Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+236
Danielle Santiago
Valmira Souza Lucena
Saulo Albuquerque
Fátima Sena
Agna Roberta Sabino Araúj
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
MARIA JOCILENE
luis gustavo de almeida
Cristiane Damian
Sâmia Gonçalves da Silva
49554530234
Rosineide
Nairis da Silva Chaves
Wladimir Melo Rebouças
Naiara Pinheiro
Pedro Henrique
sebastiana.leandra
Dyonnatan
Maurício Fontinele
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
NÁDIA PAPI DA SILVA MOTA
Alexandre Castro
EDIS CARLOS NASCIMENTO
Rosimeire Rodrigues
Lucineia Mota Mesquita
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
Mauricleia Belo Nobre
CARLA NERY
LILIA DANIELE
Maria Débora de Oliveira
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Luciana Rosales
Janaina
Francisca Carvalho do Reg
Anderson Parada
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Kevin Klina Araújo Mota
Natália Ferreira
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
Cristiane Henrique
JEANE FERREIRA
Márcia Fittipaldy
alinesotero@uol.com.br
leandro da silva melo
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
Eurico Paz
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Jair Fiesca Júnior
Marta Neves Bezerra
Cremilda
Valter Costa
Camila Monteiro
Edineia Nogueira Pinto
ANTONIO MARQUES DO VALE
Rosileuda
Francisco Edison
Lucimeire Barbosa Rocha
Raildo da Silva Araujo
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Samila Calixto
Sandra Santos Silva
01796226254
DENES LUIZ
Juliana Batista de Lima
Taliane
Edinar Gomes de Moura
Giuliany
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
rosinete l. de campos
Vinícius Martins
Dheymeson Mesquita Souza
Gercineide
Rayalle Lima
Daniel jinkings de melo
greicyane vinente soares
LEILA TAVARES
Marilene Oliveira Santos
Gedileia Gregório
Gracilene
Cleide Olímpio de Morais
Francisca Raydinelli
Jose Marcelo Fortunato
Elisandra Vieira da Silva
Francineia Melo da Silva
Rozany Rocha pereira
NazileneSilva Brasil Barr
Géssica
Lela Tatiane Franke Nery
Danilo de Souza
Enison Martins Alcides
Ana Raquel Silva Souza
Carlos Simão
Naiara Silva e Silva
Leidisseia
Francisca Iris
JANETE COSTA SUTIL DA SIL
marcelotk
Vanessa Santos
Francisco de Jesus Alves
jose francisco
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Jecila dos Santos Monteir
699.606.902-53
Marta Wanderley
Adriana Luiza Schneberger
Daiane Martins
MARCOS ARAUJO MARTINS
Maria Moura
José césio medeiros
Maria Francineide
Marcio Bernardino e Silva
Maria Sousa
Obadias Mendonça
Marleide da Silva Martins
Jocilene M. C. Ozorio
48454605215
Moisés Silva de Paula
Nilda Conrado
Greicesilva
Ana Maria
RUTE CAMILO
francisco rodrigo
Fátima Portela
Aldemisia Menezes de Alen
ROSINEIA DIAS LIMA
José Eduardo Silva
Eulaila Maria H. Nunes
Joelion Lopes
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Helileis Marinho
Bruna Lalinny Magalhães d
Lucilene de Farias
Valderlandia A Aquino
ELIZETE FONTINELE
Maria Rosinéia Gomes da S
maria das dores lima beze
Maria Silvana Alberto Gom
Cleitiane R. Rodrigues
Mª Sirleide N Barbosa
José Francisco da Silva
Joselene Ribeira da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
ROSANGELA DO NASCIMENTO
Ivone Santiago de OLiveir
Maria Elenir Lima Rodrigu
Arlene Barreto
Ana Maria Dias da Silva B
Arielly
José Wagner
ISABELA MACIEL GARCIAS
Mayra Nogueira
Reno Lacerda Mendes
IVANETE ROCHA DA SILVA
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
mariaroseligomesdasilva@g
Ana Paula Lima da Silva
EDINAR ALVES
francicley de melo
Brasilina Feitoza
Séfora Paula de L.holanda
dianny.fernandes
Ana Cleide da Silva Lima
Jeane Reis
Lenires
Verônica Diniz
Rosimeire
Marcio Rodrigo
DEVANILDE
Jordana Costa
Lindalva Moreira
Antonia Xavier
Marcivânia Tim da Silva
Francilene.albuquerque
valdelina_muniz@hotmail.c
LUCIENE CRISTINA
Rosangela R de Oliveira
Francisco Lopes
Neusa Rego
Neiva Nara
keyla galvão
Leide Niria de S Cordeiro
Laura Luanna Abreu
Laide Vitor
Valdernilson de L. Gomes
Andressa Queiroz da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Aucilene Cavalcante da Si
Neuza Sales
CELMA NERY
Maria do Socorro B. Matos
Maria Auxiliadora
Mirnes S O L
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Taina Clavia Lima do Nasc
socorrosf73@yahoo.com.br
Gleyson Farias da Silva A
Francicleia da Rocha
Jayne de Souza Silva
Noely Castro
MAICON BARROSO
Hígila
Cleicimara Santos Neves C
shirley maria da silva sa
Christyne Diogenes
Maria de Lourdes Maciel
dernice.souza@hotmail.com
ITAAN.OLEGARIO
Ana Lúcia Vieira Sales
Érica Rocha
Regiane Estevam
Nayana Rayelly
Cliciane
rarismar
240 participantes
Ir para baixo
avatar
Debora Camilo de Lima
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Avaliação qualitativa

Ter Jun 02, 2020 9:13 am
Debora Camilo de Lima Escola Estadual São Luiz Gonzaga Professora de Química e Física.
Na prática docente fica evidente que a avaliação qualitativa sobrepõe a quantitativa, sabemos que nossos alunos utilizam de vários métodos para conseguir alcançar uma média, mas nem sempre acontece a construção do conhecimento. Não podemos avaliar nossos alunos apenas por uma menção com números, Tem que haver a utilização de ferramentas para perceber como o aluno alcançou aquele resultado. Como já foi falado e bem sabemos avaliação qualitativa é um processo diário, e não existe uma ferramenta pré-definida. No cenário em que estamos vivendo eu diria que é avaliação que tem que estar em Foco, nesse momento em que estamos fisicamente distante dos nossos alunos, é importante que eles aprendam os conceitos e consiga utilizar, não é importante que eles tenham uma nota sobre aquilo que estamos ensinando, de uma maneira muito surpreendente eles estão alcançando resultados. É um pouco difícil ainda falar sobre esse tipo de avaliação porque tanto para nós professores quanto para os alunos é algo inovador o ambiente AVA, mas está sendo uma experiência proveitosa.
avatar
Werica Maria Benevenuto
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Avaliação Qualitativa

Ter Jun 02, 2020 10:32 am
“A avaliação qualitativa bem mais complexa e exige um comprometimento muito maior dos sujeitos que as avaliações quantitativas tradicionais. Mais que atribuir uma nota, ela visa desenvolver conhecimentos, competências e habilidades de forma consistente e respeitando o tempo e o processo de cada indivíduo, além de trabalhar valores como responsabilidade e autonomia”.
No entanto, ainda que mais difícil, torna-se cada vez mais necessária no atual estado de desenvolvimento da nossa sociedade, quando mais que nunca nos é exigido engajamento, autocrítica e revisão das nossas próprias atitudes principalmente agora enfrentando esse momento difícil de pandemia onde temos que nos adequar a novas situações e métodos de aprendizagem.
avatar
VANESSA DO NASCIMENTO
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Jun 02, 2020 1:12 pm
Vanessa do Nascimento da Luz - Feijó - Acre - Escola José Gurgel Rabello

Uma avaliação qualitativa se trata de um método de investigação científica que tem como foco o caráter subjetivo do objeto que será analisado. Assim, estuda suas particularidades e experiências individuais, por exemplo. Na verdade, o principal objetivo com esse tipo de pesquisa é compreender o comportamento de um determinado grupo-alvo. Por isso, normalmente, as pesquisas qualitativas são feitas com um pequeno número de entrevistados, justamente porque as respostas são subjetivas.
avatar
Elane Gomes
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Avaliação

Ter Jun 02, 2020 3:36 pm
Sou Elane Gomes Professora de geografia na Escola:Manoel Braz de melo cruzeiro do sul -Acre
Acredito que essa compreensão se tornou possível ,graças a formações continuadas realizadas além da formação do docente.
Hoje,frente a covid-19 estamos vivenciando um grande desafio onde exige de certa forma mudanças,de hábitos e atitudes .Podemos citar gravar vídeos,tirar dúvidas em chamada de vídeos.Claro que temos que cada dia inovar nas criatividades para chamar a atenção do aluno.Para, que haja um bom Conhecimento.Para isso acontecer devemos adquirir as competências digitais que envolva a habilidade pedagógica.
A avaliação, qualitativa se baseia mim paradigma muito crítico .Visa melhoria da qualidade da educação.
avatar
Elizabeth Ferreira Sales
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Módulo 3 - Avaliação qualitativa

Ter Jun 02, 2020 4:55 pm
Olá, sou a professora Elizabeth Sales, trabalho na escola Diogo Feijó.


Na avaliação qualitativa leva-se em consideração todo o processo de ensino-aprendizagem, ou seja, devemos considerar a necessidade de uma avaliação contínua, cumulativa e sistemática do desempenho do aluno ao longo do processo. Percebemos que por meio da avaliação qualitativa o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou um conceito atribuído por meio da realização de provas e testes, mas sim, o que o aluno irá aprender de fato, cabendo ao professor observar, investigar, analisar e refletir sobre qual o melhor caminho possível que leve o aluno a adquirir conhecimentos, habilidades e competências. Não podemos deixar de considerar as dificuldades que aluno possa apresentar, daí a necessidade de um acompanhamento do rendimento escolar e, a partir desse acompanhamento fazer as devidas intervenções, visando o avanço do aprendizado dos educandos. Nesse momento de EAD, devemos observar cada ação do aluno, valorizando o seu empenho, seu esforço, sua participação para realizar as atividades propostas, enfim, dando apoio e a importância necessária que o nosso aluno merece.
avatar
Maria Antonia Pacifico
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Avaliação qualitativa

Ter Jun 02, 2020 5:01 pm
Avaliação é sempre um tema que requer muito debate e muitas vezes torna um tabu para os profissionais da educação e sua reflexão mais aprofundada é constantemente deixada de lado. Avaliar com foco para o percurso do aluno e identificação de suas reais dificuldades e potencialidades, requer dedicar tempo para esse processo, esse tempo o professor não tem, pois na sua maioria tem dois vínculos, muitas turmas e alunos.
A própria legislação educacional brasileira, desde a Lei de Diretrizes e Bases, aponta para a necessidade de uma “avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais” (Lei 9394/96, art. 24, inc. V, alínea a). Nesse período de pandemia, aulas remotas a avaliação qualitativa será de extrema necessidade e importância, pois mais que atribuir uma nota, ela visa desenvolver conhecimentos, competências e habilidades de forma consistente e respeitando o tempo e o processo de cada indivíduo, além de trabalhar valores como responsabilidade e autonomia.
avatar
IAS
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Avaliação qualitativa.

Ter Jun 02, 2020 6:31 pm
Inês Araújo dos santos
Professora do fundamental I
Escola Frei André maria Ficarelli.

A avaliação reflete em um ensino que busca a construção do conhecimento. A avaliação tanto qualitativa como quantativa são indispensáveis para o desenvolvimento do ensino aprendizagem dos alunos, no entanto a avaliação qualitativa sobre sai, pois leva em conta não somente uma nota ou conceito das atividades realizadas em sala de aula mas leva em consideração todo o processo de ensino aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática.
A pandemia do corona vírus transformou a realidade do sistema educacional. "Para alcançar todo o potencial, o processo avaliativo precisa ser contínuo e diversificado tanto em metodologia quanto em ferramentas.
avatar
Cátia F. Barboza
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Avaliação

Ter Jun 02, 2020 7:44 pm
Na avaliação qualitativa o processo é indispensável pois, o importante é ter responsabilidade na hora de promover, avançar o aluno com igualdade. A observação tem que ser continua todos os dias o professor tem que saber identificar o aluno que necessita de avanço e o que precisar de incentivo para poder agregar habilidades a todos. Promover a boa qualidade da educação, buscar, criar condições para que o aluno possa construir o conhecimento. Nesse sentido, constatamos que a avaliação envolve o todo que faz parte do cotidiano vivenciado pelo grupo, em que todos são avaliados. Avaliar, nessa perspectiva, significa realizar ações como: organizar, fazer análises mais precisas sobre sua evolução, comparar tarefas, estabelecer relações entre respostas; assim, ela passa a ser uma ação crítica e transformadora, em que o professor acompanha o seu grupo, investigando, observando e refletindo sobre a criança, o grupo, a sua prática pedagógica e a instituição. Atualmente, enfrentar a situação do ensino a distância requer paciência, reflexão e negociação em avaliar que é fundamental, os critérios tem que ser estudados no coletivo, a avaliação se torna um instrumento de reorientação para a aprendizagem.
avatar
215.804.302-44
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Avaliação qualitativa

Qua Jun 03, 2020 9:01 am
A no mundo globalizado em que estamos inseridos bem como no ambiente escolar tudo o que fazemos perpassa pela Educação escolar e logo após pela avaliação e com isso todos devem ser avaliados em todos os seus aspectos. Portanto, o aspecto qualitativo deve se sobrepor aos quantitativos com objetivo verificar se tudo aquilo que foi proposto pelo professor no seu planejamento em relação aos conteúdos estão sendo atingidos durante todo o processo de ensino aprendizagem do aluno passo a passo.
avatar
José Valdeci de O. Melo
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Jun 03, 2020 10:00 am
A avaliação é um processo de construção diariamente. Diante deste processo leva-se em conta não somente o aprendizado do aluno, mas também a forma como o professor realiza tal avaliação, podendo identificar se é satisfatório ou não. A avaliação no tempo de covid-19 é ainda mais complexa, quando levado em consideração o ambiente em que cada indivíduo está inserido, não sendo atualmente o ambiente escolar.
avatar
LEILA TAVARES
Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty A importância da avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola e ainda neste período emergencial de Covid-19

Qua Jun 03, 2020 11:09 am
Olá a todos!!! Sou Leila Tavares, formada em Letras e atualmente estou trabalhando como Coordenadora de Ensino na escola Nazira Anute de Lima, de Manoel Urbano, ao todo tenho 15 anos de educação e 10 anos dedicados especificamente à sala de aula


A LDB 9.394/96 é clara e possibilita novos olhares sobre os princípios de avaliar como parte do processo de ensino-aprendizagem, o que é confirmado em seu Art. 24:
“A verificação do rendimento escolar observará critérios, dentre eles podemos destacar: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais."

Tendo em vista que a LDB propõe uma avaliação que garante o bem-estar do aluno, por que os professores não seguem?
A avaliação não é um processo?
Por que ela não pode ser contínua e cumulativa na prática do professor?
Será que dessa forma os professores estão avaliando todos os aspectos desse aluno?

O problema é que a maioria das escolas com o ensino regular, como afirma Luckesi (1998), infelizmente utiliza a avaliação como instrumento de classificação, como produto final e não um processo de aprendizagem, medindo a capacidade e mostrando se o aluno realmente aprendeu ou não o conteúdo proposto pelo professor por meio de uma nota; de qualquer forma, impossibilita o aluno de progredir ou desenvolver-se.

Nesse sentido, nós professores precisamos avançar em vários aspectos, não é só uma questão de saber lidar com o ensino a distância, ferramentas midiáticas e toda forma de tecnologias, mas entender o real significado da avaliação escolar, que vai muito além e da habitual prática de classificar os alunos ao final de um período em reprovado ou aprovado, ao invés disso o professor deve estabelecer uma postura de comprometimento com o aprendizado do aluno.
A prática da avaliação escolar, ao invés de servir como meio de perceber como os alunos avançam na construção de seus conhecimentos, atua como um fim de um processo.

Contudo, Nascimento (2003) afirma que aspectos não são notas, mas registros de acompanhamento das atividades discentes. A avaliação contínua e cumulativa é um recado para todos nós professores de que nenhuma avaliação deve ser decidida no bimestre, trimestre ou semestre; mas deve resultar de um acompanhamento diário, negociado, transparente, entre docente e aluno, daí seu aspecto diagnóstico. A nota verifica, não avalia. Toda verificação é uma forma de avaliação, mas nem toda avaliação resulta da verificação. Ninguém aprende para ser avaliado. Nós aprendemos para termos novas atitudes e valores no palco da vida.

avatar
LILIANE ALENCAR
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Qua Jun 03, 2020 11:32 am
A avaliação qualitativa é algo complexo e, ao mesmo tempo, imprescindível no processo de ensino-aprendizagem. É atraves dela que avaliamos o desempemho/desenvolvimento de nossos educandos a partir do que eles conseguiram depreender ao longo de todo o processo e, assim, tomar decisões cabíveis a fim de rever ou prosseguir com o que foi transmitido, detectando aí o aprofundamento ou refinamento , enfim, a qualidade do conhecimento que cada aluno adquiriu. É um trabalho árduo, necessário e muito importante, imprescindível à prática escolar.
avatar
Elizangela
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Avaliação

Qua Jun 03, 2020 12:30 pm
Boa tarde , sou professora de geografia dos anos finais,do findamental 2, na escola Jader Saraiva Machado em porto acre. Bom, na minha concepção a avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas a prática de investigação, mas deve também, questionar a relação ensino-aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica. Os erros são tidos como pistas que demonstram como o aluno está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que estão sendo adquiridos, admitindo uma melhor compreensão destes.
avatar
inesitamathias@mail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Avaliação qualitativa

Qua Jun 03, 2020 1:10 pm
Professora Maria Inês Mathias da Costa, leciono na Escola Estadual Raimundo Hermínio de melo II, em Senador Guiomard AC. A avaliação qualitativa é muito importante para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos alunos. Trabalhar a avaliação qualitativa ainda é muito complexa para os educadores, esse tipo de avaliação requer compromisso, responsabilidade e censo critico multiplicado de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, um dos pontos que considero mais relevante na avaliação qualitativa é trabalhar os erros dos alunos de maneira positiva, incentivando-os a acertarem cada vez mais, outro ponto bem importante refere-se ao fracasso escolar do educando, que seja visto por todos os envolvidos no processo como fracasso do professor e de toda a instituição de ensino. A avaliação qualitativa no ambiente escolar ocorre de várias maneiras, através de diagnóstica, para ter noção do que o aluno já sabe, em seguida são planejadas situações onde o aluno é desafiado, e no momento do desafio ele está sendo avaliado. Procura se também avaliar as afinidades do aluno no desenvolvimento das atividades, na sala de aula ou de casa. Na escola, os avanços alcançados pelos alunos devem ser registrados, pois fazem parte de todo o processo de ensino aprendizagem em que o mesmo se encontra.
avatar
Deigila Ciriaco Pereira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Jun 03, 2020 1:16 pm
Deigila Ciriaco Pereira
Escola Coronel Manoel Fontinele de Castro
Assistente Educacional
Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica.
Em tempos de Pandemia, professores e corpo escolar estamos sendo provados que precisamos de mais capacitações voltadas pra área da tecnologia, nos tornando escolas híbridas, sendo capazes de construir meios adequados para dar aulas para nossos alunos de forma presencial e online. É um verdadeiro desafio enquanto Escola nos adequar às necessidades e dar uma educação de qualidade e manter assim.
avatar
rosaria.vanilza@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Avaliação

Qua Jun 03, 2020 2:07 pm
Sou Vanilza Rosaria de Oliveira professora da disciplina de Arte para o ensino fundamental II na escola Fontenele de Castro no município de Brasileia, após leitura dos textos e visualização dos vídeos pude ver que a avaliação qualitativa e a quantitativa são importantes para que o ensino aprendizagem dos educandos sejam desenvolvidos através das habilidades necessárias. Apesar de ser complexo esse tipo de avaliação no processo de ensino-aprendizagem ambas as partes serão avaliadas tanto professor quanto o aluno. Li uma parte importante no texto, o autor.
Nascimento (2003), afirma que
a nota verifica, não avalia. Toda verificação é uma forma de avaliação, mas nem toda avaliação resulta da verificação. Aliás, mesmo a verificação, tão rotineira no meio escolar, é parte do processo de aprendizagem e, portanto, não deve ser confundida com o julgamento do ensino. Ninguém aprende para ser avaliado. Nós aprendemos para termos novas atitudes e valores no palco da vida. A avaliação, meio e nunca fim do processo de ensino, não deve se comprometer em ajuizar, mas reconhecer, no processo de ensino, a formação de atitudes e valores (2003, p. 2).
avatar
vanessaartevisual@hotmail
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Jun 03, 2020 2:12 pm
Vanessa Machado S. Rodrigues – Esc. Cel. Manoel Fontenele de Castro – Brasiléia/Ac
Adotar avaliação qualitativa é de suma importância pois, é através dela que podemos fazer com que o educando se desenvolva, fornecendo-lhe acompanhamento e meios para o avanço educacional dos níveis de proficiência, dispondo a oportunidade de reforço e recuperação de conteúdos entre outros. Este processo deve se sobrepor a avaliação quantitativa e priorizar uma avaliação contínua ao longo do processo, principalmente neste momento de pandemia onde o processo de avaliar além de sua complexidade, deve obedecer a detalhes minuciosos na participação efetiva do aluno para detectar possíveis dificuldades para as devidas intervenções pedagógicas.
avatar
Maria luciane N. dos sant
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Avaliacao continua e cumulativa

Qua Jun 03, 2020 3:01 pm
Sou a professora Luciane N.Dos Santos trabalho na Escola:Manoel Braz de Melo com a disciplina de Portugues.
A avaliaçao continua é considerada um método de avaliação onde o aluno é avaliado por completo.É preciso que o processo de avaliação seja constantemente onde o professor deve estar sempre atento e promovendo atividades que possibilitam a avaliação do aluno e o seu desenvolvimento.
De acordo com a lei de diretrizes e bases da educação Nacional (LDB),é determinado que a avaliação seja continua e comulativa e que os aspectos qualitativos prevaleça sobre os quantitativos.
Portanto avaliação do processo de ensino e aprendizagem,é realizada de forma contínua,comulativa e sistemática na escola,com objetivo de diagnósticar a situação de aprendizagem de cada aluno,em relação sua programação curricular.
avatar
greicyane vinente soares
Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty A importância da avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola no período emergencial de Covid-19.

Qua Jun 03, 2020 3:12 pm
Greicyane Vinente Soares Szuta
Escola: Prof. Ilka Maria de lima

Avaliação qualitativa, no cotidiano desse período emergencial por causa do Covid-19, deverá valorizar os saberes da criança. Realizar acompanhamento diário, negociando, de forma clara, contextualizando atitudes e valores no palco da vida atual. Assim reconhecer a formação de atitudes e valores, o que é importante nesse momento o que não é, os porquês de termos aulas por whatssap e verificar o que elas sabem e compreendem obre o atual momento. O que menos se deve fazer é trabalhar com notas e sim a partir do relacionamento entre professor, pais e alunos, nesse momento sem os pais é impossível passar qualquer conteúdos para as crianças do º ano. Dito isto veremos se a criança satisfaz ou não satisfaz as concepções que deveria compreender naquele momento, pois todos são avaliados. Essas avaliações poderão ser a partir das analises das tarefas enviadas por vídeo, fotos ou áudio. Todas as experiências devem ser valorizadas, manifestações, vivências, descobertas e conquistas das crianças no tocante ao contexto da pandemia, para saber o que a criança já tem de conhecimento e como ela pode melhorar, trazendo-as para uma reflexão de como o período da pandemia chegou a esse ponto. E como o mundo poderia ficar melhor se tivéssemos atitudes melhores.
avatar
Ana Miranda
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Os erros e acertos das avaliações

Qua Jun 03, 2020 3:47 pm
Olá, sou Ana Miranda de Vasconcelos, sou diretora da escola Mauricio Mappes, quero aqui deixar meu comentário sobre esse tópico de grande relevância, pois foi através desses estudos que distribuem uma importância enorme no cotidiano dos alunos e dos professores que até mesmo os erros são levados em conta, porque indicam como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos que vão sendo adquiridos, permitindo a identificação dos conhecimentos que já estão consolidados e servem de base para tudo o que vem a seguir. Em uma avaliação do tipo qualitativa, todas as respostas do estudante, certas ou erradas, indicam o caminho percorrido e oferecem um prognóstico dos próximos passos.
O papel do professorado é de melhorar os meios e métodos que facilitem a aprendizagem do alunado e que facilitem os mecanismos de aprendizagem dos seus, e que seus erros e acertos sejam sempre levados em consideração para que a aprendizagem seja sempre continua e nela haja uma parceria entre aluno e professor para o desenvolvimento das atividades.
avatar
Gemima Ferreira Silva
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Módulo III - A importância da avaliação qualitativa.

Qua Jun 03, 2020 4:01 pm
Módulo III

Olá, sou a professora Gemima Ferreira Silva. Trabalho na Escola João Ricardo de Freitas, com as disciplinas de História e Sociologia no 1º turno e no 2º turno atuo como coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental  I  na Escola José Francisco da Silva, em Plácido de Castro – AC.

A importância da avaliação qualitativa.

É de suma importância que os docentes ao longo do processo educativo, desenvolva a prática da avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. O professor pode avaliar o aluno através de diversos métodos, observando e registrando o desempenho de cada discente nas atividades coletivas ou individuais, a postura do aluno ao apresentar um seminário, o interesse e o envolvimento em um debate, na organização de seus registros do resultado de uma pesquisa, entre outros. Faz- se necessário avaliar a qualidade de aprendizagem do aluno para replanejar novas estratégias e intervir na superação de fragilidades na aquisição de conhecimentos e habilidades a serem desenvolvidas.
Nesse período de isolamento social, avaliar os alunos é uma tarefa desafiadora para todos os professores, pois o distanciamento dificulta a interação do docente com os alunos, visto que a maioria não tem acesso a uma rede de internet de qualidade para utilização de recursos diversos como Chats, Videoconferências, Teleaula, Fórum etc.


Em 03 de junho de 2020.
avatar
Aldenora Alves da Silva O
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty A avaliação e o rendimento escolar

Qua Jun 03, 2020 4:34 pm
Eu sou Aldenora Alves da Silva Oliveira,na escola Raimundo Hermínio de Melo 2,no município Senador Guiomard,na função da série iniciais do ensino fundamental 1. Os parâmetros curriculares,na lei n 9.394/96,de 20 de dezembro,na LDB , expressa que o ensino com base na educação,o processo de aprendizagem como avaliar o aluno,deveria ser de maneira correta. Porém o desenvolvimento do aluno deveria ser qualitativa e não quantitativa. Onde - se a educação adquirir resultados excelente no desenvolvimento do ensino. Por tanto o aluno construía ter um bom desempenho,e não só passava de ano. A avaliação de vem ser continua e comutativa na educação, pois o rendimento escolar,conquistaria resultado positivos. Ao abordar o desenvolvimento na aprendizagem,a avaliação qualitativa e fundamental no processo dos resultados do ensino. O professor acompanhará o rendimento escolar do aluno em sala de aula,trazendo melhoria na educação.

Como professora nesse período de covid-19,alguns localidades, não foi possível repassar o aprendizagem para os alunos ou seja as atividades pedagógicas para os alunos. Por tanto a falta de ferramentas pedagógicos e impossível , principalmente nas séries iniciais. Porém as instituições,com apoio dos governantes,deverias preparar matérias didáticos ,para que o professor possa repassar para os alunos,nas séries iniciais do ensino fundamental 1.






avatar
Kenia Aparecida Salvador
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty módulo III

Qua Jun 03, 2020 4:43 pm
Kenia Aparecida Salvador
Acrelândia
Escola Maria de Jesus Ribeiro
Avaliação qualitativa é muito importante, porem, nesse período de pandemia é uma tarefa desafiadora para todos nós professores, pois o distanciamento dificulta a assiduidade, a interação do docente com os alunos, já que a grande maioria não tem acesso a uma rede de internet para utilização de recursos diversos como Chats, Videoconferências, Tele aula, etc para tirarem suas dúvidas ou mostrar os conhecimentos adquiridos.
Devemos usar métodos que facilitem a aprendizagem dos alunos, valorizando sempre o "buscar fazer" e "tentativas", sejam elas com erros ou acertos.
avatar
Geane de Souza Costa
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Avaliação qualitativa segundo a LDB, em plena pandemia da covid_ 19

Qua Jun 03, 2020 4:51 pm
Sou a professora Geane de Souza Costa, ministro aula de língua portuguesa no ensino fundamental II e médio, na escola rural Raimundo Herminio de Melo II em Senador Guiomard acre.

A LDB 9.394/96 é clara e objetiva ao citar em seu contexto que o rendimento escolar, deve ser avaliado de forma contínua e cumulativa, permitindo avançar nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado, bem como a obrigatoriedade de estudos de recuperação.
No contexto atual de pandemia da covid_ 19, fez se necessário abrir uma brecha nessa lei, para que os professores possam avaliar seus alunos a distância, deixando a desejar a avaliação contínua e qualitativa.
Diante disso, quando as aulas presenciais forem retomadas nos depararemos com uma situação um tanto preocupante, pois a avaliação qualitativa e cumulativa não devem ser deixada de lado, pelo contrário, ela deve ser fruto de um trabalho em equipe, que priorize estudos eficazes, afim de diagnosticar com eficiência o aprendizado dos alunos, para promovê -los à séries posteriores e dessa forma os alunos não terem o ano letivo prejudicado.
avatar
Sandra Ramalho
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty A Avaliação Qualitativa

Qua Jun 03, 2020 6:05 pm
Boa noite, sou a professora Sandra Ramalho, trabalho na escola Raimundo Hermínio de Melo II, que está localizada no município de Senador Guiomard.
Como Luckesi afirma, infelizmente ainda temos instituições do ensino regular que utiliza a avaliação como instrumento de classificação, pensando
só no resultado final, e muitas vezes esquecendo de todo um processo, e quem nos garante que um aluno com uma somativa de um 10 adquiriu
um conhecimento de qualidade? E para ocorrer uma aprendizagem de qualidade requer do professor e da instituição uma perspectiva de avaliar
que seja significativa e passe a ser uma ação crítica e transformadora. E no momento em que estamos vivendo, em relação à COVID-19, nós professores de zona rural
deveríamos está mais preparados tecnologicamente e as instituições fossem munidas de recursos digitais. Para que assim  educação à distância pudesse acontecer
com todo um planejamento.
Conteúdo patrocinado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 15 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos