Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+152
CARLA ARIELA LUZ
Amanda Alexandre
Anderson Parada
JOÃO CLÁUDIO
geiris lima de melo
valdelina_muniz@hotmail.c
Luciana Rosales
Pedro Mendes
Alice Bispo
d@niel
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Cleide
Jaqueline de Oliveira
leandro da silva melo
alinesotero@uol.com.br
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
ROMERITO FONTINELE DE SOU
REGIANNE
ANTONIO MARQUES DO VALE
Valter Costa
Vanessa Nogueira
Jose Marcelo Fortunato
Sandra Santos Silva
01796226254
Quesia Ferreira Silva Oli
Juliana Batista de Lima
68306466268
Emanoel Aparecido
Elayne Magalhães
Stefanny Carvalho
DENES LUIZ
rosinete l. de campos
Jair Fiesca Júnior
Vinícius Martins
Wladimir Melo Rebouças
Rayalle Lima
Joabe Freitas do Nascimen
Marilene Oliveira Santos
greicyane vinente soares
Luzineia Farias
Cleide Olímpio de Morais
ANA PAULA SILVA REIS
Francisca Raydinelli
cezarhildo
gleiciany Amorim Gomes
Mariane Viana Vasconcelos
Lela Tatiane Franke Nery
José Francisco da Silva
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Géssica
Gedileia Gregório
Maria Silvana Alberto Gom
Rosângela da Silva Melo
Izabel Correia
Thiago Sampaio
sant.angel
Adriana Luiza Schneberger
Maria Moura
José césio medeiros
Cremilda
Obadias Mendonça
jose francisco
Márcia Fittipaldy
Bruna Lalinny Magalhães d
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
ADRIANA SANTOS DA SILVA
Brasilina Feitoza
Rosileuda
Kátia Leão
Elizete
DEVANILDE
Jordana Costa
zildenir
rlima_araujo@hotmail.com
arnangomes
Francisco Lopes
Irleide de Souza Gondin
Neusa Rego
Clarisse Frank
Elzanira Nery Cardoso
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
Gleyson Farias da Silva A
Vanessa Santos
LEILA TAVARES
Joseane Mezerhane
Eulaila Maria H. Nunes
Adeguimar
Carlos Simão
Christyne Diogenes
Francicleia da Rocha
Nayana Rayelly
Dos Anjos
Cliciane
48454605215
Elvis Martins
DarcilaTais
Maria Francineide
Jose Arimateia Souza da C
Valdernilson de L. Gomes
Marta Neves Bezerra
Pedro Felipe
nusaboia
Kétila da Costa Castro
Rozany Rocha pereira
Judson Costa
IVANETE ROCHA DA SILVA
Leide Niria de S Cordeiro
Rogério
Mauricleia Belo Nobre
Cleyciane Bezerra de camp
dianny.fernandes
Maria Sousa
Elissandra queiroz
Sebastiana F V Gomes
Angela silva alves
Verônica Severino
Erico souza
Danilo de Souza
CLARICE BRAGA
keyla galvão
Maria Evanisia
Aucilene Cavalcante da Si
Clarice da Silva Lemos
MAICON BARROSO
Marcio Bernardino e Silva
NazileneSilva Brasil Barr
Rosimeire Rodrigues
GILEAIDE DA SILVA FEITOZA
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Fátima Portela
Helileis Marinho
Lenires
Nilda Conrado
Aldemisia Menezes de Alen
Elisete de assis matos Al
Samara Freitas
Rosangela R de Oliveira
marcelotk
Regilene Almeida
norma.maria
CARLOS CLEU
Sâmyk Farias
francicley de melo
VALÉRIA DA SILVA RABELO
Layla Carneiro
Reno Lacerda Mendes
altenor.junior
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Paula Freire
rarismar
156 participantes
Ir para baixo
avatar
FRANCISCA ELIDA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Avaliação: Instrumento transformador no processo de construção do conhecimento

Sex maio 08, 2020 10:05 pm
Sou Francisca Élida da Conceição Teles, trabalho na escola Maria Lima de Souza, exercendo atualmente a função de coordenadora pedagógica, da modalidade do ensino fundamental II.

Avaliação: Instrumento transformador no processo de construção do conhecimento.

É notável que a avaliação é a mola propulsora capaz de conduzir todo o processo de construção do conhecimento. Sob esse prisma, o professor é peça fundamental para que a avaliação do aluno aconteça, pois é por meio do seu planejamento que surgem as situações de aprendizagens significativas que possibilitam o olhar investigativo do docente em meio a uma diversidade de alunos na sala de aula, com níveis de aprendizagens diferentes, o que implica em um trabalho diagnóstico, investigativo e contínuo, isto é, sem restrições e/ou exclusões, pois somente dessa forma, é possível realizar o acompanhamento do desenvolvimento do aluno, observando e investigando como o discente se coloca diante da realidade ao construir suas verdades. Nesse viés, a avaliação não deve priorizar apenas o resultado, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica, pois é através da interação entre aluno e docente que a avaliação se torna um instrumento transformador. Portanto, o “erro” não é um problema, muito pelo contrário, é a chave mestra para direcionar as novas tomadas de decisões do professor, refletindo assim, sobre a sua prática pedagógica e nas novas estratégias que poderão ser utilizadas para mudar o rumo das suas ações, a fim de alcançar os objetivos propostos, oferecendo assim, o sucesso da aprendizagem do aluno.

É importante ressaltar que a nossa escola partilha do seguinte pensamento:  “(...) a avaliação é a reflexão transformada em ação. Ação, essa, que nos impulsiona as novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre sua realidade, e acompanhamento, passo a passo, do educando, na sua trajetória de construção de conhecimento. ”  (HOFFMANN, 1996, p. 18). Nesse viés, os professores realizam um trabalho investigativo a cada dia, observando os progressos e as dificuldades dos alunos por meio de atividades significativas que inserem os alunos como protagonistas do seu conhecimento, dessa forma, eles acompanham o desenvolvimento dos alunos, sempre num processo de investigação/reflexão/ação.
avatar
Ananda Santos
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Importância da Avaliação

Sex maio 08, 2020 10:24 pm
Ananda Santos, professora na Escola Frei Heitor Maria Turrini, Rio Branco.

Conforme HOFFMANN (2009), avaliar envolve valor, e valor envolve pessoa. Avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem."

É nítido na citação de HOFFMAN, que o centro do processo avaliativo precisa ser o aluno, que tem história de vida, sentimentos, níveis de conhecimento diferentes. Não existe a possibilidade de avaliarmos todos os alunos da mesma forma, daí entendermos avaliação como um instrumento, que nos auxilia a trilhar o caminho da aprendizagem, utilizando os erros e as dificuldades do aluno como um guia para definirmos novos métodos para que o mesmo alcance os objetivos propostas e desenvolva as habilidades esperadas. É preciso conhecer cada educando, enxergar suas dificuldades bem como suas potencialidades, e utilizar o processo avaliativo para realizar esse diagnóstico e trabalhar juntamente com o aluno a construção do conhecimento. O uso de metodologias ativas tem sido muito válido para o processo de construção do conhecimento, pois o educando é o protagonista do seu próprio aprendizado.
avatar
José Adriano
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Processo avaliativo: uma abordagem contínua.

Sex maio 08, 2020 10:27 pm
Segundo o que foi discutindo durante esse processo formativo, todo e qualquer trabalho que visa excelência requer uma avaliação. Ou seja, esse ato exige de todos os envolvidos uma busca constante do aprimoramento através de uma análise avaliativa.
O âmbito escolar não foge essa regra, pelo contrário, aqui o ato de avaliar ganha uma dimensão ainda maior, pois ela torna-se uma via de mão dupla: quem avalia, também deve ter um olhar crítico para o seu ato de ensinar, e a pessoa avaliada, não pode enxergar a ato avaliativo como um mero instrumento de aferição de uma nota apenas.
Ou seja, a avaliação ganha uma dimensão maior, pois ela ultrapassa a fronteira do pensamento de que ela seja um mero instrumento de punir ou atribuição de um número, mas algo que venha produzir uma orientação reflexiva capaz de aprimorar o fazer pedagógico, assim, melhorar todo o processo de ensinar e aprender.
avatar
Ramilda Moura
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Como podemos avaliar o aluno adequadamente?

Sex maio 08, 2020 10:37 pm
Olá! Sou Ramilda Moura de Souza, trabalho na escola Manoel Braz de Melo, como professora de Língua Portuguesa. Partindo do princípio de que avaliar não é tão somente apontar para o aluno o que está certo ou errado, ou emitir uma nota para que os mesmos possam migrar de uma série para outra, e sim, que avaliar vai muito além desse ato. Avaliar é mostrar  para o aluno caminhos mais viáveis que possam fazer com que os mesmo consigam desenvolver suas capacidades cognitivas através de metodologias que contribua para seu aprendizado. O ato avaliativo deve está voltado principalmente para a investigação, ou seja,  uma sondagem de como meu aluno está em nível de conhecimento, de assimilação de conteúdo, e, nesse sentido, observar todo processo de ensino , revendo o que deu certo e o que deu errado e a partir daí, procurar outras formas de transmitir o conhecimento para o aluno.  Assim, o professor será apenas uma ponte, um mediador entre o aluno e o conhecimento. Na escola onde trabalho, tenho procurado desenvolver atividades onde os alunos participam ativamente na criação das mesmas, como por exemplo, documentários, entrevistas e vídeos com  temas voltados pra realidades dos mesmos. Sempre levando em conta e explorando os conhecimentos bem como as vivências dos alunos. Sempre atenta a realidade dos mesmo, dentro dessas vivências de cada um, insiro o conteúdo de forma que, os mesmos participem e aprendam a se expressar frente ao que está sendo proposto a eles. Sendo assim, acredito que tenho avaliado de acordo com  o que acho que seja uma maneira justa para com eles. Sempre visando o aprendizado do meu aluno como um todo, e não vendo o ato avaliativo como uma mera qualificação ou uma progressão de série.
avatar
França
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Avaliação escolar

Sex maio 08, 2020 11:14 pm
O presente fórum é de extrema importância, pois a temática "Avaliação escolar" é sempre pertinente à progressão de um ensino de qualidade que garanta aprendizagem objetiva aos educandos. Partindo desse pressuposto, compreende-se avaliação escolar como um processo necessário e permanente que envolve o processo de ensino e aprendizagem de vida escolar do aluno, em fases graduais de ensino, e que esse avaliar não seja simplesmente em caráter técnico, mas sim que considere o lado afetivo e cognitivo dos alunos.  É necessário ainda deixar claro que avaliar, além de ser um processo contínuo, envolve diversos fatores como valores e pessoas em um todo na construção do conhecimento científico.
avatar
Maria Érica B.Moraes
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex maio 08, 2020 11:18 pm
Meu nome é Érica e desempenho a função de coordenadora pedagógica na escola Dom Henrique Ruth.
Roffmann afirma que a avaliação não pode ser estática e nem ter um caráter sentivo e classificatório. A avaliação por sua vez deve ser uma ação permanente/ e reflexão do educador sobre sua realidade e acompanhamento passo a passo do educando na sua trajetória de construção do conhecimento.
Quando analisamos esses conceitos percebemos que avaliar vai muito mais além, não é só quantificar dados,mas entender o processo avaliativo. É se permitir enchergar as convicções do aluno dentro de determinados contextos e valorizar suas manifestações e seus interesses ; é acompanhar a evolução, ou buscar alternativas para reformular o processo de ensino aprendizagem para que de fato a construção do saber aconteça.
avatar
França
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Avaliação escolar

Sex maio 08, 2020 11:19 pm
O presente fórum é de extrema importância, pois a temática "Avaliação escolar" é sempre pertinente à progressão de um ensino de qualidade que garanta aprendizagem objetiva aos educandos. Partindo desse pressuposto, compreende-se avaliação escolar como um processo necessário e permanente que envolve o processo de ensino e aprendizagem de vida escolar do aluno, em fases graduais de ensino, e que esse avaliar não seja simplesmente em caráter técnico, mas sim que considere o lado afetivo e cognitivo dos alunos.  É necessário ainda deixar claro que avaliar, além de ser um processo contínuo, envolve diversos fatores como valores e pessoas em um todo na construção do conhecimento científico.
avatar
ANTONIO JOSE SILVA COSTA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Sex maio 08, 2020 11:32 pm
UMA AVALIAÇÃO PARA SER EFICAZ , É PRECISO QUE TENHAMOS HABILIDADE E CONHECIMENTO DO QUE QUEREMOS QUE O NOSSOS ALUNOS PRECISAM CONHECER,E ESSA AVALIAÇÃO SE FAZ OBSERVANDO O QUE O DISCENTE SABE E O AINDA PRECISAR APRENDER, DINAMIZAR O MÉTODOS DE AVALIAÇÃO PRA NÃO FICAR ROTINEIRO.
avatar
Maria Evanisia
Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sáb maio 09, 2020 12:37 am
Maria Evanisia, trabalho na Escola Olavo Bilac como professora.
Não existe uma forma certa de avaliar o aluno, existe oportunidades que podemos dar a cada um de forma particular para que possam demonstrar suas capacidades e habilidades. Afinal, nem todos aprendem da mesma forma, existem particularidades.
avatar
Aderlan Gomes de Almeida
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Avaliação como processo reflexivo.

Sáb maio 09, 2020 8:41 am
Aderlan Gomes de Almeida; Núcleo da Secretaria Estadual de Educação em Cruzeiro do Sul; Gestor de Zoneamento Rural.

A avaliação é um instrumento de suma importância para todos os trabalhos, inclusive no ensino e aprendizagem (avaliação educacional), pois ela possibilita uma reflexão aprofundada referente as aprendizagens dos alunos em relação aos conteúdos trabalhados, as atividades desenvolvidas, linguagens utilizadas e as estratégias de ensino adotado, contribuindo para futuras tomadas de decisões no processo de planejamento educacional.
Um exemplo das escolas em que acompanho são os encontros pedagógicos dos docentes de uma escola de Ensino Fundamental Anos Finais, no qual não fazem uso das notas exclusivamente, mas das questões resolvidas pelos alunos, situações dialógicas entre os alunos, exposições dos alunos e opiniões, tudo registrado em um portfólio; tais suportes orientam e norteiam o diálogo entre os professores e fomentam trocas de experiências e sugestões de estratégias para determinadas situações.
avatar
gleiciane.andrade
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sáb maio 09, 2020 10:16 am
Antes de mais nada, é essencial conhecer os alunos. A partir do momento que a escola e os professores têm conhecimento da dificuldade de cada aluno, é mais fácil estabelecer maneiras de avaliá-los e ser justo com eles. Além disso, conhecer os alunos ajuda a transformar um cenário de dificuldades em resultados positivos. Até para adequar cada turma aos métodos de ensino necessários para um bom aprendizado.
"Em um processo de aprendizagem toda resposta do aluno é ponto de partida para novas interrogações ou desafios do professor. Devem-se ofertar aos alunos muitas oportunidades de emitir idéias sobre um assunto, para ressaltar as hipóteses em construção, ou as que já foram elaboradas Sem tais atitudes, não se idealiza, de fato, um processo de avaliação contínua e mediadora."


Gleiciane Lima Andrade
Escola Dom Henrique Ruth e Escola São José
avatar
Alvilene Santiago Freire
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sáb maio 09, 2020 11:07 am
Avaliamos para obter o sucess.Devemos avaliar o aluno de forma contínua,ou seja,em todo o processo de aprendizagem.Para isso devemos dar ao aluno oportunidade de expressar suas idéias ou até mesmo demonstrar aquilo que sabe.Não podemos usar um único instrumento avaliativo,as vezes o aluno não se sai bem em uma prova escrita mas se destaca na oralidade.Quantidade não quer dizer qualidade.Também não podemos avaliar somente em relaçao aos outros por que cada aluno percorre caminhos diferentes para a aprendizagem e seu desempenho dependerá muito dos estímulos recebidos ao longo de sua vida escolar.
Na nossa escola buscamos conhecer cada aluno,o que ele tras e o que ele necessita para construir seu conhecimento.Nas classes de alfabetização é visível a diferença no tempo de aprendizagem de cada aluno,trabalhamos com atividades diversas para que cada educando tenha experiências significativas de aprendizagem.O erro é tratado como o ponto de partida para o conhecimento.Se o aluno não aprendeu,devemos buscar outras formas de ensinar.
avatar
Clisman
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty AVALIAÇÃO

Sáb maio 09, 2020 11:49 am
Meu nome é Clisman Oliveira, sou professor da Escola de Ensino Médio Integral Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul-Ac.
Conforme, a citação de HOFFMANN, o processo de avaliação é fundamental para acompanhar o desenvolvimento do aluno, preparando o mesmo para a sociedade, o mercado de trabalho. Portanto o processo avaliativo. Segundo Hoffman, existe duas premissas fundamentais: confiança na possibilidade do aluno construir as suas próprias verdades; valorização de suas manifestações e interesses.
Vale ressaltar também que o professor deve refletir sobre seus próprios posicionamentos metodológicos nas elaborações de questões.
Acredito, que as avaliações se fazem necessário para que possamos estar verificando, qual o grau de aprendizagem do aluno. Desta forma cabe ao professor orientar os alunos, e caminhar juntos neste processo de ensino aprendizagem.
Em nossa Escola, um dos métodos avaliativos é avaliação semanal, no qual permite que os alunos durante a cada semana sejam avaliados por duas disciplinas. Desta forma, preparamos os alunos para criarem suas próprias rotinas de estudos, além de disso é uma forma de preparar eles para o ENEM.
avatar
ANTONIO JOSE SILVA COSTA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTOS .

Sáb maio 09, 2020 1:01 pm
O instrumento transformador , são o mecanismos que facilitam no desenvolvimento da aprendizagem das alunos ;com métodos sempre inovador que chame atenção dos discentes , atividades diferenciadas.
avatar
ANTONIO JOSE SILVA COSTA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Importância da avaliação

Sáb maio 09, 2020 1:08 pm
É do conhecimento de todos educadores e demais setores de produção que fundamental , que se tenha uma avaliação diagnostica de como se encontra o desempenho de trabalho e de aprendizagem . para saber onde e como agir para melhorar esses desempenhos.
avatar
ANTONIO JOSE SILVA COSTA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty avaliação

Sáb maio 09, 2020 1:18 pm
Avaliar é analisar os campos do saberes, e daquilo que precisar saber ainda,na avaliação se dar um juízo de valor , mais não é o bastante para se chegar em determinada conclusão.precisa-se realizar uma sondagem de tudo que estar em torno do aluno.
avatar
ANTONIO JOSE SILVA COSTA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty avaliação continua

Sáb maio 09, 2020 1:23 pm
avaliação continua , são essencial para que o aluno avance , pois se não over atividades desafiadoras ao alunos eles não terão curiosidade em aprender .
avatar
Maria Rosineide
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Avaliação

Sáb maio 09, 2020 1:53 pm
Meu nome é Rosineide, sou coordenadora pedagógica e professora na escola João Ribeiro em Tarauacá. Segundo Hoffmann, o docente deve ter a compreensão do verdadeiro sentido e valor da avaliação no cotidiano escolar. Nesse sentido e, de conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases n ° 9394/96, devemos pensar a avaliação como um processo contínuo e não estático, que deve estar presente em todas as práticas dos docentes de forma que possa ajudar os seus alunos na produção do conhecimento. Agindo assim, os alunos se sentirão seguros quando forem participar das aulas e não se sentirão diminuídos caso errem uma resposta, pois verão no erro uma possibilidade de acerto e que foi respeitado pelo professor.
avatar
Cremilda de Freitas corre
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Sou professora do segundo do ensino fundamental na escola duque de caxia

Sáb maio 09, 2020 2:27 pm
A avaliação é a reflexão transformada em ação, não podendo ser estática nem ter caráter sensitivo e classificatório”. Jussara HoffmannAvaliar envolve valor, e valor envolve pessoa. Avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem.
avatar
IVANETE ROCHA DA SILVA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA REFLEXIVA

Sáb maio 09, 2020 4:11 pm
Ivanete Rocha da Silva
Função: Diretora Escolar (Gestora)
Escola: Rainha da Floresta
Hoffmann propõe para a realização da avaliação, na perspectiva de construção, duas premissas fundamentais: confiança na possibilidade do aluno construir as suas próprias verdades; valorização de suas manifestações e interesse, portanto, não podemos esquecer que a avaliação é uma reflexão transformada em ação, não deixar ser estática nem ter caráter sensitivo e classificatório e também nos proporciona os dois mais importantes princípios da afetividade e amor no domínio escolar. O primeiro passo é que os professores deixem de lado seu posicionamento em que o aluno é inteiramente responsável pelo seu fracasso escolar, e que assim, assuma sua posição participante neste resultado e também que sua postura autoritária não contribui de forma positiva na formação de seus educandos, sendo necessário trilhar um caminho voltado ao diálogo e ao acompanhamento que a avaliação deixa de ser vista como um instrumento de poder, de classificação dos alunos em determinados perfis, com determinadas limitações e outras mais diferenciações que puderam ser estabelecidas, mas sim que busque tornar-se parte da metodologia adotada pelo docente em sua prática pedagógica, auxiliando o aluno em seu desempenho escolar, social, pessoal e cultural. A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica e que os seus erros passem a serem considerados como pista que indica como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que vão sendo adquiridos, admitindo uma melhor compreensão dos conhecimentos solidificados, interação necessária em um processo de construção e de reconstrução.
Acredito que a confiança possibilita ao aluno a construir, valorizar, manifestar interesses, professores deixando de ver o aluno como único responsável pelo o seu resultado escolar, avaliação oral investigando, interrogando em relação ao assunto antes de iniciar chama a atenção e desperta interesse, curiosidade de conhecer e buscar, identificativa os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica e que os seus erros passem a serem considerados como pista que indica como o educando está relacionando os conhecimentos. Afirmo exemplo vivenciado na Escola.

avatar
Francisca Eliana Oliveira
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty A avaliação tendo o aluno protagonista

Sáb maio 09, 2020 5:28 pm
A avaliação escolar deve ser continua, durante todo processo de ensino e aprendizagem. Onde o professor avalia os avanços e dificuldades do educando para orientar a tomada de decisão, mediante os objetivos planejados. Onde os os aspectos qualitativos devem se sobrepor aos quantitativos. Dessa forma, nossa escola utiliza a cada bimestre vários instrumentos diferenciados para avaliar. Primeiramente faz -se uma avaliação diagnóstica para detectar as dificuldades. Poisteriormente a avaliação formativa, onde se mede o processo diário da aprendizagem atraves de provas objetivas e subjetivas , seminários, pesquisas, trabalhos individuais e de grupos e muitos outros instrumentos. E para finalizar esse processo utilizamos a avaliação somativa onde se acompanha o conhecimento construído pelo educando. Dessa forma, toda a escola tem a oportunidade de avaliar o ensino oferecido, pois houve planejamento de metas e objetivos, execução dessas medidas e a avaliação durante todo o processo com o objetivo de melhorar a qualidade do Ensino. Enfim, avaliação não deve ser punitiva, classificatória e sim significativa e emancipadora.
avatar
Lucinéia dos Santos Monte
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Avaliação

Sáb maio 09, 2020 6:07 pm
Sou a professora Lucinéia dos Santos Monteiro Araújo, leciona na escola Duque de Caxias e Ruy Azevedo, em Rio Branco, de acordo com Hoffman, avaliar não é só dar uma nota, avaliar é sobretudo desenvolver um processo de ensino e aprendizagem , ou seja desenvolver vários tipos de atividades no decorrer de cada nota, através de trabalhos tanto individual quanto em grupo, participação dos alunos, avaliação bimestral e etc. Avaliação é avaliar o aluno ao longo do desenvolvimento de aprendizagem, acompanhando o aluno na construção do conhecimento.
avatar
Ana Maria Dias da Silva
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Avaliação

Sáb maio 09, 2020 9:03 pm
Conforme HOFFMANN,. avaliar qualitativamente o professor deixa de se preocupar com elementos quantificáveis e ulitiza estratégias metodológicas no processo de ensino em um contexto global, o professor precisa acompanhar todo desenvolvimento do aluno durante o processo de aprendizagem, toda resposta do aluno deverá ser ponto de partida para o professor buscar novas estratégias e propor possibilidades desafiadoras levando o educando a refletir sobre situações vividas formular e reformular hipóteses, enriquecendo novas descobertas educativas.
Ana Maria Dias da Silva
Acessória pedagógica da divisão da educação
avatar
Juliana de Carvalho Sousa
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Avaliação da Aprendizagem

Sáb maio 09, 2020 9:56 pm
De acordo com LDB a avaliação deve ser contínua e priorizar a qualidade e o processo de aprendizagem ou seja o desempenho do aluno ao longo de todo o ano e não apenas numa prova ou num trabalho.
O como avaliar cada um aluno em sala de aula
É importante, é está em constante interação junto ao aluno e qualificar as colocações do aluno, e não somente considerar quantas vezes ele falou frente à turma. Então, é necessário que o professor tenha em mente os critérios de avaliação para bem acompanhar a discussão e interação da turma, assim, avaliar bem a conduta de cada estudante.
Ao meu ver uma das melhores maneiras de se avaliar um aluno inicialmente, é propondo a ele uma situação – problema, no qual ele irá vivenciar o momento e buscar uma forma de resolver dentro dos limites de seus conhecimentos, e levando em conta os três tipos básicos de avaliação segundo suas funções : “a avaliação diagnóstica, que é aquela realizada no início do ano letivo, tem como objetivo dar o professor informações sobre o nível de conhecimentos ou habilidades que o aluno já possui; a avaliação formativa, que se realiza durante o curso, tem por objetivo detectar as falhas existentes no processo-aprendizagem; e a avaliação somativa, feita no final do curso ou ano letivo, e tem como e por objetivo verificar o resultado do processo ensino – aprendizagem.”



avatar
Juliana de Carvalho Sousa
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Avaliação da Aprendizagem

Sáb maio 09, 2020 10:07 pm
Sou Juliana de Carvalho Sousa, sou de Senador Guiomard, professora de 1° ao 5° ano, trabalho na Escola: "Diva Pereira de Souza: com uma turma de 3° Ano.
De acordo com LDB a avaliação deve ser contínua e priorizar a qualidade e o processo de aprendizagem ou seja o desempenho do aluno ao longo de todo o ano e não apenas numa prova ou num trabalho.
O como avaliar cada um aluno em sala de aula
É importante, é está em constante interação junto ao aluno e qualificar as colocações do aluno, e não somente considerar quantas vezes ele falou frente à turma. Então, é necessário que o professor tenha em mente os critérios de avaliação para bem acompanhar a discussão e interação da turma, assim, avaliar bem a conduta de cada estudante.
Ao meu ver uma das melhores maneiras de se avaliar um aluno inicialmente, é propondo a ele uma situação – problema, no qual ele irá vivenciar o momento e buscar uma forma de resolver dentro dos limites de seus conhecimentos, e levando em conta os três tipos básicos de avaliação segundo suas funções : “a avaliação diagnóstica, que é aquela realizada no início do ano letivo, tem como objetivo dar o professor informações sobre o nível de conhecimentos ou habilidades que o aluno já possui; a avaliação formativa, que se realiza durante o curso, tem por objetivo detectar as falhas existentes no processo-aprendizagem; e a avaliação somativa, feita no final do curso ou ano letivo, e tem como e por objetivo verificar o resultado do processo ensino – aprendizagem.”
Conteúdo patrocinado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 11 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos