Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+236
Danielle Santiago
Valmira Souza Lucena
Saulo Albuquerque
Fátima Sena
Agna Roberta Sabino Araúj
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
MARIA JOCILENE
luis gustavo de almeida
Cristiane Damian
Sâmia Gonçalves da Silva
49554530234
Rosineide
Nairis da Silva Chaves
Wladimir Melo Rebouças
Naiara Pinheiro
Pedro Henrique
sebastiana.leandra
Dyonnatan
Maurício Fontinele
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
NÁDIA PAPI DA SILVA MOTA
Alexandre Castro
EDIS CARLOS NASCIMENTO
Rosimeire Rodrigues
Lucineia Mota Mesquita
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
Mauricleia Belo Nobre
CARLA NERY
LILIA DANIELE
Maria Débora de Oliveira
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Luciana Rosales
Janaina
Francisca Carvalho do Reg
Anderson Parada
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Kevin Klina Araújo Mota
Natália Ferreira
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
Cristiane Henrique
JEANE FERREIRA
Márcia Fittipaldy
alinesotero@uol.com.br
leandro da silva melo
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
Eurico Paz
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Jair Fiesca Júnior
Marta Neves Bezerra
Cremilda
Valter Costa
Camila Monteiro
Edineia Nogueira Pinto
ANTONIO MARQUES DO VALE
Rosileuda
Francisco Edison
Lucimeire Barbosa Rocha
Raildo da Silva Araujo
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Samila Calixto
Sandra Santos Silva
01796226254
DENES LUIZ
Juliana Batista de Lima
Taliane
Edinar Gomes de Moura
Giuliany
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
rosinete l. de campos
Vinícius Martins
Dheymeson Mesquita Souza
Gercineide
Rayalle Lima
Daniel jinkings de melo
greicyane vinente soares
LEILA TAVARES
Marilene Oliveira Santos
Gedileia Gregório
Gracilene
Cleide Olímpio de Morais
Francisca Raydinelli
Jose Marcelo Fortunato
Elisandra Vieira da Silva
Francineia Melo da Silva
Rozany Rocha pereira
NazileneSilva Brasil Barr
Géssica
Lela Tatiane Franke Nery
Danilo de Souza
Enison Martins Alcides
Ana Raquel Silva Souza
Carlos Simão
Naiara Silva e Silva
Leidisseia
Francisca Iris
JANETE COSTA SUTIL DA SIL
marcelotk
Vanessa Santos
Francisco de Jesus Alves
jose francisco
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Jecila dos Santos Monteir
699.606.902-53
Marta Wanderley
Adriana Luiza Schneberger
Daiane Martins
MARCOS ARAUJO MARTINS
Maria Moura
José césio medeiros
Maria Francineide
Marcio Bernardino e Silva
Maria Sousa
Obadias Mendonça
Marleide da Silva Martins
Jocilene M. C. Ozorio
48454605215
Moisés Silva de Paula
Nilda Conrado
Greicesilva
Ana Maria
RUTE CAMILO
francisco rodrigo
Fátima Portela
Aldemisia Menezes de Alen
ROSINEIA DIAS LIMA
José Eduardo Silva
Eulaila Maria H. Nunes
Joelion Lopes
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Helileis Marinho
Bruna Lalinny Magalhães d
Lucilene de Farias
Valderlandia A Aquino
ELIZETE FONTINELE
Maria Rosinéia Gomes da S
maria das dores lima beze
Maria Silvana Alberto Gom
Cleitiane R. Rodrigues
Mª Sirleide N Barbosa
José Francisco da Silva
Joselene Ribeira da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
ROSANGELA DO NASCIMENTO
Ivone Santiago de OLiveir
Maria Elenir Lima Rodrigu
Arlene Barreto
Ana Maria Dias da Silva B
Arielly
José Wagner
ISABELA MACIEL GARCIAS
Mayra Nogueira
Reno Lacerda Mendes
IVANETE ROCHA DA SILVA
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
mariaroseligomesdasilva@g
Ana Paula Lima da Silva
EDINAR ALVES
francicley de melo
Brasilina Feitoza
Séfora Paula de L.holanda
dianny.fernandes
Ana Cleide da Silva Lima
Jeane Reis
Lenires
Verônica Diniz
Rosimeire
Marcio Rodrigo
DEVANILDE
Jordana Costa
Lindalva Moreira
Antonia Xavier
Marcivânia Tim da Silva
Francilene.albuquerque
valdelina_muniz@hotmail.c
LUCIENE CRISTINA
Rosangela R de Oliveira
Francisco Lopes
Neusa Rego
Neiva Nara
keyla galvão
Leide Niria de S Cordeiro
Laura Luanna Abreu
Laide Vitor
Valdernilson de L. Gomes
Andressa Queiroz da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Aucilene Cavalcante da Si
Neuza Sales
CELMA NERY
Maria do Socorro B. Matos
Maria Auxiliadora
Mirnes S O L
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Taina Clavia Lima do Nasc
socorrosf73@yahoo.com.br
Gleyson Farias da Silva A
Francicleia da Rocha
Jayne de Souza Silva
Noely Castro
MAICON BARROSO
Hígila
Cleicimara Santos Neves C
shirley maria da silva sa
Christyne Diogenes
Maria de Lourdes Maciel
dernice.souza@hotmail.com
ITAAN.OLEGARIO
Ana Lúcia Vieira Sales
Érica Rocha
Regiane Estevam
Nayana Rayelly
Cliciane
rarismar
240 participantes
Ir para baixo
avatar
Clarisse Frank
Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Qua Jun 10, 2020 9:15 am
Sou Clarisse Frank Tartari, trabalho na escola Nazira Anute de Lima em Manoel Urbano.

A avaliação qualitativa leva em consideração todo o processo de ensino aprendizagem do aluno, e exige um diagnóstico desse processo. Esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos. Para tanto faz-se necessário que o professor observe diariamente as mudanças ocorridas em cada estudante, o que torna o processo avaliativo muito complexo, principalmente no ensino a distância, onde professor e aluno não possuem contato pessoal, critério importante para a avaliação qualitativa. Felizmente, temos a nosso favor o fato de residirmos em um município pequeno e conhecemos boa parte dos nossos alunos, sem contar que lecionamos a mais de um ano para a maioria deles. Isso, associado as tecnologias que nos permitem ficar ainda mais conectados a eles, facilita a realização de uma avaliação mais adequada, possibilitando a retomada para que o aluno aprenda o que ainda não aprendeu.
avatar
Raildo da Silva Araujo
Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliação qualitativa

Qua Jun 10, 2020 9:30 am

Analisando a verificação dos critérios do processo de Avaliação Qualitativa da unidade escolar, na visão dos estudantes, percebe-se que assiduidade, disciplina, participação, cumprimento de tarefas e nota quantitativa são realmente os critérios obedecidos pelos professores na Avaliação Qualitativa dos alunos.

Quanto aos critérios de julgamento e sua prática, os alunos entram em consonância quando informam que esse processo avaliativo de maneira geral, às vezes acontece.
Nos professores também sinalizaram acerca das dificuldades enfrentadas para prática desse processo avaliativo, mas de certa forma acreditam no que a escola propõe consideram tal processo como uma ferramenta de transformação social.

Dá-se a caracterização do processo avaliativo dessa escola, ao passo que a avaliação qualitativa é discorrida no momento dos Conselhos de Classe tanto para o aluno quanto para o professor, onde o primeiro tem oportunidade de rever sua postura e aprimorar o desenvolvimento de suas habilidades e competências, e o segundo adquire condições de redimensionar sua prática pedagógica, com a possibilidade de adequá-la ao perfil dos alunos da turma.
avatar
Sueli Macedo Valadão
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliação de Qualidade

Qua Jun 10, 2020 11:11 am
Sueli Macedo valadão Teixeira
Escola Diva Pereira de Souza
Coordenadora de Ensino

  A nossa escola sempre teve a preocupação e o compromisso de disponibilizar um ensino de qualidade e para que isso se efetive trabalhamos dando ênfase aos aspectos qualitativos, ou seja sempre buscando planejar atividades, que supram as dificuldades de cada aluno e replanejando se caso necessário. do mesmo modo fazemos com as avaliações , no planejamento através da tabulação dos resultados , os professores identificam os conteúdos que os alunos não alcançaram bom desempenho e realizam a recuperação desses conteúdos paralelamente com os conteúdos do bimestre seguinte.
  Nesse momento atípico em que vivemos, estamos fazendo o possível para acompanhar e dar o suporte que os alunos necessitam no processo de ensino aprendizagem.
avatar
sirleapacheco@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Comentário sobre a avaliação

Qua Jun 10, 2020 1:11 pm
As leituras apresentadas são muito importantes, pois além de ampliar nossos horizontes, mostrando a parte legal do assunto em questão, nos levam a refletir sobre a nossa prática diária na sala de aula, uma vez que é de suma importância termos essa consciência de que avaliar exige um contexto, nesse é preciso muita observação e apreciação, lembrando que toda evolução do educando é uma forma de demonstrar sua aprendizagem e, que hoje, mais do que nunca, a escola educa para a vida, porque ela é a primeira sociedade que a criança encontra fora de sua casa, aqui ela começa a compreender que a vida tem regras e normas que têm que ser respeitadas, que o crescimento do outro também é influenciado por mim, enfim, que o bem comum tem que estar acima do meu bem estar pessoal, logo essa formação de caráter é muito mais importante do que o conteúdo em si, não menosprezando-o, mas evidenciando que a construção tem que ser integral e harmônica.
avatar
2509moreiraedson@gmail.co
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty RESPOSTA AO FÓRUM

Qua Jun 10, 2020 5:09 pm
Edson de Almeida Moreira, trabalho na escola Santo Isidoro em Senador Guiomard.
         De acordo com a LDB a avaliação de ser continua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados ao longo do período.
         Vemos que esse tipo de avaliação continua e cumulativa tem haver com os pressuposto qualitativos do rendimento escolar do aluno.
         A avaliação qualitativa é muito importante no processo de rendimento do aluno, pois o aluno esta sendo avaliado a todo momento do processo de ensino aprendizagem e isso traz uma equidade entre os alunos. Nesse tipo de avaliação o aluno é avaliado de forma completa, ou seja, seu comportamento, seus conhecimentos, suas duvidas, seus anseios. Alem disso,  gera interação.
essa avaliação não especifica pontos, mas sim, ela tem como objetivo avaliar realmente o que o aluno aprendeu e se o objetivo do trabalho foi alcançado.
No período de Pandemia que vivemos, a avaliação qualitativa é fundamental, pois as atividades passadas pelas mídias sociais não valem pontos, elas servem como exercícios para que os alunos se empenhem em faze-las e busquem o auto conhecimento.
avatar
Luzanira da Silva Melo
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliação contínua e qualitativa.

Qua Jun 10, 2020 7:37 pm
Luzanira da Silva Melo, cargo assistente educacional da escola Pedro de Castro Meireles de Acrelândia. É importante a avaliação contínua e qualitativa, pois assim será considerado tudo o que o aluno aprendeu durante os dias letivos. Através de análise qualitativa pode ser observado o avanço dos alunos nos estudos, observando os comportamentos desses discentes em sala de aula, se é um aluno ativo, esforçado, se é participativo e entre outras coisas. E durante a pandemia corona vírus também é importante essa análise , pois os alunos estão mais vulneráveis a essa situação de estudar em casa e é preciso considerar o que os alunos conseguiram resolver ao invés de se preocupar apenas com quantidades.
avatar
Lucimeire Barbosa Rocha
Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliação plena

Qua Jun 10, 2020 8:58 pm
A avaliação deixou de ser quantitativa quando percebeu_se a necessidade de conhecer todas as habilidades que o aluno desenvolve no decorrer de sua jornada escolar. Avaliar passou a ser um proceso amplo, contínuo e diário para que possa verficar com eficácia o desenvolvimento de cada educando. Os instrumentos avaliativos deixaram de ser apenas somatória de notas psra se tornarem registros que visam descrever cada avanço desse aluno ao passar dos dias e servir de apoio ao professor no momento de refetir sobre o seu planejamento de modo a contemplar as necessidades da turma. A avaliação qualitativa é mais justa por mostrar não apenas o que o aluno já aprendeu mas apontar também o que ainda precisa ser aprendido.
avatar
Francisco Edison
Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliacao

Qua Jun 10, 2020 9:16 pm
A avaliacao qualitativa e de suma importancia nesse periodo de pandemia, principalmente porque e imposssivel acompanhar  o aluno pessoalmente. Logo, o que esse aluno fizer ja e de suma importancia.
avatar
Raphael Pinheiro Rodrigue
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliação qualitativa (importância)

Qui Jun 11, 2020 11:12 am
olá,sou o professor Raphael da escola João Paulo II .A avaliação é sempre um tema importante para a todo corpo escolar , da educação e sua reflexão mais aprofundada .Acostumados a avaliação quantitativa, a educação brasileira pouco ou nada se volta para a análise do percurso do aluno e identificação de suas reais dificuldades e potencialidades.
Aos poucos essa realidade vai sofrendo mudanças para o melhor dos alunos .A avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. É necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato.
avatar
Raphael Pinheiro Rodrigue
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Questões produtivas (múltiplas escolhas)

Qui Jun 11, 2020 12:13 pm
Olá,sou o professor Raphael da escola João Paulo II.
Sobre as questões mostradas,habilidades de competências alvo da avaliação , apresentação de
elementos suficientes para que o aluno entenda precisamente o que e como deve fazer para encontrar o que o comando pede.
De grande importância se fez todos esses módulos de formação para preparar mais ainda nos professores para os novos desafios a vir pela frente .
avatar
helpcouti
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui Jun 11, 2020 1:01 pm
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta nãoé somente a nota. A avaliação qualitativa , por sua vez, refere-se ao que não pode ser mensuravél . O intuito é obter resultados a respeito das motivações, comportamento.Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica.
avatar
Adenice P de Oliveira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliação Escolar módulo IIl

Qui Jun 11, 2020 5:06 pm
No contexto atual é bastante desafiador para os alunos, os professores e para a comunidade escolar as novas modalidade de ensino.
Durante as aulas EaD o professor precisa ser bastante coerente, saber valorizar cada ação e participação dos alunos. Os registros e acompanhamento das atividades dos alunos são fundamentais para o acompanhamento do rendimento do ensino aprendizagem e par que possa ser feito as intervenções e adaptações necessárias.
Na avaliação qualitativa deve ser considerado e avaliado todo o processo da aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática.
avatar
Rosileuda
Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/05/2020
Localização : xapuri

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty avaliação qualitativa

Qui Jun 11, 2020 5:25 pm
Rosileuda professora 2º ano fundamental escola Plácido de Castro, xapuri acre
avaliação qualitativa, trata -se de como o professor avalia seus alunos no dia a dia; vai além de simples roda de conversa a uma resolução de uma situação problema.
Mediante a atual situação em que enfrentamos neste tempo de pandemia, tem sido extremamente desafiadora como professora alfabetizadora tenho me apegado a detalhes para poder avaliar.sempre fica uma grande interrogação se as crianças tem adquerido as habilidades se realmente sido proveitoso o trabalho ...
avatar
ANTONIO MARQUES DO VALE
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Qui Jun 11, 2020 6:56 pm
Antônio Marques Vale
Escola: Rosaura Mourão da Rocha
Município: Tarauacá -Acre
A avaliação qualitativa em suma já se faz muito importante o processo de ensino aprendizagem. Hoje, diante do problema que o mundo e o Brasil enfrenta nesse período emergencial de covid-19, mostra-se mais importante, porque focaliza a qualidade de avaliar para obter-se mais qualidade de que ensino. Ou seja, quando se busca a qualidade e não somente a quantidade, além da avaliação ser mais eficiente, o processo a ser realizado torna-se mais adequado.
Nesse contexto, o que mais importa é realmente o conhecimento, e no momento como esse que estamos passando, o conhecimento faz toda diferença, quem melhor se informar, melhor se protege.
Portanto, o que se pretende ensinar nesse período, fica bem evidente que o mais importante é a qualidade e não somente a quantidade. Por isso, quanto mais informações e não significa mais conhecimento, e sim de que forma se obtém as informações.


avatar
cliciamara torres
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Avaliaçao Qualitativa

Qui Jun 11, 2020 8:53 pm
Cliciamara Torres - Professora
Escola Rousara Mourão da Rocha
Tarauacá - Acre
[justify]A Avaliação Qualitativa é muito importante para a construção do conhecimento, enquanto professores precisamos ter um olhar atento na sala de aula, possibilitar informações valiosas para alcançar a eficiência e autonomia do aluno, respeitando as necessidades dos alunos para que melhore a maneira dos trabalhos realizados na sala de aula.
Em relação a esse período emergencial por conta do COVID 19 , esse processo de avaliação necessita de valorização a cada atividade desenvolvida. Porque nós educadores não estamos diretamente com os nossos alunos. Então, devemos termos todo cuidado nesse momento para não desvalorizar as atividades realizadas pelos mesmos. Buscando sempre motiva -los para assim conseguir ter boa participação nas atividades.
avatar
Djeane Eleutério Neta
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Professora na Escola João Paulo ll

Sex Jun 12, 2020 8:35 am
Sou a professora Djeane Eleutério Neta, trabalho na Escola João Paulo ll.
Através da avaliaçäo qualitativa, o aluno pode ser avaliado de forma contínua, sendo valorizado cada passo de seu aprendizado, pois o mesmo terá mais oportunidades para desenvolver suas habilidades e ampliar seus conhecimentos de forma qualitativa.
Na avaliaçäo qualitativa, o professor precisa valorizar e analisar as estratégias de conhecimentos que cada aluno utiliza para resolver o que está sendo proposto, e através desse diagnóstico, o professor precisa refletir, planejar novas estratégias e ações para que o processo ensino-aprendizagem aconteça com qualidade.
avatar
Eliamaria Nunes de Olivei
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rosaura Mourão da Rocha

Sex Jun 12, 2020 12:50 pm
O método de avaliação de rendimento escolar nesse período em que a pandemia do covid-19 exigiu um ensino diferenciado, a distância, é de fundamental importância que haja uma maior flexibilidade quanto a escolha desse método de avaliação e o peso que estes podem ter diante de um cenário incomum que educação vive no atual momento. É importante que se esteja embasado nas leis de diretrizes e bases tão quanto na realidade que professor e discentes viagem. A a avaliação quantitativa dá ao professor dados em lhe permite atribuir ao discente de acordo com a realização da atividade proposta um valor numérico, perdendo valores de acordo com atividades não realizadas. A avalição qualitativa leva em consideração um leque de atributos que a quantitava não considera, como a participação do discente, sua interatividade com atividades propostas, ou seja, vai mal de uma simples nota, leva em conta a qualidade do ensino do aluno, o que se faz extremamente importante nesse momento em que o ensino a distância está em vigor, o esforco do aluno, a procura pra tirar duvidas, tudo isso conta, afinal estamos lidando com pessoas e não com robôs.
avatar
Eliamaria Nunes de Olivei
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rosaura Mourão da Rocha

Sex Jun 12, 2020 12:53 pm
O método de avaliação de rendimento escolar nesse período em que a pandemia do covid-19 exigiu um ensino diferenciado, a distância, é de fundamental importância que haja uma maior flexibilidade quanto a escolha desse método de avaliação e o peso que estes podem ter diante de um cenário incomum que educação vive no atual momento. É importante que se esteja embasado nas leis de diretrizes e bases tão quanto na realidade que professor e discentes viagem. A a avaliação quantitativa dá ao professor dados em lhe permite atribuir ao discente de acordo com a realização da atividade proposta um valor numérico, perdendo valores de acordo com atividades não realizadas. A avalição qualitativa leva em consideração um leque de atributos que a quantitava não considera, como a participação do discente, sua interatividade com atividades propostas, ou seja, vai mal de uma simples nota, leva em conta a qualidade do ensino do aluno, o que se faz extremamente importante nesse momento em que o ensino a distância está em vigor, o esforco do aluno, a procura pra tirar duvidas, tudo isso conta, afinal estamos lidando com pessoas e não com robôs. A Avalição qualitativa permite avaliar o aluno de forma contínua e não a partir de um recorte com uma prova por exemplo.
avatar
ELIANE LOPES
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty III FÓRUM DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM AVALIAÇÃO ESCOLAR

Sex Jun 12, 2020 4:13 pm
Para que haja uma educação de qualidade é primordial que todos os envolvidos no processo de ensino estejam se avaliando e identificando os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. É fundamental que o "erro" do aluno seja encarado também como o "erro" do professor e equipe gestora, tendo em vista que o que importa não é a nota que o aluno consegue, mas sim, seu aprendizado.
O aluno deve ser avaliado como um todo. Seus erros, irão mostrar como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos que vão sendo adquiridos, permitindo a identificação dos conhecimentos que já estão consolidados e servem de base para tudo o que vem a seguir. Na avaliação qualitativa, todas as respostas do estudante devem indicam o caminho percorrido e servem como um norte para as próximas ações.
A avaliação qualitativa leva em consideração atributos que a quantitava não considera, como a participação do discente, sua interatividade com atividades propostas, etc. , levando em consideração a qualidade do ensino e do aprendizado. Nesse diferencial em que a educação se encontra, é de suma importância considerar o esforço e o empenho do aluno. E isso está sendo visível, pois o tempo dispensado a esses deveres triplicou. A Avaliação qualitativa nos faz avaliarmos os aluno de forma contínua continuamente.
avatar
JANICE SANTOS
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty III FÓRUM DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM AVALIAÇÃO ESCOLAR

Sex Jun 12, 2020 4:33 pm
A avaliação qualitativa é imprescindível para que nós, educadores, possamos oferecer aos nossos alunos uma educação de qualidade. Assim, todos, professor, aluno, escola estarão se avaliando cotidianamente e, á partir daí, conseguiremos identificar os conhecimentos construídos ou adquiridos para daí em diante nos direcionarmos ao objetivo maior, que é fazer com que o aluno aprenda com qualidade. Esse tipo de avaliação nos leva a detectarmos não somente as falhas dos alunos, mas, a nossa também.
Daí a importância de avaliarmos o aluno diariamente e através de todas as atividades que ele faz, seus discursos, participação nas mais variadas atividades, etc. Devemos avaliá-los como um todo e, assim, estaremos nos avaliando automaticamente. É necessário relacionarmos os conhecimentos que o discente possui com os que estão adquirindo. permitindo a identificação dos conhecimentos que já estão consolidados e servem de base para tudo o que vem a seguir. Na avaliação qualitativa, tudo deve ser levado em consideração, uma vez que nos servirá como ponto norteador para nossos próximos planejamentos.
A avaliação qualitativa considera a participação do discente, sua interatividade com atividades propostas, etc. , levando em consideração a qualidade do ensino e do aprendizado. Nesse período em que a educação se encontra, bem como, em todos os períodos, é importante considerar o esforço e o empenho do aluno.
avatar
MOACIR TOLDO
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty AVALIATION

Sex Jun 12, 2020 4:54 pm
A AVALIAÇÃO PRINCIPALMENTE NESSE MOMENTO EM QUE VIVEMOS,PRECISA SER ANALISADA COM MUITA CAUTELA JÁ QUE VÁRIOS FATORES TERÃO QUE SER AVALIADOS NO DECORRER DA APRENDIZAGEM EAD,AS DIFICULDADES DE ACESSO ,A DISCIPLINA DOS ALUNOS ,O COMPROMISSO COM O QUE E PROPOSTO PELO PROFESSOR,PARA MUITOS ALUNOS E ALGO NOVO E QUE MERECE UM OLHAR ESPECIAL PRINCIPALMENTE PARA OS QUE TEM UM POUCO MAIS DE DIFICULDADES NA ASSIMILAÇÃO DOS NOVOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM.EM CONSEQUÊNCIA DISSO OS PROFESSORES EM SUAS AVALIAÇÕES CADA VEZ MAIS DEVEM PRESAR PELA QUALIDADE SOBRE A QUANTIDADE BUSCANDO ASSIM UMA INTERAÇÃO COM OS ALUNOS E COMO INSTIGAR OS ALUNOS NA SUA AUTONOMIA PARA BUSCA DA APRENDIZAGEM.ENFIM SÃO NOVOS TEMPOS PRA TODOS TANTO PARA OS PROFESSORES QUANTO PARA OS ALUNOS .
avatar
Edineia Nogueira Pinto
Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sáb Jun 13, 2020 9:46 am
Sou a professora Edineia Nogueira Pinto, Escola Jornalista Jose Chalub Leite - 5° ano.
A avaliação qualitativa neste momento de isolamento social deve ser nortear o professor sobre a aprendizagem dos alunos, levando em conta os conhecimentos adquiridos no decorrer de todo o processo de aprendizagem de forma contínua e cumulativa. O professor deverá  identificar os conhecimentos dos alunos com responsabilidade, autonomia .
avatar
Camila Monteiro
Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Reflexões sobre a avaliação qualitativa e o Covid-19

Sáb Jun 13, 2020 10:49 am
Me chamo Camila Monteiro de Almeida sou professora na escola Edmundo Pinto de Almeida Neto, que fica localizada no município de Porto Acre e leciono na disciplina de Arte para o Fundamental II e Ensino Médio. Repensar as práticas educativas é fundamental e deve ser um exercício contínuo, infelizmente algo que acontece muito no cotidiano escolar é o conhecimento do aluno ser medido pela nota por eles alcançadas, o resultado final é mais valorizado do que o processo. Neste período de pandemia todas essas questões referentes a avaliação e outras mais do contexto escolar se ampliam, é como se todas essas questões estivessem numa panela de pressão onde qualquer passo em falso pode ocasionar uma grande explosão.
Esse é um momento oportuno para ajudar os alunos perceberem que são os protagonistas e que suas produções podem ser analisadas levando em consideração suas vivências e experiências, eles podem entender o processo de aprendizado como uma evolução de si mesmos, como um aprimoramento de algo que foi protagonizado por eles. Este momento pode ajudá-los a entender que enquanto educandos eles são os principais responsáveis por aprender neste processo e que talvez naquela dinâmica da vida acelerada, sem tempo para perceber a si, o outro e o meio, estar equilibrado emocionalmente e fundamental não apenas na construção de suas identidades mas também na qualidade daquilo que é produzido por eles porque no emergencialismo da rotina escolar professor e alunos demandavam a partir das questões necessárias, e o emergencial existe rapidez e sua qualidade e atribuída a números. Na avaliação qualitativa é necessário ser generoso ao ponto de gastar-se um pouco de si para perceber o outro, no caso o aluno.
avatar
evasales1307@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Sáb Jun 13, 2020 9:27 pm
Olá , sou a professora Eva Oliveira Sales
Coordenadora Pedagógica da Escola Major João Câncio.


A educação é a forma de oportunizar ao homem sua constituição como sujeito histórico. Diante disso, a avaliação deve reforçar essa concepção estabelecida pela escola. Portanto, determinar formas de registro, bem como atribuir valor ao aprendizado dos alunos, faz com que a escola reforce ou negue atitudes que classificam e excluem as pessoas. Pensar em modos de registro que contemple as informações relativas ao pleno desenvolvimento humano é ir rumo a uma educação emancipadora. Nesse sentido, refletir sobre métodos avaliativos qualificadores em detrimento dos quantitativos se faz imprescindível a uma prática docente responsável e comprometida com uma educação de qualidade.
Nesse momento, em que o mundo tem vivido de forma tão incerta, a educação também tem passado por esse processo em que temos que pensar todos os dias em novas metodologias para avaliar nossos alunos que tem estudado de forma EaD e que tem apresentado duvidas e incertezas com relação aos assuntos abordados. Em nossa escola, temos orientado os professores sobre a importância de avaliar de forma qualitativa, observando o rendimento escolar e fazendo o acompanhamento através das devolutivas feita pelos professores aos alunos.
avatar
Valter Costa
Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/06/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Dom Jun 14, 2020 1:05 pm
Valter da Costa Silva
Professor de Geografia do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Escola Major João Câncio

A avaliação qualitativa se baseia num paradigma crítico e visa a melhoria da
qualidade da educação. Sua ênfase é no processo. Ela reflete um ensino que busca a
construção do conhecimento. A avaliação terá seu sentido mais autêntico e significativo
se tiver articulação com o processo político pedagógico da escola é ele que dá
significado ao trabalho docente e a relação professor-aluno.
Diante de todas as considerações apresentadas acerca do papel e da
importância da avaliação qualitativa,  dadas as circunstâncias do cenário atual que estamos vivendo, por conta do COVID -19 essa é a melhor forma de avaliação, pois através das atividades podemos explorar a vivência do aluno em particular. E a correção das apostilas não são para contabilizar erros, mas de observar e planejar o que pode ser melhorado para a fácil compreensão do aluno apesar das dificuldades tendo assim uma avaliação de qualidade e não de quantidade.
Conteúdo patrocinado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 19 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos