Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
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Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

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Maria do Socorro B. Matos
Mensagens : 3
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Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 19, 2020 4:57 pm
Nome: Maria do Socorro Bernardo Matos Santos
Escola: João Mariano da Silva
Professora do 5º Ano

Acredito que todo profissional da educação deve  pensar na avaliação de seus alunos de forma  continua e cumulativa, levando-se em conta a participação, o  desenvolvimento pessoal e coletivo, nesse sentido, o professo deverá avaliar seu aluno diariamente,  utilizando vários instrumentos e não mais só a prova, dentre eles podemos sitar:  Observação, registro, debate, auto-avaliação, trabalho em grupo, participação, seminários, portfólio e outros. Pensada dessa forma,  a Avaliação deverá ser vista como um processo que deve ser incorporado à pratica do professor, uma vez que o mesmo, precisa valorizar todas as experiências,  vivências e conquistas dos alunos. Sabemos que diante do atual senário, diante do quadro atual de isolamento social, devido o novo coronavírus, com essa nova realidade de aulas online, fica claro de que cada vez mais  precisamos usar a tecnologia como aliada para enfrentar o desafio de educar nossas crianças,  para que os mesmos tenham uma aprendizagem significativa. Tenho clareza de que essa transição entre ensino presencial para o ensino online requer planejamento com informações organizadas, que proporcione interação entre o professor e sua turma. Acredito que é de fundamento importância  a verificação da participação dos alunos para saber quais estão participando e quais não estão, garantindo assim a equidade.
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M. AUXILIADORA RODRIGUES
Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 19, 2020 5:02 pm
Regiane Estevam escreveu:Frente à temática avaliação, para os profissionais da educação do nosso estado, acredito que não seja mais considerada como um tema espinhoso como anteriormente, hoje as escolas e profissionais de educação, compreendem que avaliar a aprendizagem do aluno não significa atribuir uma nota após a realização de um método avaliativo. Acredito que essa compreensão se tornou possível, graças às formações continuadas realizadas pela SEE, aos grupos de estudos realizados no âmbito escolar, além da autoformação docente.  Como foi visto durante o curso, na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Na escola encaramos o fracasso do aluno também como o fracasso do professor e de toda a escola, e sabemos que o objetivo maior frente ao desenvolvimento de uma proposta de atividade não é o aluno receber determinada nota, mas aprender de fato o que está sendo trabalhado, exigindo assim, um bom planejamento por parte do professor.
Hoje, frente à COVID-19, estamos vivenciando vários desafios, o que exige de certa forma, mudanças de hábitos e atitudes, dentre elas podemos citar, gravar videoaulas, tirar dúvidas através de vídeo chamada, disponibilizar material para a família repassar aos vossos filhos, dentre outras. Porém, temos que ter consciência que avaliar nossos alunos se torna um desafio, por isso, temos que está munido de conhecimento para poder avaliar nossos alunos de forma coerente e responsável, para isso, devemos adquirir as competências digitais que englobam habilidades pedagógicas, de cidadania digital e de desenvolvimento profissional.

Olá, Professora Regiane Estevam.
Que interessante sua abordagem acerca do tema em estudo, principalmente ao dizer que:  "...estamos vivenciando vários desafios, o que exige de certa forma, mudanças de hábitos e atitudes, dentre elas podemos citar, gravar videoaulas, tirar dúvidas através de vídeo chamada..."O fato é que para todos nós essa mudança de hábito é importante. Alias, necessária, digo. Vamos observar que as aulas em ambiente virtual já são uma realidade. Desse modo, partindo do que sabemos sobre avaliação, é possível que os alunos também participem de fóruns, como este, por exemplo! Ainda, que gravem vídeos sobre os conteúdos das aulas, etc. Além disso, as plataformas disponíveis oferecem recursos para que as participações sejam acompanhadas; permitem que se estabeleça feedback imediato e constante entre professores, alunos,  dentre outras. Tudo isso, traz um novo desafio quanto ao acesso e uso das tecnologias digitais na educação.
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CELMA NERY
Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty "Oportunidades iguais"

Ter maio 19, 2020 5:10 pm
E.E.F.M. FRANKLIN ROOSEVELT
Celma Maria Nery de Oliveira

Fazer um registro e acompanhar diariamente todas as atividades pedagógicas desenvolvidas pelos alunos, tento em vista uma avaliação baseada na equidade, neste tempo de pandemia se torna quase que impossível e injusto.
Numa sociedade onde as oportunidades não são iguais para todos,. Pois uns têm acesso ás tecnologias mais sofisticadas e outros tentam manter o pão de cada dia na mesa, arriscando a própria vida e a de seus familiares, ao sair para trabalhar.
Como avaliar levando em consideração realidades tão distintas e desiguais? Terá o professor que simplesmente considerar toda a participação do aluno cheio de tecnologia da mesma forma os alunos que apenas mandam avisar que ninguém da sua casa tem celular, nem tão pouco internet? São muitos nessa situação.
Algumas equipes gestoras têm se arriscado para chegar com material impresso para os alunos que não estão conectados com a escola e nem com o mundo. Todos sabemos os riscos que ambos têm de se contaminarem. Mas, o que fazer para chegar até esses alunos, como avalia-los, sem correr risco?
Aqui não cabe uma avaliação das atividades pedagógicas, praticadas diariamente por esse ou aquele aluno. Mas, sim uma avaliação das políticas publicas educacionais, que fogem dos muros das escolas e da ação cotidiana do professor.
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Alex Araujo
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty A importância da avaliação qualitativa hoje

Ter maio 19, 2020 5:39 pm
Alex Araújo. Escola ETAN. Prof.do ensino fundamental. Anos finais.
Diante de tudo que temos passados por causa da atual pandemia é necessário uma maior flexibilização no que se refere à avaliação. Porém é importante lembrar que a avaliação qualitativa é utilizada porém ainda se pensa muito em quantidade e disso todos são sabedores. Porém diante dos atuais problemas enfrentados a avaliação qualitativa tem sido de grande importância uma vez que os alunos tem produzido as atividades com mais liberdade, sem pressão e até tem colocado suas opiniões mesmo sem ser pedido.
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Sonia Maria
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Avaliação qualitativa

Ter maio 19, 2020 5:42 pm
Sonia Maria da Costa Moura, professora de língua portuguesa e coordenadora pedagógica na escola Vicente Celso Brandão.
Para que aconteça de fato a avaliação qualitativa é necessário um constante questionamento sobre a relação ensino aprendizagem por parte principalmente do professor que deve questionar constantemente sua prática para não perder o foco na qualidade do ensino onde o aluno deve ser avaliado no processo levando em consideraçăo suas dificuldades e no cenário atual isso tornou-se mais que necessário, até os erros leva -se em conta , porque indicam como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos que estão sendo adquiridos.
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M. AUXILIADORA RODRIGUES
Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty PARTICIPAÇÕES NO FÓRUM

Ter maio 19, 2020 6:08 pm
OLÁ, CAROS CURSISTAS.
QUEREMOS CUMPRIMENTAR A TODOS QUE ESTÃO ATIVOS E PARTICIPANDO DESTA FORMAÇÃO ASSIDUAMENTE. AQUELES QUE AINDA NÃO CONSEGUIRAM DEIXAR SUAS CONTRIBUIÇÕES NESTE FÓRUM E/OU NOS ANTERIORES, RESSALTAMOS QUE É IMPORTANTE QUE A FAÇAM; QUE APROVEITEM AS LEITURAS E INTERAJAM COM OS COLEGAS. POIS, CADA RELATO, EXPERIENCIA E IDEIA COMPARTILHADA ACERCA DO TEMA EM ESTUDO É IMPRESCINDÍVEL PARA O CRESCIMENTO DE TODOS NÓS.

BOM ESTUDO!
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Maria Eliane de Souza
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Modulo III

Ter maio 19, 2020 6:34 pm
Sou Maria Eliane ,professora de Língua Espanhola na escola de ensino médio Jean Pierre Mingan Acrelândia.
Avaliação qualitativa é necessário um constante questionamento sobre a relação ensino aprendizagem por parte principalmente do professor que deve questionar constantemente sua prática para não perder o foco na qualidade do ensino onde o aluno deve ser avaliado no processo levando em consideração suas dificuldades e no cenário atual .
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Neuza Sales
Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Importância da avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola e ainda neste período emergencial de Covid-19

Ter maio 19, 2020 7:00 pm
Neuza Sales, Escola Jose Francisco da Silva, Município de Plácido de Castro.
Avaliação, no ambiente escolar, diz respeito tanto à análise da aprendizagem do aluno quanto aos aspectos institucionais e à avaliação externa, na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” na maioria das vezes utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
Para a maior parte das escolas e profissionais de educação, avaliar a aprendizagem do aluno significa atribuir uma nota após a realização de um método avaliativo. Daí decorrem os vários testes, exames e outros instrumentos aos quais estamos habituados e que medem tão somente a capacidade do aprendiz naquele momento – responder conforme o esperado e atingir determinada nota, conceito, classificação ou hierarquia. As avaliações qualitativas, por outro lado, centram-se em todo o processo de ensino-aprendizagem, e requerem um diagnóstico desse processo. A própria legislação educacional brasileira, desde a Lei de Diretrizes e Bases, aponta para a necessidade de uma “avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais” (Lei 9394/96, art. 24, inc. V, alínea a).
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Aucilene Cavalcante da Si
Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Avaliando as Metas

Ter maio 19, 2020 7:13 pm
Aucilene Cavalcante, professora do Ensino Especial, nas séries finais da Esc. Divina Providência, Município de Xapuri. A avaliação qualitativa é um mecanismo indispensável no processo de ensino aprendizagem. Todavia, precisamos antes de tudo traçar metas a serem alcançadas para podermos analisar se conseguimos ou não. Pois como dizia William Shakespeare, "qualquer caminho serve quando não sabe onde quer chegar." É assim que vejo a situação escolar neste momento de pandemia. Enquanto professores somos treinados a planejar o futuro, mas de hora para outra fomos surpreendidos pelo o inesperado, o planejamento escolar inicial teve que ser enterrompido, de início pensou-se em quinzenas, porém, a cada quinzena aumenta as incertezas. Vale ressaltar, que ninguém preparou-se para essa vivência nem mesmo o sistema de ensino. Hoje tentamos nos adaptar a uma nova realidade educacional, afinal é o que podemos fazer, na incerteza de quanto tempo falta pra vermos o fim dessa loucura. Entretanto, é necessário continuar e mais do que nunca umas das práticas de avaliação que podemos lançar mão no momento é a avaliação qualitativa que considera a participação e o empenho do estudante, a meu ver é a forma mais justa de avaliar.
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Elzanira Nery Cardoso
Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Avaliaçao qualitativa no ambiente escolar

Ter maio 19, 2020 7:55 pm
Elzanira Nery Cardoso, professora do AEE no município de ´Placido de Castro Acre na escola Franklin Roosevelt .Não existem respostas prontas para a pergunta sobre como fazer avaliação qualitativa, o que existe são caminhos possíveis, cada educador deve perceber qual o melhor a seguir, a avaliação é sempre um tema espinhoso para os profissionais da educação e sua reflexão mais aprofundada é constantemente deixada de lado.

Acostumada a medidores meramente quantitativos, a educação brasileira pouco ou nada se volta para a análise do percurso do aluno e identificação de suas reais dificuldades e potencialidades.

Para a maior parte das escolas e profissionais de educação, avaliar a aprendizagem do aluno significa atribuir uma nota após a realização de um método avaliativo.
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Maria Vanglecilene
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Avaliação Qualitativa

Ter maio 19, 2020 8:14 pm
Sou a professora Vanglecilene da escola estadual do município de Feijó.
No referente a avaliação qualitativa ela permite ao professor conheçer de forma específica e individualizada cada aluno e seu processo deve ser flexível, transparente e contínuo que permita aos educandos a autoavaliação e assim durante o processo rever suas habilidades e competências, pois até o erro é uma forma de aprendizado. O professor em parceria com o educando conseguem construir uma avaliação e ficaz.
A escola tem a responsabilidade de formar alunos formadores de opniões e isso ocorre por meio de uma avalição justa, responsável e transparente.
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Andressa Queiroz da Silva
Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty MÓDULO III

Ter maio 19, 2020 8:32 pm
ESCOLA EDILSON FAÇANHA Professora Andressa Queiroz, Língua Portuguesa

Diante da situação de pandemia do COVID-19, a avaliação de alunos deve seguir o critério qualitativo. Essa transição do ensino presencial para o a distância não é fácil para professores e nem para alunos, isso significa que as atividades do sistema de ensino a distância mesmo com os recursos do ensino online deve considerar as limitações da tecnologia na vida dos alunos, além disso o ensino online para crianças é uma situação conflitante, muitos não entenderão as atividades, alguns pais não saberão explicar e assim devemos levar em consideração as orientações dadas pela SEE para a construção das atividades: a) Estabelecer objetivos claramente, b) Avaliação e feedback, c) Duração estimada das atividades, d) Motivação em aprender, e a partir daí avaliar de maneira qualitativa as atividades realizadas.
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Valdernilson de L. Gomes
Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/05/2020
Idade : 41

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Avaliação Qualitativa

Ter maio 19, 2020 8:56 pm
Valdernilson de Lima Gomes
Escola Estadual de Ensino Fundamental “Plácido de Castro”
Gestor Escolar.

Vivenciamos um sistema de ensino em que muitos, tanto docentes quanto discentes não estão dando a devida importância para as avaliações, isso acontece talvez porque ambos não clareza do seu verdadeiro objetivo. E acabamos continuando num sistema em que quantidade se sobrepõe a qualitativa, o que é observado nos resultados escolares tanto interno quanto externo.
Não é fácil conscientizar todos os docentes e discentes para compreender que à avaliação deve estar voltada exclusivamente para a aprendizagem, sabendo que o mais importante é o acompanhamento de todo processo de ensino e isso, diariamente
À avaliação de forma punitiva é coisa que deve ficar no passado, e para isso é necessário que todo segmento escolar esteja entendendo a verdadeira função da avaliação. É importante que todo sistema de ensino esteja em sincronia e engajados, caminhando numa mesma direção, fazendo valer essa parceria importante na construção do conhecimento e formação do aluno que queremos.
Portanto, nesse momento emergencial de Covid-19 o qual estamos cruzando e com o olhar voltado na qualidade ao avaliar, os professores estão levando muito em consideração as postagens dos alunos e principalmente o feedback através dos áudios, dos vídeos, das fotos e das resoluções das atividades propostas.


Última edição por Valdernilson de L. Gomes em Sáb maio 23, 2020 8:52 pm, editado 2 vez(es)
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ANGELA MARIA DE SOUZA MEL
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty A IMPORTANCIA DA AVALIAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Ter maio 19, 2020 9:08 pm
Sou Angela Maria de Souza Melo, estou na coordenação de Ensino da Escola Imaculada Conceição
A própria legislação educacional brasileira, desde a Lei de Diretrizes e Bases, aponta para a necessidade de uma “avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais” (Lei 9394/96, art. 24, inc. V, alínea a). Vale destacar que avaliação, no ambiente escolar, diz respeito tanto à análise da aprendizagem do aluno quanto aos aspectos institucionais e à avaliação externa. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular. A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica.Não é difícil perceber por que a avaliação qualitativa é tão negligenciada no contexto da educação brasileira, é ela bem mais complexa e exige um comprometimento muito maior dos sujeitos que as avaliações quantitativas tradicionais.Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos. E neste momento de distanciamento social,que estamos passando muitos professores estão com dificuldades de avaliar nos ambientes virtuais como também adotar alternativas que melhorem a participação dos alunos.

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Rita de Souza Barros
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 19, 2020 9:15 pm
Trabalho na Educação especial na escola Raimundo Augusto de Araújo,em Feijo.
A avaliação qualitativa é de suma importancia para que aconteça a equidade. A avaliação deve ser o resultado de todo acompanhamento diário nas atividades e na interação da criança com o grupo. Pois a mesma faz partedo cotidiano vivenciado, sendo assim incorporada a nossa prática,verificando
e valorizando as conquistas do educando.
Neste periodo emergencial pelo qual estamos vivenciando por conta do covid-19, precisamos ter um atencioso olhar no processo de avaliação. Porque não estamos diretamente com nossos alunos. É sabido que os registros e os acompanhamentos das devolutivas são fundamentais para que possamos acompanhar o rendimentos escolar e assim fazermos as intervenções necessárias para o avanço do aprendizado.
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Laide Vitor
Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/05/2020
Idade : 57
Localização : Rio Branco

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 19, 2020 9:25 pm
Boa Noite caros cursistas ! Muito Feliz em ver a participaçáo de vcs neste curso .Estou fazendo as leituras das postagens de cada um. Logo estarei interagindo com vcs . Continuem firmes,qualquer dúvida , estamos aqui .
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Ciaara Ciacci de Matos
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Avaliação Qualitativa

Ter maio 19, 2020 9:28 pm
Ciaara Ciacci de Matos, professora da escola Vicente Celso Brandão, Feijó.
A avaliação qualitativa deve ser contínua, cumulativa e sistemática, priorizando e valorizando o aluno e seus conhecimentos. Respeitando-o como indivíduo único, que possuem maneiras próprias de desenvolvimento e aprendizagem.
Ou seja, a avaliação qualitativa, prioriza a evolução da aprendizagem, não se atentando a classificação ou rótulos dados ao bom ou mau desempenho do aluno. Ela valoriza todo e qualquer saber, conhecimento alcançado pelo aluno, por isso deve ser contínua. É o evoluir com qualidade que conta, não apenas os erros, mas as ações que levaram a esse erro e como repara-lo. Isso é avaliação qualitativa.
Compreender que cada aluno é único e que por isso, aprendem de formas diferentes e a seu tempo, e não devem ser rotulados por isso.
Cabe ao professor replanejar sempre que for necessário, mas principalmente, analisar com muito cuidado o objetivo que quer alcançar, pois nossa prioridade como educadores é sempre e especialmente nosso aluno, e a ele devemos uma aprendizagem de qualidade e significativa.
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Laura Luanna Abreu
Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Avaliação Qualitativa em dias de enfrentamento ao COVID 19

Ter maio 19, 2020 9:40 pm
Boa Noite, sou Professora Laura Luanna Abreu de O.Silva, do 5º ano, trabalho na escola Instituto São José no município de Tarauacá .
A avaliação qualitativa requer um olhar diferenciado e que se direcione ao que aborda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9334/96.Porque o professor acaba usando como instrumento disciplinador e autoritário além de usar um projeto antipedagógico, onde o aluno será avaliado pelo que aprendeu por meio de uma nota, impedindo o aluno de desenvolver-se e progredir.A avaliação qualitativa, é uma ferramenta importantíssima, pois atua de forma cumulativa e contínua, e nesses dias em que estamos enfrentando essa pandemia, onde tivemos que recorrer ao recursos como celulares e computadores, vivemos uma constante avaliação qualitativa. Isso, acrescenta a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, ou seja, a possibilidade de novos olhares sobre os princípios de avaliar como parte do processo ensino-aprendizagem. Nesses dias em que tivemos que suspender as aulas presenciais, por conta do Coronavírus, temos muitos pontos a serem avaliados, e dentre eles: a necessidade de tornar o aluno apto e conectado aos conhecimentos produtivos e a valorização das conquistas da criança; sendo assim estaremos zelando pelo aprendizagem dos alunos.
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Maria Terezinha de Paula
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 19, 2020 10:09 pm
A avaliação qualitativa prevalece sobrea a quantitativa, pois através da primeira podemos oferecer um ensino de qualidade, proporcionando aos nossos educandos estarem preparados para atuarem atendendo os anseios da sociedade.É fundamental que os mesmos estejam atualizados sobre os acontecimentos atuais( covid 19), para que assim, utilizem essas informaçoes a seu favor e também atuem como mutiplicadores.
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anacspontes37@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Ter maio 19, 2020 10:28 pm
Na minha opinião na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
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anacspontes37@gmail.com
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Ter maio 19, 2020 10:34 pm
Sou a professora Ana Claudia de Souza Pontes - anos iniciais, trabalho na escola Raimundo Hermínio de Melo em Rio Branco-Acre
Na minha opinião na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno. Muito complexo, esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, postura de responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.
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Leide Niria de S Cordeiro
Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua maio 20, 2020 12:12 am
Leide Niria de S. Cordeiro, professora de Língua Portuguesa da Escola Raimundo Augusto de Araujo na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
A avaliação qualitativa é primordial para o desempenho educacional, uma vez que leva em consideração todas as informações e conhecimentos advindos com cada aluno, o relacionamento, suas emoções, formação da identidade, e ainda todas as relações socioculturais que estão dentro desse processo.
A avaliação final ou por nota já deixou de ser vista como a mais eficiente. Hoje, a prioridade é dar voz a esse aluno, fazendo com que coloque todas as suas capacidades em xeque, estimulando-o a interação, motivando - o a seguir em frente, em meio a todas as dificuldades, respeitando acima de tudo seus desejos e limites, e mostrando a eles como a escola por ser o melhor caminho à respostas e nos seus questionamentos, utilizando de todos os mecanismos, principalmente da tecnologia para a sua construção social.
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keyla galvão
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Data de inscrição : 11/05/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Qua maio 20, 2020 7:45 am
Sou a professora Keyla Galvão, e leciono na escola rural Irene Dantas do Nascimento e estou com duas turmas na escola.
A avaliação qualitativa não rotula o aluno, pois a sua capacidade e desempenho é que devem ser avaliados, não a nota. O aluno hoje ele é muito criativo e isso deve ser avaliado. Existem crianças que possuem capacidades diferentes uma das outras e evoluções no nível de aprendizagem, então não devo rotular meu aluno pela sua nota por que seu desempenho na avaliação escrita não foi boa. A avaliação ela deve atuar de forma cumulativa e contínua, sendo um papel importante para que isso aconteça eu como professora, possa disponibilizar ao meu alunos ferramentas para que eles tenham autonomia e sintam segurança em aprender. Não se deve avaliar pela nota e sim pelo seu desenvolvimento educacional.
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58606505234
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty RESPOSTA DO FÓRUM

Qua maio 20, 2020 9:17 am
Francisca Deg-Lani Chaves de Araújo, coordenadora pedagógica de EJA no ´Núcleo de Senador Guiomard e professora do 5º ano na Escola Boa União em Rio Branco. A Escola como uma instituição, deve cumprir o seu papel social de proporcionar o aprendizado do aluno, garantindo o seu pleno desenvolvimento, nos aspectos cognitivos, sociais, afetivos entre outros. E a avaliação como um processo, onde o aspecto qualitativo garante o desenvolvimento do aluno, é um fator de suma importância neste contexto da atual situação de pandemia pela COVID-19, visto que, a avaliação é um processo que deve ser incorporado a prática do professor, como um instrumento que norteia seu fazer pedagógico, trazendo revelações, do conhecimento que o aluno tem e suas potencialidades para construir novos conhecimentos, utilizando-se de vários recursos e meios que favoreçam esse processo.
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Antonio Lopes
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 3 Empty Avaliação qualitativa

Qua maio 20, 2020 10:06 am
Antonio Lopes da Silva. Coord de Ensino Esc. João Ricardo de Freitas.
As avaliações qualitativa centram-se em todo processo de Ensino-aprendizagem, e requerem um diagnóstico desse processo. A legislação brasileira aponta para necessidade de uma avaliação continua e comulativa do desempenho do aluno. Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mais a consideração do processo de Ensino aprendizagem de forma contínua, comulaiva e sistemática.
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