Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+236
Danielle Santiago
Valmira Souza Lucena
Saulo Albuquerque
Fátima Sena
Agna Roberta Sabino Araúj
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
MARIA JOCILENE
luis gustavo de almeida
Cristiane Damian
Sâmia Gonçalves da Silva
49554530234
Rosineide
Nairis da Silva Chaves
Wladimir Melo Rebouças
Naiara Pinheiro
Pedro Henrique
sebastiana.leandra
Dyonnatan
Maurício Fontinele
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
NÁDIA PAPI DA SILVA MOTA
Alexandre Castro
EDIS CARLOS NASCIMENTO
Rosimeire Rodrigues
Lucineia Mota Mesquita
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
Mauricleia Belo Nobre
CARLA NERY
LILIA DANIELE
Maria Débora de Oliveira
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Luciana Rosales
Janaina
Francisca Carvalho do Reg
Anderson Parada
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Kevin Klina Araújo Mota
Natália Ferreira
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
Cristiane Henrique
JEANE FERREIRA
Márcia Fittipaldy
alinesotero@uol.com.br
leandro da silva melo
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
Eurico Paz
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Jair Fiesca Júnior
Marta Neves Bezerra
Cremilda
Valter Costa
Camila Monteiro
Edineia Nogueira Pinto
ANTONIO MARQUES DO VALE
Rosileuda
Francisco Edison
Lucimeire Barbosa Rocha
Raildo da Silva Araujo
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Samila Calixto
Sandra Santos Silva
01796226254
DENES LUIZ
Juliana Batista de Lima
Taliane
Edinar Gomes de Moura
Giuliany
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
rosinete l. de campos
Vinícius Martins
Dheymeson Mesquita Souza
Gercineide
Rayalle Lima
Daniel jinkings de melo
greicyane vinente soares
LEILA TAVARES
Marilene Oliveira Santos
Gedileia Gregório
Gracilene
Cleide Olímpio de Morais
Francisca Raydinelli
Jose Marcelo Fortunato
Elisandra Vieira da Silva
Francineia Melo da Silva
Rozany Rocha pereira
NazileneSilva Brasil Barr
Géssica
Lela Tatiane Franke Nery
Danilo de Souza
Enison Martins Alcides
Ana Raquel Silva Souza
Carlos Simão
Naiara Silva e Silva
Leidisseia
Francisca Iris
JANETE COSTA SUTIL DA SIL
marcelotk
Vanessa Santos
Francisco de Jesus Alves
jose francisco
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Jecila dos Santos Monteir
699.606.902-53
Marta Wanderley
Adriana Luiza Schneberger
Daiane Martins
MARCOS ARAUJO MARTINS
Maria Moura
José césio medeiros
Maria Francineide
Marcio Bernardino e Silva
Maria Sousa
Obadias Mendonça
Marleide da Silva Martins
Jocilene M. C. Ozorio
48454605215
Moisés Silva de Paula
Nilda Conrado
Greicesilva
Ana Maria
RUTE CAMILO
francisco rodrigo
Fátima Portela
Aldemisia Menezes de Alen
ROSINEIA DIAS LIMA
José Eduardo Silva
Eulaila Maria H. Nunes
Joelion Lopes
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Helileis Marinho
Bruna Lalinny Magalhães d
Lucilene de Farias
Valderlandia A Aquino
ELIZETE FONTINELE
Maria Rosinéia Gomes da S
maria das dores lima beze
Maria Silvana Alberto Gom
Cleitiane R. Rodrigues
Mª Sirleide N Barbosa
José Francisco da Silva
Joselene Ribeira da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
ROSANGELA DO NASCIMENTO
Ivone Santiago de OLiveir
Maria Elenir Lima Rodrigu
Arlene Barreto
Ana Maria Dias da Silva B
Arielly
José Wagner
ISABELA MACIEL GARCIAS
Mayra Nogueira
Reno Lacerda Mendes
IVANETE ROCHA DA SILVA
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
mariaroseligomesdasilva@g
Ana Paula Lima da Silva
EDINAR ALVES
francicley de melo
Brasilina Feitoza
Séfora Paula de L.holanda
dianny.fernandes
Ana Cleide da Silva Lima
Jeane Reis
Lenires
Verônica Diniz
Rosimeire
Marcio Rodrigo
DEVANILDE
Jordana Costa
Lindalva Moreira
Antonia Xavier
Marcivânia Tim da Silva
Francilene.albuquerque
valdelina_muniz@hotmail.c
LUCIENE CRISTINA
Rosangela R de Oliveira
Francisco Lopes
Neusa Rego
Neiva Nara
keyla galvão
Leide Niria de S Cordeiro
Laura Luanna Abreu
Laide Vitor
Valdernilson de L. Gomes
Andressa Queiroz da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Aucilene Cavalcante da Si
Neuza Sales
CELMA NERY
Maria do Socorro B. Matos
Maria Auxiliadora
Mirnes S O L
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Taina Clavia Lima do Nasc
socorrosf73@yahoo.com.br
Gleyson Farias da Silva A
Francicleia da Rocha
Jayne de Souza Silva
Noely Castro
MAICON BARROSO
Hígila
Cleicimara Santos Neves C
shirley maria da silva sa
Christyne Diogenes
Maria de Lourdes Maciel
dernice.souza@hotmail.com
ITAAN.OLEGARIO
Ana Lúcia Vieira Sales
Érica Rocha
Regiane Estevam
Nayana Rayelly
Cliciane
rarismar
240 participantes
Ir para baixo
avatar
Sâmia Gonçalves da Silva
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Avaliação

Ter Ago 11, 2020 10:10 pm
Sâmia,
A avaliação é feita em tudo que o aluno faça em sala de aula e seu esforço pra fazer suas tarefas em casa. Todo seu esforço é válido e registrado, pois seu aprendizado é o nosso foco e o pouco que aprende não é o suficiente porém conta muito, um degrau que avança é uma vitória tanto pra ele quanto para o professor. E a lei nos pergunte avaliar esses pequenos avanços.
avatar
Flávia da Piedade Brito
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Resposta da questão

Ter Ago 11, 2020 10:55 pm
Bom, a avaliação qualitativa se baseia num paradigma crítico e visa a melhoria da qualidade da educação.
Sua ênfase é no processo. Ela reflete um ensino que busca a construção do conhecimento. A avaliação terá seu sentido mais autêntico e significativo se tiver articulação com o processo político pedagógico da escola é ele que dá significado ao trabalho docente e a relação professor-aluno, por isso ela é tão importante no processo de ensino e aprendizagem.

Flávia P. Brito
Escola: Frei André Maria Ficarelli
Rio Branco-Ac.
avatar
Cristiane Damian
Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Ago 11, 2020 10:59 pm
Diante desse quadro de isolamento social frente à pandemia , o professor precisa se reinventar, buscando meios para aprendizagem chegar até o aluno e dessa forma também poder avaliá-lo, através de materiais impressos , videoaulas, aulas on-line através de plataformas digitais , WhatsApp , etc. E através dessa forma avaliar à assiduidade, engajamento dos alunos nas atividades remotas , participação e também à importante participação da família , que contribui muito para à aprendizagem do aluno .
avatar
FÓRUM MÓDULO III
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty FÓRUM MÓDULO III

Ter Ago 11, 2020 11:30 pm
A LDB 9.394/96 é clara e objetiva ao citar em seu contexto que o rendimento escolar, deve ser avaliado de forma contínua e cumulativa, permitindo avançar nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado, bem como a obrigatoriedade de estudos de recuperação.
No contexto atual de pandemia da covid_ 19, fez se necessário abrir uma brecha nessa lei, para que os professores possam avaliar seus alunos a distância, deixando a desejar a avaliação contínua e qualitativa.
Dessa forma mais do que nunca em tempos difíceis como os atuais , é necessário um olhar cuidadoso quanto a avaliação dos nossos alunos, pois eles vivenciam o novo também, por aulas virtuais e tensão quanto ao futuro .

Pofessora: Welllyta da Silva Damasceno Rodrigues.
Escola Theodolina Falcão Macedo

avatar
Aline de Miranda Ribeiro
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Ago 11, 2020 11:34 pm
Aline de Miranda Ribeiro
Escola: Professor Josué Fernandes
Função: professora
Tanto no ambiente escolar com em EAD a avaliação teve ser contínua e diária é realizada através de testes, participação e observação individual dos educandos. Somente através das avaliações é que professor pode melhorar, reformular e aperfeiçoar e adaptar a sua prática pedagógica de acordo com sua turma, assim sendo, as avaliações são muito determinates para que o professor possa elaborar meios para melhorar a aprendizagem de forma individual. Para que essa avaliação seja realizada de forma qualitativa, temos que levar em consideração todos os conhecimentos que aluno possuí, e o contexto que ele está inserido, pois devido a situação atual de pandemia e a escola e professores tendo que se adaptar a essa nova forma de ensinar, não podemos esquecer que nem todos os alunos têm a mesma condição para realizar as aulas, assim temos que rever formas alternativas de inserir esse aluno para que ele seja avaliado com equidade.

avatar
ANTONIETA FREITAS
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Ago 11, 2020 11:48 pm
Nesse período de pandemia, as nossas aulas têm se dado por um grupo de Whatsapp e videoconferência e o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos alunos é diário. Já que estamos vivenciando um tempo de afastamento social. Muitos dos trabalhos são planejados e negociados com a participação dos alunos. Os quais sugerem ferramentas mais eficazes para a realização das atividades durante o processo. Estabelecendo uma relação de troca e acompanhamento das atividades desenvolvidas, observando e refletindo sobre o grupo e a nossa prática.
avatar
Rafaela Vilaça
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty A Importância da avaliação qualitativa

Qua Ago 12, 2020 12:07 am
RAFAELA VILAÇA, PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, COLÉGIO ACREANO -

É INQUSTIONÁVEL QUE NA AVALIAÇÃO CONTINUADA, O PRINCIPAL OBJETIVO SEJA A AVALIAÇÃO QUALITATIVA E NÃO A QUANTITATIVA. EMBORA MEUS ALUNOS TENHAM UM INQUETIONÁVEL DÉFICIT NO APRENDIZADO (DIGO ISSO PELA FALTA DA CONTINUIDADE DOS ASSUNTO PRESENCIALEMTE) NÃO POSSO SEQUER SUPOR QUE AVANÇARAM NO CONHECIMENTO E NA CAPACIDADE COGNITIVA ATRAVÉS DAS ATIVIDAES PROPOSTAS.
VEJO CLARAMENTE UMA EQUIPARAÇÃO NA TURMA QUE PARTICIPA EFETIVAMENTE E OS RESULTADOS SÃO SATISFATÓRIOS. OS ALUNOS TROCARAM EXPERIÊNCIAS E AJUDARA-SE UNS AOS OUTROS, COM MUITA CRIATIVIDADE E COMPANHEIRISMO.
A QUALIDADE SUPEROU A QUANTIDADE. SENDO QUE NÃO SOCIGO MENSURAR CADA ETAA DO PROCESSO MAS É NOTÓRIO QUE AVANÇARAM, E MUITO, DESDE AS ÚLTIMAS AULAS.
avatar
luis gustavo de almeida
Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty resposta ao tópico

Qua Ago 12, 2020 1:58 am
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem, é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular. A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica.
Hoje, diante à COVID-19, estamos vivenciando vários desafios e barreiras a quais estamos vivenciando, o que exige de certa forma, mudanças de hábitos e atitudes, dentre elas podemos citar, gravar videoaulas, tirar dúvidas através de vídeo chamada, disponibilizar todo tipo de material para os alunos. Porém, temos que ter consciência que avaliar nossos alunos se torna um desafio, por isso, temos que estar capacitados para podermos avaliar nossos alunos de forma coerente e responsável, para isso, devemos adquirir as competências digitais que englobam habilidades pedagógicas, de cidadania digital e de desenvolvimento profissional.

Professor de Física : Luis Gustavo
Escola Padre Carlos Casavecchia
avatar
MARIA JOCILENE
Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/05/2020
Idade : 40

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 8:57 am
Professora Maria Jocilene da Escola Alto Alegre I,a avaliação não ocorre apenas em um momento específico, e sim que está presente em todo o processo educacional, tornando-se um instrumento que se concebe desde o início até a finalização do trabalho do professor.
avatar
Angela Maria da Silva Nev
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 9:09 am
Sou Ângela Maria da Silva Neves, professora de Língua Portuguesa, lotada na escola Assis Vasconcelos em Sena Madureira – Acre. Considerando que a avaliação escolar é tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno conforme os conteúdos que são ensinados, ou melhor, a função da avaliação é verificar o quanto do conteúdo ensinado foi absorvido pelos alunos, bem como aferir se eles estão conseguindo acompanhar a programação curricular. Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Assim, com esse acompanhamento cotidiano, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular.
avatar
Adryanne Alves
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Avaliação

Qua Ago 12, 2020 9:40 am
Professora Adryanne Alves do ensino fundamental das escolas, Raimundo Gomes, Theodolina Falcão e Padre Carlos Casavecchia . Uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de um modo geral.
É necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato. E importante saber que os alunos realmente estão aprendendo.
Até mesmo os erros são levados em conta, porque indicam como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos que vão sendo adquiridos, permitindo a identificação dos conhecimentos que já estão consolidados e servem de base para tudo o que vem a seguir. Em uma avaliação do tipo qualitativa, todas as respostas do estudante, certas ou erradas, indicam o caminho percorrido e oferecem um caminho dos próximos passos.
avatar
marcos de almeida lima
Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty importância da avaliação qualitativa no período emergencial de Covid-19

Qua Ago 12, 2020 9:58 am
Em plena pandemia, ficamos distantes dos postos de trabalho, para nossa segurança. No tocante avaliação qualitativa , a comunidade escolar deve manter-se conectada para que o ensino possa ser significativo , mesmo sendo à distancia.
avatar
Vanislania de Barrozo
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Avaliação qualitativa no ensino

Qua Ago 12, 2020 10:01 am
Vanislania de O. Barrozo, professora da escola Georgete Eluan Kalume
        A avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos. Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. É necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato.

Até mesmo os erros são levados em conta, porque indicam como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos que vão sendo adquiridos, permitindo a identificação dos conhecimentos que já estão consolidados e servem de base para tudo o que vem a seguir. Em uma avaliação do tipo qualitativa, todas as respostas do estudante, certas ou erradas, indicam o caminho percorrido e oferecem um prognóstico dos próximos passos.
avatar
Leidinalva
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty avaliação qualitativa

Qua Ago 12, 2020 10:41 am
Sou Maria Leidinalva Nascimento Borges do município de Marechal Thaumaturgo, atuo como professora de matemática e química na escola de ensino médio Elvira Ferreira Gomes. Falar de avaliação é sempre um momento pra muitas opiniões e reflexões. Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Dessa forma, vimos que, para que uma avaliação qualitativa surta efeitos positivos, os sujeitos (professor/aluno) envolvidos estejam dispostos a se posicionar dentro do processo ensino-aprendizagem, pois o fracasso de um resulta no fracasso do outro. Nessa forma de avaliação, até mesmos os erros são uma oportunidade da construção do conhecimento, pois permite ao professor levar o aluno a relacionar os saberes já adquiridos com os que ainda podem ser potencializados.
avatar
Cleiciane Soares
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Módulo III

Qua Ago 12, 2020 12:41 pm
Segundo os textos para estudo, esse processo avaliativo, continua sendo o ponto em destaque. Ações precisam ser traçadas para o alcance da comunidade escolar. A avaliação qualitativa é a etapa de reflexão e comprovação com aquilo que é necessário no processo educacional. É importante fornecer algumas orientações para ajudar as escolas a oferecerem atividades educativas online.
O primeiro passo é planejar com a equipe da escola o que será feito.
O Segundo passo é definir um processo comum e ferramentas que concentrem a comunicação e todas as informações da escola.
O terceiro passo é preparar os materiais e as aulas digitais, que podem ser compostas por recursos educacionais disponíveis online e materiais produzidos pelos próprios professores. É importante que o material seja disponibilizado em diversas mídias ou meios, como vídeos gravados por professores, textos, e repositórios de recursos educacionais digitais que apresentem conteúdos interativos, exercícios e jogos.
O quarto passo, não menos importante, é garantir equidade. É fundamental avaliar se todos os alunos terão acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores. Aos Gestores cabe estarem atentos aos casos onde a participação de alunos nas atividades online não for possível e buscar formas alternativas de garantir o acesso.Que junto com a Pandemia venha a nova era da tecnologia e que com isso esse tabu seja quebrado.
avatar
Alex Pimentel
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 1:51 pm
Alex dos Santos Pimentel/ Instituto de Educação Loureço Filho – IELF/ Professor de Arte e Cood. de área – Linguagens.
A maior barreira que a Educação enfrente nesse momento é o acesso e igualdade de condições para os estudantes prevista na LDB no Art. 206. Quando todos os estudantes estão em uma sala é possível garantir que todos tenham a oportunidade de ter o acesso aos materiais, explicações e suporte do professor e alunos. Fora do ambiente escolar o professor irá lidar com no mínimo 3 tipos de estudantes: os com acesso ao Wi-fi de boa qualidade, aquele que somente acessa o WhatsApp e não irá participar das discussões em fóruns ou videoconferências e aquele que não tem acesso nenhum que irá esperar a escola disponibilizar o material impresso e que ficará desamparado quanto a um suporte do professor nas atividades.
Avaliar os estudantes em condições tão adversas é delicado e a escola precisa estar aberta a compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Qualquer tentativa de envio de atividade, devolução do material impresso, participação e interação podem ser avaliados.
avatar
Lucilene Costa da Silva
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 2:40 pm
Lucilene Costa. Prof.Dalva de Souza das Neves. Avaliação  qualitativa é de suma importância não só nesse momento de pandemia  como de forma geral.Os alunos assim  como os professores estão passando por algo novo e isso cria  expectativas de amplas  as partes, nesse sentido precisamos ter qualidade em tudo que chega para o aluno  assim eles terão uma compreensão de forma mais ampla. Professores e alunos mesmo distante  precisa ser ligado pela qualidade do ensino.
avatar
Alex Matos Alves
Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 3:07 pm
Alex Matos Alves, escola João Ricardo de Freitas, professor.
todo profissional da educação deve pensar na avaliação de seus alunos de forma continua e cumulativa, levando-se em conta a participação, o desenvolvimento pessoal e coletivo, nesse sentido, o professo deverá avaliar seu aluno diariamente, utilizando vários instrumentos e não mais só a prova, dentre eles podemos sitar: Observação, registro, debate, auto-avaliação, trabalho em grupo, participação, seminários, portfólio e outros. Pensada dessa forma, a Avaliação deverá ser vista como um processo que deve ser incorporado à pratica do professor, uma vez que o mesmo, precisa valorizar todas as experiências, vivências e conquistas dos alunos
avatar
Agna Roberta Sabino Araúj
Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 3:46 pm
Sou Agna Roberta Sabino Araújo, trabalho na escola Kairala José Kairala de Brasiléia, como professora. A avaliação qualitativa é aquela que vai muito além da nota do aluno, e por isso, é muito importante no ambiente escolar, pois nos possibilita acompanhar o ensino aprendizagem, tanto do aluno, quanto do professor, mostrando as falhas e acertos, e garantindo que assim possamos fazer melhorias dia a dia.
Durante esse período de pandemia, a avaliação qualitativa tem sido ainda mais presente, pois mais do que em sala de aula, estamos nos avaliando a cada dia, inovando e buscando cada vez mais a melhor forma de garantir o ensino aprendizagem a nossos alunos.
avatar
Fátima Sena
Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/08/2020
Idade : 43
Localização : Cruzeiro do Sul - Acre

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Importância da avaliação qualitativa na quarentena

Qua Ago 12, 2020 3:59 pm
De certo não estávamos preparados para educar em meio a uma crise sanitária como essa causada pelo vírus COVID-19. Não imaginava que teria de ter que enviar atividades através de um aplicativo, de ter que explicar os conteúdos da disciplina através de vídeos e áudios. Não imaginava ter que receber tantos retornos de atividades prontas pelo celular por meio de fotos. Essa realidade foi um choque para mim, entrei em crise de ansiedade e insônia.
Mas, ao decorrer dos dias, percebi que eu poderia me adaptar e passar confiança para meus alunos. Acreditar no potencial deles em se organizar e aprender conteúdos mesmo não estando em sala de aula. Percebi que eu deveria encorajá-los diariamente (isso não foi fácil mesmo). Eu tive de passar a acreditar mais neles e contar com o apoio dos pais mais intimamente. Com isso, avaliar meus alunos pelo esforço deles ao realizar cada atividade foi importante para perceber que eles estavam aprendendo (mesmo que aos poucos). Pude perceber melhor o que alguns deles tinham de defasagem de conteúdos anteriores. E pude auxiliá-los a perceber seus erros e acertos com mais clareza. Sendo assim, considero que a avaliação qualitativa durante esse período deve ser levado em consideração, tendo em vista que os alunos se empenharam para ler textos, assistir vídeos, ouvir áudios, responder questionários, fazer pesquisas na internet, etc.
avatar
sandragomes1976@hotmail.c
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Avaliação Continua e Comulativa

Qua Ago 12, 2020 4:52 pm
Sandra Gomes prof de Matemática da ETI Sebastião Pedrosa.
Tendo em vista que a avaliação continua é diária, transparente e possue uma aparência diagnóstica e seus aspectos qualitativos devem sobrepor aos aspectos quantitativos. Ressaltamos a avaliação qualitativa no ambiente escolar em especial do período emergencial de Covid 19. No modelo presencial todo professor está acostumado a observar e acompanhar o andamento de uma aula, conseguimos perceber quando uma aula não foi bem conduzida ou que os alunos não entenderam bem o conteúdo. Agora, quando cada estudante está em sua própria casa, o desafio aumenta. Por isso é fundamental pensar em estratégias que permitam que professor e aluno tenham evidências para constantemente avaliar como a aprendizagem está acontecendo e, se necessário, realizar ajustes.
avatar
Maria S. da Costa Farias
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Fórum de Educação.

Qua Ago 12, 2020 4:58 pm
Maria S. da Costa Farias, professora nas escolas Raimundo Gomes/ Senador Adalberto Sena.
Durante a pandemia pudemos observar que manter uma  boa comunicação  entre escola e comunidade é indispensável para se obter uma educação de qualidade. Observamos  que mesmo  passando por um momento de isolamento social, existe a chance  de desenvolvermos um ensino/aprendizagem satisfatório, buscando ações que possam amenizar  a problemática atual: como utilização dos meios e tecnologias digitais, um planejamento voltados para as necessidades dos alunos, levando em conta o momento que estamos vivendo, nos atentando para as dificuldades, assim como facilidades da turma , a comunicação e interação escola-família. Mais do que nunca deve ser respeitado o tempo e o processo de cada indivíduo, além de trabalhar valores como responsabilidade e autonomia.
avatar
Sirlene Pereira Luz
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Avaliação Qualitativa

Qua Ago 12, 2020 5:56 pm
Sirlene Pereira Luz, Coordenação Pedagógica, escola José Ribamar Batista. Todo processo de ensino e aprendizagem precisa estar focado em resultados que se baseiem na qualidade do que está sendo oferecido. Neste sentido é fundamental que tudo que for oferecido ao estudante seja embasado na qualidade da aprendizagem que deverá ser adquirida. É de suma importância para todos nós educadores trabalharmos focados em oferecer uma educação que possa agregar conhecimento significativo. Portanto, é imprescindível que todo conhecimento ofertado seja pautado em um processo formativo e qualitativo.
avatar
Elizete Maia de Lima
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Escola João Ricardo de Freitas

Qua Ago 12, 2020 6:15 pm
Avaliação é um processo de ensino e aprendizagem, realizada pela escola, de forma contínua e acumilativa, com o objetivo de diagnósticar as situações de aprendizagem dos alunos. Assim, o aluno recebe orientações contínuas, conforme o que termina Lei de Diretrizes e bases da educação. Dentro das possibilidades o professor deve identificar os conhecimentos e as dificuldades dos alunos. E a partir daí criar situações que possa solucionar todas as dificuldades vivenciadas no dia a dia.
avatar
Saulo Albuquerque
Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Avaliação qualitativa

Qua Ago 12, 2020 6:25 pm
Olá! Sou o Saulo de Rio Branco, trabalho como professor na Escola Rural Wilson Pinheiro. Uma avaliação qualitativa eficaz é necessário que os envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. É necessária outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato.  A avaliação qualitativa, mais do que nunca, precisará sobrepor o aspecto quantitativo. Os registros e acompanhamentos das devolutivas dos estudantes são fundamentais para que o professor acompanhe seu rendimento escolar e faça as intervenções necessárias para o avanço do aprendizado dos mesmos.
Conteúdo patrocinado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 28 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos