Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+236
Danielle Santiago
Valmira Souza Lucena
Saulo Albuquerque
Fátima Sena
Agna Roberta Sabino Araúj
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
MARIA JOCILENE
luis gustavo de almeida
Cristiane Damian
Sâmia Gonçalves da Silva
49554530234
Rosineide
Nairis da Silva Chaves
Wladimir Melo Rebouças
Naiara Pinheiro
Pedro Henrique
sebastiana.leandra
Dyonnatan
Maurício Fontinele
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
NÁDIA PAPI DA SILVA MOTA
Alexandre Castro
EDIS CARLOS NASCIMENTO
Rosimeire Rodrigues
Lucineia Mota Mesquita
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
Mauricleia Belo Nobre
CARLA NERY
LILIA DANIELE
Maria Débora de Oliveira
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Luciana Rosales
Janaina
Francisca Carvalho do Reg
Anderson Parada
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Kevin Klina Araújo Mota
Natália Ferreira
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
Cristiane Henrique
JEANE FERREIRA
Márcia Fittipaldy
alinesotero@uol.com.br
leandro da silva melo
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
Eurico Paz
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Jair Fiesca Júnior
Marta Neves Bezerra
Cremilda
Valter Costa
Camila Monteiro
Edineia Nogueira Pinto
ANTONIO MARQUES DO VALE
Rosileuda
Francisco Edison
Lucimeire Barbosa Rocha
Raildo da Silva Araujo
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Samila Calixto
Sandra Santos Silva
01796226254
DENES LUIZ
Juliana Batista de Lima
Taliane
Edinar Gomes de Moura
Giuliany
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
rosinete l. de campos
Vinícius Martins
Dheymeson Mesquita Souza
Gercineide
Rayalle Lima
Daniel jinkings de melo
greicyane vinente soares
LEILA TAVARES
Marilene Oliveira Santos
Gedileia Gregório
Gracilene
Cleide Olímpio de Morais
Francisca Raydinelli
Jose Marcelo Fortunato
Elisandra Vieira da Silva
Francineia Melo da Silva
Rozany Rocha pereira
NazileneSilva Brasil Barr
Géssica
Lela Tatiane Franke Nery
Danilo de Souza
Enison Martins Alcides
Ana Raquel Silva Souza
Carlos Simão
Naiara Silva e Silva
Leidisseia
Francisca Iris
JANETE COSTA SUTIL DA SIL
marcelotk
Vanessa Santos
Francisco de Jesus Alves
jose francisco
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Jecila dos Santos Monteir
699.606.902-53
Marta Wanderley
Adriana Luiza Schneberger
Daiane Martins
MARCOS ARAUJO MARTINS
Maria Moura
José césio medeiros
Maria Francineide
Marcio Bernardino e Silva
Maria Sousa
Obadias Mendonça
Marleide da Silva Martins
Jocilene M. C. Ozorio
48454605215
Moisés Silva de Paula
Nilda Conrado
Greicesilva
Ana Maria
RUTE CAMILO
francisco rodrigo
Fátima Portela
Aldemisia Menezes de Alen
ROSINEIA DIAS LIMA
José Eduardo Silva
Eulaila Maria H. Nunes
Joelion Lopes
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Helileis Marinho
Bruna Lalinny Magalhães d
Lucilene de Farias
Valderlandia A Aquino
ELIZETE FONTINELE
Maria Rosinéia Gomes da S
maria das dores lima beze
Maria Silvana Alberto Gom
Cleitiane R. Rodrigues
Mª Sirleide N Barbosa
José Francisco da Silva
Joselene Ribeira da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
ROSANGELA DO NASCIMENTO
Ivone Santiago de OLiveir
Maria Elenir Lima Rodrigu
Arlene Barreto
Ana Maria Dias da Silva B
Arielly
José Wagner
ISABELA MACIEL GARCIAS
Mayra Nogueira
Reno Lacerda Mendes
IVANETE ROCHA DA SILVA
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
mariaroseligomesdasilva@g
Ana Paula Lima da Silva
EDINAR ALVES
francicley de melo
Brasilina Feitoza
Séfora Paula de L.holanda
dianny.fernandes
Ana Cleide da Silva Lima
Jeane Reis
Lenires
Verônica Diniz
Rosimeire
Marcio Rodrigo
DEVANILDE
Jordana Costa
Lindalva Moreira
Antonia Xavier
Marcivânia Tim da Silva
Francilene.albuquerque
valdelina_muniz@hotmail.c
LUCIENE CRISTINA
Rosangela R de Oliveira
Francisco Lopes
Neusa Rego
Neiva Nara
keyla galvão
Leide Niria de S Cordeiro
Laura Luanna Abreu
Laide Vitor
Valdernilson de L. Gomes
Andressa Queiroz da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Aucilene Cavalcante da Si
Neuza Sales
CELMA NERY
Maria do Socorro B. Matos
Maria Auxiliadora
Mirnes S O L
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Taina Clavia Lima do Nasc
socorrosf73@yahoo.com.br
Gleyson Farias da Silva A
Francicleia da Rocha
Jayne de Souza Silva
Noely Castro
MAICON BARROSO
Hígila
Cleicimara Santos Neves C
shirley maria da silva sa
Christyne Diogenes
Maria de Lourdes Maciel
dernice.souza@hotmail.com
ITAAN.OLEGARIO
Ana Lúcia Vieira Sales
Érica Rocha
Regiane Estevam
Nayana Rayelly
Cliciane
rarismar
240 participantes
Ir para baixo
avatar
Maria Elenir Lima Rodrigu
Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Avaliação qualitativa

Sex maio 22, 2020 3:19 pm
Maria Elenir Lima Rodrigues Farias - Assessora Pedagógica do NEMTI

Como se sabe, a avaliação escolar está presente no cotiano de estudantes e professores. Isso ocorre quando o professor observa, registra e analisa, por exemplo, a participação, o interesse e o desempenho dos mesmos nas atividades propostas cotidianamente.
A esse processo de avaliar diariamente os estudantes, sem a finalidade de apenas mensurar o que aprenderam, damos o nome de avaliação qualitativa. Isso porque, mais que medir, ela visa propiciar momentos de reflexão e aprofundamento sobre a aprendizagem dos mesmos, o desempenho profissional do professor e a qualidade de ensino oferecida pela escola.
Nada impede, portanto, que esses registros avaliativos se transformem em notas, porém o foco é o acompanhamento do percurso de aprendizagem dos estudantes, a qualidade do ensino oferecida pelos professores e, em consequência, pela escola. Por isso, justifica-se a importância de acompanhar o seu percurso, suas dificuldades, seus avanços e potencialidades, como norte para o (re)planejamento dos professores em relação às suas aulas.
É, pois, através dos registros diários, de toda ação que permeia o processo ensino-aprendizagem, que a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com "prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais” (Lei 9394/96, art. 24, inc. V, alínea a) irá se efetivar no âmbito sala de aula.
Nesse contexto, está entre os instrumentos essenciais para a garantia de uma avaliação qualitativa: o portfólio de cada estudante (onde ele expõe o que sabe sobre o assunto, o que precisa aprender, o que de fato aprendeu e em que precisa se aprofundar); a realização de atividades que envolvam observação, análise e sintese e que retomem aquilo que o estudante ainda não aprendeu; fóruns; gincanas educativas; debates; resumos; etc.
avatar
zenaidecarvalho236@gmail.
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Módulo III

Sex maio 22, 2020 3:23 pm
Sou Zenaide Carvalho Tavares trabalho na Escola Leonice Fernandes de Almeida Bregence no Km 23 sentido Sena Rio Branco para uma avaliação qualitativa é necessário que os alunos questionem sobre, ensino aprendizagem e identifiquem os conhecimentos construído e suas dificuldades.O objetivo do aluno não é receber determinada nota,mas aprender de fato. Em uma avaliação qualitativa,todas as respostas do educando,certas ou erradas,indicam o caminho a ser percorrido. A avaliação deve ser um processo de interação, que visa fazer do indivíduo um ser melhor, precisa levar a uma ação transformadora com sentido de formação social,o processo de avaliação deve ter um olhar mais atento,por nós professores pois não estamos diretamente com os nossos alunos, então devemos ter todo cuidado para não desvalorizar nossos alunos.
avatar
Ivone Santiago de OLiveir
Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Avaliação

Sex maio 22, 2020 3:32 pm
Sou  Ivone Santiago de Oliveira, professora de Língua Portuguesa,  leciono na escola Dr: Carlos Vasconcelos  e acredito que para avaliar os alunos qualitativamente, temos que acompanhar e valorizar o passo a passo do aluno no seu cotidiano, observar sua evolução diariamente para que a partir  dessa observação, possa dar-lhe uma nota justa, porque como trabalhamos com diversos alunos,  temos que entender que os mesmos têm formas diferentes de assimilar o conteúdo. Nós educadores temos que levar em consideração também as dificuldades de acesso ao ensino, pois nesse período de pandemia temos visto mais claramente essa diferença, pois alguns têm acesso facilitado e outro nem tanto, mesmo assim percebemos o esforço que esses   alunos fazem para fazer as atividades proposta pelos professores.
avatar
ROSANGELA DO NASCIMENTO
Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Avaliação Qualitativa

Sex maio 22, 2020 3:35 pm
Olá! Sou Rosângela do Nascimento Costa, atual coordenadora de ensino da escola Maurício Mappes.

Ao falarmos de avalição, logo associasse a esta prática termos que nos foram instruídos desde cedo como notas, diagnósticos, controle, classificações ,seleções, continuidade , retenção, medos e tantos outros elementos pré-estabelecidos neste termo. Mesmo com a evolução sabemos que muitos docentes permanecem com essa concepção sobre avaliação ,por isso a necessidade de mudarmos essa concepção.
O que tem que prevalecer é a avaliação qualitativa, pois o que é levado em conta não é somente notas e conceitos, mas a consideração do processo ensino-aprendizagem de forma contínua ,cumulativa e sistemática.
avatar
Ivone Santiago de OLiveir
Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex maio 22, 2020 3:37 pm
Sou Ivone Santiago de Oliveira e leciono na escola Dr: Carlos Vasconcelos e para avaliar os alunos qualitativamente e ser justa com os mesmos, temos que instigar os alunos a participarem das aulas,
tirando dúvidas ou questionando algo quando os mesmos se sentirem prejudicados, pois é a partir dessa observação que iremos perceber se os alunos apreenderam ou não o conteúdo estudado.
avatar
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Sex maio 22, 2020 3:39 pm
Maria das Graças da Silva Melo, trabalho como docente na Escola Instituto São José de Tarauacá em uma turma de 2° ano.
A avaliação qualitativa se preocupa mais com os aspectos de aprendizagem. As observações e registros são bastante favoráveis nesse processo de avaliação, pois permitem a realização de apontamentos de acordo com a direção que o aluno está seguindo, sendo que podemos recorrer a esses registros sempre que for necessário e utilizá-los em benefício do aluno.
Nesse período emergencial de Covid19, podemos estar utilizando outros tipos de registros como vídeos, áudios, fotos, fichas, relatórios e tudo que for pertinente para o acompanhamento do aluno de maneira significativa.
Todos esses recursos permitem construir um material de avaliação muito valioso, permitindo também que os pais possam acompanhar e ter acesso a tudo que a criança desenvolveu nas aulas on-line.
Portanto, devemos adotar métodos atualizados que podem ser utilizados para melhorar com eficiência os resultados na aprendizagem de nossos alunos.
avatar
fatimasilvaaoquadrado@hot
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Mensagem de texto

Sex maio 22, 2020 4:20 pm
Maria de Fátima da Silva e Silva, professora de história do 8° ano e Ensino Médio na Escola Maria de Nazaré Santiago município de Cruzeiro do Sul.
É de conhecimento de todos que avaliação realizada no processo de ensino e aprendizagem, e realizada de forma continua e comulativa onde tem como objetivo diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno. Percebe- se que longo do tempo a LDB vem avançando, mais ainda falta muito para chegar no ideal melhor pois alguns professores ainda utizar os métodos tradicionais para avaliar os alunos com isso torna o aluno refém de sua nota, e isso não é avaliar, pois se sabe nota não mede a capacidade de conhecimento de aluno. A Avaliação não deve priorizar apenas o resultado ,mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar os conhecimentos construído e as dificuldades de forma dialógica.
avatar
Elineide Barros de Moura
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Avaliação qualitativa

Sex maio 22, 2020 4:23 pm
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino‐aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática.
Escola: Elias Mansour Simão Filho
avatar
Maria de Fátima da Silva
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex maio 22, 2020 4:34 pm
Olá sou a professora Fátima Silva , trabalho na escola Maria de Nazaré Santiago localizada na zona rural de Cruzeiro do Sul-AC.
Avaliação são técnicas que resulta de um companhamento diário das atividades realizadas.
A avaliação faz parte do cotidiano vivenciado em grupo, sendo assim, incorporado a pratica do professor, verificando e valorizando todas as conquistas das crianças.
Em relação a esse período emergencial por conta do Covid-19, esse processo de avaliação deve ter um olhar ainda mais atento,tanto para nós professores quantos para os nossos alunos.devemos ter um cuidado especial.
avatar
Joselene Ribeira da Silva
Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty A importância da avaliação qualitativa

Sex maio 22, 2020 4:53 pm
Joselene Ribeira da silva
Escola: Flávia Barros Pimentel
Função: Professora do Ensino Fundamental ( 3º ano )

Falar ou discutir sobre a avaliação contínua na prática pedagógica parece muito óbvio para alguns profissionais, porém é um tema ainda de bastantes reflexões; Pois de acordo com a LDB, a avaliação deverá ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, para que assim possamos ter uma avaliação baseada na equidade. No entanto é possível perceber que de forma minoritária, mas ainda existe a prática onde a ênfase é dada a provas, testes e formas diversas de exames de averiguação do rendimento quantitativo dos alunos e não propriamente á avaliação da aprendizagem, numa concepção dialética, onde a avaliação se configura como uma análise qualitativa dos encaminhamentos pedagógicos do professor e consequentemente do desenvolvimento do aluno.
A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica.
Devemos nos conscientizar que aspectos não são notas, mas sim, registros de acompanhamentos do caminhar e progresso do aluno.
O educando, sendo bem orientado, saberá dizer quais são seus pontos fortes, o que construiu na sua aprendizagem o que ainda precisa construir e precisa melhorar.
avatar
Sebastiana Souza de lima
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Avaliação qualitativa

Sex maio 22, 2020 5:04 pm
Meu nome é Sebastiana Souza, trabalho na escola Estadual Franklin Roosevelt no município de Plácido de Castro- ac.
Como vimos a própria Legislação brasileira defende  e ampara a avaliação qualitativa. Considero de suma importância pois é necessário que todos sejam envolvidos neste processo, professor, aluno, família e escola. O objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato.
Neste momento de covid-19 estamos aprendendo juntos, construindo novos saberes , é desafiador mas faz parte nos ajuda a refletir sobre a própria prática pedagógica e buscar novos caminhos para aprendizagem.
avatar
José Francisco da Silva
Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Relatos e discussões relacionados a avaliação contínua

Sex maio 22, 2020 5:16 pm
José Francisco da Silva
Escola: Flávia Barros Pimentel
Função: professor do Ensino Fundamental II ( Ciências Biológicas e Matemática ).


A avaliação qualitativa é de grande importância no cotidiano da escola, em razão de está focada em todo o processo, enquanto a avaliação quantitativa procura-se apenas atribuir uma nota após a realização de um método avaliativo, decorrendo daí vários testes, exames, entre outros instrumentos que permitem a medição da capacidade de naquele momento responder conforme o esperado e atingir determinada nota, conceito e classificação. Por outro lado, a avaliação qualitativa centraliza-se em todo o processo de ensino-aprendizagem e requer um diagnóstico do referido processo, pois se baseia em um paradigma crítico e visa a melhoria da qualidade da educação .Tem como ênfase é no processo .Ela reflete um ensino que busca a construção do conhecimento.
avatar
JOSÉ PEREIRA PASSOS
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty A IMPORTANCIA DA AVALIAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Sex maio 22, 2020 5:19 pm
SOU JOSÉ PEREIRA PASSOS JUNIOR, PROFESSOR DA ESCOLA IMACULADA CONCEIÇÃO,
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem, é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular . A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica. O erro, passa a ser considerado como pista que indica como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que vão sendo adquiridos, admitindo uma melhor compreensão dos conhecimentos solidificados, interação necessária em um processo de construção e de reconstrução. Rever o ponto de vista de avaliação é rever certamente as concepções de ensino aprendizagem, de educação e de escola , apoiado em princípios e valores comprometidos com a instituição de aluno cidadão. Quando isso for colocado em prática a avaliação será vista como função diagnóstica, dialógica e transformadora da realidade escolar.
avatar
ROSA MARIA DE SOUZA AGUIA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty A IMPORTANCIA DA AVALIAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Sex maio 22, 2020 5:24 pm
SOU ROSA MARIA DE SOUZA AGUIAR, PROFESSORA DA ESCOLA IMACULADA CONCEIÇÃO
Sabemos que a Avaliação é de suma importância para o Profissional de Educação acompanhar no dia-a-dia os alunos, tanto com provas, testes, trabalhos individuais ou em grupos, pesquisas, leituras individuais ou complementares, atividades na sala de aula e diagnósticos, mecânismos para os discentes serem avaliados para um bom aproveitamento da aprendizagem de todos. O que estou chamando de avaliação qualitativa aqui é uma resposta clara para desempenhos dos alunos. Tal tipo de avaliação pode ser facilitada quando os estudantes produzem, em vez de apenas darem respostas em testes ou provas. A avaliação quantitativa predomina porque tal prática é mais fácil tanto para os docentes com para os alunos. Avaliações qualitativas são mais exigentes para ambos os atores do processo de ensino-aprendizagem.
avatar
Mª Sirleide N Barbosa
Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Avaliação qualitativa

Sex maio 22, 2020 5:27 pm
Professora de LI, escola MNS - CZS
Ao pensarmos na essência do ensino e ainda o que propõe a LDB 9.394/96, em seu Art. 24. V, a avaliação qualitativa é muito importante, principalmente porque ela objetiva o sucesso do educando, que significa aprender com qualidade, estando menos preocupado em atribuir notas e números, que o classifiquem como aptos e não aptos para a próxima série, e desse modo,  o acompanhamento diário do docente junto ao aluno, sanando suas dúvidas, buscando novas estratégias para alcançar o que se propõe é de grande relevância e, o mais adequado, porém com a pandemia do covid – 19, surge algumas barreiras para atingir essa avaliação, principalmente porque na escola que eu trabalho, que é rural,  a maioria dos alunos não tem acesso a internet, impossibilitando o contato mais frequente entre professor e aluno sem poder ter um acompanhamento mais rápido e eficiente, tornando um ponto negativo para a avaliação de qualidade.
avatar
FRANCISCA ODEANE OLIVEIRA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty A IMPORTANCIA DA AVALIAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Sex maio 22, 2020 5:30 pm
SOU FRANCISCA ODEANE OLIVEIRA DO NASCIMENTO, PROFESSORA DA ESCOLA IMACULADA CONCEIÇÃO.
O objetivo principal da escola é a de proporcionar aos nossos alunos a construção e produção de conhecimento de qualidade. Para cumprir este papel, nossas escolas devem repensar as formas em que se edificam o processo educacional. Essas alterações e reestruturações não demandam necessariamente mais investimento financeiro (embora um financiamento maior para a educação fosse importante), porém exige uma mudança radical na forma como nos estabelecemos para apoiar os alunos na concretização da qualidade em sua experiência escolar. Nós enquanto educadores devemos levar em conta que estudar nos faz viajar, sonhar, pensar macro, ou seja, nos dar a alegria de conhecer coisas novas, de enxergar as questões por um lado que até então não víamos, de pensar mais com clareza, por que conseguimos pôr nossas idéias de forma mais ordenadas no papel.

avatar
MIRLA DIMAS DA SILVA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty A IMPORTANCIA DA AVALIAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Sex maio 22, 2020 5:35 pm
SOU MIRLA DIMAS DA SILVA BRAGA
Não é difícil perceber por que a avaliação qualitativa é tão negligenciada no contexto da educação brasileira, é ela bem mais complexa e exige um comprometimento muito maior dos sujeitos que as avaliações quantitativas tradicionais. Mais que atribuir uma nota, ela visa desenvolver conhecimentos, competências e habilidades de forma consistente e respeitando o tempo e o processo de cada indivíduo, além de trabalhar valores como responsabilidade e autonomia. No entanto, ainda que mais difícil, torna-se cada vez mais necessária no atual estado de desenvolvimento da nossa sociedade, quando mais que nunca nos é exigido engajamento, autocrítica e revisão das nossas próprias atitudes. Então, no decorrer do ano letivo devemos observar nossos alunos no processo de aprendizagem de forma contínua e qualitativa.
avatar
Cleitiane R. Rodrigues
Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty AVALIAÇÃO

Sex maio 22, 2020 5:37 pm
Sou Cleitiane, Professora da Escola Santa Rita.
As avaliações qualitativas não levam mais em conta apenas as avaliações ou conceitos obtidos como resultado de testes, mas as revisões contínuas, cumulativas e sistemáticas do ensino e da aprendizagem. Isso não se limita aos pontos de "qualidade" comumente usados ​​por muitas escolas, nem se concentra apenas nas características do comportamento do aluno. Esse tipo de avaliação exige que alunos e professores tenham posições de responsabilidade, independência e atitude crítica em relação ao próprio comportamento e conhecimento que devem ser obtidos. Para avaliações qualitativas eficazes, os participantes precisam questionar a relação de ensino e aprendizagem em que estão envolvidos e identificar o conhecimento que foi construído e suas dificuldades dialogicamente.
Durante a pandemia, nós, professores e funcionários da escola, mostramos que precisávamos de uma educação mais orientada para a tecnologia que nos transformasse em escolas híbridas para criar recursos adequados para ensinar nossos alunos em particular e on-line. Como escola, é um verdadeiro desafio se adaptar às necessidades, oferecer educação de alta qualidade e mantê-la dessa maneira.
avatar
MARIA FRANCISCA CLEMENTIN
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A DISTANCIA

Sex maio 22, 2020 5:50 pm
SOU MARIA FRANCISCA CLEMENTINO DA SILVA FAUSTINO ATUO COMO PROFESSORA NO QUINTO ANO NA ESCOLA IMACULADA CONCEIÇÃO
Nesse período de isolamento social temos que seguir firmes, insistir, persistir e não desistir é a nossa meta. Sempre refletindo o que fizemos e o que devemos fazer. Isto é avaliação, uma prática contínua e qualitativa. Onde o objetivo é a aprendizagem, uma conexão entre professor e aluno, visando qualidade e não quantidade. Nós enquanto educadores devemos levar em conta que estudar nos faz viajar, sonhar, pensar macro, ou seja, nos dar a alegria de conhecer coisas novas, de enxergar as questões por um lado que até então não víamos, de pensar mais com clareza, por que conseguimos pôr nossas idéias de forma mais ordenadas no papel.

avatar
MARIA IVANETE SOUSA ACHAD
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty A IMPORTANCIA DA AVALIAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Sex maio 22, 2020 6:01 pm
SOU MARIA IVANETE SOUSA MACHADO
Para Luckesi (1998), a maioria das escolas com o ensino regular infelizmente utiliza a avaliação como instrumento de classificação, como produto final e não um processo de aprendizagem, medindo a capacidade e mostrando se o aluno realmente aprendeu ou não o conteúdo proposto pelo professor por meio de uma nota; de qualquer forma, impossibilita o aluno de progredir ou desenvolver-se.Podemos dizer que o aluno pode ser avaliado não só quantitativamente mas principalmente qualitativamente, possibilitando os mesmos terem um bom resultado de aproveitamemto no processo de ensino e aprendizagem. Devemos motiva-los nossos alunos a estudar, a aprender coisas novas, a entender melhor o mundo e a vida. O desejo genuíno de estudar e aprender chama-se motivação.

avatar
Maria Silvana Alberto Gom
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Sou a professora Maria Silvana Alberto Gomes da Silva - Escola São Luiz Gonzaga _ Plácido de Castro.

Sex maio 22, 2020 6:12 pm
Sou a professora Maria Silvana Alberto Gomes da Silva. Escola São Luiz Gonzaga -Plácido de Castro. A avaliação qualitativa é de grande importância no processo de ensino, pois o acompanhamento diário do desempenho do aluno possibilita o professor auxiliá-lo proporcionando assim uma melhor desenvoltura no aprendizado do educando. Essa trota constate não tem sido fácil na realidade atual, pois nem sempre as atividades chegam até o aluno ou então o professor não tem retorno. As atividades não presenciais nem sempre chegam até aos alunos pelo mesmo canal, enquanto uns tem acesso a uma boa internet, celular, computado. Por outro lado tem os que estão recebendo o ensino através de apostilas, livros e não tem um acompanhamento em tempo real, muitas vezes chegam a compartilhar o celular com irmão ou outro familiar. Outro fator tocante é a participação da família, que nem todos tem responsáveis compromissados. Devido a esses obstáculos a avaliação qualitativa nesse momento não tem atingido sua meta. Logo, percebe-se que se todos os estudantes tivessem acesso a internet, aparelhos digitais para fins educacionais e todas as famílias tivessem o mesmo empenho no acompanhamento da ducação dos filhos a avaliação continua e o aprendizado seriam mais eficazes.
avatar
EDIVÂNIA MARIA DE SOUZA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A DISTANCIA

Sex maio 22, 2020 6:22 pm
EDIVÂNIA MARIA DE SOUZA MACEDO BASTOS
A avaliação na escola sempre foi objeto de discussão e inúmeros debates . Por um longo período a escola por métodos ainda tradicionais só utilizava a classificação dos alunos. Na atualidade vivenciamos a conscientização de oferecer ao aluno a avaliação qualitativa que realmente aborde todas as suas habilidades e se considere as atividades desenvolvidas como demonstração de sua aprendizagem.Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.

avatar
maria das dores lima beze
Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Avaliação qualitativa e Aprendizagem - Módulo III

Sex maio 22, 2020 6:26 pm
Sou a Professora Maria das Dores Lima Bezerra, de Sena Madureira-Ac,  Ministro a disciplina de Ciências na Escola Fontenelle.

Neste período de pandemia Covid-19, está sendo desafiado tanto para o professor, quanto para os discentes. Faz-se necessário que busquemos dentro dos recursos tecnológicos alternativas de aulas para  despertar no aluno interesse e seja  coerente com a realidade de cada turma. Acredito que a avaliação qualitativa fica cada vez mais evidente dentro do cenário educacional. A utilização de  ferramenta digitais como vídeo aulas está sendo bastante proveitosa neste período, percebo que os alunos estão aos poucos se adequando a metodologia que valoriza o crescimento dos mesmos diante dos conteúdos programados. . Em uma avaliação do tipo qualitativa, todas as propostas do estudante, certas ou erradas, indicam o caminho percorrido e oferecem um prognóstico dos próximos passos.
avatar
JEOSAFÁ GOMES BASTOS
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A DISTANCIA

Sex maio 22, 2020 6:30 pm
SOU JEOSAFÁ GOMES BASTOS, PROFESSOR DA ESCOLA IMACULADA CONCEIÇÃO,
De acordo com o que estudamos e fazemos na prática, observa-se que tudo precisa passar por
avaliações, no trabalho até mesma no cotidiano de nossas vidas. Em relação a como está acontecendo essa avaliação para nossos alunos é de extrema importância, pois com as aulas em EaD precisa de um olhar mais cuidadoso com o que iremos fazer essa verificação A qualidade ao meu ver é mais importante do que a quantidade, porque perceberemos como nossos Discentes estão, poderão executar às atividades através de vídeos, pesquisas, leituras, escritas, oralidade, assiduidade, participação e interatividade. A estratégia de avaliação qualitativa que o professor utiliza permite que o aluno produza, se posicionem, desenvolva a criatividade, resolva problemas e requer do professor um olhar que vá além do conteúdo. Neste período de pandemia os professores são orientados a avaliar as competências que estão sendo desenvolvidas pelos alunos
avatar
mariaroseligomesdasilva@g
Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty AVALIAR É UMA TAREFA COMPLEXA

Sex maio 22, 2020 6:42 pm
Boa noite sou a professora Maria Rosinéia Gomes da Silva e estou coordenadora de ensino da Escola Raimundo Augusto de Araújo – Feijó Acre.
A avaliação é indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Este processo mede a evolução de cada aluno e comprova ou não a efetividade da metodologia de ensino adotada pelo professor.
Neste período de pandemia, com a educação remota em massa, surge a oportunidade de repensar antigas práticas, e trabalhar efetivamente com a avaliação qualitativa, registrar todo o processo de aprendizagem dos estudantes, levando em conta as dificuldades, os interesses, participação, interação na resolução das atividades, entrega das atividades em dias, as descobertas. Ou seja, valorizar o que os estudantes sabem e sempre buscar expandir esse conhecimento verificando quais lacunas precisam ser preenchidas, e utilizar formas para o aluno demonstrar o que aprendeu. Sabemos que avaliar é uma tarefa complexa, mesmo estando fisicamente com os alunos, mas as dificuldades do momento fará com que busquemos descobrir novas formas de avaliar e principalmente de dar feedbacks.
Durante todo o processo devemos ser empáticos e afetivos, realizar o acolhimento, pois é interessante manter o vínculo em que haja comunidade de aprendizagem, em que o aluno que esteja com mais dificuldade, não seja esquecido. Trabalhar as diversas competências, pois muitos estão em casa compartilhando o celular com irmãos e pais, porque estão em casa, mas também estão trabalhando e convivendo.
Conteúdo patrocinado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 8 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos