Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+236
Danielle Santiago
Valmira Souza Lucena
Saulo Albuquerque
Fátima Sena
Agna Roberta Sabino Araúj
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
MARIA JOCILENE
luis gustavo de almeida
Cristiane Damian
Sâmia Gonçalves da Silva
49554530234
Rosineide
Nairis da Silva Chaves
Wladimir Melo Rebouças
Naiara Pinheiro
Pedro Henrique
sebastiana.leandra
Dyonnatan
Maurício Fontinele
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
NÁDIA PAPI DA SILVA MOTA
Alexandre Castro
EDIS CARLOS NASCIMENTO
Rosimeire Rodrigues
Lucineia Mota Mesquita
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
Mauricleia Belo Nobre
CARLA NERY
LILIA DANIELE
Maria Débora de Oliveira
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Luciana Rosales
Janaina
Francisca Carvalho do Reg
Anderson Parada
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Kevin Klina Araújo Mota
Natália Ferreira
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
Cristiane Henrique
JEANE FERREIRA
Márcia Fittipaldy
alinesotero@uol.com.br
leandro da silva melo
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
Eurico Paz
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Jair Fiesca Júnior
Marta Neves Bezerra
Cremilda
Valter Costa
Camila Monteiro
Edineia Nogueira Pinto
ANTONIO MARQUES DO VALE
Rosileuda
Francisco Edison
Lucimeire Barbosa Rocha
Raildo da Silva Araujo
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Samila Calixto
Sandra Santos Silva
01796226254
DENES LUIZ
Juliana Batista de Lima
Taliane
Edinar Gomes de Moura
Giuliany
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
rosinete l. de campos
Vinícius Martins
Dheymeson Mesquita Souza
Gercineide
Rayalle Lima
Daniel jinkings de melo
greicyane vinente soares
LEILA TAVARES
Marilene Oliveira Santos
Gedileia Gregório
Gracilene
Cleide Olímpio de Morais
Francisca Raydinelli
Jose Marcelo Fortunato
Elisandra Vieira da Silva
Francineia Melo da Silva
Rozany Rocha pereira
NazileneSilva Brasil Barr
Géssica
Lela Tatiane Franke Nery
Danilo de Souza
Enison Martins Alcides
Ana Raquel Silva Souza
Carlos Simão
Naiara Silva e Silva
Leidisseia
Francisca Iris
JANETE COSTA SUTIL DA SIL
marcelotk
Vanessa Santos
Francisco de Jesus Alves
jose francisco
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Jecila dos Santos Monteir
699.606.902-53
Marta Wanderley
Adriana Luiza Schneberger
Daiane Martins
MARCOS ARAUJO MARTINS
Maria Moura
José césio medeiros
Maria Francineide
Marcio Bernardino e Silva
Maria Sousa
Obadias Mendonça
Marleide da Silva Martins
Jocilene M. C. Ozorio
48454605215
Moisés Silva de Paula
Nilda Conrado
Greicesilva
Ana Maria
RUTE CAMILO
francisco rodrigo
Fátima Portela
Aldemisia Menezes de Alen
ROSINEIA DIAS LIMA
José Eduardo Silva
Eulaila Maria H. Nunes
Joelion Lopes
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Helileis Marinho
Bruna Lalinny Magalhães d
Lucilene de Farias
Valderlandia A Aquino
ELIZETE FONTINELE
Maria Rosinéia Gomes da S
maria das dores lima beze
Maria Silvana Alberto Gom
Cleitiane R. Rodrigues
Mª Sirleide N Barbosa
José Francisco da Silva
Joselene Ribeira da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
ROSANGELA DO NASCIMENTO
Ivone Santiago de OLiveir
Maria Elenir Lima Rodrigu
Arlene Barreto
Ana Maria Dias da Silva B
Arielly
José Wagner
ISABELA MACIEL GARCIAS
Mayra Nogueira
Reno Lacerda Mendes
IVANETE ROCHA DA SILVA
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
mariaroseligomesdasilva@g
Ana Paula Lima da Silva
EDINAR ALVES
francicley de melo
Brasilina Feitoza
Séfora Paula de L.holanda
dianny.fernandes
Ana Cleide da Silva Lima
Jeane Reis
Lenires
Verônica Diniz
Rosimeire
Marcio Rodrigo
DEVANILDE
Jordana Costa
Lindalva Moreira
Antonia Xavier
Marcivânia Tim da Silva
Francilene.albuquerque
valdelina_muniz@hotmail.c
LUCIENE CRISTINA
Rosangela R de Oliveira
Francisco Lopes
Neusa Rego
Neiva Nara
keyla galvão
Leide Niria de S Cordeiro
Laura Luanna Abreu
Laide Vitor
Valdernilson de L. Gomes
Andressa Queiroz da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Aucilene Cavalcante da Si
Neuza Sales
CELMA NERY
Maria do Socorro B. Matos
Maria Auxiliadora
Mirnes S O L
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Taina Clavia Lima do Nasc
socorrosf73@yahoo.com.br
Gleyson Farias da Silva A
Francicleia da Rocha
Jayne de Souza Silva
Noely Castro
MAICON BARROSO
Hígila
Cleicimara Santos Neves C
shirley maria da silva sa
Christyne Diogenes
Maria de Lourdes Maciel
dernice.souza@hotmail.com
ITAAN.OLEGARIO
Ana Lúcia Vieira Sales
Érica Rocha
Regiane Estevam
Nayana Rayelly
Cliciane
rarismar
240 participantes
Ir para baixo
avatar
Luciana de Oliveira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Avaliação escolar

Seg Jul 13, 2020 9:24 pm
Luciana de Oliveira Machado
Coordenadora de Ensino
Esc. Est. "Tupanir Gaudêncio da Costa"

Para Lúcia Dellagnelo:
"Gestores e professores devem possuir competências digitais que englobam habilidades pedagógicas, de cidadania digital e de desenvolvimento profissional. A escola deve possuir um repertório de recursos digitais selecionados alinhados ao currículo, e disponibilizar infraestrutura adequada ao uso pedagógico da tecnologia, tanto em termos de equipamentos quanto de conectividade."

Estamos experimentando uma fase de mudanças e desafios , nossos professores estão a cada a dia planejando suas aulas de modo a alcançar o maior número de alunos possíveis. Como é sabido, o acesso à internet é um dos meios mais utilizados por nós nesses tempos de pandemia para darmos continuidade aos estudos.

Os professores tem se apropriado cada vez da avaliação formativa e qualitativa nesse processo de ensino-aprendizagem virtual, incentivando a participação, a realização de atividades dinâmicas e atuais , acompanhando os avanços, auxiliando nas dúvidas, enfim, registrando e propondo atividades diversas e desde já, planejando atividades e ações para o retorno às aulas presenciais , onde o professor terá que avaliar a aprendizagem das atividades trabalhadas onlines e acompanhar de perto os alunos que nao tiveram acesso a essas aulas .

Assim, continuaremos trabalhando de acordo com a LDB em seu Art. 24, que diz que a avaliação deverá ser contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos (...)



avatar
Dannielly
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Avaliação qualitaitva

Ter Jul 14, 2020 12:48 am
Meu nome é Dannielly Fernandes da Silva, sou professora de Ciências na Escola Roberto Sanches Mubarac. A avaliação qualitativa já era importante, antes desse período de pandemia do Covid-19, imagine agora! Esse tipo de avaliação é muito pertinente e adequado para avaliarmos os alunos no atual momento em que vivemos. A participação do aluno é que será importante e não a quantidade de nota que ele tira em uma avaliação, sendo assim o aluno, jamais ficará sem ser avaliado e sem uma nota de participação, pois ele irá demonstrar a qualidade e não a quantidade, ele exporá o seu aprendizado e não a melhor nota.
avatar
JAELISON FONTES ARAÚJO
Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Jul 14, 2020 1:34 pm
JAELISON FONTES ARAÚJO
Escola: Marina Vicente Gomes
Sabe se que o processo avaliativo é de grande valência no sistema educacional pois é a partir dele que temos pressupostos para trabalhos futuros com nossos alunos e podemos entender a real situação de aprendizagem que ele se encontra.
Neste momento de pandemia ficou claro que devemos levar em consideração a realidade de nossos alunos, sabemos que nem todos dispõem das mesmas condições. Sabemos também que é necessário levar em consideração os aspectos qualitativos sobre quantitativos, a própria LDB já fala isso. Então levando em consideração ente cenário de pandemia devemos enquanto professores extrair o máximo do potencial que cada aluno pode oferecer, para que em um possível momento de avaliação seja possível se sobrepor os aspectos qualitativos.
avatar
Bruna Feitoza da Sila
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Avaliação

Ter Jul 14, 2020 2:37 pm
Sou Bruna Feitoza da Silva
Trabalho como professora na Escola: Francisco Salgado Filho
Compreende-se que no processo ensino aprendizagem, a avaliação reflete a vida escolar do aluno e o desempenho da prática docente do professor, pois é uma ferramenta norteadora do agir pedagógico, tendo como objetivo o sucesso do educando. A avaliação qualitativa é muito importante independente da situação seja de pandemia ou não, muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
avatar
Pedro Mendes
Mensagens : 5
Data de inscrição : 10/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Jul 14, 2020 5:50 pm
Prof. Pedro Lima
Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. É necessária uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do educando seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato.
Dado essa crise sanitária, nós professores e corpo escolar estamos sendo provados que precisamos de mais capacitações voltadas pra área da tecnologia, nos tomando mais capazes e capacitados, sendo capazes de construir meios adequados para dar aulas para nossos alunos de forma presencial e online. É um verdadeiro desafio enquanto Escola nos adequar às necessidades e dar uma educação de qualidade e manter assim.
avatar
itoliveira12@hotmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Avaliação qualitativa segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Ter Jul 14, 2020 6:26 pm
Sou Ivaneide da Silva Tavares, e assim como propõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, defendo a avaliação qualitativa como a maneira por excelência quando se trata de avaliar nossos alunos. Isso porque , na avaliação qualitativa se considera todo o processo de ensino aprendizagem, ela é contínua e cumulativa, não considera apenas um momento, um instrumento para mensurar o nível de aprendizagem dos alunos. Desta forma, o que mais importa não é atribuir uma nota ou um conceito aos alunos e sim, considerar desde os conhecimentos prévios dos alunos, todas as aprendizagens deles, sejam elas cognitivas, afetivas e/ou relacionais. Considera-se o que ele já sabe, projeta-se metas de aprendizagem e a evolução do aluno nesse processo, respeitando as possibilidades e individualidades dos nossos alunos, pois não lidamos com classes homogêneas. Em tempos de pandemia, os direitos de aprendizagem ainda precisam ser garantidos, inclusive aos que não tem acesso aos serviços online. O princípio da equidade no ensino se mantém e na hora de avaliar um único instrumento para todos, em diferentes circunstâncias de ensino não se aplica, precisamos considerar os diferentes percursos, os esforços pessoais...
avatar
Charles Junior B. Moreira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty APRENDIZAGEM EM MEIO AO COVID 19

Ter Jul 14, 2020 10:40 pm
Charles Junior B. Moreira, Escola Belo Porvir, Epitaciolândia.

Partindo do pressuposto, a LDB diz em seu ART. 13, que os docentes incumbir-se-ão de:
I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III - zelar pela aprendizagem dos alunos .
A própria lei é muito clara em relação ao processo de ensino/aprendizagem, que aponta para uma avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período. Antes de tudo, vale destacar que a avaliação, no ambiente escolar, diz respeito a análise da aprendizagem do aluno .


Não podemos criar uma metologia de ensino a online porque as escolas não possui as ferramentas mínimas. Além disso não teríamos a adesão de todos os alunos, foi uma situação complicada no início do isolamento social - pandemia - CORONAVÍRUS, mas como fazer onde o acesso a internet é limitado é o sinal do telefone - celular é precário (quando tem), a escola não tem estrutura nem de material e nem de pessoal para imprimir os materiais necessários para disponibilizar para os alunos, disponibilizamos o material em diferentes plataformas, o aluno não tem acesso e impunha-se dos mais diferentes artifícios para justificar a não elaboração das mesmas... é um Deus nos acuda.
avatar
Sandra Arruda
Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Importância da avaliação qualitativa

Qua Jul 15, 2020 5:58 am
Sou a professora Sandra Maria Ferreira Arruda. Trabalho na escola Djalma Teles Galdino.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação diz que avaliação deve ser contínua e cumulativa ao desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período. Isto corresponde a importância de o professor proporcionar meios educativos que favoreçam o desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetivas e relacionais de maneira que o aluno tenha um desempenho que eleve seus conhecimentos em todo processo de ensino- aprendizagem. E neste período de pandemia, de distanciamento social, tivemos que ir nos adequando e buscando alternativas para que o aluno tenha o acesso ao ensino de forma quantitativa para que mesmo em diferentes circunstâncias o aluno progrida em seus conhecimentos.
avatar
franciscaavelino33@gmail.
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Avaliação da aprendizagem - aspectos qualitativos com prevalência sobre os quantitativos

Qua Jul 15, 2020 10:40 am
Sou a Francisca Avelino da Rocha, trabalho na escola Francisco Salgado Filho na função de professora. Em se tratando de avaliação seguimos os critérios e parâmetros estabelecidos na LDB, onde a prevalência se dar nos aspectos qualitativos sobre os quantitativos respeitando sempre as capacidades, habilidades e limitações dos nossos alunos. Quanto as formas como avaliamos nesse período de pandemia continuamos priorizando a qualidade dentro das condições ofertadas no sistema EAD porém, é um processo que só será finalizado ou concluído no retorno das aulas presenciais. No momento fazemos os registros necessários e possíveis como vídeos das crianças realizando as atividades, vídeo aulas, áudios e mensagens através de WhatsApp, chamadas de vídeos e mensagens de textos tirando as dúvidas que surgem no decorrer do processo.
avatar
Lua
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Avalição qualitativa

Qua Jul 15, 2020 3:15 pm
Olá, me chamo Luana, sou professora na escola são Francisco de Assis I.
A avaliação qualitativa é importante no ambiente escolar pois ela não visa um número, uma nota. Essa avaliação propõem todo um processo de ensino aprendizagem, com diagnósticos, e como consta na LDB "uma avaliação contínua e cumulativa".
Para o professor é um desafio, visto que ele mesmo precisa refletir sobre suas práticas e façam com que os alunos reflitam e questionem o ensino, pois o objetivo final não é uma nota e sim com que ele realmente aprenda.
Nesse momento de pandemia que estamos vivendo, sabemos que os desafios são ainda maiores e para que os nossos alunos continuem aprendendo é preciso um bom planejamento para que o processo de aprendizagem seja contínuo. Portanto as atividades precisam ser voltadas para isso, dando continuidade ao processo de ensino aprendizagem.
avatar
Alexandra Farias Alves
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Avaliação qualitativa

Qua Jul 15, 2020 6:24 pm
Perceba que os aspectos abordados na lei são, principalmente, os registros de acompanhamento das atividades pedagógicas dos alunos, para a construção de uma avaliação baseada na equidade. Nesse contexto, a avaliação contínua e cumulativa é diária, transparente, assim, possui uma aparência diagnóstica.
Dessa forma, os aspectos qualitativos devem sobrepor os aspectos quantitativos. Acerca disso, comente a importância da avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola e ainda neste período emergencial de Covid-19.
Quando nos deparamos no quesito avaliação ,sempre nos questionamos se estamos condizente com a realidade, mas em contra partida faz se necessário identificar os conhecimentos adquiridos como também suas dificuldades e os objetivos não alcançados. Quando avaliamos o aluno também estamos avaliando o professor, a escola e todo o contexto escolar, considerado o ensino- aprendizado. Na avaliação qualitativa que abrange todo o processo de ensino-aprendizado de forma contínua, cumulativa. Tendo como base pilares qualitativos envolvendo quem aprende e quem está ensinando, desenvolvendo a responsabilidade, autonomia e atitude mediante as desafios.
Essa avaliação pode ser feita de forma dialógica,considerandos os erros como uma nova ponte de recomeçar e refletir sobre o planejamento, os instrumentos de avaliação. A escola deve está atenta aos conhecimentos adquiridos pelos alunos no período de ensino remoto, fazendo uso da avaliação qualitativa balizando as turmas em níveis de conhecimentos .
avatar
Maurizete Marques Mota
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui Jul 16, 2020 6:54 pm
Sou a professora Maurizete Marques Mota, trabalho na escola Francisco Salgado Filho. A avaliação qualitativa considera o processo de ensino e aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Para se fazer uma avaliação qualitativa eficaz devem ser levado em consideração que os sujeitos envolvidos (alunos) questionem a relação de ensino - aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. Cada educador deve perceber como fazer a avaliação qualitativa,criando caminhos possíveis a serem percorridos.
No entanto estamos realizando registros das aulas com apoio das ferramentas digitais como: whatsapp,vídeo aulas, áudios, mensagens... Entendo que o processo de avaliação está sendo por etapas e só será concluído quando retornarmos.
avatar
Clenilda Silva de Almeida
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jul 17, 2020 10:39 am
Clenilda Silva de Almeida, professora na escola Flávia Barros Pimentel

A avaliação qualificada é uma forma de promover a boa qualidade da educação, observando e evoluindo aqueles que tem dificuldades e avançando ainda mais aqueles que já sabem bastante, claro que com competência a todos.
A avaliação não deve apenas priorizar o resultado, mas sim investigar e identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades, o erro mostra que o aluno não está adquirindo a informação de forma adequada, assim começa um novo ponto de partida para novas estratégias de aprendizagem
avatar
Antônia Pereira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Avaliação EAD

Seg Jul 20, 2020 6:07 pm
Sou MARIA ANTÔNIA PONTES PEREIRA, professora de Geografia na Escola de Ensino Fundamental II Professor Tupanir Gaudêncio da Costa, em Tarauacá.
A avaliação é uma ferramenta fundamental no cotidiano escolar. A avaliação qualitativa está voltada a análise de todo o percurso do aluno, identificando suas dificuldades e potencialidades, ou seja, está voltada a todo o processo de ensino-aprenizagem como estabelece a LDB, mostrando a necessidade de uma avaliação de forma contínua, cumulativa e sistemática e não apenas a aquisição de notas, mas a certeza de que o aluno realmente aprendeu com responsabilidade e autonomia, sendo ele o autor do próprio conhecimento.
A avaliação qualitativa torna-se um instrumento de autoavaliação de nossas práticas quanto professores e seres humanos e visando a melhoria da qualidade da educação.
Contudo, diante do atual cenário no qual estamos enfrentando, devido a pandemia causada pela Covid-19, houve a necessidade de adotarmos aulas remotas e a avaliação qualitativa torna-se mais presente e necessária pois nosso alunado está distante fisicamente e precisamos que ele continue realmente aprendendo e desenvolvendo suas potencialidades, contando com a ajuda e apoio dos pais.
avatar
ELIETE MACHADO
Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Seg Jul 20, 2020 6:59 pm
Eliete Machado de Carvalho, professora na escola Ramona Mula Pastor de Castro. Ao longo de nossa jornada pedagógica, sabemos o quanto a avaliação é importante em todo o âmbito escolar. E para que isso ocorra é preciso que haja uma atenção voltada para a qualidade da avaliação, ou seja, é de suma importância que metas sejam traçadas para que o objetivo a se cumprir seja um aprendizado de qualidade. E isso só ocorrerá se o processo de avaliação for garantir a excelência no ensino aprendizagem de nossos educandos. No período de pandemia está sendo um grande desafio manter essa qualidade no processo de avaliação, porém estamos atentos anotando todos os passos dos alunos com relação às atividades que lhes são entregues e depois devolvidas a escola, também é avaliado as atividades repassadas via rede social (wats), tudo com muito cuidado dando bastante atenção aos alunos para que se sintam parte importante mesmo estando longe. É de fundamental importância a participação dos pais nesse novo processo que estamos vivendo, já que eles em algumas situações são a nossa única comunicação.
avatar
CLEICIMAR CARVALHO
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty MODULO III

Ter Jul 21, 2020 4:46 pm
Sou Francisca Cleicimar Carvalho Firmo professora do 5ª ano nas escolas Ilka Maria de Lima e Ramona Mula Pastor de Castro,
Podemos dizer que a avaliação qualitativo se preocupam mais com os aspectos de aprendizagem se preocupa com a qualidade do ensino se o aluno de verdade está aprendendo. Neste momento, de pouco tempo para planejamento, é importante acessar recursos educacionais digitais e adequar para cada ano escolar e preparar os materiais e as aulas digitais, que podem ser compostas por recursos educacionais disponíveis online e materiais produzidos pelos próprio professore.
É fundamental avaliar se todos os alunos terão acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores. Todos devem estar atentos aos casos onde a participação de alunos nas atividades online não for possível e buscar formas alternativas de garantir o acesso. Isso sim e uma educação com qualidade.
avatar
LEIDIANE LIMA.
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Ter Jul 21, 2020 5:05 pm
PARA REALIZAR AVALIAÇÃO QUALITATIVA MESMO EM TEMPOS DE COVID-19, É NECESSÁRIO REALIZAR UMA OBSERVAÇÃO CRITERIOSA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. OBSERVAR O PROCESSO DE EVOLUÇÃO DO ALUNO DIANTE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, E COMO ESTÁ LIDANDO COM OS ERROS E ACERTOS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, SENDO ASSIM PROFESSOR PODERÁ FAZER UMA AVALIAÇÃO QUALITATIVA, AVALIADO DE FORMA CONTINUA TODO O PROCESSO, E AVALIAÇÃO NÃO SENDO APENAS UM INSTRUMENTO DE APROVAÇÃO E REPROVAÇÃO.
avatar
amanda_alexandre@outlook.
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Resposta do Fórum

Ter Jul 21, 2020 8:12 pm
Sou Amanda Alexandre Silva Zacarias, leciono no Instituto de Educação Lourenço Filho (IELF) e sou professora de Matemática.
Na avaliação qualitativa o que é levado em conta é a qualidade do conhecimento adquirido pelo estudante a longo do processo de ensino-aprendizagem e essa avaliação deve ser realizada durante todo o processo, durante esse período de pandemia está um pouco complicado fazer essa avaliação qualitativa por que o professor não esta ali tão presente como acontece em sala de aula, mas estamos fazendo o nosso melhor avaliado as participações nas videos conferencias e as entregas das atividades no classroom.
avatar
Amanda Alexandre
Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Resposta do Fórum III

Ter Jul 21, 2020 10:53 pm
Sou Amanda Alexandre Silva Zacarias, leciono no Instituto de Educação Lourenço Filho (IELF) e sou professora de Matemática.
Na avaliação qualitativa o que é levado em conta é a qualidade do conhecimento adquirido pelo estudante a longo do processo de ensino-aprendizagem e essa avaliação deve ser realizada durante todo o processo, durante esse período de pandemia está um pouco complicado fazer essa avaliação qualitativa por que o professor não esta ali tão presente como acontece em sala de aula, mas estamos fazendo o nosso melhor avaliado as participações nas videos conferencias e as entregas das atividades no classroom.
avatar
Anderson Parada
Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Resposta do modulo III

Qua Jul 22, 2020 9:22 am
Sou Anderson Parada do Nascimento, leciono no Instituto de Educação Lourenço Filho (IELF) e sou professor de Matemática.
Processo de avaliação for garantir a excelência no ensino aprendizagem de nossos educandos. Na avaliação qualitativa o que é levado em conta é a qualidade do conhecimento adquirido pelo estudante a longo do processo de ensino-aprendizagem e essa avaliação deve ser realizada durante todo o processo, durante esse período de pandemia está um pouco complicado fazer essa avaliação qualitativa por que o professor não estar ali tão presente como acontece em sala de aula, mas estamos fazendo o nosso melhor avaliado as participações nas vídeos conferencias e as entregas das atividades no classroom. No período de pandemia está sendo um grande desafio manter essa qualidade no processo de avaliação, porém estamos atentos verificando todos os passos dos alunos com relação às atividades que lhes são entregues e depois devolvidas a escola, pois monitoramos se o aluno estar entregando e conseguindo sucesso nas resoluções. Caso esses alunos tenha errado alguma questão na lista de atividade será dado uma devolutiva para que o mesmo perceba onde errou e corrija e devolva ao professore. Esse processo e construtivo e muito importante para o aluno pois ele sentir o professor próximo participando das atividades junto com ele. É fundamental avaliar se todos os alunos terão acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores.
avatar
Eid Santos
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Professor na Escola Áurea Pires

Qua Jul 22, 2020 4:40 pm
A própria LDB nos orienta à educação em valores, determinando que nós professores possamos observar os critérios de avaliação continua e cumulativa do desempenho do aluno, sendo que os aspectos qualitativos tenham prevalência sobre os quantitativos. Deste modo, devemos avaliar com acompanhamento constante do nível de aprendizagem dos alunos. O aluno não aprende somente para ser avaliado, mas para adquirir novas atitudes e valores para sua vida no âmbito pessoal, profissional e social.
avatar
Edimar Santos Passamani
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA EM TEMPO DE PANDEMIA

Qua Jul 22, 2020 4:49 pm
Edimar dos Santos Passamani, escola Instituto de Educação Lourenço Filho, professor de Física. O componente curricular em que trabalho em si de forma presencial os alunos sentem dificuldades, e é bem mais perceptível a evolução do aluno com aulas presenciais e assim é possível estar acompanhando-o no processo e fazer uma avaliação contínua. E temos ainda muito educadores que utilizam a avaliação para separar e punir muitas vezes e essa problemática se arrasta em meio ao corpo docente, é um problema que precisa ser superado. Trazendo para diante do momento que estamos vivendo faz-se necessário uma mudança de postura de todos nós educadores, porque é um mundo totalmente diferente as aulas em EaD das presenciais, e como avaliar de forma qualitativa o aluno? Não temos a resposta na ponta da língua e vamos saber como muito empenho e estudo. Falo da minha experiência que no início das aulas remotas alguns alunos obtiveram um baixo rendimento nas atividades, tive que readaptar o material, a linguagem e as atividades, depois disso foi possível ver o progresso de muitos alunos e um feedback eficaz nos meios utilizados.
Como podemos ver não há uma receita pronta, nós temos que buscar meios alternativos para contemplar esse aluno e aplicar a avaliação qualitativa neste processo de aula online.
avatar
Francisca Carvalho do Reg
Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Avaliação qualitativa em tempo de Pandemia

Qui Jul 23, 2020 12:21 pm
Francisca Carvalho do Rego
Coordenadora Pedagógica da escola Jornalista José Chalub Leite

Sabemos que na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Considerada uma etapa importante do processo educacional, a avaliação deve apoiar a aprendizagem e assumir novos formatos no ambiente virtual. Neste momento de pandemia, em que não se pode muito entender os conteúdos como realmente ensinados e explorados nas suas múltiplas possibilidades, é entender que o sentido da avaliação é dar visibilidade para a aprendizagem.
avatar
Paulo Rodrigo
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Avaliação qualitativa

Qui Jul 23, 2020 2:31 pm
Paulo Rodrigo Moreira da Silva, Instituto de Educação Lourenço Filho, Professor de Física.
Os alunos estão sendo avaliados constantemente, seja pelo acesso a plataforma Google Classroom, seja por contato via Whatsapp, seja por vídeo conferência, enfim, o que está contando no momento é o interesse e o rendimento do aluno, o que não deixa de ser uma forma avaliativa do seu dempenho, caracterizando assim o tipo de avaliação qualitativa do aluno.
avatar
ELSIANE DA SILVA CRUZ
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty A importância da avaliação qualitativa

Qui Jul 23, 2020 2:54 pm
Boa tarde, meu nome é Elsiane da Silva Cruz, trabalho na Escola Assis Vasconcelos, em Sena Madureira no Acre, fazendo só um acréscimo no que já foi comentado, esse tipo de avaliação é muito importante para a formação do aluno, haja vista que o aluno carrega consigo o que ele aprende. Nós professores temos que avaliar a qualidade do ensino que está sendo passado aos nossos alunos, para que no final eles tenham um aprendizado bem proveitoso e que eles levem consigo tudo o que aprenderam.
Conteúdo patrocinado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 22 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos