Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
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Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

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cristiane da silva
Convidado

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Qui Jul 23, 2020 3:23 pm
Meu nome é Cristiane da Silva de brito  trabalho com series iniciais do ensino fundamental na escola Áurea pires montes de Souza a avaliação é sempre um tema delicado pois não pode ser levado em conta somente a nota do aluno, e assim classifica-lo de bom ou ruim, sem antes observa-los continuamente , e ter a consciência  de que até os erros são levados em conta pois indicam como os alunos estão relacionando os conhecimentos que já possuem com os novos que estão sendo adquiridos.  nesse momento precisamos valorizar cada atitude que o aluno esta tendo perante as atividades pois sabemos que não estar sendo fácil para todos, alguns alunos não tem acesso a internete e sempre que possível disponibilizamos de xerox impressa para esses alunos que não tem condições, mesmo assim criamos maneiras para que esses alunos sejam avaliados nunca foi tão necessário que a avaliação qualitativa se sobreponha sobra a quantitativa.
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Adélia K T Gonzaga
Convidado

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Qui Jul 23, 2020 3:50 pm
A avaliação durante esse período de pandemia tornou-se uma ferramenta muito complexa, não podemos levar em consideração somente as notas obtidas no final das atividades propostas, mas o acompanhamento do desenvolvimento de todo processo, a qualidade e o nível do que está sendo absorvido durante as leituras dos materiais, a participação no esclarecimento de dúvidas por rede social ou por conferências.
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testandosilva
Convidado

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Qui Jul 23, 2020 4:37 pm
sdfasdfasdfasdfas
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Adélia K T Gonzaga
Convidado

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Qui Jul 23, 2020 4:44 pm
Sou Adélia Katrynne Temóteo Gonzaga, trabalho no Instituto de Educação Lourenço filho como professora de Química.
A avaliação durante esse período de pandemia tornou-se uma ferramenta muito complexa, não podemos levar em consideração somente as notas obtidas no final das atividades propostas, mas o acompanhamento do desenvolvimento de todo processo, a qualidade e o nível do que está sendo absorvido durante as leituras dos materiais, a participação no esclarecimento de dúvidas por rede social ou por conferências.
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Janaina
Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Avaliação qualitativa

Qui Jul 23, 2020 5:43 pm
Janaina Maria Ortiz de carvalho Duarte
Escola Anita Garibaldi.
Professora dos anos iniciais em alfabetização.
A avaliação qualitativa é muito importante no ambiente cotidiano escolar, se for tratada como uma avaliação contínua, reflexiva, dialógica, avaliando o aluno como um todo, não meramente focado em notas como o fim, mas sim como um meio para o processo ensino - aprendizagem, para formação de atitudes e valores, sendo uma ação crítica e transformadora tanto para aluno, professor, escola, ainda mais agora com esse desafio de pandemia onde todos devemos nos reinventar e nos adaptar as novas circunstâncias.
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Luciana Rosales
Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jul 24, 2020 12:45 pm
Luciana Rosales, professora do quarto ano do ensino fundamental dos anos iniciais na escola Ilka Maria de Lima. A avaliação qualitativa nos leva a fazer uma constante analise do processo de ensino e aprendizagem que estamos inseridos. Nesse caso, não se pode apenas ser levado em consideração a nota que o aluno tirou sem questionar e pensar sobre todo o processo que foi percorrido para a construção dessa "nota". Não podemos descartar da noite para o dia a importância do caráter avaliativo atribuído por meio de notas, isso porque precisamos lembrar que em nossa sociedade prevalece os meio de seleção para concursos, ENEM e etc...que se dão através de notas. É importante lembrar também que a educação básica passa por vários exames externos para verificação da qualidade do ensino, e esse processo se dar a partir de notas! Então nos deparamos com algumas teorias que são lindas, mas que na nossa realidade o contexto é bem diferente. Na minha opinião não adianta vir com discurso de que "notas" não são importantes e que temos outros meios de avaliação se no final sabemos que as "notas" são importantes sim. Quando a LDB afirma que a avaliação qualitativa prevalece acima da avaliação quantitativa, eu entendo que nós professores somos de fundamental importância para o processo de construção das notas desses alunos e portanto temos que estar em constante processo avaliativo da nossa prática pedagógica e de como o aluno está construindo sua aprendizagem! No momento estamos vivenciando uma pandemia que nos lançou muitos desafios, aprendemos que é de fundamental importância que os meios tecnológicos estejam inseridos em nossas práticas pedagógicas, ressaltando que esses meios nunca irão substituir de fato a importância das aulas presenciais e de um professor presente, os motivos são vários! Uma avaliação efetiva, principalmente para os alunos do ensino fundamental dos anos iniciais só é possível de forma presencial, porque o contato com esses alunos é imprescindível. Nesse momento de pandemia, em que temos vários obstáculos para conseguir ter acesso a esses alunos não é possível ter uma avaliação efetiva. O que eu vejo é um abismo imenso na desigualdade social e de aprendizagem se alastrando. Apesar do esforço de todos os lados,ainda nos deparamos diariamente com situações tristes: alunos que não tem acesso as tecnologias, pais que não querem colaborar nesse momento (mesmo a escola disponibilizando o material impresso, ainda nos deparamos com pais que só vão buscar esse material quando a escola disponibiliza sacolão, etc...). A única avaliação possível nesse momento é saber se os alunos estão resolvendo as atividades na intenção de que o processo de aprendizagem não fique estagnado (o que traria um prejuízo ainda maior).
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Eid da Silva Santos
Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Fórum mod Ill

Sex Jul 24, 2020 2:30 pm
Eid da Silva Santos. Escola Áurea Pires Montes de Souza. Professor.
A própria LDB 9394/96 nos orienta à educação em valores, determinando que nós professores observemos os critérios de avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, sendo que os aspectos qualitativos tenham prevalência sobre os quantitativos. Deste modo, devemos avaliar com acompanhamento constante, observação, averiguação do nível de desempenho dos mesmos. O aluno não aprende somente para ser avaliado, mas para adquirir novas atitudes e valores para sua vida pessoal, profissional e social.
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dina.@ielf.com.br
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty LDB 2019

Sex Jul 24, 2020 9:31 pm
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
No entanto, ainda que mais difícil, torna-se cada vez mais necessária no atual estado de desenvolvimento da nossa sociedade, quando mais que nunca nos é exigido engajamento, autocrítica e revisão das nossas próprias atitudes que é um processo de avaliação de aprendizagem Luckesi (1999) coloca que há um foco num todo, no coletivo. Mas há também um outro, nos dois protagonistas principais, que são o professor e o aluno. Nos dias atuais é fundamental o processo de negociação num trabalho de avaliação é fundamental. Essa negociação pressupõe a discussão coletiva de critérios. A avaliação deve ser encarada como uma reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino. Para que seja produtiva a avaliação deve ser um processo de diálogo, interativo, que visa fazer do indivíduo um ser melhor, mais criativo, autônomo, participativo, a avaliação precisa levar a uma ação transformadora e também com sentido de formação social, de coletividade de humanização. Como foi visto durante o curso, na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Na escola encaramos o fracasso do aluno também como o fracasso do professor e de toda a escola, e sabemos que o objetivo maior frente ao desenvolvimento de uma proposta de atividade não é o aluno receber determinada nota, mas aprender de fato o que está sendo trabalhado, exigindo assim, um bom planejamento por parte do professor. Hoje, frente à COVID-19, estamos vivenciando vários desafios, o que exige de certa forma, mudanças de hábitos e atitudes, dentre elas podemos citar, gravar vídeo aulas, tirar dúvidas através de vídeo chamada, disponibilizar material para a família repassar aos vossos filhos, dentre outras. Porém, temos que ter consciência que avaliar nossos alunos se torna um desafio, por isso, temos que está munido de conhecimento para poder avaliar nossos alunos de forma coerente e responsável, para isso, devemos adquirir as competências digitais que englobam habilidades pedagógicas, de cidadania digital e de desenvolvimento profissional. A avaliação terá seu sentido mais autêntico e significativo se tiver articulação com o processo político pedagógico da escola é ele que dá significado ao trabalho docente e a relação professor-aluno.
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Josiane Oliveira Rodrigue
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Dalva de Souza das Neves

Sáb Jul 25, 2020 9:05 am
com a avaliação qualitativa faz com que o professor observe o desempenho dos alunos durante o desenrolar das atividades,sua frequência, sua participação, sua responsabilidade e organização,sua noção crítica e suas atitudes diante do ensino aprendizado.
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Érica Medeiros de L C e S
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Avaliação

Dom Jul 26, 2020 1:46 pm
Quando falamos em Avaliação, pensamos em que e como avaliar. muitas vezes, queremos que o aluno mostre o que realmente aprendeu, e muitas vezes queremos verificar se a maneira com que estamos trabalhando esta surtindo efeito, esta fazendo com que ele aprenda. o que é u grande erro por parte da maioria de nos professores. Precisamos unir as duas coisas para que o resultado seja verídico. Portanto as diferentes maneiras de avaliar, nos mostra que isso é capaz de ser feito.
Na avaliação qualitativa, as habilidades do aluno deve ser sempre levada em consideração. desde o inicio da aula ate o final, para que assim, tudo que ele apresente, e da forma como apresente possa auxiliar o professor em seu planejamento e na forma de como avaliar da maneira certa.
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Viviana Choque de Barbosa
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Avaliação qualitativa

Dom Jul 26, 2020 3:47 pm
Avaliação é sempre um tema espinhoso para os profissionais da educação e sua reflexão mais aprofundada é constantemente deixada de lado as habilidades e potencialidades diversas que o aluno desenvolve de gradual e diferente.
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
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Alexandre Cavalcante gome
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Avaliação quantittiva.

Seg Jul 27, 2020 8:52 am
A avaliação tanto quantitativa como a qualitativa são de extrema importância para o desenvolvimento de aprendizagem dos estudantes,mas temos que levar em conta a postura e autonomia do aluno na qual para termos uma avaliação qualitativa eficaz precisamos que os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem questionem a relação na qual estão inseridos e identifiquem o conhecimento adquirido e suas dificuldades.
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Laudiana Silva Moreira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Formação continuada em avaliação escolar módulo III

Seg Jul 27, 2020 2:25 pm
Sou professora do 4 ano na escola estadual Duque de Caxias.É
fundamental avaliar se todos os alunos estão tendo acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores.Estes devem estar atentos aos casos onde a participação de alunos nas atividades online não for possível e buscar formas alternativas de garantir o acesso. A avaliação a distancia deve ser encarada mais como um diagnóstico do que como uma classificação. Como propor atividades que potencializem o que os alunos sabem, complementando e expandindo esse conhecimento, Buscando formas para ele demonstrar o que aprendeu.
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rosanapaiva.ac@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty MÓDULO III

Seg Jul 27, 2020 8:22 pm
A pandemia do novo covid 19, transformou a realidade do sistema educacional, levando as escolas de ensino básico a se adaptarem ao ensino a distância. Toda equipe teve que se reinventar, um grande desafio que vai além da forma de se lecionar.
Falando sobre a avaliação qualitativa podemos perceber que é fundamental e indispensável, pois busca o aprofundamento do conhecimento que o aluno já tem, onde partindo daí gera motivação, ideia e atitude pessoal.
Com essa forma de avaliação o aluno passa a ter oportunidades de produzir e não somente dar uma resposta em uma atividade ou prova, mas infelizmente a que ainda predomina na maioria das instituições de ensino, é a avaliação quantitativa, pois é mais fácil tanto para os docentes como para os alunos.
Em nossa escola, pensando em um novo conceito de ensino, nossos professores passaram a assumir um grande desafio como mediador do conhecimento, onde a visão otimista e construtiva da vida, contribuíram no processo de motivação dos alunos para continuar a querer a aprender mesmo a distância, interagindo nesse novo método de ensino, a aprendizagem passou a ser recíproca, educador e educando.
Elisa C. de Albuquerque
Elisa C. de Albuquerque
Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Qualidade ou quantidade, eis a questão!

Seg Jul 27, 2020 8:47 pm
Olá, sou a professora Elisa C. de Albuquerque do Instituto de Educação Lourenço Filho, Rio Branco - AC, atuo como Coordenadora de Área de CH, ministro a disciplina de Geografia e Pós-Médio da parte diversificada.

Cipriano Luckesi escreveu:Em avaliação da aprendizagem, necessitamos de aprender a olhar nosso
educando como um todo e, então, aprenderemos que a qualidade de um
ato, cognitivo, afetivo ou psicomotor, tem a ver com seu refinamento, com
seu aprofundamento e foi isso que o legislador quis nos dizer quando
colocou na lei que, “na aferição do aproveitamento escolar, deve levar em
conta a qualidade sobre a quantidade”.

A LDB veio de fato garantir algo que devia ser natural no processo de ensino aprendizagem, pois o olhar avaliativo percebe o estudante como um todo, identificando dificuldades e progressos no desenvolver das atividades, através dessa analise de aproveitamento, teremos claro como e onde melhorar os estudos dos estudantes, essa gama de informações são registradas, tomadas notas de todo esse desenvolvimento, resultando em números de forma qualitativa. O objetivo não é a nota e sim o caminho, as práticas que levaram o estudante estudar mais para aprender mais e não para melhorar a nota. Trago outra vez Luckesi:


"A avaliação tem a ver com o acompanhamento do processo e dos resultados sucessivos que o educando vai obtendo em seu percurso de aprender. A nota é o registro é o testemunho do desempenho final desse percurso. Tão somente isso".

Devido essa distorção se faz necessário garantir na escola o desenvolvimento do conhecimento, de competências e habilidades de forma consistente entendendo e respeitando o tempo e o processo de cada indivíduo, buscando a equidade.
Avaliar é um ato social, assim quando essa é trabalhada de forma clara e transparente desenvolvemos valores como responsabilidade e autonomia. Essenciais no engajamento social, autocrítico, na busca de autorreflexão e revisão das nossas próprias atitudes.

Essas reflexões cabem perfeitamente ao momento que estamos vivendo, onde o distanciamento social vem de fato fazendo valer o acompanhamento individual do estudante no desenvolvimento de suas atividades, hoje a preocupação maior é com a aprendizagem, se o estudante está conseguindo realizar suas tarefas, identificar quais são suas dificuldades, oportunizando refazer, aprendendo com o erro.
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d@niel
Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Seg Jul 27, 2020 10:24 pm
DANIEL GOMES DE SOUSA, ESCOLA JOSÉ RIBAMAR BATISTA, PROFESSOR
A avaliação qualitativa sempre foi um eixo primordial para qualquer processo de ensino, já que evidencia a progressão de determinado educando diante de todo o ciclo de aprendizagem (aluno-conhecimento). Nessa fase de pandemia, em que as aulas presenciais deram espaço para as aulas online, o processo de ensino é remoto através de ferramentas digitais (google classroom, MEET, Padlet, etc). E a avaliação dar-se por desempenho mediante ao ERI (ensino remoto intencional) das disciplinas da BNCC, onde é mensurado toda a base que foi acompanhada pelo aluno durante esse período. Essa forma de avaliar tem um caráter formativo e qualitativo, possibilitando ao educando a aquisição do currículo. Very Happy Very Happy

d@niel gosta desta mensagem

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MARIA.MARINHO@AC.GOV.BR
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Ter Jul 28, 2020 9:27 pm
MARIA DAS DORES M. P. RODRIGUES, professora, escolas Lourival Pinho e João Calvino.
Nesse modulo estudamos sobre a importância de avaliarmos de forma qualitativa e não somente quantitativamente. E nos pede para falarmos da importância da avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola e ainda neste período emergencial de Covid-19.
Mas algo que me chamou atenção foi no texto 1 que diz o seguinte: "Partindo dessa perspectiva, questiona-se se a LDB propõe uma avaliação que garante o bem-estar do aluno, por que os professores não seguem? A avaliação não é um processo? Por que ela não pode ser contínua e cumulativa na prática do professor? Será que dessa forma os professores estão avaliando todos os aspectos desse aluno?
Eu pergunto, será que é os professores que não seguem esse tipo de avaliação? e se não seguem é porque não querem? Muitas vezes nós professores nos sentimos frustados diante das avaliações que somos obrigados a fazer, perincipalmente quando vemos alunos que não se saem bem ao fazer provas apesar de ter um conhecimento, por nervosismos, problemas, e outros alunos que nem aparecem nas aulas, mas conseguem de algum modo tirar notas boas nas provas. E não nos é proporcionado outros meios de avalia-los.
E nessa pandemia não é muito diferente pois com as dificuldades de acesso dos alunos a internet, em algumas escola, só conseguimos enviar atividades, dar aulas por wattsap sem vê os alunos, e como conseguir avaliar a aprendizagem desses alunos? Os que enviam a atividades mesmo igual as dos outros é porque aprendeu e aquele que não enviou é porque não quer estudar?
Recebi um e-mail de um aluno me dizendo que não estava fazendo as atividades porque estava desestimulado, tinha iniciado as aulas remotas, mas viu que não estava aprendendo nada, não estava adiantando nada e parou de fazer as atividades de todas as disciplinas. E me perguntou se poderia voltar a fazer as atividades, se eu recebia as atrasadas. E eu tentei dá uma palavra de ânimo para ele e incentivá-lo a fazer da melhor forma possível dentro das suas possibilidades poque nós professores também estamos tentando fazer o melhor, porém sabemos que ainda falta muito a fazer . Temos um grande desafio de fazer essa avaliação qualitativa não só nesse tempo de pandemia, mas em todo o processo de ensino, porém sabemos que não cabe somente ao professor fazer isso, pois tem todo um sistema que envolvido nesse cenário.
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Carlandia Ripardo
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Resposta tópico

Qua Jul 29, 2020 4:27 pm
Sou professora de ciências da escola Tancredo de Almeida Neves de Rio Branco Ac.
No contexto ao qual estamos vivenciando é bastante desafiador , tanto para nós professores quanto para os alunos. Desta forma no que diz respeito à avaliação nós professores precisaremos ser o mais coerente possível com nossos alunos, valorizando toda e qualquer ação deles frente as atividades propostas como o seu esforço, participação e busca de informações seja de forma online ou buscando material impresso.
Neste momento é preciso que a avaliação qualitativa se sobreponha à avaliação quantitativa. Sendo que ambas são importantíssimas para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.
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francisca C.S. FEITOSA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Qua Jul 29, 2020 5:08 pm
OLA SOU A PROFESSORA FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA FEITOSA, LECIONO PARA O 3. ANO DO FUNDAMENTAL 1 NA ESCOLA RAMONA DE CASTRO, E NESSE PERÍODO DE PANDEMIA QUE TROUXE TODAS ESSAS MUDANÇAS AO COTIDIANO DAS CRIANÇAS E MESMO AOS NOSSOS, A AVALIAÇÃO QUALITATIVA PODE SER MEDIDA PELA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS E SENDO QUE AGORA PERCEBO PAIS MAIS PRESENTES, QUE ENVIAM AS FOTOS E VIDEOS DAS ATIVIDADES, E COM ISSO APRENDEM TAMBÉM, A QUALIDADE DA PARTICIPAÇÃO MELHOROU SIGNIFICATIVAMENTE. TRABALHAMOS ATRAVÉS DO WHATS APP E CHAMADAS DE VIDEOS.
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DULCINEIDE SILVA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty AVALIAÇAO MOD III

Qui Jul 30, 2020 9:35 am
DULCINEIDE SILVA SANTOS
ESCOLA HENRIQUE LIMA
PROFESSORA

Em se tratando de avaliação, podemos citar as avaliações qualitativas — que se preocupam mais com os aspectos de aprendizagem — e as quantitativas — que valorizam a abordagem com classificações por meio de números, conceitos e medição de aprendizado.
Porém, dependendo de sua utilização, os efeitos podem refletir de forma negativa na formação dos alunos, caso sejam aplicadas tradicionalmente.
Uma dica para a escolha de métodos de avaliação é conhecer de maneira profunda a realidade da turma a qual você desenvolve seu trabalho, traçando um perfil geral. Os processos avaliativos devem ser complementares, ou seja, é importante utilizar tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos, mas sempre valorizando as características da turma e de cada estudante.
No convívio do ambiente escolar, percebemos que o momento de maior tensão e apreensão por parte de alunos e professores é a avaliação. Então, o acompanhamento, registros e devolutivas de atividades são necessárias para que o professor possa acompanhar o rendimento do aluno.
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Rose Savoff
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Contínua X Qualitativa

Qui Jul 30, 2020 3:56 pm
Meu nome é Rosemari Presser Savoff de Souza e Silva, trabalho como professora na escola estadual João Calvino. escola estadual Carlos Vasconcelos e na escola estadual Lorival Pinho.

Acredito que hoje em dia seja comumente entendido que a avaliação dos alunos não é apenas para nota mas sim para medirmos o quanto o ensino está sendo eficaz. Desta forma, ela não é feita somente pelas provas bimestrais, mas por toda uma didática bimestral onde se envolve presença, participação, responsabilidade, trabalhos, apresentações, atividades em sala, atividades para casa e, por fim, as provas.

O objetivo da escola ao realizar uma avaliação não é dizer o quanto o aluno A é um bom aluno e o quanto o aluno B não é mas, sim, demonstrar o quanto aquele aluno é capaz de absorver os conteúdos e utiliza-los de maneira correta a fim de se tornar um profissional capacitado no futuro.

Desta maneira, creio que o correto não seria optar por uma avaliação contínua ou uma avaliação qualitativa, mas mesclar as duas e proporcionar ao aluno e a escola uma avaliação mais completa e justa.
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Jorginete alves pinheiro
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Avaliação Esclola Professora Ctistina Maia

Qui Jul 30, 2020 6:42 pm
A avaliaçăo qualitatiba precisa se sobresair a avaliaçăo quantitativa,pois atraves desta avaliaçăo nos permite investigar de modo mais seguro o objeto em estudo que é o aluno em questão.Esse metodo nos permite analisar suas particulariedades e suas experiencias individuais.
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Maria Débora de Oliveira
Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Cada educador deve buscar aproveitar o máximo possível o aprendizado dos alunos

Qui Jul 30, 2020 7:02 pm
Maria Débora de Oliveira Moura - Gestora da Escola João Ribeiro de Tarauacá

É importante ter a consciência de que medir o conhecimento por meio de conceitos e números de forma predominante pode gerar uma avaliação superficial e equivocada do aluno, pois cada um apresenta suas próprias características e limitações, aprendendo e se desenvolvendo de forma diferenciada. Uma boa dica para a escolha de métodos de avaliação é conhecer de maneira profunda a realidade da turma a qual você desenvolve seu trabalho, traçando um perfil geral. Ninguém tinha um plano de contingência ou de emergência para uma pandemia como a Covid-19. As escolas estão operando verdadeiros milagres para não parar o ano letivo. A luta é para que alunos possam encarar essa nova forma de aprendizado e, também, para que adquiram, da melhor forma, conhecimentos durante essa adversidade. Não existem respostas prontas para a pergunta sobre como fazer avaliação qualitativa, o que existe são caminhos possíveis, cada educador deve perceber qual o melhor a seguir. Neste período de pandemia, cada educador deve buscar aproveitar o máximo possível o aprendizado dos alunos, reconhecer os esforços, a interação de cada um, diagnosticar suas dificuldades e a partir desse diagnóstico, buscar a melhor ferramenta para sanar essas dificuldades.
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LILIA DANIELE
Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/07/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty avaliação

Qui Jul 30, 2020 7:11 pm
Me chamo Lilia Daniele souza da silva, professora da disciplina de Língua Espanhola, leciono nas escolas, Paulo freire e escola presbiteriana João Calvino. com relação a avaliação qualitativa quanto a avaliação quantitativa, neste momento de pandemia a avaliação no sistema EAD, tem muita importancia na avaliação qualitativa para medirmos o grau de aprendizagem do aluno quanto sua participação e desempenho nas atividades realizadas, se está sendo eficaz quanto a sua aprendizagem.
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Janaira Fidelis Caetano
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 23 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui Jul 30, 2020 7:24 pm
Nome: Janaira Fidelis Caetano
Escola: IELF
Professora

A avaliação qualitativa é de fundamental importância, principalmente ser tivermos como objetivo formar cidadãos pensantes, atuantes na sociedade e bons profissionais, ainda mais no mundo em que vivemos hoje, em que o mercado de trabalho não exige apenas capacidades técnicas ligadas a sua profissão, mas principalmente valores, como por exemplo, respeito, empatia, resiliência e etc, que podem ser constituídos e aprimorados na escola, desde que esta priorize uma avaliação contínua, formativa, levando em consideração os aspectos qualitativos da aprendizagem, que se dão principalmente através da observação da postura do aluno diante de determinadas situações,  da valoração da fala e da opinião desse estudante.
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