Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+236
Danielle Santiago
Valmira Souza Lucena
Saulo Albuquerque
Fátima Sena
Agna Roberta Sabino Araúj
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
MARIA JOCILENE
luis gustavo de almeida
Cristiane Damian
Sâmia Gonçalves da Silva
49554530234
Rosineide
Nairis da Silva Chaves
Wladimir Melo Rebouças
Naiara Pinheiro
Pedro Henrique
sebastiana.leandra
Dyonnatan
Maurício Fontinele
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
NÁDIA PAPI DA SILVA MOTA
Alexandre Castro
EDIS CARLOS NASCIMENTO
Rosimeire Rodrigues
Lucineia Mota Mesquita
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
Mauricleia Belo Nobre
CARLA NERY
LILIA DANIELE
Maria Débora de Oliveira
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Luciana Rosales
Janaina
Francisca Carvalho do Reg
Anderson Parada
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Kevin Klina Araújo Mota
Natália Ferreira
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
Cristiane Henrique
JEANE FERREIRA
Márcia Fittipaldy
alinesotero@uol.com.br
leandro da silva melo
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
Eurico Paz
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Jair Fiesca Júnior
Marta Neves Bezerra
Cremilda
Valter Costa
Camila Monteiro
Edineia Nogueira Pinto
ANTONIO MARQUES DO VALE
Rosileuda
Francisco Edison
Lucimeire Barbosa Rocha
Raildo da Silva Araujo
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Samila Calixto
Sandra Santos Silva
01796226254
DENES LUIZ
Juliana Batista de Lima
Taliane
Edinar Gomes de Moura
Giuliany
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
rosinete l. de campos
Vinícius Martins
Dheymeson Mesquita Souza
Gercineide
Rayalle Lima
Daniel jinkings de melo
greicyane vinente soares
LEILA TAVARES
Marilene Oliveira Santos
Gedileia Gregório
Gracilene
Cleide Olímpio de Morais
Francisca Raydinelli
Jose Marcelo Fortunato
Elisandra Vieira da Silva
Francineia Melo da Silva
Rozany Rocha pereira
NazileneSilva Brasil Barr
Géssica
Lela Tatiane Franke Nery
Danilo de Souza
Enison Martins Alcides
Ana Raquel Silva Souza
Carlos Simão
Naiara Silva e Silva
Leidisseia
Francisca Iris
JANETE COSTA SUTIL DA SIL
marcelotk
Vanessa Santos
Francisco de Jesus Alves
jose francisco
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Jecila dos Santos Monteir
699.606.902-53
Marta Wanderley
Adriana Luiza Schneberger
Daiane Martins
MARCOS ARAUJO MARTINS
Maria Moura
José césio medeiros
Maria Francineide
Marcio Bernardino e Silva
Maria Sousa
Obadias Mendonça
Marleide da Silva Martins
Jocilene M. C. Ozorio
48454605215
Moisés Silva de Paula
Nilda Conrado
Greicesilva
Ana Maria
RUTE CAMILO
francisco rodrigo
Fátima Portela
Aldemisia Menezes de Alen
ROSINEIA DIAS LIMA
José Eduardo Silva
Eulaila Maria H. Nunes
Joelion Lopes
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Helileis Marinho
Bruna Lalinny Magalhães d
Lucilene de Farias
Valderlandia A Aquino
ELIZETE FONTINELE
Maria Rosinéia Gomes da S
maria das dores lima beze
Maria Silvana Alberto Gom
Cleitiane R. Rodrigues
Mª Sirleide N Barbosa
José Francisco da Silva
Joselene Ribeira da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
ROSANGELA DO NASCIMENTO
Ivone Santiago de OLiveir
Maria Elenir Lima Rodrigu
Arlene Barreto
Ana Maria Dias da Silva B
Arielly
José Wagner
ISABELA MACIEL GARCIAS
Mayra Nogueira
Reno Lacerda Mendes
IVANETE ROCHA DA SILVA
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
mariaroseligomesdasilva@g
Ana Paula Lima da Silva
EDINAR ALVES
francicley de melo
Brasilina Feitoza
Séfora Paula de L.holanda
dianny.fernandes
Ana Cleide da Silva Lima
Jeane Reis
Lenires
Verônica Diniz
Rosimeire
Marcio Rodrigo
DEVANILDE
Jordana Costa
Lindalva Moreira
Antonia Xavier
Marcivânia Tim da Silva
Francilene.albuquerque
valdelina_muniz@hotmail.c
LUCIENE CRISTINA
Rosangela R de Oliveira
Francisco Lopes
Neusa Rego
Neiva Nara
keyla galvão
Leide Niria de S Cordeiro
Laura Luanna Abreu
Laide Vitor
Valdernilson de L. Gomes
Andressa Queiroz da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Aucilene Cavalcante da Si
Neuza Sales
CELMA NERY
Maria do Socorro B. Matos
Maria Auxiliadora
Mirnes S O L
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Taina Clavia Lima do Nasc
socorrosf73@yahoo.com.br
Gleyson Farias da Silva A
Francicleia da Rocha
Jayne de Souza Silva
Noely Castro
MAICON BARROSO
Hígila
Cleicimara Santos Neves C
shirley maria da silva sa
Christyne Diogenes
Maria de Lourdes Maciel
dernice.souza@hotmail.com
ITAAN.OLEGARIO
Ana Lúcia Vieira Sales
Érica Rocha
Regiane Estevam
Nayana Rayelly
Cliciane
rarismar
240 participantes
Ir para baixo
avatar
Jarcilene Santos
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Módulo lll

Seg Jun 22, 2020 5:56 pm
A avaliação qualitativa visa desenvolver competência, conhecimento e habilidades dos indivíduos que estão inseridos no processo de ensino e aprendizagem. A avaliação precisa está no centro do processo, pois através dela obtemos respostas sobre o aprendizado dos alunos e com isso podemos reorganizar o planejamento e nossas práticas pedagógicas para alcançar um resultado satisfatório. Em relação ao atual cenário que estamos vivendo precisamos utilizar todos os recursos digitais disponíveis para continuar interagindo para que o processo de ensino e aprendizagem continue acontecendo.
avatar
Vanessa Oliveira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Avaliação Qualitativa- Módulo III

Seg Jun 22, 2020 7:12 pm
Meu nome é Vanessa Oliveira Silva, sou professora das escolas São Camilo e Dr. Santiago Dantas.A LDB defende um ensino/aprendizagem qualitativo, onde aprendizagem do aluno vale mais que qualquer quantitativo. O professor na avalição qualitativa deve apresentar-se como um mediador das aprendizagens, experiências e vivências dos alunos. Valorizando assim todas atividades e atitudes desenvolvidas pelos alunos, mesmo que em algumas situações os alunos não consigam atingir o objetivo proposto pelo professor.
Mais que nunca,neste momento de pandemia, se faz necessário avaliar qualitativamente, despertando nos alunos o interesse de compartilhar as suas ideias, sentimentos, aprendizegens e experiências. Estimulando aos alunos a participarem deste novo processo de ensino e aprendizagem.
Aprender é questionar, pesquisar, avaliar e reflexionar sobre a nossa prática.
avatar
Módulo lll
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Jarcilene Santos

Seg Jun 22, 2020 10:00 pm
A avaliação qualitativa visa desenvolver competência, conhecimentos e habilidades dos indivíduos que estão inseridos no processo de ensino e aprendizagem. A avaliação precisa está no centro do processo, pois através dela obtemos respostas sobre o aprendizado dos alunos e com isso podemos reorganizar o planejamento e nossas práticas pedagógicas para alcançar um resultado satisfatório. Em relação ao atual cenário que estamos vivendo precisamos utilizar todos os recursos digitais disponíveis para continuar interagindo para que o processo de ensino e aprendizagem continue acontecendo.
avatar
JEANE FERREIRA
Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA: EM MEIO VIRTUAL

Qui Jun 25, 2020 7:28 pm
JEANE MELRIELE RODRIGUES FERREIRA

PROFESSORA NO 2º ANO E.F.

ESCOLA ANITA GARIBALDI


A avaliação é um processo contínuo,  fundamental e permanente, que faz parte do trabalho do professor no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem,  por este motivo, deve ser  objetivada para acompanhar as aprendizagens. Na qual, irá identificar as conquistas dos alunos, o seu desenvolvimento e as etapas do seu desenvolvimento.  uma avaliação inicial, serve para indicar ao professor quais caminhos deve traçar, isto é,  indica o suporte necessário para ele planejar, em cima, das características apresentadas por seus alunos. dessa forma, a avaliação não só objetiva o quantitativo, notas - o passar no final do ano - ,mas também,  como reflexão do grau de qualidade do trabalho pedagógico, de ambas as partes, professor e aluno. Devendo ser analisados e avaliados numa perspectiva qualitativa de forma contínua e global.
         Em tempos de pandemia, que se prolonga mais que o esperado, como  aplicar uma avaliação apenas com o objetivo somativo ou classificatória, sem levar em conta as características, sociais, familiares, econômicas e culturais envolvidas  do outro lado da tela, seja do computador ou celular. o mais indicado é a avaliação do tipo processual e qualitativa. A avaliação torna-se auxiliadora, quantitativamente e principalmente qualitativamente, nesse processo de ensino e aprendizagem,  visto que, o sucesso e o fracasso são indicações importantes para se traçar metodologias mais assertivas, repensar estratégias, objetivando sempre o ensino e a aprendizagem.
         Nesse caso, toda atividade escrita, impressa, áudios, vídeos, mensagens de tira dúvidas, ou mesmo, para dizer que compreendeu o conteúdo abordado do dia, tudo é avaliado, em todo o processo de maneira qualitativa. portanto, a depender da visão de mundo do professor e dos objetivos traçados para o processo de ensino e aprendizagem com relação aos alunos o método de avaliar será qualitativo, quantitativo e qualitativo ou apenas quantitativo, almejando a nota.
avatar
Cristiane Henrique
Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jun 26, 2020 2:00 pm
Professora Cristiane Henrique,2ano,escola clarisse Fecury.
No atual momento em que nos encontramos procuro avaliar meus aulunos através dos registros feitos pelas atividade escrita, impressa, áudios, vídeos, mensagens de tira dúvidas, ou mesmo, para dizer que compreendeu o conteúdo abordado do dia, tudo é avaliado, em todo o processo de maneira qualitativa.

JEANE FERREIRA gosta desta mensagem

avatar
enosibernondavi@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Jun 29, 2020 10:57 am
A escola moderna vem passando por muitas reformulações nos últimos anos, e, com certeza, a mais importante dessas mudanças é o método avaliativo empregado em ambiente escolar. É inegável que o avanço científico teve um impacto fortíssimo no modo de fazer escola, o entendimento que hoje se tem a respeito da mente humana é essencial para que a escola possa se desenvolver e se modernizar. Tendo esse conhecimento em mente, podemos afirmar que o método de avaliação qualitativo é mais efetivo que o quantitativo pois, expõe com mais clareza o aprendizado de cada aluno, em suas deficiências e aptidões.
avatar
Janete Azevedo Brandão
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty AVALIAÇÃO

Ter Jun 30, 2020 10:28 pm
Sou Janete Azevedo Brandão, trabalho na escola Elvira Ferreira Gomes; localizada no município de Marechal Thaumaturgo.
Avaliação ainda é o grande "gargalo" da educação, pois sabemos que muitos professores ainda não, avaliam seus alunos da forma que deveriam avaliar.
É necessário compreender que a avaliação não deve ser usada como punição, ou para taxar quem é "bom ou "ruim". O aluno precisa ser avaliado de forma qualitativa, durante todo o processo ensino aprendizagem , que os erros dos discentes possam ser usados como meio para que o professor possa detectar as fragilidades e atuar de forma eficaz, fazendo com que o aluno supere tal necessidade, e não julgue o aprendiz como incapaz. Durante este período de pandemia, precisamos ser cautelosos na nossa forma de avaliar, pois não estamos diretamente em contato com nossos alunos, muitos não tem acesso a tecnologia (internet), os que tem ainda reclamam da má qualidade. Portanto, é preciso levar em conta os aspectos efetivos, cognitivos e emocionais, para não deixar nem um dos nossos alunos em defasagem.

avatar
J.camposcosta16@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Avaliação

Qua Jul 01, 2020 9:16 am
Sou Joana Auxiliadora Campos da Costa , professora de geografia na escola Edilson Façanha em Rio Branco.
A avaliação da aprendizagem escolar por meio da EDA está se dando por meio da participação nos grupos , seguindo um cronograma para cada componente curricular. É um processo continuo onde o professor registra a participação de todos observando  sempre o interesse, desempenho e compromisso no decorrer de todas as atividades propostas.
Na avaliação qualitativa nao se leva  somente em conta uma nota ou conceito resultante de alguma prova ou teste. O processo de aprendizagem  precisa ser de forma continua, cumulativa e sistemática. Essa avaliação requer do aluno e do professor postura de responsabilidade, autonomia e atitude critica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
avatar
J.camposcosta16@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Avaliação

Qua Jul 01, 2020 9:16 am
Sou Joana Auxiliadora Campos da Costa , professora de geografia na escola Edilson Façanha em Rio Branco.
A avaliação da aprendizagem escolar por meio da EDA está se dando por meio da participação nos grupos , seguindo um cronograma para cada componente curricular. É um processo continuo onde o professor registra a participação de todos observando  sempre o interesse, desempenho e compromisso no decorrer de todas as atividades propostas.
Na avaliação qualitativa nao se leva  somente em conta uma nota ou conceito resultante de alguma prova ou teste. O processo de aprendizagem  precisa ser de forma continua, cumulativa e sistemática. Essa avaliação requer do aluno e do professor postura de responsabilidade, autonomia e atitude critica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
avatar
JOSIANE
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Sex Jul 03, 2020 1:01 pm
Para uma avaliação de qualidade nos professores temos que levar em consideração todo esse momento que estamos vivenciando, pois professor em sala de aula física é uma coisa, em sala de aula virtual é bemmmm diferente, o nosso contexto diária em relação aos conteúdos, exercícios e possíveis avaliações é muito novo. nada substituí um professor. Recebo diariamente reclamações dos alunos que não conseguem aprender da forma online, e tudo é compreensível. pois esta difícil ate para nos, imagine para eles. Nossos horários de aulas também duplicaram.
avatar
Sandra Virgínia
Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Avaliação qualitativa

Seg Jul 06, 2020 12:48 pm
Meu nome é Sandra Virginia Vasconcellos e leciono na Escola Paulo Freire, em uma turma da Eja 1...e vejo a avaliação qualitativa importantíssima no processo de ensino-aprendizagem, ainda mais nesse período de pandemia e após tudo isso acabar...Como diz Luckesi: "...Na maioria dos casos, o que se leva em consideração para a avaliação de “apto” e “não apto” são apenas resultados de testes e provas realizados em determinado momento, para medir o grau em que os conteúdos foram adquiridos pelo aluno. A média, então, é realizada a partir da quantidade e não da qualidade, não garantindo o mínimo de conhecimento. Essa prática torna a avaliação nas mãos do professor um instrumento disciplinador de condutas sociais, utilizando-a como controle e critério para aprovação dos alunos, buscando controlar e disciplinar, retirando deles espontaneidade, criticidade e criatividade, transformando-os em “cordeiros” de um sistema autoritário e antipedagógico..."
Então dentro desse contexto, somos levados a pensar e repensar o sistema avaliativo, de forma a orientar nossos alunos e fazer com que compreendam que são parte importante do processo, são sujeitos de suas aprendizagens...e ao avaliá-los, náo deve ser levado em consideração, apenas, uma nota ou conceito resultante de uma prova ou teste, mas o que foi realizado pelo aluno em todo o processo de ensino- aprendizagem, seus avanços, interesses e questionamentos de forma contínua, cumulativa e sistemática.
É o avaliar para avançar e também para rever o que precisa ser mudado. É mostrar ao aluno que ele tem poder sobre o que estuda, sobre seu conhecimento...e não apenas o professor...o professor é o mediador nesse processo, em que precisa estar, também, se autoavaliando, assim como o próprio aluno.
Nessas aulas não presenciais, precisamos ter um olhar crítico e, também, sensível, tanto para o momento em que estamos vivendo, como para atingir nossos alunos, buscando atender a todos, realizando as atividades com eles, pelos meios que for melhor o acesso e mantendo um contato contínuo para saber se estão aprendendo e como estão aprendendo, mudando, para isso, a metologia, sempre que se fizer necessário...avaliando-os, nesse processo, e nos avaliando também.
E, para finalizar, como foi muito bem colocado no texto da LDB, neste módulo III, : "...podemos dizer que a avaliação contínua e acumulativa não tem como objetivo classificar ou selecionar. Fundamenta-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais; fundamenta-se em aprendizagens significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quanto for preciso para que se continue a aprender..."
avatar
GEREMIAS DE SOUSA LIMA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Jul 08, 2020 4:01 pm
Geremias ,professor na escola Antônia Fernandes / Terezinha Migueis. Como já visto ,a avaliação não pode ser vista como um produto final ,mas um processo de aprendizado ,por isso ela deve ser diagnostica e continua ,oferecendo informações de como o aluno avança na construção do conhecimento , permitindo organizar e fazer analise mais precisa sobre o quanto evoluiu. Nesse sentido a avaliação não pode ser apenas para selecionar os aprovados e os reprovados, mas no processo de aprendizado de forma continua,  no aspectos cognitivos,afetivos e emocionais.
avatar
Joabe Freitas do Nascimen
Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Jul 08, 2020 6:29 pm
JOABE FREITAS DO NASCIMENTO
E.E.E.F.M PROF. NAZIRA ANUTE DE LIMA
PROF° DE MATEMÁTICA

Avaliação é sempre um tema que traz reflexões e que deve ser constantemente analisada por parte de toda a comunidade escolar em geral. Analisada no sentido de verificação de seus aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Além sisso, a própria legislação educacional brasileira, LDB, aponta para a necessidade de uma avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finas. No entanto, com os novos desafios impostos em decorrência da COVID-19, a avaliação se tornou ainda mais desafiadora, levando em conta as barreiras levantadas por causa da pandemia. Portanto, o processo de avaliar tornou-se mais complexo, exigindo revermos nossos meios de avaliar e como avaliamos. Estimular a participação do aluno, a autonomia e a responsabilidade são instrumentos essenciais para obtermos um resultado satisfatório em meio a essa pandemia.
avatar
Prof. Alice Bispo
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Módulo III

Qua Jul 08, 2020 9:03 pm
A importância da avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola, é extremamente necessária e não pode ser esquecida de forma alguma por nós professores. Nossos alunos não podem ser apenas medidos por meras notas, são pessoas que tem opinião, conhecimentos prévios e que precisam ser aprimorados. Seja em diálogos, debates, apresentação de trabalhos, em tudo a avaliação qualitativa deve estar presente. Nas aulas remotas, eu como Prof. de Projeto de Vida, quis saber de que forma eles estavam enxergando tudo isso. O que mudou? O que o mundo tem ensinado? Vamos continuar os mesmos? Enfim, eles precisam ser escutados.
avatar
Alice Bispo
Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Módulo III

Qua Jul 08, 2020 9:56 pm
A importância da avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola, é extremamente necessária e não pode ser esquecida de forma alguma por nós professores. Nossos alunos não podem ser apenas medidos por meras notas, são pessoas que tem opinião, conhecimentos prévios e que precisam ser aprimorados. Seja em diálogos, debates, apresentação de trabalhos, em tudo a avaliação qualitativa deve estar presente. Nas aulas remotas, eu como Prof. de Projeto de Vida, quis saber de que forma eles estavam enxergando tudo isso. O que mudou? O que o mundo tem ensinado? Vamos continuar os mesmos? Enfim, eles precisam ser escutados.
avatar
Carini Mendonça
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Avaliação qualitativa

Qui Jul 09, 2020 10:06 am
Eu Carini da Silva Mendonça,trabalho na escola José Sales de Araújo como professora do 4°ano, a importância da avaliação qualitativa parte do pressuposto que si defronta com dificuldades inerente, o ato de aprender na pandemia de covid-19 tem mudando nosso Cotiano, trazendo novas maneiras de avaliação e aplicação de conteúdo, assim as dificuldades e facilidades devem ser compreendidas não como um veredicto que irá culpar ou absolver mas sim como averiguação da situação atual do aluno, em função das condições de ensino que estão sendo oferecidas neste momento, intensão desde modo não é o acúmulo de notas é sim a compreensão do conteúdo aplicado. A avaliação percebe as limitações, realidade das suas aplicabilidades, as possibilidades de compreensão e acesso ao conteúdo,como também a sensibilidade da comunidade de uma forma em geral a pensar e discutir a realidade escolar em todo seu contexto, Não perdendo o foco principal que é a questão da avaliação do ensino aprendizagem então o professor avalia seu desempenho e do aluno de modo que ajude na sua preparação.
avatar
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty A importância da avaliação qualitativa no ambiente cotidiano da escola e neste período emergencial de Covid-19.

Qui Jul 09, 2020 11:35 am
Sou Francisca Élida da Conceição Teles, trabalho na escola Maria Lima de Souza, exercendo atualmente a função de coordenadora pedagógica, da modalidade do ensino fundamental II.

É notável que, a avaliação qualitativa é de suma importância para acompanhar o desenvolvimento do aluno no que se refere ao nível de sua aprendizagem. Nesse viés, somos seres em processo de formação e, por conta disso, cada novo aprendizado deve ser avaliado, fazendo uma análise crítica do processo de erros e acertos, não como forma de rotular os alunos, mas o “erro” visto como a primeira tentativa que não deu certo, sendo este o primeiro passo para que o aluno desenvolva o seu potencial. Sob esse prisma, neste período emergencial de covid-19, em que o ensino acontece à distância, no modelo de ensino remoto, a avaliação qualitativa continua sendo a nossa base para avaliarmos o processo de desenvolvimento de aprendizagem dos alunos e, ficamos extremamente felizes com as devolutivas das atividades realizadas pelos discentes, pois percebemos que mesmo à distância, eles estão realizando as atividades com êxito, uns com facilidade e outros com um pouco de dificuldade, mas com o auxílio e orientação dos professores, eles estão conseguindo evoluir e aprender os conteúdos trabalhados. Nesse momento, não importa a avaliação quantitativa e, sim, a avaliação qualitativa, pois é a partir dela que conseguimos acompanhar o nível de aprendizagem dos alunos, sem estabelecer uma nota, mas analisando criteriosamente o seu desenvolvimento, a sua formação, num movimento contínuo de diagnósticos de facilidades e dificuldades, a fim de conduzir o alunado ao ponto essencial, que é adquirir conhecimentos.
avatar
Natália Ferreira
Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty A importância da avaliação qualitativa

Qui Jul 09, 2020 12:26 pm
Natália Ferreira, professora de Língua portuguesa nas escolas de ensino médio: Maria Lima de Souza e Dom Henrique Ruth, situadas no município de Cruzeiro do sul.
Como sabemos, para a grande parte das escolas e profissionais de educação, avaliar a aprendizagem do aluno significa atribuir uma nota após a realização de um método avaliativo. Por outro lado, a avaliação qualitativa, centra-se em todo o processo de ensino-aprendizagem, e requerem um diagnóstico desse processo, o que denota a sua importância, pois a própria legislação educacional brasileira, desde a Lei de Diretrizes e Bases, aponta para a necessidade de uma “avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais” (Lei 9394/96, art. 24, inc. V, alínea a). Neste sentido, os professores devem ter enraizado os conceitos de avaliação qualitativa em sua prática pedagógica, pois está claro a sua importância no cotidiano escolar e neste período emergencial de Covid-19, uma vez que sua inserção está sujeita a necessidade que os indivíduos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. Portanto, quando falamos em avaliação qualitativa, devemos ter em mente que seu objetivo majoritário é desenvolver conhecimentos, competências e habilidades de forma consistente e respeitando o tempo e o processo de cada indivíduo, além de trabalhar valores como responsabilidade e autonomia.
avatar
Kevin Klina Araújo Mota
Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty A importância da avaliação qualitativa

Sáb Jul 11, 2020 3:27 pm
Boa tarde, sou professora de matemática da escola Instituto Santa Juliana de sena Madureira Acre.
Por muito tempo tínhamos uma ideia de avaliação como um meio de aprovação no sentido de entender o que o aluno sabia ou não. Mas, não há possibilidades de avaliar um aluno por exemplo em uma prova de marcar alternativas. Com os avanços e as diferentes realidades na sala de aula está sendo cada vez mais necessário que nos professores façamos uma adequação no processo e avaliação. Onde a mesma deve ser continua, através das observações de comportamentos dos alunos na sala de aula, através de atividades no caderno, debates, comportamentos em grupo e por suas respostas às atividades. Pois, sabemos que cada ser possui sua individualidade e desta forma não há como cobrar que o aluno entenda ao pé da letra o que falamos. É importante que ele entenda a teoria e saiba aplicar. Não é simplesmente sobre enxer os alunos de assuntos e atividades, tornando uma aula monótona onde o aluno ser apenas repetidor do que professor ensina e sim torna o mesmo em ser pensante e formador de opinião e isso só é possível através de uma avaliação de reflexão transformada em ação, o professor e o aluno precisam caminhar juntos. Nesta situação toda resposta do aluno é um ponto de partida, para que o professor saiba como agir e o aluno sabia questionar sua própria resposta.
avatar
Deivid Pereira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty A importância da avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola e ainda neste período emergencial de Covid-19.

Dom Jul 12, 2020 3:13 am
Sou Professor Deivid Martins Escola Rural Bom Destino Senador Guiomard Acre

Toda comunidade escolar está correndo atrás para que o ano letivo não seja perdido. A luta é para que alunos e pais possam encarar essa nova forma de aprendizado e, também, para que adquiriram, da melhor forma, conhecimentos durante essa adversidade.Sabemos que 50% da educação dos alunos vem de casa, da formação e da vivência familiar. O que aprendem na família, especialmente por meio das atitudes que percebem, é metade da educação dos jovens. Os outros 50% vêm da escola, que fornece toda a escolarização e promove os desenvolvimentos cognitivo, social e cultural.
avatar
Bruna Lalinny Magalhães d
Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Dom Jul 12, 2020 2:55 pm
Bruna Lalinny Magalhães da Silva
Escola Berta vieira de Andrade (professora Língua Portuguesa)

Compreendemos que a avaliação é associada com único objetivo, a obtenção de nota, é notório que desmistificar essa concepção é um desafio, percebo em minha atuação que o ato de realizar atividade em si pouco vem baseado no interesse de desenvolvimento do aprendizado, ainda por muitos é vinculado ao ato de receber uma nota. Relacionando o atual contexto que estamos vivenciando e o massante exercício de arquivar atividades recebidas, percebo que o desempenho do aluno quando realiza as atividades tem sido baixo, acredito que estamos em um processo de adaptação e desconstrução de crenças sobre a avaliação.
avatar
van.torrejao@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Como podemos avaliar

Dom Jul 12, 2020 6:16 pm
E.E.F.M Naira Anute de Lima



Sou a professora Vanilde Pinto,atualmente trabalho na coordenação pedagógica da EJA. A respeito da avaliação qualitativa no ambiente escolar, penso que em parte ainda está sendo aprimorada, e é necessário haver uma reflexão de quão necessária ela é para o bom aproveitamento do desenvolvimento do aluno, pois, a mesma valoriza o aluno em todos os seus aspectos, porque é feita diariamente, por isso deve sobrepor a avaliação quantitativa como está posta na LDB. Esse tipo de avaliação é importante em todas as circunstâncias, principalmente nessa fase de pandemia em que as aulas estão ocorrendo a distância.É necessário um olhar ainda mais apurado, uma vez que nem todos os alunos têm acesso as mídias digitais, nesse caso, deve entrar a criatividade do professor e escola.
avatar
Giglianne Santos
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Módulo III - Avaliação de acordo com a LDB 9394/96 e A aprendizagem escolar relacionada ao período emergencial de Covid-19

Seg Jul 13, 2020 10:48 am
Giglianne da Silva Santos, trabalho na Escola Rural Drº Santiago Dantas em Rio Branco - AC, professora do ensino fundamental com a disciplina de Ensino Religioso, e do ensino médio com as disciplinas de Projeto de Vida, Eletivas e CICs.
A avaliação é muito lembrada em encontros pedagógicos seja na escola ou mesmo na SEE. Hoje os professores em sua grande maioria já compreenderam a importância de avaliar a aprendizagem do aluno e não a nota adquirida na prova, embora saibamos que a nota ainda é uma forma de avaliar o aluno.
Para que esse aluno obtenha uma boa nota o professor tem que adquirir estratégias de acompanhamento no processo ensino aprendizagem de forma continua, cumulativa e sistemática. Pois quando o aluno não se sai bem em suas avaliações, o professor também tem que fazer uma alto avaliação sobre a sua forma de ensinar, se os métodos que está utilizando são realmente suficientes para suprir as necessidades de seus alunos. Por esse motivo o professor tem que estar se transformando todos os dias para assim se adequar aos padrões exigidos pelas leis.
Esse momento de pandemia ao qual estamos vivendo, tem nos feito mudar de hábitos, atitudes e nos estimular a renovar nossos conhecimentos em áreas que muitos de nós não tinha domínio, como por exemplo, as vídeo aulas, vídeo chamadas e no caso da zona rural a qual me enquadro, tem as atividades impressas que os pais levam aos seus filhos para fazerem em casa. Alguns que tem acesso a TV e ao rádio fazem uso das aulas em EAD que a SEE disponibiliza. Os professores através da busca e também com auxílio dos cursos oferecidos pela instituição estão se reinventando a todo momento nesse momento desafiador que está sendo o da pandemia.
avatar
607.285.742-68
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty avaliar é preciso

Seg Jul 13, 2020 12:27 pm
Avaliação IV- Formação continuada
           Boa noite! Sou Vanusia B. Moreira, sou professora de EJA na escola Plácido de Castro.
            No item I- Contemplou a habilidade proposta para responder a alternativa correta, mas o enunciado esta incompleto, pois faltou um quadrinho para dá mais clareza ao suporte;
             No item III- Contempla a habilidade, pois objetivo do texto é informar que aconteceu um terremoto no Peru, faço uma objeção sobre o nosso alunado, sabe-se que a maioria tem dificuldade de interpretar o que ler.
           Portanto, precisa fazer uma avaliação que norteiam aprendizagem dos alunos para que se tenha um nivelamento no ensino-aprendizagem desses educando.
avatar
607.285.742-68
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Avaliação EAD

Seg Jul 13, 2020 1:27 pm
Avaliação EAD
         Avaliar nesse período de pandemia não esta sendo uma tarefa fácil, antes as avaliações ocorriam de modo quantificar o aluno, baseada nos erros e acertos nas tarefas propostas. Logo, nesse período as avaliações requer mais atenção na hora de avaliar o aluno.
            Sabe-se, que nem todos os alunos estão, tendo acesso ao ensino remoto, pois faltam às ferramentas para desenvolver as aulas a distancias, desse modo à forma de avaliar os alunos que estão participando das aulas remotas mudou, sendo essencial que o professor observe os conhecimentos que os alunos trazem ao realizar as atividades propostas, o conhecimento que está sendo adquirido durante as aulas distancias e o que precisam aprender.

Vanusia Brandão Moreira
Conteúdo patrocinado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 21 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos