Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
Ir para baixo
avatar
Mayra Nogueira
Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Jun 03, 2020 1:13 pm
Para que o aluno possa compreender uma questão ela precisa ser bem elaborada. Assim, é importante utilizar adequadamente as propostas de atividade para avaliar a aprendizagem e verificar se o aluno desenvolveu as capacidades (objetivos) pretendidas.  A apresentação, redação e estrutura dos itens avaliativos irão ser relevante para sua compreensão e resolução da proposta avaliativa apresentada.
avatar
MARIA JOCILENE
Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/05/2020
Idade : 40

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Jun 03, 2020 1:33 pm
Professora Maria Jocilene - Escola Rural Alto Alegre I
O conteúdo apresentado é de grande valia para o aprendizado.
avatar
inesitamathias@mail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Avaliação de itens

Qua Jun 03, 2020 1:38 pm
Professora Maria Inês Mathias da Costa, leciono na Escola Estadual Raimundo Hermínio de melo II, em Senador Guiomard AC. O curso nos ajudou muito, levando-nos a refletir sobre a nossa prática pedagógica. Indagações sempre irão surgir quando formos avaliar nossos alunos. Será que estamos no caminho certo, ou é hora de revermos nossos instrumentos de avaliação e fazermos os ajustes necessários para uma melhor aprendizagem e uma educação de qualidade? Precisamos de muito cuidado na elaboração de itens de uma avaliação porque eles nos mostram o conhecimento, as competências e as habilidades que o aluno tem desenvolvido em relação ao conteúdo trabalhado Durante o curso vimos que os itens são formulados de forma a apresentarem uma situação problema clara e objetiva que deve ser respondida por meio da escolha de uma das alternativas de resposta, compostas por um gabarito (resposta certa) e três ou quatro distratores (desatenção), diante dessa informação o item escolhido contemplou essa estrutura. Porém, acredito que o enunciado não apresentou todas as informações de que o aluno precisa para se situar sobre o que o item aborda e que é objeto de análise, pois como vimos, essas informações devem, também, ser suficientes para que ele compreenda claramente qual é o problema proposto e de que forma deve resolvê-lo. O gabarito do item não dar margem à dúvida, evitando assim, acertos ao acaso, os distratores são plausíveis, podendo cumprir a função de atrair quem não sabe a escolher sem fundamento a resposta que lhe parece certa ou que o impressiona.
avatar
Deigila Ciriaco Pereira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Jun 03, 2020 2:21 pm
Deigila Ciriaco Pereira
Escola Coronel Manoel Fontinele de Castro
Assistente Educacional
Análise do item I
- A habilidade que se deseja avaliar contempla perfeitamente ( interpretar texto com auxílio de material gráfico.
2 - O enunciado está claro é preciso por se tratar de um quadrinho.
3 - Boa articulação entre o comando com a expressão “bah” E a leitura de imagem facilitou ao aluno identificar a resposta correta.
4 - As alternativas estão coerentes ao item requerendo um certo grau de raciocínio que nos permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5 - Os distratares estão bem elaborados de acordo com o contexto, levando ao aluno a refletir nos sentidos das palavras e a leitura de imagem.
avatar
noemia.santana2012@gmail.
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Elaboração de itens

Qua Jun 03, 2020 2:44 pm
No primeiro item da amostra vimos que foi um item bem elaborado , que é bem claro na habilidade que quer avaliar dentro da competência proposta, que é a interpretação de texto através de gráficos ou desenhos. O objeto da avaliação é simples. Numa boa avaliação tem que haver essas características. Que o enunciado tem que ser bem explicado, fazendo com que o estudante use uma linha de raciocínio de acordo com o objeto em estudo que logicamente foi analisado durante às aulas; o professor precisa ao elaborar itens ter cuidado com os subterfúgios ou pegadinhas, as quais ao invés de ajudar , atrapalham o raciocínio do que precisa ser explorado e compreendido.
avatar
LEILA TAVARES
Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Elaboração de itens avaliativos

Qua Jun 03, 2020 2:45 pm
Olá a todos!!! Sou Leila Tavares, formada em Letras e atualmente estou trabalhando como Coordenadora de Ensino na escola Nazira Anute de Lima, de Manoel Urbano, ao todo tenho 15 anos de educação e 10 anos dedicados especificamente à sala de aula

Sobre o item III podemos observar os seguintes aspectos:

1. A habilidade que se deseja avaliar está presente no item III (D12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros).

2. Enunciado claro e preciso.
Não, foi apresentado o suporte de forma direta. A questão poderia ter começado com: “Leia o texto e responda à questão a seguir”. O enunciado: é estímulo, para que o estudante mobilize recursos cognitivos, a fim de solucionar o problema apresentado com base nos dados do suporte e responder ao que é solicitado pelo comando da resposta. Na situação em questão, o estímulo tem como suporte um texto informativo.

3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim. O enunciado traz, ainda, o comando para resposta, apresentando de forma clara e objetiva a tarefa a ser realizada em conexão com a habilidade que se pretende avaliar, relacionado a um único descritor da Matriz de Referência.

4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Sim. Visto que remetem a informações disponíveis no texto.

5. Distratores plausíveis.
Sim. No item III os distratores são plausíveis havendo compatibilidade em relação ao comando e que levaria o leitor a analisar como possibilidades lógicas de resposta.
avatar
vanessaartevisual@hotmail
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Jun 03, 2020 2:46 pm
Vanessa Machado S. Rodrigues – Esc. Cel. Manoel Fontenele de Castro – Brasiléia/Ac

Este módulo vem a fortalecer a  muito o que se indaga nas escolas quanto as análises e elaboração de itens utilizadas em nossos diagnósticos, simulados, atividades diárias e avaliações bimestrais em nossas escolas, lembrando de tudo que vimos sobre avaliação até agora nessa formação continuada vem a reforçar o árdua trabalho desenvolvido e acompanhado no dia a dia no ambiente educacional.
Temos que nos lembrar que, o primeiro passo para elaboração de itens é analisar a habilidade que se deseja avaliar e que está expressa um descritor da matriz de competências. O item deve avaliar apenas uma habilidade, abordar uma única dimensão do conhecimento. Os itens são elaborados para obter do aluno uma única resposta acerca da habilidade avaliada. Os itens são formulados de forma a apresentarem uma situação problema clara e objetiva que deve ser respondida por meio da escolha de uma das alternativas de resposta, compostas por um gabarito (resposta certa) e três ou quatro distratores (item de desatenção). Este tema, anualmente é trabalhado ao longo do ano letivo através de formação docente e do acompanhamento pedagógico.
avatar
rosaria.vanilza@gmail.com
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Item avaliativo

Qua Jun 03, 2020 2:55 pm
Sou Vanilza Rosaria de Oliveira professora da disciplina de Arte para o ensino fundamental II na escola Fontenele de Castro no município de Brasileia. Vou falar do item I: Quadrinho da Magali.
A habilidade que se deseja avaliar esta contemplando a questão certinha no caso, é interpretar o texto com auxílio de material gráfico. O enunciado da questão esta clara e preciso por se tratar de um quadrinho isso facilita um melhor entendimento para os alunos.
Entre o comando para resposta a articulação ficou bastante clara, de modo a facilitar o entendimento e o trabalho do aluno principalmente, entre o comando com a expressão “bah” E a leitura de imagem facilitou ao aluno identificar a resposta correta. As alternativas estão coerentes ao item requerendo certo grau de raciocínio que nos permite avaliar o aluno na habilidade desejada. Os distratares estão bem elaborados exigindo do aluno uma reflexão nos sentidos das palavras e a leitura de imagem que o item apresenta
avatar
Maria luciane N. dos sant
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Como avaliar o aluno

Qua Jun 03, 2020 3:22 pm
Sou a proafeasora Luciane N.dos Santos trabalho na Escola:Manoel Braz de Melo com a disciplina de Português.
O item escolhido para fazer a analise foi o 1 da história de Magali.Uma das habilidades que se deseja avaliar.A questão comtempla a habilidade que se deseja avaliar (interpretar textos com auxílios de material gráfico),porém contempla mais duas habilidades,o que Não é tão recomendado.(inferir o sentido de uma palavra ou expressão,inferir uma informações implícita no texto).
O enunciado é claro e preciso tornar-se simples.
avatar
Ana Miranda
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Adequação de perguntas

Qua Jun 03, 2020 3:54 pm
Os textos possuem vícios de interpretação alqo qual leva o leitor a ter duvidas sobre a analise de questões, ou seja, induz ao leitor a pensar e a duvidar dos quesitos obvio apresentado em todas as situações
1:Visando que o objetivo do texto é passar uma informação sobre um terremoto, o texto poderá ser apresentado de forma mais clara e objetiva, pois nas alternativas da para se entender dias alternativas corretas;
2 dica: Para ficar um relato mais objetivo pode_se reduzir informações, sendo mais restrito ao que se quer repassar;
3 dica: O texto pode ser apresentado assim: Um terremoto de magnitude 8.0 registrado as 2h41 da madrugada deste domingo ( 26 ), foi sentido no Peru, Equador, Brasil ( MPs municípios de Cruzeiro do Sul e Rio Branco ), Amazonas ( no municipio de Manaus ). O Epicentro do tremor foi a 114 quilômetros de profundidade, na localidade de Lagunas, na região do departamento de Loreto, no norte do Peru;
4 dica: Com o texto mais objetivo, as alternativas ficam mais claras para um melhor entendimento.
Concluo assim minha posição para questão.
avatar
Aldenora Alves da Silva O
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Análise do item 2

Qua Jun 03, 2020 5:10 pm
Eu sou Aldenora Alves da Silva Oliveira,na escola Raimundo Hermínio de Melo 2,no município Senador Guiomard,na função da série iniciais fundamental 1.


1. Habilidades que se deseja avaliar. R: Que o educando identifique a partir da imagem de uma figura,a a qual sofreu a modificação em seus lados,no perímetro e na área malhada quadriculada.

2. Enunciado está claro e preciso.
R: O enunciado está claro,o item que sofreu modificação com o perímetro da figura 2 em comparação a figura 1.

3. Boa articulação entre o comando para resposta.
R: O comando de acordo e não induz o aluno ao erro da figura.

4. Alternativa da resposta adquirida o item .
R:. A imagem que seria a expressão dobrada em vez de duplicada.

5. Destratares plausível.
R: Se o educando não tivesse domínio de conhecimento no comando da área e perímetro na malhada quadriculada, geralmente a sua resposta seria erradas ,incorreta ao erro do item seria plausíveis.












avatar
Aldenora Alves da Silva O
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Análise do item 2

Qua Jun 03, 2020 5:11 pm
Eu sou Aldenora Alves da Silva Oliveira,na escola Raimundo Hermínio de Melo 2,no município Senador Guiomard,na função da série iniciais fundamental 1.


1. Habilidades que se deseja avaliar. R: Que o educando identifique a partir da imagem de uma figura,a a qual sofreu a modificação em seus lados,no perímetro e na área malhada quadriculada.

2. Enunciado está claro e preciso.
R: O enunciado está claro,o item que sofreu modificação com o perímetro da figura 2 em comparação a figura 1.

3. Boa articulação entre o comando para resposta.
R: O comando de acordo e não induz o aluno ao erro da figura.

4. Alternativa da resposta adquirida o item .
R:. A imagem que seria a expressão dobrada em vez de duplicada.

5. Destratares plausível.
R: Se o educando não tivesse domínio de conhecimento no comando da área e perímetro na malhada quadriculada, geralmente a sua resposta seria erradas ,incorreta ao erro do item seria plausíveis.












avatar
Mariazildadesousachaves
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Resposta da questão do módulo IV

Qua Jun 03, 2020 6:51 pm
Maria zilda de Sousa chaves,escola:Raimundo Herminio de Melo II,professora do 3°ano do ensino fundamental I
Análise do item II
1. Enunciado está claro e preciso
2.dar uma coloração aos perímetros da figura I e figura II,facilitaria com mais clareza a observação do aluno para com a sua resposta
3. Esse tipo de questão é ótima ,pois trabalha o raciocínio do aluno ,porém muitos alunos podem não ter conhecimentos prévios sobre o significado de determinadas palavras(duplicado,quadruplicado...) e com isso acabam respondendo errado,o ideal seria a utilização de palavras mais conhecidas.
avatar
Fátima silva e silva
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Itens avaliativos

Qua Jun 03, 2020 7:07 pm
Maria de Fátima da Silva e Silva, professora do ensino médio e fundamental da escola Maria de Nazaré Santiago, localizada na zona rural de Cruzeiro do sul.
Os itens escolhido são organizado de forma clara e objetiva pois contempla as habilidades. Com o enunciado claro e preciso, torna_se simples e claro para a resolução, a articulação ficou muito boa, permitindo uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno.As alternativas de resposta ao meu ver estão bem elaborada e adequada, onde pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada. Quantos aos distratores a questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas.
avatar
Angela silva alves
Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Módulo IV

Qua Jun 03, 2020 8:43 pm
Ângela Silva Alves, Professor de Matemática , na escola São Luiz Gonzaga.
Esse módulo IV, foi muito importante para uma avaliação adequada, como podemos melhorar com isso.
avatar
Ana Cláudia Reis
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty MÓDULO IV ELABORAÇÃO DE ITENS

Qua Jun 03, 2020 10:33 pm
Meu nome é Ana Cláudia G. dos Reis, trabalho na Escola Marina Vicente Gomes, na função de professora e ministro a disciplina de Geografia no Ensino Fundamental II. A proposta é avaliar um item. Farei algumas considerações sobre o item I.
A avaliação, é parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem. Seus resultados oferecem subsídios, para que os docentes direcionem sua prática, as escolas reestruturem seus projetos pedagógicos e os sistemas de ensino definam políticas públicas voltadas para a igualdade de oportunidades educacionais e a qualidade do ensino ofertado.
Com relação a capacitação de elaboração de itens, é de fundamental importância na prática pedagógica, pois auxilia os professores a elaborarem itens interessantes que estimulem o bom desempenho de quem os responde. Itens criativos, entretanto, não dispensam cuidados especiais para garantir sua eficiência como bons instrumentos de avaliação
1- Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico)
2- No que diz respeito ao enunciado da questão, não está tão claro e preciso, pois está escrito “No último quadrinho...” e só temos um quadrinho. Mas acredito que não seja problema para o aluno interpretar
3- Boa articulação entre o comando para resposta. Sim, a articulação ficou muito boa, permitindo uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita a interpretação do educando.
4- Alternativas de resposta adequada ao Item.
5- Distratores plausíveis:  A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas
avatar
greicyane vinente soares
Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Avaliar é uma das partes fundamentais durante o contínuo processo de ensino

Qui Jun 04, 2020 9:18 am
Greicyane Vinente Soares Szuta
Escola: Prof. Ilka Maria de lima



Escolho o item I pois trabalho com o primeiro ano. Nessa fase não possuem habilidades com a leitura e observam mais a imagem, ou seja a leitura de imagem é mais utilizada.

Concordo com a elaboração do item pois a habilidade que se deseja avaliar é interpretação e leitura de imagem, ou seja, oque a criança precisa compreender ao ver essa imagem? Ou que a imagem significa? De fato o enunciado está claro e preciso, há boa articulação entre o comando para resposta, alternativas de resposta estão adequada ao Item e os distratores plausíveis.

Caso eu fosse elaborar uma avaliação nesse segmento obedeceria a essa metodologia.
avatar
greicyane vinente soares
Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Elaboração de itens avaliativos

Qui Jun 04, 2020 9:24 am
De fato, fiquei muito confusa sobre como elaborar avaliações. pensei será que temos que aprovar todo mundo mesmo que esteja errado? mas esse módulo me ajudou bastante tambem.
avatar
Luzia Ferreira da Silva L
Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui Jun 04, 2020 9:53 am
Sou a professora Luzia Ferreira da Silva Lima trabalho na escola São Luís Gonzaga. Estou na coordenação das turmas do EJA. O item escolhido foi o III ( forte terremoto no Peru é sentido no Acre e Amazonas). Analisando esse item percebe-se que o mesmo apresenta sim a habilidade que se deseja Avaliar. Pois deixa claro o objetivo para qual foi escrito.O enunciado ficou claro e preciso com boa articulação, as alternativas estão adequadas ao item e os distratores também são plausíveis . No entanto, percebe-se que é possível também avaliar a habilidade de identificar o sentido de uma palavra ou expressão no início de cada alternativa, como: apresentar, divulgar,noticiar,instruir,ou informar? Essa foi a minha análise do item.
avatar
Sandra Ramalho
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Elaboração de Itens Módulo IV

Qui Jun 04, 2020 2:09 pm
Boa tarde, sou a professora Sandra Ramalho, trabalho na escola Raimundo Hermínio de Melo II, na zona rural de Senador Guiomard.
Sabemos que a avaliação é parte fundamental no processo contínuo no desenvolvimento da vida escolar do aluno,
no ensino e aprendizagem.
No Item I, a habilidade que se deseja para avaliar está clara e de fácil entendimento.
O anunciado também está bem preciso sem a rodeios .
O item também apresenta ligação boa entre comando e a resposta, levando o aluno a observar os gestos da personagem
Magali para que assim possa chegar a resposta correta.
Ao analisar a resposta correta, o aluno é levado a interpretar e a observar criteriosamente toda a imagem.
E em relação aos distratores, estão bem colocados, cabendo ao aluno um conhecimento e interpretação de cada palavra
colocada nele.
avatar
Maria Amélia
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty modulo IV

Qui Jun 04, 2020 2:37 pm
SOU MARIA AMÉLIA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA MARCÍLIO NUNES RIBEIRO II
ITEM I QUADRINHO DA MAGALI
1- Sim a questão contempla perfeitamente ( a habilidade que se deseja que se deseja avaliar ) interpretando o texto com material gráfico ,contundo há mais habilidades,o que não e recomendado ,(inferir o sentido de uma palavra ou expressão
2-enunciado claro e preciso.
-sim por se tratar de um HQ se torna claro e simples
3- Boa articulação
-sim articulação muito boa
4- Alternativa de resposta adequada ao item.
-a resposta está correta (aborrecida )não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, deixando a questão então desafiadora.
5-distratores plausíveis.
- a questão e bem feita , com questões plausíveis de serem respondidas com o melhor raciocínio(enojada),que são os distratores e itens descartáveis (triste e indiferente)
avatar
Dheymeson Mesquita Souza
Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/06/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Análise de Itens avaliativos

Qui Jun 04, 2020 3:15 pm
Dheymeson Mesquita Souza- Professor de Língua Espanhola
Escola Lourival Pinho

1. A habilidade que se deseja avaliar.
Sim: D 5 -Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas quadrinhos, foto, etc.).

2. Enunciado claro e preciso.
Sim.

3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Em parte. Ao citar último quadrinho, o comando pode causar confusão aos discentes, neste caso apenas uma reformulação desse comando resolveria.

4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Sim.

5. Distratores plausíveis.
Sim, pois todos revelam sentimentos que podem ser sentidos.

Sugestões para melhoria:
• Melhor qualidade de imagem ou imagem colorida.
• Poderiamos juntar a expressão “bah!” com uma leitura de imagem da expressão do rosto de Magali.
avatar
Ana Cristina S.C. Moreira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty O Módulo IV da Formação Continuada em Avaliação Escolar

Qui Jun 04, 2020 3:45 pm
Item escolhido para análise:
D:05 – Interpretar texto com o auxilio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos)

1. A habilidade que se deseja avaliar.
A atividade contempla a habilidade que se deseja avaliar.

2. Enunciado claro e preciso.
O enunciado é claro e preciso “Leia o Texto”, pois tem como suporte de um quadrinhos.

3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim, mas acredito que não precisava dizer no “último quadrinho”, pois só tem um quadrinho. Talvez fosse mais claro se tivesse escrito :
• No quadrinho acima...
• No quadrinho..

4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Sim. Apesar de parecer fácil, é necessário que se observe a expressão da personagem (leitura de imagem) para chegar à resposta correta.

5. Distratores plausíveis.
Sim, as alternativas erradas, contêm respostas com os erros que mais costumam ser cometidos pelos alunos ou apresentam sentido, mas não dentro da proposta da questão.

avatar
SONIA MARIA DA COSTA MOUR
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty ANALISE DE ITEM

Qui Jun 04, 2020 4:08 pm
SONIA MARIA DA COSTA MOURA, ESCOLA VICENTE CELSO BRANDAO. O item escolhido foi o I, a habilidade que se pretende avaliar é se o aluno é capaz de interpretar texto com auxilio de material gráfico, nesse caso uma tirinha, porem na minha analise percebi que deixou algo a desejar, o enunciado não estar claro e preciso, pois pede para o aluno analisar o ultimo quadrinho deixando a entender que haveria outros e no caso é o único que aparece na questão, podendo deixar o aluno confuso. Em relação as alternativas estão de acordo com o que se ver no quadrinho, os distratores também estão adequados ,no meu ponto de vista.
avatar
Joelma Batista de Figueir
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Análise de item

Qui Jun 04, 2020 4:14 pm
O item escolhido para análise foi item I, que tem como habilidade o descritor -5, interpretar texto com o auxílio do material gráfico diversos( propaganda, quadrinhos, fotos, etc). Nesse caso específico, foi utilizado um quadrinho para a leitura e interpretação. Portanto, o item apresenta a habilidade que se deseja avaliar. Quanto ao enunciado, apresenta informações claras do que o aluno precisa fazer para compreender a questão. Nesse caso o quadrinho é o objeto de leitura e análise para ajudá-lo a responder corretamente a questão. Em relação ao comando pode-se perceber que apresenta uma boa articulação com o enunciado e, portanto, configura uma complementação do enunciado para que seja alcançado aquilo que se pretende que o aluno responda. No que diz respeito às alternativas de respostas posso dizer que estão adequadas ao item, pois não foram utilizadas os termos dúbios ou controversos, nem palavras que são pistas de respostas. No tocante aos distratores, os mesmos são apresentados de forma plausível, enviando-se alternativas inventadas ou desconexas que pouco ou nada contribuem para avaliação. Na avaliação da aprendizagem é preponderante definir os objetivos para cada item. No caso do item escolhido, pode-se melhorar a qualidade, por exemplo, definindo os conteúdos, as habilidades e, as competências a serem avaliadas, bem como apresentar os descritores para os itens. Dessa forma essa informações devem ser suficiente para que o aluno compreenda claramente qual o propósito do item.
Conteúdo patrocinado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos