Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
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Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

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Antonia Janete Oliveira d
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Avaliação qualitativa e quantitativamente na escola

Sex Jun 05, 2020 7:42 am
Sou Antonia Janete Oliveira da Silva de Senador Guiomard, trabalho na escola Raimundo Herminio de Melo ll como professora regente na disciplina de ciências com Ensino Fundamental ll anos finais.
Levando se em consideração esse período emergencial da covid 19, a avaliação qualitativa se faz presente e necessária nesse cotidiano da escola, pois é de extrema necessidade a qualidade onde o
educando precisa desenvolver o processo de ensino aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática nesse período de distância, pois quando retomarem as aulas presenciais os educandos precisam estarem cientes das atividades realizadas à distância para que possamos realizar à avaliação quantitativa. Com tudo isso a avaliação qualitativa esta sempre além, pois precisamos de qualidade e não de quantidade.
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Mário/SEE/ML
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Sex Jun 05, 2020 8:27 am
Avaliação é sempre um tema espinhoso e bastante delicado para os profissionais da educação e sua reflexão mais aprofundada é constantemente deixada de lado. A educação, enquanto elemento de transformação e formação de sujeitos precisa enxergar a avaliação não apenas pelo víeis meramente quantitativos, ela precisa, mas do que nunca se voltar para a análise de todo o percurso do aluno durante todo o processo de ensino, identificando suas reais dificuldades e potencialidades. Para muitos educadores, avaliar a aprendizagem dos alunos significa apenas atribuir uma nota após a realização de um método avaliativo, deixando de lado a analise de todo o caminho percorrido pelo aluno ate aquele momento do processo de ensino aprendizagem. As avaliações qualitativas, por outro lado, centram-se em todo o processo de ensino-aprendizagem, e requerem um diagnóstico desse processo. A própria legislação educacional brasileira, desde a Lei de Diretrizes e Bases, aponta para a necessidade de uma “avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais” (Lei 9394/96, art. 24, inc. V, alínea a). .
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Lana de Araújo Lima
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Módulo lll

Sex Jun 05, 2020 9:26 am
A LDB vem possibilitar novos olhares sobre os princípios de avaliar como parte do processo de ensino- aprendizagem.Na verificação do rendimento escolar devem prevalecer os aspetos qualitativos sobre os quantitativos. Partindo desses critérios deve-se buscar no cotidiano escolar por em prática uma avaliação que não tenha como objetivo clássica ou selecionar alunos, mas que vise a aprendizagem significativa e funcional, de modo que o aluno se desenvolva tornando-se um cidadão que tenha valores para a vida dentro e fora da escola.Contudo, se faz necessário que o professor participe da construção do Projeto Político- Pedagógico, para que conheça a visão da escola, bem como suas metas.
Nos dias atuais estamos vivendo um período difícil, em virtude da pandemia que assola o mundo, fazendo com que haja o isolamento social, prejudicando sobretudo as aulas presenciais, levando as escolas a trabalhar de modo remoto. Mas infelizmente diante da realidade brasileira nem todos os alunos têm acesso ao ambiente virtual, o que leva a escola buscar meios para contemplar todos seus alunos, para que esse processo seja realizado com êxito, inclusive o processo de avaliação.
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Edinar Gomes de Moura
Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/06/2020
Idade : 46
Localização : Porto Acre

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Avaliação Qualitativa

Sex Jun 05, 2020 9:44 am
Falando em avaliação da aprendizagem, precisamos aprender a olhar nosso educando como um todo e, então aprenderemos que a qualidade de um ato, cognitivo, afetivo ou psicomotor, tem a ver com seu refinamento e com seu aprofundamento em determinado assunto. A Lei é bem clara: " na aferição do aproveitamento escolar, deve levar em conta a qualidade sobre a quantidade", é pertinente afirmar que essa é a avaliação qualitativa.
Por fim, a avaliação qualitativa deverá ser prioridade em nossas ações a partir do momento em que tivermos clareza do nosso projeto de sociedade. Se nosso projeto social vai na contramão do modelo hegemônico, então com certeza precisamos contribuir para a formação de seres humanos críticos capazes de perceber e compreender as relações que se estabelecem no meio em que estão inseridos, tendo a possibilidade de transformação. Com isso, a avaliação qualitativa pode ser entendida como o pontapé de uma ação de qualidade
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Taliane dos Santos da S.
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Avaliação qualitativa

Sex Jun 05, 2020 10:30 am
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizados, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. não se restrige aos pontos "quantitativos" comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmenteem caracteristicas no comportamento do aluno. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
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Taliane
Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Avaliação qualitativa

Sex Jun 05, 2020 10:33 am
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizados, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. não se restrige aos pontos "quantitativos" comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmenteem caracteristicas no comportamento do aluno. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
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FRA.GERACINA F. DE SOUZA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty A AVALIAÇÃO QUALITATIVA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM

Sex Jun 05, 2020 10:52 am
OLA SOU A PROFESSORA FRANCISCA GERACINA FERREIRA DE SOUZA /TRABALHO NA ESCOLA ESTADUAL RURAL BOM DESTINO DO MUNICÍPIO DE SENADOR GUIOMARD/. SABEMOS QUE PARA UMA BOA AVALIAÇÃO QUALITATIVA PRECISA UM PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EDUCACIONAL VISANDO PRINCIPALMENTE APRENDIZAGEM DOS NOSSOS ALUNOS COM ATIVIDADES BEM ELABORADAS PARA QUE OS DOCENTES TENHA MAIOR APROVEITAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO, ATRAVÉS DE SUA PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES .
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Ignacio Silvestre Arauz R
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Forum 3

Sex Jun 05, 2020 11:43 am
Estou totalmente de acordo, que o processo ensino-aprendizagem, tem que ser continua e cumulativa, já que a diário tem que se avaliar ao aluno e reparar o avanço cognitivo conseguido. de acordo com esta progressão de conhecimentos adquiridos e que o professor poderá ajudar ao aluno, replanejando os conteúdos para adquirir os objetivos traçados.Que objetivos sao estes, trabalhar de forma diferenciada para lograr a equiparação de conhecimentos de toda a turma.
A avaliação qualitativa neste período emergencial de Covid-19, tem me deixado surpreso com o rendimento de alguns alunos, já que nas aulas cotidianas sao dispersos ou super agitados dentro da sala de aula, mostrando outro comportamento nas aulas On Line, com muito mais responsabilidade e participativa, ao ponto de serem os primeiros em entregar as atividades diárias.
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elissandrapaiva@hotmail.
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Avaliação Qualitativa

Sex Jun 05, 2020 12:53 pm
Sou Antonia Elissandra Nascimento Paiva, trabalho na escola Coronel Manoel Fontenele de Castro, professora do programa "Aprender é o Caminho". Avaliação em época de pandemia tem que está voltada principalmente para participação do aluno, tanto a erros como acertos , pois tudo é novo para todos,nessa perspectiva, a lei amplia o papel da escola diante da sociedade, coloca-a como centro de atenção das políticas educacionais mais gerais e sugere o fortalecimento de sua autonomia. A avaliação qualitativa é importante para que haja a promoção da equidade. Observar os alunos que mais precisam e fazer avançar os que já sabem bastante, agregando mais habilidades e competências a todos.Portanto, a avaliação é um processo que deve ser incorporado à prática do professor, em que todas as experiências, manifestações, vivências, descobertas e conquistas das crianças devem ser valorizadas, com o objetivo de revelar o que a criança já tem e não o que lhe falta.
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jaicilene1@hotmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty A importância da avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola e ainda neste período emergencial de Covid-19.

Sex Jun 05, 2020 1:26 pm
Professora Maria Jaicilene Costa da Cruz
Município: Cruzeiro do Sul
A avaliação é um elemento muito importante no processo de ensino e aprendizagem. Por meio dela é possivel indenticar o desenvolvimento dos alunos, além de ser viável perceber possíveis dúvidas e dificuldades enfrentadas pelos discentes. Além disso, a avaliação é um instrumento pelo qual o próprio professor pode identificar se seus métodos e instrumentos didáticos e pedagógicos estão surgindo efeito de maneira positiva na aprendizagem dos estudantes, o fazendo realizar uma auto-reflexão sobre sua pratica. Todavia, é necessário que a Avaliação seja entendida como um processo que ocorre a todo momento na sala de aula, desde simples rodas de conversas e demais atividades que ocorrem na rotina diária. Enfim, para que a avaliação leve em consideração os aspectos qualitativos, este processo deve ter como foco a aprendizagem dos estudantes e não meros números, como notas.
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jucicleia.evangelista2015
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Avaliação Qualitativa

Sex Jun 05, 2020 2:38 pm
Sou Jucicléia Evangelista Alves, trabalho na escola Manoel Fontenele de Castro, com a disciplina de Matemática. A avaliação qualitativa, por sua vez, refere-se ao que não pode ser mensurável. ... Em uma avaliação qualitativa não existem respostas objetivas. Isso acontece porque o propósito aqui não é contabilizar números como resultados.
té mesmo os erros são levados em conta, porque indicam como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos que vão sendo adquiridos, permitindo a identificação dos conhecimentos que já estão consolidados e servem de base para tudo o que vem a seguir.
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MARIA JOSE DE MOURA NETA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jun 05, 2020 2:59 pm
" A avaliação deve ser contínua e cumulativa é exatamente para convencer de que uma nota não deriva de uma eventual prova mensal, bimestral ou semestral. A nota, quando existe, resulta de processo de aprendizagem, em que, a partir de um pacto de convivência entre professor e aluno, define-se a avaliação, satisfatória ou insatisfatória."
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Edimilson Moreira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jun 05, 2020 3:06 pm
Olá me chamo Edimilson Moreira de Oliveira, trabalho na escola Raimundo Hermínio de Melo, como professor regente na turma do 4° ano, na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas sim a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno.
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Juliana Batista de Lima
Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/05/2020
Idade : 31

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty A importância da avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola e ainda neste período emergencial de Covid-19.

Sex Jun 05, 2020 4:08 pm
Professora Juliana Batista de Lima, professora de Ciências, escola Argentina Pereira Feitosa, em Capixaba.
A avaliação qualitativa requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos. Ela reconhece os conhecimentos construídos e suas dificuldade de forma dialógica, onde o fracasso do aluno reflete no fracasso do professor e de toda a escola, pois o que vale é o que o aluno aprendeu e não sua nota.
Nesse período de pandemia, a avaliação qualitativa se torna mais complexa, exige maior comprometimento do aluno e do professor, pois, a desigualdade social presente em nossa sociedade, principalmente no que se refere a acessibilidade digital (que nesse momento é necessário) , faz com o conhecimento, as competências e habilidades não sejam atingidas com tanto êxito. Visto que temos em nossa realidade alunos que possuem condições de acesso a ferramentas de modo a atingir todas as expectativas, isso caso ele realmente se comprometa, e por outro lado os que não tem.
Tudo isso deve ser levado em consideração nesse momento tão difícil, temos uma heterogeneidade muito grande, e temos que rever nossos instrumentos de avaliação, entender que os resultados obtidos podem indicar que devemos retomar algo que falhamos e fazer um planejamento com critérios avaliativos que possam condizer com contéudos significativos para a vida do aluno durante esse período.
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Francisca Arleide
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Módulo III - Avaliação Escolar Qualitativa no período de Pandemia

Sex Jun 05, 2020 4:09 pm
Sou Francisca Arleide de Araujo Barcio,  Coordenadora Pedagógica da escola Raimundo Hermínio de Melo. A avaliação escolar têm uma dimensão ampla no processo avaliativo dos alunos, não se limita apenas a notas (avaliação quantitativa), mas ao processo de construção do conhecimento (avaliação qualitativa). A Pandemia não só modificou os nossos hábitos de higiene e cuidados com a proteção individual mas levou a escola a se reinventar. Essa reinvenção está ligada a nova forma de ensinar e ministrar aulas (ensino em EAD) e, em consequência disso, a avaliação qualitativa tornou-se a principal ferramenta do processo de aprendizado.
Para nós que trabalhamos com os anos iniciais (Fundamental I), o ensino a distância inovou nossa prática, mas também trouxe desafios. Então a avaliação qualitativa está nos ajudando a buscar estratégias e meios para garantir que o conteúdo trabalhado em EAD seja realmente entendido. Através de vídeos, fotos, registros, os professores estão acompanhando os alunos com qualidade e verificando quais são as suas principais dificuldades apresentadas. Assim, quando voltarmos às nossas salas de aula, poderemos focar nas principais dificuldades dos alunos.
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Jakelyny Ferreira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Módulo 3

Sex Jun 05, 2020 4:23 pm
A avaliação qualitativa é imprescindível, pois a mesma considera o processo de ensino - aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática.
Portanto, o importante não é receber determinado nota, mas aprender de fato.
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Thais dos Santos Carneiro
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Módulo III

Sex Jun 05, 2020 5:30 pm
Thais dos Santos Carneiro professora mediadora da educação especial, na Escola Manoel Fontenele de Castro, Brasileia. Nesse primeiro critério podemos dizer que a avaliação contínua e acumulativa não tem como objetivo classificar ou selecionar. Fundamenta-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais, fundamenta-se em aprendizagens significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quanto for preciso para que se continue a aprender. A prática do termo avaliação qualitativa muitas vezes se distância da realidade, pois ela é para avaliar a capacidade, espontaneidade, criticidade e criatividade. Assim a média então é realizada a partir da quantidade e não da qualidade, que no decorrer das aulas o aluno vai sendo avaliado pelos quesitos de acúmulos de pontuação, essa prática torna a avaliação nas mãos do professor um instrumento disciplinador do meio.
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Josefa Lucas
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Importância da Avaliação qualitativa

Sex Jun 05, 2020 6:08 pm
Josefa Lucas, Educação do Campo CZS. A Avaliação qualitativa permite um olhar mais sistemático e criterioso para o processo de ensino aprendizagem do sujeito. É um processo continuo e ao contrário da avaliação quantitativa, não leva em conta apenas um momento pontual de resolução de uma trabalho ou prova para atribuição de uma nota. Considera todo o caminho percorrido pelo aluno, observando seu comportamento frente a determinada situação ou informação recebida, seu envolvimento, esforço e desempenho para alcançar determinado resultado e absorver novos conhecimentos. Nesse tipo de avaliação todas as respostas devem ser levadas em conta, até mesmo os erros pois esses permitem identificar quais conhecimentos já estão consolidados e quais precisam ser reforçados ou introduzidos. A observação com o intuito de avaliar qualitativamente serve como base para novos passos e norteia o planejamento do professor, apontando quais ações precisam ser redirecionadas ou incluídas. Oportuniza a pratica da auto avaliação tanto por parte do aluno quanto por parte do professor.
No atual momento, frente ao isolamento social e a necessidade da aplicação de atividades remotas, enfrentamos dificuldades e avaliar nossos alunos se tornou um desafio maior. Ainda não conseguimos consolidar de fato instrumentos de avaliação a distância que permita um resultado eficaz. Principalmente quando se trata da educação do campo pois não temos muitas possibilidades de acompanhamento direto aos alunos, não podendo obter uma visão clara de como está o desenvolvimento do educando e de como está lidando com as atividades e informações que lhe estão sendo apresentadas.
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Katiele Diniz
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Avaliação e não sentencia

Sex Jun 05, 2020 6:16 pm
olá sou professora Katiele Diniz ,trabalho na Escola Cora Coralina com a disciplina de língua inglesa em CZS AC.
O momento que estamos vivenciando requer de nós professores muita atenção em relação as avaliações visto que, é um processo de acompanhamento  e verificação de conhecimentos dos alunos. Para avaliar faz-se necessário observar e   atualmente , não temos a oportunidade de fazer isso com totalidade, ou seja, não está sendo fácil Porém, estamos fazendo  tudo que está ao nosso alcance para avaliar-los de forma qualitativa e não somente quantitativa,o professor precisa e dever ser muito cauteloso diante desse contexto.como vimos na aula de hoje avaliar não é sentenciar mas, prover meios de formar alunos para a vida. segundo Nascimento (2003) Ninguém aprende para ser avaliado.
Nós aprendemos para termos novas atitudes e valores no palco da vida. A avaliação, é  meio e nunca fim do processo de ensino, não deve se comprometerem ajuizar, mas reconhecer, no processo de ensino, a formação de atitudes e valores (2003, p. 2). Sendo assim, uma avaliação é relevante na vida dos aluno com propósito, não de  apenas  qualificar, mas, de formar cidadãos críticos pensantes capazes de enfrentar a vida com responsabilidades.
Portanto, é importante compreendermos que nossos alunos tem saberes diferenciados  e precisamos avaliar o melhor que else tem a nos apresentar.Tomando  seus erros como ponto de partida para nos engajarmos a trassar estratégias que os auxiliem . Não estamos aqui para somar apenas notas mas, apreciar  conhecimentos distintos .
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Gislaine C. dos Santos
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Avaliação qualitativa em perído de Covid-19

Sex Jun 05, 2020 7:50 pm
Sou Gislaine Cristina dos Santos, ministro aulas de língua portuguesa nas turmas de 7º e 8º anos, na escola Paulo Freire.
A importância da avaliação qualitativa em perído de Covid-19 é de extrema importância, uma vez que as escolas tiveram que se adaptarem às novas metodologias de ensino/aprendizagem utilizando recursos de mídias, plataformas digitais, as quais nem sempre foram habituais para todos os educadores. Logo estamos passando por um processo desafiador. Da mesma forma é algo novo para os alunos também, onde requer mais atenção, leitura, disciplina e autocontrole para desenvolver as atividades de diversas áreas do conhecimento. Mediante ao cenário educacional atual, a avaliação do processo ensino/aprendizagem requer mais cautela ainda, pois além de o sistema educacional proporcionar um ensino formativo necessita avaliar a participação assiduidade, aprendizagem dos alunos por meios das mídias adotas pelo determinado estabelecimento de ensino. Assim, alterou-se também o modo de avaliar do tradicional, ou seja, avaliações dissertativas ou objetivas por conceitos de aprendizagem.
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Norma Cristina Do Carmo
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jun 05, 2020 9:05 pm
Nome: Norma Cristina Do Carmo de Souza
Escola: Ramona Mula Pastor de Castro
Função na escola: Professora – 4º Ano

A avaliação faz parte da nossa vida diária. Consiste em um processo de reflexão e tomada de decisões, de acordo com os nossos propósitos. Para isso, não utilizamos notas nem conceitos, avaliamos e realizamos escolhas que se efetivarão em mudanças ou atitudes que considerarmos necessárias para a aprendizagem dos docentes. No ensino formal, a avaliação também é uma constante, acompanhando toda a vida do estudante, porém, neste contexto, ela se diferencia. Apresenta-se através de notas ou conceitos, quando o aluno não é o sujeito da sua própria avaliação, pois, normalmente, sofre o processo avaliativo, sendo que nem sempre o ato de avaliar está relacionado a uma mudança de comportamento ou atitude por parte do professor ou do aluno.
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marinetesafj@hotmail.com
Convidado

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Sex Jun 05, 2020 9:38 pm
Sou Maria Marinete Nogueira de Souza , trabalho na Escola Raimundo Augusto de Araújo em Feijó , como Coordenadora Pedagógica de EJA II e EJA III.
A avaliação qualitativa é a que visa o caminho da aprendizagem, em que o aluno evolui, o que construiu em um determinado tempo, para que o professor possa dar continuidade no seu trabalho alterando, diversificando ou não o seu fazer pedagógico.
Na avaliação quantitativa raramente o aluno participa ou pode discutir seus resultados. Não exercita a auto-avaliação e se o faz ela é desconsiderada. Ela realiza e o professor julga. Sendo assim a avaliação quantitativa, preocupa-se com quantidade, com notas, com o objetivo de classificar o aprendizado do aluno após a aplicação de algum instrumento de avaliação. Números não permitem analisar o processo de aprendizagem do aluno, qual caminho ele percorreu para chegar àquele resultado que lhe foi atribuído uma nota, pois seu aprendizado na maioria das vezes se dá ao longo do processo, qual o meio que ele usou, o que e em que buscou, qual a intensidade de sua busca.
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
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Lucas Ferreira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jun 05, 2020 9:45 pm
Primeiramente, e importante destacar que avaliar em um modo eficaz para que possamos verificar o desempenho de alguém sobre algum estudo, trabalho ou tarefa. E trazendo para a educação, para a avaliação dos alunos e importante destacar duas formas de avaliação quantitativa e qualitativa.
Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica - o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato.
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AMANDA MITIKO J MARUI
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jun 05, 2020 10:51 pm
O desenvolvimento da atividade docente vai muito além do planejar e replanejar, do aplicar e colher respostas dos alunos. Para o bom desenvolvimento da educação, é princípio basilar a sua promoção de forma igualitária, proporcionando oportunidades iguais aos alunos, sem nenhuma distinção. Para isso, se faz essencial a manutenção do diagnóstico do professor e dos alunos acerca da atividade docente. É essencial que a sequência de aulas sejam baseados pelos objetivos alcançados e não meramente pelo cumprimento dos conteúdos propostos no currículo. Atentar-se ao alcance dos objetivos previamente estabelecidos é um dos passos essenciais, podendo o professor pensar e repensar o que pode e o que não pode ser reproduzido nas demais aulas.
Em momentos de crise, apontando principalmente ao momento vivido pelo brasileiro entre as incertezas da crise econômica, política e sanitária, a promoção da educação de forma igualitária é desafiadora quanto ao alcance dos alunos. Não somente pelos aspectos já conhecidos como desafiadores em sala de aula, como o nivelamento de uma turma heterogênea, mas também acerca das adversidades para a chegada da escola no lar dos discentes mais carentes. Devemos então compreender que uma sequência didática que na escola poderia ser desenvolvida em dois encontros, hodiernamente serão destrinchados em um dobro de dias, no mínimo. As formas de avaliar também passam a exigir mais atenção. Nos é exigido mais compreensão dos contextos socio-emocionais que estão todos submetidos no momento, como no exemplo da pandemia de Covid-19, em que pais passam a também a fazer parte das atividades, compartilham suas frustrações e desafios.
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vasco vieira dias filho
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 17 Empty avaliação qualitativa

Sáb Jun 06, 2020 1:10 am
Vasco Vieira Dias Filho
E.E.E.F Cel. Manoel Fontenele de Castro
Professor

Avaliação Qualitativa
Neste período de pandemia temos tido oportunidade de vivenciarmos melhor com a avaliação qualitativa visando o caminho da aprendizagem, pelo aluno estar usando as TDIC’s proporcionando sua evolução aos tempos atuais, mesmo que seja por um determinado tempo possibilita ao professor dar continuidade no seu trabalho alterando e diversificando o seu fazer pedagógico. Pois, na avaliação quantitativa raramente o aluno tem a oportunidade de participar ou pode discutir seus resultados. Não existindo a auto avaliação e se o faz ela é pouco considerada.
Segundo Luckesi, números não permitem analisar o processo de aprendizagem do aluno, nem demonstra qual caminho ele percorreu para chegar àquele resultado que lhe foi atribuído uma nota, pois seu aprendizado na maioria das vezes se dá ao longo do processo, qual o meio que ele usou, o que e em que buscou, qual a intensidade de sua busca.
É de se afirmar que a avaliação só será eficiente e eficaz se ocorrer de forma interativa entre professor e aluno, ambos caminhando na mesma direção.
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