Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
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Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

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Ana Maria
Mensagens : 5
Data de inscrição : 23/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sáb maio 23, 2020 1:36 pm
Nome: Ana Maria Maia Araújo
Escola: João Paulo I
Função: Professora EF I

A educação é um dos caminhos que leva a transformação do individuo e nós professores somos o elo para que esse caminho seja traçado, valorizando assim a busca pela qualidade de um ensino voltado para formar cidadãos críticos e construtivos que irão atual na sociedade que vivemos. Por isso, não devemos se preocupar com a quantidade e sim com a qualidade que esse ser está adquirindo enquanto aluno para a sua formação intelectual no sistema que está inserido. Mesmo nesse periodo de pandemia, não podemos esquecer nosso compromisso com essa qualidade de ensino.





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Eliane do Nascimento G. L
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Avaliar sempre!

Sáb maio 23, 2020 3:58 pm
Antes de tudo, vale destacar que avaliação no
ambiente escolar,diz respeito tanto à análise da aprendizagem do aluno quanto aos aspectos institucionais e à avaliação externa.
Na avaliação qualitativa ,o que é levado em conta
não é somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino ‐ aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Para uma avaliação eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino - aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades.
Vivemos nos dias atuais o impacto da pandemia ocasionada pela Covid - 19,assim, essa situação tem nos colocado frente a frente a novos desafios.
Estamos disponibilizando atividades de aprendizagem semanalmente para entrega impressas aos alunos que não têm acesso à internet. E atendendo um pequeno grupo de alunos via Whatsapp.

Eliane do Nascimento Gomes Lima
Escola Olavo Bilac BR 364
Cruzeiro do Sul - Ac
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Greicesilva
Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Greice Silva professora 3 ano escola Gov. Hugo Carneiro e Colegio Cristão Cruzeiro

Sáb maio 23, 2020 5:21 pm
Diante dessa pandemia que estamos vivendo e que se fez necessário um ensino remoto, a avaliação qualitativa fez-se ainda mais necessária. Isso porque uma avaliação de qualidade nesse tipo de ensino tem que ser feita, através da comparação de registros, observações e análises das atividades realizadas pelos alunos, até mesmo observando as dúvidas que são colocadas por eles e por seus pais. Sei que foi pouco tempo de aula presencial, mas mesmo com esse pouco tempo já deu pra perceber quais alunos tinham mais dificuldades e podemos então avaliar seu desempenhos nessas atividades que estão sendo realizadas a distância é assim construir uma avaliação que realmente contemple a qualidade e não quantidade.
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esorianodasilva@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Sáb maio 23, 2020 7:58 pm
Elias Soriano
Escola Santa Rita
A LDB aborda de forma precisa a questão do rendimento escolar. Para a lei, a avaliação do aluno deve ser contínua e cumulativa, ou seja, não é preciso esperar um período específico para avaliar. É preciso avaliar de forma contínua, em todo decorrer do ano letivo. Quando a escola cumpre com essa determinação legal, vários critérios passam a compor a forma de avaliação da instituição, retratando de forma fidedigna o desenvolvimento do aluno dentro da escola. Portanto, deve-se avaliar sempre. Além desse caráter contínuo da avaliação, os dados colhidos devem ser cumulativos, isto é, formar um todo que permita de forma segura construir um quadro real da vida do aluno. A lei também garante que os aspectos qualitativos tenham prevalência sobre os quantitativos. A LDB deixa claro que um sistema de avaliação justo deve considerar muito mais que simples números, deve ser ao longo do período. O caráter diagnóstico desse processo permanente de avaliação, auxilia o professor no planejamento de suas atividades e permite que ele atue de forma mais eficiente. Por isso, a avaliação qualitativa deve está intensamente integrada às atividades cotidianas da escola, para que os resultados sejam bons para todos os atores do processo ensino/aprendizagem.
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ILDARCI FREITAS
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19

Sáb maio 23, 2020 8:29 pm
Meu nome é Ildarci, Gestora da Escola Santo Izidoro, em Senador Guiomard.
Tanto a avaliação qualitativa como a quantitativa têm suas importâncias para o ensino e a aprendizagem. Porém a avaliação qualitativa se sobressai em qualidades, haja vista que ela procura oportunizar o aluno a construir seus conhecimentos. No entanto, para o professor, ainda é dificultoso atribuir esse tipo de avaliação; e para o aluno é um desafio onde nem sempre ele está disposto a lutar e vencer. Pois, nos dias atuais de aulas EAD, vivemos desafios com realidades diversas onde nem todos tem acesso à internet; mesmo assim temos buscado valorizar cada esforço dos alunos em realizar as atividades propostas; com atividades que possam ser executadas pelo aluno e mensuradas pelo professor. Assim, buscando, sempre, priorizar a aprendizagem do aluno.
Os alunos que não têm acesso à internet, infelizmente não estão tendo acesso aos materiais para não haver aglomerações e, assim, evitar possíveis contágios da Covid-1, decidimos por esperar quando retomarmos as aulas presenciais.
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sandra lopes soares
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Importância da Avaliação qualitativa

Sáb maio 23, 2020 8:38 pm
Sandra Lopes Soares professora de História do Ensino Fundamental na Escola Plácido de Castro no município de Tarauacá.
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
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Rosineide
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Avaliação

Sáb maio 23, 2020 9:29 pm
Sou a Rosineide, trabalho como coordenadora pedagógica e professora de História na escola estadual de ensino médio João Ribeiro em Tarauacá. Segundo a LDB, o processo de avaliação deve ser um processo contínuo e que garanta o bem-estar dos alunos. Nesse sentido, é dever da escola estabelecer critérios de avaliação que pense em ajudar no crescimento do aluno no decorrer de sua vida escolar, colocando sempre em primeiro plano a avaliação qualitativa e, só depois, a quantitativa. Esses critérios devem observar todos os aspectos do aluno e não apenas uma única prova feita no final de um período. Em tempos de pandemia, a avaliação se torna ainda mais difícil, por isso, é preciso termos o cuidado de criar canais que facilitem a comunicação com toda a comunidade escolar, procurando evitar a divulgação de fake news. No entanto, o mais necessário e importante nesse momento, é fazer com que todos os alunos tenham acesso aos objetos de conhecimento, inclusive para os alunos que na tem acesso à internet, pois sem eles, dificulta ainda mais a avaliação. No caso específico da nossa escola, estamos organizando material impresso para ser entregue aos alunos sem internet.
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Nilda Conrado
Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Dom maio 24, 2020 9:58 am
E.E.E.F.M. FRANKLIN ROOSEVELT
Plácido de Castro
Nilda Conrado - Gestora


"A avaliação qualitativa pode ser definida, em termos gerais, como o processo que tem o intuito de acompanhar e potencializar o ensino e aprendizagem, sempre em reflexão dos sujeitos pedagógicos, professor e estudante. Segundo Demo (2008) é o que está atrelado aos fins, o que não é palpável, o que tem a ver com a participação."

Considerando esse período de pandemia, precisamos pensar e aprimorar os métodos de avaliação utilizados,  preconizando a equidade, embora saibamos que nem sempre teremos como ofertar diferentes recursos para que todos os alunos tenham acesso aos estudos com a mesma qualidade, mas estamos fazendo a nossa parte, estimulando a participação de todos os alunos, sempre com  um olhar sensível e cuidadoso para com o outro, como exercício de “amorosidade” como nos fala o mestre Paulo Freire.


Última edição por Nilda Conrado em Dom maio 24, 2020 10:25 am, editado 1 vez(es)
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Orleilson Alencar
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Processo de Avaliação Escolar modulo lll

Dom maio 24, 2020 10:07 am
Na avaliação qualitativa, não é mais levado em conta aforma de avaliar o aluno só mente através de uma nota ou conceito quando lhe é aplicado um teste ou um determinado trabalho. E sim, deve ser levado em consideração todo o processo de ensino e aprendizagem pelo qual o aluno está passando de forma continuada, acumulativa e sistemática.
     Esse processo de avaliação requer, um empenho tanto de quem aprende como de quem ensina um certo grau de responsabilidade e  autonomia onde os envolvidos nesse processo, professor e alno, possam ter uma atitude critica com relação aos conhecimentos a serem adqueridos. Hoje nesse processo avaliativo  até mesmo os erros do aluno serão levado em consideração, pois afinal, é errando que se aprende. Nesse caso os registros e acompanhamento feito pelo professor durante todo o processo de ensino é fundamental para que o professor possa se orientar na hora de avaliar o aluno, pois nesse momento tudo deve ser levado em consideração com uma certa coerência o que não deixa de ser necessário para o avanço da aprendizagem para que as escolas estejam formando cidadães apitos e críticos para o mundo do trabalho e viver em sociedade.
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coordenadoradmczs@gmail.c
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Avaliação Qualitativa

Dom maio 24, 2020 10:38 am
Sou Luiz Carlos, Escola 07 de Setembro – Gestor.
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. É necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato.
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maryerikaczs@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Avaliação Qualitativa

Dom maio 24, 2020 10:56 am
Meu nome é Maria Érica B. Moraes
Desculpem o atraso!  Não me atentei ao prazo de encerramento deste módulo III. Porém , fiz todas as etapas.
Ainda assim irei dar minha contribuição neste fórum.
Enfim, ao falar de aviação qualitativa, já sabemos que é previsto na LDB,  que o rendimento do aluno observará critérios, dentre eles a avaliação contínua e cumulativa com prevalência dos aspectos qualitativos.
No entanto, quando o professor adota um precesso de avaliação contínua, e se preocupa com o desenvolvimento do aluno, ele deixa de lado o aspecto quantitativo e classificatórios e a avaliação passa a ser qualitativa. Assim, valoriza todas as experiências, manifestações, vivências  e descobertas  e conquistas do aluno. Como sabemos o aluno muitas vezes se destaca em tantas outras formas de participações em relação ao conteúdo  trabalhado em sala, e as vezes não vai bem na prova.  E o que muitas vezes é levado em consideração, é apenas o resultado obtido nas provas,  que por ventura,  pode não revelar de fato, o conhecimento que o aluno obteve sobre determinados conteúdos. Até porque um processo seletivo envolve muitas situações,  principalmente a tensão do aluno; o que também atrapalhar seu desempenho.
Ser flexível, muitas vezes, quando a situação é avaliar, pode dar oportunidade ao aluno de  manifestar potencialidades que o professor e  até o próprio discente desconhecem.
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Moisés Silva de Paula
Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Dom maio 24, 2020 12:52 pm
Olá sou professor dá escola Cristina Maia para que os alunos tenham uma boa educação nesse período de pandemia precisamos todos trabalhar em parceria com os pais e em conjunto com a secretaria de educação Pois eu sei que a secretaria está se esforçando para se adequar com esse momento crítico que estamos vivendo,então devemos forçar numa boa qualidade de ensino para nossos alunos e tentar alcançar o máximo de alunos possíveis,pois tem aqueles que os pais ñ tem condições mínimas para tirarem cópias ou até menos com internet em casa ou nos celulares. Então vamos nos empenhar para que os alunos possam ter umaeducação de boa qualidade, sei que conseguiremos .
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Adriana das Neves Vale
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Avaliação Ações Período Pós Quarentena

Dom maio 24, 2020 1:39 pm
Adriana das Neves Vale professora da EJA - Escola Theodolina Falcão Macedo - Ciências e Escola Frei Heitor Maria Turrini - Química e Biologia
Acredito que deveremos pensar na avaliação qualitativa em todo processo avaliativo e quarentena. A carga horária e calendário são temas que dependem de quando vai acabar a quarentena. Antes de pensar isso, precisamos planejar a volta às aulas, pensar uma sequência de ações a fim de que os alunos consigam repor não só carga horária, para cumprir uma formalidade, mas, principalmente, ter garantida a aprendizagem. Não é a mesma coisa que voltar de férias. Esses alunos ficaram isolados em casa com uma série de problemas, como a violência doméstica, ou ainda perderam parentes para a pandemia. Será preciso fazer um nivelamento, para saber em que ponto está cada aluno. Acredito que uma estratégia eficiente seria separar os alunos por classes de desempenho e criar uma intervenção distinta para cada nível de aprendizagem.
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Adriana das Neves Vale
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Avaliação Qualitativa

Dom maio 24, 2020 1:47 pm
Adriana das Neves Vale professora da EJA na Escola Theodolina Falcão Macedo - Ciências e Escola Frei Heitor Maria Turrini-Química e Biologia
Acredito para que ocorra avaliação qualitativa om o ensino online durante o período de quarentena, o professor precisa se reinventar. Aulas expositivas podem ser dadas em vídeo, podemos gravar explicações e replicar nas escolas. Caberá ao professor de cada turma algo muito além disso: desenhar as trilhas de formação de cada estudante, ensinar a refletir, provocar o pensamento crítico, avaliar os resultados. Na nova educação, o professor é um arquiteto cognitivo e um dinamizador da inteligência coletiva.
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Adriana das Neves Vale
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty ENSINO- EAD

Dom maio 24, 2020 1:55 pm

Adriana das Neves Vale Escola Theodolina Falcão Macedo e Frei Heitor Maria Turrini
Observamos que a experiência de 2020 será um marco decisivo na educação. Acreditamos que as políticas públicas em nosso estado estão avançando no que se refere ao ensino online, nas mais diversas frentes para que ele se torne acessível a todos. Isso envolve múltiplos aspectos: viabilizar o acesso a computadores e internet, capacitar professores e famílias, desenvolver materiais adequados, ensinar a estudar a distância, formatar mecanismos de controle, monitoramento e avaliação.
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48454605215
Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Avaliação qualitativa

Dom maio 24, 2020 6:14 pm
Meu nome é Sandra Virginia Vasconcellos e leciono na Escola Paulo Freire, em uma turma da Eja 1...e vejo a avaliação qualitativa importantíssima no processo de ensino-aprendizagem, ainda mais nesse período de pandemia e após tudo isso acabar...Como diz Luckesi: "...Na maioria dos casos, o que se leva em consideração para a avaliação de “apto” e “não apto” são apenas resultados de testes e provas realizados em determinado momento, para medir o grau em que os conteúdos foram adquiridos pelo aluno. A média, então, é realizada a partir da quantidade e não da qualidade, não garantindo o mínimo de conhecimento. Essa prática torna a avaliação nas mãos do professor um instrumento disciplinador de condutas sociais, utilizando-a como controle e critério para aprovação dos alunos, buscando controlar e disciplinar, retirando deles espontaneidade, criticidade e criatividade, transformando-os em “cordeiros” de um sistema autoritário e antipedagógico..."
Então dentro desse contexto, somos levados a pensar e repensar o sistema avaliativo, de forma a orientar nossos alunos e fazer com que compreendam que são parte importante do processo, são sujeitos de suas aprendizagens...e ao avaliá-los, náo deve ser levado em consideração, apenas, uma nota ou conceito resultante de uma prova ou teste, mas o que foi realizado pelo aluno em todo o processo de ensino- aprendizagem, seus avanços, interesses e questionamentos de forma contínua, cumulativa e sistemática.
É o avaliar para avançar e também para rever o que precisa ser mudado. É mostrar ao aluno que ele tem poder sobre o que estuda, sobre seu conhecimento...e não apenas o professor...o professor é o mediador nesse processo, em que precisa estar, também, se autoavaliando, assim como o próprio aluno.
Nessas aulas não presenciais, precisamos ter um olhar crítico e, também, sensível, tanto para o momento em que estamos vivendo, como para atingir nossos alunos, buscando atender a todos, realizando as atividades com eles, pelos meios que for melhor o acesso e mantendo um contato contínuo para saber se estão aprendendo e como estão aprendendo, mudando, para isso, a metologia, sempre que se fizer necessário...avaliando-os, nesse processo, e nos avaliando também.
E, para finalizar, como foi muito bem colocado no texto da LDB, neste módulo III, : "...podemos dizer que a avaliação contínua e acumulativa não tem como objetivo classificar ou selecionar. Fundamenta-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais; fundamenta-se em aprendizagens significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quanto for preciso para que se continue a aprender..."
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Mirian Souza de Oliveira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Avaliação

Dom maio 24, 2020 7:38 pm
Mirian Souza de Oliveira Lopes, Coordenadora de Ensino na Escola Rural Flávia Barros Pimentel
A avaliação deve estar presente desde o momento do planejamento, no modelo presencial, o professor deve observar o andamento de uma atividade ou de um projeto no decorrer dele. É importante observar o que os alunos não entenderam, fazendo anotações individuais que permitam que o professor e o aluno tenham dados para constantemente compreender como as aprendizagens estão acontecendo e, se necessário, realizar ajustes. Essa interação permitirá que o professor tenha dados para assim avaliar o seu aluno.
Já para avaliar os alunos diante deste novo cenário onde os mesmo estão em casa, o desafio é bem maior. É importante saber se os alunos estão interessados pelas atividades, se os contéudos são interessantes e se as tarefas são desafiadoras. Para os alunos que estão recebendo os conteúdos pela internet, o professor pode avaliar por meio de vídeos enviados, no qual obedecem os critérios estabelecidos para a atividade proposta, por exemplo. Já para os alunos que estão recebendo as atividades impressas como é o caso de muitas escolas rurais, o professor só poderá fazer uma avaliação da aprendizagem, coma presença do aluno, onde poderá fazer uma retomada de conteúdos, fazer uma observação individual , tudo isto de acordo com os objetivos previstos na elaboração das atividades, se foram alcançados ou não.
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Rosineide M. Soares Alves
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty A importância da avaliação qualitativa

Dom maio 24, 2020 9:42 pm
ROSINEIDE MARIA SOARES ALVES, ESCOLA CLARISSE FECURY  (PROFESSORA)

A avaliação qualitativa serve para promover os avanços para aqueles já sabem e os que ainda precisa aprender, fazendo uma junção das
competências e habilidades dos alunos tornando a avaliação mais significativas aos professores e educandos.
Nesse momento atual esse tipo de avaliação é extremamente relevante deve estar presente´nas aulas virtuais através  das videos aulas,  áudios, conversas, escritas em grupos nos momentos das atividades propostas, onde devemos valorizar cada detalhe ou momento, observando os avanços e aprendizado de cada aluno. A  avaliação
qualitativa  nesse momento devera´ ir além do  aspecto quantitativo pois todos os registros serão de grande valia para que o professor faça suas intervenções necessária mediante seus acompanhamentos para que os alunos possam avançar  cada vez mais.
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Jocilene M. C. Ozorio
Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty AVALIAÇÃO EaD III

Seg maio 25, 2020 9:17 am

Olá, sou Jocilene Maria da Costa Ozorio, gestora da Escola Rosaura Mourão da Rocha, Tarauacá, Se sabe que a avaliação quantitativa só visa nota do aluno, se se preocupar se ele realmente aprendeu ou só decorou e conseguiu alcançar a nota. Já na avaliação qualitativa o professor avalia tudo no dia a dia dos alunos, as atividades, os trabalhos, o comportamento, o conhecimento que ele traz, ou seja, é um processo de ensino e aprendizagem que deve ser continuo e cumulativo prevalecendo sempre o qualitativo sobre o quantitativo.

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Marleide da Silva Martins
Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Avaliação Qualitativa

Seg maio 25, 2020 9:29 am
Marleide da Silva Martins
Escola de Ensino Fundamental ll Plácido de Castro de Tarauacá -AC
Coordenadora Pedagógica

A própria legislação educacional brasileira, desde a Lei de Diretrizes e Bases, aponta para a necessidade de uma “avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais” (Lei 9394/96, art. 24, inc. V, alínea a).    
Nesta avaliação, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. É necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato.
Nesse atual contexto em que estamos vivenciando com essa pandemia, podemos encontrar facilidades por parte de alguns profissionais e dificuldades por outros. Não é difícil perceber por que a avaliação qualitativa é tão negligenciada, ela é bem mais complexa e exige um comprometimento muito maior dos sujeitos que as avaliações quantitativas tradicionais. Mais que atribuir uma nota, ela visa desenvolver conhecimentos, competências e habilidades de forma consistente e respeitando o tempo e o processo de cada indivíduo, além de trabalhar valores como responsabilidade e autonomia. No entanto, ainda que mais difícil, torna-se cada vez mais necessária no atual estado de desenvolvimento da nossa sociedade, e acredito eu que estamos em esforço coletivo para que essas aulas online obtenham o sucesso esperado e que nossos alunos adquiram os conhecimentos necessários para seu desenvolvimento. E que nos profissionais estejamos cada vez mais abertos e inseridos para aprender e utilizar esse processo.
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Obadias Mendonça
Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Avaliação Contínua e Cumulativa

Seg maio 25, 2020 11:33 am
Sou Obadias Mendonça, Professor do 5* ano 'A' e 5* ano 'B',da escola Diva Pereira de Sousa em Senador Guiomard, neste ano de 2020.
Como o próprio tema já explica, trata-se de avaliar os alunos de forma quantitativa e qualitativa. Sempre lembrando que a que prevalece é a forma qualitativa. Nessa fase em que estamos, no ambiente virtual o desafio de se avaliar qualitativamente é bem maior. Levar o aluno a se interessar e interagir nesse momento é o ponto principal.
Por mais que nos esforcemos para enviar bastantes trabalhos, vídeos, mensagens não será o ideal, não será da forma da sala de aula. Por isso, vale repetir que ainda mais vai se valer a qualidade do material selecionado pelo professor e maneira didática que será usada pra passar esse material.
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Maria Sousa
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Data de inscrição : 13/05/2020
Idade : 39
Localização : Feijó

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 25, 2020 12:50 pm
Boa tarde, sou Maria Sousa professora da escola Raimundo Augusto de Araújo  em Feijó.
É notório que a avaliação qualitativa busca  ampliar conhecimentos, competências e habilidades de maneira coerente e respeitando o tempo e o processo de cada aluno, além de trabalhar valores como responsabilidade e autonomia. Neste período de pandemia e distanciamento social que estamos vivendo e consequentemente trabalhando com atividades a distancia com os alunos nos propusemos a trabalhar com a avaliação qualitativa, portanto devemos considerar todas as respostas do aluno até  mesmo os equívocos  deverão ser levados em conta por que os mesmos indicam como o educando está relacionando os conhecimentos que possui com os novos que vão sendo adquiridos, permitindo a identificação dos conhecimentos que já estão consolidados e servem de base para o retorno das aulas presenciais, que posteriormente estarei  fazendo uma revisão dos conteúdos e sanando possíveis dúvidas dos alunos.
Deste modo, uma avaliação do tipo qualitativa, todas as respostas do estudante, certas ou erradas, indicam o caminho percorrido e oferecem um prognóstico dos próximos passos.
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é apenas uma nota ou conceito resultante de atividades avaliativas  realizadas, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática.  Vale ressaltar que esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
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CAISLA LIMA
Convidado

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Seg maio 25, 2020 2:42 pm
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Avaliação é sempre um tema espinhoso para os profissionais da educação e sua reflexão mais aprofundada é constantemente deixada de lado. Acostumada a medidores meramente quantitativos, a educação brasileira pouco ou nada se volta para a análise do percurso do aluno e identificação de suas reais dificuldades e potencialidades.
diante no real cenario, fez-se necessário novas formas de o ensino chegar ate o aluno. utilizando-se de ferramentas como: videoaulas, atividades online, pesquisas e etc. .
faz se necessário, assim que tudo voltar ao normal não abrirmos mãos desse tipo de avaliação. As avaliações qualitativas, centram-se em todo o processo de ensino-aprendizagem, e requerem um diagnóstico desse processo
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Marcio Bernardino e Silva
Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Avaliação Qualitativa

Seg maio 25, 2020 3:18 pm
Olá, boa tarde, Sou professor Marcio Bernardino e Silva, trabalho na escola estadual de ensino fundamental e médio MANOEL BARROS  no município de Plácido de Castro, atualmente estou exercendo a função de Gestor Escolar. A avaliação escolar, como prevê  a LDB preza por realizar a avaliação de forma continua, ou seja, o aluno estará sendo avaliado em todos os momentos em que estiver produzindo, sempre dando mais ênfase aos aspectos de qualidade do que se produz para que dessa forma se consiga fazer com que ele aprenda de verdade, e isso fica nítido quando o aluno é avaliado ao longo de todo o seu percurso escolar. Vejo isso como sendo a forma mais justa de realizar a avaliação escolar. Trazendo para a nossa realidade do que estamos vivendo hoje, onde esse vírus tem mudado a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, nunca foi tão importante avaliar o trabalho educativo do que nos últimos dois meses, pois com o isolamento social os docentes tiveram que se reinventar para transmitir conhecimento e de certa forma realizar um monitoramento das atividades, das produções feitas pelos alunos, sabemos que avaliar nesse momento se torna mais difícil, porem necessário e isso vem acontecendo dentro do ambiente escolar, nossos professores estão empenhados em acompanhar nossos alunos e tendo a preocupação de valorizar suas produções, não somente se produziram, mais como realizaram tal produção.
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Derlandia Coriolano
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 10 Empty Avaliação

Seg maio 25, 2020 7:14 pm
A avaliação na escola seja ela qual for, o professor deve interpretar a avaliação  não para saber o que o aluno sabe, mas para pensar  nas estratégias  pedagógicas que   ele deverá utilizar  com esses alunos. Ou seja, uma análise quantitativa, uma avaliação não de produto, mas do processo, que se da constantemente através de cadernos, observações  do dia a dia  e registros.
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