Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
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Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

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NÁDIA PAPI DA SILVA MOTA
Mensagens : 8
Data de inscrição : 31/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty avaliar o aprendizado

Sex Jul 31, 2020 6:34 pm
"
Isaac lima escreveu:Isaac Lima porfessor Educação Fisica, Escola Maria de Nazre Santiago
As observações da resolução das atividades propostas, bem como o zelo no processo demostra a qualidade da aprendizagem por parte dos alunos, e são bastante pertinentes no processo de avaliação, pois permitem ao professor a realização de apontamentos relacionados ao percurso que o aluno está seguindo. Assim, você o avalia integralmente e percebe melhor as competências e habilidades dentro dos seus objetivos.
"


As limitações impostas neste período de distanciamento social demonstra nossa fragilidade enquanto seres humanos e que precisamos realizar adaptações em nossos “sistemas” de ensino. Quando pensamos em avaliar o aprendizado, logo temos em mente as avaliações bimestrais escolar, só que esta avaliação pode e deve ser feita diariamente. Aprimorando e perfeiçoando com as aulas on-line e por meio das ferramentas em tempos de Covid-19.
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Laiana Lima Dias
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Aprendizagem satisfatoria

Sex Jul 31, 2020 6:44 pm
Laiana Lima Dias
JOSE RIBAMAR BATISTA _ EJORB
Professora de Língua Inglesa
A avaliação qualitativa no periodo emergencial  deve se sobrepor a avaliação quantitativa, pois a mesma abrange aspectos importantes que quantidade não busca. Como sabemos a avaliação na escola ela e levado em conta uma nota ou um conceito a respeito de algum teste realizado.
Durante esse período de pandemia  que estamos passando, e trabalhando com atividades a distância com os alunos, a proposta é o trabalho com a avaliação qualitativa. Dessa aproveitamos todas as respostas dos alunos, levando em consideração até mesmo alguns erros, que deverão ser levados em consideração, devido os mesmos estarem indicando como o educando está co-relacionando os conhecimentos que possui com os novos que estão sendo construídos. Ao resolver as atividades, tomar uma postura de avaliação, sempre em favor da boa formação e da aprendizagem do aluno.
                  Sendo assim, permitimos a identificação dos conhecimentos que estão consolidados e contribuem como base para o retorno às aulas presenciais.
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ALBERLENE NOGUEIRA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty MÓDULO 3 - A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Sex Jul 31, 2020 6:57 pm
Alberlene Silva Nogueira Oliveira
Escola José Ribamar Batista - EJORB
Professora de Língua Portuguesa

Neste período emergencial, do Covid-19, os aspectos qualitativos da avaliação se sobrepõem à quantitativa uma vez que não há como seguir com os mesmos métodos e procedimentos anteriores. Fez-se necessário rever a avaliação. Há que se levar em consideração o currículo, os objetivos de aprendizagem neste momento e a Instrução Normativa que solidifica o conceito de avaliação qualitativa. Tendo sempre em vista uma aprendizagem satisfatória e que permita  o desenvolvimento  e mobilização do cognitivo dos estudantes.
Percebo que mesmo diante do impacto da pandemia, os estudantes tem vivenciado novas práticas, desenvolvido autonomia, e se tornado parceiros neste processo.
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Rosciene Marques
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Aspectos Avaliativos no período emergencial

Sex Jul 31, 2020 7:01 pm
Rosciene Marques de Oliveira
Escola José Ribamar Batista - EJORB
Professora de Língua Portuguesa

Avaliação Qualitativa é Relevante

No período de pandemia, tivemos que reavaliar o processo de ensino e avaliação. Esta passou a ser tratado de forma qualitativa e não quantitativa. Preocupou-se com o envolvimento do aluno como colaborador das aula e da construção do conhecimento. Sendo assim, buscou-se motivar o aluno com colaborador da educação qualitativa. Nesse sentido, a Secretaria de Educação viabilizou o alinhamento do processo avaliativo qualitativo.
Nesse sentido,a aprendizagem é diária, com troca entre professor e aluno. Assim como a aprendizagem do aluno está voltada com o cognitivo, para aprendizagem satisfatória.
Em outras palavras, o aluno é visto como parceiro do professor, ambos crescem juntos.
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Maria Margarida da Silva
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jul 31, 2020 7:04 pm
Maria Margarida da Silva Melo
Colégio Militar Estadual Tiradentes
Professora de Língua Portuguesa
A avaliação requer sempre cautela por parte do professor, às vezes colocação de forma errônea pode prejudicar o aprendizado dos alunos.
Durante este período atípico que estamos vivenciando a avaliação qualitativa ficou mais evidenciada, haja vista, que a qualidade sobrepõe a quantidade. Neste momento que o aprendizado e as orientações estão sendo repassadas on - line e as atividades não são valoradas, a única preocupação do professor é saber se o aprendizado está sendo efetivado e ele terá que entender neste momento, que a avaliação deverá ser mais flexiva, pois os alunos estão num ambiente diferente do ambiente escolar, e eles por não ter maturidade suficiente, não veem como um ambiente que a aprendizagem se concretize.
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Adjanara Oliveira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Avaliação qualitativa através das aulas remotas

Sex Jul 31, 2020 7:41 pm
Durante este período de pandemia causada pela covid-19, acredito que a avaliação qualitativa deve nortear nossas práticas pedagógicas nas aulas de ensino remoto, tendo em vista que este tipo de avaliação não está preocupada com as classificações através das notas, conceitos e medição da aprendizagem (avaliação quantitativa). Acredito que os meios de comunicação utilizados durante este período nos permitiu conhecer mais dos estudantes que dispõe dessas ferramentas tecnológicas. Deste modo, ficou mais fácil observar as potencialidades, as evoluções e as regressões dos estudantes que estão participando do processo de aprendizagem neste período.
Baseada nestas observações é possível replanejar ou reavaliar as atividades propostas, fazendo valer o respeito às necessidades de cada estudante.
Ou seja, em época de pandemia a avaliação formativa é muito importante, pois nos permite conhecer a realidade de cada estudante e isto pode fazer com que nós alcancemos este estudante de maneira eficaz durante o processo de aprendizagem.
No entanto, avaliar qualitativamente tem sido um verdadeiro desafio nas aulas de ensino remoto, tomando conta que a maioria dos estudantes, infelizmente, está alheia ao trabalho que arduamente vem sendo desenvolvido pelos professores (verdadeiros desbravadores durante este período, pois estão buscando conhecimentos e recursos que o Estado deixou a desejar neste período).
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Joelma Lima de Souza M
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jul 31, 2020 8:19 pm
Joelma Lima de Souza Monteiro, professora, escola Presbiteriana João Calvino e Dr. Carlos Vasconcelos.
É evidente que a avaliação qualitativa mostra realmente a aprendizagem do aluno, pois a mesma é feita a partir da rotina de sala de aula com atividades, debates, seminários, participação, etc. O Professor consegue a partir desse contato com o aluno perceber essa aprendizagem e consegue ajudar o aluno naquilo que ele não consegue assimilar. A avaliação qualitativa deve está presente no dia a dia das escolas, tanto para somar a nota final quanto para demonstrar o rendimento do aluno.
Nesse período de pandemia que estamos vivendo essa avaliação está ainda mais clara, o aluno deve demonstrar interesse em aprender com as pesquisas e atividades que os professores estão passando para eles, e o docente deve avaliar esses desempenhos, observar a participação, o comprometimento, as entregas de atividades, as dúvidas que surgem, as perguntas feitas, tudo isso mostra o comprometimento do aluno com sua aprendizagem.
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Joelma Lima de Souza M
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jul 31, 2020 8:21 pm
Joelma Lima de Souza Monteiro, professora, escola Presbiteriana João Calvino e Dr. Carlos Vasconcelos.
É evidente que a avaliação qualitativa mostra realmente a aprendizagem do aluno, pois a mesma é feita a partir da rotina de sala de aula com atividades, debates, seminários, participação, etc. O Professor consegue a partir desse contato com o aluno perceber essa aprendizagem e consegue ajudar o aluno naquilo que ele não consegue assimilar. A avaliação qualitativa deve está presente no dia a dia das escolas, tanto para somar a nota final quanto para demonstrar o rendimento do aluno.
Nesse período de pandemia que estamos vivendo essa avaliação está ainda mais clara, o aluno deve demonstrar interesse em aprender com as pesquisas e atividades que os professores estão passando para eles, e o docente deve avaliar esses desempenhos, observar a participação, o comprometimento, as entregas de atividades, as dúvidas que surgem, as perguntas feitas, tudo isso mostra o comprometimento do aluno com sua aprendizagem.
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ELIANE FERREIRA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Avaliação contínua e qualitativa

Sex Jul 31, 2020 9:05 pm
Eliane Ferreira - Escola Veiga Cabral. Embora se fale muito em qualitativo no âmbito educacional, no tocante à avaliação, infelizmente ainda se destaca o quantitativo, avaliando com nota um evento limitado e definido. Porém, para assegurar uma aprendizagem eficiente e contínua, deve-se avaliar continuamente o aluno durante todo o procecesso da aprendizagem, propiciando ao educando que seus conhecimentos existentes o ajudem na construção de novos conhecimentos e que possam resultar em novas aprendizagens. Dessa forma a avaliação tem um caráter formativo.
Em situações como esta do Coronavirus que estamos vivendo, a escola precisa assegurar que a aprendizagem dos alunos possa continuar sendo trabalhada por meio de recursos e tecnologias que assegure aos mesmos a compreensão do conteúdo de forma a dar continuidade ao processo, adaptando-se aos recursos existentes onde a avaliação deverá ser qualitativa através dos mais diversos instrumentos disponíveis.
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jeferson@ejorb.com
Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty O desafio de ensinar em meio ao caos!

Sex Jul 31, 2020 9:21 pm
Prof. Jeferson Beckmann Pinno atuo na Escola José Batista Ribamar (EJORB) onde ministro a disciplina de Geografia.
Vivemos tempos difíceis em nossas escolas, a começar que não estamos nela! e que a pandemia do coronavírus (COVID 19) não para te tentar nos aniquilar... no meio disso tudo surge o novo papel do professor ( aula Ead).
Sobre a legislação há a clareza quando se trata de avaliação, ela deve ser continua e cumulativa sobre o desempenho do estudante, sendo que os aspectos qualitativos devem sempre se sobressair aos quantitativos, e a partir disso tudo construir uma avaliação que se baseie na equidade .
Ao se tratar de avaliação nossa escola desenvolveu uma ferramenta que deixa o aluno diariamente à par de seu rendimento, pois eles tem acesso utilizando seu e-mail institucional da escola, isso deixa o processo de avaliação mais transparente que até mesmo em tempos de aula "normal".
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Aurenir da silva Passos
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Modulo III-Avaliação continua e qualitativa

Sex Jul 31, 2020 9:27 pm
Aurenir Passos, professora da escola estadual João Mariano da Silva.
              Quando se fala em avaliação, não são apenas notas, mas registros de acompanhamento das atividades discentes. A avaliação contínua e cumulativa deve resultar de um acompanhamento diário, negociado, transparente, entre docente e aluno, daí seu aspecto diagnóstico. Ou seja, constatada no processo de avaliação a não retenção de conhecimentos, toma-se a medida de superar a limitação de aprendizagem, pois sabemos que a nota verifica, não avalia. Toda verificação é uma forma de avaliação, mas nem toda avaliação resulta da verificação. Aliás, mesmo a verificação, tão rotineira no meio escolar, é parte do processo de aprendizagem e, portanto, não deve ser confundida com o julgamento do ensino. Ninguém aprende para ser avaliado. Nós aprendemos para termos novas atitudes e valores diante de qualquer situação
            A importância da avaliação qualitativa no cotidiano escolar. ... Para a maior parte das escolas e profissionais de educação, avaliar a aprendizagem do aluno significa atribuir uma nota após a realização Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática.
          Portanto em tempo de pandemia temos que avaliar vários instrumentos de avaliação, adotando alternativas que estimulem mais a participação ativa dos alunos, desenvolvendo sua reflexão, responsabilidade e autonomia.
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Eldyne de Oliveira Félix
Mensagens : 4
Data de inscrição : 31/07/2020
Idade : 30
Localização : Rio Branco, Acre

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jul 31, 2020 9:30 pm
Eldyne Félix, professora de Língua Inglesa da rede pública estadual integral. Instituto de Educação Lourenço Filho.

Como estudado nestes módulos, vimos que uma avaliação qualitativa observa as particularidades e experiências individuais do estudante. Que devemos levar em conta se ele entende o que está estudando e o progresso dele, o que é muito importante nos tempos de pandemia, porque sabemos que o estudante está acostumado a sentar na cadeira e ouvir o que o professor fala e tentar decorar o que viu para fazer um prova no final do bimestre. E em tempos de pandemia não temos provas bimestrais, onde o estudante fica numa fileira para responder seu teste. Ele enxerga aqui, que precisa seguir nos estudos pelo simples fato de que tem que aprender, para saia disso tudo sabendo alguma coisa, sem a pressão de ter que tirar uma nota boa no final. Assim como o professor deve deixar claro, que o importa, mais do que tudo, é que ele aprenda, e que é observado e levado em conta todo o seu progresso no processo de sua ensino-aprendizagem.
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Daniela Nogueira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Módulo III

Sex Jul 31, 2020 9:33 pm
Portanto, a avaliação é um processo que deve ser incorporado à prática
do professor, em que todas as experiências, manifestações, vivências,
descobertas e conquistas das crianças devem ser valorizadas, com o objetivo
de revelar o que a criança já tem e não o que lhe falta.
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mary.zaire@bol.com.br
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Avaliação qualitativa

Sex Jul 31, 2020 9:37 pm
Sou Antonia Marileuda do Nascimento Zaire, professora de sociologia  da Escola Presbiteriana João Calvino, Clícia Gadelha e Escola Militar Tiradentes. Ambas avaliações são de fundamental importância para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Visto que,  ao modo como vão desenvolvendo as habilidades necessárias de qualidade também estão acumulando, saberes necessários durante o processo de ensino e aprendizagem.
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Thalisson Mendes
Mensagens : 3
Data de inscrição : 31/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Avaliação: por uma verificação holística do saber.

Sex Jul 31, 2020 9:44 pm
Faz-se necessário citar um trecho importante que se encontra na primeira leitura obrigatória intitulada: "A avaliação Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação" aonde nela afirma que toda verificação é uma avaliação, todavia, nem toda avaliação é uma verificação. Isto acontece na medida mesma em que o ensino tradicional construiu ao longo do tempo uma forma de avaliar reducionista, que prima unica e exclusivamente pela reprodutibilidade do saber. Ora, uma saber meramente reproduzido não é saber, mas sim um decálogo, pois o saber propriamente dito é dinâmico, haja vista que quando aplicado, atualiza-se a cada instante, além de, por um viés científico, as teorias precisarem de reparos, quando não chega ao caso de serem descartadas pelos cientistas. Dito isso, poderíamos assim pensar numa verificação holística do saber, aonde nela enquanto docentes, poderíamos transcender a ditadura do cálculo e do conceito. Por exemplo: um estudante pode não conseguir explicar oralmente numa apresentação de seminário os conceitos basilares da Fenomenologia do Espírito de Hegel, não obstante, ele poderá fazê-lo através de uma produção visual ou menos compondo um poema. Em outras palavras, avaliar de forma holística seria abrir todos os leques de possibilidade para que o estudante exprimisse o conteúdo estudado. Nas aulas online, poderíamos avaliar um estudante na disciplina de Filosofia mais pelas perguntas que faz do que se propriamente ele respondeu uma questão com rigor metodológico e conceitual, na medida em que o próprio ato de indagar é pedra angular do processo filosófico.
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José Francisco França
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Escola Maria Lima de Souza

Sex Jul 31, 2020 10:22 pm
A avaliação qualitativa sobrepõe à quantitativa, ainda mais em tempos de pandemia, ao passo que é necessário aproveitar cada ideia, cada conceito pensado do meu aluno; ele é o protagonista do conhecimento.
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Liliane Bezerra Silva
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Avaliação qualitativa

Sex Jul 31, 2020 10:25 pm
Liliane Silva - Escola José Ribamar Batista

Durante muito tempo se levou em consideração a apenas o cognitivo do estudante e o seu QI era avaliado apenas através de provas e nesse momento é necessário uma adaptação  ao novo  e a avaliação só faz sentido quando leva ao desenvolvimento do estudante e principalmente nesse período avaliação deve  envolve o todo que faz
parte do cotidiano vivenciado pelo estudante.
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RENER SANTOS DE CARVALHO
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Avaliação qualitativa promove aprendizagem satisfatória.

Sex Jul 31, 2020 10:32 pm
Sou Rener Santos de Carvalho, Professor de Educação Física na Escola José Ribamar Batista, no município de Rio Branco.
Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que nós professores e estudantes estejamos envolvidos no processo e questionemos a relação ensino-aprendizagem na qual estamos inseridos e principalmente identifiquemos os conhecimentos construídos e suas dificuldades.
Por ser muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura protagonista de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
Em uma avaliação qualitativa, todas as respostas dos estudantes, indicam o caminho percorrido e oferecem um prognóstico dos próximos passos. Até mesmo os erros devem ser levados em conta, porque indicam como o estudante está relacionando os conhecimentos que já possui, com os novos que vão sendo adquiridos, permitindo a identificação dos mesmos.
Neste período de Pandemia devemos ter um cuidado especial na elaboração das "habituais atividades", tendo em vista que nem sempre são tão objetivas quanto supomos, por isso a necessidade de variar os instrumentos de avaliação, adotando alternativas que estimulem mais a participação ativa dos alunos. Para isso, tenho mobilizado o cognitivo dos meus alunos através do estimulo a criação de questões referentes aos conteúdos oferecidos, avaliando assim sua proficiência.
avatar
francicleiabarrozo
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty O novo normal nos leva a valorização efetiva da qualidade do ser e suas limitações.

Sex Jul 31, 2020 10:34 pm
Francicléia da Silva Costa Barrozo
Escola José Ribamar Batista - EJORB
Função: Gestora

Em meio ao caos e incertezas, surgem reflexões oportunas a respeito do fazer pedagógico comum, e um novo olhar para os parâmetros legalistas, já que encontrar formas condizentes ao novo normal se faz necessário, afinal, o mundo não parou e nem perdemos nossa capacidade de manter o sistema educacional dinâmico, já que, o que nos impulsiona é a convicção do cumprimento de nossa missão e do legado que precisamos construir em uma geração estática e que tende a inércia provocada pelos avanços tecnológicos, esse que nos engana a cada passo dado, pois o que chamávamos de "saber e domínio tecnológico de nossos jovens" por fazerem parte da Geração X, Y e Z, nos levou a compreender o quanto precisam aprender sobre como conduzir as ferramentas que estão ao seu alcance de forma rápida e ao tempo de milésimos de segundos para informações mundiais, fator esse que na verdade os limitam, impedindo assim o crescimento e desenvolvimento do seu intelecto, e em alguns aspectos até o atrofiamento da sua capacidade de pensar, refletir e argumentar; realidade essa, que nos levou a um replanejamento de nossas ações e objetivos para com a avaliação, já que o fato de fazer sempre o mesmo nos tende a quantitatividade do processo avaliativo, abrindo mão da verdadeira e valiosa forma de avaliar, aquela que oportuniza a ação protagonista e responsável do ser interdimensional que somos, tenho certeza de que nunca a avaliação qualitativa foi tão valorizada e aplicada como neste momento, já que, de alguma forma precisamos ter parâmetros significativos e reais do conhecimento ofertado e adquirido, para que então, possamos validar todas os esforços voltados para o processo educacional remoto que nos foi apresentado como opção significativa para não sairmos do caminho trilhado e planejado.
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Jailanne Maria
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty A busca de avaliação satisfatória

Sex Jul 31, 2020 10:43 pm
Jailanne Maria da Costa de Almeida
Escola José Ribamar Batista - EJORB
Professora de Arte e Projeto de vida


Diariamente vemos que a educação tradicional está ultrapassada, pois percebemos que o estudante se sente valorizado quando faz parte da construção da nota, assim ele se integra. A instrução normativa solidificar a a ideia que a qualidade se sobrepõe a quantidade. Por precisamos desenvolver as habilidades pra alcançar as competências do século XIX, negando nesse momento a nota quantitativa, trazendo o foco para a qualidade do ensino aprendizagem. A prática só tem exito se houver qualidade, ligando diretamente o protagonismo do estudante. Durante a quarentena estamos lutando de igual pra igual nesse processo não só o professor ensina mas ele também aprende no percurso. Lembro-me no meu primeiro ano de sala de aula em 2019, foi um grande desafio mostrar ao aluno como se tornar estudante. Desse jeito também ele percebe que não é alguém passivo nesse processo, mas sim o agente mais ativo que se deve ter. A partir dos instrumento de acompanhamento elaborado pela coordenação da EJORB e disponibilizado para os docente e discentes vemos que o estudantes evoluiriam alguns desenvolve e absorve as novas habilidades, interagindo ativamente no processo de aprendizagem satisfatória.

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FERNANDO CR RAMIREZ
Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty RESPOSTA MODULO III - AVALIAÇÃO

Sex Jul 31, 2020 11:03 pm
FERNANDO CEZAR RIVAROLA RAMIREZ, ESCOLA JOSÉ RIBAMAR BATISTA, PROFESSOR DE FÍSICA.
O aspecto da avaliação formativa se assemelha muito a essa situação. Considerando a avaliação contínua e cumulativa como a resposta imediata ao processo. Diferente do processo presencial, o jovem que participar do processo de ensino remoto não tem a opção de não participar ou se omitir. A construção do processo de ensino requer a participação do educando de maneira que não existe a possibilidade de uma não resposta por parte do professor, que nesse quadro definitivamente assume o papel de mediador. Essa transição nos tempos de covid realmente é complexa, vemos que em países em que a conectividade é mais real, o currículo fica em segundo plano, apenas dando suporte para o processo de entendimento da realidade que se vivencia, preparando de fato o jovem para a realidade que o cerca. A cultura de ensino que temos ainda é muito enraizada tanto no professor como no educando, de maneira que os jovens ainda esperam muito pelo comando e contato com o professor, confirmando assim a ideia de que o processo de ensino em tempos de pandemia ainda precisa superar muitos paradigmas das partes envolvidas. Dessa feita, a construção da avaliação segue dependente da participação do educando, dando como resposta ao processo a demostração de que esta acessando e construindo seus métodos de estudo e assim o professor apenas verifica como e quanto o aluno está progredindo.
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mariajose
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty qualidade versos desafios

Sex Jul 31, 2020 11:38 pm
Maria José Oliveira Diniz de Barros
Escola Elias Mansur Simão Filho
Professora Ens. Fundamental
Diante do cenário atual a avaliação qualitativa passa ser mais desafiadora e reflexiva que nunca para os professoras uma vez que não levamos em conta somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado ou atividade, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Sabemos que o objetivo maior frente ao desenvolvimento de uma proposta de atividade não é o aluno receber determinada nota, mas aprender de fato o que está sendo trabalhado e para isso o professor tem um papel fundamental para tal, frente a situação atual desafios são notórios o que exige de certa forma, mudanças de hábitos e atitudes para alcançarmos uma qualidade no ensino aprendizagem.
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Mildredes Sousa
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sáb Ago 01, 2020 12:21 am
Meu nome é Mildredes Sousa Ferreira sou professora na escola Theodolina Falcão Macedo. Desde o momento que nos deparamos com a sala de aula somos orientados a avaliar os nossos das mais variadas formas, algumas já descritas ao longo das leituras realizadas como registro diário, fichas de acompanhamento e etc. O momento atual exige muito mais de nossa atenção porque não estamos próximos de nossos alunos  e é evidente que não podemos exigir dos pais que tenham um olhar pedagógico sobre os filhos, por isso notamos a importância dessa avaliação qualitativa focando o desenvolvimento da criança como um todo. Sabemos que há muitas dificuldades pela frente mas unidos nós podemos superar estas.
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Cajadokatia302@gmail.com
Convidado

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Sáb Ago 01, 2020 1:54 am
Sou Kátia Cajado, trabalho na escola Ejorb atuo como professora! Na realidade os alunos já estão acostumados com a cultura na nota, veneram o ponto e esquecem que o mais importante é o conhecimento já estão acostumados com a avaliação quantitativa! O quadro atual nos permite trabalhar mais com a avaliação qualitativa o professor realmente tá sendo mediador e se adequando conforme as necessidades do aluno!
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Edmar Alves
Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Avaliação qualitativa

Sáb Ago 01, 2020 8:10 am
Parafraseando o professor Carlos Byington em, A construção amorosa do saber, se a avaliação for vista na perspectiva de que somente o aluno é avaliado isto, na perspectiva psicológica representa a quebra de confiança na relação ensino aprendizagem. Portanto, a construção de um modelo avaliativo requer a participação dos alunos no processo. Para isto é fundamental o desenvolvimento do protagonismo juvenil e, aliado a ele, um trabalho significativo de desenvolvimento das competências socioemocionais. Para nós, professores, faz-se necessário o entendimento de que nosso compromisso é com a aprendizagem dos alunos e não somente com o ensinar. Estes são, ao meu sentir , processos fundantes à construção de uma cultura avaliativa processual e qualitativa.
Quanto ao momento que estamos vivenciando, no intuito de ressaltar os aspectos qualitativos, abolimos a cultura do ponto. Em razão da possibilidade assíncrona parte das atividades ficam disponíveis no tempo do aluno. Contudo, para ressaltar o protagonismo juvenil, decidimos que, nossas aulas comporiam-se de três etapas ( pré-aula, aula síncrona , pós-aula) . O pré-aula tem caráter assíncrono; A aula síncrona não é momento para o professor r dar aula sozinho, ele vai falar da ula. Isto se os alunos realizaram a pré-aula; O terceiro momento é a consolidação da aprendizagem.
Para verificar o processo, em uma acepção qualitativa, temos reunião semanal com os professores de todas as áreas e com os líderes de turmas que nos traz as dificuldades encontradas por seus pares durante a semana.
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