Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
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Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

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Maria Rosinéia Gomes da S
Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty AVALIAR É UMA TAREFA COMPLEXA

Sex maio 22, 2020 6:48 pm
Boa noite sou a professora Maria Rosinéia Gomes da Silva e estou coordenadora de ensino da Escola Raimundo Augusto de Araújo – Feijó Acre.
A avaliação é indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Este processo mede a evolução de cada aluno e comprova ou não a efetividade da metodologia de ensino adotada pelo professor.
Neste período de pandemia, com a educação remota em massa, surge a oportunidade de repensar antigas práticas, e trabalhar efetivamente com a avaliação qualitativa, registrar todo o processo de aprendizagem dos estudantes, levando em conta as dificuldades, os interesses, participação, interação na resolução das atividades, entrega das atividades em dias, as descobertas. Ou seja, valorizar o que os estudantes sabem e sempre buscar expandir esse conhecimento verificando quais lacunas precisam ser preenchidas, e utilizar formas para o aluno demonstrar o que aprendeu. Sabemos que avaliar é uma tarefa complexa, mesmo estando fisicamente com os alunos, mas as dificuldades do momento fará com que busquemos descobrir novas formas de avaliar e principalmente de dar feedbacks.
Durante todo o processo devemos ser empáticos e afetivos, realizar o acolhimento, pois é interessante manter o vínculo em que haja comunidade de aprendizagem, em que o aluno que esteja com mais dificuldade, não seja esquecido. Trabalhar as diversas competências, pois muitos estão em casa compartilhando o celular com irmãos e pais, porque estão em casa, mas também estão trabalhando e convivendo.
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ELIZETE FONTINELE
Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Sex maio 22, 2020 7:07 pm
Na avaliação qualitativa considera-se o processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
A Lei 9394/96. A LDB, ao se referir à verificação do conhecimento escolar, determina que sejam observados os critérios de avaliação contínua e cumulativa da atuação do educando, com prioridade dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais (Art. 24, V-a).
Uma boa dica para a escolha de métodos de avaliação é conhecer de maneira profunda a realidade da turma a qual você desenvolve seu trabalho, traçando um perfil geral. Os processos avaliativos devem ser complementares, ou seja, é importante utilizar tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos, mas sempre valorizando as características da turma e de cada estudante.
É importante ter a consciência de que medir o conhecimento por meio de conceitos e números de forma predominante pode gerar uma avaliação superficial e equivocada do aluno, pois cada um apresenta suas próprias características e limitações, aprendendo e se desenvolvendo de forma diferenciada. Vale destacar que avaliação, no ambiente escolar, diz respeito tanto à análise da aprendizagem do aluno quanto aos aspectos institucionais e à avaliação externa.
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Antonio Matias
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Interação forum 3

Sex maio 22, 2020 7:16 pm
Antonio de Lima Matias professor de Geografia na Escola Dr. Carlos Vasconcelos.
A avaliação qualitativa visa avaliar os alunos no que diz respeito ao seu avanço em vários aspectos e diariamente. É necessário buscar meios onde o aluno possa alcançar o máximo de habilidades possível. Para alcançar esses resultados, é necessário traçar metas junto a coordenação da escola e em especial nesse momento que estamos passando, se torna ainda mais importante a presença dos pais nesse processo de ensino/aprendizagem.
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Valderlandia A Aquino
Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Avaliação qualitativa

Sex maio 22, 2020 7:17 pm
Ola sou a Professora Valderlândia Alcântara Aquino , trabalho com ensino fundamental ll com a disciplina de historia na escola Rosaura mourão da Rocha em Tarauacá - Acre.
A avaliação qualitativa se baseia num paradigma crítico e visa a melhoria da qualidade da educação. Sua ênfase é no processo. Ela reflete um ensino que busca a construção do conhecimento, que se preocupam mais com os aspectos de aprendizagem. A avaliação deve ser encarada como uma reorientação para uma aprendizagem para a melhoria do sistema de ensino. Para que seja produtiva a avaliação deve ser um processo de diálogo, interativo, que visa fazer do individuo um ser melhor, mais criativo, autônomo, participativo, a avaliação precisa levar a uma ação transformadora e também com sentido de formação social, de coletividade de humanização.
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Lucilene de Farias
Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Avaliação Qualitativa

Sex maio 22, 2020 7:30 pm
Professora Lucilene de Farias
O processo de avaliação requer reflexão, para que ela não seja feita de forma equivocada, considerando apenas a medição do conhecimento por meio de conceitos e números. Devemos considerar que cada aluno possui características próprias. Esse aspecto é um indicativo que cada um aprende e se desenvolve de forma diferenciada.
Nesse período de pandemia é necessário ajustar os nossos planejamentos e adotar critérios e recursos que possam qualificar não apenas o nosso trabalho docente, mas oportunizar e qualificar também a aprendizagem de nossos alunos.
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Bruna Lalinny Magalhães d
Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex maio 22, 2020 7:45 pm
Bruna Lalinny Magalhães da Silva, professora, escola Berta vieira de Andrade.

O processo de avaliação deve partir do pressuposto da reflexão acerca do processo de aprendizagem dos alunos qualitativamente , objetivando desenvolvimento de habilidades que proporcionem a autonomia do aluno. Deve ser desenvolvido nos alunos o principal objetivo da avaliação que é o acompanhamento no seu desenvolvimento de aprendizagem e não simplesmente com foco quantitativo. Ao observamos a diversidade presente na sala de aula, logo notamos a individualidade que ali vivenciamos, como professora avaliar com foco quantitativo é um processo excludente podendo ser utilizada também como formação dentro do contexto do aluno .
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Helileis Marinho
Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Re: Módulo III – Avaliação qualitativa

Sex maio 22, 2020 7:49 pm
No atual contexto educacional em que vivemos, em relação a esse período emergencial de covid-19, precisamos ter um olhar ainda mais atento e sensível em relação a nossos alunos, com muito cuidado para avaliá-los de forma coerente e responsável.
Nascimento (2003) diz que aspectos não são notas, mas registros de acompanhamento das atividades discentes. Assim, a avaliação qualitativa se faz extremamente importante e necessária nesse cenário crítico que estamos vivendo, onde a educação remota se apresenta como única alternativa no momento. Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino e aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática, é preciso que o professor considere o percurso do aluno e suas reais dificuldades e potencialidades.
A avaliação é um processo que está incorporado à prática do professor e conforme a LDB artigo 24, ela deve ser contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Porém, sabemos que esta transição imediata e não planejada para o ensino online trouxe grandes desafios, é notório as dificuldades que os professores enfrentam, não está sendo fácil, nem para eles nem para os alunos, pois tudo aconteceu de forma rápida e inesperada.

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alaide1981@hotmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno.

Sex maio 22, 2020 8:28 pm
Sou Maria Alaíde Soriano de Oliveira Barroso, professora de Língua Portuguesa nas escolas Instituto São José e Delzuite Barroso Braga de Araújo, no município de Tarauacá.
É fato que a pandemia de Coronavírus (Covid-19) terá impactos significativos e ainda não completamente dimensionados sobre a educação. Trata-se de um evento inédito na história, e teremos um grande desafio ao avaliarmos nossos educandos nesse período de tantas incertezas.
A forma de avaliar de alguns educadores também mudará. A avaliação deverá ser processual e flexível às limitações e potencialidades de cada um, para que nenhum procedimento adotado se sobreponha ao outro e todos os aspectos sejam considerados integralmente.
Dessa forma, quando tudo voltar ao normal, o que deverá ser levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos comumente utilizados por muitas escolas, nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno.
Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
Para sua eficácia, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. É necessária uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato. Nessa perspectiva os instrumentos de avaliação, adotando alternativas que estimulem mais a participação ativa dos alunos, desenvolvendo sua reflexão, responsabilidade e autonomia.
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Débora Muniz
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Aspectos qualitativos e Aspectos quantitativos

Sex maio 22, 2020 8:30 pm
Sou a coordenadora Débora Muniz
Escola de ensino fundamental II Vicente Celso Brandão
Avaliar durante muito anos foi associado a fazer prova, fazer exame, atribuir notas, repetir ou passar de ano e assim a educação foi imaginada como simples transmissão e memorização de informações prontas e o educando é visto como um ser paciente e receptivo. Contudo a passos lentos estamos nos reinventando e nos autoavaliação nessa pespertiva. Muito tem sido alterado e modificado na forma de avaliar. Os professores buscam novas estratégias e permitem aos educandos ser seres participativos do processo e estando entendo que sua função é mediar o ensino, mas o aluno é no sujeito da ação. Dessa forma avaliação torna-se qualitativa, flexível e transparente, potencializando as habilidades dos educandos.
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RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Avaliação qualitativa

Sex maio 22, 2020 8:32 pm
Boa noite sou o professor Raimundo Gomes da Escola de Ensino Médio José Gurgel Rabello de Feijó – Acre.

Neste período de pandemia, estamos adotando a avaliação qualitativa considerando todo o processo de ensino-aprendizagem valorizando postura, participação, interesse na resolução das atividades e não é nada fácil, esse tipo de avaliação nos convida a avaliação permanente, e oferecer devolutivas a todos os alunos, de forma que haja compreensão, por isso, avaliar requer também dúvidas.
Para que todos os alunos aprendam é preciso se autoavaliar para poder dar continuidades as atividades, pois temos que alcançar todos os alunos, e neste período está sendo muito difícil, pois muitos não tem acesso a internet e nem acesso as apostilas impressas, porque preferem ficar ao lado de suas famílias de preferências em sítios e colônias. Por isso, é importante neste momento, potencializarmos as competências socioemocionais dos alunos e fortalecermos as nossas, mantermos o equilíbrio e continuar utilizando as estratégias mais viáveis neste momento.
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Jaqueline Maciel
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Ensino qualitativo

Sex maio 22, 2020 8:36 pm
A LDB de 96 em seu artigo 24, preconiza o ensino qualitativo sobre o quantitativo, o que representa um ganho para educação nacional. Agora, em tempo de pandemia a qualidade torna-se a meu ver - o maior desafio da nossa categoria - considerando que a própria constituição entende como qualitativo o ensino contínuo e de avaliação direta, no entanto, os mecanismo estão sendo dados; a adaptação está a vir e esse novo método de ensino aprendizagem aproxima-se cada vez mais do mínimo que era ofertado.
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Ana paula Benigno
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex maio 22, 2020 8:56 pm
A avaliação é a forma de diagnósticar, verificar e classificar possíveis dificuldades e avanços no ptocesso de ensino-aprendizagem.
Em se tratando de avaliação qualitativa ela, engloba todo o processo de ensino-aprendizagem e requer um diagnóstico desse processo, ou seja, mais que atribuir uma nota ela visa desenvolver conhecimentos, competencias e habilidades de forma consistente e respeitando o tempo e o processo de cada indivíduo, além de trabalhar valores como responsabilidade e autonomia.
Diante do cenário em que estamos vivendo em virtude da covid-19 a avaliação qualitativa está presente em nossas aulas virtuais, através das observações, registros e acompanhamentos que fazemos das atividades realizadas pelos alunos, seja através de videos, áudios, mensagem via watsap, sala virtual, entre outras ferramentas virtuais. Portanto, ao fazer todo esse procedimento o professor está acompanhando o rendimento do seu aluno e assim poderá fazer as intervenções necessárias buscando metodologias ativas que venham contribuir para o avanço da aprendizado do mesmo.
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Joelion Lopes
Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty A importância da avaliação qualitativa

Sex maio 22, 2020 9:08 pm
Joeliton Lima Lopes, professor na escola Francisco Braga de Souza em Rodrigues Alves. Sabemos que de acordo com a LDB, as finalidades da educação básica são, o pleno desenvolvimento do aluno, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Além disso, a educação básica, tem como função a verificação do rendimento escolar, observando como um dos critérios, a avaliação continua e culumativa, na prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre as eventuais provas finais. É importe lembrar que a avaliação escolar não acontece em momentos isolados do trabalho pedagógico, ela o inicia, permeia todo o processo e o conclui, portanto um processo contínuo, buscando o sucesso do educando, atentando para as especificidades do aluno. Neste período de pandemia, vale ressaltar, que a LDB, também assegura, que o calendário escolar deve adequa-se as peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, por isso, surge a necessidade da adequação do ensino neste período da covid-19. E os métodos e ferramentas utilizadas, devem também serem observados, pois vivemos em realidades distintas. Por tanto na avaliação dos alunos, devemos também valorizar os erros, uma vez que servirá para transforma-los em conhecimentos posteriormente, valorizando assim a qualidade e não quantidade. A base para a aprendizagem. E é através da avaliação formativa, que iremos constatar se os objetivos foram alcançados pelos alunos, além de fornecer dados para o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação ajuda tanto o professor a melhorar a sua metodologia de trabalho, como também ajuda os alunos a desenvolverem a autoconfiança na aprendizagem.
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Eulaila Maria H. Nunes
Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty A importância da AVALIAÇÃO QUALITATIVA no cotidiano escolar

Sex maio 22, 2020 9:29 pm
Sou a Prof.ª Eulaila Maria Hespanhol Nunes, trabalho na Escola Estadual de Ensino Fundamental Plácido de Castro, no município de Tarauacá – Acre.

Na minha concepção, qualquer que seja um País que priorize a eficiência, a equidade e a qualidade de seu Sistema Educacional, jamais vai ignorar o quão importante é uma educação consolidada na eficácia de uma avaliação qualitativa, cuja mesma sua importância é geradora de comentários neste Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, por meio desta interface de comunicação, o “Fórum”.
Diante do exposto, sendo o método de avaliação acima citado como um instrumento inerente no cotidiano escolar, é de suma importância enfatizar que seus procedimentos avaliativos estejam sempre pautados, a princípio, na investigação, sondagem e conhecimentos prévios dos discentes, se estendendo durante todo o processo de ensino-aprendizagem.
Sendo assim, com base no exercício de minha docência, por exemplo, nas aulas de Artes (sou licenciada em Artes Visuais e trabalho com a disciplina ora mencionada do 6º ao 9º ano) quando solicito e/ou sugiro uma atividade prática aos discentes, avalio o empenho, envolvimento e dedicação durante todo o processo de criação e produção artística, valorizando mais o passo a passo criativo do que o próprio “produto final” (uma vez que este é bastante particular a quem o produz), sendo essa forma de avaliação é totalmente qualitativa.
Portanto, diante do atual cenário em que nos encontramos, no meu entendimento, a forma de avaliação em debate continua sendo bastante eficaz, uma vez que o momento exige uma maior flexibilidade em todos os aspectos.
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José Eduardo Silva
Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Qualidade como meio e fim!

Sex maio 22, 2020 10:32 pm
Boa noite, professor José Eduardo Santos da Silva, Escolas Comunitária II e Dom Júlio Mattioli, SEE, Núcleo de Sena Madureira, Acre.

A perspectiva qualitativa de avaliação escolar permite diminuir critérios que consideram comportamentos, visões, interações a fórmulas como: “apto" “não apto” - “forte" “fraco” etc. Ao fazê-lo ela desloca do campo reducionista para uma possibilidade de visão mais ampla onde, por exemplo, o aluno(a) “X" não corresponde a determinada expectativa de aprendizagem do modo como que se espera, mas, invariavelmente possui alguma outra habilidade a ser devidamente compreendia e explorada. Talvez assim, se consiga alcançar esse aluno e contribuir para uma formação mais diversa, humanitária, além de técnica.
Diante dessa situação de pandemia de Covid-19, essa perspectiva auxilia, sobretudo a compreender que as dificuldades existentes para uma parcela considerável de alunos, tiveram seus efeitos potencializados. Estou falando de necessidades básicas, desde alimentação a crédito no celular, para acompanhar via WhatsApp, a interação com os professores (aliás, seria de grande valia solicitar que as operadoras liberassem o uso dos aplicativos de redes sociais durante esse período). Sendo assim, o acompanhamento obedece a prazos mais flexíveis para entrega de trabalhos, as atividades estão sendo feitas num formato mais didático, do tipo tutorial ( Copie no caderno a parte grifada, ponha seu nome completo, data etc) mesmo para o público do Ensino Médio.
Há muitos problemas, o do acesso a plataformas digitais com possibilidade de interação é um deles, por outro lado, novas habilidades estão sendo desenvolvidas por todos nós. E isso é muito bom.
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ROSINEIA DIAS LIMA
Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Sex maio 22, 2020 11:11 pm
Prof:Rosineia 1º Ano Fundamental
Escola Castelo Branco;

Concordo com os demais colegas que a avaliação qualitativa não é mais somente uma nota ou conceitos de algum teste realizado mais a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática.Nesse momento tão difícil que estamos enfrentando.
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Aldemisia Menezes de Alen
Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex maio 22, 2020 11:19 pm
Sou professora Aldemisia Menezes de Alencar, trabalho na escola Francisco Braga de Souza em Rodriguês Alves.

A educação básica visa o pleno desenvolvimento do educando para que o mesmo possa exercer plena cidadania. Para que isso aconteça é importante observar os aspectos e o meio em que o aluno está inserido. Vale destacar que esse processo de ensino serve para sistematizar, orientar e principalmente estimular o discente a aprender. Diante de tal afirmação, posso dizer que a avaliação qualitativa durante esse processo tem sido inovadora, pois visa o desenvolvimento do aluno avaliado durante o processo, não sendo observado apenas diante de testes e notas, mas durante sua vida escolar, buscando diagnosticar o acumulo de saberes e seu desempenho no ensino e aprendizagem.
Durante esse período de pandemia é preciso um olhar mais minucioso e crítico para o nosso aluno, para que ele não se sinta desvalorizado, assim se faz necessário o acompanhamento e registro de suas atividades de interação. Diante de tudo isso, posso perceber que as aulas onlines tem proporcionado ao aluno uma extensão do seu conhecimento, pois possibilita retirada de dúvidas, comentários e sondagem dos conteúdos já trabalhados.
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Cilene C. S. da Silva
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty AVALIAÇÃO

Sáb maio 23, 2020 12:01 am
A avaliação escolar é tarefa fundamental e permanente que faz parte do trabalho do professor e que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem.
Por meio da avaliação os trabalhos podem ser acompanhados, sendo comparados aos objetivos propostos, averiguando progressos e dificuldades, orientando o trabalho docente para as correções necessárias. Para Libâneo a avaliação é uma didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem.
Segndo Saviani a avaliação segundo Luckesi é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. A avaliação escolar serve também como reflexão sobre o grau de qualidade de todo o trabalho pedagógico tanto dos professores como dos alunos. Não podemos esquecer que a avaliação é algo complexo, não se resume a aplicação de provas para atribuição de notas. A mensuração serve apenas para aquisição de dados que devem ser analisados a partir de uma perspectiva qualitativa. É um componente do processo de ensino e aprendizagem que busca comparar o que foi adquirido com o que se pretende alcançar. Podemos dizer que a avaliação tem como objetivo diagnosticar como a escola e o professor estão contribuindo para o desenvolvimento dos alunos. A avaliação qualitativa é muito importante nesse período de pandemia, pois por meio dela podemos acompanhar o desenvolviemto dos alunos na realização das atividades e mudar, se necessário, a proposta de trabalho que estamos enviando para eles.





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Fátima Portela
Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Avaliação Qualitativa

Sáb maio 23, 2020 12:18 am
E.E.F.M. FRANKLIN ROOSEVELT
Professora Fátima Portela

O processo de avaliação ocorre no convívio diário entre professor e aluno, ambos devem ter uma boa comunicação, o que é indispensável no processo de ensino-aprendizagem.  A prova é uma mera formalidade do sistema escolar, uma ferramenta, que não deve ser usada sozinha, mas como uma parte do processo.  O presente momento de pandemia transformou a nossa realidade, e é preciso repensar em formas de avaliar em um mundo digital.
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Maria Eliana Lima Rodrigu
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 9 Empty Avaliação Escolar

Sáb maio 23, 2020 12:32 am
Maria Eliana Lima Rodrigues-Assessora Pedagógica do NEMTI/SEE.

Durante toda a escolaridade dos estudantes e neste período de Isolamento Social, onde as escolas não oferecem aulas presenciais, devido a pandemia mundial do Covid 19, a avaliação não deve ser diferente do que preconiza a Lei.

Assim, observamos que, os educadores vêm avaliando seus estudantes de forma contínua e cumulativa, verificando seus possíveis avanços e dificuldades, oferecendo vídeoaulas com exposição de conteúdos; atividades, escritas e online e tira dúvidas, via mensagens de whatsapp ou ligações telefônicas, através de reflexões e aprofundamentos, para que a apropriação das competências e habilidades sejam uma realidade.

Dessa forma, o professor vem garantindo a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, pois não está preocupado somente com as notas, mas, principalmente, com as aprendizagens adquiridas. Isso porquê não é interessante para a escola nem aos estudantes e professores trabalhar uma quantidade de conteúdos, sem uma compreensão satisfatória. O importante, de fato é a aprendizagem.

Por isso, a ideia é que esses registros sirvam de norte para dar sequência as aulas, atendendo as necessidades, principalmente, dos estudantes que apresentam alguma dificuldade, com o objetivo de desenvolver atividades diferenciadas para a superação das mesmas pelos protagonistas de sua aprendizagem e, consequentemente, melhores resultados.
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Ededson Carlos
Convidado

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Sáb maio 23, 2020 6:46 am
Sou o professor Ededson Carlos de Negreiros, trabalho na Escola Francisco Braga de Souza, localizada em Rodrigues Alves.
A avaliação qualitativa refere-se ao que não pode ser mensurável. O intuito é obter resultados a respeito das motivações, comportamentos e necessidades dos alunos. Nesse tipo de avaliação, os dados gerados não são números, pois seu caráter é exploratório.

Uma avaliação qualitativa se trata de um método de investigação científica que tem como foco o caráter subjetivo do objeto que será analisado. Assim, estuda suas particularidades e experiências individuais, por exemplo. Quando falamos em pesquisa qualitativa já sabemos que os entrevistados estão mais livres para mostrar quais são os seus pontos de vista sobre determinados assuntos. Desde que os mesmos estejam relacionados ao objeto de estudo, claro.

Em uma avaliação qualitativa não existem respostas objetivas. Isso acontece porque o propósito aqui não é contabilizar números como resultados. Na verdade, o principal objetivo com esse tipo de avaliação é compreender o comportamento de um determinado grupo-alvo. Por isso, normalmente, a avaliação qualitativa é feita com um pequeno número de entrevistados, justamente porque as respostas são subjetivas.

A escolha deste tipo de avaliação como metodologia para realizar uma investigação é realizada quando o objetivo do estudo é entender o porquê de determinadas coisas, por exemplo: a escolha dos eleitores, a percepção dos consumidores sobre determinado produto ou marca; etc.
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eulinavazjm@gmail.com
Convidado

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Sáb maio 23, 2020 7:49 am
Professora e coordenadora Maria Eulina de Sousa Vaz da Escola Francisco Nunes Leitão
A avaliação escolar, tem o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno; ou seja, ela serve para verificar se o educando está conseguindo acompanhar e entender a programação curricular. Não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades do educando.
Em uma avaliação do tipo qualitativa, todas as respostas do estudante, certas ou erradas, indicam o caminho percorrido e oferecem uma previsão dos próximos passos. Isto é, o que ele não sabe, passa a ser considerado como pista que indica como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que vão sendo adquiridos, admitindo uma melhor compreensão dos conhecimentos solidificados, interação necessária em um processo de construção e de reconstrução, deixando assim, representar a ausência de conhecimento adequado, mas algo que servirá como base para novos conhecimentos.
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Daí a grande de importância dessa avalição que requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
Neste período emergencial de covid19 na avaliação qualitativa, apesar do ambiente não ser o mesmo que presencial, a avaliação deve ser próxima, já tem que ser avaliado de forma qualitativa mantendo os mesmos valores de uma aula presencial, levando em conta conhecimentos prévios, interação, o que precisa ser aperfeiçoado, entre outros. Um bom planejamento, valorizando os resultados do que foi trabalhado e avaliado, e a maneira como avaliou, ou seja, através de que instrumentos você avaliou.
Portando, a avaliação no ambiente escolar não difere muito do ambiente à distância, afinal os dois buscam qualidade e para isso deve dá importância ao todo o processo avaliativo.
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francisco rodrigo
Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/05/2020

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Sáb maio 23, 2020 12:14 pm
acredito que, toda vez, tratando-se de ensino -aprendizagem em quaisquer circunstância , deve-se prevalecer a avaliação qualitativa, pois não há sentido numa educação que busca construir uma pessoa crítica e autônoma , se não avaliarmos todos seus aspectos como pessoas , porque não há como avaliar sem levar em conta sua vida socioeconômica .então, mesmo em momentos difíceis que o mundo passa, não se pode abrir mão de uma avaliação de qualidade , pois sem a avaliação não como o ensino acontecer .
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francisco rodrigo
Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/05/2020

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Sáb maio 23, 2020 12:41 pm
Sou o professor francisco rodrigo , trabalho na escola; Manoel Rodrigues de Farias.
mesmo no ensino à distancia , faz-se necessário à avaliação qualitativa . Mesmo à distancia, é inerente na educação a dialogicidades e, é através deste diálogo, indispensável , q eu vou conhecer, questionar, acompanhar e intervir , fazendo, assim a avaliação virar ação .
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RUTE CAMILO
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Data de inscrição : 19/05/2020

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Sáb maio 23, 2020 1:10 pm


Professora Rute Camilo - 2º ano "U", Escola São Luiz Gonzaga.
Diante dos desafios apresentados nesse período emergencial, garantir que todos alunos consigam aprender e consequentemente ser avaliado baseado na equidade, está sendo muito difícil. Motivos que se justifica pela disponibilidade que alguns alunos não tem para complementar ou até mesmo acompanhar as aulas à distância. Diante desse processo estamos em construção para alcançar cada aluno. A avaliação qualitativa nos exige nesse momento um olhar sensível e atendo ao que nossos alunos produzem e participam, para possíveis ajustes contemplando a todos e que todos consigam avançar no seu processo de ensino aprendizagem com efetividade.
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