Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+152
CARLA ARIELA LUZ
Amanda Alexandre
Anderson Parada
JOÃO CLÁUDIO
geiris lima de melo
valdelina_muniz@hotmail.c
Luciana Rosales
Pedro Mendes
Alice Bispo
d@niel
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Cleide
Jaqueline de Oliveira
leandro da silva melo
alinesotero@uol.com.br
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
ROMERITO FONTINELE DE SOU
REGIANNE
ANTONIO MARQUES DO VALE
Valter Costa
Vanessa Nogueira
Jose Marcelo Fortunato
Sandra Santos Silva
01796226254
Quesia Ferreira Silva Oli
Juliana Batista de Lima
68306466268
Emanoel Aparecido
Elayne Magalhães
Stefanny Carvalho
DENES LUIZ
rosinete l. de campos
Jair Fiesca Júnior
Vinícius Martins
Wladimir Melo Rebouças
Rayalle Lima
Joabe Freitas do Nascimen
Marilene Oliveira Santos
greicyane vinente soares
Luzineia Farias
Cleide Olímpio de Morais
ANA PAULA SILVA REIS
Francisca Raydinelli
cezarhildo
gleiciany Amorim Gomes
Mariane Viana Vasconcelos
Lela Tatiane Franke Nery
José Francisco da Silva
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Géssica
Gedileia Gregório
Maria Silvana Alberto Gom
Rosângela da Silva Melo
Izabel Correia
Thiago Sampaio
sant.angel
Adriana Luiza Schneberger
Maria Moura
José césio medeiros
Cremilda
Obadias Mendonça
jose francisco
Márcia Fittipaldy
Bruna Lalinny Magalhães d
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
ADRIANA SANTOS DA SILVA
Brasilina Feitoza
Rosileuda
Kátia Leão
Elizete
DEVANILDE
Jordana Costa
zildenir
rlima_araujo@hotmail.com
arnangomes
Francisco Lopes
Irleide de Souza Gondin
Neusa Rego
Clarisse Frank
Elzanira Nery Cardoso
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
Gleyson Farias da Silva A
Vanessa Santos
LEILA TAVARES
Joseane Mezerhane
Eulaila Maria H. Nunes
Adeguimar
Carlos Simão
Christyne Diogenes
Francicleia da Rocha
Nayana Rayelly
Dos Anjos
Cliciane
48454605215
Elvis Martins
DarcilaTais
Maria Francineide
Jose Arimateia Souza da C
Valdernilson de L. Gomes
Marta Neves Bezerra
Pedro Felipe
nusaboia
Kétila da Costa Castro
Rozany Rocha pereira
Judson Costa
IVANETE ROCHA DA SILVA
Leide Niria de S Cordeiro
Rogério
Mauricleia Belo Nobre
Cleyciane Bezerra de camp
dianny.fernandes
Maria Sousa
Elissandra queiroz
Sebastiana F V Gomes
Angela silva alves
Verônica Severino
Erico souza
Danilo de Souza
CLARICE BRAGA
keyla galvão
Maria Evanisia
Aucilene Cavalcante da Si
Clarice da Silva Lemos
MAICON BARROSO
Marcio Bernardino e Silva
NazileneSilva Brasil Barr
Rosimeire Rodrigues
GILEAIDE DA SILVA FEITOZA
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Fátima Portela
Helileis Marinho
Lenires
Nilda Conrado
Aldemisia Menezes de Alen
Elisete de assis matos Al
Samara Freitas
Rosangela R de Oliveira
marcelotk
Regilene Almeida
norma.maria
CARLOS CLEU
Sâmyk Farias
francicley de melo
VALÉRIA DA SILVA RABELO
Layla Carneiro
Reno Lacerda Mendes
altenor.junior
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Paula Freire
rarismar
156 participantes
Ir para baixo
avatar
Daiane Martins
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Sobre Avaliação

Ter maio 19, 2020 10:38 am
Meu nome é Daiane Oliveira da Costa Martins, leciono a disciplina de Matemática na Escola Dr. Mário de Oliveira.
Acredito que os métodos de avaliação do Professor tem que ser algo contínuo e  não somente uma prova. Um aluno pode ser avaliado de diversas formas, desde a sua postura em sala de aula  como na resolução de um exercício. Esse processo é bastante importante, pois possibilita ao professor caminhar juntamente com o aluno durante todo o seu processo de aprendizagem e não fica restrito somente a uma avaliação no papel. As diferentes formas de avaliação fornece ao professor o conhecimento das várias habilidades que o aluno possa ter.
avatar
Rosenida dos Santos
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Sobre a avaliação

Ter maio 19, 2020 11:24 am
sou Rosenilda dos santos leciono com o quinto ano na escola João Mariano, acredito que a avaliação deva acontecer continuamente e de forma coerente , respeitando as limitações de cada aluno, as diferentes formas de avaliação proporciona ao professor o conhecimento das várias habilidades que o aluno possa ter além de ser o ponto de partida para que o professor norteie as propostas de atividades para conduzir o desenvolvimento dos nossos alunos.
avatar
francisco rodrigo
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty a avaliação não se resume a atribuição de notas

Ter maio 19, 2020 11:38 am
devemos avaliar o aluno como um todo , repeitando os aspectos: social, cultural e econômico em que ele se encontra . Não devemos avaliar os discentes de forma única a todos, e sim, de forma diferenciada , pois cada um tem suas particularidades, não são seres homogêneos, e sim heterogêneos. Eu como professor, não posso usar um único método de avaliação para toda a turmar, pois avaliar exige conhecer e, usado um único modo de avaliação a todos, não dá para conhecer estes alunos, de forma que possa ajudá-los . n da para ter conhecimento sobre suas dificuldade de forma ampla. pois, sobretudo, a avaliação deve ter carácter informativo , para mim , professor , para que, deste modo, possa planejar uma intervenção , caso não estejam alinhado aos objetivos planejados .
avatar
francisco rodrigo
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty a avaliação não se resume a atribuição de notas

Ter maio 19, 2020 11:40 am
devemos avaliar o aluno como um todo , repeitando os aspectos: social, cultural e econômico em que ele se encontra  . Não devemos avaliar os discentes de forma única a todos, e sim, de forma diferenciada , pois cada um tem suas particularidades, não são seres homogêneos, e sim heterogêneos. Eu como professor, não posso usar um único método de avaliação para toda a turmar, pois avaliar exige conhecer e, usado um único modo de avaliação a todos,   não dá para conhecer estes alunos, de forma que possa ajudá-los . n da para ter conhecimento sobre suas dificuldade de forma ampla. pois, sobretudo, a avaliação deve ter carácter informativo , para mim , professor , para que, deste modo, possa planejar uma intervenção , caso não estejam alinhado aos objetivos planejados .
avatar
Gleyson Farias da Silva A
Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Avaliar é fundamental!

Ter maio 19, 2020 11:47 am
Gleyson Farias, professor de Geografia, lotado nas escolas Serafim Salgado e Roberto Sanches Mubarac.
Para a realização da avaliação, na perspectiva de construção, duas premissas fundamentais: confiança na possibilidade do aluno construir as suas próprias verdades; valorização de suas manifestações e INTERESSES. O aparecimento de erros e dúvidas dos alunos, numa extensão educativa é um componente altamente significativo ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá ao docente a observação e investigação de como o aluno se coloca diante da realidade ao construir suas verdades. Ela distingue o diálogo entre professor e aluno como indicador de aprendizagem, necessário, à reformulação de alternativas de solução para que a construção do saber aconteça. A reflexão do professor sobre seus próprios posicionamentos metodológicos, na elaboração de questões e na análise de respostas dos alunos deve ter sempre um caráter dinâmico.

Na avaliação mediadora o professor deve interpretar a prova não para saber o que o aluno não sabe, mas para pensar nas estratégias pedagógicas que ele deverá utilizar para interagir com esse discente. Para que isso aconteça, o desenvolvimento dessa prática avaliativa deverá decodificar a trajetória de vida do aluno durante a qual ocorrem mudanças em múltiplas dimensões, e isso é muito mais que conhecer o EDUCANDO. Em um processo de aprendizagem toda resposta do aluno é ponto de partida para novas interrogações ou desafios do professor. Devem-se ofertar aos alunos muitas oportunidades de emitir idéias sobre um assunto, para ressaltar as hipóteses em construção, ou as que já foram elaboradas Sem tais atitudes, não se idealiza, de fato, um processo de avaliação contínua e MEDIADORA. Avaliar significa ação provocativa do professor desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-o a um saber enriquecido, acompanhando o “vir a ser”, favorecendo ações educativas para novas DESCOBERTAS.
avatar
Socorro Maciel
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty A avaliação caminha junto com a aprendizagem.

Ter maio 19, 2020 11:52 am
Sou Maria do Perpétuo Socorro Gomes Maciel, sou professora de língua espanhola,  trabalho em quatro escolas e uma delas é a Zuleide Pereira de Souza. ministro aulas para a EJA II e III módulos III e IV fundamental e IV médio. Desde as épocas mais remotas que as avaliações são feitas através de provas gerando assim uma nota para mostrar o quanto o aluno estava aprendendo. Segundo Hoffmann , é vago, uma vez que apenas aponta falhas no processo de aprendizagem. Além de discriminar e selecionar, reforça a ideia de uma escola para poucos. Avaliar envolve pessoas e com isso envolve valores. Para avaliar uma aluno o professor tem que acompanhar o desenvolvimento desse aluno, no dia adia em sala de aula, observando quais as dificuldades de cada um e como poderá solucionar. Caminhar junto com esse aluno é essencial para descobrir o quanto esse educando tem potencial, assim irá mostrar para ele o grande potencial que ele tem, sentindo essa confiança o mesmo irá começar a produzir mais dentro da sua realidade. O professor poderá mudar seus métodos de aprendizagem para interagir melhor com esse aluno e assim abrir novas possibilidades avaliar,  ofertando assim para o aluno novas possibilidades de emitir idéias estimulando assim o mesmo  para novas descobertas.
avatar
Tacila Jamine Gomes Pinto
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Avaliacao

Ter maio 19, 2020 12:29 pm
Tacila Jamine Gomes Pinto, trabalho no Colégio Estadual Dom Pedro II, sou Professora de Matemática.
Segundo Hoffman, avaliar significa ação provocativa do professor desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-se a um saber enriquecido. Deve enfatizar a construção do conhecimento e não a transmissão de conteúdos. Enfatizando a atividade contínua, progressiva, sistemática, flexível, orientadora da atividade educativa e personalizada, que visa acompanhar o ritmo e desenvolvimento dos alunos.
avatar
aristelio vieira
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty modulo I

Ter maio 19, 2020 12:32 pm
Para fazer uma avaliação justa com os alunos não devemos utilizar a avaliação como instrumento de medir a capacidade através de notas. Deve ser utilizada como instrumento de coleta de informações, sempre de acordo com as características do plano de ensino, isto é, dos objetivos que se está buscando junto ao aluno.
avatar
ANDRESSA OLIVEIRA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty AVALIAÇAO

Ter maio 19, 2020 12:51 pm
A avaliaçao educacional é de suma importância para nós professores, identificarmos o desenvolvimento do nosso aluno. um dos metodos mias eficazes é os testes, onde os alunos se dedicam bastante pois ocupam grande parte do tempo e didicação dos alunos.
avatar
janandes0125@gmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Avaliação Escolar

Ter maio 19, 2020 12:53 pm
Jaqueline Fernandes da Silva, Professora na Escola Marcílio Nunes Ribeiro II.
Avaliação é o acompanhamento do aluno no processo de construção do conhecimento. Avaliar é também valorizar o desenvolvimento das capacidades do aluno, tudo que ele elabora, constrói, produz deve-se levar em conta, suas manifestações e seus interesses. Para que a avaliação aconteça de forma eficaz é necessário que professor e aluno caminhem juntos embasados na orientação e cooperação. Enfim, o aluno deve ser avaliado por inteiro, de forma integral e as metodologias ativas ajudam bastante nesse envolvimento em sala de aula.
avatar
Elielza História Olavo Bi
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Como avaliar o aluno adequadamente?

Ter maio 19, 2020 1:19 pm
Para avaliamos adequadamente nossos alunos, temos que ter em mente q nós também fazemos parte desse processo, assim, devemos definir critérios, ações e deixá-los sempre cientes de que a aprendizagem é esse processo que só é possível, com interação e envolvimento de ambas as partes, e que o sucesso de um é do outro assim como o insucesso. Meus alunos, gostam muito de quando vamos apresentar atividades em grupos. Definimos tudo o que será avaliado, como cada um pode contribuir com o trabalho geral e ao final, definem a participação ou rendimento individual deles mesmos, vendo o que poderiam fazer de melhor nos trabalhos seguintes.
avatar
Antonio F. F. de Araújo
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Os desafios de avaliar

Ter maio 19, 2020 2:14 pm
Sou o professor Antônio Francisco Feitoza de Araújo, trabalho na escola de Ensino Médio João Ribeiro, logo falar de avaliação requer um certo cuidado, já que estamos no século XXI na era das informações, no entanto, para Jussara Hoffmann, parece um pouco simples ao passo que a mesma defende essa maior aproximação reflexiva-avaliativa do professor com o educando, por assim dizer, fato que demonstra uma defesa maior em relação ao que o aluno constrói durante esse processo avaliativo. É, importante frisar que, essa concepção de avaliação defendido por Jussara já é bastante discutido e aplicado por parte dos docente. Isso fica evidente quando comparamos os índices de reprovação dos alunos, mostra-se que a maioria dos reprovados são os que tem baixa assiduidade, e que na maioria das vezes não aparece na escola na reta final do ano letivo. seguindo esse preceito, é bom ressaltar que, os professores que conheço têm essa preocupação em conversar com os alunos, fazer atividades diferenciadas, compreender questões socioemocionais, para que assim lancemos uma nota. Assim sendo, a escola ainda não construir uma aprendizagem sem uma avaliação seguida de notas, "porque querendo ou não o mundo é pautado por critérios de avaliação".
avatar
Narraiany Araújo
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Professora do Ensino fundamental 1 Escola jornalísta josé chalub leite

Ter maio 19, 2020 2:55 pm
Antes de avaliar o meu aluno eu preciso conhecê-lo. Por isso que fazemos uma primeira sondagem uma avaliação diagnóstica pra saber o que ele sabe o que é capaz de fazer, suas dificuldades, enfim... saber o que precisamos trabalhar para que esse aluno avance e obtenha sucesso em seu aprendizado. Sabemos que cada pessoa tem seu tempo de aprender, sua maneira, suas singularidades e tudo influecia para que isso ocorra. Elementos internos e externos pode ocorrer de um aluno dominar o conteúdo porém não conseguiu alcançar sua meta em uma prova por problemas externos, isso não nos limita a avaliarmos este aluno baseado só em resultados. Então ao meu ver não existe uma única forma de avaliar nem uma maneira correta de se avaliar pois a avaliação é contínua e isso nos leva a pensar todos os dias em como devemos avaliar nossos alunos. Sempre considerando o que eles já sabem a "bagagem" que ele traz. A escola e professor vem sempre buscando novas perspectivas de avaliar para que possamos enxegar a lacuna que impedi o aluno de aprender.
avatar
Raquel do N. Campos Gomes
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Avaliando o aluno diariamente

Ter maio 19, 2020 3:11 pm
Sou Raquel do Nascimento Campos Gomes.....atualmente exercendo a função de assessora pedagógica no núcleo de ensino de Acrelândia.

No cotidiano escolar o professor  em sala de aula não deve considerar avaliação somente uma prova escrita ao final do bimestre, pois essa prática já não é mais aceita em nossas escolas atualmente. por isso os professores são orientados e assim vem trabalhando, com atividades avaliativas que oportunize o aluno a refletir sobre seu aprendizado em relação ao conteúdo aplicado, o mesmo diariamente em sala de aula é avaliado através de uma avaliação continua que possibilita o professor acompanhar o progresso da aprendizagem do aluno.
avatar
Janai Barrozo
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Avaliação segundo HOFFMANN MODULO I

Ter maio 19, 2020 3:35 pm
Sou Janai Barrozo Dos Santos Leite, atuo na Escola Jornalista José Chalube Leite professora  1º ANO Ensino Fundamental.
Entendo que no processo ensino aprendizagem verifica- se que no decorrer do tempo há um crescimento cognitivo por parte dos alunos isso  acontece a medida dessa interação.No entanto verificamos a nescessidade do processo de avaliação onde vamos medir o grau de compreenção e entendimento por eles,sendo assim, partiremos para o desenvolvimento de cada processo de ensino.analisando os resultados obtidos.
avatar
Vangela Maria Antônia da
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Avaliação

Ter maio 19, 2020 3:56 pm
Sou a professora Vângela Maria Antônia da Silva, leciono na escola Ruy Azevedo e João Calvino, com a disciplina de geografia.
De acordo com Hoffmann, avaliar significa desafiar o aluno a refletir sobre o conhecimento obtido, vivido, fazendo com que o aluno compreenda que o ensino não é apenas aplicação de provas e sim uma das ferramentas obtidas no desenvolvimento do ensino e aprendizagem.
Avaliação é a construção do conhecimento tanto para o professor quanto para o aluno.
A avaliação na escola que trabalho é feitas de várias formas, atrás de atividades, participação dos alunos, trabalhos em grupo e individual, conhecimento obtido durante cada bimestre e a avaliação que não pode falta.
avatar
francisco rodrigo
Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty a avaliação não se resume a atribuição de notas

Ter maio 19, 2020 4:14 pm
A avaliação é o que nos conduz ao bom ensino-aprendizagem ,é através dela q poderemos saber onde requer uma intervenção.
n devemos atribuir a avaliação a atribuição de notas, no final de um período . a avaliação tem o intuito de nos informar . então , n se pode deixar-se pra se informar, somente, no final do ano , pois assim n terá utilidade. Avaliação é um processo continuo e cumulativo, ou seja, deve estar presente em toda açã pedagógica , durante todo o período de ensino-aprendizagem .


francisco rodrigo , professor , na escola ; Manoel rodrigues de farias
jordão-ac
avatar
Maria Maciane dos Santos
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 19, 2020 4:18 pm
Sou Maria Maciane dos Santos Freitas, trabalho na escola Vicente Celso Brandão e atuo na área como Professora.
Sabemos que a avaliação é um processo contínuo, a avaliação da aprendizagem é um instrumento utilizado para avaliar a evolução do aluno ao longo do processo ensino, para verificar o andamento do seu aprendizado.
Avaliar é uma forma de verificarmos se o aluno conseguiu atingir as metas definidas. Eu como professora avalio o aluno a cada momento, desde de sua entrada na sala de aula, comportamento, participação , atividades, trabalhos e etc.
Assim avalio o seu aprendizado está evoluindo ou não.
avatar
Alex Araujo
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Avaliação adequada

Ter maio 19, 2020 4:23 pm
Alex Araújo de Souza. Escola Tancredo de Almeida Neves. Professor de geografia.
Avaliar o aluno é um processo que exige acompanhamento de perto uma vez que cada aluno tem um modo de absorver os conteúdos, logo, todos merecem bastante atenção quanto as suas habilidades para que possam desenvolvelas e assim aprimorar seu aprendizado que não vem apenas com o resultado de provas.
A experiência vivida no ambiente escolar e um acompanhamento mais próximo dos alunos assim que inicia o processo escolar .
avatar
rutecamilo@hotmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty AVALIAÇÃO

Ter maio 19, 2020 4:25 pm
Sou a  Rute Camilo,  trabalho na Escola São Luiz Gonzaga, exercendo a função de Professora do 2º ano - Ens. Fundamental I.
Avaliar compreende um processo diário, onde podemos ressignificar as práticas docente e a metodologia utilizada, que nos permite ter flexibilidade para alcançar a cada aluno dentro da construção do seu processo de ensino aprendizagem. Meu público alvo é 2º ano Ens. Fund. I, aqui na escola onde trabalho a avaliação é contínua e somativa,  com base nas avaliações diagnosticas, visando onde o aluno está e o que precisa feito para alcançar cada aluno dentro do seu processo de ensino aprendizagem.
avatar
Antonia Jeane Maia Nery
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Forum modulo I

Ter maio 19, 2020 4:45 pm
Dentro de uma concepção pedagógica mais moderna, o aluno precisa participar da construção de seu próprio conhecimento. Nessa visão, em que educar é formar e aprender, construindo o próprio saber, a avaliação não se reduz apenas a atribuir notas. Se o ato de ensinar e aprender consiste na realização em mudanças e aquisições de comportamentos motores, cognitivos, afetivos e sociais, o ato de avaliar consiste em verificar se eles estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa consecução, para ajudar o aluno a avançar na aprendizagem e na construção do seu saber.Outro aspecto importante na evolução da avaliação é a melhora na comunicação entre professores, alunos, pais e demais membros da comunidade escolar. Isso significa promover o envolvimento ativo dos alunos em todo o processo de avaliação, abrindo espaço para que eles possam refletir sobre sua participação no processo de construção do conhecimento, identificando seus pontos fortes e fracos. A ampliação da comunicação durante variadas atividades escolares abre espaço à reflexão.
avatar
Francisco Manuares
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Como avaliar o aluno adequadamente.

Ter maio 19, 2020 5:13 pm
Meu nome é Francisco Antônio Lima Manuares. Sou professor na escada Raimundo Gomes de Oliveira, Henrique Lima e Elozira dos Santos Thomé. Sou professor de EJA, tornado esse processo de avaliação mais difícil ainda. No geral sabemos que por muito tempo a avaliação foi uma forma de mensurar o aprendizado e algumas vezes até punir o aluno caso a aula não chamasse sua atenção, consequentemente a escola se tornou um lugar hostil as alunos por esses métodos de avaliação. Com o passar do tempo através de estudos e pesquisa entente-se que a avaliação precisa ser o todo do aluno não somente o que consegue colocar no papel, saber avaliar é algo que estamos desenvolvendo olhando para um ser humano como um todo. Quando se entende desta forma o ato de avaliar torna-se rotineiro ou a todo tempo na aula, não se resume somente numa avaliação escrita. A experiência que está dando certo é exatamente usar as metodologias ativas que chama a atenção do aluno, fazendo com que ele aprenda usando o que ele já tem de bagagem, de um modo geral o faz ser um ser pensante e ativo o avaliar está no decorrer de todo esse processo.
avatar
Adriana das Neves Vale
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Avaliação por competências

Ter maio 19, 2020 5:14 pm
Professora Adriana das Neves vale trabalho nas escolas Escola Frei Heitor Maria Turrini e Theodolina Falcão Macedo

Os profissionais precisam oferecer mais que conteúdo técnico, abrindo espaço para uma visão mais holística do conhecimento. Daí os motivos para que o modelo de ensino por competências chame cada vez mais atenção. Também conhecida como aprendizagem por competências, a metodologia ganha espaço porque se opõe ao tradicional ensino por disciplinas, conectando todas as áreas do saber.Como diferencial, ela arbitra em favor do foco: em vez de enfatizar a teoria, a metodologia combina conhecimentos, motivações, valores, recursos, atitudes e habilidades para realizar ações mais eficazes. Além de pregar o fim da dicotomia entre conceito e prática, a principal vantagem do método é o encerramento das disciplinas desconexas.
Assim, os estudantes passam a ter aulas em módulos integrados a fim de estimular novas capacidades. Alguns estudos nacionais e outros internacionais têm definições distintas e ainda não é possível cravar um consenso sobre quais são exatamente as competências em questão. Mas algumas características se repetem com frequência. Confira:
Habilidades práticas: proatividade, comunicação e resolução de problemas.
Habilidades cognitivas: curiosidade, autonomia, reflexão e crítica.
Habilidades técnicas: capacidade para lidar com ciência, tecnologia, engenharia e matemática
Habilidades sociais: interação, cooperação e valorização.
Habilidades emocionais: capacidade de persistência e disciplina, entre outras.
avatar
Cleitiane Rogério Cruz
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty avaliação educacional moderna

Ter maio 19, 2020 5:20 pm
Ao falarmos de métodos avaliativos, a concepção de avaliação como sendo a aplicação de provas e trabalhos para que os alunos obtenham notas já vem à nossa cabeça. Essa percepção se faz tão presente na nossa cabeça, pois é o método que foi utilizado no decorrer das eras na educação formal, trata-se de um paradigma a ser quebrado, não que avaliaçãoes como provas e trabalhos sejam inúteis, elas são altamente eficazes quando utilizados a favor de práticas educacionais reflexivas o uso da prova em sala de aula tem que ser mediante a compreensão que ela tem que servir para que professores e alunos identifiquem falhas no processo de ensino aprendizado e os corrijam. o Fazer educacional somente será eficaz, quando a escola, em todos os seus aspectos, perceber que não somente os alunos devem ser avaliados, mas também toda a sua estrutura, para que através da avaliação, tanto docentes quanto discentes e toda a estrutura educacional tomem conhecimento de seus pontos fracos e, por meio da ação corrijam os erros que foram expostos pela reflexão do fazer educacional.
avatar
Adriana das Neves Vale
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Avaliação por Competências - BNCC

Ter maio 19, 2020 5:24 pm
Adriana das Neves Vale professora da Escola Theodolina Falcão Macedo -Cências e Escola Frei Heitor Maria Turrini - Química e Biologia

Uma preocupação relevante hoje na educação é como ensinar e como avaliar considerando as competências e habilidades. Essa questão está sendo cada vez mais discutida, em um esforço para que o processo de aprendizagem seja menos conteudista e mais focado no desenvolvimento e preparação dos alunos para os desafios do mundo atual.
Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), consiste um exemplo da preocupação em relação ao assunto porque o documento é estruturado a partir das competências e habilidades que devem ser desenvolvidas na educação básica. Contudo, essas definições abrem diversas indagações e dúvidas, mostrando que são temas que devem ser estudados de forma contínua e constante para uma maior compreensão e para a utilização concreta do desenvolvimento de competências e habilidades em todos os segmentos da educação.
Conteúdo patrocinado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos