Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+152
CARLA ARIELA LUZ
Amanda Alexandre
Anderson Parada
JOÃO CLÁUDIO
geiris lima de melo
valdelina_muniz@hotmail.c
Luciana Rosales
Pedro Mendes
Alice Bispo
d@niel
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Cleide
Jaqueline de Oliveira
leandro da silva melo
alinesotero@uol.com.br
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
ROMERITO FONTINELE DE SOU
REGIANNE
ANTONIO MARQUES DO VALE
Valter Costa
Vanessa Nogueira
Jose Marcelo Fortunato
Sandra Santos Silva
01796226254
Quesia Ferreira Silva Oli
Juliana Batista de Lima
68306466268
Emanoel Aparecido
Elayne Magalhães
Stefanny Carvalho
DENES LUIZ
rosinete l. de campos
Jair Fiesca Júnior
Vinícius Martins
Wladimir Melo Rebouças
Rayalle Lima
Joabe Freitas do Nascimen
Marilene Oliveira Santos
greicyane vinente soares
Luzineia Farias
Cleide Olímpio de Morais
ANA PAULA SILVA REIS
Francisca Raydinelli
cezarhildo
gleiciany Amorim Gomes
Mariane Viana Vasconcelos
Lela Tatiane Franke Nery
José Francisco da Silva
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Géssica
Gedileia Gregório
Maria Silvana Alberto Gom
Rosângela da Silva Melo
Izabel Correia
Thiago Sampaio
sant.angel
Adriana Luiza Schneberger
Maria Moura
José césio medeiros
Cremilda
Obadias Mendonça
jose francisco
Márcia Fittipaldy
Bruna Lalinny Magalhães d
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
ADRIANA SANTOS DA SILVA
Brasilina Feitoza
Rosileuda
Kátia Leão
Elizete
DEVANILDE
Jordana Costa
zildenir
rlima_araujo@hotmail.com
arnangomes
Francisco Lopes
Irleide de Souza Gondin
Neusa Rego
Clarisse Frank
Elzanira Nery Cardoso
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
Gleyson Farias da Silva A
Vanessa Santos
LEILA TAVARES
Joseane Mezerhane
Eulaila Maria H. Nunes
Adeguimar
Carlos Simão
Christyne Diogenes
Francicleia da Rocha
Nayana Rayelly
Dos Anjos
Cliciane
48454605215
Elvis Martins
DarcilaTais
Maria Francineide
Jose Arimateia Souza da C
Valdernilson de L. Gomes
Marta Neves Bezerra
Pedro Felipe
nusaboia
Kétila da Costa Castro
Rozany Rocha pereira
Judson Costa
IVANETE ROCHA DA SILVA
Leide Niria de S Cordeiro
Rogério
Mauricleia Belo Nobre
Cleyciane Bezerra de camp
dianny.fernandes
Maria Sousa
Elissandra queiroz
Sebastiana F V Gomes
Angela silva alves
Verônica Severino
Erico souza
Danilo de Souza
CLARICE BRAGA
keyla galvão
Maria Evanisia
Aucilene Cavalcante da Si
Clarice da Silva Lemos
MAICON BARROSO
Marcio Bernardino e Silva
NazileneSilva Brasil Barr
Rosimeire Rodrigues
GILEAIDE DA SILVA FEITOZA
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Fátima Portela
Helileis Marinho
Lenires
Nilda Conrado
Aldemisia Menezes de Alen
Elisete de assis matos Al
Samara Freitas
Rosangela R de Oliveira
marcelotk
Regilene Almeida
norma.maria
CARLOS CLEU
Sâmyk Farias
francicley de melo
VALÉRIA DA SILVA RABELO
Layla Carneiro
Reno Lacerda Mendes
altenor.junior
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Paula Freire
rarismar
156 participantes
Ir para baixo
avatar
Elida Maria Vieira da Sil
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Escola Dr. Carlos Vasconcelos Prof de Espanhol

Seg maio 18, 2020 6:34 pm
Não existe formula pronta para avaliar adequadamente o aluno, é um processo longo, de observação diária e contínua. Sabemos que durante toda sua permanência no ambiente escolar (e também) em alguns casos fora dele, o aluno está em constante desenvolvimento e observação. De acordo com Hoffman, devemos ter uma acompanhamento diário, se sobressaindo a avaliação qualitativa à quantitativa, considerando outras formas de diagnosticar sem ser somente uma prova.
avatar
Rosenilson C. Lima
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Avaliação na Escola

Seg maio 18, 2020 6:49 pm
Ola colegas sou Rosenilson cavalcante Lima, trabalho como professor na escola Rilza Maria Daniel do Nascimento com o 3º Ano do Ensino Fundamental.
Segundo HOFFMANN (2009), a avaliação deve ser compreendida como um processo de construção e acompanhamento do desenvolvimento do educando e não apenas para análise e julgamento. Afinal avaliar é de fundamental relevância para nós professores para que possamos desenvolver melhores estratégias na forma de ensinar utilizando metodologias inovadoras na sala de aula buscando cada vez mais a qualificação durante todo o caminho da aprendizagem”.
avatar
Eulaila Maria H. Nunes
Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty A importância de saber avaliar no processo de ensino-aprendizagem

Seg maio 18, 2020 6:51 pm
Olá a todos!
Sou a Prof.ª Eulaila Maria Hespanhol Nunes, trabalho na Escola Estadual de Ensino Fundamental Plácido de Castro, no município de Tarauacá – Acre.
Com base em minha idoneidade como docente, de igual modo, no reconhecimento, seguido de leitura dos materiais disponibilizados para estudo (leituras obrigatórias, complementares e exibição de vídeos) referente ao assunto em debate neste espaço interativo, é notória a importância e a responsabilidade que é o ato de avaliar.
De acordo com a autora do texto intitulado O MITO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM “Avaliar envolve valor, e valor envolve pessoa. Avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem.” (HOFFMANN 2009).
Dessa forma, no que diz respeito a afirmação da referida autora (acima citada), bem como em resposta ao questionamento no “Fórum” (‘como podemos avaliar o aluno adequadamente [...]?’), na minha concepção, é importante que entendamos que a avaliação é um valioso instrumento que permite reavaliar, reformular e reestruturar a prática pedagógica de um professor. Em outras palavras, é mister após uma avaliação voltada para os alunos, fazer uma análise dos objetivos que não foram alcançados, modificando os procedimentos metodológicos e realizando as intervenções necessárias.
Assim sendo, na oportunidade, faço um breve comentário de uma situação e/ou experiência que estou vivenciando nesse período de PANDEMIA da COVID-19 com essas aulas on-line na escola em que trabalho e que avalio como favorável nessa modalidade de ensino, cujo mesmo são os ‘Feedbacks’ aos alunos. Observo que para àqueles que estão participando ativamente das referidas aulas, esse retorno do professor é gratificante e de suma importância. Com isso, ficam estimulados para as participações futuras.
avatar
Luzilene
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Avaliação Escolar

Seg maio 18, 2020 6:56 pm
Olá boa noite, sou Luzilene Cavalcante Lima, trabalho como professora na escola Rilza Maria Daniel do Nascimento com a turma do AEE.
Conforme HOFFMANN (2009), a avaliação deve ser entendida como um processo construção e acompanhamentos do desenvolvimento do aluno e não como uma punição ou um acontecimento isolado, haja vista, que a mesma nos servirá como um norte de orientação para possíveis flexibilizações dentro do nosso planejamento nos fornecendo um novo redirecionamento a novas formas de envolver o educando no processo de ensino e aprendizado.

avatar
Moisés Silva de Paula
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 18, 2020 7:02 pm
Ola meu é MOISÉS SILVA DE PAULA , sou professor da Escola  Professora Cristina Maia

A melhor forma de avaliar o aluno em primeiro lugar é conhecer o aluno,pois cada pessoa possui sua própria maneira de aprender
Mas avaliar o desempenho escolar nem sempre é uma tarefa fácil . Elaborar métodos avaliativos capazes de identificar não só o rendimento do aluno,mas também as abordagens educativas que estão sendo elaboradas é  extremamente importante.
então a melhor forma de avaliação: conhecer o aluno, a participação dele na sala de aula ,projetos extraclasses e as provas periódicas
avatar
Joseane Mezerhane
Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Avaliação

Seg maio 18, 2020 7:03 pm
Boa noite!
Sou Joseane Mezerhane, professora de Matemática e assessora do Núcleo de Ensino Médio em Tempo Integral-Divisão de Ensino Médio/SEE Acre

A avaliação pode ser definida como uma ferramenta para ajudar na tomada de decisões, tendo em vista a aprendizagem dos estudantes e a qualidade da prática docente. Ela deve permear todo o processo educativo. O professor planeja, executa e avalia, levando em conta com o que será avaliado, quais serão os critérios utilizados, as condições que terão, quais instrumentos serão utilizados, como será feita a correção e a verificação desses resultados, sem esquecer, de dar o feedback aos estudantes.
A avaliação pode ser diagnóstica para detectar o estágio da dificuldade; formativa para acompanhar o processo e somativa para medir o conhecimento construído, lembrando que de acordo com a LDB, ela é contínua e cumulativa com a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
avatar
Adeguimar Almeida Carvalh
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty AVALIAÇÃO

Seg maio 18, 2020 8:20 pm
O processo de avaliação se constitue através de vários momentos da vida do aluno, de forma que não seja um julgamento de suas ações, mas sim de seu crescimento individual e coletivo.
Very Happy

Concordo com você!  A avaliação ocorre em vários momentos da vida do aluno. E esta avaliação na escola não deve ser puramente de caráter classificatória, mas sim como instrumento para diagnosticar o  quanto o aluno adquiriu de conhecimentos e o que ainda precisa fazer, para melhor desenvolver suas habilidades1
avatar
Maria Lúcia
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Resposta

Seg maio 18, 2020 8:29 pm
Meu nome é Maria Lucia Lima Oliveira, trabalho na escola Ilka Maria de Lima, como professora.

O primeiro passo para avaliar um aluno corretamente, é conhecê-lo. A relação entre os pais, os alunos e a escola é essencial.
A partir do momento que o professor conhece a dificuldade do aluno, é mais fácil criar maneiras de avaliá-lo.
Dependendo de cada aluno, as avaliações se dão por atividades coletivas, provas, atividades permanentes, observações e etc.
As atividades permanentes é uma ótima forma de detectarmos qual a dificuldade de cada um.
avatar
LEILA TAVARES
Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty A importância da avaliação escolar

Seg maio 18, 2020 9:15 pm
Olá a todos!!! Sou Leila Tavares, formada em Letras e atualmente estou trabalhando como Coordenadora de Ensino na escola Nazira Anute de Lima, de Manoel Urbano, ao todo tenho 15 anos de educação (10 anos dedicados especificamente à de sala de aula)

Concordo plenamente com a afirmação de Hoffmann: a avaliação é a reflexão transformada em ação, não podendo ser estática nem ter caráter sensitivo e classificatório. Em outras palavras, apenas verificar o que o aluno aprendeu é uma ação estática e avaliação é um processo mais complexo e dinâmico que encaminha a ação em prol do desenvolvimento do aluno.

Então como podemos avaliar o aluno adequadamente?

Na escola em que trabalho, sempre buscamos orientar os professores nesse sentido, mostrando a importância da avaliação e que esta não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica.

Assim, o professor pode ter uma outra visão em relação as respostas e as hipóteses de aprendizagens construídas pelo aluno. O erro passa a ser considerado como pista que indica como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que vão sendo adquiridos, ou seja, neste caso o erro deixa de representar a ausência de conhecimento adequado.

Portanto, toda resposta ao processo de aprendizagem, seja certa ou errada, é um ponto de chegada, por mostrar os conhecimentos que já foram construídos e absorvidos, e um novo ponto de partida, para um recomeço possibilitando novas tomadas de decisões pelo professor.
avatar
Sonia moura
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Avaliação

Seg maio 18, 2020 9:35 pm
Sonia Maria da Costa Moura, professora de língua portuguesa e coordenadora pedagógica na escola vicente celso Brandão.
Primeiramente avaliar exige respeito e na medida que se entende que ao avaliar o aluno estamos avaliando também nossas metodologias de ensino,há uma avaliação mais justa. Esse tema é bastante discutido com cuidado nos nossos encontros com os docentes. O aluno é avaliado em todo seu percurso no bimestre um passo de cada vez e o resultado final è fruto de planejamento bem estratégico tentando assim alcançar a metodologia que melhor chega ao aluno,esse tem oportunidade de tentar,errar,refletir onde errou e acertar.
avatar
GENISVALDO
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty AVALIÇÃO

Seg maio 18, 2020 10:02 pm
É um meio necessário para medir o desenvolvimento dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. O educando precisa ser avaliado constantemente em todos os aspectos, para verificar o que ele aprendeu e também o que não aprendeu e assim procurar novas estratégias de ensino para ajudá-lo a superar as dificuldades. Ela deve compreender a realidade dos alunos, com a finalidade de subsidiar as tomadas de decisões quantos as intervenções que visam o aprimoramento do rendimento da aprendizagem, como também melhorar o planejamento de novas formas de serem devolvidas as aulas, o docente deve sempre inovar em sua prática para que seus alunos tenham varias metodologias de aprendizagem.
Na escola que trabalho desenvolvemos a aprendizagem da matemática através de jogos educacionais no computador, jogos de tabuleiros e jogos envolvendo as quatro fundamentais. Os alunos estão melhorando bastante no raciocínio e na compreensão dos conteúdos trabalhados e assim, através dessas aulas lúdicas, diferenciadas eles estão sendo avaliados e aprimorando seus conhecimentos de forma prazerosa.
avatar
Maria nirce.soriano@gmail
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Avaliação como prática contínua e suas contradições

Seg maio 18, 2020 10:27 pm
Sou Maria Nirce Soriano , professora de Filosofia na Escola José Gurgel Rabello- Feijó.

Partindo da concepção de avaliação segundo Hoffmann, onde esta ação deve permear todo o "desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento", percebo que já temos avançado significativamente na prática da avaliação enquanto meio para direcionar nossas ações educativas.Contudo, temos alguns desafios a superar. Em especial, neste fórum de caráter avaliativo, farei menção apenas à prática desta que vos fala.
Percebo que o discurso dos autores citados nesse primeiro módulo já fazem parte de nosso repertório desde a graduação acadêmica. Temos consciência da importância da avaliação como um meio para alcançarmos objetivos. Porém, muitas vezes, acabamos usando parte dela, como um fim.
Particularmente, em alguns momentos no decorrer do ano letivo, na interação com os alunos e demais colegas de trabalho, tenho me perguntado. Afinal, como quantificar de modo justo, em relação ao meu aluno e a mim mesma, determinada nota bimestral. Visto que 50% desta, a prova bimestral, encerra-se nela mesma?!
Geralmente em minhas sequências didáticas faço uso de instrumentos como observação direta na realização de atividades individuais e em agrupamentos. Nessas observações procuro perceber como o jovem se posiciona diante do tema mas também como se relaciona com os colegas, diante da multiplicidade de opiniões divergentes. Se consegue perceber a aplicabilidade desses conceitos/ temas em situações cotidianas etc. Já nas atividades individuais, seja no caderno , realização de pesquisa ou exposição para a classe, analiso seus registros e ou exposições orais referentes ao tema em estudo.
Em todas essas atividades proposta no decorrer do desenvolvimento de um tema. Sempre faço devolutiva aos meus alunos. Seja por escrito ou mesmo na oralidade. Por vezes individual e por vezes em agrupamentos que apresentam dificuldade semelhante. Também os mesmos têm nova oportunidade de rever os aspectos que precisam melhorar em suas atividades para que atinjam os objetivos propostos.
Parece-me até aqui tudo estar indo muito bem. Mas, chegada a hora da famigerada prova bimestral, por mais que tenha me esforçado em produzir itens, na minha compreensão, de acordo com o estudado, na maioria das vezes, fico decepcionada com os resultados.
Então, não é contraditório?! Se a avaliação deve ser um instrumento para guiar minha ação, nesse momento eu somo esse resultado ao que meu aluno produziu no decorrer do bimestre e pronto. Por mais que ocorra uma recuperação desta, o resultado quantitativo se expressará ao final de um outro bimestre. Claro, não posso esquecer que esse resultado então, poderá ser suplantado.
avatar
Nubia Martins
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Escola Paulo Freire

Seg maio 18, 2020 10:53 pm
Sem dúvida a avaliação é fundamental para o acompanhamento do desenvolvimento do discente na contrução do conhecimento. Avaliar o aluno adequadamente e levar em consideração seus conhecimentos pre existentes e se auto avaliar também como docente. Sabemos que tanto alunos como professores o processo de aprendizagem é contínuo. Na escola Paulo Freire estamos trabalhando e está dando certo quando a avaliação é construída não só por nota, mas por participação individual ou coletiva, deixando o aluno mais motivado a aprender.
avatar
Silvangela
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Avaliação

Seg maio 18, 2020 10:55 pm
Sou a professora Silvangela Oliveira Teixeira da Escola Estadual Placido de Castro  Xapuri Acre. O processo de avaliação hoje se tornou flexível. E é uma das formas mais importante que o professor tem para avaliar a capacidade e o desenvolvimento dos seus alunos e avaliar seu trabalho. Porque  hoje temos a oportunidade de compreender as diversas etapas de avaliação em que o discente pode passar.  para que o professor possa verificar e consiga compreender e aprender o que ainda falta  ao educando. Assim o professor ira adquirir e se permitir a melhorar dentro do processo de ensino aprendizagem sua pratica pedagógica.  
O professor poderá organizar e garantir uma nova metodologia dentro das necessidades de cada educando. construindo portanto novas estratégias que possam suprir as necessidades encontrada durante todo o processo de avaliação e aprendizagem.
Desta maneira estará ciente  e confiante que o processo avaliativo do conhecimento é continuo e cumulativo, necessário para diagnosticar como anda a aprendizagem dos alunos em todos os seus aspectos.
avatar
Débora Muniz
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Resposta sobre avaliação

Seg maio 18, 2020 11:29 pm
Quando refere-se avaliar não quer dizer atribuir aos educandos números ou conceitos de aprovados ou reprovados, mas permitir que os mesmos possam refletir sobre as habilidades e competências que necessitam adquirir ao longo do processo, de modo a provocar neles antes de tudo a autoavaliação. Nesse sentido o professor tem como papel a mediação para que os educandos tenham liberdade cognitiva e assim criar, construir, reconstruir e etc.
Na escola a qual atuo as metodológicas usadas permitem um processo avaliativo flexível, responsável e contínuo. Os registros diários de partipações orais, rodas de conversas, atividades individuais, em grupos, de pesquisas e de campos com devolutivas e os feedbacks dos alunos são exemplos de metodológias ativas presente em nossa escola que permite uma forma de avaliar eficaz, pois durante o desenvolvimento é possível conhecer os educandos em suas potencialidades e dificuldades e assim intensificadas ou saná-las para que atija o que foi refletido e traçado pelo educando em sua autoavaliação e assim também chegarmos aos resultados desejados.
Coordenadora na escola Vicente Celso Brandão Feijó-Acre
avatar
Vanessa Santos
Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty A Avaliação na Escola

Ter maio 19, 2020 12:09 am
Vanessa da Silva Santos, coordenadora pedagógica da Escola São Francisco de Assis I.

A avaliação  escolar deve ser contínua, durante todo o prcesso de ensino-aprendizagem, com o objetivo de orientar o trabalho docente em busca do pleno desenvolvimento do aluno. Deve servir de diagnóstico para descobrir quais conhecimentos e habilidades o educando ja possui e o que ainda precisa alcançar. Quais os avanços e dificuldades de cada um. A partir dessa descoberta o professor pode planejar novas atividades e estratégias de ensino para direcionar seu trabalho com foco na aprendizagem dos  alunos.
avatar
GLEICIANE DA SILVA BARBOS
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 19, 2020 12:17 am
Meu nome é Gleiciane, trabalho na escola Pedro de Castro Meireles, sou professora.

O processo de avaliação deve ser feita através da observação dos vários momentos da vida do aluno, de forma que se possa analisar como ele está contribuindo para sua própria aprendizagem e ainda influenciando os que o rodeiam , para assim trabalharmos com as varias maneiras que existem, provas orais e escritas, trabalhos entregues, cadernos, seminários, entre outras.
avatar
Antonio Silvanir
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Avaliação escolar

Ter maio 19, 2020 12:39 am
Hoffmann propõe para a realização da avaliação, na perspectiva de construção, duas premissas fundamentais: confiança na possibilidade do aluno construir as suas próprias verdades; valorização de suas manifestações e interesses. Para Hoffmann, o aparecimento de erros e dúvidas dos alunos, numa extensão educativa é um componente altamente significativo ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá ao docente a observação e investigação de como o aluno se coloca diante da realidade ao construir suas verdades. Ela distingue o diálogo entre professor e aluno como indicador de aprendizagem, necessário, à reformulação de alternativas de solução para que a construção do saber aconteça. A reflexão do professor sobre seus próprios posicionamentos metodológicos, na elaboração de questões e na análise de respostas dos alunos deve ter sempre um caráter.
A avaliação deve ser utilizada com o apoio de múltiplos instrumentos de coleta de informações, sempre de acordo com as características do plano de ensino, isto é, dos objetivos que se está buscando junto ao aluno. Assim, conforme o tipo de objetivo pode ser empregado trabalhos em grupos e individuais, provas orais e escritas, seminários, observação de cadernos, realização de exercícios em classe ou em casa e observação dos alunos em classe.
avatar
Edineia Nogueira Pinto
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Avaliação em sala de aula

Ter maio 19, 2020 4:13 am
Sou Edineia Nogueira Pinto, exerço a função de professora em uma turma do 5°ano, na Escola Jornalista Jose Chalub Leite.
De acordo com a citação de Hoffman a avaliar é muito mais que classificar o aluno, é conhecê-lo como uma pessoa digna de respeito e de interesse. Na escola em que trabalho temos muitas experiências que tem dado certo no desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos alunos. Primeiramente fazemos o planejamento voltado para a melhoria da aprendizagem de acordo com os resultados dos diagnósticos iniciais. O acompanhamento do coordenador pedagógica e de ensino na sala de aula ajuda na transparência do trabalho docente.
Dialogando a respeito dos objetivos da atividade proposta.
Realizamos leituras compartilhada ou colaborativa de textos e de situações -problema de matemática para que o aluno atribua sentido ao texto lido.
Fazemos atividades com agrupamento da turma de acordo com a habilidade dos alunos.
Apoio pedagógica na dimensão 1 (realizada pelo próprio professor).
avatar
zaquileneb@gmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty AVALIAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Ter maio 19, 2020 8:39 am
Meu nome é :  Zaquilene Pereira Santiago.
Professora na Escola Manoel Machado
Tudo parte do momento em que avaliamos,para conhecermos o aluno. Partindo do princípio,  AVALIAR é um instrumento utilizado no decorrer de todo processo educacional que nos possibilita averiguar o andamento da aprendizagem, procurando  estratégias para conduzir o desenvolvimento dos nossos alunos.
avatar
Edevânia de Araújo Alves
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Avaliação Escolar

Ter maio 19, 2020 8:58 am
Avaliação é um processo investigativo,que reflete no aprendizado do aluno,essa construção está vinculada com o professor na caminhada escolar do próprio discente. Avaliar é uma jornada contínua,diversificada e construtiva,que não está só em provas,temos múltiplas metodologias de avaliar o desenvolvimento dos nossos alunos.Essas avaliações devem está de acordo com o dia adia de nossos alunos,porque os conhecimentos,não está só em quatro paredes,precisamos ter estratégias diferentes,para oferecer aos nossos alunos.
Por esta razão,Avaliar não é só aprovar ou reprovar,mas está além disso,temos que oferecer múltiplas atividades educativas,para que o aluno tenham habilidades e opiniões próprias,e se torne um ser pensante,com capacidade de ir e vir em qualquer ambiente que lhe pertencer,ou seja,que sua capacidade sejam da sua própria verdade e manifestações e interesse. As ações e reflexões estejam sendo dinâmicos,e de maneira prática,porque o ensino e aprendizagem possam se auto avaliar no que estão fazendo.Porque o resultado do aprendizado do aluno,é visto no que o professor está ensinando,esses pilares caminham juntos.
.Se for bem planejado e refletido,nas necessidades do aluno,com certeza o resultado será positivo,e será um sucesso na vida desse aluno.Avaliar é um procedimento contínuo,cumulativo que perpassa na vida do aluno,e devemos olhar pro nossos alunos,com a ideologia de formadores de opinião e que sejamos fornecedores de conhecimentos.
avatar
Maria Jose Feitoza
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Avaliação

Ter maio 19, 2020 9:05 am
Tudo parte no momento em que avaliamos, para conhecermos melhor o aluno. Partindo do princípio, AVALIAR é um instrumento muito utilizado no decorrer de todo processo educacional que nos possibilita averiguar o andamento da aprendizagem, procurando as melhores estratégias para conduzir o desenvolvimento dos nossos alunos.
avatar
eucilenedossantosalvesalv
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty RESPOSTA DO FÓRUM

Ter maio 19, 2020 9:38 am
Me chamo Eucilene dos Santos Alves, sou Coordenadora , trabalho na Escola Placido de Castro de Xapuri-Acre.
A avaliação é a ação educativa que pode nos fornecer elementos para atender cada vez mais de forma efetiva a nossa clientela e garantir mais aprendizagem.
Conhecer o aluno e o seu histórico de desempenho escolar é o ponto de partida para o processo de avaliação, assim como conhecer os elementos que fazem parte da avaliação entre os conteúdos e habilidades previstas.
Observando, fazendo indagações, rodas de conversa, apresentações orais, resolução de atividades com acompanhamento pedagógico até se chegar numa verificação individual é um longo caminho a percorrer, mas necessário para que seja garantido o processo efetivo da Avaliação.
avatar
Maria Eliane de Souza
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 19, 2020 10:22 am
Sou professora na Escola Jean Pierre Mingan
Avaliação é um processo investigativo,que reflete no aprendizado do aluno,essa construção está vinculada com o professor na caminhada escolar do próprio discente. Avaliar é uma jornada contínua,diversificada e construtiva,que não está só em provas,temos múltiplas metodologias de avaliar o desenvolvimento dos nossos alunos.Essas avaliações devem está de acordo com o dia adia de nossos alunos,porque os conhecimentos,não está só em quatro paredes,precisamos ter estratégias diferentes,para oferecer aos nossos alunos.
avatar
Maria Eliane de Souza
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 19, 2020 10:22 am
Sou professora na Escola Jean Pierre Mingan
Avaliação é um processo investigativo,que reflete no aprendizado do aluno,essa construção está vinculada com o professor na caminhada escolar do próprio discente. Avaliar é uma jornada contínua,diversificada e construtiva,que não está só em provas,temos múltiplas metodologias de avaliar o desenvolvimento dos nossos alunos.Essas avaliações devem está de acordo com o dia adia de nossos alunos,porque os conhecimentos,não está só em quatro paredes,precisamos ter estratégias diferentes,para oferecer aos nossos alunos.
Conteúdo patrocinado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 20 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos