamental.
   O item 1 Quadrinho da Magali contempla  a  habilidade que se deseja avaliar que é interpretar texto com auxílio de material  gráfico.
O enunciado "Leia  O texto" está claro e preciso. A articulação entre o comando da resposta está  boa, mas poderia mudar a palavra "No último quadrinho" por "No quadrinho, a expressão "Bah" revela que a menina ficou....
     As  alternativas da resposta estão adequadas ao item proposto. (resposta certa  aborrecida). Quanto aos  distratores  plausíveis a questão apresenta alternativas bem elaboradas com distratores   plausíveis  referindo-se a raciocínios possíveis dos alunos.
avatar
Maria Rosinéia Gomes da S
Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty AVALIAÇÃO DE ITENS

Sáb maio 30, 2020 2:14 pm
Bom dia sou a professora Maria Rosinéia Gomes da Silva e estou coordenadora de ensino da Escola Raimundo Augusto de Araújo do município de Feijó-Acre.
Análise do item II
1. A habilidade que se deseja avaliar.
A questão contempla a habilidade que se deseja avaliar, neste caso, é que o aluno reconheça a partir da ampliação ou redução de uma figura, quais foram às alterações em seus lados, seu perímetro e sua área na malha quadriculada. E essa habilidade deve ser melhorada a partir de várias atividades em sala de aula com ampliações e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas. Em seguida, os lados devem ser medidos feitos os cálculos de perímetro e área e estabelecidas às relações entre elas.
2. Enunciado claro e preciso.
O enunciado desta questão está claro o item que quer avaliar, pois ele quer saber o que aconteceu com o perímetro da figura II em relação à figura I. Mas, é necessário o aluno saber a definição de perímetro e área, para que não se confunda, por isso, deveria está mais contextualizado. Por exemplo, apresentar a definição de perímetro.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
O comando desta questão está adequado e não induz o aluno ao erro.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Adequação correta de alternativas, valorizando conhecimentos reais do que se pretende avaliar. Mas, se o aluno não souber o significado de reduzido, inalterado, duplicado e quadruplicado, ele poderá errar. Daí, a importância de explorar as palavras-chaves nas situações problemas.
5. Distratores plausíveis.
Os distratores (demais alternativas) estão plausíveis em relação ao enunciado e a habilidade que está sendo avaliada, pois ao analisar a compatibilidade dos distratores em relação ao comando conclui que são possibilidades lógicas de respostas.


avatar
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty AVALIAÇÃO DE ITENS

Sáb maio 30, 2020 2:19 pm
Boa tarde sou o professor Raimundo Gomes da Silva e estou professor de Matemática na Escola de Ensino Médio José Gurgel Rabello do município de Feijó-Acre.
Análise do item II
1. A habilidade que se deseja avaliar.
A questão contempla a habilidade que se deseja avaliar, neste caso, é que o aluno reconheça a partir da ampliação ou redução de uma figura, quais foram às alterações em seus lados, seu perímetro e sua área na malha quadriculada. E essa habilidade deve ser melhorada a partir de várias atividades em sala de aula com ampliações e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas. Em seguida, os lados devem ser medidos feitos os cálculos de perímetro e área e estabelecidas às relações entre elas.
2. Enunciado claro e preciso.
O enunciado desta questão está claro o item que quer avaliar, pois ele quer saber o que aconteceu com o perímetro da figura II em relação à figura I. Mas, é necessário o aluno saber a definição de perímetro e área, para que não se confunda, por isso, deveria está mais contextualizado. Por exemplo, apresentar a definição de perímetro.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
O comando desta questão está adequado e não induz o aluno ao erro.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Adequação correta de alternativas, valorizando conhecimentos reais do que se pretende avaliar. Mas, se o aluno não souber o significado de reduzido, inalterado, duplicado e quadruplicado, ele poderá errar. Daí, a importância de explorar as palavras-chaves nas situações problemas.
5. Distratores plausíveis.
Os distratores (demais alternativas) estão plausíveis em relação ao enunciado e a habilidade que está sendo avaliada, pois ao analisar a compatibilidade dos distratores em relação ao comando conclui que são possibilidades lógicas de respostas.

avatar
Antonia Xavier
Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sáb maio 30, 2020 3:43 pm
Escola Franklin Roosevelt
Plácido de Castro
Antonia Xavier Sousa - Cood. Pedagógica

Questão analisada: lll Forte terremoto no Peru é sentido no Acre e Amazonas

1-A habilidade que se quer avaliar- Interpretação de texto. As informações do texto contempla o assunto abordado mas, existe aspectos que possivelmente deixaria o aluno confuso na hora de responder a questão.
2- O enunciado contempla em parte. O texto poderia ser mais claro e suscinto já que a maioria dos nossos alunos têm dificuldade na leitura e interpretação. 3- Articulação entre comando para resposta também atende em parte pois, se elaborado de forma mais eficiente facilitaria a interpretação do mesmo. 4- As alternativas obedecem as recomendações no que se refere a forma de apresentação, estrutura e extensão, no entanto, a falta de clareza pode levar o aluno a entender que têm mais de uma resposta certa.
5- Os distratores são plausíveis e as 4 primeiras opções trazem informações do texto. Vale ressaltar que no E.F devemos utilizar 4 alternativas somente.
avatar
Adriana Luiza
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Elaboração de Itens Avaliativos.

Sáb maio 30, 2020 3:51 pm
Escola Franklin Roosevelt
Professora Adriana Luiza Schnenerger

Avaliação do item I

1-A abilidade que se deseja avaliar está clara e contempla  o item I, pois leva o aluno a buscar resposta através da relação texto/imagem.
2-O enunciado é claro e preciso porque conduz o aluno a solucionar a atividade com sucesso.
3-Existe boa articulação entre o comando para o resposta, pois apresenta informações necessárias para a solução do problema.
4-As alternativas de resposta estão adequadas ao item, porém não explícitas e isso exige no aluno raciocínio e uma relação com a imagem. Um ponto positivo.
5-Os distratores são plausíveis porque as alternativas incorretas estão estruturadas iguais à correta e isso leva o aluno a uma reflexão sobre tema abordado na questão.
avatar
Silvania Moura da Cunha
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sáb maio 30, 2020 4:32 pm
Sou a professora Silvania Moura da Cunha trabalho na E.E Franklin Roosevelt em Plácido de Castro.
Os textos aqui abordados nos trazem de maneira clara a importância de uma boa elaboração das questões em uma avaliação. Vale ressaltar que questão bem elaborada facilita o entendimento por parte do aluno. Em relação aos itens citados como exemplo de elaboração de questão estão bem elaborados, principalmente o item I pois apresenta o suporte em forma de figuras, e isso como o nome já indica, facilita a leitura através da observação da leitura da imagem.
avatar
Marcleide Pinheiro
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Elaboração de Itens Avaliativos

Sáb maio 30, 2020 4:37 pm
Sou Marcleide Maria da Silva Pinheiro, trabalho nas escolas Maria Lima de Souza e Presbiteriana. Sou professora de língua portuguesa no ensino fundamental II com as turmas de 6º anos, 7º anos e 8º anos.
              Avaliação é uma das partes fundamentais durante o contínuo processo de ensino e aprendizagem. Os resultados de toda avaliação devem direcionar da melhor forma a prática pedagógica do professor. Como diz Thiago de Mello “Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar.”
              Fazendo uma análise avaliativa do ITEM III, percebe-se que ele apresenta as seguintes considerações: O suporte usado na questão está adequado, avalia uma única habilidade que é identificar a finalidade do texto, porém a habilidade não está descrita no item, contudo, o enunciado está claro e preciso.
              Existe uma boa articulação entre o comando e a resposta. O suporte está adequado, é uma notícia e aborda um tema relevante. O fragmento apresenta referência bibliográfica. As alternativas de resposta estão adequadas ao item apresentam visualmente e aproximadamente, a mesma extensão e por fim, os distratores são plausíveis, não há distrator. O vocabulário está adequado ao período de escolarização do aluno do ensino fundamental. Apresenta paralelismo sintático-semântico, pois todas iniciam com verbo no infinitivo, pois a habilidade exige identificar o objetivo do texto. A única melhoria para a qualidade do item seria colocar as alternativas em ordem alfabética e se fosse aplicar no ensino fundamental deixaria apenas quatro alternativas.  Very Happy Laughing I love you
avatar
MARCOS ARAUJO MARTINS
Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Resposta Modulo 4

Sáb maio 30, 2020 6:12 pm
Marcos Araujo Martins
Prof. Educação Fisica / Tarauaca - Acre
         Rosaura Mourao da Rocha
         Edmundo Pinto de Almeida Neto

O item escolhido para analise foi o item III
1. Nao. O intime não apresenta a habilidade que se pretende trabalhar, fugindo ao objetivo de uma verdadeira avaliação.
2. Sim. O enunciado esta coerente como comando e pode ser entendido perfeitamente que tipo de texto o item esta se referindo.
3. Sim. Ha também uma coerência entre o comando e as respostas.
4. Sim. As alternativas estão coerentes, não tem nenhuma alternativa impossível.
5. Sim. Distratores plausíveis do mesmo tamanho sem chamar a tenção pra nenhuma alternativa, baseada em possíveis erros de identificação do tipo de texto trabalhado no item.
avatar
Rosineide
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Avaliação IV

Sáb maio 30, 2020 6:55 pm
Boa noite!
Sou Rosineide, coordenadora pedagógica e professora na escola estadual de ensino médio João Ribeiro. Esse curso sobre avaliação nos possibilitou ampliar os nossos conhecimentos sobre avaliação e a necessidade de planejarmos constantemente nossas ações, tendo em vista que avaliar é um procedimento difícil, mas permanente e constante em nosso cotidiano. Neste módulo, nos foi fornecido recursos para aprimorar ainda mais nossos conhecimentos.
Nesse sentido, escolhi o item IV e observei que:
1. A habilidade que se deseja avaliar está coerente;
2. Não há um enunciado antes do suporte;
3. A meu ver, há uma boa articulação entre o comando para a resposta;
4. O gabarito ficou óbvio, tendo em vista que ele é a única opção que apresenta um fato.
5. Os distratores estão em dissonância com as orientações para elaboração de itens, deixando o gabarito em evidência.
Diante dessas observações, como o suporte levanta uma discussão atual e importante, ao invés de elaborar itens de múltiplas escolhas, eu optaria por uma questão discursiva aberta trazendo a baila as dificuldades resultantes do corte no orçamento das instituições públicas de ensino, já que isso afeta diretamente os nossos alunos.
Conteúdo patrocinado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 7 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos