Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+152
CARLA ARIELA LUZ
Amanda Alexandre
Anderson Parada
JOÃO CLÁUDIO
geiris lima de melo
valdelina_muniz@hotmail.c
Luciana Rosales
Pedro Mendes
Alice Bispo
d@niel
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Cleide
Jaqueline de Oliveira
leandro da silva melo
alinesotero@uol.com.br
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
ROMERITO FONTINELE DE SOU
REGIANNE
ANTONIO MARQUES DO VALE
Valter Costa
Vanessa Nogueira
Jose Marcelo Fortunato
Sandra Santos Silva
01796226254
Quesia Ferreira Silva Oli
Juliana Batista de Lima
68306466268
Emanoel Aparecido
Elayne Magalhães
Stefanny Carvalho
DENES LUIZ
rosinete l. de campos
Jair Fiesca Júnior
Vinícius Martins
Wladimir Melo Rebouças
Rayalle Lima
Joabe Freitas do Nascimen
Marilene Oliveira Santos
greicyane vinente soares
Luzineia Farias
Cleide Olímpio de Morais
ANA PAULA SILVA REIS
Francisca Raydinelli
cezarhildo
gleiciany Amorim Gomes
Mariane Viana Vasconcelos
Lela Tatiane Franke Nery
José Francisco da Silva
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Géssica
Gedileia Gregório
Maria Silvana Alberto Gom
Rosângela da Silva Melo
Izabel Correia
Thiago Sampaio
sant.angel
Adriana Luiza Schneberger
Maria Moura
José césio medeiros
Cremilda
Obadias Mendonça
jose francisco
Márcia Fittipaldy
Bruna Lalinny Magalhães d
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
ADRIANA SANTOS DA SILVA
Brasilina Feitoza
Rosileuda
Kátia Leão
Elizete
DEVANILDE
Jordana Costa
zildenir
rlima_araujo@hotmail.com
arnangomes
Francisco Lopes
Irleide de Souza Gondin
Neusa Rego
Clarisse Frank
Elzanira Nery Cardoso
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
Gleyson Farias da Silva A
Vanessa Santos
LEILA TAVARES
Joseane Mezerhane
Eulaila Maria H. Nunes
Adeguimar
Carlos Simão
Christyne Diogenes
Francicleia da Rocha
Nayana Rayelly
Dos Anjos
Cliciane
48454605215
Elvis Martins
DarcilaTais
Maria Francineide
Jose Arimateia Souza da C
Valdernilson de L. Gomes
Marta Neves Bezerra
Pedro Felipe
nusaboia
Kétila da Costa Castro
Rozany Rocha pereira
Judson Costa
IVANETE ROCHA DA SILVA
Leide Niria de S Cordeiro
Rogério
Mauricleia Belo Nobre
Cleyciane Bezerra de camp
dianny.fernandes
Maria Sousa
Elissandra queiroz
Sebastiana F V Gomes
Angela silva alves
Verônica Severino
Erico souza
Danilo de Souza
CLARICE BRAGA
keyla galvão
Maria Evanisia
Aucilene Cavalcante da Si
Clarice da Silva Lemos
MAICON BARROSO
Marcio Bernardino e Silva
NazileneSilva Brasil Barr
Rosimeire Rodrigues
GILEAIDE DA SILVA FEITOZA
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Fátima Portela
Helileis Marinho
Lenires
Nilda Conrado
Aldemisia Menezes de Alen
Elisete de assis matos Al
Samara Freitas
Rosangela R de Oliveira
marcelotk
Regilene Almeida
norma.maria
CARLOS CLEU
Sâmyk Farias
francicley de melo
VALÉRIA DA SILVA RABELO
Layla Carneiro
Reno Lacerda Mendes
altenor.junior
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Paula Freire
rarismar
156 participantes
Ir para baixo
avatar
Reno Lacerda Mendes
Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/05/2020
Idade : 33
Localização : Plácido de Castro Acre

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 05, 2020 1:47 pm
Ola ,sou Reno Lacerda Mendes, professor da Escola Franklin Roosevelt.Anos iniciais (5ano).De acordo com a citação, percebemos a importância na maneira de conduzir ,o saber .Professores e alunos devem ser parceiros no processo de formação do conhecimento.As indagações, experiências, reflexões das diferentes formas de aprendizagens devem sempre está alicerçadas ,no construtivismo ,diálogos e troca de saberes.Tendo o aluno como protagonista neste processo.
avatar
Semyramiss
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Resposta questão 1

Ter maio 05, 2020 2:31 pm
Semyramiss Cristhina da Silva Santos. Escola de Ensino Fundamental Padre Damiao. Professora de matemática. As formas de avaliar os alunos são várias. Dentre elas provas, comportamento,leitura, evolução do conhecimento, comportamento, frequência , caderno, participação . Entre outras.
avatar
Kelly Oliveira Machado
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Sou professora das escolas Neutel Maia e Diogo Feijó

Ter maio 05, 2020 3:44 pm
Pode-se entender a avaliação não como o fim, mas como o início do processo já que ela tem o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em que avaliar seria uma prática de investigação sobre conhecimento construído e as dificuldades dos alunos a serem superadas, para que o professor planeje suas ações diante do quadro apresentado.
Para Hoffmann, a reflexão do professor deve ter sempre um caráter dinâmico, já que ele precisa refletir sobre seus posicionamentos metodológicos. Para o autor o professor deve interpretar a prova para pensar nas estratégias pedagógicas que ele deverá adotar na interação com esse aluno.
avatar
celma.nery10@gmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Experiência com os alunos do AEE.

Ter maio 05, 2020 4:14 pm
Celma Maria Nery de Oliveira
E.E.F.M. Franklin Roosevelt
Coordenadora de Ensino
Cito aqui os alunos do AEE. Estes têm cada um uma limitação específica a escola reuniu o professor do AEE, todos os professores das demais áreas, os mediadores e cuidadores e a equipe gestora para fazer um estudo de causa a respeito de cada aluno, para assim toda a escola passar a conhecer seus desafios e levar em consideração durante todo o tempo em que esses alunos permanecerem na escola. Para ajuda-los no processo de ensino aprendizagem e na relação com os demais alunos. Assim a trajetória de cada um poderá ser de sucesso . Toda a escola ainda tem muito o que aprender mas, já é um passo significante.
avatar
Marcio Rodrigo M. Silva
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Avaliação de Aprendizagem

Ter maio 05, 2020 4:41 pm
Marcio Rodrigo Marques da Silva, professor na Escola Franklin Roosevelt.

Para avaliar o aluno de maneira adequada é necessário bem mais que dar notas, afinal a avaliação não consiste somente nesse aspecto. Deve-se levar em consideração alguns tipos de avaliação, por exemplo:
Diagnóstica - nesse momento é importante que o professor compreenda o processo de transição que o aluno está sofrendo e, junto com a coordenação, procurar meios mais eficazes que a avaliação diagnóstica enviada pelo núcleo, afinal, é necessário bem mais que uma prova para diagnosticar como está o aprendizado do aluno esse processo deve ser contínuo.
Formativa - Nesse processo o professor deve proporcionar aos alunos situações em que ele perceba que o estudante compreendeu o conteúdo e, com isso, (re)construiu conhecimentos.
Somativa - Tendo em vista que os números são o que mais preocupa a gestão, núcleo e secretarias, temos que atribuir notas aos trabalhos e atividades desenvolvidos em sala de aula e for dela, mais que dar nota, devemos levar em consideração todo o processo de produção antes de chegar ao produto final. É importante levar em consideração todo contexto social em que o aluno está inserido e se todos terão oportunidades de aprendizagens justas e igualitárias.
São necessárias várias reflexões sobre o processo de avaliação, dentre eles do próprio professor. Como professores temos que nos autoavaliar para saber se nossa prática está sendo justa, inclusiva e cumprindo seu papel.
Avaliar não é só "medir" conhecimentos, é mais que isso! Precisamos construir um perfil profissional de pesquisador, para acompanhar as diferentes tendências e entender os processos de mudança de perfil de alunado e as diferentes transformações na educação (política, histórica, social, etc).

Na escola, na atual gestão, a experiência que parece-me promissora é abertura ao diálogo, não há uma centralização e os professores são ouvidos. Não sabemos se isso continuaria porque não tivemos maiores experiências antes da pandemia. Porém, percebe-se nas aulas on-line que esse diálogo continua sendo mantido. Então, concluo que, para que haja uma avaliação justa para o aluno, a escola tem que dialogar de maneira constante e todos os envolvidos no processo educacional devem ser ouvidos, respeitados e incluidos.
avatar
norma.maria
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 05, 2020 4:42 pm
Olá professora Kelly Oliveira!

Esse é o caminho, avaliação é o início do processo, é através dela, da análise dos resultados, observando os avanços das aprendizagens ainda não construídas pelos alunos, que o professor pode planejar a intervenção necessária. Levando em consideração os “erros” que apontam aspectos importantes do processo investigativo, e é um desafio a ser superado. Avaliamos para conhecer os alunos e planejar ações diferenciadas em busca de resultados satisfatórios.


avatar
norma.maria
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 05, 2020 5:08 pm
Olá professor Marcio Márcio Rodrigo!

Isso mesmo professor! A avaliação vai além de mensurar notas para classificar o aluno e é necessário fazer uso de diferentes tipos de avaliação, como foi citado, pois cada uma tem um objetivo diferente, e ao mesmo tempo, se complementam. O envolvimento de todos, é fundamental para o sucesso na escola, e mesmo em momentos difíceis como o que estamos vivendo, estando bem consolidada, continuará fortalecida após a pandemia. Parabéns pela experiência!
avatar
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM

Ter maio 05, 2020 5:11 pm
Bom tarde, Caros Cursistas!
Como vocês estão?
Gostaria de agradecer aos que já participaram e dizer que podemos enriquecer mais ainda nosso fórum, interagindo com os colegas ao comentar suas postagens. Queremos ampliar a discussão e a interação entre os participantes. Esta é uma excelente oportunidade para troca de ideias e construção de novos saberes.
Aqui, vou ressaltar a importância da avaliação escolar, como instrumento imprescindível à tomada de decisões no campo educacional, como bem destacaram alguns colegas.
Bom estudo!

avatar
Layla Carneiro
Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Fórum Módulo 1

Ter maio 05, 2020 5:29 pm
Meu nome é Layla Carneiro Lima de Queiroz, sou professora de AEE na escola Santa Luzia e Professora de Inglês na escola Sete de Setembro em CZS. Para avaliar adequadamente nossos alunos é necessário observar e registrar tudo o que o aluno faz durante o processo de Ensino aprendizagem. Dessa forma, teremos todas as informações de que precisamos para verificar o que o aluno aprendeu e não aprendeu e assim direcionar o nosso trabalho para alcançar os objetivos almejados, ou seja,  a aprendizagem por parte do aluno das habilidades necessárias para cada série/ano.  Eu como professora regente, busco sempre avaliar tudo o que o meu aluno faz na sala de aula e nas atividades extra classe (participação, interesse, tarefas, disciplina, organização, caderno, trabalhos, avaliações escritas e orais).
avatar
franciscacatar@gmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Avaliação

Ter maio 05, 2020 6:09 pm
Francisca fausta catar
Escola Duque de Caxias
Professora
As situações de avaliação deve ocorrer em atividades contextualizada para que se possa observar a evolução destas criança .A observação e o principal instrumento que o educador tem para avaliar o processo de construção e do conhecimentos ele pode eta usando o portifólio que da certo.
avatar
Layla Carneiro
Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 05, 2020 6:14 pm
Olá colega Celma Maria Nery de Oliveira, considero essa uma grande iniciativa, reunir toda a equipe escolar pensando também nesse público que precisa de mais empatia e atenção por parte das escolas. Parabéns pela iniciativa. Eu também como professora de AEE venho sempre buscando essa interlocução com os professores regentes e demais funcionários da educação especial, pois sei da importância que essa parceria tem e da diferença que ela faz para os nossos alunos.
avatar
VALÉRIA DA SILVA RABELO
Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/05/2020
Idade : 36
Localização : PLÁCIDO DE CASTRO

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 05, 2020 6:32 pm
MÓDULO I
ESCOLA FRANKLIN ROOSEVELT
VALÉRIA DA SILVA RABELO
PROFESSORA
PLÁCIDO DE CASTRO





A avaliação escolar deve ser utilizada com o apoio de múltiplos instrumentos de coleta de informações, sempre de acordo com as características do plano de ensino, isto é, dos objetivos que se está buscando junto ao aluno. Assim, conforme o tipo de objetivo pode ser empregado trabalhos em grupos e individuais, provas orais e escritas, seminários, observação de cadernos,realização de exercícios em classe ou em casa e observação dos alunos em classe.


Última edição por VALÉRIA DA SILVA RABELO em Dom maio 31, 2020 9:45 pm, editado 1 vez(es)
avatar
francicley de melo
Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Avaliação Escolar

Ter maio 05, 2020 6:54 pm
Francicley de Melo Marques professor de Educação Física, Escola Franklin Roosevelt de Plácido de castro.

A melhor maneira de avaliar os alunos é através de métodos avaliativos capazes de identificar não só o rendimento do aluno, más também as abordagens educativas que estão sendo elaboradas. Na minha escola os grupos de estudo ajudam bastante nas trocas de experiência como por exemplo: aulas eficazes, práticas exitosas e metodologias ativas.

A reflexão sobre o contexto da avaliação no campo do desempenho escolar se faz necessário enxergar o aluno como individuo voltado para a cidadania, sendo essa a necessidade fundamental para uma prática educativa mais justa e igualitária.
avatar
Lucicleia Gomes muniz
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Professora de pedagogia. Escola Frei Heitor Maria Turrini e Ceja

Ter maio 05, 2020 7:09 pm
Quando se fala em avaliar, se pensa logo em um questionário com muitas questões que serão entregue ao educando e ele vai se virar sozinho, mas o caminho não é bem por aí, vai muito além . Para o educador a avaliação é fundamental não somente para que o educando passe de ano, mas para que se veja se ele está criando uma identidade , pois nossos alunos não são depósitos de conhecimentos, eles já tem muito e no decorrer do processo ensino aprendizagem a vários modos de avaliar, é nos ajuda a adaptar a aulas a realidade de cada classe , levando em consideração a comunidade , a idades dos alunos. No decorrer dessa avaliação o professor fica mais perto do aluno e é mais fácil para que ele adquira segurança para expor suas opiniões sem medo de ser repreendido.
avatar
Cleidimar Rosas Souza
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Avaliação Escolar

Ter maio 05, 2020 7:11 pm
A avaliação no ambiente escolar deve ser de forma continua e cumulativa. Mas para o educador fazer uma boa avaliação é importante conhecer a realidade de seu aluno. Então primeiro é fundamental que ele faça um diagnóstico inicial da sua turma, conhecendo as dificuldades e limitações de cada um,  como também perceber o que cada estudante traz em seu repertório cultural e social, ou seja, o que cada um pode oferecer tanto para  o seu desenvolvimento pessoal quanto para o desenvolvimento coletivo do grupo escolar. Logo após o professor perceber as dificuldades de seus alunos, trabalhar em cima dessas limitações, contribuindo para que o processo de aprendizagem ocorra. Ele é quem vai orientar a sua turma, agindo, interferindo e dando o subsídio necessário para os estudantes alcançarem o potencial ideal, como também, acompanhar todo esse processo de evolução, buscando sempre os meios mais adequados e os que estão dando certo, sempre revendo a sua prática dia a dia.
No final desse processo é importante rever se o professor conseguiu alcançar os seus objetivos, e se os alunos conseguiram se desenvolver em todos os seus aspectos cognitivos, físicos e intelectuais. Então é hora do educador fazer um auto avaliação da sua prática educativa, relatando as estratégias que deram certo, o que precisa melhorar e o que ele vai utilizar durante todo o seu trabalho escolar. Tendo como base sempre o aprendizado de sua turma.
avatar
Sâmyk Farias
Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/05/2020
Idade : 32

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Avaliar é um ato processual

Ter maio 05, 2020 8:12 pm
Olá,
Sou professor Sâmyk Farias, estou coordenador pedagógico da Escola Instituto Santa Juliana no município de Sena Madureira.

De acordo com as leituras dos materiais disponibilizados, reafirmamos que o ato de avaliar é um dos mecanismos mais "difíceis" do trabalho docente. A dificuldade reside no fato, de ser um trabalho meticuloso, que envolve múltiplos aspectos, mas, que é indispensável para a construção do conhecimento.
Sobre essa importância, Saraiva (2005) ressalta que "um sistema de ensino comprometido com o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos, encontra na avaliação, não um instrumento para aprovar ou reprovar e, sim, uma referência à análise de seus propósitos, permitindo-lhes buscar caminhos para que os alunos sejam bem-sucedidos na travessia da passarela da aprendizagem".

Portanto, que façamos essa reflexão, a ponto de redefinirmos o conceito que temos sobre o ato de avaliar, que extrapola o ato de mensurar nota, é um ato processual, onde os múltiplos cenários precisam ser avaliados e observados.
avatar
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM

Ter maio 05, 2020 8:25 pm
Boa noite!
Então, como podemos avaliar o aluno adequadamente?
Conforme HOFFMANN (2009), “avaliar envolve valor, e valor envolve pessoa. Avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem."
Vamos ver o que respondem os participantes deste fórum?
Segundo o Prof. Gomes, “é necessário que a avaliação esteja sintonizada com a finalidade do processo ensino e aprendizagem”.
A Prof.ª Regiane Estevam de Souza, diz “que devemos avaliar nossos alunos ao longo do desenvolvimento de uma proposta de atividade, para poder acompanhar a construção de seu conhecimento”.
A Prof.ª Maria Cecília Dantas nos traz um exemplo da prática avaliativa em sua escola, dos quais destaco: “registros diários das atividades realizadas, e fazemos devolutivas individualmente, orientando onde precisa melhorar”. Que bom, professora! De fato, o diálogo é muito importante à melhoria da aprendizagem.
Prof. Maria Oderlandia lembra-nos de que a “avaliação precisa acontecer de forma contínua mediante o envolvimento, participação e desenvolvimento do aluno desde o bom dia dado na porta da sala”. Excelente contribuição!
Prof.ª Arielly Sales diz que: “Devemos conhecer o ponto inicial dos educandos, a partir disto, deve-se ter um acompanhamento em relação aos seus conhecimentos”.
Prof. Evandro Paulo Rocha propõe atividades variadas, como: “atividade em sala de aula e para casa. Resolução no caderno e no quadro tanto pelo professor quanto pelo aluno”. Além disso, sugere, por parte dos educadores, uma reflexão sobre seus posicionamentos metodológicos”.
O prof. Itaan B. Olegário compartilha: “algumas ferramentas de avaliação se mostraram muito eficazes no processo de ensino aprendizagem, primeiramente a avaliação diagnóstica...”.
Sim. Muito pertinente, sua contribuição professor. Pois, sabe-se que a avaliação diagnóstica é essencialmente um caminho para o planejamento das estratégias que possibilitarão o processo de ensino e aprendizagem.
Para o Prof. Cleiverson de Queiroz Mel, “avaliar não é apenas emitir uma nota e quantificar os erros. É observar nesse processo, onde o professor pode fazer uma ponte para sanar as falhas dúvidas, falta de estímulo, etc.
Já o Prof. Isaias A. de Souza manifesta-se afirmando: “Não existe formula pronta para avaliar adequadamente o aluno, é um processo longo, de observação diária e contínua. Ressalta que “Avaliar não é nada fácil, porém, é importante que o professor se utilize de instrumentos diversos...Muitas vezes num mesmo tipo de instrumento é necessário fazer algumas adaptações para contemplar alguns alunos. O professor precisa conhecer as particularidades de seus alunos e fazer adequações sempre que houver necessidade. Nunca poderá ocorrer a padronização única de um instrumento avaliativo”.
Muito pontual sua colocação, professor!
Para a Prof. ELIANE HELENA”, é fundamental pensar na avaliação como diagnóstico para planejamento e qualidade de educação...feita diariamente, observando-se a autonomia dos alunos em realizar as tarefas, criatividade, confiança...de forma orientada e coerente com uma visão ampla da aprendizagem”.
A Prof. Amanda da Silva Menezes recomenda: “É assim que devemos proceder, enxergando os alunos como pessoas... Sempre criar oportunidades para os alunos se auto avaliarem, para assim desenvolverem a noção de responsabilidade e uma atitude crítica.
Para a Prof. CLARICE BRAGA “a principal função da avaliação escolar é oferecer informações, dados ao professor, a equipe escolar e o próprio sistema no aperfeiçoamento do ensino. ”
A sua observação, professora, é precisa. Porque esses dados possibilitam a escolha e a definição de estratégias de ensino capazes de garantir uma educação de qualidade!
Prof. Christian Moraes diz que: “... uma avaliação que contemple uma escola contemporânea, é incorporar uma avaliação de forma, diagnóstica, formativa, emancipadora, dialógica, mediadora, investigativa e significativa para o nosso aluno...”. Ao compartilhar sua experiência é categórico ao afirmar: “É necessário que nós professores possamos sempre buscar evoluir nossas estratégias de ensinar, usar as novas metodologias que são disponibilizados para a sala de aula, nos atualizarmos com as mudanças da realidade dos nossos alunos.
Realmente, Prof. Christian!
A prova de que suas palavras sobre a necessidade de nos apropriarmos de novas metodologias são corretas, está no contexto em que trabalhamos atualmente! Ora! Pensemos no seguinte: Como avaliamos durante aulas presencias? Como avaliaremos em aulas não presenciais?

Bem, caros cursistas, quantas considerações tão interessantes sobre o ato de avaliar! E todas indicam que o caminho é “junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem”, como diz Hoffmann. Atrevo-me a acrescentar: junto com os colegas professores, também! Pois, por mais informações que tenhamos, essa troca de ideias e experiências fortalece nosso trabalho e nos aponta as melhores direções em prol da eficácia tão necessária no processo de ensino e aprendizagem.

M. Auxiliadora Rodrigues
avatar
Jairo Mendes da Silva
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Avaliação qualitativa

Ter maio 05, 2020 11:34 pm
Jairo Mendes ,trabalho na escola Franklin Roosevelt como professor de matemática.
Para avaliar corretamente o aluno ela tem que ser feita diariamente, observando-se a autonomia dos alunos em realizar as tarefas, levando em conta sua criatividade , se tem confiança e autonomia no que faz. E de forma orientada e coerente com uma visão ampla da aprendizagem de qualidade , as avaliações são aferramentas utilizadas para diagnosticar e nos direcionar pedagógicamente para saber de onde partir , quais decisões a serem tomadas sobre quais recursos utilizar para que a aprendizagem seja permanente e de maneira igualitária a todos os educandos. Sendo assim, a avaliação não se limita apenas na prova escrita, mas deve ser observado e analizado todos os atos do aluno, desde a chegada na escola até o terminio da aula: nas atividades propostas em sala e fora dela; em grupo e individual; nas explicações do conteúdo; na estratégia utilizada para resolver os exercícios. Em fim, a avaliação qualitativa é composta por vários fatores que envolva o aluno no seu âmbito escolar em função da aprendizagem.
avatar
CARLOS CLEU
Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty O MITO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (Hoffmann) - AVALIAÇÃO ESCOLAR - MODULO I

Qua maio 06, 2020 7:59 am
Carlos Cleu Cardoso de Mesquita, Escola: Franklin Roosevelt,  Professor da EJA EM (matemática e Arte) e EF (MATEMÁTICA).


"Conforme HOFFMANN (2009), avaliar envolve valor, e valor envolve pessoa. Avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem."

Hoffmann propõe para a realização da avaliação, na perspectiva de construção, duas premissas fundamentais: confiança na possibilidade do aluno construir as suas próprias verdades; valorização de suas manifestações e interesses.
Para Hoffmann, o aparecimento de erros e dúvidas dos alunos, numa extensão educativa é um componente altamente significativo ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá ao docente a observação e investigação de como o aluno se coloca diante da realidade ao construir  verdades. Ela distingue o diálogo entre professor e aluno como indicador de aprendizagem, necessária, á reformulação de alternativas de solução para que a construção do saber aconteça. A reflexão do professor sobre seus próprios posicionamentos metodológicos, na elaboração de questões e na análise de respostas dos alunos deve ter sempre um caráter dinâmico.

Baseado na citação de HOFFMANN, como podemos avaliar o aluno  adequadamente? Comente uma situação e/ou experiência que está dando certo em sua escola.

Trabalho com turmas  da EJA   com alunos do ensino médio e fundamental ,são alunos com experiencia de vida e conhecimentos diversificados, sempre nos inicio do ano letivo faço um diagnóstico dos mesmo para poder ter  ideia do nível de conhecimentos prévio dos alunos. Sempre levo em consideração  nas avaliações, o esforço dos alunos, suas participações nas aulas, seus conhecimentos do dia a dia. Nem sempre  as respostas dos alunos no trabalhos avaliativos é de acordo com as perguntas elaboradas pelo  professor, más nos seus conhecimentos de mundo. Em um processo de aprendizagem toda resposta do aluno é um ponto de partida para novas interrogações ou desafio do professor(Hoffmann).

Professor Carlos Cleu Cardoso de Mesquita.
avatar
LUCITANHA LEMOS NOGUEIRA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua maio 06, 2020 10:17 am
LUCITANHA LEMOS NOGUEIRA
ESCOLA PROFESSOR PEDRO DE CASTRO MEIRELES
COORDENADORA DE ENSINO
ACRELÂNDIA-ACRE

Baseado na citação de HOFFMANN, como podemos avaliar o aluno  adequadamente? Comente uma situação e/ou experiência que está dando certo em sua escola.

Para muitos professores, antes valia o ensinar. Hoje a ênfase está no aprender. Isso significa uma mudança em quase todos os níveis educacionais: currículo, gestão escolar, organização da sala de aula, tipos de atividade e, claro, o próprio jeito de avaliar a turma.
O professor deixa de ser aquele que passa as informações para virar quem, numa parceria com crianças e adolescentes, prepara todos para que elaborem seu conhecimento. Em vez de despejar conteúdos em frente à classe, ele agora pauta seu trabalho no jeito de fazer a garotada desenvolver formas de aplicar esse conhecimento no dia-a-dia.
Na prática, um exemplo de mudança é o seguinte: a média bimestral é enriquecida com os pareceres. Em lugar de apenas provas, o professor utiliza a observação diária e multidimensional e instrumentos variados, escolhidos de acordo com cada objetivo (atividades escritas, debates, apresentação de trabalhos escolares, slides, cartazes e outras habilidades destacadas em cada aluno, principalmente os alunos especiais que recebem mediação dos interpretes e tarefas diferenciadas para facilitar a avaliação desses alunos.
A avaliação formativa não tem como pressuposto a punição ou premiação. Ela prevê que os estudantes possuem ritmos e processos de aprendizagem diferentes. Por isso, o professor diversifica as formas de agrupamento da turma. Essa forma de avaliação acontece na escola professor Pedro de Castro.
avatar
Maria Selcilene Lima.
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty A importância da avaliação!!

Qua maio 06, 2020 10:34 am
Me chamo Maria Selcilene do N. Lima, trabalho na Escola Padre Carlos Casavechia II em Senador Guiomard Zona rural, ministro aulas de Língua portuguesa.
Neste processo de avaliação nos professores precisamos estar atentos de como iremos proceder e quais metodologias iremos aplicar para que aconteça o aprendizado dos alunos durante o cotidiano escolar, pois é um processo contínuo onde possibilitaremos aos discentes a participação e demonstrando a eles a confiança no que está sendo aplicado e ao mesmo tempo assimilado. Percebemos que os educandos aprendem de maneiras diferentes, uns com mais facilidades e outros não, mas mesmo assim todos podem aprender. E esse cuidado tem que ser primordial por parte de nos educadores, valorizando todas as possibilidades do aprender, sendo dinâmicos com metodologias diferenciadas como: participação oral, atividades escritas,  leituras silenciosas, orais-compartilhadas, pesquisas, seminários e até mesmo uma avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas onde os alunos possam expor o seu entendimento sobre o que está sendo estudado. Depois de todo esse processo podemos fazer uma autoavaliação com os resultados obtidos  na avaliação e onde precisarei melhorar para facilitar o aprendizado dos alunos, ou seja, que novas metodologias serão necessárias para os que ainda apresentam dificuldades, buscarei sempre motiva-los a fazerem sempre o seu melhor, pois os mesmos são capazes de evoluir diariamente.


                     " Todos os aprendizes estão sempre evoluindo, mas em diferentes ritmos e por caminhos singulares e únicos."
                     " O olhar do professor precisará abranger a diversidade de traçados, provocando-os a progredir sempre." ( Hoffmann)
avatar
Ana Carmem A. Nascimento
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty AVALIAÇÃO ENVOLVE REFLEXÃO...AÇÃO....DIÁLOGO...EQUIPE...UNIÃO...

Qua maio 06, 2020 11:11 am
Olá
Sou a Professora Ana Carmem.
Atualmente estou na função de Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental da Escola Divina Providência em Xapuri.
Bem, de acordo com Hoffmann "A avaliação é a reflexão transformada em ação...".
Conforme o texto Avaliação Escolar..." não se deve priorizar apenas o resultado ou o processo...mais buscar identificar os conhecimentos cosntruídos de uma forma diálogica."
Em nossa escola, desde o início do ano letivo... nossos professores organizam um perfil diagnóstico de nossos alunos, que serve para conhecê -los em vários aspectos.
Para se obter sucesso no processo de avaliação é preciso conhecer esse aluno...acompanhar seus avanços...
Existem muitos procedimentos de avaliação no decorrer de um processo ( trabalhos individuais e coletivos, seminários, procedimentos de leitura, oralidade, entre outros.
Porém no decorrer desse processo é necessário também, o uso de metodologias ativas que despertem no educando o interesse pelo ensino e aprendizagem... O aluno precisa ser incentivado a ser o protagonista do seu próprio conhecimento conforme as orientação da nova BNCC. Esse aluno também possui ponto fortes e pontos a serem melhorados...Costumo sempre conversar com os nossos professores sobre a possibilidade de ao final de um conteúdo trabalhar um momento de auto - avaliação... ( o que ainda precisa ser construído para melhorar a aprendizagem de uma forma diálogica com o conhecimento... quais estratégias foram positivas... que ações poderiam ser repensadas para melhorar o processo de aprender...)
Tenho acompanhado também que a utilização de agrupamentos produtivos em sala de aula também tem contribuído para socializar... compartilhar o conhecimento.
Portanto, ainda sobre o texto Avaliação Escolar "  Devemos buscar, juntamente com o aluno uma espécie de estágio de aprendizagem em que ele se encontra" . O aluno precisa refletir sobre o nível em que se encontra... que caminhos poderia percorrer para se atingir um nível mais avançado... assim irá sendo incentivado a se tornar um sujeito crítico do seu próprio conhecimento...
Sendo assim, cada instituição tem muito a contribuir com suas experiências no processo de avaliação e compartilhando tudo isso podemos avançar juntos numa rede de conhecimento.
avatar
norma.maria
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua maio 06, 2020 11:53 am
Bom dia todos!
Prezados colegas cursistas,
Tem sido muito gratificante acessar o fórum e ler as postagens com situações diversas em relação a temática, e também as experiências que estão sendo compartilhadas. Temos participantes de vários locais do estado e essas experiências aqui relatadas, ampliam nossos conhecimentos, e mesmo distante geograficamente, ao ler, temos a visão de como estão trabalhando em cada cantinho do nosso estado, com muito zelo e carinho, sempre em busca de uma educação de qualidade pensada para nossos alunos.

Citando a fala da mediadora M Auxiliadora Rodrigues: essa troca de ideias e experiências fortalece nosso trabalho e nos aponta as melhores direções em prol da eficácia tão necessária no processo de ensino e aprendizagem.
avatar
OSMIR EVANGELISTA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty AVALIAÇÃO

Qua maio 06, 2020 12:16 pm
Osmir Evangelista, trabalho no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE).
A avaliação nunca deve ser referida a um único instrumento, nem restrita a um só momento, ou a uma única forma, A avaliação no contexto de uma aprendizagem de forma produtiva significativa, ocorre no próprio processo de trabalho dos alunos, no dia-a-dia da sala de aula, no momento das discussões da realização de tarefas em grupos ou individuais, jamais um aluno deverá ser comparado com outro, e sim, com seu próprio desempenho dentro da escola. As avaliações, não deverão ser utilizadas como uma arma contra o aluno, causando-lhe trauma, mas deverão ser acima de tudo, um meio para confirmar o progresso do aluno, o alcance dos objetivos desejados.
avatar
dernice.souza@hotmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Atividade Módulo I

Qua maio 06, 2020 12:31 pm
Olá!
Sou a Professora Maria Dernice Fernandes de Souza/ Atualmente trabalho na Escola Magia do Saber - como Gestora

O momento de avaliação da aprendizagem deve ser pensado como um ato de amor, algo que precisa ser feito para o crescimento positivo do educando e não como uma punição muitas vezes pela “desobediência “ , momento em que o educador deve ter a plena consciência da qualidade do seu trabalho. É um ato em que requer organização, planejamento, acompanhamento, orientação, reorientação constante das atividades a serem desenvolvidas. No ano de 2019 a nossa escola procurou realizar um trabalho de conscientização tanto com o professor quanto com o aluno da seguinte maneira:
1º Reunimos com os funcionários para analisar os resultados internos e externos dos anos anterior e definir metas a serem alcançadas;
2º No decorrer do 1º bimestre trabalhamos avaliação diagnostica, simulados, atividades para casa, seminários, produção textual e descritores críticos que foram detectados do ano anterior;
3º Encerrando o 1º bimestre reunimos os professores em um grupo de estudo para analisar e comparar os resultados e definir um plano de apoio pedagógico para colocar em pratica durante o bimestre;
4º É importante salientar que realizamos um trabalho de conscientização não só com o professor mas, com os alunos também, a cada bimestre trabalhado a equipe pedagógica organizava uma tabulação com os resultados de cada turma, onde os alunos pudessem se enxergar como alguém que elevou ou não o nível de aprendizagem da turma. Momento para nós bem importante, onde muitos falavam no próximo bimestre eu vou sair do abaixo do básico ou do básico e assim sucessivamente. Vale ressaltar que após a apresentação dos resultados eles eram organizados em grupo onde recebiam alguns questionamentos retratando os resultados, para que eles colocassem a sua opinião sobre o resultado alcançado pela turma.
5º Realizamos esse tipo de trabalho durante todos os bimestres.
Conteúdo patrocinado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos