Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+236
Danielle Santiago
Valmira Souza Lucena
Saulo Albuquerque
Fátima Sena
Agna Roberta Sabino Araúj
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
MARIA JOCILENE
luis gustavo de almeida
Cristiane Damian
Sâmia Gonçalves da Silva
49554530234
Rosineide
Nairis da Silva Chaves
Wladimir Melo Rebouças
Naiara Pinheiro
Pedro Henrique
sebastiana.leandra
Dyonnatan
Maurício Fontinele
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
NÁDIA PAPI DA SILVA MOTA
Alexandre Castro
EDIS CARLOS NASCIMENTO
Rosimeire Rodrigues
Lucineia Mota Mesquita
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
Mauricleia Belo Nobre
CARLA NERY
LILIA DANIELE
Maria Débora de Oliveira
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Luciana Rosales
Janaina
Francisca Carvalho do Reg
Anderson Parada
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Kevin Klina Araújo Mota
Natália Ferreira
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
Cristiane Henrique
JEANE FERREIRA
Márcia Fittipaldy
alinesotero@uol.com.br
leandro da silva melo
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
Eurico Paz
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Jair Fiesca Júnior
Marta Neves Bezerra
Cremilda
Valter Costa
Camila Monteiro
Edineia Nogueira Pinto
ANTONIO MARQUES DO VALE
Rosileuda
Francisco Edison
Lucimeire Barbosa Rocha
Raildo da Silva Araujo
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Samila Calixto
Sandra Santos Silva
01796226254
DENES LUIZ
Juliana Batista de Lima
Taliane
Edinar Gomes de Moura
Giuliany
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
rosinete l. de campos
Vinícius Martins
Dheymeson Mesquita Souza
Gercineide
Rayalle Lima
Daniel jinkings de melo
greicyane vinente soares
LEILA TAVARES
Marilene Oliveira Santos
Gedileia Gregório
Gracilene
Cleide Olímpio de Morais
Francisca Raydinelli
Jose Marcelo Fortunato
Elisandra Vieira da Silva
Francineia Melo da Silva
Rozany Rocha pereira
NazileneSilva Brasil Barr
Géssica
Lela Tatiane Franke Nery
Danilo de Souza
Enison Martins Alcides
Ana Raquel Silva Souza
Carlos Simão
Naiara Silva e Silva
Leidisseia
Francisca Iris
JANETE COSTA SUTIL DA SIL
marcelotk
Vanessa Santos
Francisco de Jesus Alves
jose francisco
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Jecila dos Santos Monteir
699.606.902-53
Marta Wanderley
Adriana Luiza Schneberger
Daiane Martins
MARCOS ARAUJO MARTINS
Maria Moura
José césio medeiros
Maria Francineide
Marcio Bernardino e Silva
Maria Sousa
Obadias Mendonça
Marleide da Silva Martins
Jocilene M. C. Ozorio
48454605215
Moisés Silva de Paula
Nilda Conrado
Greicesilva
Ana Maria
RUTE CAMILO
francisco rodrigo
Fátima Portela
Aldemisia Menezes de Alen
ROSINEIA DIAS LIMA
José Eduardo Silva
Eulaila Maria H. Nunes
Joelion Lopes
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Helileis Marinho
Bruna Lalinny Magalhães d
Lucilene de Farias
Valderlandia A Aquino
ELIZETE FONTINELE
Maria Rosinéia Gomes da S
maria das dores lima beze
Maria Silvana Alberto Gom
Cleitiane R. Rodrigues
Mª Sirleide N Barbosa
José Francisco da Silva
Joselene Ribeira da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
ROSANGELA DO NASCIMENTO
Ivone Santiago de OLiveir
Maria Elenir Lima Rodrigu
Arlene Barreto
Ana Maria Dias da Silva B
Arielly
José Wagner
ISABELA MACIEL GARCIAS
Mayra Nogueira
Reno Lacerda Mendes
IVANETE ROCHA DA SILVA
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
mariaroseligomesdasilva@g
Ana Paula Lima da Silva
EDINAR ALVES
francicley de melo
Brasilina Feitoza
Séfora Paula de L.holanda
dianny.fernandes
Ana Cleide da Silva Lima
Jeane Reis
Lenires
Verônica Diniz
Rosimeire
Marcio Rodrigo
DEVANILDE
Jordana Costa
Lindalva Moreira
Antonia Xavier
Marcivânia Tim da Silva
Francilene.albuquerque
valdelina_muniz@hotmail.c
LUCIENE CRISTINA
Rosangela R de Oliveira
Francisco Lopes
Neusa Rego
Neiva Nara
keyla galvão
Leide Niria de S Cordeiro
Laura Luanna Abreu
Laide Vitor
Valdernilson de L. Gomes
Andressa Queiroz da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Aucilene Cavalcante da Si
Neuza Sales
CELMA NERY
Maria do Socorro B. Matos
Maria Auxiliadora
Mirnes S O L
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Taina Clavia Lima do Nasc
socorrosf73@yahoo.com.br
Gleyson Farias da Silva A
Francicleia da Rocha
Jayne de Souza Silva
Noely Castro
MAICON BARROSO
Hígila
Cleicimara Santos Neves C
shirley maria da silva sa
Christyne Diogenes
Maria de Lourdes Maciel
dernice.souza@hotmail.com
ITAAN.OLEGARIO
Ana Lúcia Vieira Sales
Érica Rocha
Regiane Estevam
Nayana Rayelly
Cliciane
rarismar
240 participantes
Ir para baixo
avatar
Mariazildadesousachaves
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Resposta da questão do módulo III

Qua Jun 03, 2020 6:09 pm
Maria zilda de Sousa chaves ,trabalho no município de senador guiomard, na escola: Raimundo Herminio de Melo II,professora do 3°ano do ensino fundamental I
A avaliação qualitativa no ambiente escolar leva não mais somente uma nota,mas a consideração do processo de ensino -aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Esta avaliação se preocupa mais com os aspectos de aprendizagem.
Neste período emergencial de covid-19,o objetivo é manter o vínculo com os alunos e assegurar que eles tenham acesso aos conteúdos necessários dentro do processo de ensino-aprendizagem, com isso se consegue minimizar os prejuízos ocasionados pela suspensão das aulas presenciais. Estamos num momento em que os professores precisam se reinventar, evoluímos profissionalmente.
avatar
yvabryto@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty A avaliação mais completa é aquela é aquela que recorre a diversos critérios e recursos que se completam

Qua Jun 03, 2020 6:30 pm
Ivanilce Marques da Silva Brito- União e Progresso (Porto acre) III
Sabemos que a função social da escola é garantir educação de qualidade para todos, para isso é preciso ajustar as propostas de ensino ás necessidades de aprendizagem dos alunos e que   estes trazem muitos conhecimentos que devem ser considerados por isso acredito que a função diagnostica é uma prioridade. Para saber de fato estão aprendendo, é importante acompanhar a evolução do processo isto é avaliação continua que pressupõe uma análise da produção dos alunos, que ocorre de forma progressiva e paralela ao trabalho cotidiano. O ideal é avaliar o conhecimento conceitual no curso das próprias atividades de aprendizagem. Assim automaticamente estaremos avaliando qualitativamente levando em consideração os conhecimentos dos alunos.
avatar
marilucia
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty avaliação

Qua Jun 03, 2020 7:34 pm
Sou a professora Marilúcia Cordeiro Sena, trabalho na escola Francisco Nunes Leitão na cidade de Feijó no Acre.
A avaliação é um processo que deve ser incorporado à prática do professor, em que todas as experiências, manifestações, vivências, descobertas e conquistas das crianças devem ser valorizadas, com o objetivo de revelar o que a criança já tem e não o que lhe falta.
Por tanto avaliação contínua é considerada um método de avaliação onde o aluno é avaliado por inteiro, ou seja, a avaliação não deve acontecer somente ao final de um bimestre através das famosas provas bimestrais. É preciso que o processo de avaliação seja constante.
Sendo assim o método de avaliação qualitativa e quantitativa na escola pode gerar impactos nos resultados educacionais dos estudantes. Isso acontece como consequência das formas avaliativas adotadas pelos professores dos sistemas de ensino, que podem optar por testes específicos.
Essas verificações podem ser divididas em dois grandes grupos: as avaliações qualitativas — que se preocupam mais com os aspectos de aprendizagem — e as quantitativas — que valorizam a abordagem com classificações por meio de números, conceitos e medição de aprendizado.
Por fim cabe ao docente avaliar a participação e a produtividade do aluno e complementar, então, com as provas escritas. O resultado é uma reflexão crítica sobre a prática, a fim de identificar de maneira acertada quais foram às dificuldades e os avanços dos estudantes, assim como os aspectos necessários para ultrapassar os desafios.


avatar
Francisca Eliana Oliveira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Os desafios do ensino em EAD

Qua Jun 03, 2020 9:56 pm
Sou a Francisca Eliana Oliveira Cruz de Cruzeiro do Sul, trabalho na escola rural: Maria de Nazaré Santiago coordenadora de ensino. Estudamos no curso que existe diversas ferramentas para o estudo a EAD. No entanto, nossa realidade é bastante difícil, pois,uma minoria tem acesso de qualidade a internet. Por isso, foi adotado apostilas impressas com atividades de todas as disciplinas no período de quinze dias para os alunos responder e devolver as atividades. Criamos grupos de Whatsapp para haver interação entre professores e alunos no que se refere à adquirir conhecimentos e tirar dúvidas. A avaliação através dessas atividades em EAD não é fácil, pois o professor irá verificar a capacidade de aprendizagem dos alunos mediante a resolução das atividades. Como foi pouco tempo para conhecer os alunos em sala de aula surgirá algumas indagações para o professor. O aluno é realmente capaz de resolver isso sozinho? Foi ele que fez? Realmente aprendeu o conteúdo? Então, acredito que é necessário no retorno as aulas uma avaliação diagnóstica para verificar a consolidação desses conteúdos. Também atribuir conceitos as atividades para posterior gerar uma nota mediante critérios justos , levando em consideração a realidade dos alunos. Pois,tem famílias que tem conhecimento para ajudar para ajudar seus filhos e as famílias que não têm esse conhecimento é nem acesso à internet só podem incentivar a fazer as atividades. Portanto, o trabalho em EAD é um desafio para toda comunidade escolar. Ainda estamos nos adaptando a esse realidade é procurando no máximo não prejudicar os educandos quanto a avaliação dos mesmos. Iremos levar em consideração o empenho, dedicação, zelo e comprometimento na realização das atividades. As atividades em EAD mantém os alunos em contato com o conhecimento.
avatar
Daniel jinkings de melo
Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty COMO AVALIAR O ALUNO EM AULAS ONLINE?

Qui Jun 04, 2020 6:36 am
]BOM DIA EU SOU O PROFESSOR DANIEL JINKINGS DE MELO TRABALHO COM A DISCIPLINA DE HISTORIA NA ESCOLA MANOEL FONTINELE DE CASTRO EM BRASILEIA ACRE.
Antes de tudo, vale destacar que avaliação, no ambiente escolar, diz respeito tanto à análise da aprendizagem do aluno quanto aos aspectos institucionais e à avaliação externa. Neste artigo, focaremos na aprendizagem.
Para a maioria das instituições escolar e profissionais na área da educação, avaliar a aprendizagem do aluno significa atribuir uma nota após a realização de um método avaliativo. Com relação a avaliação qualitativa, não é somente relevante a nota do aluno, pois deve ser levado em consideração que de acordo com nossa legislação o processo de ensino-aprendizagem se dar de forma contínua, cumulativa e sistemática. Pois, esse processo é muito mais complexo, esse tipo de avaliação requer responsabilidade, de ambas as partes, tanto do educador quanto do educando, exercendo-os uma postura de autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos. Essa forma de avaliação se faz extremamente importante principalmente nos tempos críticos em que estamos vivendo, levando em consideração as condições socioculturais que os alunos vivem, nas quais não possuem de forma igualitária as ferramentas necessárias para que desenvolvam suas atividades neste novo formato EaD, sofrendo também com o despreparo dos pais para auxiliá-los nesse processo, diante disso o professor além de está se reinventando, buscando capacitações para desenvolver seu trabalho de forma eficaz, precisa desenvolver ainda mais sua capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, no lugar do discente, compreendendo, ponderando e avaliando todos os fatores que envolvem o processo educativo. sabemos que não temos uma boa internet para estarmos conectado o tempo e a hora que for preciso em muitos horários de aulas ficamos sem o sinal, dessa maneira nosso trabalho não sai como planejado.
avatar
claudiasaj@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Qui Jun 04, 2020 8:48 am
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática.
avatar
Rodrigo Moreira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Avaliação qualitativa

Qui Jun 04, 2020 9:51 am
Rodrigo Moreira Andrade, assessor do ensino médio da SEE em CZS.
Todos os professores devem manter um acompanhamento dos aspectos de desenvolvimento do ensino-aprendizagem de seus alunos. As avaliações qualitativas são meios adequados de diminuir a visão ultrapassada da busca de resultados através de notas. Trabalhar o ensino-aprendizagem através de observações dos compromissos, responsabilidades e determinações dos alunos em suas obrigações estudantis, será mais viável para ambas as partes (Docente e Discente), que somente uma avaliação voltada para provas e notas.  O processo de ensino-aprendizagem deve ser algo permanente dentro ou fora de sala de aula, visando preencher as lacunas deixadas por metodologias de baixo rendimento escolar. Dessa forma os alunos junto com os professores caminharão de forma paralela na busca de conhecimentos. A própria LDB, Art. 24, V – a. fala que: “a avaliação do desempenho do aluno deve ser continua a cumulativa com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativas e dos resultados provas finais”. Sabemos que vivemos um momento atípico global, e isso estar afetando as relações mais próximas em todas as esferas sociais. Principalmente o contato entre professor e aluno, pois o Coronavírus causador da covid – 19 causou uma pandemia em diversos país. Como sabemos uma medida eficaz de saúde contra a transmissão do Coronavírus é justamente o isolamento social. Esse isolamento ocasionou uma ruptura nas relações dentro das salas de aula, pois o ensino deixo de ser presencial para até o momento permanecer remoto. Entretanto, os meios tecnológicos atuais são favoráveis para estreitar os laços de transmissão de conhecimento entre professores e alunos.  O uso de ferramentas digitais como: podcast, whatsapp, Webquest, infográficos...são fundamentais para manter um ensino mais humanizado apesar das diversas desigualdade sociais nas famílias brasileiras. Sabemos que a realidade social não é a mesma para todos os alunos e, pensando assim o professor deverá trabalhar com avaliações qualitativas, buscando sempre encontrar meios ou ferramentas para equiparar seus alunos durante o atendimento do EaD.
avatar
claudiasaj@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Qui Jun 04, 2020 10:54 am
Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica.
avatar
Jacqueline de Oliveira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Módulo lll Aprendizangem Satisfatória Durante o Período Emergencial Covid19

Qui Jun 04, 2020 11:19 am
Jacqueline de Olivierira, Escola Manoel Fontenele de Castro, professora.
Hoje frente á covid19, estamos vivenciando vários e novos desafios, o que exige mudanças de hábitos e atitudes. A maneira de ministrar Aulas EAD é completamente diferente das aulas presenciais, por isso temos que estar em constante aprendizagem com as ferramentas digitais de ensino, para avaliar nossos alunos de forma qualitativa com coerência e responsabilidade.
avatar
Rayalle Lima
Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Formação Continuada em Avaliação Escolar Para Professores, Coordenadores e Assessores Pedagógicos MOD. III

Qui Jun 04, 2020 12:51 pm
Rayalle de Souza Lima.
Escola Proª Nazira Anute Lima.
Profº de Matemática.
Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. É necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato.
Adotar métodos atualizados que podem ser utilizados para melhorar com eficiência os resultados na aprendizagem de seus alunos, tais quais, como:

  • Observar seus alunos detalhadamente;


  • Registrar todas as informações relevantes;


  • Realizar avaliações diagnósticas;


  • Organizar em portfólios as atividades desenvolvidas;


  • Propor a autoavaliação aos alunos.
avatar
Gercineide
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui Jun 04, 2020 2:00 pm
A avaliação qualitativa deve ser realizada diariamente pelo o professor, pois ela é continua e cumulativa. O educador dever observar e registrar, cada estratégia realizada pelo o educando para obteção dos resultados em uma situação de aprendizagem, nesse processo o erro não dever ser enfatizado como algo negativo, e sim como meio de apredizagem. A avaliação qualitativa, apesar de não ser sua principal função, possibilitar ao discente replanejamento, organização e reorganização o seu trabalho pedagógico. Nesse período de distânciamento social, a avaliação qualitativa esta sendo uma poderosa aliada aos professores, tendo em vista, que ela possibilita avaliar o desenpenho dos estudantes nas realizações das atividades à distância, atraves de alguns parâmentros como participação, dedicação e assiduo com as datas de entrega, superação, entre outros.
avatar
Gercineide
Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Avaliação qualitativa

Qui Jun 04, 2020 2:14 pm
A avaliação qualitativa deve ser realizada diariamente pelo o professor, pois ela é continua e cumulativa. O educador dever observar e registrar, cada estratégia realizada pelo o educando para obteção dos resultados em uma situação de aprendizagem, nesse processo o erro não dever ser enfatizado como algo negativo, e sim como meio de apredizagem. A avaliação qualitativa, apesar de não ser sua principal função, possibilitar ao discente replanejamento, organização e reorganização o seu trabalho pedagógico. Nesse período de distânciamento social, a avaliação qualitativa esta sendo uma poderosa aliada aos professores, tendo em vista, que ela possibilita avaliar o desenpenho dos estudantes nas realizações das atividades à distância, atraves de alguns parâmentros como participação, dedicação e assiduo com as datas de entrega, superação, entre outros.
avatar
Dheymeson Mesquita Souza
Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Avaliação contínua: não deixe-a cair em esquecimento

Qui Jun 04, 2020 2:26 pm
Dheymeson Mesquita Souza- Professor de língua espanhola
Escola Lourival Pinho
É natural que cada professor faça observações de seus alunos no decorrer do ano. Muitas vezes a avaliação contínua é vista apenas como “os vistos do caderno”, claro que isso não é para todos, mas tenho certeza que todos nós conhecemos colegas que considerem isso ou até mesmo em algum momento já nos pegamos fazendo isso.
Devemos sempre ter em mente que a avaliação é um processo contínuo e não pontual, pois é no dia a dia que observamos capacidades, erros e acertos dos discentes, seja em participações nas aulas, questionamentos, pensamentos, exercícios avaliações... o mais importante é não se deixar de fazer a avaliação contínua.
Em tempos de Covid-19 é importante termos em mente que esse acompanhamento dia a dia deve seguir, claro que não será da mesma forma, mas cabe a cada professor elaborar suas estratégias para isso. Seja em participação em fóruns (como estamos fazendo aqui), seja por conversas participações nas videoconferências... O mais importante desses tempos difíceis é não esquecer nossos alunos.
avatar
Ana Cristina S.C. Moreira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty O Módulo III da Formação Continuada em Avaliação Escolar

Qui Jun 04, 2020 2:50 pm
Professora A[justify]na Cristina da S. C. Moreira - Escola Manoel Fontenele de Castro - Brasileia - Acre.
De acordo com a Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro, publicada pelo ME, conhecida como LD da Educação, cujo Art. 206 define que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
Infelizmente neste momento emergencial por causa da COVID 19, não houve tempo hábil para o a transição entre ensino presencial para o ensino online, este processo requer planejamento e investimentos que não foram possíveis diante da pandemia.
Diante disso é de fundamental importância que professores e coordenadores se unam para que seja elaborada uma sequência didática na qual valorize a qualidade da aula oferecida ao aluno, priorizando o entendimento e aprendizado do educando.
Os conteúdos precisam estar à disposição do aluno nos aplicativos para que ele possa sempre que necessário retornar a plataforma e tirar suas dúvidas.
No meu caso, além de trabalhar com o aplicativo Google Classroom, criei uma sala de whatsapp para cada sala de aula e disciplina, para que fique claro ao aluno de que aula ele esta participando. E como as já foram postadas pela professora os conteúdos em forma de vídeos aulas, os áudios, textos e atividades. O aluno poderá retornar e tirar sua duvidas ou mesmo falar pessoalmente com a professora. Minimizando assim as dificuldades enfrentadas e cooperando com o aprendizado.
avatar
Vinícius Martins
Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui Jun 04, 2020 3:04 pm
Vinícius Martins dos Santos
Avaliar não é simplesmente aplicar notas e classificar os alunos, a avaliação é um processo contínuo que deve acontecer periodicamente no ambiente escolar, a avaliação deve ser observada com caráter diagnóstico. Daí a importância de uma avaliação contínua, observar a evolução dos alunos e encaminhar novas orientações . Quando o professor valoriza o caráter qualitativo, isso implica diretamente na construção e percepção que o aluno tem da realidade em sua volta, ampliando seu desenvolvimento como cidadão.
avatar
Stefanny Carvalho
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Avaliação Qualitativa

Qui Jun 04, 2020 3:48 pm
Avaliar qualitativamente no âmbito da educação é um processo em contínuo debate, já listada na própria legislação educacional brasileira (Lei 9494/96, art .24, Inc.V, alínea a). Este tipo de avaliação, antes de tudo, deve-se destacar, que é dada em um processo contínuo, cumulativo e sistemático.
Cabe ao docente realizar um processo de construção de conhecimentos para que dia após dia seja ampliado horizontes de conhecimentos interligados significativamente , sendo base para reflexões e planejamentos com o objetivo de proporcionar uma formação integral sem perdas ao longo do percurso de aprendizagem.
Tendo em mente, as habilidades que o professor deseja que os estudantes desenvolvam, primeiro ele tem que deixar claro e de forma dialógica a forma de como eles serão avaliados, seguida de observações e registros de cada processo de ensino-apredizado.
Sendo assim, desta forma haverá uma conscientização maior por parte dos alunos do processo de aprendizado e avaliação desenvolvendo valores de responsabilidade e autonomia de sua conduta. Elementos que neste tipo de avaliação são essenciais no ambiente escolar e nas aulas à distância neste período emergencial de pandemia que estamos vivendo.
avatar
rosinete l. de campos
Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty avaliação qualitativa e seus desafios

Qui Jun 04, 2020 4:20 pm
PROFESSORADA TURMA 1ºANO FUNDAMENTAL 1 ROSINETE LAURENTINA DE CAMPOS // ESCOLA ESTADUAL RURAL BOM DESTINO //SENADOR GUIOMARD AC. A AVALIAÇÃO QUALITATIVA TRATA DE CONSTRUIR UM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM QUE LEVA EM CONTA UMA FORMA CONTÍNUA, CUMULATIVA E SISTEMÁTICA E NÃO MAS UMA NOTA. PARA UMA AVALIAÇÃO QUALITATIVA EFICAZ É NECESSÁRIO QUE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO QUESTIONEM A RELAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM NA QUAL ESTÃO INSERIDO.IDENTIFIQUE OS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS E SUAS DIFICULDADE DE FORMA DIALÓGICAS PARA UM MELHOR APROVEITAMENTO.
avatar
Laura Lauana Cavalcante A
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Avaliação

Qui Jun 04, 2020 5:04 pm
Boa Tarde, sou a professora Laura Cavalcante de LI na Escola rural de Senador Guiomard , Raimundo Hermínio de Melo II.
É necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato. Avaliação deve ser o resultado de todo o acompanhamento diário, tanto das atividades, como a interação do aluno com o grupo. Observar os alunos que mais precisam e fazer avançar os que já sabem bastante, agregando mais habilidades e competências a todos. A avaliação qualitativa, mais do que nunca, precisará sobrepor o aspecto quantitativo. Os registros e acompanhamentos das devolutivas dos estudantes são fundamentais para que o professor acompanhe seu rendimento escolar e faça as intervenções necessárias para o avanço do aprendizado dos mesmos.
avatar
lopeslaguiar@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Módulo III - Avaliação qualitativa

Qui Jun 04, 2020 6:19 pm
Nome completo: Antônia Lopes de Aguiar
Escola: Raimundo Hermínio de Melo II
Função: Professora das séries iniciais (4° ano)
A avaliação qualitativa faz parte do processo de ensino e aprendizagem, através dela o professor pode identificar o grau de desenvolvimento do discente; pode realizar observações de como está sendo a trajetória do aluno no processo de aprender, sendo que nesse aspecto o professor deve compreender que cada discente apresenta uma peculiaridade diferente quanto à arte do aprendizado; pode identificar os conhecimentos adquiridos através do registro de informações e de avaliações diagnósticas que visem avaliar o aluno sobre o que ele já sabe e o que ele ainda precisa aprender sobre certo conteúdo.
Neste período de pandemia a avaliação qualitativa do cotidiano na sala de aula foi prejudicada, pois, minha escola fica localizada na zona rural do município de Senador Guiomard. Sendo que, o professor não está em contato com o aluno, seja fisicamente ou por meios digitais, pois o acesso à internet pelas famílias da comunidade é muito pequeno e nem todos dispõe de equipamentos (computadores, celulares) em suas casas. Fica claro que não estamos preparados para o ensino online. Além disso, a maioria dos alunos moram longe da escola e dependem de transporte escolar, o que tornar o repasse das atividades pedagógicas um dos gargalos nesta fase de pandemia. Torna-se evidente, que nem todos os alunos terão acesso aos conteúdos, comprometendo assim a garantia da equidade.
avatar
Márcia Araújo da Silva
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty A importãncia da avaliação qualitativa

Qui Jun 04, 2020 7:20 pm
A avaliação qualitativa torna-se importante porque o sujeito pode expressar a sua opinião pessoal, pontos de vista sobre determinados assuntos, levando em consideração o contexto social no qual o sujeito está inserido e a sua forma individual de ver e interpretar o seu mundo, com base nos seus conhecimentos e experiências acumuladas.
avatar
Leila Viana
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Avaliação

Qui Jun 04, 2020 9:10 pm
Prof LEILA VIANA...ESCOLA MAJOR JOÃO CANCIO
O assunto avaliação continua, cumulativa, qualitativa, quantitativa continua sendo fato, enfim, algo que somos orientados a praticar e cada docente desenvolve de acordo com sua prática metodólogica...Porém, esse novo cenário de pandemia nos leva a refletir:
Como avaliar agora?
Fazer uma avaliação prognóstica que traça o provável desenvolvimento futuro ou o resultado do processo desse modelo EAD com recursos digitais ou produção de apostilas ... com eventual auxílio do professor ou simplesmente devolutivas é felizmente ou infelizmente a única ferramenta que teremos para avaliar o conhecimento do aluno dentro desse novo modelo de ensino e aprendizagem .....
avatar
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty ASPECTO QUALITATIVO DA AVALIAÇÃO

Qui Jun 04, 2020 9:38 pm
Sou a Professora Rosângela Camilo de Lima, Escola São Luiz Gonzaga, atuo no Ensino Médio. Trabalhamos avaliação diagnóstica e formativa.
A avaliação formativa é uma proposta avaliativa, que inclui a avaliação, no processo ensino-aprendizagem. Ela se materializa nos contextos vividos pelos professores e alunos e possui como função, acompanhamento o das aprendizagens.Um planejamento deve ser organizado para a efetivação de uma avaliação formativa e, assim, guiar as ações do professor.
avatar
SILVANARA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty AVALIAÇÃO ESCOLAR MODULO III

Qui Jun 04, 2020 10:08 pm
Diante das informações lidas e todo material utilizado neste modulo, com relação a avaliação escolar, foi muito bom, pois os mesmos mostraram que os nossos alunos, devem ser avaliados durante o ano todo, em todo o seu aspecto diverso, seja social, intelectual, afetivo, criativo e entre outros. Que a cabe aos docentes, esta avaliando o aluno dia a dia com seus conhecimentos. E diante do momento que estamos enfrentando, temos que buscar novos caminhos para está ao lado dos alunos, pois esse momento é novo para nós professores como também para os alunos, e por isso temos que esta em constante estudo para dar o melhor aos alunos.
                   Lembrando, que a avaliação é um processo que deve ser incorporado á pratica do professor, em todas as experiências, vivências, manifestações, conquistas e descobertas dos alunos e que devem ser valorizadas, assim revelando o que ele sabe.
avatar
barrosreyson@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Avaliação

Qui Jun 04, 2020 11:14 pm
Professora Ana Paula, escola São Luiz Gonzaga
Em tempos de covid_19, a avaliação qualitativa passou a ser o instrumento avaliativo maus frequente do professor. Temos avaliado nossos alunos diariamente , estamos acompanhando o processo de aprendizado, nos auto_avaliando tbm , bem como nossos métodos de ensino. Estamos tentando nos ajustar a essa modalidade de ensino e aos recursos tecnólogos, estamos num processo de nós reinventarcomo pessoas e reinventar nossas metodologias de ensino, e para isso a forma de avaliação qualitativa tem nos auxiliado, porque as vezes nos prendemos as metodologias esquecendo que podemos avaliar nossos alunos de várias formas.
avatar
Giuliany
Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jun 05, 2020 7:25 am
A avaliação no ambiente escolar diz respeito tanto na analise da aprendizagem do aluno quanto aos aspectos institucionais, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mais a consideração do processo ensino aprendizagem de forma continua.
Conteúdo patrocinado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 16 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos