Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
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Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

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Neiva Nara
Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Fedbeck Fórum

Qua maio 20, 2020 10:24 am
NEIVA NARA DE ARAÚJO SILVA, escola JOÃO MARIANO DA SILVA, PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA.
O olhar atento do professor em sala de aula possibilita o acesso a informações valiosas, que poderão alcançar a turma com mais eficiência e de forma individualizada.
Cada aluno um tem suas próprias necessidades que merecem ser respeitadas e trabalhadas da melhor maneira para o sucesso nos estudos, respeitar, observar essas individualidades é importante para os registros do docente.

"As observações são bastante pertinentes no processo de avaliação, pois permitem ao professor a realização de apontamentos relacionados ao percurso que o aluno está seguindo. Assim, você o avalia integralmente e percebe melhor as competências e habilidades dentro dos seus objetivos."

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Neusa Rego
Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua maio 20, 2020 10:29 am
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” como vem sendo utilizados por muitas escolas, nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta.
Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. É necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma vez em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, sendo que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato.
Dessa forma, as escolas têm procurado trabalhar voltado para a realidade do aluno, pensando sempre no qualitativo, onde todos possam ter acesso aos conteúdos trabalhados nas aulas online, de forma que tenha um retorno positivo tanto para o aluno quanto para o professor.
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Maria Eliete Silva Costa
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Módulo III

Qua maio 20, 2020 10:48 am
O módulo III, assim como os anteriores nos trouxe grandes reflexões sobre como avaliar. O que acontece na maioria das vezes ao avaliar o aluno é de modo bem tradicional, punindo nossos alunos através de provas e trabalhos, sendo estes apenas instrumento de controle de aprovação ou reprovação do alunos. Desta forma, retira-se do aluno, a criatividade a espontaneidade e outras habilidades, impedindo-os de progredir.
A avaliação deve caminhar lado a lado com o aluno, garantindo o bem estar, autonomia de deixar o aluno se avaliar.
Precisamos investir cada vez mais na formação de todos os envolvidos nesse processo, como forma de refletir o "como avaliar", capacitando-os para desenvolver novas competências.
Já quanto a aprendizagem escolar no período de quarentena, não está sendo fácil, nem para a escola e nem para os alunos, pois tudo aconteceu de forma inesperada. No nosso caso, que trata-se de uma escola de zona rural, os problemas são ainda maiores, pois o acesso das famílias a internet é muita pequena. Para quase 50% dos alunos temos que encontrar outros métodos de continuidade nos estudo, como por exemplo no material impresso, mas mesmo assim ainda é difícil atingir 100% dos alunos. As famílias de muitos alunos neste período se deslocaram para ramais bem distantes e sem acesso. Alguns como forma de sobrevivência, outros com medo da epidemia. Mas com tudo isso, não devemos desanimar. Devemos sim, continuar fazendo o possível para manter estes alunos e familiares com esse contato com a escola encontrando estratégias com o objetivo de minimizar da melhor forma.
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Maria José
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty a importância da avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola e ainda neste período emergencial de Covid-19.

Qua maio 20, 2020 11:24 am
Maria José da C. Tavares, Professora de História do 6º ao 8º Ano da Escola gov. Hugo Carneiro
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
Até mesmo os erros são levados em conta, porque indicam como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos que vão sendo adquiridos, permitindo a identificação dos conhecimentos que já estão consolidados e servem de base para tudo o que vem a seguir. Em uma avaliação do tipo qualitativa, todas as respostas do estudante, certas ou erradas, indicam o caminho percorrido e oferecem um prognóstico dos próximos passos.
Para a avaliação qualitativa, exige um comprometimento muito maior dos sujeitos que as avaliações quantitativas tradicionais. Mais que atribuir uma nota, ela visa desenvolver conhecimentos, competências e habilidades de forma consistente e respeitando o tempo e o processo de cada indivíduo, além de trabalhar valores como responsabilidade e autonomia. No entanto, ainda que mais difícil, torna-se cada vez mais necessária no atual estado de desenvolvimento da nossa sociedade, quando mais que nunca nos é exigido engajamento, autocrítica e revisão das nossas próprias atitudes.
Não existem respostas prontas para a pergunta sobre como fazer avaliação qualitativa, o que existe são caminhos possíveis, cada educador deve perceber qual o melhor a seguir.
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vaniatk
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua maio 20, 2020 11:33 am
Sou Vânia Lúcia Melo Monteiro, trabalho como Coordenadora de Ensino no Núcleo de Educação de Tarauacá.
Avaliar sempre será um espinho para todos nós. Para um professor conseguir desenvolver um trabalho e avaliar adequadamente seu aluno ele precisa conhecer sua turma, traçar um perfil de cada aluno. Quando formos avaliar temos que utilizar tanto os aspectos qualitativos, quanto quantitativos, mas não esquecer de valorizar os conhecimentos e a realidade de sua turma. Não existe uma resposta pronta e acabada de como avaliarmos nossos alunos qualitativamente. Marlene Sapelli reconhece que uma mudança efetiva na avaliação escolar só pode acontecer realmente por meio de políticas públicas adequadas e de uma revisão das nossas concepções de homem, educação e sociedade, mas aponta quatro cuidados que contribuem para uma avaliação mais justa: deixar de encarar o planejamento como mera exigência burocrática; atentar para o uso dos resultados da avaliação; rever os instrumentos de avaliação e por último adoção da avaliação de conteúdos e objetivos.
Muitas vezes negligenciamos a avaliação qualitativa, ela é trabalhosa e exige que respeitemos o conhecimento, tempo, habilidades e competências de cada aluno. Sinto que já avançamos e que um novo olhar está sendo direcionado para nossa prática avaliativa, principalmente nesse período de pandemia, onde nossos professores estão avaliando seus alunos através do empenho, acertos e até mesmo dos erros, para que no retorno das aulas presencias façam uma retomada e verificar todo o aprendizado de seus alunos.
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Zaquileneb@gmail
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliação do ensino-aprendizagem

Qua maio 20, 2020 11:47 am
Nome: Zaquilene Pereira Santiago
Professora na escola Manoel Machado

Sabemos que a função social da escola é garantir educação de qualidade, para tanto, temos que ter um ponto de partida, a avaliação diagnóstica, desde então o aluno é avaliado diariamente durante todo o processo escolar e junto com o conhecimento que ele traz consigo vão se agregando novos saberes e aprendizados dentro da instituição educacional/escola. Estes aprendizados são avaliados. Nosso objetivo quanto professor é de fato, que nosso aluno aprenda.
Devemos avaliar o aluno em relação a ele mesmo, ao que se espera dele e aos demais alunos. O mais importe é saber de que forma como cada um absorve, compreende e aprende, e de que maneira ele vai nos dar a evolutiva desse aprendizado, de que forma o aluno vai se expressar, demonstrando o que aprendeu, seja através da oralidade, escrita, apresentações, atividades, provas ou outros.
E nesse sentido que devemos levar em conta, . Não é em um único dia que demos avaliar e sim, no que esse aluno nos traz nas atividades cotidianas.
Neste período emergencial de covid 19, temos o desafio de avaliar a aprendizagem, esse Vírus transformou nossa realidade, uma avaliação remota, nessa perspectiva, acredito que essa avaliação deve ser a do tipo diagnóstica. E para termos êxito e chegarmos ao nosso objetivo o ato de avaliar tem que ser continuo e diversificado, buscando sempre novas metodologias.
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darleycavalcantetk@gmail.
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliação Qualitativa

Qua maio 20, 2020 1:55 pm
Darleilson Cavalcante de Brito
Assessor Pedagógico
Núcleo de Educação de Tarauacá

A LDB, mais precisamente em seu artigo 24, preconiza a necessidade de uma avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Nascimento (2003) destaca que aspectos não são notas, mas registros de acompanhamento das atividades discentes. Partindo desse pressuposto é preciso que o professor considere o processo de ensino e aprendizagem, o percurso do aluno e suas reais dificuldades e potencialidades. Em outras palavras, a avaliação qualitativa de fato ocorrerá quando o professor, por meio de fracassos e eventuais erros do educando, é capaz de vislumbrar a melhor direção a seguir e as melhores estratégias para traçar esse caminhar. É mister que sua postura seja de humildade e autocrítica em reconhecer que em algumas situações a falha pode ser sua, havendo, pois, a necessidade de retomada de um processo. Em contrapartida, sabemos que a prática de uma avaliação qualitativa é desafiadora e requer engajamento e reflexão por parte de nossos educadores. Por esse motivo,, faz-se tão necessária sua participação no processo de construção do Projeto político Pedagógico de sua escola, sendo que esse documento, segundo Padilha (2003) "é a concretização do processo de planejamento, o instrumento que explicita a intencionalidade da escola como instituição, indicando seu rumo e sua direção". É nessa construção coletiva que se delineia a concepção de avaliação a ser adotada. Vale enfatizar que a avaliação em seu caráter formativo, cumulativo e, portanto, qualitativo deve resultar de um acompanhamento diário, negociado, transparente, entre docente e discente, daí seu aspecto diagnóstico.
Segundo pontuado, é notória a dificuldade que os educadores enfrentam ao realizar esse tipo de avaliação, principalmente diante do cenário atípico que estamos vivenciando. Por mais que se engajem em planejar atividades realmente significativas, realizar os encaminhamentos com transparência e oferecer feedback contínuo, há um percentual de alunos que não demonstram comprometimento na realização desse trabalho. Há de se considerar ainda aqueles alunos que não dispõem de acesso à internet e que, apesar de receberem material impresso, não tem a sua disposição ferramentas para aprofundamento, limitando-se meramente ao que se está proposto. Não obstante, também temos professores com dificuldades de operacionalização das ferramentas digitais que estão disponíveis e, por mais que a SEE disponibilize cursos de formação por meio de plataformas nessa área, alguns professores não dão a importância devida, ainda que enquanto Assessores Pedagógicos orientemos as Equipes de Ensino a incentivá-los na realização, o que dificulta ainda mais esse trabalho remoto. No entanto, consideramos que , apesar dos entraves, a avaliação qualitativa está em prática em nossas escolas, através de registros de acompanhamento dos avanços e retrocessos dos alunos pelo professor, feedback em grupos de whatsApp, ligações telefônicas aos alunos e pais, mensagens via SMS, postagens de vídeo-aulas baixadas pelo próprio professor e orientações ao acesso a links para aprofundamento acerca de conteúdos novos, bem como o registro em forma de relatórios da equipe de ensino, o qual respalda o trabalho docente nesse período de pandemia.
É crucial destacar que tal momento requer do educador um olhar mais apurado e sensível do seu aluno, valorizando todo seu progresso , por menor que seja, assim como estimulá-lo a se desenvolver, ainda que gradativamente, sendo, de certo, um porto-seguro, onde encontre confiança para se expressar com verdade e expor suas reais fragilidades.
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Alvilene Santiago Freire
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliação qualitativa

Qua maio 20, 2020 2:34 pm
Quando avaliamos,avaliamos para obter sucesso no ensino e não para punir ou classificar o aluno como "apto ou inapto".A avaliação qualitativa deve ser contínua,deve ocorrer diariamente.Tudo que o aluno faz deve ser considerado e registrado.Seus erros e acertos indicam o que ele já sabe.A prova deve ser utilizada apenas como um instrumento de verificação da aprendizagem e nunca classificatório. Muitas vezes, o aluno não se sai bem numa prova escrita mas consegue mostrar que tem conhecimento do assunto através da oralidade ou até mesmo de uma ilustração.Não existe só uma forma de ensinar.Não existe só um recurso para aprender ,como também não existe só uma forma de mostrar que aprendeu.É impossível que em uma aula o aluno não aprenda algo.Se isto acontecer é necessário avaliar o que "falta" para que o aluno aprenda.O que é preciso fazer para ele se apropriar do conhecimento.Na avaliaçao qualitativa,não só o aluno necessita ser observado mas também como está sendo ensinado,como estamos mediando o processo de aprendizagem.
Em tempos de pandemia toda e qualquer forma interação do aluno no ambiente virtual deve ser valorizada e registrada.Desde vídeos,fotos das atividades,opiniões ,perguntas e muitas outras.
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Raimunda Antonia Melo
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Qua maio 20, 2020 2:38 pm
Sou Raimunda Antonia Melo de Souza
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada.É necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato. No momento como esse que estamos vivendo hoje, não é fácil para os alunos e também para os professores,para se adaptarem nesta nova fora de aprendizagem virtuais.
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Francisco Lopes
Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliação real

Qua maio 20, 2020 2:58 pm
Professor Francisco das Chagas de Araújo Lopes
Ensino Médio - Escola Nazira Anute de Lima - Manoel Urbano, AC.
Buscamos avaliar cada atividade do aluno considerando sua disposição e senso crítico denotados em suas participações. Temos uma clientela diversa e oprimida pelas angústias e incertezas fomentadas por esse momento pandêmico.
Especificando a realidade local, o desafio é promover o encontro de todos na grande rede. Nem todos (alunos e professores) têm acesso à internet de qualidade. Os resultados apresentados chegam a surpreender pela boa qualidade e pelo desempenho nos quesitos esforço e criatividade.
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Rosangela R de Oliveira
Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/05/2020

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Qua maio 20, 2020 3:04 pm
Sou a professora Rosangela R de Oliveira, trabalho na escola Frei André Maria Ficarreli.
O professor deve ter atenção à maneira que cada aluno interage com os colegas, durante as aulas e no decorrer das atividades. Conversar com os alunos possibilita o estreitamento dos vínculos afetivos e a aproximação com eles , é precisso dar voz ao aluno para que possa expor suas ideias e opinião sobre a aula.
Na avaliação qualitativa o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino aprendizagem.
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Rosangela R de Oliveira
Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Rosangela

Qua maio 20, 2020 3:08 pm
Sou a professora Rosangela R de Oliveira, trabalho na escola Frei André Maria Ficarreli.
O professor deve ter atenção à maneira que cada aluno interage com os colegas, durante as aulas e no decorrer das atividades. Conversar com os alunos possibilita o estreitamento dos vínculos afetivos e a aproximação com eles , e precisso dar voz ao aluno para que possa expor suas ideias e opinião sobre a aula.
Na avaliação qualitativa o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino aprendizagem.
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Clemilda de Freitas Corrê
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Sou professora do segundo do ensino fundamental na escola duque de caxia

Qua maio 20, 2020 3:09 pm
Nesse primeiro critério podemos dizer que a avaliação contínua e acumulativa não tem como objetivo classificar ou selecionar. Fundamenta-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais; fundamenta-se em aprendizagens significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quanto for preciso para que se continue a aprender.Neste momento difícil estamos fazendo o possível para que os alunos não se atrasem e tenham um bom rendimento fazendo todos os esforços
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Maria Elzemira Lima
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua maio 20, 2020 3:28 pm
A avaliação é um instrumento a serviço da aprendizagem do aluno que deve contribuir para análise e para decisão de quais ações Pedagógica deverão ser tomadas durante o processo de ensino. Percebemos que o momento de maior tensão e apreensão no ambiente escolar por parte do aluno e Professor e durante a avaliação. Nessa perspectiva, Professores e alunos tornam-se parceiros, e o Professores atuam como mediadores na busca de soluções para contribuir na melhoria no conhecimento e desempenho dos alunos.
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Darlene Cavalcante S. S
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Importância da Avaliação qualitativa no ambiente cotidiano da escola

Qua maio 20, 2020 4:06 pm
Darlene Cavalcante, coordenadora pedagógica da Escola Rural Plácido de Castro em CZS.
Diretrizes e Bases apontam para a necessidade de uma avaliação contínua e cumulativa do desempenho escolar, e isto está prescrito na Lei 9394/96, art.24, inc.V, alínea a.
Mas, sabemos que na prática em nossas escolas ainda está difícil de acontecer como deveria. A mesma é  negligenciada em todo um contexto da educação brasileira. Isso porque exige muito mais comprometimento dos sujeitos envolvidos que as avaliações quantitativas tradicionais em que se atribui nota como estamos acostumados a lidar.
Trabalhar aspectos qualitativos sobrepondo quantitativos precisam ser colocados em prática, daí a importância dessa avaliação onde visa desenvolver conhecimentos, competências e habilidades de forma consistente respeitando o tempo e o processo de cada aluno. Trabalhar com os valores de responsabilidade de autonomia torna-se imprescindível em nossa sociedade atual cada vez mais exigente quanto ao engajamento, autocrítica e revisão de nossas atituldes.
Para que isso ocorra é necessário que ocorra um replanejamento escolar com muita responsabilidade, parceria e força de vontade de toda equipe visando esse fim. Para tanto o PPP precisa ser reestruturado com a participação de todos os envolvidos no âmbito escolar. O professor tem um papel fundamental: planejamento com foco. Precisa preparar materiais, aulas digitais com uso de recursos on line ou produzidos por eles mesmos, textos e conteúdos interativos, exercícios e jogos e ainda ter o cuidado em garantir o acesso à todos os alunos ou precisa rever sua metodologia.
a partir daí avaliar através de registros de acompanhamento das atividades dos alunos, bem como um diariamente deixar claro através de comandos negociados e transparentes entre ambos como serão as atividades. É por isso que tudo acaba se tornando uma constante diagnóstica, onde o professor verifica as novas atitudes e valores do aluno ao contrário de se deter apenas em uma nota mensal ou bimestral definindo se o aprendizado foi satisfatório ou não.
Neste período emergencial de COVID temos nos aproximado a essa avaliação quando estamos deixando prevalecer aspectos qualitativos. Trabalhamos um Plano de ação com atividades bastante significativa com a utilização de metodologias variadas com grande apoio da internet. Os alunos as recebem nos grupos de whatsapp de acordo com um horário definido em semanas alternadas por um feedeback. Já os alunos sem acesso à internet recebem atividades digitalizadas para posteriores correções e retomadas posteriormente. Os professores foram orientados a manter registro de tudo o que está sendo realizado bem como as devolutivas dos alunos nesse período a fim de saber seus avanços ou retrocessos. Pontos negativos: alguns alunos foram passar a pandemia em ramais de difícil acesso não sendo possível alcançá-los. e quanto aos que estão nos grupos aluguns não devolvem as atividades para seu processor como foi combinado anteriormente.
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rafaelam21
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Módulo 3: Resposta

Qua maio 20, 2020 4:20 pm
Rafaela Ribeiro de Magalhães
Escola Estadual Marcílio Nunes Ribeiro II
Professora
A avaliação não pode ter como objetivo selecionar ou classificar por meio de uma nota os alunos, medindo assim sua capacidade e mostrando se realmente aprendeu ou não determinado conteúdo proposto pelo professor. A educação de qualidade deve ser analisada diariamente, negociada e sendo clara entre o professor e  aluno ao longo do período, não apenas em uma determinada ocasião. Diante do cenário em que estamos vivendo a avaliação qualitativa nunca esteve tão entrelaçada na vida escolar como agora. Tempos em que cada dia mais verificamos a necessidade do ensino ser avaliado de uma forma diferente, assim como nossos alunos possuem maneiras diferentes de aprendizagem.
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Francisca de Araújo Vieir
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Como avaliar os alunos

Qua maio 20, 2020 4:43 pm
Francisca de Araújo Vieira, escola Rural Alto Alegre ll.Rio Branco Coordenadora de Ensino.
A Avaliação Qualitativa é importante quando se apresenta na forma contínua do processo, onde o professor planeja,analisa, obeserva e faz registros de todo o seu trabalho cotidiano. Com isso dá condições de propostas,atividades e outros instrumentos avaliativos dando varias possibilidades aos alunos em atingir os resultados positivos de ensino aprendizagem.
Nesse período emergencial temos que ser cautelosos, porque a tecnologia hoje é um meio para auxiliar o processo de ensino, no entanto no tocante à nossa escola ainda não temos esse recurso,mas estamos organizando materiais impressos para entregar àsfamílias de alunos. Para que não sejam tão prejudicados quanto ao seu aprendizado.
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Maria Maciane dos Santos
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua maio 20, 2020 4:47 pm
Sou Maria Maciane dos Santos Freitas, trabalho na Escola VICENTE CELSO BRANDÃO em Feijó e a minha função é professora.

O processo de avaliação é muito importante econtínuo.
Métodos de avaliação é conhecer de maneira profunda a realidade da turma a qual você desenvolve seu trabalho, traçando um perfil geral. Os processos avaliativos devem ser complementares, ou seja, é importante utilizar tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos, mas sempre valorizando as características da turma e de cada estudante.
É importante ter a consciência de que medir o conhecimento por meio de conceitos e números de forma predominante pode gerar uma avaliação superficial e equivocada do aluno, pois cada um apresenta suas próprias características e limitações, aprendendo e se desenvolvendo de forma diferenciada. Ou seja, o tempo de uma criança aprender pode ser diferente de outra, porém, isso não revela algo determinante na aprendizagem delas, mas traça percursos diferentes até que se alcance o objetivo pretendido.
Dessa forma, a avaliação deve ser processual e flexível às limitações e potencialidades de cada um para que nenhum procedimento adotado se sobreponha ao outro e todos os aspectos sejam considerados integralmente.
Dentro da sala de aula observamos os alunos, registramos todas as informações relevantes, realizamos avaliações diagnósticas, proponho autoavaliação do aluno, então há várias formas de avaliar.
Nesse período emergencial de covid - 19, não está sendo fácil para ninguém, se torna bem difícil as estratégias e formas de avaliação. Mais como professora estou a avaliando meus alunos na participação, no seu desempenho, nas suas produções e atividades.

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Socorro
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliação quantitativa

Qua maio 20, 2020 5:49 pm
Olá! Sou a professora Maria socorro de Freitas Barbosa  da escola :Francisco Braga de souza..
Para a maior parte das escolas e profissionais de educação,  avaliar  o aluno é atribuir nota. A avaliação quantitativa é importante pois, ela leva em conta não somente  a nota do discente, mas também  e principalmente  o processo de ensino- aprendizagem  em seu todo, o planejar, executar etc...
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LUCIENE CRISTINA
Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty AVALIAÇÃO

Qua maio 20, 2020 5:54 pm
Luciene
Escola: Manoel Machado( Rio Branco Acre)
  A avaliação qualitativa faz parte da nossa vida diária, para que aconteça é necessário um processo de reflexão tomada de decisões, tem como finalidade  o resultado de todo acompanhamento  nas atividades e na interação do aluno com a turma. Pois estão juntos todos os dias fazendo parte do  cotidiano vivenciado, para isso, não utilizamos notas nem conceitos, avaliamos e realizamos escolhas, valorizando as conquista dos alunos.
  Nesta quarentena que estamos vivendo, precisamos ter um  olhar carioso no processo de avaliação. Porque não estamos diretamente com nossos alunos. É assim  os registros e os acompanhamentos das atividades que a escola junto com os professores estão fornecendo aos alunos, são fundamentais para que possamos acompanhar o rendimentos escolar e assim fazermos as intervenções necessárias para o avanço do aprendizado.
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valdelina_muniz@hotmail.c
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliação qualitativa

Qua maio 20, 2020 6:49 pm
Olá, sou a professora Valdelina Muniz, núcleo de Placido de castro
Com a pandemia, surgiu também a necessidade repentina e imediata de adaptação, por parte das escolas, a um novo contexto, digital e remoto.
Naturalmente, diversas dúvidas e incertezas dominam o cenário educacional. Como fazer essa mudança no ensino, na avaliação?

Além de uma boa comunicação e da definição de como será o processo de ensino e aprendizagem, é muito importante que exista o registro de todas as atividades que estão sendo realizadas, o que permite o acompanhamento do envolvimento e da evolução do aluno e consequentemente a avaliação qualitativa. Nesse sentido, conteúdo e registro andam juntos.

Precisamos considerar  que estamos vivenciando um contexto remoto, porque alunos e professores não podem estar na sala de aula física, e emergencial, porque ninguém estava preparado para a situação. O que vivemos hoje é uma situação de ensino remoto emergencial, situação temporária na qual se busca soluções de ensino remoto para dar continuidade aos estudos, mas que retornará a rotina presencial quando a situação voltar à normalidade.
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Francilene.albuquerque
Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty A avaliação qualitativa no período emergencial na covid-19

Qua maio 20, 2020 7:09 pm
Olá sou a professora, Francilene de Souza de Albuquerque Barbosa trabalho na escola Frei André Maria Ficarelli no 3 ano. Para uma avaliação qualitativa de boa qualidade e eficaz é necessário que os sujeitos envolvidos no processo ensino aprendizagem compreendam a relação ensino aprendizagem na qual estão inseridos.
Acredito que essa compreensão se tornou possível, graças às formações realizadas pela SEE,aos grupos de estudos realizados no âmbito escolar.
Hoje, frente à covid -19 ,estamos vivendo vários desafios, o que exige muitas mudanças de hábitos e atitudes, dentre elas podemos citar;gravar videoaulas tirar dúvidas através de vídeo chamada, disponibilizar material para os pais estarem ajudando as crianças na realização dessas atividades. Porém avaliar nossos alunos se torna um desafio, por isso temos que está ciente para podermos avaliar de forma coerente e responsável, para isso, devemos adquirir habilidades necessárias que englobem as competências digitais na atuação situação em que estamos vivendo.
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Tatyane da Silva Azevedo
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty RESPOSTA DO FÓRUM II

Qua maio 20, 2020 7:18 pm
Prof. Tatyane da Silva Azevedo - Professora de Ciências, Ensino fundamental e Médio - Escola Dr. Carlos Vasconcelos.

Uma avaliação qualitativa eficiente depende de todos os envolvidos no processo (professor, aluno e gestão), essa relação se dar com convívio diário entre ambos e uma boa comunicação. Faz-se necessário o aprimoramento de conteúdos e aulas dialogadas com acompanhamento de qualidade, afinal avaliar não é só atribuir uma nota ao aluno.
As avaliações qualitativas, por outro lado, centram-se em todo o processo de ensino-aprendizagem, e requerem um diagnóstico desse processo.

Para uma avaliação qualitativa eficaz, defendo que seja necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. É necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato.

como prova disso podemos destacar as mudanças que a educação precisou sofrer nos útimos dias. Onde uma mobilização está sendo feita em toda rede de Ensino e o nosso foco principal é o aluno e a transmissão de conhecimentos.
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Danuza Anesca
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliação

Qua maio 20, 2020 7:34 pm
Sou, Danuza Anesca, trabalho na escola Raimunda Silva Pará.
Avaliação deve ser o resultado de todo o acompanhamento diário, tanto das atividades, como a interação dos adolescentes.
" Aprendemos para termos novas atitudes e valores e não para sermos avaliados". Então a nota é um processo verificativo e não avaliativo.
A avaliação faz parte do cotidiano vivenciado em grupo, sendo assim, incorporado a pratica do professor.
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Maria Rosinete de Melo Mu
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 4 Empty Avaliação qualitativa

Qua maio 20, 2020 7:39 pm
Maria Rosinete de Melo Muniz,
Professora pedagoga do Atendimento Educacional Especializado
Escola de ensino fundamental I Imaculada Conceição.
Nos dias de hoje devido as normativas, troca de experiências de erros e acertos as escolas e profissionais de educação compreendem que avaliar a aprendizagem do educando não significa atribuir uma nota após a realização de uma prova ou de um trabalho avaliativo, mas leva em consideração todo o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação qualitativa não é algo isolada da quantitativa, contudo deve ser levada em maior consideração, pois permite flexibilidade, transparência e ocorre diariamente, permitindo ao educando ser sujeito participativo do processo durante o desenvolvimento do seu ensino-aprendizagem. Valorizando assim suas habilidades e potencializando o seu conhecimento. Nesse período de pandemia do covid-19 perceber-se uma preocupação maior em relação ao emocional e o cognitivo do educando, quando nos questionamos na maneira de como ensinar o conteúdo e como fazer chegar até o aluno através das aulas a distância. Entendo que nesse período emergencial tem sido trabalhado as competências socioemociais da BNCC, através da empatia, cooperação, autocuidado, responsabilidade e etc. Fatores que ajudam e auxiliam na avaliação qualitativa.
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