Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
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Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

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MAICON BARROSO
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Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 19, 2020 1:27 am
E.E.E.F.M. Franklin Roosevelt
Professor do 7° ao 9° ano em História
Maicon Barroso



É de muita clareza que a avaliação é solene para se obter respostas de aprendizado do aluno, conforme isto a avaliação qualitativa trabalha constantemente durante o desenvolvimento de uma aula, dessa forma trazendo riqueza de detalhes para se alçar a melhor direção de ensino/aprendizagem para que determinado aluno ou sala corrija a "fraqueza" do conteúdo e assim tenha sua eficácia necessária, portanto não depende somente do docente.

É PRECISO MUDAR

A forma avaliativa de hoje em dia por muitos docentes  ainda é tradicionalista e farta, não se aprende com tanta eficácia quanto uma avaliação constante em pleno desenvolvimento, com olhar crítico é essencial o professor abusar de todas as ferramentas possíveis de avaliação e em pleno COVID-19 nossas ferramentas se tornam LIMITADAS dando uma ideia de que precisamos nos reiventar e aprimorar novas formas avaliativas e nisso entrará nossa criatividade pessoal.

A AUTO AVALIAÇÃO DO ALUNO


É mais que claro que o progresso do aluno não venha só a depender do professor, os processos de autoavaliação têm também uma grande importância para o desenvolvimento da desenvoltura do aluno, no momento de falar com tranquilidade para o professor e para seus colegas. A autoavaliação permite esse exercício quando o aluno pode expressar, com seriedade, sua visão a respeito de si , suas ideias sobre o planeta  que o cerca e como enxerga suas próprias relações com esse mundo.

Contudo, perante esse covid-19 é importante usar todas as ferramentas digitais como classroom e outras plataformas para tentar manter esse contato profissional entre professor/aluno e assim conseguir manter a proximidade e avaliar quase que da mesma forma que antes e continuar trazendo resultados no ensino aprendizagem de cada aluno seguindo a metodologia Qualitativa.
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Paulino Eduardo
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Ter maio 19, 2020 7:49 am
Sou Paulino Eduardo dos Amauacas Gomes de Tarauacá, trabalho na escola Governador Edmundo Pinto de Almeida Neto como professor regente com Ensino Fundamental anos Finais com a disciplina de matemática.Avaliação é sempre um tema espinhoso para os profissionais da educação e sua reflexão mais aprofundada é constantemente deixada de lado. Acostumada a medidores meramente quantitativos, a educação brasileira pouco ou nada se volta para a análise do percurso do aluno e identificação de suas reais dificuldades e potencialidades.
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno.
Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. É necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato.
Até mesmo os erros são levados em conta, porque indicam como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos que vão sendo adquiridos, permitindo a identificação dos conhecimentos que já estão consolidados e servem de base para tudo o que vem a seguir. Em uma avaliação do tipo qualitativa, todas as respostas do estudante, certas ou erradas, indicam o caminho percorrido e oferecem um prognóstico dos próximos passos.
Não existem respostas prontas para a pergunta sobre como fazer avaliação qualitativa, o que existe são caminhos possíveis, cada educador deve perceber qual o melhor a seguir. Marlene Sapelli* reconhece que uma mudança efetiva na avaliação escolar só pode realmente acontecer por meio de políticas públicas adequadas e de uma revisão das nossas concepções de homem, educação e sociedade, mas aponta quatro cuidados que podem contribuir para a construção de avaliações mais justas.
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Noely Castro
Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação qualitativa

Ter maio 19, 2020 8:56 am
Sabemos que a avaliação qualitativa ela visa desenvolver conhecimentos, competências e habilidades de forma consistente e respeitando o tempo e o processo de cada indivíduo, além de trabalhar valores como responsabilidade e autonomia. Neste período que estamos passando e trabalhando com atividades a distancia com os alunos nos propusemos a trabalhar com a avaliação qualitativa, onde vamos aproveitar todas as respostas do aluno ate mesmo os erros deverão ser levados em conta por que os mesmos indicam como o educando está relacionando os conhecimentos que possui com os novos que vão sendo adquiridos, permitindo a identificação dos conhecimentos que já estão consolidados e servem de base para o retorno das aulas presenciais o professor estará fazendo uma revisão dos conteúdos e sanando possíveis duvidas dos alunos. Uma vez que em uma avaliação do tipo qualitativa, todas as respostas do estudante, certas ou erradas, indicam o caminho percorrido e oferecem um prognóstico dos próximos passos.

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Noely Castro
Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação qualitativa

Ter maio 19, 2020 8:58 am
Olá, bom dia!
Sou Noely Castro da Silva Nascimento trabalho no NE de Feijó.
Sabemos que a avaliação qualitativa ela visa desenvolver conhecimentos, competências e habilidades de forma consistente e respeitando o tempo e o processo de cada indivíduo, além de trabalhar valores como responsabilidade e autonomia. Neste período que estamos passando e trabalhando com atividades a distancia com os alunos nos propusemos a trabalhar com a avaliação qualitativa, onde vamos aproveitar todas as respostas do aluno ate mesmo os erros deverão ser levados em conta por que os mesmos indicam como o educando está relacionando os conhecimentos que possui com os novos que vão sendo adquiridos, permitindo a identificação dos conhecimentos que já estão consolidados e servem de base para o retorno das aulas presenciais o professor estará fazendo uma revisão dos conteúdos e sanando possíveis duvidas dos alunos. Uma vez que em uma avaliação do tipo qualitativa, todas as respostas do estudante, certas ou erradas, indicam o caminho percorrido e oferecem um prognóstico dos próximos passos.

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Gleiciane G O Brito
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Formas de Avaliar: Qualitativas

Ter maio 19, 2020 8:59 am
Sou professora Gleiciane, escola Raimundo Hermínio de Melo

Avaliações o grande desfeche de como saber se o aluno absorveu bem o que assuntos abordados pelo professor. Hoje e cada vez mais a educação se inovará assim, nós docentes temos como desafio inovar junto com a tecnologia e novos conhecimentos.Foi visto, na avaliação qualitativa, que é levado em conta não uma nota o teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, acumulativa e sistemática, mas aprender de fato o que está sendo trabalhado, exigindo assim, um bom planejamento do professor juntamente com a equipe escolar. Todos unidos e bem dispostos a desempenhar nosso papel, teremos bons resultados , claro que isso a médio prazo, pois nada inovador se obtém sucesso de imediato.
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Maria Auricelia
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 19, 2020 9:06 am
Maria Auricélia
Escola Instituto São José
Tarauacá-Ac.

A avaliação qualitativa é muito importante para a construção do conhecimento, enquanto professores precisamos ter um olhar atento na sala de aula, possibilitar informações valiosas, para alcançar a eficiência e autonomia do aluno, respeitando as necessidades dos alunos para que melhore a maneira dos trabalhos realizados na sala de aula.

A avaliação no processo de ensino e aprendizagem estão sujeitos a uma reflexão critica principalmente por parte do professor,  pois a mesma visa o caminho da aprendizagem, em que o aluno evolui na construção do seu caminho.

A avaliação qualitativa é uma pratica bem constante na sala de aula, podendo também valer de aspectos quantitativos, mais num processo que o aluno possa ter voz e ser atuante no seu processo de ensino e aprendizagem e onde o professor e aluno caminhem juntos com um mesmo objetivo.
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Maria do socorro
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty top 3

Ter maio 19, 2020 9:19 am
Eu sou Maria do Socorro Candido de Miranda, A avaliação deve ser encarada como uma reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino. Para que seja produtiva a avaliação deve ser um processo de diálogo, interativo, que visa fazer do indivíduo um ser melhor, mais criativo, autônomo, participativo, a avaliação precisa levar a uma ação transformadora e também com sentido de formação social, de coletividade de humanização. hoje as escolas e profissionais de educação, compreendem que avaliar a aprendizagem do aluno não significa atribuir uma nota após a realização de um método avaliativo. Acredito que essa compreensão se tornou possível, graças às formações continuadas realizadas pela SEE, aos grupos de estudos realizados no âmbito escolar.
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Maria Jose Feitoza
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Formas de Avaliar

Ter maio 19, 2020 9:34 am
Bom dia. sou a professora Maria José Feitoza trabalho na escola Manoel Rodrigues de Farias, localizada na zona urbana de Jordão/AC.
A avaliação deve ser o resultado de todo o acompanhamento diário, tanto das atividades, como a interação da criança com o grupo.
A avaliação faz parte do cotidiano vivenciado em grupo, sendo assim, incorporando a prática do professor, verificando e valorizando todas as conquistas das crianças.
Em relação a esse período emergencial por conta do Covid-19, esse processo de avaliação deve ter um olhar ainda mais atento. Por que nós professores não estamos diretamente com os nossos alunos, então devemos ter todo o cuidado nesse momento, para não desvalorizar nosso aluno.
A avaliação qualitativa é uma pratica bem constante na sala de aula, podendo também valer de aspectos quantitativos, mais num processo que o aluno possa ter voz e ser atuante no seu processo de ensino e aprendizagem e onde o professor e aluno caminhem juntos com um mesmo objetivo.
contudo trabalhar como alfabetizadora e um trabalho que exige muito amor,para via das duvidas,num primeiro momento,houve apenas a troca de rótulos. os fracos passaram a ser chamados de pre-silábicos.  Os que estavam no meio do processo eram silábicos e os que eram fortes foram classificados como alfabéticos.
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Aldemir Duarte
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Importância da avaliação qualitativa.

Ter maio 19, 2020 9:49 am
Olá, sou o professor Aldemir Duarte Souza, leciono a disciplina de Matemática, nas escolas: Santo Izidoro , 6º à 9ºanos- Senador Guiomard e na escola Professor Pedro Martinello, 2ª série- Rio Branco
A própria legislação educacional brasileira, desde a Lei de Diretrizes e Bases, aponta para a necessidade de uma “avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais” (Lei 9394/96, art. 24, inc. V, alínea a).
Indubitavelmente a forma como os alunos devem ser avaliados qualitativamente, deve ser centrado em todo convívio escolar-familiar do individuo, visto, tanto a família quanto à escola terem influencia nos aspectos sociais e emocionais do aprendizado.
Para tal os pais e responsáveis devem estar cientes de seus deveres como pai, de ajudar no desenvolvimento moral de seus filhos, tal como a escola, possa moldar esse caráter, mediante a realidade em que se vive, em decorrência principalmente do que o mundo inteiro tem protagonizado nos últimos dias, com o rápido  avanço de contaminação do Covid-19.
Em que os pais precisam transparecer confiança por dias melhores, e os professores por buscarem meios e novos métodos para o encangamento de todos os alunos em um aprendizado, que vá muito além da sala de aula, porém que vise, alcançar todo o potencial do aluno, na busca de alternativas tecnológicas, emocionais, para se fazer um aprendizado, não apenas de conhecimento, porém de mais humanidade, pois é o que precisamos, e afinal é esse o objetivo de uma avaliação qualitativa, avaliar o ser humano em seus diversos momentos, e se falharmos como  na qualidade de humanos, não há conhecimento que por maior que seja concerte o estrago causado pela estupidez da arrogância humana.
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Jayne de Souza Silva
Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty A importância da avaliação qualitativa

Ter maio 19, 2020 10:28 am
Sou Jayne de Souza Silva, professora nas escolas de Ensino Fundamental Augusto Severo, Santa Rita, e na Escola de Ensino Médio Manoel Braz de Melo. Em relação a avaliação qualitativa, na minha concepção é uma das mais importantes, pois avaliamos não as notas dos alunos (pois o valor dele não se dá por meio de suas notas), mas por aquilo que têm aprendido diariamente. Assim, o professor pode ampliar a sua avaliação e o modo de olhar o seu aluno. Em muitas escolas, na maioria das vezes, os alunos são postos em pódios de acordo com suas notas, e quando fazemos isso, deixamos nos influenciar por números, e não pelos seres humanos que estamos ajudando a encontrar o seu lugar na sociedade, e até mesmos os seus valores. Neste tempo de Pandemia, infelizmente não temos acesso a todos os alunos, mas com aqueles que temos (por meio de Whatsapp), podemos fazer uma avaliação deste modo, pois quando ele te procura ou vice-versa, é só você e ele, e é muito mais fácil fazer a avaliação qualitativa deste modo, pois você olha diretamente para o aluno, e ainda, pode ter mais intimidade com ele, dar conselhos produtivos que irão ajudá-los em suas dificuldades.
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Vera Lucia
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty A avaliação qualitativa no cenário online

Ter maio 19, 2020 11:30 am
Sou Vera Lucia Rodrigues Paiva da Costa, coordenadora pedagógica  da escola Paulo Freire na EJA e na escola Frei Andre Maria Ficarelli no ensino fundamental I.
Para ensinar no sistema online, frente ao cenário que estamos enfrentando com o Covid-19, as escolas precisaram unir forças e pensar a melhor estrategia para continuar levando aos alunos os conteúdos necessários ao seu ensino e aprendizado , exigindo assim dos professores novas práticas e mudanças na metodologia de ensino.
Com o isolamento social, foi se exigido dentro dessa nova metodologia, o ensino online. E os grupos do whatsapp foram o veículo de comunicação mais rápido e eficaz para que se atingisse o maior número possível de alunos, visto que é o mais acessível a população em geral. E já que estamos falando em mudanças de comportamento, este é o momento mais propicio para reforçar a importância da avaliação qualitativa, que de acordo com a Lei de Diretrizes e Base no seu Art. 24,  nos orienta que a avaliação do ensino e aprendizado precisa ser realizado de forma contínua e cumulativa, para que os aspectos qualitativos se sobreponha aos quantitativos. Esse é então o momento para que todos os docentes  se não vinham adotando esse tipo de avaliação, adote não somente em suas aulas online, mas durante toda sua prática educativa, pois a avaliação da aprendizagem precisa ser continua, ocorrendo durante todo o processo, e não somente ao final.
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Francicleia da Rocha
Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação qualitativa

Ter maio 19, 2020 11:38 am
Meu nome é Francicleia da Rocha Derze, trabalho no Instituto São José na função de coordenadora de ensino.

Para falar sobre a importância da avaliação qualitativa, devemos primeiro pensar na concepção de avaliação que temos. Avaliar é classificar? é um fim? Ou avaliar é acompanhar o processo de aprendizagem? Quando aceitamos que a avaliação está a serviço da aprendizagem, conseguimos compreender a importância da avaliação qualitativa. Ela nos mostra que deve haver por parte do professor um acompanhamento diário, com o objetivo de superar as limitações dos alunos e não de puni-los. Somente uma escola com um trabalho coletivo, sistemático e engajado poderá construir um clima de parceria entre aluno e professor na construção de saberes. É observando o todo que teremos condições de ver os aspectos qualitativos. Sabemos que uma prova ou um exercício não mede todos os conhecimentos que acumulamos ao longo dos anos. E neste momento emergencial de Covid-19 precisamos aprender a avaliar os aspectos qualitativos, observando diariamente os progressos dos nossos alunos, através de aúdios, vídeos, encorajando-os e desafiando-os a construírem suas aprendizagens, demonstradas nas atividades, opiniões, respostas, perguntas, indagações e resoluções.
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Gleyson Farias da Silva A
Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Algo a ser estudado!

Ter maio 19, 2020 12:50 pm
Gleyson Farias, professor de Geografia na escola Serafim da Silva Salgado e Roberto Sanches Mubarac
Um problema com a avaliação qualitativa é que ela é altamente tendenciosa, tanto em termos de probabilidade quanto de definição de impacto, por aqueles que a realizam.

Por exemplo, em relação ao viés em probabilidade, a falta de compreensão dos tempos de outros processos pode levar alguém a pensar que erros e falhas ocorrem mais frequentemente em seu próprio processo do que nos outros, e isso pode não ser verdade.

Esta situação com tendência geralmente faz com que a avaliação qualitativa seja útil apenas no contexto local onde é realizada, porque as pessoas fora do contexto, provavelmente, terão divergências sobre definição de valor de impacto e probabilidade.
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Siderlilson
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Módulo lll

Ter maio 19, 2020 1:52 pm
Nome Francisco siderlilson sou professor nas escolas Maria de Nazaré Santiago é floordoardo Cabral M.N.R.2.
C do Sul Acre. A avaliação esta sendo feita com base nos critérios avaliativos adotadas nos parâmetros curriculares levando em conta os conhecimentos prévios dos educandos ,ou aquilo que eles deveriam saber sobre o termo ensinado . Criando o feedback para ministrar o grau de assimilação que cada um tem demonstrado na prática através das resoluções das atividades proposta essa avaliação de ensino e aprendizagem, é realizada de forma contínua e cumulativas sistemática, onde todas as resposta dos alunas seja elas certa ou errada, é um ponto de chegada por mostrar os conhecimentos que já foram construídos é absorvido .Os aspecto qualitativos do conhecimento a preocupação é ver o quanto foi possível se teve assimilação dos conteúdos pelos alunos em que aspecto apresentaram mais dificuldades no conhecimento e as atividades propostas aos educando são feitas as correções necessárias para que haja uma compreensão melhor do conteúdo, principalmente para os alunos que apresentem mais dificuldade no aprendizado
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Sidineia
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação dos alunos

Ter maio 19, 2020 1:59 pm
Sou a professora:Sidineia, trabalho na escola Manoel machado, localizado na zona rural, de Rio Branco acre, Avaliação deve ser realizado de todo,acompanhamento diário,tanto das atividades, como a interação de cada aluno.
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Sidineia
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação dos alunos

Ter maio 19, 2020 1:59 pm
Sou a professora:Sidineia, trabalho na escola Manoel machado, localizado na zona rural, de Rio Branco acre, Avaliação deve ser realizado de todo,acompanhamento diário,tanto das atividades, como a interação de cada aluno.
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socorrosf73@yahoo.com.br
Mensagens : 2
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Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Reflexão/Avaliação

Ter maio 19, 2020 2:03 pm
Avaliar é algo que nos leva a refletir, sobre a melhor forma de realizar esse ato, até que ponto estamos realmente contribuindo ou prejudicando o processo de ensino e aprendizagem de nosso aluno, são situações onde educadores e educandos, precisam está inteiramente ligados, nesse caminhar, para que assim tenhamos bons resultados. Tendo em vista, que o ato de avaliar vai além do acerto, pois quando erros são cometidos, precisam ser avaliados, pois nesse momento, verifica-se como o sujeito estão se relacionando com os conhecimentos, os que já foram consolidados, os que ainda estão em processo de aprendizagem, ou seja é uma avaliação continua, não com objetivo de atribuir uma nota, mais para verificar e acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Assim, quando nos referimos a avaliação qualitativa, podemos dizer, é o ato de avaliar com qualidade, aquilo que proporcionamos aos nossos educandos, e nos referindo aos dias atuais, propondo uma avaliação qualitativa, nós educadores, não podemos nos preocupar com a quantidade de atividades ofertada aos nossos alunos, mas, com a qualidade daquilo que estamos ofertando, o que ele vai está aprendendo, como está aprendendo, quais suas dificuldades, além disso, temos fazer uma auto avaliação do que estamos fazendo, o que está sendo ofertado, pode contribuindo na vida em sociedade? Em que momento? São muitas interrogações que precisam ser feitas, assim podemos realizar uma avaliação qualitativa com eficiência.

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Taina Clavia Lima do Nasc
Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty A importância da avaliação qualitativa no cotidiano escolar

Ter maio 19, 2020 2:04 pm
Sou Taina Clávia Lima do Nascimento, professora de Matemática na escola Rosaura Mourão da Rocha, no município de TARAUACÁ-ACRE.
Avaliação é sempre um tema espinhoso para os profissionais da educação e sua reflexão mais aprofundada é constantemente deixada de lado. Acostumada a medidores meramente quantitativos, a educação brasileira pouco ou nada se volta para a análise do percurso do aluno e identificação de suas reais dificuldades e potencialidades. As avaliações qualitativas, por outro lado, centram-se em todo o processo de ensino-aprendizagem, e requerem um diagnóstico desse processo. A própria legislação educacional brasileira, desde a Lei de Diretrizes e Bases, aponta para a necessidade de uma “avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais” (Lei 9394/96, art. 24, inc. V, alínea a). A avaliação, no ambiente escolar, diz respeito tanto à análise da aprendizagem do aluno quanto aos aspectos institucionais e à avaliação externa.Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. E em virtude do COVID-19, para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. É necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do professor e de toda a escola, uma em que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato. Até mesmo os erros são levados em conta, porque indicam como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos que vão sendo adquiridos, permitindo a identificação dos conhecimentos que já estão consolidados e servem de base para tudo o que vem a seguir. Em uma avaliação do tipo qualitativa, todas as respostas do estudante, certas ou erradas, indicam o caminho percorrido e oferecem um prognóstico dos próximos passos.
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M. AUXILIADORA RODRIGUES
Mensagens : 29
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Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 19, 2020 3:38 pm
José cesio medeiros escreveu:Nós temos uma legislação sobre todos os aspectos da educação a nível de LEI.
Mas o que questiono e contribuo aqui no meu texto é como operacionalizar uma prática de AVALIACAO:
CONTINUA e
QUALITATIVA
PRIMEIRO:
Para ser continua o professor tem que realizar diariamente e onde?No espaco-tempo da aula.
Isso já vai indicando ao professor o que ele precisa observar de mudança de comportamento do aluno ao entrar em contato com determinado objeto do conhecimento.

SEGUNDO:
O QUE ele quer avaliar deve estar associado ao objetivo daquela.
Exemplo: OBJETIVO Somar frações com denominadores diferentes

DESENVOLVIMENTO DA AULA

ITEM AVALIATIVO: SOME AS FRACOES 1/2 + 1/3

Vejam que dividir o ESPACO-TEMPO da aula em três momentos.E o pulo do gato para garantir a nível de planejamento que vislumbre uma prática de ensino que a AVALIACAO esteja contemplada de forma continua é fazer o momento OBJETIVO está interligado ao que você quer avaliar naquela aula.
PORTANTO o momento DESENVOLVIMENTO DA AULA será totalmente construído visando atingir o objetivo e a avaliação daquele objetivo  proposto para aquela aula
ASSIM O PROFESSOR vai observando o caminhar do aluno ao longo da aula e esta observação ao longo da aula vai garantindo o aspecto qualitativo e continuo da AVALIAÇÃO.

POR isso o que acho que ao ver documentos normativos da educação uma atitude efetiva que o professor deve sempre estar fazendo é se perguntar:COMO ESTAS NORMAS GERAIS ME FAZ EU CONTRUIR IMA PRATICA DE ENSINO QUE COMTEMPLE ESTES PRINCIPIOS???

Boa tarde, Professor!
Excelente contribuição. Sabemos que ao avaliarmos o que se aprendeu avaliamos o que se ensinou. Esse ato de avaliar é  intrínseco ao processo de ensino e aprendizagem. Como diz Jussara Hoffmann, “A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem”. Certamente, como o senhor bem detalha, observando a articulação entre objetivo , aula e avaliação, os resultados tenderão a ser mais positivos. Afinal, a avaliação não pode ser uma "realização"  ou "produto final" do trabalho, mas ela é parte desse trabalho.  
Obrigada.  



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POLYANA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Ter maio 19, 2020 3:56 pm
Para avaliar os alunos, vejo como uma boa dica para a escolha de métodos de avaliação, a importância de conhecer de maneira profunda a realidade da turma a qual você desenvolve seu trabalho, traçando um perfil geral. Acredito que os processos avaliativos devem ser complementares, ou seja, é importante utilizar tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos, mas sempre valorizando as características da turma e de cada estudante. É importante ter a consciência de que medir o conhecimento por meio de conceitos e números de forma predominante pode gerar uma avaliação superficial e equivocada do aluno, pois cada um apresenta suas próprias características e limitações, aprendendo e se desenvolvendo de forma diferenciada.

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Laurilene Fernandes Nogue
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação no processo de aprendizado

Ter maio 19, 2020 3:58 pm
Laurilene Fernandes Nogueira professora na escola Frei André Maria Ficarelli.
Na avaliação qualitativa a preocupação é com o aprendizado do aluno, ou seja, analisar o através de registro individual, onde o aprendiz avanço, o que ele já conhece do conteúdo estudado e o que ainda precisa aprender.
A avaliação quantitativa valoriza a memorização de informações, classificando o aluno por meio de um número ou seja, a avaliação quantitativa visa a medição da aprendizagem
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Mirnes S O L
Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação mais que uma exigência legal um direito que precisa ser assegurado a todos

Ter maio 19, 2020 3:59 pm
Sou Maria Mirnes Soriano de Oliveira Leitão,  professora de  Matemática e trabalho na Escola Pe. Diogo Feijó     
     
Quando falamos em avaliação escolar, uma das primeiras informações que nos vem à mente é a atribuição de uma nota. E apesar do que preconiza as leis que instruem, orientam e normatizam nosso ensino, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), No 9.394/96,  a avaliação deve acompanhar todo processo de ensino-aprendizagem e ser realizada de forma contínua, não em um único momento nem da mesma forma.
     Como professora sempre falo que, dentre todas as nossas atribuições, enquanto professores a avaliação é   uma  das tarefas mais complexas, por se tratar não apenas de um único momento, mas envolve todo processo de ensino e aprendizagem e fazer isso com muitos alunos, que não conhecemos é, no mínimo desafiador.  E os resultados das avaliações internas e externas nos mostram, que há muito a ser feito e que nossos alunos precisam avançar, aprender mais do que está acontecendo, no ano que estão estudando.
     E o que dizer da aprendizagem e por conseguinte da avaliação em tempos de pandemia, como o que estamos vivendo? Se os alunos não aprendem, como deveriam, na modalidade presencial, estão de fato aprendendo à distância? É impossível não pensar nos impactos da pandemia não apenas na saúde e na economia, mas também na educação e principalmente nas escolas públicas.
     Apesar das estratégias de ensino remoto, que as secretarias e as escolas  estão adotando para enfrentar a pandemia de Covid-19, nesse período de distanciamento social, o fato é que nós professores brasileiros não fomos formados, para ensinar de forma online, seja na formação inicial ou através de formação continuada. E embora esta seja uma tentativa para sanar essa necessidade há muito que precisa ser feito e ser pensado para o futuro pós-pandemia.
Se a avaliação já nos exigia muitos cuidados anteriores, avaliar agora exige que tenhamos um novo olhar, assegurar que nossos alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem, ter empatia em acolher as diferenças, reconhecendo que cada aluno é único, que vivem contextos próprios e aprendem de formas diferentes e, muitos terão dificuldades em fazer as atividades propostas por não entenderem os conteúdos que foram trabalhados nas aulas online e precisamos evitar que fiquem para trás, afinal a avaliação mais que uma exigência legal é um direito que precisa ser assegurado a todos.
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Maria Auxiliadora
Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM.

Ter maio 19, 2020 4:06 pm
Quando se fala em avaliação qualitativa hoje, é necessário fazermos uma avaliação de nós mesmo como educador e principalmente como atuante dentro de uma sala de aula. Digo isso, porque o que se observa é que na maioria das vezes, nós professores continuamos cometendo erros, equívocos quando utilizamos o processo avaliativo de forma distorcida do que propõe a LDB em seu artigo 24, onde diz que a avaliação educacional deve ser contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Na prática pedagógica da maioria dos professores é usado o instrumento de maneira quantitativa, o que são levado em conta na maioria das vezes as avaliações são usadas para medir o grau em que os conteúdos foram adquiridos pelos alunos e esse tipo de avaliação segundo Luckesia esse tipo de avaliação impossibilita o aluno de progredir ou desenvolver-se , tornando-se portanto excludente, não leva o aluno o avanço na construção dos seus conhecimentos.
A avaliação quantitativa, quando classifica o aluno como “forte” ou fraco, leva aquele que se considera fraco a interiorizar a ideia de que não é capaz de avançar de acordo com as suas potencialidade, fadado assim esse aluno ao fracasso. Quebrando assim, os paradigmas da LDB em seu artigo 24.
Em tempos de pandemia, isolamento social, como garantir ao nosso aluno a avaliação qualitativa com as aulas EAD? Primeiro uma avaliação para ser qualitativa tem que chegar à todos os alunos com uma mesma qualidade. As metodologias propostas pelo professor precisam ser pensadas de uma forma que leve o aluno a criticidade, levando ao aluno ao feedback e nem sempre isso é possível, pois nossos alunos não têm acesso a meios que os leve a essa interação. Principalmente os alunos das escolas do campo. O professor não foi preparado para atuar com as mídias tecnológicas. O que se observa é que as escolas até tem boa vontade, mas falta preparo e meios. O que se espera é que essa crise levem o nosso sistema de ensino brasileiro a repensarem situações em que as escolas precisam está aliadas as tecnologias para que em momentos como esse que estamos vivendo os país, estados e municípios tenham estruturas para desenvolverem uma educação de modo que cheguem aos nossos alunos de maneira que contemplem à todos, uma educação não excludente. A avaliação pelo sistema EAD precisa ser qualitativa e não quantitativa.
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Tatiana Jardim
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Professora da escola estadual Pe. Carlos Casavechia

Ter maio 19, 2020 4:23 pm
Acredito que ao longo das formações percebemos que estamos avançando nossa prática de avaliar, estamos ampliando nossos conhecimentos e quebrando a barreira de entender avaliação como apenas mensuração de valor (nota). A avaliação contínua, cumulativa considerando os aspectos qualitativos mostra-se cada vez mais evidente nas escolas, pois acredito que há a compreensão de que o fracasso do aluno no processo de ensino aprendizagem mostra também o fracasso do docente.
E na atual conjuntura que vivemos nessa pandemia, é preciso mais ainda usar as ferramentas corretas de avaliação para que os aspectos qualitativos sobresaiam dos quantitativos. Embora, na minha opinião, ainda não estamos preparados para aulas online, tanto noaspecto pedagógico quanto em recursos materiais, na zona rural chega ser utópico essa realidade que está posta pra nós educadores. Realizar aula online onde nem mesmo os professores dispõe de internet, imaginem os alunos, e isso pode não obedecer o princípio da equidade. Mas, dentro das nossas limitações e desafios estamos buscando crescer em meio à crise.
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Francisca Jéssica Santos
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty avaliação qualitativa modúlo III

Ter maio 19, 2020 4:41 pm
Sou a professora Francisca Jéssica Santos Ferreira de geografia da escola Lindaura Martins Leitão.


A avaliação qualitativa visa saber o que o aluno aprendeu e não aprendeu e isto é percebido pelo professor ao analisar o que o aluno desenvolveu ou não durante o processo ensino aprendizagem é uma avaliação que avalia o aluno individualmente o que aluno apresentou nos aspectos das habilidades, competências, responsabilidade e autonomia, os erros e acertos dos conteùdos estudados, sem a atribuição de notas. Essa avaliação requer que o educador repense sua prática pedagógica, sendo uma avaliação contínua, assim o professor deve observar o aluno detalhadamente e fazer o registro de todas as informações relevantes, dessa forma utilizar a flexibilização em seus planejamentos.
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