Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+152
CARLA ARIELA LUZ
Amanda Alexandre
Anderson Parada
JOÃO CLÁUDIO
geiris lima de melo
valdelina_muniz@hotmail.c
Luciana Rosales
Pedro Mendes
Alice Bispo
d@niel
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Cleide
Jaqueline de Oliveira
leandro da silva melo
alinesotero@uol.com.br
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
ROMERITO FONTINELE DE SOU
REGIANNE
ANTONIO MARQUES DO VALE
Valter Costa
Vanessa Nogueira
Jose Marcelo Fortunato
Sandra Santos Silva
01796226254
Quesia Ferreira Silva Oli
Juliana Batista de Lima
68306466268
Emanoel Aparecido
Elayne Magalhães
Stefanny Carvalho
DENES LUIZ
rosinete l. de campos
Jair Fiesca Júnior
Vinícius Martins
Wladimir Melo Rebouças
Rayalle Lima
Joabe Freitas do Nascimen
Marilene Oliveira Santos
greicyane vinente soares
Luzineia Farias
Cleide Olímpio de Morais
ANA PAULA SILVA REIS
Francisca Raydinelli
cezarhildo
gleiciany Amorim Gomes
Mariane Viana Vasconcelos
Lela Tatiane Franke Nery
José Francisco da Silva
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Géssica
Gedileia Gregório
Maria Silvana Alberto Gom
Rosângela da Silva Melo
Izabel Correia
Thiago Sampaio
sant.angel
Adriana Luiza Schneberger
Maria Moura
José césio medeiros
Cremilda
Obadias Mendonça
jose francisco
Márcia Fittipaldy
Bruna Lalinny Magalhães d
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
ADRIANA SANTOS DA SILVA
Brasilina Feitoza
Rosileuda
Kátia Leão
Elizete
DEVANILDE
Jordana Costa
zildenir
rlima_araujo@hotmail.com
arnangomes
Francisco Lopes
Irleide de Souza Gondin
Neusa Rego
Clarisse Frank
Elzanira Nery Cardoso
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
Gleyson Farias da Silva A
Vanessa Santos
LEILA TAVARES
Joseane Mezerhane
Eulaila Maria H. Nunes
Adeguimar
Carlos Simão
Christyne Diogenes
Francicleia da Rocha
Nayana Rayelly
Dos Anjos
Cliciane
48454605215
Elvis Martins
DarcilaTais
Maria Francineide
Jose Arimateia Souza da C
Valdernilson de L. Gomes
Marta Neves Bezerra
Pedro Felipe
nusaboia
Kétila da Costa Castro
Rozany Rocha pereira
Judson Costa
IVANETE ROCHA DA SILVA
Leide Niria de S Cordeiro
Rogério
Mauricleia Belo Nobre
Cleyciane Bezerra de camp
dianny.fernandes
Maria Sousa
Elissandra queiroz
Sebastiana F V Gomes
Angela silva alves
Verônica Severino
Erico souza
Danilo de Souza
CLARICE BRAGA
keyla galvão
Maria Evanisia
Aucilene Cavalcante da Si
Clarice da Silva Lemos
MAICON BARROSO
Marcio Bernardino e Silva
NazileneSilva Brasil Barr
Rosimeire Rodrigues
GILEAIDE DA SILVA FEITOZA
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Fátima Portela
Helileis Marinho
Lenires
Nilda Conrado
Aldemisia Menezes de Alen
Elisete de assis matos Al
Samara Freitas
Rosangela R de Oliveira
marcelotk
Regilene Almeida
norma.maria
CARLOS CLEU
Sâmyk Farias
francicley de melo
VALÉRIA DA SILVA RABELO
Layla Carneiro
Reno Lacerda Mendes
altenor.junior
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Paula Freire
rarismar
156 participantes
Ir para baixo
avatar
Rosangela R de Oliveira
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty como podermos avaliar o aluno adequadamente

Qua maio 06, 2020 1:10 pm
Observando as dificuldades encontradas pelo aluno e replanejando as atividades .
Na escola em que trabalho realizamos a avaliação diagnóstica bimestral que é o ponto de partida para nos redirecionar a planejar de acordo com as dificuldades dos alunos e assim realizando atividades de apoio.
avatar
Girlliena da Silva Barros
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Fórum Avaliação escolar

Qua maio 06, 2020 3:21 pm

Sou professora Girlliena da Silva Barros, leciono na escola Ramuindo Magalhães em Sena Madureira - Acre
Segundo Hoffmann (2008), as transformações de avaliação são multidimensionais, pois avaliar envolve valor e envolve pessoas. Quando se avalia uma pessoa, observa-se o que se sabe sobre ela, o que se conhece, ou seja, a relação que se tem com tal pessoa. Avaliar é muito mais que conhecer o aluno superficialmente, é reconhecê-lo como pessoa digna de respeito e interesse. O professor tem de estar preocupado com a aprendizagem do aluno, porque só assim poderá intervir ajudar e orientá-lo.
A avaliação da aprendizagem deve ser orientada por instrumentos variados; a coerência não pode ser esquecida, pois deve ser consistente com os objetivos e metodologias e atividades do currículo escolar, considerando os aspectos cognitivos, afetivos e sociais, assumindo características escritas ou orais, com trabalhos de apresentação individuais ou em grupos, experimentos.
avatar
natyrds3@gmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Processo de avaliação

Qua maio 06, 2020 3:29 pm
Olá, sou a Professora Natália Nunes Monteiro, atualmente trabalho na Escola Natalino da Silveira Brito, com o 1º ano.
A avaliação é uma reflexão cotidiana das situações que ocorrem no dia a dia da sala de aula, não apenas de conteúdos, mas também de atitudes, valores e ações espontâneas dos educandos ou do educador. A avaliação diagnóstica tem como finalidade analisar a bagagem educacional que o aluno possui, a partir daí, o professor realiza o planejamento das suas aulas, definindo os objetivos que precisa alcançar com aquele aluno, e quais ações se deve realizar para alcançar os objetivos.
Na série que leciono, a avaliação tem como objetivo verificar a aprendizagem do aluno, através do acompanhamento diário, observação, registro e avaliação diagnóstica final.
avatar
SANDERLY NASCIMENTO DE GO
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty AVALIAÇÃO ESCOLAR

Qua maio 06, 2020 3:52 pm
Segundo Hoffmam a avaliação é um processo que precisamos como ponto de partida na aprendizagem dos educando, e de posse desse conhecimento o professor executa uma ação desafiando o aluno a refletir, formular e reformular resposta favorecendo novas descobertas, a avaliação deve ser feita ao longo do percusso letivo do educando para observação e investigação de como o aluno se coloca diante da realidade ao construir sua aprendizagem.
Hoffmam também fala que para avaliar precisamos ter confiança na possibilidade do aluno e valorizar sua manifestação e interesse ao longo do processo do conhecimento.
avatar
Maria Luzanira Matias
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliação Escolar

Qua maio 06, 2020 4:04 pm
Maria Luzanira Matias Correia
Escola Delzuite Barroso Braga de Araújo
Coordenadora Pedagógica - anos iniciais
Respondendo ao tópico, Hoffmann diz que devemos avaliar nossos alunos durante todo o desenvolvimento das atividades que lhes propomos. Esse acompanhamento passo a passo do processo de construção do conhecimento favorece as intervenções necessárias para que o aluno avance.
Temos obtido êxito com a avaliação diagnóstica. Uma vez que é o ponto de partida para todo o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Saber quais são as habilidades cognitivas do aluno antes de começar os trabalhos do ano letivo é essencial para o início do planejamento. A partir do resultado obtido, os professores juntamente com a equipe de ensino elaboram ações que direcionam os trabalhos pedagógicos, de acordo com as necessidades de aprendizagem dos educandos. Estratégia que facilita o processo de aprendizagem. A escola, com o auxílio da SEE, cuida para que professores que estão em desfunção atendam aos alunos com maiores dificuldades. Não obstante, os programas Mais Educação e Mais Alfabetização potencializam o aprendizado com qualidade e equidade.
avatar
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua maio 06, 2020 4:20 pm
Layla Carneiro escreveu:
Meu nome é Layla Carneiro Lima de Queiroz, sou professora de AEE na escola Santa Luzia e Professora de Inglês na escola Sete de Setembro em CZS. Para avaliar adequadamente nossos alunos é necessário observar e registrar tudo o que o aluno faz durante o processo de Ensino aprendizagem. Dessa forma, teremos todas as informações de que precisamos para verificar o que o aluno aprendeu e não aprendeu e assim direcionar o nosso trabalho para alcançar os objetivos almejados, ou seja,  a aprendizagem por parte do aluno das habilidades necessárias para cada série/ano.  Eu como professora regente, busco sempre avaliar tudo o que o meu aluno faz na sala de aula e nas atividades extra classe (participação, interesse, tarefas, disciplina, organização, caderno, trabalhos, avaliações escritas e orais).

Professora Layla, boa tarde!
Sua contribuição é um exemplo de como a avaliação continua é importante para o ensino e a aprendizagem.

Obrigada.
avatar
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty NOTA

Qua maio 06, 2020 4:40 pm
Boa tarde!
Queremos fazer um esclarecimento a vocês sobre como interagir com os participantes deste fórum, comentando as postagens!
Vai a dica! É necessário realizar o registro no fórum, na barra superior azul. Depois de registrado você receberá, no seu e-mail, uma mensagem. É só seguir as orientações recebidas. Quando retornar ao fórum, observe no lado direito das postagens as "aspas". Então, clica na segunda. Pronto. Abrirá um caixa de diálogo. Deixe seu comentário.
avatar
diannyfernandes@gmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliação Escolar

Qua maio 06, 2020 5:40 pm
Me chamo Dianny Fernandes N.C. de Souza, trabalho na Escola Estadual Anita Garibaldi, como professora no Ensino Fundamental I.
A avaliação não pode ser interpretada com caráter punitivo, autoritário, unilateral. Ela é um processo no qual ambos (professor e aluno) são "desafiados" a buscar soluções as situações propostas, ela é permanente e contínua, visando compreender as facilidades e dificuldades e é parte de um processo e não é o único processo.
Quando nos propomos avaliar devemos deixar claro o que queremos com as atividades e qual o seu propósito, dando significado e sentido, estabelecendo, assim, uma parceria entre ambos os lados. Deve-se observar todas as indagações, questionamentos, dúvidas e hipóteses dos alunos, que são ativos, são protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, não olhando-os apenas como seres fragmentados e sim na formação integral desse discente, ganhando uma aplicabilidade social, ou seja, não é apenas no âmbito escolar, é fazer com que levem ao cotidiano, nas situações diárias, nos relacionamentos sociais e familiares a confiança em si mesmos, senso crítico e elaboração de hipóteses para solucionar ou enfrentar questões por eles vivenciadas.
O educador precisa instigar, fomentar a criticidade e curiosidade enriquecendo o saber, promovendo a confiança, valorização e o desenvolvimento do educando.
Dessa forma, o aluno pode perceber-se no processo de aprendizagem e superar suas dificuldades, a família saberá em que precisa ajudar seus filhos e o professor, que estará em constante observação da sua prática docente, mediante o desenvolvimento das crianças.
Exemplo:
Durante uma aula sobre Porcentagem, repertoriei os alunos com os fundamentos teóricos, objetivo e a função em nossa vida, mostrei exemplos da aplicabilidade desse conteúdo. Na semana seguinte, um aluno chegou feliz da vida e quis contar para a turma algo. Eu deixei. Ele falou que tinha recebido um valor em dinheiro para comprar o que quisesse, ele queria um jogo de vídeo-game. Foi numa loja e o vendedor falou o preço e que, à vista, tinha um desconto de 15%. De acordo com ele, nessa hora, pegou uma folha e fez o cálculo de porcentagem que a professora tinha ensinado e viu que não dava para comprar com o que tinha. Olhou outras lojas e fez o mesmo, até que encontrou uma onde o desconto era de 20% e, assim, ele pode comprar o jogo que queria. O que percebemos? Aplicou o conhecimento na vida. Assim observamos que o conhecimento foi alcançado e aplicado, não há melhor avaliação que essa.
avatar
norma.maria
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua maio 06, 2020 5:57 pm
Olá
Sou a Professora Ana Carmem.
Atualmente estou na função de Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental da Escola Divina Providência em Xapuri.
Bem, de acordo com Hoffmann "A avaliação é a reflexão transformada em ação...".
Conforme o texto Avaliação Escolar..." não se deve priorizar apenas o resultado ou o processo...mais buscar identificar os conhecimentos construídos de uma forma diálogica."
Em nossa escola, desde o início do ano letivo... nossos professores organizam um perfil diagnóstico de nossos alunos, que serve para conhecê -los em vários aspectos.
Para se obter sucesso no processo de avaliação é preciso conhecer esse aluno...acompanhar seus avanços...
Existem muitos procedimentos de avaliação no decorrer de um processo ( trabalhos individuais e coletivos, seminários, procedimentos de leitura, oralidade, entre outros.
Porém no decorrer desse processo é necessário também, o uso de metodologias ativas que despertem no educando o interesse pelo ensino e aprendizagem... O aluno precisa ser incentivado a ser o protagonista do seu próprio conhecimento conforme as orientação da nova BNCC. Esse aluno também possui ponto fortes e pontos a serem melhorados...Costumo sempre conversar com os nossos professores sobre a possibilidade de ao final de um conteúdo trabalhar um momento de auto - avaliação... ( o que ainda precisa ser construído para melhorar a aprendizagem de uma forma diálogica com o conhecimento... quais estratégias foram positivas... que ações poderiam ser repensadas para melhorar o processo de aprender...)
Tenho acompanhado também que a utilização de agrupamentos produtivos em sala de aula também tem contribuído para socializar... compartilhar o conhecimento.
Portanto, ainda sobre o texto Avaliação Escolar "  Devemos buscar, juntamente com o aluno uma espécie de estágio de aprendizagem em que ele se encontra" . O aluno precisa refletir sobre o nível em que se encontra... que caminhos poderia percorrer para se atingir um nível mais avançado... assim irá sendo incentivado a se tornar um sujeito crítico do seu próprio conhecimento...
Sendo assim, cada instituição tem muito a contribuir com suas experiências no processo de avaliação e compartilhando tudo isso podemos avançar juntos numa rede de conhecimento.

Olá professora Carmem!
Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental da Escola Divina Providência em Xapuri!
Muitas sugestões, todas possíveis de serem realizadas, e certamente seus alunos irão conquistar as aprendizagens esperadas, e com isso toda comunidade escolar e a sociedade tem ganhos positivos.
avatar
Regilene Almeida
Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Qua maio 06, 2020 6:15 pm
Boa tarde, segundo Hoffmann propõe para a realização da avaliação, na perspectiva de construção, duas premissas são essenciais e fundamentais: confiança na possibilidade de o aluno construir as suas próprias verdades; valorização de suas manifestações e interesses. Para Hoffmann, o aparecimento de erros e dúvidas dos alunos, numa extensão educativa é um componente altamente significativo ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá ao docente a observação e investigação de como o aluno se coloca diante da realidade ao construir suas verdades. Ela distingue o diálogo entre professor e aluno como indicador de aprendizagem, necessário, à reformulação de alternativas de solução para que a construção do saber aconteça. Ou seja, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem é contínuo, no entanto, não devemos priorizar apenas o resultado do processo, mas a prática de investigação que deve também, questionar a relação ensino-aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de forma dialógica.
avatar
Rosangela Maria S Melo
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliação

Qua maio 06, 2020 6:51 pm

Avalição.docx

1 / 1
Rosangela Maria Soares de Melo
Escola Edilson Façanha
Professora do Atendimento Educacional Especializado
Avaliar o aluno adequadamente acredito que deva ser observado as especificidades do aluno, acompanhamento do seu desenvolvimento no processo da construção do conhecimento, mudanças e aquisições de comportamento, motores, cognitivos, afetivos e sociais.
Avaliar é o ato que consiste em verificar se esses processos estão sendo positivos, se os alunos estão avançando.
Portando avaliar não se resume somente em atribuir notas, assume uma dimensão orientadora permitindo que o aluno tome consciência de seus avanços e dificuldades.
O professor ao observar o aluno nas suas especificidades obtém informações valiosas sobre seu próprio trabalho, oportunizando a ambos repensar e replanejar sua atuação.
É imprescindível diversificar os instrumentos de avaliação como: relatórios, entrevistas, seminários, auto avaliação, monitoria, portfólios. Somente um tipo como provas tradicionais não avaliam corretamente o aluno, principalmente no caso dos alunos público alvo da educação especial.
avatar
Francilene de Souza de A.
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty A avaliação no processo de aprendizagem.

Qua maio 06, 2020 7:40 pm
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação a programação curricular.
Para obter informações sobre os avanços e as dificuldades de cada aluno e orientar o professor a planejar suas ações a fim de ajudar o aluno no processo de ensino aprendizagem. Os instrumentos de avaliação mais usados nas provas são escritas ou orais, tarefas, pesquisas e dinâmicas de grupos.No processo de avaliação dos diversos graus de ensino, as notas e conceitos são decisivos para a continuidade dos estudos.
avatar
Francilene de Souza de A.
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty A avaliação no processo de aprendizagem.

Qua maio 06, 2020 7:47 pm
Olá sou a professora, Francilene de Souza de Albuquerque Barbosa. Trabalho na escola:Frei André Maria Ficarelli
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação a programação curricular.
Para obter informações sobre os avanços e as dificuldades de cada aluno e orientar o professor a planejar suas ações a fim de ajudar o aluno no processo de ensino aprendizagem. Os instrumentos de avaliação mais usados nas provas são escritas ou orais, tarefas, pesquisas e dinâmicas de grupos.No processo de avaliação dos diversos graus de ensino, as notas e conceitos são decisivos para a continuidade dos estudos.
avatar
Marcivânia Tim da Silva
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty A avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

Qua maio 06, 2020 8:32 pm
Olá sou a professora Marcivânia Tim, trabalho na escola Frei André Maria Ficarelli.
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistematizada. Sua principal função é subsidiar o professor, a mesma tem a finalidade de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, buscando identificar os conhecimentos adquiridos e as dificuldades apresentadas. Deve ser utilizada como instrumento de coleta de informações sempre de acordo com as características dos objetivos que se está buscando.
avatar
Thiago Brito
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliação

Qua maio 06, 2020 9:03 pm
olá! meu nome é Thiago das Graças de Souza Brito, trabalho na escola Manoel Machado como professor.
A avaliação do processo de ensino aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, tendo como objetivo de acompanhar o desenvolvimento da construção do conhecimento pelos alunos.
Ao avaliar o aluno, é preciso verificar o que o aluno conhece sobre determinado conteúdo, para que a partir deste levantamento o professor possa realizar um bom planejamento no intuito de um melhor ensino aprendizado. Assim, o aluno sempre irá buscar uma forma de resolver uma situação problema utilizando os seus conhecimentos.
Em uma sala de aula existem diferentes conhecimentos o que torna-se necessário elaborar estrategias de ensino visando o aprendizado individual e coletivo dos alunos.
avatar
norma.maria
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua maio 06, 2020 10:36 pm
VALÉRIA DA SILVA RABELO"]Boa noite, sou a Professora Valéria da Silva Rabelo, trabalho na Escola Franklin Roosevelt, em Plácido de Castro.
A avaliação escolar deve ser utilizada com o apoio de múltiplos instrumentos de coleta de informações, sempre de acordo com as características do plano de ensino, isto é, dos objetivos que se está buscando junto ao aluno. Assim, conforme o tipo de objetivo pode ser empregado trabalhos em grupos e individuais, provas orais e escritas, seminários, observação de cadernos,realização de exercícios em classe ou em casa e observação dos alunos em classe.

Olá
Professora Valéria da Silva Rabelo!
Muito bom seu posicionamento! A avaliação é um processo pedagógico continuo que ocorre no dia a dia da sala de aula, analisando erros e acertos dos alunos, fazendo uso de diferentes instrumentos avaliativos objetivando conhecer o aluno. É fundamental, iniciar pela avaliação diagnóstica, analisando as aprendizagens construídas e propondo novos desafios, de forma diversificada para observar os avanços e as necessidades de tomada de decisões. Diante das aprendizagens consolidadas, planejar encaminhamentos para os alunos alcançarem os objetivos previstos, com integração e motivação para realização do processo de ensino e de aprendizagem.
avatar
norma.maria
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua maio 06, 2020 10:56 pm
Thiago Brito escreveu:olá! meu nome é Thiago das Graças de Souza Brito, trabalho na escola Manoel Machado como professor.
A avaliação do processo de ensino aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, tendo como objetivo de acompanhar o desenvolvimento da construção do conhecimento pelos alunos.
Ao avaliar o aluno, é preciso verificar o que o aluno conhece sobre determinado conteúdo, para que a partir deste levantamento o professor possa realizar um bom planejamento no intuito de um melhor ensino aprendizado. Assim, o aluno sempre irá buscar uma forma de resolver uma situação problema utilizando os seus conhecimentos.
Em uma sala de aula existem diferentes conhecimentos o que torna-se necessário elaborar estrategias de ensino visando o aprendizado individual e coletivo dos alunos.

Olá Professor Thiago!
Isso mesmo professor! O primeiro passo para um planejamento é verificar as aprendizagens dos alunos, conhecer a turma, (isso pode ser feito através da avaliação diagnóstica), para a partir da leitura dos dados, tomar decisões de acordo com as necessidade da turma. Para que ocorra o desenvolvimento do conhecimento é necessário que faça uma articulação entre o que foi ensinado e como os alunos desenvolvem suas atividades, avaliados através de diversos instrumentos, sempre orientados dentro dos critérios pré-definidos.
avatar
dacadiniz@gmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliação Escolar

Qui maio 07, 2020 12:42 am
Sou a professora Maria das Graças Santana Diniz, trabalho na escola Comunitária II, na função de coordenadora pedagógica, de acordo com o texto lido Hoffmann, afirma que o aparecimento de erros e dúvidas dos alunos, numa extensão educativa é um componente altamente significativo ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá ao docente a observação e investigação de como o aluno se coloca diante da realidade ao construir suas verdades. E é somente através dessa investigação que descobrimos quais habilidades foram desenvolvidas e se os objetivos foram alcançados, sendo assim, é fundamental avaliar de forma contínua valorizando os avanços por menor que seja, pois segundo o texto esse processo deve ocorrer de forma dinâmica por ser um procedimento que vai além de aplicar testes e conceder notas aleatórias, mas exige um acompanhamento do estudante em diferentes momentos do processo educativo.






















avatar
Luiz Augusto
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty É preciso repensar a avaliação!

Qui maio 07, 2020 8:34 am
Meu nome é Luiz Augusto da Costa dos Santos, sou de Xapuri e exerço duas funções na escola Divina Providência: professor de Inglês e Coordenador de EJA.
Avaliar o aluno adequadamente, requer um olhar duplo, tanto para o aluno, quanto para o professor.
Nitidamente, o olhar voltou-se somente para o aluno. Mesmo depois de tantos estudos, a nota dada ao aluno, ainda é a mais usada e serve para muitos, como forma de autoritarismo por parte de muitos colegas professores, que esquecem da auto-avaliação. Nota ruim pode representar um trabalho ruim.
Ao fazer assim, há por certo, uma desmotivação na maioria dos alunos e a aprendizagem fica em segundo plano.
Avaliar adequadamente é quando eu reconheço na nota do aluno, o trabalho que desenvolvo na sala de aula. Um olhar mais atento das diversas formas de aprendizagem dos alunos, caminhando lado a lado com os alunos e modificando metodologias.
Uma forma dinâmica de avaliação que está dando certo na minha escola é o trabalho com Projetos de Leitura e também com feiras entre disciplinas. Os alunos produzem a sua aprendizagem, acompanhandos de perto pelos professores.

avatar
vildnadc@gmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliação

Qui maio 07, 2020 10:29 am
Vildna Dias da Costa
Escola Īxūbãy Rabuī Puyanawa
Coordenadora Pedagógica
De acordo com HOFFMANN (2009), podemos avaliar o aluno adequadamente quando a avaliação é entendida fundamentalmente como acompanhamento do processo de desenvolvimento e construção do conhecimento do aluno. Nesse sentido, a avaliação deve permear todo o processo educativo, sendo uma ferramenta para tomada de decisão, tendo em vista os resultados da aprendizagem dos educandos e a qualidade prática docente. No entanto, o professor precisa caminhar junto com o aluno passo a passo durante todo o processo de ensino aprendizagem.
Dessa forma, a avaliação deve ser realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, oferecendo a equipe gestora informações e consequentemente ao professor para assim serem traçadas metas e metodologias focando nas dificuldades percebidas bem como, na ação reflexão da prática pedagógica do professor. Desse modo, a avaliação não seria tão-somente um instrumento para aprovação ou reprovação, mas sim um instrumento de diagnóstico da situação de cada aluno, para assim tomar os encaminhamentos adequados para a sua aprendizagem.
Além disso, o processo avaliativo deve partir do pressuposto de que se defrontar com dificuldades e facilidades é inerente ao ato de aprender. Portanto, o diagnóstico de dificuldades e facilidades deve ser compreendido não como um veredicto que irá reprovar ou aprovar o aluno, mas sim como uma análise da situação escolar atual deste, em função das condições de ensino que estão sendo oferecidas pela escola.
Na escola indígena em que trabalho, temos avaliado nossos alunos levando em conta seus conhecimentos empíricos advindos de sua cultura, suas experiências e vivências múltiplas, agregando ao desenvolvimento de suas habilidades e capacidades na educação escolar. Dando oportunidade ao educando de ser um ser ativo e dinâmico, que participa da construção do seu próprio conhecimento. Sendo a avaliação um instrumento orientador e cooperativo.
avatar
Maria do socorro
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Obs top 1

Qui maio 07, 2020 11:03 am
Sou professora de 3º ano na escola Messias R de Souza, Conforme Hoffmann 2009, a avaliação deve ser entendida como um processo construção e acompanhamentos do desenvolvimento do aluno e não apenas análise e julgamento. Avaliar é muito mais que conhecer o aluno, é reconhecê-lo como uma pessoa digna de respeito e de interesse. Em segundo lugar, o professor precisa estar preocupado com a aprendizagem desse aluno.
Em nossa escola avaliação é feita diariamente, observando-se a autonomia dos alunos em realizar as tarefas, criatividade, confiança ou seja , qualitativamente de forma orientada e coerente com uma visão ampla da aprendizagem , as avaliações são metodologias utilizadas para diagnosticar e nortear nosso fazer pedagógico para saber de onde partir .
avatar
marcelotk
Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui maio 07, 2020 11:36 am
Marcelo Marques de Souza, Instituto São José, Tarauacá - Gestor
Conforme Hoffmann 2009, o professor deixa de ser aquele que passa as informações para virar quem, numa parceria com crianças e adolescentes, prepara todos para que elaborem seu conhecimento. Em vez de despejar conteúdos em frente à classe, ele agora pauta seu trabalho no jeito de fazer a garotada desenvolver formas de aplicar esse conhecimento no dia-a-dia, isto é, avaliar significa ação provocativa do professor desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-o a um saber enriquecido, acompanhando o “vir a ser”, favorecendo ações educativas para novas descobertas.
avatar
Adriana da s. vasconcelos
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliação

Qui maio 07, 2020 11:44 am
Adriana da silva vasconcelos , escola Neutel Maia, Professora.
Hoffmann propõe para a realização da avaliação, na perspectiva de construção, duas premissas fundamentais: confiança na possibilidade do aluno construir as suas próprias verdades; valorização de suas manifestações e interesses.
sendo assim  o professor, pode avaliar o aluno de varias formas, na escola onde leciono realizamos as anotações em gerais a respeito do aluno. Temos a possibilidade de compreender melhor o desenvolvimento desse aluno, avaliar os pontos positivos e negativos, a partir desses pontos impulsionamos os alunos a um melhor aprendizado e compreensão. sempre com muito dialogo, para que o aluno seja um indicador de aprendizagem,  solucionando e realizando a construção do saber.
avatar
darleytk
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui maio 07, 2020 11:48 am
Hoffmann destaca que o ato de avaliar pressupõe uma ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre situações vividas, a formular e reformular hipóteses... Ainda aborda acerca da necessidade de avaliar o aluno como um ser integral. É ação-reflexão. Partindo desse pressuposto, avaliar o aluno adequadamente significa considerar não apenas o resultado ou o processo, mas interrogar a relação ensino e aprendizagem e buscar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica. A LDB, em seu artigo 24, preconiza que sejam observados os critérios de avaliação contínua e cumulativa da atuação do educando, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Nesse viés, a avaliação precisa galgar-se na necessidade do acompanhamento do caminhar acadêmico do aluno através dos diferentes registros. Dito isso, o avaliar precisa realizar-se com o apoio de múltiplos instrumentos elaborados com fins de coletar informações. Vale enfatizar, como Assessor Pedagógico, que todas as nossas Unidades de Ensino, no início do ano letivo, discute com seu corpo docente a respeito dos instrumentos de avaliação que serão adotados e inseridos no seu Plano de Gestão Pedagógico, instrumentos que são múltiplos e importantes para que a avaliação atinja, de fato, seu papel fundamental, o de contribuir para a melhoria da aprendizagem do aluno e o aperfeiçoamento do ensino.
avatar
Bruna santos
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Formas de avaliação

Qui maio 07, 2020 12:00 pm
Bruna Santos, Escola Heloisa Mourão Marques.A avaliação deve ser feita constantemente, com perguntas, com jogos, dependendo da situação, com problemas que o aluno possa responder e achar a solução para um exemplo teórico e prático.Na escola, trabalho com provas, exercícios e experiências.
Conteúdo patrocinado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos