Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+236
Danielle Santiago
Valmira Souza Lucena
Saulo Albuquerque
Fátima Sena
Agna Roberta Sabino Araúj
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
MARIA JOCILENE
luis gustavo de almeida
Cristiane Damian
Sâmia Gonçalves da Silva
49554530234
Rosineide
Nairis da Silva Chaves
Wladimir Melo Rebouças
Naiara Pinheiro
Pedro Henrique
sebastiana.leandra
Dyonnatan
Maurício Fontinele
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
NÁDIA PAPI DA SILVA MOTA
Alexandre Castro
EDIS CARLOS NASCIMENTO
Rosimeire Rodrigues
Lucineia Mota Mesquita
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
Mauricleia Belo Nobre
CARLA NERY
LILIA DANIELE
Maria Débora de Oliveira
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Luciana Rosales
Janaina
Francisca Carvalho do Reg
Anderson Parada
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Kevin Klina Araújo Mota
Natália Ferreira
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
Cristiane Henrique
JEANE FERREIRA
Márcia Fittipaldy
alinesotero@uol.com.br
leandro da silva melo
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
Eurico Paz
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Jair Fiesca Júnior
Marta Neves Bezerra
Cremilda
Valter Costa
Camila Monteiro
Edineia Nogueira Pinto
ANTONIO MARQUES DO VALE
Rosileuda
Francisco Edison
Lucimeire Barbosa Rocha
Raildo da Silva Araujo
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Samila Calixto
Sandra Santos Silva
01796226254
DENES LUIZ
Juliana Batista de Lima
Taliane
Edinar Gomes de Moura
Giuliany
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
rosinete l. de campos
Vinícius Martins
Dheymeson Mesquita Souza
Gercineide
Rayalle Lima
Daniel jinkings de melo
greicyane vinente soares
LEILA TAVARES
Marilene Oliveira Santos
Gedileia Gregório
Gracilene
Cleide Olímpio de Morais
Francisca Raydinelli
Jose Marcelo Fortunato
Elisandra Vieira da Silva
Francineia Melo da Silva
Rozany Rocha pereira
NazileneSilva Brasil Barr
Géssica
Lela Tatiane Franke Nery
Danilo de Souza
Enison Martins Alcides
Ana Raquel Silva Souza
Carlos Simão
Naiara Silva e Silva
Leidisseia
Francisca Iris
JANETE COSTA SUTIL DA SIL
marcelotk
Vanessa Santos
Francisco de Jesus Alves
jose francisco
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Jecila dos Santos Monteir
699.606.902-53
Marta Wanderley
Adriana Luiza Schneberger
Daiane Martins
MARCOS ARAUJO MARTINS
Maria Moura
José césio medeiros
Maria Francineide
Marcio Bernardino e Silva
Maria Sousa
Obadias Mendonça
Marleide da Silva Martins
Jocilene M. C. Ozorio
48454605215
Moisés Silva de Paula
Nilda Conrado
Greicesilva
Ana Maria
RUTE CAMILO
francisco rodrigo
Fátima Portela
Aldemisia Menezes de Alen
ROSINEIA DIAS LIMA
José Eduardo Silva
Eulaila Maria H. Nunes
Joelion Lopes
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Helileis Marinho
Bruna Lalinny Magalhães d
Lucilene de Farias
Valderlandia A Aquino
ELIZETE FONTINELE
Maria Rosinéia Gomes da S
maria das dores lima beze
Maria Silvana Alberto Gom
Cleitiane R. Rodrigues
Mª Sirleide N Barbosa
José Francisco da Silva
Joselene Ribeira da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
ROSANGELA DO NASCIMENTO
Ivone Santiago de OLiveir
Maria Elenir Lima Rodrigu
Arlene Barreto
Ana Maria Dias da Silva B
Arielly
José Wagner
ISABELA MACIEL GARCIAS
Mayra Nogueira
Reno Lacerda Mendes
IVANETE ROCHA DA SILVA
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
mariaroseligomesdasilva@g
Ana Paula Lima da Silva
EDINAR ALVES
francicley de melo
Brasilina Feitoza
Séfora Paula de L.holanda
dianny.fernandes
Ana Cleide da Silva Lima
Jeane Reis
Lenires
Verônica Diniz
Rosimeire
Marcio Rodrigo
DEVANILDE
Jordana Costa
Lindalva Moreira
Antonia Xavier
Marcivânia Tim da Silva
Francilene.albuquerque
valdelina_muniz@hotmail.c
LUCIENE CRISTINA
Rosangela R de Oliveira
Francisco Lopes
Neusa Rego
Neiva Nara
keyla galvão
Leide Niria de S Cordeiro
Laura Luanna Abreu
Laide Vitor
Valdernilson de L. Gomes
Andressa Queiroz da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Aucilene Cavalcante da Si
Neuza Sales
CELMA NERY
Maria do Socorro B. Matos
Maria Auxiliadora
Mirnes S O L
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Taina Clavia Lima do Nasc
socorrosf73@yahoo.com.br
Gleyson Farias da Silva A
Francicleia da Rocha
Jayne de Souza Silva
Noely Castro
MAICON BARROSO
Hígila
Cleicimara Santos Neves C
shirley maria da silva sa
Christyne Diogenes
Maria de Lourdes Maciel
dernice.souza@hotmail.com
ITAAN.OLEGARIO
Ana Lúcia Vieira Sales
Érica Rocha
Regiane Estevam
Nayana Rayelly
Cliciane
rarismar
240 participantes
Ir para baixo
avatar
Sirleide Bezerra Martins
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Avaliar

Ter Ago 04, 2020 9:30 am
A questão avaliativa se trata de uma estratégia que deve levar em conta o que o aluno aprendeu e não uma suposição do educador, o que o discente aprendeu será sua bagagem, enquanto o que o educador ensinou será a sua, o que se ensinou e o que se aprendeu são viés distjntos, precisa planejamento de subjetividade avaliativas, considerar o aluno em suas condições limites.
avatar
Elenice Silva
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Avaliação qualitativa

Ter Ago 04, 2020 5:11 pm
Sou a professora Elenice da Silva Rodrigues, trabalho na escola de tempo integral Lourenço Filho.
A avaliação qualitativa se preocupa mais com os aspectos de aprendizagem, diferente da quantitativa que valoriza a abordagem com classificações por meio de números, conceitos e mediação de aprendizagem. A avaliação em termos qualitativos se processa desde o primeiro contato com o aluno,de forma prognóstica,onde se alicerça a partir do conhecimento prévio do aluno, até a diagnóstica, que observa se os conhecimentos e habilidades previstas nos objetivos dos seus planejamentos foram adquiridos, ou os fatores que impediram essa aquisição, num processo permanente, de acordo com diferentes níveis de aprendizagem. Portanto nesse período de pandemia, a prática avaliativa, em seu caráter qualitativo, tenciona refletir a ação pedagógica do professor, possibilitando a produção do conhecimento, privilegiando assim, o próprio processo reconstrutivo, por meio de formações e apoios didáticos.
avatar
Marlete V. A. COSTA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 05, 2020 11:01 am
Avaliação é muito importante principalmente nesse tempo de pandemia. Saber identificar o que a criança já sabe e o ponto de partida para buscar novos conhecimentos . Ser flexível como professor atento não deixar passa a possibilidade de avaliar em todo tempo .
avatar
Marciana Andrade Cunha M
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Avaliação Qualitativa

Qui Ago 06, 2020 5:14 pm
Marciana Andrade Cunha Melo - Professora de Biologia/Química- Escola Juarez Ibernon.
Sabemos que  avaliação, no ambiente escolar, diz respeito a aprendizagem do aluno e também as  avaliações externas. Porém na avaliação qualitativa, levamos em consideração  não somente notas mas nesse processo, nos cabe observar o  ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Neste período de pandemia esse tipo de avaliação deve ser feito de forma cuidadosa, sabendo extrair do educando mesmo que de forma virtual como ele tem avançado no ensino-aprendizagem.
avatar
Marciana Andrade Cunha Me
Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Avaliação Qualitativa

Qui Ago 06, 2020 5:32 pm
Marciana Andrade Cunha Melo - Professora de Biologia/Química- Escola Juarez Ibernon.
Sabemos que avaliação, no ambiente escolar, diz respeito a aprendizagem do aluno e também as avaliações externas. Porém na avaliação qualitativa, levamos em consideração não somente notas mas nesse processo, nos cabe observar o ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Neste período de pandemia esse tipo de avaliação deve ser feito de forma cuidadosa, sabendo extrair do educando mesmo que de forma virtual como ele tem avançado no ensino-aprendizagem
avatar
REGIANNE
Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty AVALIAÇÃO

Qui Ago 06, 2020 7:53 pm
A AVALIAÇÃO QUALITATIVA É IMPORTANTE, POR QUE AVALIA O CONHECIMENTO DO ALUNO EM SEU DESENVOLVIMENTO, NÃO SE TRATA DE UM NÚMERO DE APROVAÇÃO, MAS DE SUA APRENDIZAGEM NO DECORRER DE UM PERÍODO.
avatar
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Dr: Santiago Dantas, professora geografia fundamental II

Sex Ago 07, 2020 2:15 pm
Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. É necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato.
Até mesmo os erros são levados em conta, porque indicam como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos que vão sendo adquiridos, permitindo a identificação dos conhecimentos que já estão consolidados e servem de base para tudo o que vem a seguir. Em uma avaliação do tipo qualitativa, todas as respostas do estudante, certas ou erradas, indicam o caminho percorrido e oferecem um prognóstico dos próximos passos.Não é difícil perceber por que a avaliação qualitativa é tão negligenciada no contexto da educação brasileira, é ela bem mais complexa e exige um comprometimento muito maior dos sujeitos que as avaliações quantitativas tradicionais. Mais que atribuir uma nota, ela visa desenvolver conhecimentos, competências e habilidades de forma consistente e respeitando o tempo e o processo de cada indivíduo, além de trabalhar valores como responsabilidade e autonomia. No entanto, ainda que mais difícil, torna-se cada vez mais necessária no atual estado de desenvolvimento da nossa sociedade, quando mais que mais difícil, torna-se cada vez mais necessária no atual estado de desenvolvimento da nossa sociedade, quando mais que nunca nos é exigido engajamento, autocrítica e revisão das nossas próprias atitudes.

avatar
LEILIANE MENDES
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Ago 07, 2020 3:58 pm
ESCOLA DR:SANTIAGO DANTAS ,Professora de Historia fundamental II,
Leiliane Mendes Pereira das Neves
Avaliação é muito importante principalmente nesse tempo de pandemia. Saber identificar o que o aluno já sabe e o ponto de partida para buscar novos conhecimentos . Ser flexível como professor atento não deixar passa a possibilidade de avaliar em todo tempo ,No entanto, ainda que mais difícil, torna-se cada vez mais necessária no atual estado de desenvolvimento da nossa sociedade, quando mais que mais difícil, torna-se cada vez mais necessária no atual estado de desenvolvimento da nossa sociedade, quando mais que nunca nos é exigido engajamento, autocrítica e revisão das nossas próprias atitudes.
avatar
Vanderliledora@Bol.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty A importância da avaliação qualitativa no anbiente cotidiano da escola

Sex Ago 07, 2020 6:34 pm
Sou a professora vanderli ministro aula na escola Rural Manoel Machado com a turma do 1°ano.
A importância da avaliação qualitatativa no cotidiano da escola é importante pois para avaliar a aprendizagem significa atribuir uma nota após a realização de um método avaliativo como : avaliação diagnóstica, somativa , qualitatativa que é o assunto agora do nosso modulo 3.
Daí as avaliações qualitativas concentram -se em todo o processo de ensino aprendizagem
E requer um diagnóstico desse processo que é mais que uma nota é usada para desenvolver conhecimentos, competencias ,e halidades.Fica compreendido também que esse processo é de forma contínua e cumulativa e a característico do comportamento do aluno e esse tipo de avaliação requer tanto de quem ensina quanto de quem aprende. Aprende postura de responsabilidade, autonomia e atitudes perante a própria conduta os conhecimentos a serem adquiridos na escola.
avatar
Inez de Oliveira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Módulo III

Sex Ago 07, 2020 7:22 pm
Inez de Oliveira, professora de arte, na escola Maria Lima de Souza, para os alunos do Ensino médio.
A avaliação deve ser resultado de todo processo diário. Para a avaliação qualitativa, a ênfase é dada ao processo. O que significa que não deve-se levar em conta apenas a nota resultante de um exame, mas sim todo o percurso percorrido pelos alunos e seu envolvimento na atividade.
avatar
Cirineide da Silva lima.D
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Sex Ago 07, 2020 10:49 pm

Avaliação qualitativa, não é somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática.
Avaliação qualitativa é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica.
Enquanto a avaliação quantitativa, é um método classificatório que consegue mensurar, em escala de notas, o rendimento escolar. A técnica é essencial para a função somativa, a ser realizada ao final do processo de análise, conseguindo chegar a uma classificação geral sobre o nível de aprendizagem dos alunos.
Um sinal claro que nesse novo cenário precisamos usar a tecnologia. É de extrema importância investimentos na área tecnológica. A internet é o meio de comunicação indispensável para os alunos, sendo que, todos devem está inseridos, as crianças, jovens e adultos. Enfrentar o desafio no século XXI de educar a todos em qualquer lugar e circunstância.
avatar
Sylvania Silva
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Avaliação Qualitativa

Seg Ago 10, 2020 11:16 am
O processo avaliativo quando quebra paradigmas, para uma tendência evoluída do próprio educador, bem como, ado de reflexão e reorganização de pensamento do estudante, propicia-se um ambiente fértil para novas descobertas, novos saberes, dinâmicos e pulsátil. Como cita Jussara Hofmman:
"Avaliar significa ação provocativa do professor
desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses". Numa perspectiva próspera, o professor busca compreender as habilidades do indivíduo considerando suas experiências e competências.
avatar
Maurício Fontinele
Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Ago 10, 2020 12:01 pm
Meu nome é Antonio Maurício Fontinele de Freitas, sou professor de Biologia para as 2ª e 3ª séries do ensino médio da E.T.I. Kairala José Kairala.

Avaliar vai além de aplicar testes e dar notas exige um acompanhamento dos diferentes momentos vivenciados pelos alunos. Para uma avaliação qualitativa,é preciso que os envolvidos no processo tenham relação com o meio em que estão sendo avaliados. Nessa avaliação,nota é consequência de um teste realizado,devemos levar em consideração todo o processo de ensino-aprendizagem. Esse tipo de avaliação requer tanto de quem aprende quanto de quem ensina.
Estamos vivenciando vários desafios que exige mudanças de hábitos e atitudes, para que todos tenham acesso às informações disponiblizar materiais para as famílias e alunos e levar em consideração aqueles que não tem acesso às tecnologias. Avaliar os alunos nesse momento se torna um desafio e devemos está munidos de conhecimentos para avaliar de forma coerente e responsável.
avatar
dina.@ielf.com.br
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Contribuição para o fórum III

Seg Ago 10, 2020 12:08 pm
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” geralmente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno, esse tipo de avaliação requer, tanto do aluno quanto do professor, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos. Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. Em tempos de Pandemia, nós professores e corpo escolar estamos sendo provados que precisamos de mais capacitações voltadas pra área da tecnologia, nos tomando escolas híbridas, sendo capazes de construir meios adequados para dar aulas para nossos alunos de forma presencial e online. É um verdadeiro desafio enquanto Escola nos adequar às necessidades e dar uma educação de qualidade e manter assim.
avatar
Juliana Silva Rodrigues
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Ago 10, 2020 1:00 pm
Meu nome é Juliana Silva Rodrigues, sou professora na escola Assis Vasconcelos no municipio de Sena Madureira-AC e na minha opiniao a avaliação qualitativa é de extrema importância pois através dela podemos medir a qualidade dos conhecimentos adquiridos pelos alunos.
avatar
Abdias Costa
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Ago 10, 2020 2:22 pm
Avaliação é todo o acompanhamento da aula-online:
- atividades de sala e de casa;
- participação nas vídeo aulas com leituras e indagações;
- soluções;
- apresentação de trabalhos por slide.
avatar
Bruno Giovanni
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Módulo III

Seg Ago 10, 2020 2:47 pm
Neste período de suspensão das aulas, pudemos observar o agravamento das desigualdades sociais que existem na educação pública. Nossa prática de ensino precisou ser readaptada para um cenário onde a comunidade escolar não estava habituada. Devido a isso, acredito que precisamos levar em consideração outras variáveis no processo de avaliação, como por exemplo: aspectos sociais e como eles se potencializaram no rendimento dos alunos, na maioria das vezes de forma negativa.

Portanto, nossa avaliação "tradicional" precisará ser revista para avaliar os impactos.
avatar
Raimunda M. de Azevedo
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty avaliação da aprendizagem ponto de partida para aprendizagem. No cenário atual.

Seg Ago 10, 2020 2:56 pm
No processo de avaliação no momento atual diante das inúmeras  dificuldades a avaliação qualitativa é uma das ferramentas mais difícil já que os professores não podem interagir com o aluno isso porque o número de alunos e  muito pequeno que tem acesso as atividades on-lin. E sabemos como  é importante a interação do aluno com o professor(a)  para o processo de ensino aprendizagem. Por isso o esforço de toda comunidade escolar para que os alunos tenham acesso as atividades, para isso a busca de alternativas com o intuito de alcançar a maioria de alunos com as atividades escolares.
avatar
Danielle Cristina
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Sou professora nas escolas- Acreano, Padre Carlos Casaecchia e Reinaldo Pereira Da Silva.

Seg Ago 10, 2020 3:11 pm
A avaliação escolar pode ser definida como um meio de obter informações sobre os avanços e as dificuldades de cada aluno, constituindo-se em um procedimento permanente de suporte ao processo ensino-aprendizagem, de orientação para o professor planejar suas ações, a fim de conseguir ajudar o aluno nas  suas dificuldades de entender determinado assunto. O olhar atento do docente em sala de aula possibilita o acesso a informações valiosas, que poderão alcançar a turma com mais eficiência e de forma individualizada,  pois cada um tem suas próprias necessidades que merecem ser respeitadas e trabalhadas da melhor maneira para o sucesso nos estudos.

A avaliação no retorno as aulas presenciais será mais complicado, sendo que muitos alunos não tiveram acesso aos conteúdos trabalhados pelo professor nas aulas EAD,  e também não acompanham as aulas disponibilizadas pela secretaria de educação. Na volta as aulas, o professor deverá retomar  os conteúdos estudados nas aulas virtuais para depois fazer uma avaliação, seja ela qualitativa ou quantitativa.
avatar
kamilla.crespo@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Avaliação Módulo III

Seg Ago 10, 2020 5:27 pm
A avaliação ainda mais nesse atual momento deve ser mais do que nunca qualitativa, é preciso valorizar aquele aluno que apesar de ter várias dificuldades de assimilação do conteúdo está sempre disposto a fazer e refazer as atividades propostas.
No atual cenário não temos como exigir muito dos alunos, acredito que agora mais do que nunca precisamos levar em consideração o esforço e a intenção deles.
avatar
Jaqueline Aragão
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Formação em Avaliação Escolar.

Seg Ago 10, 2020 8:53 pm
Ola, meu nome é Jaqueline de Aragão do Nascimento, regente na escola Raimundo Hermínio de Melo.
Realmente unir o qualitativo ao quantitativo não esta sendo uma tarefa fácil. Mas nada disso será impedimento para nos educadores por amor, que nao gostamos perder nenhuma ovelhinha e muito menos deixar de ensinar com qualidade. Estou sempre a disposição dos meus alunos, ate por que eu sei que tem pais que só estão com seus filhos a noite onde nesse momento também é liberado o celular para eles façam as tarefas. então é também nesse momento que surgem dúvidas e eu me coloca a disposição para sanar essas dúvidas, porem, isso não acontece com todos. assim mantemos um dialogo e eles conseguem fazer e isso me deixa muito feliz.
avatar
Edineia pereira mattos
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Crianças

Seg Ago 10, 2020 10:46 pm
Concerteza as crianças são nosso futuro, portanto nós com esta pandemia devemos sim procurar nos adaptar ao mundo digital da internet para oferecermos a todo custo o conhecimento a elas.
avatar
Maria Vilma
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Ago 10, 2020 11:21 pm
Sou Maria Vilma da Silva , trabalho na escola Marcio Bestene Koury de Rio Branco AC .
A LDB, ao se referir à verificação do conhecimento escolar, determina que sejam observados os critérios de avaliação contínua e cumulativa da atuação do educando
A avaliação formativa. Ela prevê que os estudantes possuem ritmos e processos de aprendizagem diferentes. Por isso, o professor diversifica as formas de aprendizagem da turma.
Muitos vêem a avaliação formativa como uma oposição à avaliação tradicional, também conhecida como classificatória. Caracteriza por ser realizada geralmente ao final, com o único objetivo de definir uma nota ou estabelecer um conceito, dizer se os estudantes aprenderam ou não
avatar
Dyonnatan
Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty AVALIAÇÃO ESCOLAR

Ter Ago 11, 2020 7:51 am
Professor Dyonnatan Braga do Nascimento, escola Dr. Santiago Dantas, Rio Branco-AC.
Para que se tenha uma avaliação qualitativa eficiênte, é preciso ter um maior investimento na educação, como na contratação de professores efetivos, evitando assim a troca de professores constantemente. Outro ponto que se fala muito é que o fracasso do aluno é culpa do professor e da escola, tirando assim a culpa da família, como se acompanhamento familiar não fosse importanto, sendo as mesmo o mais importante para um redimento eficaz do aluno.
avatar
Antonia Saiane
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Resposta ao "Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre"

Ter Ago 11, 2020 9:57 am
A avaliação qualitativa é de extrema importância pois através desta podemos avaliar o processo de aprendizagem dos nossos alunos, analisar seu crescimento durante a construção de seus conhecimentos no decorrer do ano letivo. Em contrapartida, a avaliação quantitativa iremos avaliar de forma quantificável por meio de números e informações. Trabalhadas de formas corretas pode-se conseguir resultados positivos em sala de aula.
Conteúdo patrocinado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 26 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos