Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+236
Danielle Santiago
Valmira Souza Lucena
Saulo Albuquerque
Fátima Sena
Agna Roberta Sabino Araúj
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
MARIA JOCILENE
luis gustavo de almeida
Cristiane Damian
Sâmia Gonçalves da Silva
49554530234
Rosineide
Nairis da Silva Chaves
Wladimir Melo Rebouças
Naiara Pinheiro
Pedro Henrique
sebastiana.leandra
Dyonnatan
Maurício Fontinele
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
NÁDIA PAPI DA SILVA MOTA
Alexandre Castro
EDIS CARLOS NASCIMENTO
Rosimeire Rodrigues
Lucineia Mota Mesquita
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
Mauricleia Belo Nobre
CARLA NERY
LILIA DANIELE
Maria Débora de Oliveira
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Luciana Rosales
Janaina
Francisca Carvalho do Reg
Anderson Parada
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Kevin Klina Araújo Mota
Natália Ferreira
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
Cristiane Henrique
JEANE FERREIRA
Márcia Fittipaldy
alinesotero@uol.com.br
leandro da silva melo
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
Eurico Paz
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Jair Fiesca Júnior
Marta Neves Bezerra
Cremilda
Valter Costa
Camila Monteiro
Edineia Nogueira Pinto
ANTONIO MARQUES DO VALE
Rosileuda
Francisco Edison
Lucimeire Barbosa Rocha
Raildo da Silva Araujo
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Samila Calixto
Sandra Santos Silva
01796226254
DENES LUIZ
Juliana Batista de Lima
Taliane
Edinar Gomes de Moura
Giuliany
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
rosinete l. de campos
Vinícius Martins
Dheymeson Mesquita Souza
Gercineide
Rayalle Lima
Daniel jinkings de melo
greicyane vinente soares
LEILA TAVARES
Marilene Oliveira Santos
Gedileia Gregório
Gracilene
Cleide Olímpio de Morais
Francisca Raydinelli
Jose Marcelo Fortunato
Elisandra Vieira da Silva
Francineia Melo da Silva
Rozany Rocha pereira
NazileneSilva Brasil Barr
Géssica
Lela Tatiane Franke Nery
Danilo de Souza
Enison Martins Alcides
Ana Raquel Silva Souza
Carlos Simão
Naiara Silva e Silva
Leidisseia
Francisca Iris
JANETE COSTA SUTIL DA SIL
marcelotk
Vanessa Santos
Francisco de Jesus Alves
jose francisco
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Jecila dos Santos Monteir
699.606.902-53
Marta Wanderley
Adriana Luiza Schneberger
Daiane Martins
MARCOS ARAUJO MARTINS
Maria Moura
José césio medeiros
Maria Francineide
Marcio Bernardino e Silva
Maria Sousa
Obadias Mendonça
Marleide da Silva Martins
Jocilene M. C. Ozorio
48454605215
Moisés Silva de Paula
Nilda Conrado
Greicesilva
Ana Maria
RUTE CAMILO
francisco rodrigo
Fátima Portela
Aldemisia Menezes de Alen
ROSINEIA DIAS LIMA
José Eduardo Silva
Eulaila Maria H. Nunes
Joelion Lopes
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Helileis Marinho
Bruna Lalinny Magalhães d
Lucilene de Farias
Valderlandia A Aquino
ELIZETE FONTINELE
Maria Rosinéia Gomes da S
maria das dores lima beze
Maria Silvana Alberto Gom
Cleitiane R. Rodrigues
Mª Sirleide N Barbosa
José Francisco da Silva
Joselene Ribeira da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
ROSANGELA DO NASCIMENTO
Ivone Santiago de OLiveir
Maria Elenir Lima Rodrigu
Arlene Barreto
Ana Maria Dias da Silva B
Arielly
José Wagner
ISABELA MACIEL GARCIAS
Mayra Nogueira
Reno Lacerda Mendes
IVANETE ROCHA DA SILVA
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
mariaroseligomesdasilva@g
Ana Paula Lima da Silva
EDINAR ALVES
francicley de melo
Brasilina Feitoza
Séfora Paula de L.holanda
dianny.fernandes
Ana Cleide da Silva Lima
Jeane Reis
Lenires
Verônica Diniz
Rosimeire
Marcio Rodrigo
DEVANILDE
Jordana Costa
Lindalva Moreira
Antonia Xavier
Marcivânia Tim da Silva
Francilene.albuquerque
valdelina_muniz@hotmail.c
LUCIENE CRISTINA
Rosangela R de Oliveira
Francisco Lopes
Neusa Rego
Neiva Nara
keyla galvão
Leide Niria de S Cordeiro
Laura Luanna Abreu
Laide Vitor
Valdernilson de L. Gomes
Andressa Queiroz da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Aucilene Cavalcante da Si
Neuza Sales
CELMA NERY
Maria do Socorro B. Matos
Maria Auxiliadora
Mirnes S O L
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Taina Clavia Lima do Nasc
socorrosf73@yahoo.com.br
Gleyson Farias da Silva A
Francicleia da Rocha
Jayne de Souza Silva
Noely Castro
MAICON BARROSO
Hígila
Cleicimara Santos Neves C
shirley maria da silva sa
Christyne Diogenes
Maria de Lourdes Maciel
dernice.souza@hotmail.com
ITAAN.OLEGARIO
Ana Lúcia Vieira Sales
Érica Rocha
Regiane Estevam
Nayana Rayelly
Cliciane
rarismar
240 participantes
Ir para baixo
avatar
Francisca Estevão da Silv
Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Avaliação

Ter maio 26, 2020 7:28 pm
Escola Duque de Caixias; Professora Francisca Estevão da Silva: A avaliação qualitativa requer um diálogo entre aluno e professor para que o docente possa suprir as dificuldades encontradas até o momento da vida estudantil do individuo, todavia, esse isolamento social propôs uma nova reformulação diante a postura do professor. Os docentes procuram uma nova forma de avaliar os seus alunos, pois o que é levado em consideração é o processo de aprendizagem no cenário global atual.
avatar
RENATA BEZERRA PESSOA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 26, 2020 7:58 pm
Me chamo Renata sou professora. Em minha opinião como estamos vivendo um período dificil, em que temos de nos ajustar a atual realidade,nos como educadores temos de ter um olhar diferenciado e empatia pelos nossos alunos. Num momento em que muitas familias tem perdido seus entes queridos muitas vezes estudar se torna um pouco complicado. Assim como é novo para o aluno, para o professor não é diferente ele teve de buscar novos meios de chegar até o aluno e é cobrado por isso. Acredito que muitos professores estão focando apenas em fazer o seu papel e não está se importando na qualidade do ensino.
avatar
Maria Francisca
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 26, 2020 8:41 pm
Nesse requisitos não avaliamos o aluno somente através de uma nota, levamos principalmente em consideração o ensino Aprendizagem do mesmo. É a através das trocas de experiências que podemos conhecer melhor nosso alunos.
avatar
Antônia Leidiane
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Importância da avaliação qualitativa

Ter maio 26, 2020 9:31 pm
A avaliação qualitativa no âmbito escolar deve se sobrepor a avaliação quantitativa, pois a mesma abrange aspectos importantes que quantidade não busca. Como sabemos a avaliação na escola ela levado em conta uma nota ou um conceito a respeito de algum teste realizado. Muito complexo esse tipo de avaliação qualitativa requer tanto de quem aprende quanto de quem ensina,postura de responsabilidade, autonomia a atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos. Assim este tipo de avaliação assume um papel importante diante do cenário em que estamos vevindo, sendo que é de suma importância nós quanto professores rever e reiventarmos todos os dias.
avatar
Maria Cleide costa Freita
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 26, 2020 9:39 pm
Sou Maria Cleide costa Freitas, escola governador José Augusto e jornalista chalub leite como professora, para que ocorra uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem, nesse período de pandemia estamos buscando aprendizagem significativa, com a parceria da família e o aluno, busco avaliar os alunos nas atividades em casa de forma contínua.
avatar
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Ter maio 26, 2020 9:59 pm
Raimunda Nonata Almeida da Silva, coordenadora na escola Rosaura Mourão da Rocha, município de Tarauacá.
Avaliar de forma qualitativa é muito importante, pois através desse tipo de avaliação podemos buscar no nosso alunado o desenvolvimento de habilidades e competências. Competências essas que poderão torná-los seres autônomos, críticos e conscientes. Através dessa avaliação o professor deverá fazer um acompanhamento bem maior ao aluno, observando cada progresso e dificuldades apresentadas com o objetivo de saná-las. Entender que cada aluno é único e tem um jeito e um tempo de aprender. Entender que avaliação não deve ser vista como punição, mas como uma reflexão para direcionar o planejamento e o replanejamento do professor. E neste momento emergencial de Covid-19 precisamos aprender a avaliar os aspectos qualitativos, observando diariamente os progressos dos nossos alunos no desenvolvimento das atividades que são postadas nos grupos de Whatsapp através de áudios, vídeos, interação do aluno com os colegas e professor, perguntas e questionamentos. É também momento de buscarmos motivar mais o nosso aluno para que tenhamos retorno das atividades propostas.
avatar
Maria Helena Ferreira da
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 26, 2020 10:13 pm
Sou professora de geografia escola de ensino médio José Gurgel Rabello Feijó . As avaliações qualitativas, é levada em conta fazendo testes, com os alunos tem uma responsabilidade, tanto do professor que ensina, como do aluno com conhecimentos ,compartilhado na sala
adquiridos o comportamento, no seu desempenho e quantitativas juntas se fazem avaliação que pode ser flexível, para ñ prejudicar o nível de apredizagem possibilitando o conhecimento pretendido de cada aluno da turma .Havendo estratégias e inovações, nas avaliações.
avatar
GLEICIANE
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty AVALIAÇÃO

Ter maio 26, 2020 10:33 pm
SOU GLEICIANE DA SILVA BARBOSA, PROFESSORA NA ESCOLA PEDRO DE CASTRO MEIRELES, ACRELÂNDIA.
CREIO QUE NESTE MOMENTO QUE ESTAMOS VIVENDO, MAIS DO QUE NUNCA, O ALUNO DEVE SER AVALIADO DE FORMA QUALITATIVA, DEVEMOS LEVAR EM CONTA TODO O ACOMPANHAMENTO DIÁRIO, TODA A CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM, A INTERAÇÃO COM TODOS, MESMO DISTANTES, O EMPENHO NAS REALIZAÇÕES DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
avatar
Enock Araujo de Oliveira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Avaliação a distância

Qua maio 27, 2020 7:52 am
Sou o professor Enock Araújo de Oliveira, trabalho na esca Raimunda Silva Pará com a disciplina de História em Rio Branco-Acre.
Neste momento de pandemia, para que o aluno seja avaliado de forma adequada precisamos fazer acompanhamento diário nas atividades que são disponibizadas tirando todas as dúvidas possiveis.
avatar
jose francisco
Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty MODULO II

Qua maio 27, 2020 9:53 am
José Francisco da Silva Nascimento, professor da Escola Jairo de Figueiredo Melo - Jordão. Muitas escolas ainda estão se adaptando à nova realidade de ensinar à distância como medida para conter a propagação do coronavírus. De uma hora para a outra, as aulas presenciais precisaram ser substituídas para a modalidade de ensino à distância (EAD) e os desafios dessa transição temporária são imensos. Para os alunos com acesso à internet, o grande desafio é aprender a gerenciar o tempo dentro de casa e ter disciplina para estudar no modelo EaD. Tudo isso no contexto de stress por estarem confinados em casa, longe dos amigos e professores e vivendo no contexto de uma pandemia internacional. Para os professores, aprender a adaptar as costumeiras aulas presenciais para aulas virtuais também não é nada fácil, ainda mais sem prévio treinamento pedagógico e tecnológico, como acontece em muitas escolas.
avatar
Francisco de Jesus Alves
Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Avaliação qualitativa

Qua maio 27, 2020 10:30 am
Olá, meu nome é Francisco de Jesus Alves, trabalho na escola José Francisco da Silva com uma turma de 5° ano em Plácido de Castro - Acre. Com base nas leituras realizadas neste 3° módulo, pude entender que a promoção do aluno para as séries seguintes devem levar em consideração o aprendizado qualitativo sobre o quantitativo. Nesse sentido, reter o aluno é sempre uma decisão muito difícil, tanto para a escola quanto para a família. Assim como também é complicado para o professor envolvido no processo de acompanhamento dessa criança. Definitivamente, não é uma decisão simples. Assim, o uso do método de avaliação qualitativa e quantitativa na escola pode gerar impactos nos resultados educacionais dos estudantes. Dessa forma, o olhar atento do docente em sala de aula possibilita o acesso a informações valiosas, que poderão alcançar a turma com mais eficiência e de forma ampla. Dessa forma, a avaliação deve ser processual e flexível às limitações e potencialidades de cada um para que nenhum procedimento adotado se sobreponha ao outro e todos os aspectos sejam considerados integralmente.
avatar
Ailton SOUZA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Fórum de Discussão 2

Qua maio 27, 2020 10:53 am
Ailton de Souza Silva, sou professor do Ensino médio na Escola ECIM MAB, município de Cruzeiro do Sul.
A avaliação é sempre um tema espinhoso para os profissionais da educação e sua reflexão mais aprofundada é constantemente deixada de lado. Com isso, os professores na educação brasileira pouco ou nada se volta para a análise do percurso do aluno e identificação de suas reais dificuldades e potencialidades.
Dessa forma, a maior parte das instituições de ensino profissionais de educação, avaliar a aprendizagem do educando significa atribuir uma nota após a realização de um método avaliativo. Dessa maneira, vários testes, exames e outros instrumentos aos quais estamos habituados e que medem tão somente a capacidade do aluno.
Por isso, deve-se salientar que a avaliação, no ambiente das instituições de ensino, diz respeito tanto à análise da aprendizagem do estudante quanto aos aspectos institucionais e à avaliação externa. Com isso, a avaliação qualitativa leva em consideração não apenas a nota aquilo que o aluno vai atingir, mas o importante nesse método avaliativo é o processo continuo do aluno no ensino-aprendizagem de uma forma contínua.
avatar
Mª Genilda de L Ferreira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Módulo III: A importância da avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola ainda neste período emergencial de Covid-19

Qua maio 27, 2020 2:09 pm
Sou Maria Genilda de Lima Ferreira, trabalho na Escola Professor Josué Fernandes, na função de professora das séries iniciais.
O que tenho a colocar sobre a avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola quero fazer uma citação de Nascimento (2003) quando ele diz que aspectos não são notas, mas registros de acompanhamento das atividades discentes. A avaliação contínua e cumulativa é um recado para todos os professores de que nenhuma avaliação deve-se decidida no bimestre, trimestre ou semestre; deve resultar de um acompanhamento diário, negociado, transparente, entre docente e aluno, daí seu aspecto diagnóstico. Ou seja, constatada no processo de avaliação a não retenção de conhecimentos, toma-se a medida de superar a limitação de aprendizagem. Continuando, o autor afirma que a nota verifica, não avalia. Toda verificação é uma forma de avaliação, mas nem toda avaliação resulta da verificação. Aliás, mesmo a verificação, tão rotineira no meio escolar, é parte do processo de aprendizagem e, portanto, não deve ser confundida com o julgamento do ensino. Ninguém aprende para ser avaliado. Nós aprendemos para termos novas atitudes e valores no palco da vida. A avaliação, meio e nunca fim do processo de ensino, não deve se comprometer em ajuizar, mas reconhecer, no processo de ensino, a formação de atitudes e valores (2003, p. 2).
Essa concepção deixa bem claro que a nota não é um processo avaliativo, e sim verificativo. O professor que segue dessa forma, pensando que está ajudando ao seu aluno na aprendizagem, está dificultando o processo. Sendo assim, a avaliação contínua e cumulativa é exatamente para convencer de que uma nota não deriva de uma eventual prova mensal, bimestral ou semestral. A nota, quando existe, resulta de processo de aprendizagem, em que, a partir de um pacto de convivência entre professor e aluno, define-se a avaliação, satisfatória ou insatisfatória. Nesse sentido, constatamos que a avaliação envolve o todo que faz parte do cotidiano vivenciado pelo grupo, em que todos são avaliados. Avaliar, nessa perspectiva, significa realizar ações como: organizar, fazer análises mais precisas sobre sua evolução, comparar tarefas, estabelecer relações entre respostas; assim, ela passa a ser uma ação crítica e transformadora, em que o professor acompanha o seu grupo, investigando, observando e refletindo sobre a criança, o grupo, a sua prática pedagógica e a instituição. Na medida em que tudo que avaliamos não é visível a olho nu, isto quer dizer que avaliar vai além de olhar para crianças como seres meramente observados, ou seja, a intenção pedagógica avaliativa dará condições para o professor ou professora criar objetivos e planejar atividades adequadas, dando assim um real ponto de partida para essa observação; torna-se clara a necessidade de construir conhecimentos e reflexão por parte de professores educadores acerca do processo avaliativo formal. Portanto, a avaliação é um processo que deve ser incorporado à prática do professor, em que todas as experiências, manifestações, vivências, descobertas e conquistas das crianças devem ser valorizadas, com o objetivo de revelar o que a criança já tem e não o que lhe falta.
E para finalizar esta explicação deste autor concluo que durante a pandemia temos nos esforçado bastante para desenvolver atividades que sejam de fácil compreensão para serem desenvolvidas em casa, para isto utilizando os recursos que são mais adequados para a realidade da comunidade em que vivem nossos alunos.
avatar
Vanessa Santos
Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Avaliação qualitativa nesse período emergencial da Covid 19

Qua maio 27, 2020 2:41 pm
Vanessa da Silva Santos - Coordenadora Pedagógica - Escola São Francisco de Assis I

A avaliaçao na escola vem ocorrendo de forma qualitativa, cumulativa e diagnóstica, buscando analisar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a função da avaliação é vefificar a aprendizagem dos alunos, ou seja, quais habilidades eles já possuem e quais ainda precisam adquirir. Com esse resultado os professores poderão replanejar suas aulas visando o pleno desenvolvimento do educando.  Nesse momento que estamos vivendo devido a Pandemia da Covid 19, esse processo tornou-se mais complicado, mas continua acontecendo. Os alunos estão sendo avaliados através da participação e dedicação com as atividades à distância,  e quando as aulas presenciais voltarem, serão realizadas avaliações diagnósticas para verificar os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante esse período de isolamento social, e o que ainda precisa ser revisto para que a aprendizagem seja consolidada.
avatar
Maria da Liberdade
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua maio 27, 2020 2:45 pm
Meu nome é Maria da Liberdade de Moura Costa prof. de História da escola José Gurgel Rabello em Feijó-Ac.
A avaliação qualitativa não é tarefa fácil considerando todo contexto em que se encontra professor e aluno. Levando em consideração o processo de ensino e aprendizagem de forma continua, o professor não pode se restringir aos pontos "qualitativos" centralizado somente em comportamento pois esse tipo de avaliação requer tanto do educando quanto do educador. No entanto podemos dizer que cada vê mais se é necessário nós inovar pois estamos em constante movimento e precisamos nos desenvolver
Através da autocrítica e engajamento.
avatar
VAGNER DE JESUS DA SILVA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Avaliação qualitativa durante o período emergencial da Covid 19

Qua maio 27, 2020 3:40 pm
             

A avaliação qualitativa objetiva contribuir no desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e competências de forma significativa, respeitando o tempo e o processo de cada indivíduo, contribuindo também, no desenvolvimento de  valores como responsabilidade e autonomia.
                   Durante esse período de pandemia de SARS COV II que estamos passando, e trabalhando com atividades a distância com os alunos, a proposta é o trabalho com a avaliação qualitativa. Dessa aproveitamos todas as respostas dos alunos, levando em consideração até mesmo alguns erros, que deverão ser levados em consideração, devido os mesmos estarem indicando como o educando está co-relacionando os conhecimentos que possui com os novos que estão sendo construídos.
                   Sendo assim, permitimos a identificação dos conhecimentos que estão consolidados e contribuem como base para o retorno às aulas presenciais, o professor estará fazendo dessa forma, uma revisão dos conteúdos e eliminando possíveis dúvidas dos alunos. De forma que em uma avaliação do tipo qualitativa, todas as respostas, certas ou erradas, indicam o percurso percorrido e determina as metas educacionais futuras.
avatar
Daniela Lima
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Avaliação Escola - módulo III

Qua maio 27, 2020 4:09 pm
Sou a professora Daniela Lima de Souza, da escola São Francisco de Assis I.
A avaliação qualitativa deve acontecer diariamente, para se tornar eficaz. Para que isso aconteça é preciso avaliar o aluno como um todo, não apenas na parte quantitativa. Mas sim, na qualidade de sua aprendizagem.
Falar em avaliação é um tema complexo, pois muitos pensam logo em provas e trabalhos, ou seja, avaliação quantitativa. Já a avaliação qualitativa analisa a qualidade em desenvolvimento do conhecimento, as competências e habilidades de forma consistente e respeitando o tempo e o processo de aprendizagem de cada educando. Além de trabalhar valores e a autonomia do aluno, avaliar o indivíduo como um todo.
Neste momento difícil de pandemia em que todos estamos passando. Foi preciso acontecer muitas mudanças e adaptações para que os alunos continuassem estudando. Como avaliar nesse momento de aulas EAD?
Devemos usar a avaliação qualitativa, onde devemos aproveitar e analisar a participação e a interação do educando nas aulas à distância. É importante que o professor verifique a participação do aluno como um todo.
Vale ressaltar que nesse momento de pandemia, onde as aulas são à distância, precisamos ainda mais da colaboração da família.
É importante também que o professor estimular o aluno, motiva - lo a querer aprender. É preciso também o registro da participação dos alunos na resolução de suas atividades.
avatar
Elida Maria Vieira da Si
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Avaliação Qualitativa

Qua maio 27, 2020 4:26 pm
Elida Maria Vieira da silva, Professora de Espanhol, Carlos Vasconcelos .
Não é difícil perceber por que a avaliação qualitativa é tão negligenciada no contexto da educação brasileira, é ela bem mais complexa e exige um comprometimento muito maior dos sujeitos que as avaliações quantitativas tradicionais. Mais que atribuir uma nota, ela visa desenvolver conhecimentos, competências e habilidades de forma consistente e respeitando o tempo e o processo de cada indivíduo, além de trabalhar valores como responsabilidade e autonomia. No entanto, ainda que mais difícil, torna-se cada vez mais necessária no atual estado de desenvolvimento da nossa sociedade, quando mais que nunca nos é exigido engajamento, autocrítica e revisão das nossas próprias atitudes.
No que se diz respeito a pandemia que estamos vivenciando e as atividades que estamos trabalhando com alunos, cabe à nós um acompanhamento diário de todas as ações do aluno e sua aprendizagem do que é proposto e realizados para que assim possamos avaliar o seu desenvolvimento contínuo e sua evolução, atribuindo valores a toda sua participação e não somente uma nota em certo ou errado.
avatar
analimaferreirapc@hotimei
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty A valiaçâo Escolar

Qua maio 27, 2020 4:43 pm
Professora:Ana Maria Ferreira de Lima,leciono na Esc:José Francisco da Silva,município de Plácido de Castro-AC.
        Na avaliação qualitativa, é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado,mas considerar o processo
de ensino e aprendizagem de forma continua do aluno ,nesse momento de pandemia,devemos valorizar cada atividade do aluno,da valor seus esforços da participaçâo
de realizar  o que é proposto  com a juda de seu pais.
avatar
marcelotk
Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Avaliação qualitativa

Qua maio 27, 2020 5:22 pm
Marcelo Marques de Souza – Escola Instituto São José – Gestor
Avaliação é sempre gera discussão para os profissionais da educação e exige uma reflexão mais profunda que às vezes deixando de lado. A educação brasileira pouco ou nada se volta para a análise do percurso do aluno e identificação de suas reais dificuldades e potencialidades. Daí decorrem os vários testes, exames e outros instrumentos aos quais estamos habituados e que medem tão somente a capacidade do aprendiz de naquele momento. As avaliações qualitativas, por outro lado, centram-se em todo o processo de ensino-aprendizagem e requerem um diagnóstico desse processo. A própria legislação educacional brasileira, desde a Lei de Diretrizes e Bases, aponta para a necessidade de uma “avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais” (Lei 9394/96, art. 24, inc. V, alínea a). Na avaliação qualitativa, não podemos somente dar uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas observar o processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, compromisso, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
avatar
JANETE COSTA SUTIL DA SIL
Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Módulo III

Qua maio 27, 2020 6:40 pm
A intenção da avaliação diagnóstica é assistencial o professor no reconhecimento de seus alunos e assim conseguir organizá-los em uma sala de aula, saber como comunicar e interagir, motivá-los e ensiná-los. A avaliação diagnóstica fornece aos professores informações práticas e diretas que eles precisam para fazer a sala de aula- classroom funcionar com eficiência, a revisão diária das atividades realizadas cotidianamente em aula pelos alunos, bem como, seus deveres de casa e a roda de conversa que sempre acontece nos grupos de sala, pelo aplicativo de whastApp, sobre a temática estudada no ambiente virtual são exemplos de avaliação formativa, a realização de trabalhos prático, prova, simulados para testar seus conhecimento que aluno tem sobre o assunto que de forma cumulativa resultam na nota ou conceito do semestre representa um modelo de avaliação somativa e quantos mais aspectos forem considerados e observados mais aproximara o aluno da realidade no qual ele vivenciam.


avatar
leoleal47@hotmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Avaliação quantitativa

Qua maio 27, 2020 7:19 pm
Na avaliação qualitativa não é importante somente dá uma nota ao aluno, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Quando os alunos são avaliados, pode-se verificar se eles estão sendo realmente atingidos e se estão conseguindo desenvolver as atividades, para avançar na aprendizagem e na construção do conhecimento, tornando-o muito mais significativo a este estudante. Esse momento de pandemia (COVID 19), desafia o processo de aprendizagem tanto para o aluno quanto para o professor, pois a escola, a equipe gestora, a coordenação escolar trabalha com várias possibilidades como, atividades via WhatsApp, apostilas e o livro didático, para que nossos alunos tenham acesso as atividades, tudo isso dentro bem planejadas dentro das rotinas e plano de aula.

avatar
leoleal47@hotmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Avaliação quantitativa

Qua maio 27, 2020 7:22 pm
Sou Raimunda Nonata Guedes da Rocha, trabalho na escola João Paulo II com a turma de 1 ano.
Na avaliação qualitativa não é importante somente dá uma nota ao aluno, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Quando os alunos são avaliados, pode-se verificar se eles estão sendo realmente atingidos e se estão conseguindo desenvolver as atividades, para avançar na aprendizagem e na construção do conhecimento, tornando-o muito mais significativo a este estudante. Esse momento de pandemia (COVID 19), desafia o processo de aprendizagem tanto para o aluno quanto para o professor, pois a escola, a equipe gestora, a coordenação escolar trabalha com várias possibilidades como, atividades via WhatsApp, apostilas e o livro didático, para que nossos alunos tenham acesso as atividades, tudo isso dentro bem planejadas dentro das rotinas e plano de aula.

avatar
js.jocilenesilvaac@gmail.
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR.

Qua maio 27, 2020 7:32 pm
Sou a professora Jocilene e trabalho na escola Magia do Saber na função de coordenadora de ensino.Percebo que na avaliação qualitativa há a necessidade de considerar não somente a nota ao final de um bimestre ou semestre,mas também, todo o processo ensino-aprendizagem.Lembrando que cada educando precisa desenvolver suas habilidades no sentido mais amplo.Não devemos esquecer que o mesmo chega até a escola com uma bagagem de conhecimento que precisa ser levado em consideração, afim de amplia-las, para que os mesmos tornem-se cidadãos conscientes, críticos e atuantes.Não trata-se de avaliar unicamente o aluno,mas também o próprio professor, a instituição, e o próprio sistema.Tudo isto, com vista na melhoria da qualidade do ensino. Neste período de pandemia nos deparamos com algo totalmente novo,porém precisamos ter um olhar mais criterioso e sensível para não cometermos injustiças com nossos alunos.
avatar
gracileide
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Avaliação qualitativa no processo de ensino/aprendizagem.

Qua maio 27, 2020 10:32 pm
Gracileide de Moura Lima- Escola Francisco Braga de Souza- Município de Rodrigues Alves
Olá!
Bem, uma avaliação qualitativa se trata de um método de investigação científica que tem como foco o caráter subjetivo do objeto que será analisado. Assim, estuda suas particularidades e experiências individuais, por exemplo. Quando falamos em pesquisa qualitativa já sabemos que os educandos estão mais livres para mostrar quais são os seus pontos de vista sobre determinados assuntos. Desde que os mesmos estejam relacionados ao objeto de estudo, claro. Sendo de fundamental importância esse reconhecimento por nossa parte, enquanto professores, valorizar o conhecimento do aluno.
Conteúdo patrocinado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 12 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos