Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+152
CARLA ARIELA LUZ
Amanda Alexandre
Anderson Parada
JOÃO CLÁUDIO
geiris lima de melo
valdelina_muniz@hotmail.c
Luciana Rosales
Pedro Mendes
Alice Bispo
d@niel
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Cleide
Jaqueline de Oliveira
leandro da silva melo
alinesotero@uol.com.br
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
ROMERITO FONTINELE DE SOU
REGIANNE
ANTONIO MARQUES DO VALE
Valter Costa
Vanessa Nogueira
Jose Marcelo Fortunato
Sandra Santos Silva
01796226254
Quesia Ferreira Silva Oli
Juliana Batista de Lima
68306466268
Emanoel Aparecido
Elayne Magalhães
Stefanny Carvalho
DENES LUIZ
rosinete l. de campos
Jair Fiesca Júnior
Vinícius Martins
Wladimir Melo Rebouças
Rayalle Lima
Joabe Freitas do Nascimen
Marilene Oliveira Santos
greicyane vinente soares
Luzineia Farias
Cleide Olímpio de Morais
ANA PAULA SILVA REIS
Francisca Raydinelli
cezarhildo
gleiciany Amorim Gomes
Mariane Viana Vasconcelos
Lela Tatiane Franke Nery
José Francisco da Silva
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Géssica
Gedileia Gregório
Maria Silvana Alberto Gom
Rosângela da Silva Melo
Izabel Correia
Thiago Sampaio
sant.angel
Adriana Luiza Schneberger
Maria Moura
José césio medeiros
Cremilda
Obadias Mendonça
jose francisco
Márcia Fittipaldy
Bruna Lalinny Magalhães d
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
ADRIANA SANTOS DA SILVA
Brasilina Feitoza
Rosileuda
Kátia Leão
Elizete
DEVANILDE
Jordana Costa
zildenir
rlima_araujo@hotmail.com
arnangomes
Francisco Lopes
Irleide de Souza Gondin
Neusa Rego
Clarisse Frank
Elzanira Nery Cardoso
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
Gleyson Farias da Silva A
Vanessa Santos
LEILA TAVARES
Joseane Mezerhane
Eulaila Maria H. Nunes
Adeguimar
Carlos Simão
Christyne Diogenes
Francicleia da Rocha
Nayana Rayelly
Dos Anjos
Cliciane
48454605215
Elvis Martins
DarcilaTais
Maria Francineide
Jose Arimateia Souza da C
Valdernilson de L. Gomes
Marta Neves Bezerra
Pedro Felipe
nusaboia
Kétila da Costa Castro
Rozany Rocha pereira
Judson Costa
IVANETE ROCHA DA SILVA
Leide Niria de S Cordeiro
Rogério
Mauricleia Belo Nobre
Cleyciane Bezerra de camp
dianny.fernandes
Maria Sousa
Elissandra queiroz
Sebastiana F V Gomes
Angela silva alves
Verônica Severino
Erico souza
Danilo de Souza
CLARICE BRAGA
keyla galvão
Maria Evanisia
Aucilene Cavalcante da Si
Clarice da Silva Lemos
MAICON BARROSO
Marcio Bernardino e Silva
NazileneSilva Brasil Barr
Rosimeire Rodrigues
GILEAIDE DA SILVA FEITOZA
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Fátima Portela
Helileis Marinho
Lenires
Nilda Conrado
Aldemisia Menezes de Alen
Elisete de assis matos Al
Samara Freitas
Rosangela R de Oliveira
marcelotk
Regilene Almeida
norma.maria
CARLOS CLEU
Sâmyk Farias
francicley de melo
VALÉRIA DA SILVA RABELO
Layla Carneiro
Reno Lacerda Mendes
altenor.junior
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Paula Freire
rarismar
156 participantes
Ir para baixo
avatar
Dos Anjos
Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 18, 2020 8:43 am
Me chamo Maria Neusa Araújo Rego de Melo, trabalho na escola de Ensino Fundamental Plácido de Castro, atualmente estou na função de Coordenadora de Ensino.
A Avaliação em si, é um processo de construção do conhecimento do aluno, onde o mesmo precisa participar de todo processo que está ocorrendo em sua aprendizagem. Se o ato de ensinar e aprender consiste na realização em mudanças e aquisições de comportamentos motores, cognitivos, afetivos e sociais, o ato de avaliar consiste em verificar se eles estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa consecução, para ajudar o aluno a avançar na aprendizagem e na construção do seu saber, sendo que avaliar não se reduz apenas em atribuir notas. Com isso, a avaliação assume dimensão orientadora, permitindo que o aluno tome consciência de seus avanços e dificuldades, para progredir na construção do conhecimento e nesse sentido, o professor tem informações valiosas sobre seu próprio trabalho, onde a avaliação tem uma função de feedback, e o professor terá a oportunidade de repensar e replanejar sua atuação didática, visando assim, mais êxito na aprendizagem de seus alunos.
avatar
43497942200
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Respondendo ao comentário

Seg maio 18, 2020 8:47 am
A avaliação da aprendizagem nos mostra ganhos significativos tanto para o aluno como para o professor. Pois proporciona ao professor o acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos , nos avanços e nas dificuldades. Não ocorrendo apenas em um dado momento, mas deve está presente em todo                                o processo educacional, tornando-se um instrumento que começa desde o início até o final do ano letivo.
avatar
Werica Maria Benevenuto
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliação Adequada

Seg maio 18, 2020 9:52 am
Sou Werica Maria Benevenuto, trabalho na escola Francisco Nunes Leitão na função de professora dos anos iniciais.
Essa discussão em torno da avaliação é de extrema importância, visto que avaliar vai muito além de classificar o aluno em determinado nível de aprendizagem.
A avaliação deve ser um instrumento pelo qual o professor irá avaliar sua própria prática e o processo de aprendizagem. Sendo assim não podemos passar por cima do aluno e deixá-lo para trás, o professor precisa se questionar se o que está sendo passado aos alunos está tendo boas compreensões por eles, como eles estão absorvendo, quais as estratégias de pensamento dos alunos, como eles são quais os perfis que apresentam em sala de aula.
Até porque dentro desse contexto dos problemas que a sociedade e educação enfrentam passar despercebido sem se atentar às questões de aprendizagem e acompanhamento desses alunos significaria ser cruel com a educação e seu exercício por isso Jussara hoffmann afirma que avaliar vai muito além da nota. Avaliar as aprendizagens tem significados profundos, sendo aplicado de forma continua e sendo um processo no decorrer das aprendizagens dos alunos.
Jussara defende a Avaliação da Educação como de fundamental importância tanto para o professor quanto para o aluno.
avatar
Maria Luzivane
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliação do processo de ensino aprendizagem

Seg maio 18, 2020 10:01 am
Sou a professora Maria Luzivane Silva Piauhytrabalho na escola Plácido de Castro em Tarauacá. A avaliação do processo de ensino aprendizagem é realizado de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola e não deve priorizar apenas o resultado mas sim a prática de investigação. Devemos nos conscientizar que aspectos não são notas, mas sim registro de acompanhamento do caminhar acadêmico do aluno. A intenção não é o aluno tirar nota mas sim aprender. A avaliação do processo de ensino aprendizagem tem como dimensão a análise do desempenho do aluno no processo de construção do conhecimento. Avaliar envolve valor e valor envolve pessoa. Avaliação é acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando durante todo o caminho da aprendizagem.
avatar
Nayana Rayelly
Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliação

Seg maio 18, 2020 10:03 am
Nayana Rayelly Lima de Abreu, professora do 5º ano na Escola Plácido de Castro, município de Xapuri.
Para ter um avaliação adequada a cada aluno, temos que ter um acompanhamento com os alunos para identificar as suas dificuldades em relação aos assuntos trabalhados.
Na nossa escola, focamos muito nessas dificuldades, e na resolução delas. Procuramos formas de acompanhar com um objetivo dinâmico para nao tornar um assunto tão repetitivo. Assim chamando atenção dos alunos.
avatar
Josiene Freitas
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Esc. Belo Porvir - Coord. Ensino

Seg maio 18, 2020 10:31 am
Avaliar, de um modo geral, é muito complicado. Uma vez que nossos jovens estão em processo de construção de suas identidades, e muitas vezes não tem em casa um exemplo a ser seguido (seja pela ausência do trabalho ou por outros motivos), fazendo do professor um espelho, daí a importância de se trabalhar a pedagogia da presença, para que se possa de fato cobrar valores e consequentemente o ensino aprendizagem.
A avaliação deve ser construída dia a dia, buscando ativar o pensamento crítico do aluno, pois cada um possui um caminhar diferente, não podendo este ser nivelado por cima. Caso isso ocorra, corre-se o risco não só dá perda de interesse, mas também a perda do aluno que sentirá que seu esforço e crescimento, embora poucos, não estarão sendo valorizados.
Deve-se ter sempre em mente que buscamos um aluno autônomo, solidário e competente, capaz de defender sua opinião e buscar novas estratégias, diante de uma sociedade que está crescimento constante. Em outras palavras, um jovem preparado para alçar novos voos e conquistar novos horizontes.
avatar
Francicleia da Rocha
Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Como avaliar o aluno adequadamente

Seg maio 18, 2020 10:54 am
Pensar em avaliar o aluno ou outra pessoa é sempre muito difícil. E a pergunta é realmente muito desafiadora. Como avaliar o aluno adequadamente. Conforme as leituras que fizemos neste módulo e outras leituras anteriores percebemos que o sentido da avaliação vai se modificando. Antes avaliar tinha o objetivo de verificar o que o aluno sabe e o que precisa aprender. Agora vimos que a avaliação vai além. Ela deve acompanhar todo o processo escolar do aluno, com o objetivo de melhorar nossas estratégias de aprendizagem e trabalho pedagógico. Por isso, respondendo à pergunta, a melhor forma de avaliar o aluno é ajudá-lo em suas investigações, ser seu parceiro mais experiente, dialogar com seus alunos, valorizar o erro e aproveitar todas as respostas dos alunos como ponto de partida para novos desafios, sempre colocando os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Uma experiência que sempre dá certo é pensar nos critérios para cada instrumento diferente de avaliação.
avatar
FRANCISCO OLIVEIRA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty COMO PODEMOS AVALIAR O ALUNO

Seg maio 18, 2020 11:13 am
Eu Francisco Oliveira de Morais, trabalho na escola de Ensino Médio João Ribeiro com a disciplina de Espanhol, respondendo a questão “ Como podemos avaliar o aluno adequadamente”, acredito que a melhor forma de avaliação é investir numa prática e numa avaliação transformadora e inovadora que seja um grande desafio para os educadores, pois a princípio deve-se partir de uma prática escolar libertadora onde os alunos perca os alunos perca o medo de errar, de perguntar, de ser e de expor suas opiniões, uma forma de interação, onde a aprendizagem seja reciproca, com uma prática escolar transformadora onde o professor acima de tudo ame seu trabalho e seus alunos a fim de que use as avaliações como incentivo e estímulo para o crescimento e não como uma ação corretiva, classificatória e detentiva, mas sim, como uma forma de crescimento intelectual e humano, para que assim, tenhamos uma sociedade justa, coerente e participativa no todo comum.
avatar
Carla R, S, Oliveira
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Como podemos avaliar o aluno adequadamente?

Seg maio 18, 2020 11:22 am
Sou a professora Carla Roberta da Silva Oliveira,trabalho na Escola Estadual Marcilio Nunes Ribeiro II,com a disciplina de Geografia.
A avaliação no meu ponto de vista é um processo  contínuo de toda e qualquer atividade executada pelos alunos.Sendo que,para cada atividade deverá ser observado alguns requisitos que está sendo avaliado.E mediante as leituras realizadas nesse módulo ,no que se refere a avaliação, a mesma está sempre se modificando.
Vale ressaltar,que a avaliação acompanha todo o processo escolar do aluno.Mediante a situação que estamos vivendo no momento os alunos estão sendo avaliados pela execução das atividades que estão sendo enviadas no grupo de WhatsApp,onde os mesmos enviam fotos das atividades realizadas,revisadas por mim, corrijo e devolvo para os alunos,e assim sucessivamente.
avatar
Ana paula Benigno
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliação modulo 1

Seg maio 18, 2020 12:23 pm
O aluno passa por um processo de avaliação constante durante sua vida escolar. Avaliar não é apenas dá uma nota por alguma atividade que o aluno realizou, a avaliação do precesso de aprendizagem é continua, cumulativa e sistemática. O professor é o mediador do processo de construção do conhecimento do aluno. Isso significa que devemos reconhecer o aluno como indivíduo único priorizando seus conhecimentos e dificuldades. Ao avaliar um aluno, é possível verificar o que sabe sobre determinado conteúdo para que possamos planejar atividades de acordo com as dificuldades do mesmo. É assim que tenho feito em minha sala de aula.
avatar
Christyne Diogenes
Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Fórum Módulo I - Resposta - Avaliação

Seg maio 18, 2020 12:50 pm
Sou Christyne Diogenes, professora da Escola Pe. Carlos Casavecchia e Elozira dos Santos Thomé.
Segundo a Professora Jussara Hoffman, precisamos superar a prática tradicional de avaliar, deixando para trás que o conceito de avaliação é apenas um medidor de conhecimento, mas sim, mediadora do conhecimento, que faça parte do processo de ensino-aprendizagem, e que o aluno precisa ser estimulado a aprender. Buscar o envolvimento máximo possível do aluno, permanente " vir a ser", sem limites pré estabelecidos. Lembrar que o professor não é alguém que sabe tudo sobre determinado assunto, e o aluno não é alguém que não sabe nada sobre o objeto de conhecimento da aula. Quando há comunicação entre ambos, há aprendizado mútuo.
O professor precisa acompanhar, observando como o aluno está aprendendo o conhecimento e identificar suas dificuldades, tomando assim, quais medidas irá tomar, reformulando seu planejamento, metodologia de ensino, e etc. Portanto, a avaliação é quem regula a aprendizagem.
Nesta perspectiva de avaliação, infelizmente não tenho experiência a ser comentada aqui, no entanto, irei me aprofundar teoricamente sobre o assunto e transpor meu método avaliativo tradicional para avaliação mediadora com certeza.
avatar
ANA KAROLINE CAMURÇA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty EXISTE UM MODO PADRÃO DE AVALIAÇÃO?

Seg maio 18, 2020 1:11 pm
ANA KAROLINE CAMURÇA WANDERLEY, PROFESSORA NA ESCOLA DR. CARLOS VASCONCELOS e na ESCOLA PRESBITERIANA JOÃO CALVINO.

Avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem. Todas as escolas buscam maneiras de melhor avaliar seus alunos, umas avaliam bimestralmente, outras quinzenalmente, outras diariamente. Observando e comparando (mesmo que involuntariamente) as avaliações dos colegas professores, me pergunto se existe algum modelo padrão de avaliar todos os alunos que leciono. O fato é que além das chamadas PROVAS BIMESTRAIS, existem varias formas de avaliar o discente nos dias de hoje. É importante perceber que o estudante de 2020 tem muitas formas de se distrair, de se afastar dos estudos e da escola, além dos discentes que se destacam por sua agilidade e avanço no aprendizado. Portanto o professor de hoje tem que se adaptar e se atualizar constantemente, para que esteja sempre um passo a frente das situações adversas do cotidiano escolar. As avaliações devem ser mais qualitativas do que quantitativas mas sem exclui-las uma da outra na rotina escolar.
Leciono a disciplina de MATEMÁTICA tanto no ENSINO FUNDAMENTAL quanto no ENSINO MÉDIO, e passeando pelos dois "mundos", pude perceber que a forma que avalio as turmas do fundamental não se aplicam as turmas do médio, e que também na mesma modalidade de esnino há turmas que devem ser avalidas de fromas diferentes. Que os discentes não são iguais, por mais que tenham idades iguais, series iguais, por mais que os alunos sejam o mais parecidos possiveis, todos eles tem personalidade diferentes, realidades familiar diferentes, e mentes diferentes. Por isso temos que observar e levar em consideração todos esses fatores. Nas escolas onde eu leciono, todos os dias faço algum tipo de avaliação, seja através de exercicios envolvendo situações do dia-a-dia, ou explicações envolvendo participação dos alunos, mesmo que apenas de forma oral.  
Então, chego a conclusão de que não existe uma fórmula padrão para avaliarmos os alunos, pois todos os dias surgem situações adversas que fazem com que as avaliações anteriores não sejam mais as certas, e assim o professor deverá buscar uma nova forma para melhor avaliar o aluno.
avatar
Maricelia U. Alves
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Como podemos avaliar o aluno adequadamente.

Seg maio 18, 2020 1:54 pm
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL COL. MANOEL FONTENELE DE CASTRO
MARICELIA URSULINO ALVES
RESPONDENDO A QUESTÃO SOBRE A AVALIAÇÃO.
Segundo o texto de Hoffmann, "Avaliar envolve valor, e o valor envolve pessoa. A avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno ao processo de construção de conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando, passa a passo, durante todo o caminho da aprendizagem." Na escola a avaliação da-se pelo processo quantitativo e qualitativo da aprendizagem dos alunos.
avatar
maria amelia
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty avaliação

Seg maio 18, 2020 2:52 pm
Olá! sou Amélia trabalho na escola Marcílio Nunes Ribeiro II,como professora de língua portuguesa.Na minha escola já avançamos muito em questão de avaliação de aprendizagem dos alunos. Temos registros diários das atividades realizadas e fazemos devolutivas individualmente, orientando aonde precisa melhorar. o professor precisa conhecer o ponto de partida de cada aluno . a partir daí acompanhar passo a passo o processo de construção do conhecimento para que possa fazer as intervenções necessárias,contribuindo para que o mesmo avance. quando o professor utiliza as metodologias ativas os alunoa participam ativamente e consegue realizar propostas apresentadas pelos professores.
avatar
Carlos Simão
Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliação Escolar-módulo 1

Seg maio 18, 2020 3:26 pm
Sou Professor Carlos Simão do Nascimento , trabalho atualmente na Escola Estadual Professora Naira Anute de Lima.





Num contexto mais romântico, mais amoroso os processos avaliativos defendidos por Luckesi (1995) , concebe a avaliação, por si , como um ato acolhedor, integrativo, inclusivo. Nessa dimensão a avaliação não deve ser vista como último procedimento, para averiguar, selecionar os mais aptos, mas sim como um processo dinâmico, que por meio deste, o sujeito aprende, se forma, se constrói. Nesse sentido a avaliação está no interior do ato educativo, perpassa todo o ambiente educacional, garantindo que o processo de aprender se efetive, tornando o aluno, o sujeito de sua "feitura". Portanto, é indispensável conceber todo e quaisquer movimentos educativos, como possibilidade de instituir ambientes que permitam a construção do outro de si mesmo. É a existência consciente que se faz na avaliação que fazemos de nós mesmos e, das internalizações que realizamos a partir da percepção do todo.
avatar
Francisca Jéssica
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Resposta ao forúm avaliação escolar

Seg maio 18, 2020 4:16 pm
Boa tarde! Me chamo Francisca Jéssica Santos Ferreira e trabalho na escola Lindaura Martins Leitão lecionando a disciplina de geografia.

O professor utilizando diferentes metodologias pode se valer de diversas formas de avaliar os alunos, através das provas bimestrais, trabalhos em que consistem de exercícios, simulados, trabalhos em grupos, seminários, debates, observação do aluno quanto aos valores atitudinais, resumos, relatórios enfim. É necessário utilizar das diversas metodologias sendo o professor criativo e despertando a criatividade dos alunos pois eles tem muita criatividade, desenvolver a participação nas aulas é fundamental pois o aluno se envolve na aula e tem maior interesse, devemos motivar sempre nossos alunos. o trabalho do professor é árduo e este deve ser um ativo pesquisador para procurar as melhores formas de avaliar seus alunos, lembrando que cada um tem seu ritmo de aprendizagem, devemos refletir nosso trabalho. Assim a avaliação visa medir o aprendizado do aluno durante todo o processo de ensino aprendizagem para sabermos a capacidade do aluno no contexto educacional.
avatar
maria amelia
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty avaliação

Seg maio 18, 2020 4:22 pm
Olá! sou Amélia trabalho  na escola Marcílio Nunes Ribeiro II,como professora de língua portuguesa.Na minha escola já avançamos muito em questão de avaliação de aprendizagem dos alunos. Temos registros diários das atividades realizadas e fazemos devolutivas individualmente, orientando aonde precisa melhorar. o professor precisa conhecer o ponto de partida de cada aluno . a partir daí acompanhar passo a passo o processo de construção do conhecimento para que possa fazer as intervenções necessárias,contribuindo para que o mesmo avance. quando o professor utiliza as metodologias ativas os alunoa participam ativamente e consegue realizar  propostas apresentadas pelos professores.
avatar
Elza Alves de Sá
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliação Escolar

Seg maio 18, 2020 4:46 pm
Olá! Sou a Elza Alves de Sá, C.P. da E.E.E.M. Dom Júlio Mattioli.
Segundo Hoffmann, a avaliação atribui um valor que se confere ao desempenho de um pessoa, em determinada tarefa. Para avaliar um aluno, precisamos em primeiro lugar, diagnosticar os conhecimentos prévios do mesmo, em determinado tema, e em seguida, acompanhar a sua evolução passo a passo, no processo ensino e aprendizagem.
É um trabalho que demanda observação, registros e principalmente orientação/ suporte adequado de referências para pesquisa e recursos didáticos/ instrumentos de avaliação coerentes com o tema em estudo.
avatar
ANA C PONTES
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty O Mito da Avaliação da Aprendizagem

Seg maio 18, 2020 4:55 pm
Sou Ana Claudia de Souza Pontes, professora do 2º ano do Ensino Fundamental em Rio Branco - Acre, na escola Raimundo Hermínio de Melo. Com o titulo O Mito da Avaliação da Aprendizagem - Na avaliação mediadora o professor deve interpretar a prova não para saber o que o aluno não sabe, mas para pensar nas estratégias pedagógicas que ele deverá utilizar para interagir com esse discente. Para que isso aconteça, o desenvolvimento dessa prática avaliativa deverá decodificar a trajetória de vida do aluno durante o qual ocorre mudanças em múltiplas dimensões, e isso é muito mais do que conhecer o educando.
avatar
ANA C PONTES
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty O Mito da Avaliação da Aprendizagem

Seg maio 18, 2020 5:12 pm
Sou Ana Claudia de Souza Pontes, professora do 2º ano do Ensino Fundamental em Rio Branco - Acre, na escola Raimundo Hermínio de Melo. Com o titulo O Mito da Avaliação da Aprendizagem - Na avaliação mediadora o professor deve interpretar a prova não para saber o que o aluno não sabe, mas para pensar nas estratégias pedagógicas que ele deverá utilizar para interagir com esse discente. Para que isso aconteça, o desenvolvimento dessa prática avaliativa deverá decodificar a trajetória de vida do aluno durante o qual ocorre mudanças em múltiplas dimensões, e isso é muito mais do que conhecer o educando.
avatar
Maria do Socorro B. Matos
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Uma avaliação participativa

Seg maio 18, 2020 5:15 pm
Escola: João Mariano da Silva
Professora: Maria do Socorro Bernardo Matos Santos
Turma: 5º Ano A

Levando -se em conta a Lei 9394/96, devemos avaliar nosso aluno no dia a dia, valorizando o desenvolvimento desse aluno: sua pontualidade, assiduidade, participação, empenho, capricho ao realizar suas atividades. Desse modo, estamos considerando que a avaliação não ocorre apenas em um momento especifico, e sim que está presente em todo o processo educacional. Nesse contexto, é importante levar em conta o erro, às dúvidas e acertos dos alunos, para que o professor, possa replanejar suas aulas, dependendo da necessidade.
Sendo assim, a avaliação deve acontecer de forma continua, durante todo o processo, sendo utilizada  pelo professor vários recursos: portfólio, oralidade, atividade escrita, pesquisa, atitudes, valores, prova etc.
Vale ressaltar que devemos levar em conta que a Avaliação deve contribuir para o desenvolvimento das capacidades  dos  alunos e consequentemente com a melhoria do ensino.
Uma experiência bacana que aconteceu  na minha escola ano passado(2019), foi que   praticamente todos os alunos tinham medo de falar, medo de errar. Então comecei a trabalhar, a oralidade, a participação deles, levando - os a perceberem que o erro era muito importante para que a verdadeira aprendizagem acontecesse. Acho que tive muito sucesso, pois no decorrer do ano letivo eles estavam participando ativamente das aulas, todos queriam falar. Acredito que tiveram confiança em como as aulas estavam sendo conduzidas . A troca de experiencia foi muito significativa e acontecia entre aluno/professor, professor/aluno, aluno/aluno. Fiquei muito feliz, pois percebi que eles compreenderam a importância de não ter medo de errar, da importância da participação e de uma aprendizagem significativa. Laughing
avatar
GLEICIANE.BRITO
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Posicionamento sobre a AVALIAÇÃO

Seg maio 18, 2020 5:41 pm
Boa tarde, meu nome é Gleiciane Guimarães de Oliveira Brito, trabalho na escola Raimundo Hermínio de Melo, sou professora de ensino fundamental 1.

O Aluno não deve ser avaliado apenas através de provas ou atividades escritas, mas de formas espontâneas que os levem a refletir no conteúdo abordados, situações vividas, bem como formular e reformular hipóteses. Temos como exemplos os nossos alunos especiais, que muitas vezes não possuem a capacidade e nem a habilidade da escrita, porem podemos avaliados de forma lúdica e pratica, porem isso não se aplica apenas a ele, mas em vários alunos, assim o professor acaba tendo em mãos vários ferramentas e formas de avaliar. Tendo em vista que a forma de avaliar tradicionalmente pode ser deixada de lado, temos a liberdade de usa la de forma eficaz. Com tudo o professor passa a ser o protagonista da situação abrindo assim portas que levam o aluno se tornar um ser com mais autonomia em pensar e refletir.
avatar
sandra lopes soares
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Importância de avaliar

Seg maio 18, 2020 6:08 pm
Sou a Professora Sandra Lopes Soares, professora de História da Escola Plácido de Castro no município de Tarauacá – Acre
Para avaliar adequadamente nosso aluno, devemos levar em consideração as formas de avaliação do processo de ensino e aprendizagem : contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular. A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas a prática de investigação, mas deve também, questionar a relação ensino-aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica. Os erros são tidos como pistas que demonstram como o aluno está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que estão sendo adquiridos, admitindo uma melhor compreensão destes. Dessa forma, cabe ao professor planejar as atividades de acordo com as dificuldades dos alunos.


avatar
Messias
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Messias Ramos, Escola Santo Izidoro e estou Coordenador de Ensino

Seg maio 18, 2020 6:09 pm
Sendo a avaliação da aprendizagem escolar um processo bilateral significa que não somente o aluno está sendo alvo desse processo. Nesse cabe ao professor fazer uso de variadas alternativas metodológicas para fazer com que seus alunos desenvolvam as competências necessárias para cada disciplina/ano/série.
avatar
Adeguimar
Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 18, 2020 6:18 pm
Sou Adeguimar Almeida Carvalho, professora do 1⁰ ano do ensino fundamental na escola Jornalista José Chalub Leite em Rio Branco-Acre.

          A todo momento em nossa vida, avaliamos e somos avaliados. Por isso, a avaliação é importantíssima para a  nossa vida. E no ambiente escolar, ela é um instrumento de grande valor e  indispensável na nossa prática pedagógica. A partir dela,temos um norte para alcançar os objetivos propostos nas ações. Podemos acompanhar o desenvolvimento do aluno, diagnosticando o que já sabem e o que ainda precisa aprender.
Conteúdo patrocinado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos