Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+152
CARLA ARIELA LUZ
Amanda Alexandre
Anderson Parada
JOÃO CLÁUDIO
geiris lima de melo
valdelina_muniz@hotmail.c
Luciana Rosales
Pedro Mendes
Alice Bispo
d@niel
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Cleide
Jaqueline de Oliveira
leandro da silva melo
alinesotero@uol.com.br
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
ROMERITO FONTINELE DE SOU
REGIANNE
ANTONIO MARQUES DO VALE
Valter Costa
Vanessa Nogueira
Jose Marcelo Fortunato
Sandra Santos Silva
01796226254
Quesia Ferreira Silva Oli
Juliana Batista de Lima
68306466268
Emanoel Aparecido
Elayne Magalhães
Stefanny Carvalho
DENES LUIZ
rosinete l. de campos
Jair Fiesca Júnior
Vinícius Martins
Wladimir Melo Rebouças
Rayalle Lima
Joabe Freitas do Nascimen
Marilene Oliveira Santos
greicyane vinente soares
Luzineia Farias
Cleide Olímpio de Morais
ANA PAULA SILVA REIS
Francisca Raydinelli
cezarhildo
gleiciany Amorim Gomes
Mariane Viana Vasconcelos
Lela Tatiane Franke Nery
José Francisco da Silva
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Géssica
Gedileia Gregório
Maria Silvana Alberto Gom
Rosângela da Silva Melo
Izabel Correia
Thiago Sampaio
sant.angel
Adriana Luiza Schneberger
Maria Moura
José césio medeiros
Cremilda
Obadias Mendonça
jose francisco
Márcia Fittipaldy
Bruna Lalinny Magalhães d
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
ADRIANA SANTOS DA SILVA
Brasilina Feitoza
Rosileuda
Kátia Leão
Elizete
DEVANILDE
Jordana Costa
zildenir
rlima_araujo@hotmail.com
arnangomes
Francisco Lopes
Irleide de Souza Gondin
Neusa Rego
Clarisse Frank
Elzanira Nery Cardoso
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
Gleyson Farias da Silva A
Vanessa Santos
LEILA TAVARES
Joseane Mezerhane
Eulaila Maria H. Nunes
Adeguimar
Carlos Simão
Christyne Diogenes
Francicleia da Rocha
Nayana Rayelly
Dos Anjos
Cliciane
48454605215
Elvis Martins
DarcilaTais
Maria Francineide
Jose Arimateia Souza da C
Valdernilson de L. Gomes
Marta Neves Bezerra
Pedro Felipe
nusaboia
Kétila da Costa Castro
Rozany Rocha pereira
Judson Costa
IVANETE ROCHA DA SILVA
Leide Niria de S Cordeiro
Rogério
Mauricleia Belo Nobre
Cleyciane Bezerra de camp
dianny.fernandes
Maria Sousa
Elissandra queiroz
Sebastiana F V Gomes
Angela silva alves
Verônica Severino
Erico souza
Danilo de Souza
CLARICE BRAGA
keyla galvão
Maria Evanisia
Aucilene Cavalcante da Si
Clarice da Silva Lemos
MAICON BARROSO
Marcio Bernardino e Silva
NazileneSilva Brasil Barr
Rosimeire Rodrigues
GILEAIDE DA SILVA FEITOZA
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Fátima Portela
Helileis Marinho
Lenires
Nilda Conrado
Aldemisia Menezes de Alen
Elisete de assis matos Al
Samara Freitas
Rosangela R de Oliveira
marcelotk
Regilene Almeida
norma.maria
CARLOS CLEU
Sâmyk Farias
francicley de melo
VALÉRIA DA SILVA RABELO
Layla Carneiro
Reno Lacerda Mendes
altenor.junior
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Paula Freire
rarismar
156 participantes
Ir para baixo
avatar
inesitamathias@mail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Avaliação Escolar

Seg Jun 01, 2020 12:52 pm
Professora Maria Inês Mathias da Costa, leciono na Escola Estadual Raimundo Hermínio de melo II, em Senador Guiomard AC. segundo Hoffmann alguns pontos básicos, que facilitam atitudes necessárias as instituições de ensino, ao que se refere ao presente, do mesmo modo ao futuro ao que se tange ao processo de avaliação na perspectiva da promoção, entretanto o conhecimento será sempre construído, o sujeito dessa ação é o aluno.
A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica. Devemos enquanto professor buscar conhecer ao máximo os nossos alunos, observa-los, fazer registros afim de compararmos a evolução de sua aprendizagem em sala, como respondeu as suas intervenções. Comparando assim durante todo o processo como o aluno estava, como evoluiu e como está saindo daquela etapa de ensino, valorizando sempre o que ele já sabe para dar subsídio ao que ainda vai ser ensinado. Enfim a avaliação deve ter uma finalidade diagnóstica, voltada para o levantamento das dificuldades dos alunos, com vistas à correção de rumos, à reformulação de procedimentos didáticos ou até mesmo dos objetivos.
avatar
janayra.ac@gmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Avaliação

Seg Jun 01, 2020 1:54 pm
J. N. Jácome , 4 ano B, S.Francisco de Assis I

A avaliação é o ponto de partida, mas também deve ser contínua. Para um bom desempenho de ambos, aluno como professor ela deve ser observada, analisada e reflexiva e depois deve-se refletir sobre a nossa própria reflexão. A avaliação ajuda o professor a ser mais humano quando observado o todo do aluno.
avatar
Clenilda Silva de Almeida
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Avaliação segundo Hoffman

Seg Jun 01, 2020 3:39 pm
A avaliação escolar pode ser definida como um meio de obter informações sobre os avanços e as dificuldades de cada aluno. A avaliação precisa ser processual, contínua e sistematizada, nada pode ser aleatório.
avatar
50531930587
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Jun 01, 2020 4:12 pm
Sou professora: Marilene Oliveira Santos Freire
Escola: Dr. Flaviano Flávio  Batista
Leciono: 1º Ano Turma: "B"

De acordo Jussara Hoffmann, avaliar os alunos envolve estratégias. discernimentos  claro  e sensibilidade, desde desenvolver padrões de avaliação. O professor precisa caminhar junto com o educando, durante todo o processo de aprendizagem. Avaliação significa ação provocativa do professor desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses,  encaminhando-o a um saber enriquecido, acompanhando o "vir a ser", favorecendo ações educativas para novas  descobertas. A avaliação apresenta uma importância social e política fundamental  no fazer   educativo  vinculando-a a ideia  de qualidade.
avatar
greicyane vinente soares
Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/06/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Utilizar os saberes de ambos os lados, fazer com que o aluno sinta-se capaz valorizando suas experiências.

Seg Jun 01, 2020 5:12 pm
Greicyane Vinente Soares Szuta
Escola: Prof. Ilka Maria de lima


É extremamente importante que o aluno obtenha confiança e que seja capaz de produzir suas próprias verdades, que possa não somente se manifestar, mas valorizar o que manifesta. Por esse motivo o erro já não é considerado ponto de desmerecimento e suas dúvidas não deverão ser incômodos aos educadores. O professor que era aquele que dava o conteúdo e depois averiguava se o que ele passou foi decorado pelos alunos, agora é aquele utiliza as experiências dos alunos e a sua para que soluções e melhorias sejam criadas para a qualidade da vida em sociedade.
avatar
Geane de Souza Costa
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Avaliação e aprendizagem

Seg Jun 01, 2020 5:18 pm
Sou Geane de Souza Costa, trabalho na escola rural: Raimundo Herminio de Melo II, na função de professora de Língua Portuguesa no fundament 2 e médio.
Segundo Hoffmann, a avaliação é fundamental para o desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento.
Este processo é longo e requer avaliação de ambas as partes para que tudo vá bem.
A avaliação deve ser diária, e partir de cada capacidade para que se detecte se as habilidades estão sendo alcançadas. Para tanto, faz_ se necessário que o professor trasse vários instrumentos de avaliação diagnóstica.
Em minha prática escolar, faço uso de várias estratégias, porque as pessoas não aprendem da mesma forma.
Por exemplo: atividades diferenciadas. Ou quando um aluno não consegue por no papel o que pensa, nesse momento peço para que ele fale oralmente ou vice versa. Dessa forma consigo avaliar se este de fato está conseguindo se desenvolver e a partir daí, ajudá_ lo a por no papel suas impressões de aprendizagem.
Processos como esses deve ser diário, é envolve confiança e parceria, até que ele se torne autônomo e tenha um excelente resultado na avaliação classificatória.


avatar
Aldenora Alves da Silva O
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty O desempenho da avaliação

Seg Jun 01, 2020 5:59 pm
Eu sou professora Aldenora Alves da Silva Oliveira,da escola Raimundo Hermínio de Melo 2, no município Senador Guiomard,na função da seria inicial fundamental 1. A avaliar e fundamental,no desempenho do aluno. Pois através da avaliação,o professor indentificar as dificuldades do aluno. Entretanto ela criará estratégias para superar que o aluno possa superar suas dificuldades. O professor acompanhará o desenvolvimento do aluno , através das atividades trabalhada em sala de aula.

Essas estratégias ajudará o aluno,desenvolver habilidades no ensino aprendizagem dentro da avaliação.
Como educando em sala de aula, houver várias experiências com aluno ocorreu durante o ensino,muitas dificuldades de aprendizagem . Porém ao observar as dificuldades de alguns alunos em sala de aula,. Eu criei várias estratégias de como os alunos alcancem um bom resultado no seu desenvolvimento no aprendizado. Portanto foram trabalhado vários métodos como : atividades diferenciada, atividades lúdicas,atividades para casa,jogos pedagógicos,trabalhos em grupo e individuais, observação de cadeira em cadeira e outros.


avatar
Sandra Ramalho
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Avaliação do desenvolvimento escolar

Seg Jun 01, 2020 7:03 pm
Sou Sandra Ramalho Galiano, trabalho na escola Raimundo Hermínio de Melo II na função de professora das séries iniciais.
Para HOFFMANN, a avaliação é fundamental para o acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do seu próprio
desenvolvimento escolar, aonde a mesma destaca duas premissas fundamentais: o aluno tende adquirir confiança na construção das suas próprias verdades
e aprender a valorizar suas manifestações e interesses. Quanto a minha prática em sala de aula, procuro desenvolver varias estrategias de avaliação.
Sempre costumo usar um vai e vem nos conteúdos, assim vou avaliando os conhecimentos adquiridos pelos alunos e através de suas respostas traço um novo ponto de partida para a elaboração de novos objetivos.


avatar
Marilene Oliveira Santos
Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/06/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Avaliação!

Seg Jun 01, 2020 8:30 pm
Sou professora: Marilene Oliveira Santos Freire
Escola: Dr. Flaviano Flávio  Batista
Leciono: 1º Ano Turma: "B"
De acordo Jussara Hoffmann, avaliar os alunos envolve estratégias. discernimentos  claro  e sensibilidade, desde desenvolver padrões de avaliação. O professor precisa caminhar junto com o educando, durante todo o processo de aprendizagem. Avaliação significa ação provocativa do professor desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses,  encaminhando-o a um saber enriquecido, acompanhando o "vir a ser", favorecendo ações educativas para novas  descobertas. A avaliação apresenta uma importância social e política fundamental  no fazer   educativo  vinculando-a a ideia  de qualidade.
avatar
Etelvina Cardoso Ponce
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Avaliação e algo contínuo

Ter Jun 02, 2020 5:41 am
De acordo com os textos apresentado neste modulo, existe diferentes formas de avaliar um aluno, uma turma, mas o que não podemos esquecer é que além dos alunos, a pessoa mais avaliada em todo esse processo é o próprio professor. O professor deve se autoavaliar, ele é avaliado pelos pais, pelos coordenadores, na verdade por toda a direção da escola.
Os alunos fazem essa avaliação também, assim como o professor deseja que os seus alunos mostrem avanço na aprendizagem, os alunos desejam que seus professores sejam esforçados, interessados em ensinar realmente.
Então, a avaliação é um conjunto de ação. Não pode ser apenas um julgamento por meio de notas.
É buscar o interesse da turma e trabalhar em cima disso para que o aprendizado aconteça de forma mútua e socializada!

Prof. Etelvina Cardoso Ponce
Escola. Prof. Josué Fernandes

avatar
JÓ Marinho
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Jun 02, 2020 9:32 am
Sou Hilda Jordete Marinho de Souza, atualmente trabalho no Núcleo da Secretaria de Cruzeiro do Sul, como assessora do Ensino Médio.
Falar de avaliação sempre pra mim é um tema que sempre me cativou na educação, pensar nessa avaliação como um  processo de aprendizagem é não como o fim da aprendizagem.
HOFFMANN ao afirmar que a avaliação é fundamentalmente o acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O processo precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem, nos leva a pensar ou ate mesmo repensar no que significa realmente essa palavra AVALIAR para cada um de nós professores.
O processo de aprendizagem se constrói entre professores e alunos, alunos e alunos e alunos e professores, ninguem caminha sozinho. É  um trabalho em equipe e se um ficar pelo caminho todos perderam. Assim, se meu aluno não conseguiu aprender, preciso saber onde este aluno, ficou no caminho, o que dificultou ou impediu  sua caminhada, sua conquista, dessa forma, percebe-se que o ato de avaliar é bem mais amplo que um simples ato de atribuir notas.
Acredito assim, que avaliar o aluno adequadamente é ter uma preocupação não com a nota obtida por ele, não só com o número de alunos aprovados no fim da cada bimestre mas sim, com o que aconteceu durante o processo que algum ou alguns alunos não conseguiram também, pois só assim enquanto professores estaríamos dando oportunidade iguais aos alunos. Avaliando durante seu processo de aprendizagem,  suas potencialidades e suas dificuldades encontradas com o intuito de amenizá-las ou resolvê-las.
Com relação a situação , quando estava em sala de aula, tive a experiencia de fazer uma atividade com meus alunos que deu muito certo. Estava trabalhando equações do 2º grau e passei para cada um dos meus alunos uma situação probema envolvendo o conteúdo para que eles resolvessem e fizessem um video que seria enviado para mim com ele respondendo. (Vale destacar que o aluno não precisava aparecer no video mas, deveria constar sua mão resolvendo a atividade e seu audio explicando como tinha feito, resolvendo. Se preferisse podia fazer explicação na sala. Os alunos deveriam tirar qualquer dúvida com a professora antes de apresentar o resultado final.  Assim, consegui verificar o aprendizado dos meus alunos (individual) nesse conteúdo) Outra experiência que tive foi com o uso do Whatsapp com envio de atividades extras, onde os alunos podiam propor desafios para os colegas e a professora também e vice versa, tirando  dúvidas e demonstrando como resolviam tais atividades.
avatar
Clélia M. de S. Damazio
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Jun 02, 2020 11:21 am
Sou professora Clélia M. de S. Damazio, tabalho na escola Getúlo Vargas, situada em Brasiléia-AC.
Diante das dificuldades que se impõem atualmente à melhoria da qualidade da educação, a avaliação destaca-se como um conjunto de conhecimentos imprescindíveis ao cotidiano docente, na medida em que se constitui como prática reflexiva do processo ensino e aprendizagem.
Nesse sentido, pensar em avaliação no contexto escolar significa pensar em tomada de decisões dirigidas a melhorar o ensino e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. Refletir sobre como direcionar a avaliação para esse caminho supõe pensar no objetivo de avaliar, perguntar-se sobre as funções da avaliação.A avaliação da aprendizagem como processo contínuo deveria buscar diagnosticar as dificuldades do aluno e, de posse desse conhecimento, o professor deveria trabalhar de forma a propiciar a superação dessas dificuldades. Nesse sentido, a avaliação destaca-se como a própria ação educativa, que tem importante papel mediador no processo de ensino e aprendizagem.
avatar
Joabe Freitas do Nascimen
Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/06/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Jun 02, 2020 12:37 pm
JOABE FREITAS DO NASCIMENTO
E.E.E.F.M PROF. NAZIRA ANUTE DE LIMA
PROF° DE MATEMÁTICA

A avaliação é uma ferramenta para tomada de decisões, principalmente para que se tenha uma visão ampla do processo formativo do aluno. Nesse sentido, verificar o rendimento escolar não é tarefa fácil, pois deve ser realizado através de uma avaliação contínua e cumulativa, segundo a nova LDB, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Além disso, a avaliação exige prestar atenção no aluno, conhecê-lo, propor-lhe questões novas e desafiadoras e ouvir seus argumentos. Portanto, o professor precisa estar em contínuo contato com o aluno, observando e traçando novas situações motivadoras para o processo de ensino aprendizagem do aluno.


Última edição por Joabe Freitas do Nascimen em Ter Jun 02, 2020 4:47 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Elane Gomes
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Trabalho na Escola :Manoel Braz de Melo sou professora de geografia .

Ter Jun 02, 2020 2:06 pm
Avaliamos um aluno de várias formas,mais uma das mais interessante é ver ser o aluno estar apito a apreender. E também nos professores temos que ter a criatividade em alta para despertar a curiosidade do aluno.
A avaliação e a chave de descobertas se realmente estamos caminhando p caminho certo.Interagir com o educando é fundamental pois sua interação monstra a realidade de nossos esforços.
avatar
Elane Gomes
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Trabalho na Escola :Manoel Braz de Melo sou professora de geografia .

Ter Jun 02, 2020 2:10 pm
Avaliamos um aluno de várias formas,mais uma das mais interessante é ver se o aluno estar apito a apreender. E também nós professores temos, que ter a criatividade em alta para despertar a curiosidade do aluno.
A avaliação e a chave de descobertas se realmente estamos caminhando p caminho certo.Interagir com o educando é fundamental pois ,sua interação monstra a realidade de nossos esforços.
avatar
Rayalle Lima
Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Formação Continuada em Avaliação Escolar Para Professores, Coordenadores e Assessores Pedagógicos Mod. I

Ter Jun 02, 2020 2:40 pm
Rayalle de Souza Lima.
Escola Proª Nazira Anute Lima.
Profº de Matemática.
A avaliação escolar há muito tempo é utilizada para classificar, selecionar seus alunos e como instrumento de disciplina e autoritarismo na sala de aula, a avaliação classificatória privilegia a competição e o julgamento e não a aprendizagem e a ação pedagógica.
O ato de avaliar a aprendizagem está relacionado profundamente ao processo de ensino; portanto, deve ser conduzido como mais um momento em que o aluno está aprendendo. Segundo Vasco Moretto,
o aluno coloca suas energias em busca do sucesso, normalmente associado a uma boa nota. Se é essa a cultura estabelecida, por que não aproveitá-la e transformar a avaliação em mais um momento de construção de conhecimento? (Moretto, 2007, p. 10).
avatar
Maria luciane N. dos sant
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Avaliação escolar

Ter Jun 02, 2020 4:04 pm
A avaliação escolar é um meio de obter informações sobre os avanços e as dificuldades dos alunos constituindo_se em um procedimento contínuo ao processo ensino _aprendizagem, de certa forma orienta o professor planejar suas ações, a fim de ajudar o aluno a proseguir, com eficácia seu processo de escolarização.
avatar
RAIMUNDA LUCILENE
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Avaliação como processo de aprendizagem

Ter Jun 02, 2020 8:04 pm
Sou Raimunda Lucilene santana dos Santos, professora e atualmente assessora pedagógica da divisão de educação especial.
Falar de avaliação me traz muitas recordações de quando ainda era estudante e fazendo uma análise constata-se que muitas mudanças ocorreram no processo de avaliação da aprendizagem, porém, ainda necessita de mudanças significativas para que se alcace o verdadeiro objetivo de avaliar. O que se percebe é que muitos educadores ainda estão relacionando a avaliação á uma nota pois é o que se é exigido. Mais a avaliação é mais ampla e envolve mudança de posturas por parte dos professores. a avaliação deve ser vista como um meio para alcançar o aluno, descobrir e ajudá-lo a superar suas dificuldades e avançar nos estudos e na vida social. O aluno deve ser visto como autor e coautor de sua aprendizagem e o professor mediador, sempre levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida no processo. Por isso que a avaliação deve ser dinâmica pois precisa levar em consideração o sujeito e a prática do docente, a avaliação deve ser continua porque tudo se renova, os interesses e dificuldades sempre estão presentes no sujeito. É necessário que haja interação entre professor e aluno, ou seja reciprocidade, partindp desse pressuposto acreedita-se que os resultados serão significativos e satisfatórios para ambos.
avatar
Gemima Ferreira Silva
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Módulo I - Avaliação como processo de aprendizagem

Ter Jun 02, 2020 10:53 pm
Escola João Ricardo de Freitas
Professora Gemima Ferreira

MÓDULO I
Resposta à questão proposta

"Conforme HOFFMANN (2009), avaliar envolve valor, e valor envolve pessoa. Avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem."

Baseado na citação de HOFFMANN, como podemos avaliar o aluno adequadamente? Comente uma situação e/ou experiência que está dando certo em sua escola.

Segundo a autora, “avaliar envolve valor, envolve pessoa”. Quando avaliamos os nossos alunos temos que levar em consideração que estamos avaliando a nossa atuação pedagógica, ou seja, o nosso desempenho enquanto educador também está sendo avaliado.
Para avaliar o aluno adequadamente é necessário observar a LDB Lei 9394/96, art. 24 inciso V, que determina que a Avaliação deve ser contínua e cumulativa. É fundamental que o professor acompanhe o desempenho do aluno durante todo o ano letivo dialogando, incentivando o mesmo a construir seu próprio conhecimento.
A avaliação deve ser utilizada com o apoio de múltiplos instrumentos de coleta de informações, pode ser feita através de:
- Registro das atividades pedagógicas realizadas
- Observação dos alunos nas aulas (anotação da sua participação nas atividades)
- Debate entre os alunos
- Trabalho em grupo
- Autoavaliação
- Provas e testes


Em 02/06/2020.
avatar
Wladimir Melo Rebouças
Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/06/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Avaliação

Ter Jun 02, 2020 11:07 pm
O processo de avaliação escolar do ponto de vista do professor, consiste em verificar se está acontecendo o ensino e a aprendizagem, ou seja, o professor ensina e o aluno aprende. Nesse sentido alguns aspectos são importantes:
1) O que o aluno já sabe deve ser tomado como ponto de partida;
2) Realização um diagnóstico.
3) Os objetivos propostos estejam bem definidos, o aluno precisa saber o que ele deve aprender e o professor precisa saber o que ele deve ensinar.
4) O aluno tem que compreender que se ele não aprendeu o professor está no papel de ajudá-lo novamente.
5) Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação processual e formativa serão organizados nas redes de ensino por meio de atividades teóricas e práticas, provas orais e escritas, seminários, projetos e atividades online (Lei 13415 – Novo Ensino Médio). Ou seja, a lei pretende garantir uma diversidade tanto na proposta metodológica, quanto na avaliação desse aprendizado. Tentar padronizar esse processo de investigação não é o caminho a ser seguido.

Wladimir Melo Rebouças - Professor de Matemática - Colégio Acreano
avatar
jamesbondczs@gmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Fórum - Módulo I

Qua Jun 03, 2020 12:02 am
Olá, sou James Santos da Rocha, Gestor da Escola Estadual de Ensino Fundamental I e II Cora Coralina, município de Cruzeiro do Sul - AC.
Com base nos textos lidos sobre Avaliação Escolar, percebe-se o tamanho do desafio que os nossos profissionais têm pela frente para que avaliação seja um instrumento que venha a ajudar os nossos alunos a aprender de maneira eficaz. A lei 9.394/96 LDB especificamente, em seu (Art. 24 V-a) , deixa claro os critérios corretos de avaliarmos o processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Orienta que a avaliação deve ser contínua e cumulativa da atuação do educando, com prioridade dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.  A avaliação em nossas escolas precisa está em um contexto que proporcione aos educandos desenvolver seu senso crítico e que possa ter uma participação ativa nesse processo, ou seja, ele saiba fazer sua própria autoavaliação dos seus pontos fracos e fortes e com a ajuda do professor alcançar seus objetivos. Do ponto de vista dos autores citados nos textos lidos, como por exemplo, Jussara Hoffmann "“A avaliação é a reflexão transformada em ação, não podendo ser estática nem ter caráter sensitivo e classificatório”. Nessa ótica, as escolas, ou seja, os professores (as) não tem que se preocupar simplesmente na avaliação somativa, nota, mas sim, se o aluno aprendeu ou não os conhecimentos, habilidades e os valores trabalhos e suas aulas.
avatar
Francisco Dias
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Desafios da Avaliação Escolar

Qua Jun 03, 2020 8:13 am
O mundo contemporâneo exige inovações didático-
pedagógicas que possam contribuir para que a escola cumpra com seus objetivos
de ensino e aprendizagem e que proporcione um espaço de possibilidades para fazer com que o
aluno realmente aprenda o
necessário para atuar no meio da sociedade em que está inserido.
Sendo a avaliação uma das etapas da do cotidiano do aluno a mesma deve possibilitar ao educando em
contexto escolar uma variedade de ítens a serem avaliados, não se tornando apenas um modelo
a ser seguido e, a escola deve ser inovadora em seu aspecto didático-pedagógico
avatar
greicyane vinente soares
Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/06/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Greicyane Vinente Soares Szuta Escola: Prof. Ilka Maria de lima

Qua Jun 03, 2020 9:23 am
Utilizar os saberes de ambos os lados, fazer com que o aluno sinta-se capaz valorizando suas experiências.



É extremamente importante que o aluno obtenha confiança e que seja capaz de produzir suas próprias verdades, que possa não somente se manifestar, mas valorizar o que manifesta. Por esse motivo o erro já não é considerado ponto de desmerecimento e suas dúvidas não deverão ser incômodos aos educadores. O professor que era aquele que dava o conteúdo e depois averiguava se o que ele passou foi decorado pelos alunos, agora é aquele utiliza as experiências dos alunos e a sua para que soluções e melhorias sejam criadas para a qualidade da vida em sociedade.



avatar
Daniel jinkings de melo
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Avaliar por meio de observação:

Qua Jun 03, 2020 10:18 am
Quando vamos avaliar os alunos temos que ser flexivos pois nem sempre os alunos são iguais observar a nossa sala de aula para não sermos radicais fazer o aluno senti-se a vontade e não amedrontado pelo professor se o aluno termina sua prova nos temos que dar uma olhada caso tenha questões errada tem que chamar o mesmo para refazer o trabalho novamente pois cada professor conhece seu aluno e a capacidade dele, fazendo assim o aluno não vai ficar intimidado dando chance para os mesmos.
avatar
Vinícius Martins
Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/06/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Avaliação educacional

Qua Jun 03, 2020 10:51 am
Olá, sou Vinicius Martins dos Santos. Quando se busca avaliar os alunos é importante levar em consideração, que no processo avaliativo, não buscamos apenas classificar os alunos como bons ou ruim, não é um processo  seletivo ou excludente, é um meio pelo qual podemos sempre encaminhar ações que irão direcionar os alunos, é um processo mediador que busca a efetivação dos conhecimentos Sendo assim, a melhor forma de avaliar os alunos está centrada na busca de obter informações que possam direcionar o professor a buscar meios que possibilitem ao aluno sair de sua passividade e tornar-se ativo, é uma avaliação  qualitativa, que ao mesmo tempo que gera duvidas ajuda a saná-las, que produza significado.
Conteúdo patrocinado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 30 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos