Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+236
Danielle Santiago
Valmira Souza Lucena
Saulo Albuquerque
Fátima Sena
Agna Roberta Sabino Araúj
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
MARIA JOCILENE
luis gustavo de almeida
Cristiane Damian
Sâmia Gonçalves da Silva
49554530234
Rosineide
Nairis da Silva Chaves
Wladimir Melo Rebouças
Naiara Pinheiro
Pedro Henrique
sebastiana.leandra
Dyonnatan
Maurício Fontinele
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
NÁDIA PAPI DA SILVA MOTA
Alexandre Castro
EDIS CARLOS NASCIMENTO
Rosimeire Rodrigues
Lucineia Mota Mesquita
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
Mauricleia Belo Nobre
CARLA NERY
LILIA DANIELE
Maria Débora de Oliveira
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Luciana Rosales
Janaina
Francisca Carvalho do Reg
Anderson Parada
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Kevin Klina Araújo Mota
Natália Ferreira
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
Cristiane Henrique
JEANE FERREIRA
Márcia Fittipaldy
alinesotero@uol.com.br
leandro da silva melo
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
Eurico Paz
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Jair Fiesca Júnior
Marta Neves Bezerra
Cremilda
Valter Costa
Camila Monteiro
Edineia Nogueira Pinto
ANTONIO MARQUES DO VALE
Rosileuda
Francisco Edison
Lucimeire Barbosa Rocha
Raildo da Silva Araujo
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Samila Calixto
Sandra Santos Silva
01796226254
DENES LUIZ
Juliana Batista de Lima
Taliane
Edinar Gomes de Moura
Giuliany
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
rosinete l. de campos
Vinícius Martins
Dheymeson Mesquita Souza
Gercineide
Rayalle Lima
Daniel jinkings de melo
greicyane vinente soares
LEILA TAVARES
Marilene Oliveira Santos
Gedileia Gregório
Gracilene
Cleide Olímpio de Morais
Francisca Raydinelli
Jose Marcelo Fortunato
Elisandra Vieira da Silva
Francineia Melo da Silva
Rozany Rocha pereira
NazileneSilva Brasil Barr
Géssica
Lela Tatiane Franke Nery
Danilo de Souza
Enison Martins Alcides
Ana Raquel Silva Souza
Carlos Simão
Naiara Silva e Silva
Leidisseia
Francisca Iris
JANETE COSTA SUTIL DA SIL
marcelotk
Vanessa Santos
Francisco de Jesus Alves
jose francisco
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Jecila dos Santos Monteir
699.606.902-53
Marta Wanderley
Adriana Luiza Schneberger
Daiane Martins
MARCOS ARAUJO MARTINS
Maria Moura
José césio medeiros
Maria Francineide
Marcio Bernardino e Silva
Maria Sousa
Obadias Mendonça
Marleide da Silva Martins
Jocilene M. C. Ozorio
48454605215
Moisés Silva de Paula
Nilda Conrado
Greicesilva
Ana Maria
RUTE CAMILO
francisco rodrigo
Fátima Portela
Aldemisia Menezes de Alen
ROSINEIA DIAS LIMA
José Eduardo Silva
Eulaila Maria H. Nunes
Joelion Lopes
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Helileis Marinho
Bruna Lalinny Magalhães d
Lucilene de Farias
Valderlandia A Aquino
ELIZETE FONTINELE
Maria Rosinéia Gomes da S
maria das dores lima beze
Maria Silvana Alberto Gom
Cleitiane R. Rodrigues
Mª Sirleide N Barbosa
José Francisco da Silva
Joselene Ribeira da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
ROSANGELA DO NASCIMENTO
Ivone Santiago de OLiveir
Maria Elenir Lima Rodrigu
Arlene Barreto
Ana Maria Dias da Silva B
Arielly
José Wagner
ISABELA MACIEL GARCIAS
Mayra Nogueira
Reno Lacerda Mendes
IVANETE ROCHA DA SILVA
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
mariaroseligomesdasilva@g
Ana Paula Lima da Silva
EDINAR ALVES
francicley de melo
Brasilina Feitoza
Séfora Paula de L.holanda
dianny.fernandes
Ana Cleide da Silva Lima
Jeane Reis
Lenires
Verônica Diniz
Rosimeire
Marcio Rodrigo
DEVANILDE
Jordana Costa
Lindalva Moreira
Antonia Xavier
Marcivânia Tim da Silva
Francilene.albuquerque
valdelina_muniz@hotmail.c
LUCIENE CRISTINA
Rosangela R de Oliveira
Francisco Lopes
Neusa Rego
Neiva Nara
keyla galvão
Leide Niria de S Cordeiro
Laura Luanna Abreu
Laide Vitor
Valdernilson de L. Gomes
Andressa Queiroz da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Aucilene Cavalcante da Si
Neuza Sales
CELMA NERY
Maria do Socorro B. Matos
Maria Auxiliadora
Mirnes S O L
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Taina Clavia Lima do Nasc
socorrosf73@yahoo.com.br
Gleyson Farias da Silva A
Francicleia da Rocha
Jayne de Souza Silva
Noely Castro
MAICON BARROSO
Hígila
Cleicimara Santos Neves C
shirley maria da silva sa
Christyne Diogenes
Maria de Lourdes Maciel
dernice.souza@hotmail.com
ITAAN.OLEGARIO
Ana Lúcia Vieira Sales
Érica Rocha
Regiane Estevam
Nayana Rayelly
Cliciane
rarismar
240 participantes
Ir para baixo
avatar
Aldenora Gonçalves
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Avaliação.

Ter Ago 11, 2020 10:11 am
Aldenora Gonçalves da Silva.
Escola Assis Vasconcelos.
Coordenação pedagógica.
Avaliar é um processo contínuo e fundamental no agir pedagógico. Diante da situação adversa que estamos enfrentando sua importância nas aulas remotas se faz ainda mais importante.Avaliar qualitativamente vai além de atribuir notas aos alunos por exames ou testes. A importância centrasse em avaliar todo o processo de aprendizagem que os alunos vem construindo ,guiando os passos do aluno e valorizando sua bagagem , orientando a construir aquilo que ainda não alcançou. sempre de forma dialógica sendo erros e acertos significativos. Na situação enfrentada pelo Convid _ 19 o ensino virtual ampliou o desenvolvimento do aluno em tempos de pandemia, tornando mais criativo, protagonista, reflexivo nesse processo, sendo a interatividade entre professor e aluno fortalecida e ações pensadas para que ambos construam juntos a aprendizagem necessária ao momento, objetivando sempre o sucesso do aluno.Instigar, icentivar, buscar estratégias juntos, motivar e manter o vínculo ajuda na valorização da aprendizagem , dessa forma a avaliação acontece de forma natural e não excludentes não medindo a aprendizagem por conceitos ou notas.

avatar
Maria Damiana da Conceiça
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Avaliação qualitativa

Ter Ago 11, 2020 10:30 am
A a aviação qualitativa e a que deveria ser mais usada nos dias atuais, uma vez que se vive uMomento bem critico em todo mundo. Falar em avaliação qualitativa requer muito cuidado pois o aluno precisa ser avaliado em todos os seus processos de conhecimento e de não conhecimento para assim, ter o suporte necessário que irá contribuir para a sua verdadeira identidade.
avatar
Edineia pereira mattos
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Crianças

Ter Ago 11, 2020 11:29 am
" Avaliaçao vem para revelar o que a criança ja tem e não o que lhe falta", concordo plenamente.
avatar
valkiriasouza76@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Professora na Djalma Teles Galdino

Ter Ago 11, 2020 11:41 am
A avaliação qualitativa tem como centro todo o processo de aprendizagem, e levado em consideração a forma contínua, cumulativa e sistemática. Esse tipo requer tanto de quem ensina com postura responsável quanto de quem aprende.
Por isso nesse momento de pandemia que identifiquemos os conhecimentos construidos e suas dificuldades, que são muitas, comigo não acesso a internet, a comunidade escolar ser bem carente, o fato dos pais trabalharem e só ter tempo para ensinar o filho aos fins de semana para ajudar os filhos etc...Precisamos avaliar todo esse contexto para podermos planejar adequadamente, as atividades e a forma de avaliar, passando o conhecimento através das redes virtuais, pois não é só enviar as atividades e pronto, temos que fazer vídeos explicativos, áudios e imagens para que esses alunos possam aprender de verdade e não ser só um número...pois nesse momento é um desafio trabalhar com avaliação, para isso o professor tem que planejar bem com os coordenadores e adquirir, competências e conhecimentos que englobam habilidades pedagógicas, para a produção de vídeos, saber manusear bem os componentes digitais e assim o profissional terà um bom desenvolvimento para trabalhar em cima desse contexto pandemico...
avatar
sebastiana.leandra
Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Ago 11, 2020 12:09 pm
Sou professora Sebastiana Leandra Henrique, estou coordenadora pedagógica da Escola Assis Vasconcelos no município de Sena Madureira. Ao iniciar nossa reflexão de avaliar, constatamos logo a necessidade de olharmos essa questão como um processo, deixando claro que a nota não é o ponto forte da avaliação, mas sim a verificação do que foi assimilado. O professor que segue o contrário pensando que está ajudando o seu aluno na aprendizagem, está na verdade dificultando. Sendo assim, a avaliação contínua e acumulativa é exatamente para convencer de que uma nota não deriva apenas de uma prova. A nota é a amostra da aprendizagem adquirida, sendo ela significativa, funcional, se aplicando em diversos contextos o quanto for preciso para que se continue a aprender durante todo o trabalho desenvolvido.
Por decorrência do COVID 19, tivemos que de forma imediata e não planejada migrar do ensino presencial para o ensino online, repensando nossa prática de ensinar e avaliar. Mesmo nós professores não tendo sido preparados para integrar toda a tecnologia que envolve ensinar de forma online, vejo que estamos nos saindo muito bem, pois o desafio do momento força-nos a aprender mais, pesquisando e procurando a melhor forma de está repassando ao aluno conteúdos práticos, de fácil interpretação, com devolutivas esclarecedoras, sanando assim as dúvidas do nosso alunato. E nesse fazer, refazer, avaliar continuamente e de forma acumulativa é o ponto chave. A avaliação está a serviço da aprendizagem, compreendemos nesse caminho a importância do professor ter um acompanhamento diário, com o objetivo de superar as limitações dos alunos e não de puni-los. E é observando o todo que teremos condições de ver os aspectos qualitativos.
avatar
Erico
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Avaliação qualitativa

Ter Ago 11, 2020 12:31 pm
Sou Erico souza professor na escola Dr Mário de oliveira. O atual contexto de ensino hoje é mais que desafiador, mas do que nunca o ensino qualitativo deve sobrepor ao ensino qualitativo. Tendo em vista que com essa pandemia nem todos os alunos acompanharam as aulas por vários motivo. E quanto tiverem acesso. Os conteúdos tem que ser claros e objetivo.
avatar
Pedro Henrique
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Avaliação qualitativa no período da pandemia

Ter Ago 11, 2020 1:07 pm
Olá, sou Pedro Henrique, trabalho nas escolas Paulo Freire e Colégio Militar Tiradentes, sou Professor.
Considero a avaliação qualitativa de suma importância no processo de ensino aprendizagem do aluno, pois com ela, consigo identificar de forma rápida se o aluno está conseguindo assimilar o conteúdo ou não, principalmente nesse período de pandemia que estamos passando. Para isso, procuro sempre ser o mais claro possível nas orientações no dia da aula, deixando sempre o mais compreensível possível. Faço atividades simples e objetivas, de forma que o aluno consiga assimilar a essência dos conteúdos. Tem sido uma ótima ferramenta de avaliação desse processo de ensino-aprendizagem, os alunos sempre dão um feedback bem positivo dos conteúdos que estão sendo trabalhados.
avatar
Naiara Pinheiro
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Avaliação Qualitativa

Ter Ago 11, 2020 1:30 pm
Me chamo, Professora Naiara Pinheiro, sou da Escola Frei Thiago, de Rio Branco/Acre.
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos. Durante esse período de pandemia, nos devemos ser professores ainda mais maleáveis, onde possamos ver esse processo de aprendizado de forma mais tranquila, e que não se leve em consideração a quantidade, e sim a qualidade e o esfôrço ao qual o aluno realiza as atividades propostas.
avatar
Leomara Vanziler
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Módulo III

Ter Ago 11, 2020 2:02 pm
A avaliação qualitativa não busca apenas números, e sim qualidade! A a avaliação qualitativa avalia todo o processo de ensino-aprendizagem. São levados em consideração os erros e acertos dos alunos, deixando claro que errar não é feio e faz parte do aprender. Desta forma, o aluno não estará preocupado em acertar e ganhar nota, mas estará interessado em realmente aprender!
Em tempos de pandemia, não é fácil fazer essa avaliação, por isso, precisamos estar ainda mais atentos aquilo que nossos alunos nos apresentam!
avatar
Keila Katiane Franke Borg
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Ago 11, 2020 2:51 pm
A forma de avaliar em meio o que estamos vivenciando é no método do contato que o professor e o aluno tem, nas dúvidas que surgem sobre os conteúdos postados no grupos do WhatsApp. Não deve sobrecarregar o aluno com muitos conteúdos para resolver em casa. Para que haja evasão escolar no ano de 2020.
avatar
Wladimir Melo Rebouças
Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Resposta Módulo III

Ter Ago 11, 2020 3:10 pm
Olá, sou Wladimir Melo Rebouças, professor no Colégio Acreano.
A avaliação qualitativa requer, tanto do aluno quanto do professor, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos. Nela uma nota ou conceito no final de cada bimestre não é o mais importante, mas sim, o domínio de fato, de competências e habilidades dentro do processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, é muito importante que o professor discuta com seus alunos, em relação as atividades propostas, para a concretização dos objetivos que se pretende alcançar.
avatar
rosibezerra2011@hotmail.c
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Avaliação qualitativa no processo de aprendizagem.

Ter Ago 11, 2020 3:31 pm
Sou a professora Maria Rosineide Lima Bezerra. Trabalho na escola estadual de ensino médio Elvira Ferreira Gomes. Atualmente sou coordenadora de ensino. A avaliação qualitativa é fundamental porque representa todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem e deve possibilitar a mudança de postura tanto dos discentes como dos docentes, e também de toda equipe escolar. Nessa função avaliativa não se deve levar em conta que o aluno necessita de uma nota, mas que o aluno deve de fato aprender. É preciso considerar o processo de ensino aprendizagem de forma integradora em que tanto quem aprende como quem ensina tem responsabilidade para o alcance do sucesso escolar. No cenário em que estamos vivendo frente à Covid 19 são vários os desafios que enfrentamos, entre tantos, os professores precisam enxergar o desenvolvimento do potencial de cada aluno não somente através de exercício de fixação de conteúdos, mas também através da postura do aluno mediante aos desafios postos a eles e seus familiares.
avatar
Nairis da Silva Chaves
Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Avaliação Qualitativa

Ter Ago 11, 2020 3:39 pm
Nairis da Silva Chaves, professora de EF e EM de língua portuguesa na escola Assis Vasconcelos no município de Sena Madureira.
A avaliação qualitativa no cotidiano escolar é uma ferramenta de trabalho para o professor, pois pode-se avaliar o ensino e aprendizagem, saber aonde você melhorar com aquele aluno que apresenta dificuldades, por exemplo. Essa avaliação permite mais a aproximação de aluno com professor, e assim avaliar os conhecimentos construídos durante o período escolar, pois o objetivo maior é o aprender. No atual cenário, as aulas online continuaram o desenvolvimento de habilidades de cada educando, proporcionando assim engajamento, autocrítica, revisão e autoconhecimento.

avatar
Tássia Maria
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Avaliação qualitativa

Ter Ago 11, 2020 3:46 pm
Como já foi mencionados nos estudos o sucesso dos alunos não serão através de uma avaliação preocupados com notas bimestrais. A avaliação qualitativa, centra-se no processo de ensino aprendizagem, sendo de forma contínua e cumulativa do desempenho do aluno.
avaliar os alunos a distância não está sendo uma tarefa fácil, mas necessária. Essa complexidade está nos ensinando uma nova postura de ensinar e aprender ao mesmo tempo, além de dá autonomia aos estudantes, sendo mais responsáveis nas aulas adquirindo conhecimentos.
Cada professor está se adequando aos novos caminhos para desenvolver novas fontes tecnológicas de conhecimento (vídeos, filmes, áudios, apostilas de atividades) a fim de que os alunos não sejam prejudicados na atual situação em que o mundo se encontra. Todo o mundo estão se ajustando enquanto a reabertura das escolas não acontece.
A avaliação qualitativa melhora o rendimento dos estudantes, pois como o professor tem o Feedback diariamente onde da tempo o professor adequar/reformular seu planejamento/atividades de acordo com as necessidades da turma. Norteando suas práticas pedagógicas a necessidades do aluno, viabilizando uma aprendizagem mais eficaz.
Independente do método avaliativo o aluno deve ser sempre o foco, pensar de qual melhor estratégia ele desenvolve seu processo de aprendizagem , em quais propostas utilizar para solucionar sua dificuldades. O aluno tem papel ativo, sua participação no seu processo de aprender quebra barreiras da avaliação tradicional de décadas atrás. O papel do professor também é importante, reconstruir sua prática, realizar a autoavaliação, apesar de todas as dificuldades no momento vamos sair melhores do que eramos.
avatar
68996078380
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Resposta

Ter Ago 11, 2020 4:09 pm
Rodrigo passos, artes. Escola Paulo Freire.

Penso que a avaliação deve ser contínua, ser feita todo dia dentro de sala de aula com atividades, discussões, rodas de conversas, na qual todos expões democraticamente os conhecimentos adquiridos em sala de aula. E através desse diálogo o professor ir corrigindo com diálogos eventuais erros falado em sala de aula, tudo isso feito a partir de provocações com os alunos. E assim vai avaliando cada aluno de forma democrática.
avatar
Antonia F. da S. Morais
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Avaliando

Ter Ago 11, 2020 4:21 pm
A avaliação qualitativa proporciona mais oportunidade de aprendizagem para o discente, permitido ainda ao professor uma auto avaliaçãos, assim como a oportunidade de replanejar suas ações oferecendo novas oportunidades de aprendizagem ao educando.
Acompanhar o aluno com os registros de suas atividades e as devolutivass feitas, ajuda o professor a acompanhar a evolução do alunado e fazer as intervenções necessárias para garantir a prendizagem.
avatar
Suely V. Rocha
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Avaliação modulo III

Ter Ago 11, 2020 4:51 pm
A avaliação qualitativas se preocupa mais com os aspectos de aprendizagem e não busca informações mensuráveis, e sim observar como o ensino se desenvolve na escola, tanto em aspectos pontuais quanto ao nível global. Igualmente, o método deve suprir pontos subjetivos e habilidades cognitivas desconsideradas na avaliação quantitativa, dando panorama sobre o processo educativo.
Nesse contexto temos que observa o que realmente nossos alunos conseguiu assimilar do conteúdo trabalho com eles.
avatar
Diana Alves de Oliveira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Ago 11, 2020 5:14 pm
Olá
Sou a professora Diana Alves de Oliveira e atualmente trabalho na Escola integral Professor Márcio Bestene Koury.

A avaliação não deve priorizar apenas testes e trabalhos. Requer uma análise mais profunda, em relação aos conhecimentos construídos e as dificuldades do dia a dia na trajetória sócial, familiar e cultural do aluno.
A avaliação qualitativa no ambiente escolar ocorre de várias
formas, seja através da avaliação diagnóstica, para ter noção do que o aluno já sabe, em seguida são planejadas situações onde o aluno é desafiado, e no momento do desafio ele está sendo avaliado. Procura se também avaliar as afinidades do aluno no desenvolvimento das atividades, na sala de aula ou de casa. No ambiente escolar, todos os avanços são registrados, pois são eles que mostrarão os passos seguintes a serem efetuados. Os registros podem ser feito por meio de fichas síntese, fotos, vídeos, áudios...
Diante do cenário atual a avaliação qualitativa está presente nas aulas virtuais, através da observação e leitura das atividades enviadas por nossos alunos: vídeos, áudios, tira dúvidas no grupo de Whatsapp no momento da atividade proposta.
Vou exemplificar com uma situação que vivi, ao trabalhar em Junho as festas juninas, trabalhamos tudo: origem, características, comidas, danças etc. Fizemos uma culminância virtual, onde mostramos vídeos de algumas famílias dos meus alunos dançando com os filhos caracterizados. Tive um retorno maravilhoso e isso me mostrou que estamos no caminho certo..
avatar
Rosineide
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty A importância da avaliação qualitativa

Ter Ago 11, 2020 5:23 pm
Nome: Rosineide Pereira de Araújo
Escola: Clícia Gadelha
Função: Professora

Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. É necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato.
Até mesmo os erros são levados em conta, porque indicam como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos que vão sendo adquiridos, permitindo a identificação dos conhecimentos que já estão consolidados e servem de base para tudo o que vem a seguir. Em uma avaliação do tipo qualitativa, todas as respostas do estudante, certas ou erradas, indicam o caminho percorrido e oferecem um prognóstico dos próximos passos.

avatar
53162218268
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Educar é crescer. É crescer é viver.

Ter Ago 11, 2020 6:11 pm
Vale destacar que avaliação, no ambiente escolar, diz respeito a aprendizagem do aluno quanto aos aspectos institucionais e à avaliação externa. Quando falamos de avaliação qualitativa, o que é levado em conta apenas uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas sim a consideração do processo de ensino aprendizagem do aluno de forma contínua.
O aluno não é receber uma nota, mas aprender o conteúdo. Nesse período de pandemia, as atividades remotas e impressas em ensino a distância tenho acompanhado e observado o desenvolvimento dos alunos, fazendo as devidas intervenções do conteúdo trabalhado com eles, sempre que necessário.
avatar
Jozivanda da Silva Pessôa
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Ago 11, 2020 7:00 pm
A avaliação qualitativa busca suprir quaisquer forma de habilidades cognitivas desconsiderados pela avaliação quantitativa, ou seja, é uma ferramenta que possibilita ao professor desenvolver meios para compreender as dificuldades de aprendizagem dos seus alunos.
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Que vai desde as características do comportamento do aluno ao seu desenvolvimento educacional propriamente dito. Logo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
No nosso cenário atual, frente ao COVID-19, é necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno na maioria das vezes por falta da tecnologia (internet) ou ferramentas ( computador, telefone, etc) seja realmente encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, o que nos leva a redobrar a nossa atenção quando se fala no processo avaliativo dos nossos alunos.





avatar
49554530234
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Modulolll

Ter Ago 11, 2020 8:10 pm
Meu nome é Danyelle sou professora Da escola Josué Fernandes
A avaliação não deve priorizar apenas o resultado, como testes e provas, porém a avaliação deve ser uma prática investigativa diária, onde se busca identificar os conhecimentos dos alunos .

A avaliação qualitativa no ambiente escolar pode ocorrer através de diagnóstico, para ter noção do que o aluno já sabe, em seguida são planejadas situações para que aluno seja desafiado e avaliado.
avatar
arianyrebecca@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Ago 11, 2020 8:42 pm
Professora Ariany Rebecca, escola professor Josué Fernandes.
O atual contexto é extremamente desafiador tanto para o aluno quanto para o professor, pois vivemos em uma realidade social em que nem todos têm acesso à internet de qualidade, fazendo com que a escola crie vários canais de chegada do conhecimento a todos os aprendizes, como através de cópias dos conteúdos trabalhados.
Não é uma logística tão simples assim, pois requer toda uma movimentação de pessoas, organização das rotinas escolares para receber o material do professor, fazer levantamento dos alunos que não têm acesso à internet, contagem, reprodução e entrega destes materiais às famílias, organizando de forma a não haver aglomerações e, assim, evitar possíveis contágios da Covid-19.
avatar
Ederleide Mourão
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Módulo 3 Avaliação qualitativa

Ter Ago 11, 2020 9:07 pm
Ederleide de Sousa Mourão, Escola Dr Flaviano Flávio Batista, Professora

Esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. É necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato.
avatar
Susikelly
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Avalição

Ter Ago 11, 2020 9:59 pm
Sou Maria Susikelly Silva Lima, ministro a disciplina Língua Inglesa na escola Colégio Barão do Rio Branco(CERBR).
No presente contexto é bastante desafiador tanto para o aluno quanto para o professor, uma vez que vivemos em uma realidade social em que nem todos têm acesso à internet de qualidade, sendo assim, fica um trabalho árduo a ser executado, fazendo com que a escola e até mesmo professores criarem vários meios canais, uso privativo do seu whatsapp, google classroom para enviar a chegado do conhecimento a todos os discentes, como através de cópias dos conteúdos trabalhados.
Conteúdo patrocinado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 27 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos