Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+236
Danielle Santiago
Valmira Souza Lucena
Saulo Albuquerque
Fátima Sena
Agna Roberta Sabino Araúj
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
MARIA JOCILENE
luis gustavo de almeida
Cristiane Damian
Sâmia Gonçalves da Silva
49554530234
Rosineide
Nairis da Silva Chaves
Wladimir Melo Rebouças
Naiara Pinheiro
Pedro Henrique
sebastiana.leandra
Dyonnatan
Maurício Fontinele
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
NÁDIA PAPI DA SILVA MOTA
Alexandre Castro
EDIS CARLOS NASCIMENTO
Rosimeire Rodrigues
Lucineia Mota Mesquita
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
Mauricleia Belo Nobre
CARLA NERY
LILIA DANIELE
Maria Débora de Oliveira
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Luciana Rosales
Janaina
Francisca Carvalho do Reg
Anderson Parada
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Kevin Klina Araújo Mota
Natália Ferreira
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
Cristiane Henrique
JEANE FERREIRA
Márcia Fittipaldy
alinesotero@uol.com.br
leandro da silva melo
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
Eurico Paz
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Jair Fiesca Júnior
Marta Neves Bezerra
Cremilda
Valter Costa
Camila Monteiro
Edineia Nogueira Pinto
ANTONIO MARQUES DO VALE
Rosileuda
Francisco Edison
Lucimeire Barbosa Rocha
Raildo da Silva Araujo
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Samila Calixto
Sandra Santos Silva
01796226254
DENES LUIZ
Juliana Batista de Lima
Taliane
Edinar Gomes de Moura
Giuliany
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
rosinete l. de campos
Vinícius Martins
Dheymeson Mesquita Souza
Gercineide
Rayalle Lima
Daniel jinkings de melo
greicyane vinente soares
LEILA TAVARES
Marilene Oliveira Santos
Gedileia Gregório
Gracilene
Cleide Olímpio de Morais
Francisca Raydinelli
Jose Marcelo Fortunato
Elisandra Vieira da Silva
Francineia Melo da Silva
Rozany Rocha pereira
NazileneSilva Brasil Barr
Géssica
Lela Tatiane Franke Nery
Danilo de Souza
Enison Martins Alcides
Ana Raquel Silva Souza
Carlos Simão
Naiara Silva e Silva
Leidisseia
Francisca Iris
JANETE COSTA SUTIL DA SIL
marcelotk
Vanessa Santos
Francisco de Jesus Alves
jose francisco
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Jecila dos Santos Monteir
699.606.902-53
Marta Wanderley
Adriana Luiza Schneberger
Daiane Martins
MARCOS ARAUJO MARTINS
Maria Moura
José césio medeiros
Maria Francineide
Marcio Bernardino e Silva
Maria Sousa
Obadias Mendonça
Marleide da Silva Martins
Jocilene M. C. Ozorio
48454605215
Moisés Silva de Paula
Nilda Conrado
Greicesilva
Ana Maria
RUTE CAMILO
francisco rodrigo
Fátima Portela
Aldemisia Menezes de Alen
ROSINEIA DIAS LIMA
José Eduardo Silva
Eulaila Maria H. Nunes
Joelion Lopes
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Helileis Marinho
Bruna Lalinny Magalhães d
Lucilene de Farias
Valderlandia A Aquino
ELIZETE FONTINELE
Maria Rosinéia Gomes da S
maria das dores lima beze
Maria Silvana Alberto Gom
Cleitiane R. Rodrigues
Mª Sirleide N Barbosa
José Francisco da Silva
Joselene Ribeira da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
ROSANGELA DO NASCIMENTO
Ivone Santiago de OLiveir
Maria Elenir Lima Rodrigu
Arlene Barreto
Ana Maria Dias da Silva B
Arielly
José Wagner
ISABELA MACIEL GARCIAS
Mayra Nogueira
Reno Lacerda Mendes
IVANETE ROCHA DA SILVA
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
mariaroseligomesdasilva@g
Ana Paula Lima da Silva
EDINAR ALVES
francicley de melo
Brasilina Feitoza
Séfora Paula de L.holanda
dianny.fernandes
Ana Cleide da Silva Lima
Jeane Reis
Lenires
Verônica Diniz
Rosimeire
Marcio Rodrigo
DEVANILDE
Jordana Costa
Lindalva Moreira
Antonia Xavier
Marcivânia Tim da Silva
Francilene.albuquerque
valdelina_muniz@hotmail.c
LUCIENE CRISTINA
Rosangela R de Oliveira
Francisco Lopes
Neusa Rego
Neiva Nara
keyla galvão
Leide Niria de S Cordeiro
Laura Luanna Abreu
Laide Vitor
Valdernilson de L. Gomes
Andressa Queiroz da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Aucilene Cavalcante da Si
Neuza Sales
CELMA NERY
Maria do Socorro B. Matos
Maria Auxiliadora
Mirnes S O L
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Taina Clavia Lima do Nasc
socorrosf73@yahoo.com.br
Gleyson Farias da Silva A
Francicleia da Rocha
Jayne de Souza Silva
Noely Castro
MAICON BARROSO
Hígila
Cleicimara Santos Neves C
shirley maria da silva sa
Christyne Diogenes
Maria de Lourdes Maciel
dernice.souza@hotmail.com
ITAAN.OLEGARIO
Ana Lúcia Vieira Sales
Érica Rocha
Regiane Estevam
Nayana Rayelly
Cliciane
rarismar
240 participantes
Ir para baixo
avatar
rosinha
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty avaliação formativa

Sex maio 29, 2020 10:02 am
Meu nome é: Rosa Maria de Lima
Trabalho na escola: jornalista José chalub leite
A avaliação qualitativa nós garante a observação do aprendizado como um todo e sua importância se dar pelo fato de ir além dos números quantitativos, uma forma de superar as barreiras apresentadas durante esse cenário que estamos vivendo.
avatar
Amanda da Silva Menezes
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Avaliação qualitativa

Sex maio 29, 2020 10:43 am
A educação qualitativa é estar próximo, acompanhar cada passo da evolução, é entender que um não aprende da mesma forma do outro e poder proporcionar a equidade para que todos possam de forma própria demonstrar o que se aprendeu. Jamais podemos priorizar o final, mas sim o processo. Por isso, é importante que nesse período de isolamento social, não se atribua notas aos alunos de EAD, pois não estaríamos sendo justos com aqueles que tem uma forma diferente de aprender.
Amanda da Silva Menezes - Assessora pedagógica no município de Xapuri.
avatar
Francisca Vasconcelos
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Avaliação qualitativa

Sex maio 29, 2020 11:42 am
Tanto a avaliação quantitativa quanto a qualitativa são importantes para o desenvolvimento dos educandos, pois ao tempo que vão desenvolvendo habilidades necessárias de qualidade estão acumulando saberes necessários durante esse processo de ensino. A avaliação qualitativa precisa sobrepor o aspecto quantitativo. Os registros e acompanhamentos das devolutivas dos educandos são fundamentais para que o docente acompanhe seu rendimento escolar e desse modo faça as intervenções necessárias para o avanço do aprendizado dos mesmos.Devemos valorizar cada ação do educando, dando importância aos mínimos progressos como a execução de atividades, observando seu esforços para participar e realizar o que é proposto, criando maneiras que possibilite ao educando expor o que compreendeu.
avatar
JOSÉ BONFIM DE LIMA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Sex maio 29, 2020 12:01 pm
- A avaliação contínua e cumulativa é exatamente para convencer de que uma nota não deriva de uma eventual prova mensal, bimestral ou semestral. A nota, quando existe, resulta de processo de aprendizagem, em que, a partir de um pacto de convivência entre professor e aluno, define-se a avaliação, satisfatória ou insatisfatória.
- Também a avaliação envolve o todo que faz parte do cotidiano vivenciado pelo grupo, em que todos são avaliados. Avaliar, nessa perspectiva, significa realizar ações como: organizar, fazer análises mais precisas sobre sua evolução, comparar tarefas, estabelecer relações entre respostas; assim, ela passa a ser uma ação crítica e transformadora, em que o professor acompanha o seu grupo, investigando, observando e refletindo sobre a criança, o grupo, a sua prática pedagógica e a instituição. Na medida em que tudo que avaliamos não é visível a olho nu, isto quer dizer que avaliar vai além de olhar para crianças como seres meramente observados, ou seja, a intenção pedagógica avaliativa dará condições para o professor ou professora criar objetivos e planejar atividades adequadas, dando assim um real ponto de partida para essa observação; torna-se clara a necessidade de construir conhecimentos e reflexão por parte de professores educadores acerca do processo avaliativo formal.
- É um processo que deve ser incorporado à prática do professor, em que todas as experiências, manifestações, vivências, descobertas e conquistas das crianças devem ser valorizadas, com o objetivo de revelar o que a criança já tem e não o que lhe falta.

Dessa forma mais do que nunca em tempos difíceis como os atuais devido, é necessário um olhar cuidadoso quanto a avaliação dos nossos alunos, pois eles vivenciam o novo também, por aulas virtuais e tensão quanto ao futuro e resultados da pandemia devido ao COVID-19.
avatar
LÉA DA CUNHA FREITAS DO Ó
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Sex maio 29, 2020 3:06 pm
Participante: Léa da Cunha Freitas do Ó
Professora de Matemática
Função: Assessora Pedagógica em Tarauacá

Avaliar, talvez, seja a competência mais difícil a ser construída. Não no que diz respeito ao "eu", enquanto ser humano, com minhas opiniões e criticidade. No entanto, quando nosso foco está relacionado à avaliação da aprendizagem, a procura eficaz da qualidade do que se ensina, mesmo no modo presencial, enfrentamos algumas dificuldades em conciliar a relação que traz sucesso nessa busca: o tripé - aluno/professor/metodologia. Diante desses pressupostos, observamos que o tema em pauta já foi discutido e abordado em formações oferecidas pela SEE e escolas, e geraram bons frutos que podemos perceber pelo acompanhamento da sala de aula e da disponibilidade dos profissionais em aceitar intervenções pertinentes que auxiliam, de forma concisa, no processo de ensino e aprendizagem.
Outrossim, a capacidade de resiliência desses profissionais ajudam nesse processo de mudanças. Conquanto, salientamos que ainda encontramos docentes que, apesar de esforços da equipe pedagógica escolar/SEE, não aderem esse processo justo e coerente de avaliação.
Portanto, considerando todos os avanços supracitados no diz respeito à avalição qualitativa, enfrentamos um momento atípico na história brasileira, no qual a escola e o sistema educacional tem enfrentado grande vulnerabilidade em garantir que, através do ensino não presencial, não haja um retrocesso em tudo que até o presente momento se alcançou. Ademais, nesse contexto, as escolas tem buscado as mais variadas metodologias e ações para conseguir que a qualidade do ensino não seja prejudicado, apesar de todas a dificuldades. Desse modo, a família nunca foi tão necessária. Os professores necessitam de habilidades e empenho para o trabalho em EAD, pois as equipes pedagógicas têm usado a criatividade para manter o nivelamento da avaliação qualitativa, para que, assim, o ensino não entre em um processo retrógrado.
avatar
Jose Marcelo Fortunato
Mensagens : 13
Data de inscrição : 29/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Avaliação qualitativa nesses momentos atuais de Covid19

Sex maio 29, 2020 3:10 pm
Olá! Boa tarde.
Sou José Marcelo Fortunato Gomes professor de Artes Trabalho como docente na escola Instituto São José e na escola João Ribeiro em Tarauacá.
Quando falamos em educação compreendemos que pode ser as atividade de avaliação planejadas para avaliar se o aluno desenvolveu as capacidade(objetivos) pretendidos nos trabalhos e atividade proporcionado em sala de aula.Com tudo todo os dias somos avaliados e avaliamos também, tanto, na escola como na nossa vida social.
Dentro do assunto avaliação qualitativa em sala de aula nesse momento atípico de pandemia do corona vírus, cabe o professor inserir temas do cotidianos do alunos nos trabalhos procurando orienta-los e motiva-los a cada dia.
avatar
mara dias
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Avaliação um grande desafio

Sex maio 29, 2020 9:16 pm
Sou a professora Maria Maronilda Soares Dias ,trabalho na escola Vicente Celso Brandão ,Feijó Ac.
A avaliação é com certeza a base principal no processo de ensino e aprendizagem ,pois através da mesma podemos verificar tanto o trabalho do professor ,quanto o desenvolvimento do educando, pois sabemos que existe numerosas habilidades importantes a ser trabalhada na vida dos mesmos . nesse sentido avaliar se torna um ato desafiador no qual o professor precisa priorizar e observar as atitudes dos alunos no decorrer do seu trabalho, para então está fazendo seus registros.
No cenário atual essas avaliações estão presentes nas aulas virtuais, a equipe pedagógica da escola onde atuo tem nos orientado a está trabalhando as habilidades essenciais para esse momento de isolamento social por conta da pandemia cov 19 ,no qual os alunos estarão refletindo sobre suas atitudes para com o próximo.
avatar
ead22029770230
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Avaliação Qualitativa

Sáb maio 30, 2020 10:21 am
Avaliação qualitativa escolar neste período de pandemia docovid-19
 
Em se tratando da avaliação qualitativa, torna-se necessário que os agentes envolvidos no processo, tenham uma compreensão bem ampla e clarificada do processo ensino e aprendizagem percebendo que nesta perspectiva, considerando o momento atual, a relação professor-aluno, assumirá um novo formato, exigindo de ambos conhecimentos mínimos do ensino virtual  e muito mais do professor , no que se refere ao seu domínio dos conhecimentos pedagógicos necessários. Esta prática, representa o rompimento de uma abordagem tradicional, estabelecendo uma relação mais horizontal e consequentemente interativa que se bem conduzida, resultará em bons resultados.
Temos neste contexto, uma excelente oportunidade  para refletirmos sobre as nossas concepções e visões que nós do magistério temos sobre a educação de um modo geral. É um desafio  interessante e motivador.
Uma questão que fará parte deste processo reflexivo, é uma leitura que muitos professores assumem quando diante das dificuldades do aluno em aprender, sentenciam: “Este aluno não quer  nada”. Será que é isso mesmo?
avatar
MARIA GRACIONE
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty AVALIAÇÃO ESCOLAR- MÓDULO III

Sáb maio 30, 2020 6:05 pm
Avaliar é obter resultados do conhecimento dos alunos ao decorrer do processo ensino aprendizagem. A avaliação qualitativa para acontecer de fato, precisa considerar pontos relevantes durante o processo de aprendizagem do discente, pois depende de uma parceria: escola, família, professor e aluno. Segundo a Legislação Brasileira, avaliação se dá de forma contínua, acumulativa e sistemática. Sendo assim, avaliar n]ao é somente o aluno ter uma nota no final de cada bimestre. Também se tornar um ser detector pensante e critico do conhecimento.
avatar
Francisca Raydinelli
Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Avaliação qualitativa

Dom maio 31, 2020 11:08 am
Sou professora Francisca Raydinelli Torres de Oliveira, leciono Geografia na escola Flávia Barros Pimentel em Plácido de Castro.
Na avaliação qualitativa adota -se critérios diversos, construir um processo educativo que seja consistente em que não haja a preocupação de resultados mecânicos ou algo que seja para classificar o aluno.
As observações é de verdadeira valia como ferramenta para um olhar reflexivo para avaliar de modo mais abrangente as particularidades de cada aluno. O professor tem um papel de trabalhar a dinâmica interativa no decorrer do ano, na participação e na produção de cada aluno no processo de ensino-aprendizagem.
Com o avanço da pandemia do covid 19, houve a suspensão temporária das aulas da rede de ensino ,o que necessitou buscarmos alternativas e estratégias para colocarmos em práticas novas ideias e fomentar as aprendizagens ativas. O ensino virtual é um desafio peculiar não só para os alunos como para professores, já que nem todos disponibilizam do uso da internet, são realidades discrepantes, o que necessita de um olhar diferenciado para esses alunos que estão distantes da tecnologia, ou seja,requer estratégias para que o ensino alcance a todos.
avatar
Cleide Olímpio de Morais
Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Avaliação qualitativa

Dom maio 31, 2020 2:27 pm
Sou a professora Cleide Olímpio de morais, da escola São Luiz Gonzaga, vila campinas -plácido de Castro.
Em uma educação que realmente se preocupe com o aprendizado do aluno, deve- se priorizar a avaliação qualitativa sobre a quantitativa.Assim, a avaliação deve ser feita diariamente, continuamente, diagnostificando todas as dificuldades em que o aluno encontra e valorizando suas dedicações.
Estamos em um momento de pandemia, um momento que está sendo difícil para todos, neste momento a avaliação qualitativa torna-se mais essencial,para isso os discentes devem ter mais autonomia e uma atitude e consciência mais crítica sobre seus conhecimentos e a importância que existe em adquirir conhecimentos, apesar da distância o vínculo professor-aluno não foi quebrado e cabe ao professor cumprir seu papel de mediador de conhecimentos.
avatar
Gracilene
Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Avaliação qualitativa

Dom maio 31, 2020 3:44 pm
Sou Maria Antônia Gracilene de Melo Oliveira ,Gestora na Escola Tupanir Gaudêncio da Costa no município de Tarauacá.
A avaliação qualitativa leva em conta não somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino- aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem em que estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica.
Em relação a o período emergencial por conta do covid-19,o processo de avaliação necessita de um olhar mais cuidadoso e atento,visto que não estamos familiarizados com todas as novas ferramentas que estamos utilizando nas nossas aulas e também levar em consideração todas as dificuldades de acesso às aulas online por parte do aluno,por isso todo cuidado é pouco, para não desvaloriza o trabalho de nosso aluno.
avatar
maria xavier
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty A importância da avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola e ainda neste período emergencial de Covid-19.

Seg Jun 01, 2020 3:37 pm
Sou professora da escola rural Manoel Machado, urbana na Ilka Maria, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular . A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica. O erro, passa a ser considerado como pista que indica como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que vão sendo adquiridos, admitindo uma melhor compreensão dos conhecimentos solidificados, interação necessária em um processo de construção e de reconstrução. O erro, neste caso deixa de representar a ausência de conhecimento adequado. Toda resposta ao processo de aprendizagem, seja certa ou errada, é um ponto de chegada, por mostrar os conhecimentos que já foram construídos e absorvidos, e um novo ponto de partida, para um recomeço possibilitando novas tomadas de decisões.
As circunstâncias um pouco caóticas e improvisadas talvez soem familiares para muitos pais e filhos diante das primeiras tentativas de aulas online de suas escolas. O mesmo vale para professores, muitos dos quais estão pela primeira vez se aventurando no ensino à distância ou online, e conciliando isso com o cuidado de seus próprios filhos em casa.
Neste momento, a única certeza é de que temos de fazer algo para que não aumentem as desigualdades educacionais. Porque muitas escolas particulares estão mandando suas atividades, e nelas estão as famílias com mais letramento" - e, portanto, em teoria com mais facilidade em manter os filhos estimulados no processo de aprendizagem.
avatar
Elizangela Gomes
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty A Avaliação Qualitativa e Isolamento social

Seg Jun 01, 2020 3:50 pm
Sou a professora Elizangela Gomes e trabalho na escola José Sales de Araújo com a turma de 1 º ano.
Os tipos de avaliações disponíveis são todas importantes. Cada uma delas tem  objetivos de verificação específica.
Mesmo quando estamos na escola e de forma presencial, a escolha que deve-se fazer para saber como está aprendendo e desenvolvendo o  aluno, nos apresenta uma condição melhor para diagnosticar tal rendimento.
Diante do momento de pandemia que estamos vivendo, o sistema educacional  no Brasil passa a apresentar maiores dificuldades no que diz respeito à garantir a chegada das aulas remotas aos alunos, através das suas famílias. Uma das maiores  preocupações  dos professores é essa articulação. Outra é com aqueles alunos que já apresentavam menos rendimento antes da pandemia. De certa forma, a tecnologia apresenta-se como aliada nesse processo de distanciamento. Por outro lado, torna-se mais distante daqueles menos desprovidos de condições de acesso à uma internet paga e de boa qualidade.
O professor , mesmo assim, precisa  continuar a desenvolver seu trabalho pedagógico. Apresentado atividades e realizando avaliação, que  será de forma contínua e acumulativa para cada aluno, analisando o seu processo de aprendizagem e buscando sempre que seja significativa. Garantir o máximo de crianças realizando as atividades é o que desejamos. Só que a realidade é bem diferente. Poucos tem acesso à internet, famílias numerosas, pais com pouca escolaridade para ajudar, prevalência básica de comida  e saúde ao invés  de educação  etc.
Educar em tempos de pandemia e de incertezas está sendo desafiador. Sabemos que avaliar faz parte do processo educacional, mas precisamos nesse momento procurar estimular cada vez mais nossas crianças e familiares a investir no seu aprendizado, mesmo à distância.
avatar
ADRIANA SILVA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty A importância da avaliação em tempos de pandemia

Seg Jun 01, 2020 4:36 pm
Sou professora Adriana de Oliveira Silva, ministro aulas de Matemática na escola de tempo integral Djalma da Cunha Batista em Tarauacá.
A avaliação escolar está presente no processo de ensino e aprendizagem. O professor observa, registra e analisa, por exemplo, a participação, o interesse e o desempenho dos mesmos nas atividades propostas cotidianamente.
A esse processo de avaliar diariamente os estudantes, sem a finalidade de apenas mensurar o que aprenderam, damos o nome de avaliação qualitativa. Isso porque, mais que medir, ela visa propiciar momentos de reflexão e aprofundamento sobre a aprendizagem dos mesmos, o desempenho profissional do professor e a qualidade de ensino e aprendizagem oferecida pela escola.
Esses registros do dia a dia escolar deve transformem em notas, porém o foco é o acompanhamento do percurso de aprendizagem dos educandos, a qualidade do ensino oferecida pelos professores e, em consequência, pela escola. Justifica-se a importância de acompanhar o seu percurso, suas dificuldades, seus avanços e potencialidades, como norte para o (re)planejamento dos professores em relação à docência.
É, pois, através dos registros diários, de toda ação que permeia o processo ensino-aprendizagem, que a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com "prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais” (Lei 9394/96, art. 24, inc. V, alínea a) irá se efetivar no âmbito sala de aula.
Nesse contexto, está entre os instrumentos essenciais para a garantia de uma avaliação qualitativa: o portfólio de cada estudante (onde ele expõe o que sabe sobre o assunto, o que precisa aprender, o que de fato aprendeu e em que precisa se aprofundar); a realização de atividades que envolvam observação, análise e síntese e que retomem aquilo que o estudante ainda não aprendeu de forma diversificada.
Nesse período de pandemia, está sendo desafiado tanto para o professor, quanto para os discentes. Sendo necessário que busquemos dentro dos recursos tecnológicos alternativas de aulas para despertar no aluno interesse e seja coerente com a realidade de cada turma. Acredito que a avaliação qualitativa fica cada vez mais evidente dentro do cenário educacional. A utilização das ferramentas digitais nesse período deve ser bem planejada, uma vez que, os alunos tem bem mais conhecimento nas ferramentas do que o professor.
avatar
SUZY RICARDO
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty MÓDULO II AVALIAÇÃO DE ACORDO COM A LDB

Seg Jun 01, 2020 5:30 pm
Tendo em vista que a avaliação contínua e cumulativa é diária , transparente e possui uma aparência diagnóstica e seus aspectos qualitativos devem sobrepor aos aspectos quantitativos, ressaltamos a avaliação qualitativa no ambiente escolar em especial no período emergencial da COVID-19. No modelo presencial todo professor está acostumado a observar e acompanhar o andamento de uma aula, conseguimos perceber quando uma aula não foi bem conduzida ou que os alunos não entenderam bem o conteúdo. Agora, quando cada estudante está em sua própria casa, o desafio aumenta. Por isso é fundamental pensar em estratégias que permitam que professor e aluno tenham evidências para constantemente avaliar como a aprendizagem está acontecendo e se necessário, realizar ajustes.
avatar
Gedileia Gregório
Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty avaliação qualitativa modulo III

Seg Jun 01, 2020 5:41 pm
Sou Gedileia Gregório Teixeira Carvalho professora na escola Nazira Anute de Lima em Manoel Urbano. Este modelo de avaliação qualitativo é fundamental para a interatividade entre o professor e o aluno pois uma avaliação deve levar em conta o acompanhamento diário do aluno ,buscando e criando condições para que o aluno perceba o quanto ele é importante e ao se sentir motivado ele buscará mais adquirir aprendizado . A avaliação qualitativa deve sobrepor o aspecto quantitativo não somente atribuir uma nota através de uma prova, mais sim avaliar o aluno desde sua participação, postura ,responsabilidade e interatividade todas estas características deve ser observado pelo professor de forma investigativa, buscando identificar as dificuldade do aluno através de registros diários desse aluno.
Neste período de pandemia nos professores estamos vivenciando momentos de adaptação ,utilizando de ferramentas que ajude nossos alunos a se sentirem amparados, nossa escola esta empenhada em ajudar estes alunos utilizando de vários meios como videos aulas, grupos Whatsapp, aplicativo Google sala de aula (classroom), utilizando do meio virtual interagindo com os pais dos alunos, tirando dúvidas sobre as atividades online e a importância deles participarem na vida escolar destes alunos neste período de quarentena.
avatar
Antonia Vanivan
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty A importância da Avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola e ainda neste período emergencial de Covid-19.

Seg Jun 01, 2020 5:42 pm
A atual realidade é desafiadora para o processo de avaliação, tanto para o aluno quanto para o professor. Pensando que a avaliação são  todas as experiências, manifestações, vivências, descobertas e conquistas dos alunos, devendo  ser valorizadas, com o objetivo de revelar o que ele já tem e não o que lhe falta. Se faz necessário sermos coerentes na valorização em tudo que for produzido pelo mesmo, sempre pensando no esforço para a realização das atividades impressas ou em EAD. Propor sempre atividades possíveis de serem respondidas diante da sua real situação, porém muitos não tem a orientação das famílias ou acesso a internet de qualidade. Que tenhamos um olhar avaliativo de forma qualitativa, diante das atividades devolvidas pelos alunos e que possamos fazer as intervenções necessárias para o avanço e a  valorização  da aprendizagem do aluno.  


Antonia Vanivan - Professora - Escola Almada Brito
avatar
NAIRY RODRIGUES
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty MÓDULO III AVALIAÇÃO DE ACORDO COM A LDB

Seg Jun 01, 2020 6:08 pm
Todos os aspectos considerando a avaliação escolar são de certa forma laboriosa, visto que nós profissionais da educação estamos sempre refletindo, discutindo, buscando conhecimento, estudando para aprimorar nossa metodologia de trabalho. As concepções de avaliação quantitativa perpassam o verdadeiro significado de avaliação seja ela cumulativa, diária, final etc. As notas e conceitos não identificam meramente o aprendizado do aluno, por isso, a avaliação qualitativa centra-se em todo o processo de ensino aprendizagem, suas habilidades, empenhos, participações, questionamento, dúvidas, suposições, criações, ideias etc., como bem explica a LDB (Lei 9394/96, art. 24, inc. V, alínea a) “avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais” . Portanto, a avaliação qualitativa direciona a verificação das competências e habilidades do alunos tais como: responsabilidade, autonomia, solidariedade. a escola em qeu trabalho é baseada no modelo do aluno O Ser Protagonista que carrega em si estes valores para ir em busca de seu projeto de vida, que é traçado no primeiro ano do ensino médio da escola da escola e durante todo o curso se prepara para alcançar seus objetivos.
avatar
SUZY RICARDO
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty MÓDULO III AVALIAÇÃO DE ACORDO COM A LDB

Seg Jun 01, 2020 6:40 pm
Tendo em vista que a avaliação contínua e cumulativa é diária , transparente e possui uma aparência diagnóstica e seus aspectos qualitativos devem sobrepor aos aspectos quantitativos, ressaltamos a avaliação qualitativa no ambiente escolar em especial no período emergencial da COVID-19. No modelo presencial todo professor está acostumado a observar e acompanhar o andamento de uma aula, conseguimos perceber quando uma aula não foi bem conduzida ou que os alunos não entenderam bem o conteúdo. Agora, quando cada estudante está em sua própria casa, o desafio aumenta. Por isso é fundamental pensar em estratégias que permitam que professor e aluno tenham evidências para constantemente avaliar como a aprendizagem está acontecendo e se necessário, realizar ajustes.
avatar
anaemilia.ac82@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Avaliação qualitativa: no ambiente da escola e no período emergencial

Seg Jun 01, 2020 7:06 pm
Ana Emília Pereira Vasconcelos
Assessora Pedagógica
Núcleo de Epitaciolândia

Para a avaliação ser qualitativa, precisamos levar em consideração todo o avanço ou retrocesso do aluno, pois a partir do que é observado, temos ciência de quais mecanismos devemos adotar para que o aluno aprenda. Não podemos esquecer que a avaliação qualitativa está pautada no desenvolvimento de competências e habilidades, e não apenas de atribuir notas.
Dessa forma, nesse período de EaD é necessário realizar um planejamento eficaz, fazendo os devidos ajustes para que os conteúdos cheguem aos alunos e possam compreendê-los. É certo, que alguns terão dificuldades em assimilar, isso pode ser conferido pelo professor a partir da devolutiva que o discente faz da atividade proposta para avaliá-lo. Nesse momento, precisa-se fazer a análise da atividade recebida, e realizar os encaminhamentos imprescindíveis para a revisão dos conteúdos, bem como das atividades recomendadas no retorno das aulas presenciais.
avatar
Ana Cláudia Reis
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty MÓDULO III

Seg Jun 01, 2020 10:05 pm
Eu sou Ana Cláudia G. dos Reis, trabalho na escola Marina Vicente Gomes, ministrando a disciplina de Geografia para alunos do Ensino Fundamental II
Na avaliação qualitativa, não é só levado em conta uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas todo um processo de ensino aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática, valorizando todas as experiencias, manifestações, vivencias, descobertas e conquistas dos discentes. Portanto, esse tipo de avaliação requer, tanto do aluno quanto do professor, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
Na atual situação em que estamos vivenciando vários são os desafios para  ambos os lados. Porém, o professor precisa está muito atento fazendo sempre os registros e acompanhamento das devolutivas dos alunos, para que possa acompanhar o rendimento escolar e fazer as intervenções necessárias online visando o avanço do aprendizado dos mesmos.
avatar
Gracione Teixeira de Sous
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Avaliação qualitativa

Seg Jun 01, 2020 10:27 pm
Avaliação qualitativa é um procedimento muito importante no processo avaliativo dos alunos, pois essa forma de avaliar permite que o professor leve em consideração todos os conhecimentos e experiência apresentados pelos aluno, durante o desenvolvimento das aulas, sendo priorizado a qualidade da aprendizagem em vez da quantidade. Em meio a pandemia do coronavirus essa forma de avaliação permite que tanto os alunos como os professores tenham resultados satisfatórios, já que haverá mais valorização em relação aos conhecimentos críticos apresentados pelos alunos, sendo o professor mais flexível no processo de avaliação, onde não buscará somente um nota, mas a formação de conceitos que tenham significado para vida cotidiana desses sujeitos.
avatar
Irene sena Barbosa
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Avaliação qualitativa

Seg Jun 01, 2020 10:36 pm
A avaliação qualitativa é uma avaliação que aborda os aspectos de uma aprendizagem que valorize eu os alunos e experiências dos alunos, onde o professor precisa organizar meios que contribuam para que ocorra um ensino que tenha significado e que desenvolva o pensamento crítico e Criativo dos alunos. A avaliação não deve servir como meio de verificar apenas rendimentos para obtenção de nota, mas de um ensino de qualidade que satisfaçã tanto os alunos como, também o professores.
avatar
Marilene Oliveira Santos
Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Avaliação qualitativa no período de pandemia: COVID-19

Ter Jun 02, 2020 12:12 am
Sou professora: MARILENE OLIVEIRA SANTOS FREIRE
Escola: Dr. Flaviano Flávio Batista
Leciono: 1º Ano
Antes de tudo, vale destacar que avaliação, no ambiente escolar, diz respeito tanto à análise da aprendizagem do aluno quanto aos aspectos institucionais e à avaliação externa. Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
Neste período de pandemia nós professores estamos vivenciando momentos de adaptação ,utilizando de ferramentas que ajude nossos alunos a se sentirem amparados, nossa escola e as ferramentos (SEE) está empenhada em ajudar estes alunos utilizando de vários meios como livros didáticos, grupos Whatsapp, utilizando do meio virtual interagindo com os pais dos alunos, tirando dúvidas sobre as atividades e a importância deles participarem na vida escolar destes alunos neste período de quarentena.
Conteúdo patrocinado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 14 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos